Apeoesp denuncia: PM de Alckmin ameaça invadir escola estadual em Pinheiros e retirar jovens à força

Tempo de leitura: 2 min

Ocupação Paes Leme 2 Ocupação Paes Leme 3 Ocupação Paes Leme 4 Ocupação Paes Leme

Fotos do deputado estadual João Paulo Rillo (PT)

Polícia Militar ameaça invadir escola estadual em Pinheiros para prender crianças e jovens

da Assessoria de imprensa da Apeoesp, via e-mail

A Presidenta da APEOESP, Maria Izabel Azevedo Noronha, acompanhada de outros diretores do Sindicato, está neste momento acompanhando a situação na Escola Estadual Fernão Dias Paes, onde um grupo de estudantes permanece ocupando o prédio em protesto contra o processo de “reorganização” das escolas estaduais iniciado pelo Governo Estadual.

O clima é tenso no local. Há pouco a Presidenta da APEOESP conseguiu conversar com os policiais militares que cercam o prédio da escola, que se localiza na Rua Pedroso de Moraes, 420, em Pinheiros, evitando a prisão de uma adolescente. A PM ameaça a todo o momento invadir o local e retirar as crianças e jovens à força.

Mais uma vez o Governo de Geraldo Alckmin mostra sua face autoritária. Quer fechar 94 escolas e desestruturar outras 782 unidades. Diante da legítima reação de estudantes, professores, funcionários, pais e demais segmentos da sociedade, em vez de dialogar, envia a polícia militar para intimidar e ameaçar.

Outra ocupação de escola ocorre em Diadema, onde a EE Diadema (ex-CEFAM) está ocupada desde a tarde ontem, 09/11.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nicole

Espero que não seja cumprida a ameaça e que estes estudantes permaneçam firmes no propósito. Aliás, se preprarem que isso vai acontecer em outros locais também.
Querem fechar nossas escolas mas nem perguntaram nossa opinião.

abolicionista

A elite tucana, com a ajuda da mídia, conseguiu transformar São Paulo em um estado fascista, não falta mais nada, temos até um “Il Duce” Alckimista.
.
A PM precisa acabar, uma polícia militar criada para combater o “inimigo interno”, que até hoje promove chacinas, estupros, torturas. Uma corporação (o “corporativismo” é um dos componentes principais do fascismo) que homenageia publicamente vergonhas nacionais como o golpe de 64 e o massacre de Canudos. A existência da PM é a maior prova de que não existe democracia no Brasil. Nunca houve.
.
Infelizmente, a democracia hoje está ameaçada também nos países ditos “civilizados”. O neoliberalismo, para continuar acumulando, precisará de ditaduras.
.
Certa feita, Margareth Tatcher telefonou para Pinochet elogiando as medidas neoliberais do ditador chileno, como as privatizações e os ataques aos sindicatos. Pinochet sugeriu que Tatcher fizesse o mesmo na Inglaterra. A dama-de-ferro teria respondido: “estou tentando, mas algumas medidas neoliberais são incompatíveis com a democracia”. Ela obviamente não conhecia muito bem o Brasil, este paradoxo esquecido pelos deuses…

Alexandre Tambelli

Não estaria Alckmin sepultando sua carreira política nesse confronto com a população de menor renda, porém, a grande maioria da população paulista e brasileira?

Essa ideia de que a população paulista é, em grande número, conservadora/reacionária foge da verdade. São Paulo possui espaços geográficos diversificados e neles se misturam diversas tribos, diversos grupos sociais/étnicos, religiosos, diferentes modos de enxergar o real e pessoas com diferentes ideologias. Se todos fossem conservadores jamais Haddad teria sido eleito, certo?

Agora, fechar escolas e ver a resistência de jovens e até violência contra eles e contra o ato de fechamento é uma imagem que atinge os sentimentos até do mais conservador, daquele que apoia a meritocracia, que é eleitor do PSDB, que vota pelo Estado mínimo. Não contemos o extremado da extrema-direita, porque está fora do padrão de comportamento social mínimo desejado em uma sociedade.

A imagem vai correr o mundo!

Quem é contrário à Educação?

Vivemos dizendo que lugar de criança, adolescente é na Escola. Quase todos dizem. Até o mais elitista dos sujeitos concorda.

Ficar com a imagem de ser o Político que fecha escolas é a manifestação cabal de que Alckmin e o PSDB perderam totalmente a noção do que é estar vivo em 2015 e a presença da Internet e das mídias alternativas, do celular e toda tecnologia existente para divulgação em vídeo do fato do fechamento e do possível confronto com os estudantes, e sem cortes.

Na década de 90, no primeiro momento de fechamento de escolas no Governo tucano de Covas, a velha mídia capitaneada pela Rede Globo tinha a capacidade de narrar o fato, praticamente sozinha. Esse tempo acabou, certo?

As imagens, pré-Internet/Youtube – vímeo, etc., praticamente, eram da velha mídia e só ela detinha o poder de mostrar (editar, divulgar e narrar segundo o seu interesse, até de não dar muita atenção aos fechamentos).

Hoje, em segundos a notícia corre o mundo!

A Direita brasileira eleita crê na ideia de ser porta-voz dos anseios da maior parte da população brasileira, porque esta seria conservadora/reacionária. E, isto é uma verdadeira ilusão.

O PT ganhou 4 eleições seguidas sem subestimar a capacidade do povo e sem se mostrar reacionário/conservador. E não tem essa truculência e nem ousa fechar escolas em governos estaduais que comanda, como o PSDB quer fazer em São Paulo e no Paraná até indo pro combate direto com a juventude das periferias e da nova classe C, para alcançar este intento, dizendo ser necessário para contenção de despesas e melhor funcionamento da máquina pública.

