ONU censura e seus seguranças reprimem protesto pacífico durante Fórum da Internet em João Pessoa
Tempo de leitura: 2 minONU censura manifestação durante evento no Fórum da Internet
via Renata Mielli, do Barão de Itararé
No exercício de sua liberdade de expressão, ativistas de organizações da sociedade civil brasileira fizeram um protesto silencioso e pacífico durante a sessão de abertura do 10º Fórum de Governança da Internet (IGF2015), evento promovido pela ONU e pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.Br), em João Pessoa, capital da Paraíba.
Os participantes do IGF levantaram meia dúzia de cartazes e uma faixa para chamar a atenção para a defesa da neutralidade de rede e os riscos que este princípio para o livre fluxo de informações pela Internet vem sofrendo no Brasil e no mundo. Também uma faixa protestando contra o projeto financiado pelo Facebook, o Internet.org.
O protesto foi reprimido pelos seguranças da ONU, alguns usando até de força física. Em seguida, os ativistas foram filmados, fotografados, alguns foram pressionados a mostrarem seus celulares e foram vigiados durante toda a sessão, numa explícita intimidação e violação da privacidade. Além disso, também tiveram seus crachás fotografados e retidos pela segurança, e foram impedidos de participar do IGF.
Tal repressão é incompatível com um evento que está, justamente, debatendo como proteger a liberdade de expressão na internet e como garantir a privacidade de quem usa a rede mundial de computadores.
Exigimos que os crachás sejam devolvidos e que o direito de cada um e cada uma em se expressar democraticamente seja preservado em um evento das Nações Unidas. Esperamos que as autoridades brasileiras se manifestem rapidamente para garantir que o acesso das organizações e ativistas não seja impedido.
João Pessoa, 10 de novembro de 2015
Apoie o VIOMUNDO
Comentários
Urbano
Que se busque saber quem é a dupla que manda nela… Dica: um é gigante e o outro mignon.
abolicionista
A ONU nunca foi flor que se cheire. É besteira apostar na ONU para alguma coisa, os membros da ONU são profissionais em assistir calados a genocídios.
Andre
A ONU é uma entidade comprada pelas grandes corporações ‘globais’. Há um excelente texto no site do Opera Mundi sobre isso.
FrancoAtirador
.
.
“Devido ao formato do evento, os principais perpetuadores
de muitos dos problemas da internet, governos e corporações,
terão uma representatividade no IGF que eles não merecem.
.
Dadas essas circunstâncias, nós decidimos defender a Internet
como nós a conhecemos e criar um espaço para dar voz
a iniciativas da sociedade civil, ativistas e pessoas comuns,
em um fórum paralelo.”
.
(http://iuf.partidopirata.org)
.
.
Deixe seu comentário