O Governador paulista é o símbolo de um partido que nasceu para ser social-democrata e se tornou com FHC anti-nacionalista e neoliberal extremado e hoje, aceita postulados da extrema-direita para ser implementado na nossa sociedade, como o da Bancada da Bala e sua ideia de “armar” a população até os dentes para se defender de “bandidos”!, crendo, os tucanos, solução para a diminuição da criminalidade no País.

A velha mídia capitaneada pela Rede Globo chegará em 2018 sem candidato forte desse jeito. No PSDB não se salvará ninguém.

Bem capaz de colocarem o Juiz Moro para ser o “Salvador da Pátria” dos anti-povo. Será que ele aceita a disputa?

Imaginemos ele com a marca na testa de querer prender o LULA para ser candidato!

Não vai pegar bem, não é verdade?

    Pedro Pereira

    Boa análise Tambelli. Faço um adendo, o psdb não tem candidato a prefeito de sp.

    PS: e o moro candidato, vai aceitar financiamento de campanha de quem?

Regina Fe

Se a PM ameaça invadir falta pouco para sair uma ordem de cima e se repetirá o que aconteceu no Carandiru, uma chacina. A PM vai partir contra os seus? Muitos dos estudantes e professores devem ter parentes policiais. A PM vai atacar aos seus? O governador quer entrar para a história como um sanguinário? É o que parece, mas espero que não.

    Helena/S.André SP

    Acho que Alckmin é bem capaz de fazer isso mesmo. Vai mandar a PM espancar os alunos e professores pois ele é um ditador. Vide o que ele mandou a PM fazer no Pinheirinho. E o cara ainda diz que é um católico fervoroso, discípulo da Opus Dei. E manda espancar pobres, estudantes e professores. Espero que o povo esteja vendo tudo isso acontecer e não vote mais nesse camarada. Esse Chuchuleco esta deixando o povo sem água e sem escola e ainda sonha em ser presidente da República? Vai sonhando, Alckmin…..

Mauricio Gomes

Me desculpem, mas garanto que entre esses estudantes e professores VÁRIOS deles votaram no Führer do Tucanistão. E votarão de novo quantas vezes esse fascista se candidatar. Então aguentem as consequências e votem melhor em 2018. Por quê não fazem panelaços contra esse ditador? Por quê os estudantes não vão pra porta do Alckmin protestar. Ah, já ia esquecendo. Cadê o movimento do passe livre, que organizou a “gloriosa” manifestação de 2013? Merecem beber água de esgoto e muito mais…

    L@!r M@r+3$

    Olha… err… assim…

    e não é que você tá certo?!

    hahahaha

    Só :D pra não :'(

Re

Estou indignada e não me conformo, minha vontade é reunir um bando de gente e impedir essa PM do Alckmin de melindrar estudantes que estão protestando com razão porque não são zumbis sem alma, sem mente e sem coração e não querem o fechamento da escola deles. A escola existe há quase 1/2 século e o governo quer que todos aceitem como cordeirinhos cordatos que uma instituição que é referência de um lugar e de afeto, se acabe. Trata educação como caso de polícia e estudantes como criminosos e cerca uma escola como se estivesse cercando um lugar que oferecesse perigo. Diálogo? O que é isso para o governo Alckmin? Vi situações semelhantes no período da ditadura civil-militar.

Tiago Tobias

São Paulo vive sob uma ditadura de cunho fascista e ninguém se horroriza com isso.

Eu, como professor, fico horrorizado com o nível de despolitização dos meus colegas de profissão. No mesmo dia que o secretário da educação apresentou esse plano de reestruturação neoliberal das escolas, no intervalo, na sala dos professores, os docentes comentavam sobre “as fazendas do Lulinha”.

No interior de SP, o PSDB é hegemônico. Na capital, a gente observa um nível melhor dos professores, mas no interior, a coisa é deplorável.

Acredito (não sei se é ingenuidade) que Alckmin vem dando sucessivos tiros no pé e que isso pode acarretar um desgaste de sua imagem e do seu partido. 2018 está longe, mas precisamos desconstruir esse canalha!

    ellen

    Pois é , Tiago.

    Tenho uma sobrinha que é professora no interior de SP. Sua diretora inicia suas reuniões pedagógicas com orações e obriga os alunos a rezarem no patio, em filas, antes da aula!
    É inacreditável!

    L@!r M@r+3$

    Tiago, infelizmente, a PM do Alckmin, que assassinou friamente 18 pessoas e nada aconteceu, pode invadir e até MATAR os estudantes que ele se reelege!

    O SPTV vai dar um jeito de dizer que a culpa é do PT. Até aí, direito da Globo. O indignante é que o povo acredita!

    Infelizmente, vão dizer que eram jovens golpistas, querendo desestabilizar o governo.

    E as professoras e professores do interior vão dar razão ao Alckmin e apoiarão a luta contra o comunismo no Brasil.

    Infelizmente, essa é a realidade de São Paulo: um Estado onde o governo controla a mídia cínica, corrupta, demagógica e mercenária, sem falar do Ministério Público engavetador.

    Estamos no caminho certo, mas nossa democracia ainda é um lixo.

Helena/S.André SP

E o “Chuchuleco” tratando os alunos das escolas públicas como caso de polícia… Vê se pode uma coisa dessa. Vejam como ele trata os alunos que dependem do ensino público no Estado. E depois vem as propagandas do PSDB dizendo que valoriza a educação pública…. Quanta incoerência!

fausto

A que ponto a coisa chegou…
Crianças e jovens terem que invadir uma escola para evitar o seu fechamento.
Além disso, o colégio é um prédio histórico, muito bonito.
Certamente, se for “desocupado” vai virar estacionamento ou “espigão”.
É inacreditável.

Deixe seu comentário

Leia também