Coordenador da FUP a Serra no Senado: “É patriótico entregar nossas reservas de pré-sal às multinacionais?”

Tempo de leitura: 3 min

FUP, Serra e Zé Maria em Audiência no Senado

Fotos: André Oliveira/FUP

FUP em audiência com Serra: “É patriótico entregar nossas reservas às multinacionais”

do site da FUP

O coordenador da FUP, José Maria Rangel, participou nesta segunda-feira, 28, de audiência pública no Senado, que debateu a participação da sociedade na gestão do Pré-Sal e os impactos do PLS 131/2015, que retira da Petrobrás a exclusividade na operação dessas reservas e a participação mínima em 30% dos campos. A audiência foi promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), a pedido do senador Paulo Paim (PT/RS). O senador José Serra (PSDB/SP), autor do PLS 131, participou do debate, que também contou com a presença do diretor da CUT, Vitor Carvalho, além de representantes da NCST, da Aepet e da Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (Socecon).

O coordenador da FUP, José Maria Rangel, começou sua fala, lembrando que a Lei 12.351/2010, que estabelece o regime de partilha para o Pré-Sal, foi amplamente discutida no Congresso Nacional, durante 15 meses, antes de ser aprovada e que, portanto, não se pode querer “mudar algo que é estruturante para o nosso país por um problema conjuntural pelo qual a Petrobrás está passando”.

Ele provocou o senador José Serra, que tem alegado que o seu projeto (PLS 131) é patriótico. “É patriótico a gente entregar nossas reservas para as empresas multinacionais?”, retrucou o coordenador da FUP, criticando a argumentação dos entreguistas de que mudar a lei trará novos investimentos para o país. “O setor petróleo no Brasil foi aberto em 1997 e qual foi o investimento que as multinacionais fizeram no nosso país nesses quase vinte anos?”, questionou José Maria, ressaltando que sem a Petrobrás, não haveria política de conteúdo nacional, nem o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor.

“Como operadora única e sendo uma empresa do Estado, a Petrobrás é que vai ditar o ritmo de produção do pré-sal para evitar a produção predatória”, destacou o coordenador da FUP, esclarecendo que a participação mínima, prevista na lei de partilha e que José Serra quer acabar, é uma prática adotada também no regime de concessão, onde a orientação da ANP é de que a operadora tenha pelo menos 30% do campo.

José Maria Rangel provocou os parlamentares, declarando que “nesse momento, o Senado e a Câmara deveriam estar gastando energia, buscando resolver os problemas da Petrobrás”. Ele afirmou ainda que o governo tem que assumir sua responsabilidade como acionista majoritário da Petrobrás e financiar os projetos da empresa. “Isso não é novidade. Na crise do capital, em 2008, o governo Obama investiu 30 bilhões de dólares na General Motor e investiu agora 10 bilhões de dólares nas empresas exportados de gás dos Estados Unidos”, lembrou ele.

Ao encerrar a sua fala, o coordenador da FUP fez um chamado ao Congresso Nacional, ao governo e à sociedade para que denfendam a Petrobrás e o Pré-Sal. Não podemos tratar o pré-sal como se fosse um ônus para a companhia. Quantas empresas mundo afora gostariam de ter as reservas do pré-sal, cerca de 300 bilhões de barris de petróleo? Portanto, a Petrobrás, o governo e a sociedade brasileira não podem abrir mão disso”, afirmou.

Apoie o VIOMUNDO

fup no senado

Veja aqui a íntegra da fala do coordenador da FUP na audiência no Senado. 

Leia também:

André Singer: Adeptos do impeachment tem se aproveitado da Lava Jato para vender gato por lebre 

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Marcos Pinto Basto

Pontes, és um indivíduo mal educado que não vem aqui para debater um assunto, mas tentar fazer valer uma opinião que nem é a tua porque nada sabes sobre tecnologia de prospeção e exploração de petróleo, muito menos de assuntos financeiros internacionais com base no petróleo.
Nas tuas tentativas de diminuir-me ou insultar-me, mostras logo que não te assiste bom senso e não vou ser eu
que vai ensinar a debater um assunto. Entendeu?

    Carlos Eduardo Pontes

    Puxa…
    .
    o Sr. fala muito mas não diz nada!
    .
    Se diz um EXPERT mas não foi capaz de contradizer uma única afirmação q eu fiz.
    .
    e fez q nem o “leão da montanha”…
    .
    Disse q eu sou mal educado e “saiu pela direita” (ou seria esquerda?)!
    .
    rsrs

Elias

Toda minha confiança nas explanações do presidente da FUP, José Maria Rangel.

Toda minha desconfiança no projeto entreguista do senador José Serrá?

A pergunta feita por Rangel a Serra: “É patriótico entregar nossas reservas de pré-sal às multinacionais?” Deve ser encaminhada a todos os deputados e senadores que formam o Congresso Nacional.

    Elias

    Sim, toda minha desconfiança no projeto do senador José Serra. (um dedo doido bateu em exclamação acima)

Mailson

Matéria Fora de Pauta, mas obrigatória para todos os brasileiros indignados como a corrupção.

Está no Conversa Afiada

Requião: Banestado é a mãe de todos os escândalos.

O senador Roberto Requião relembrou nesta quarta-feira (30) a “Operação Macuco”, da Polícia Federal e Ministério Público Federal, que desvendou o escândalo do Banestado, quando se apurou o desvio de 124 bilhões de dólares ao exterior, através do então banco estadual do Paraná. Os valores desviados à época, afirmou o senador, somavam muito mais do que as reservas brasileiras na moeda norte-americana. Segundo o senador, a “Operação Macuco”, conduzida pelo delegado José Castilho Netto e pelo procurador Celso Três, foi o ponto de partida para desvendar os métodos e os caminhos da corrupção no país. No entanto, denunciou Requião, a operação foi abafada e desmontada, sem a punição pelos responsávis pelos desvios. A seguir, texto e vídeo do discurso de Requião sobre o “Caso Banestado”.

Olha o link do vídeo em que Requião bota pra quebrar: https://youtu.be/STrxqSA0p8E

Marcos Pinto Basto

Pontes, minha qualificação é suficiente para abordar o assunto do Pré-Sal com conhecimentos que derrubam toda a argumentação entreguista sem necessidade de ser mal educado com quem quer que seja, partindo sempre do princípio que é meu dever defender o patrimônio nacional. A Petrobras tem tecnologia própria para prospeção e exploração de petróleo em águas muito profundas que exige um complexo apoio tecnológico e logistíco que demorou quase 10 anos para montar. Os pretendentes yankees que querem um novo método de partilha das jazidas, não o têm.
A Petrobras tem capacidade tecnológica e operacional para explorar todos os campos de petróleo rentáveis, tem apoio financeiro estatal e internacional.
Aqui não se discute esquerdopatias ou direitopatias, é uma questão de soberania sobre uma fonte de energia não renovável e quem não tratar do assunto respeitando os interesses do País, é um traidor da Pátria! E se achas que isto é uma ladainha boba, vai para os EUA e verás quanto todos prezam seu país.

    Carlos Eduardo Pontes

    Entendi…
    .
    Sua qualificação é ser “patriótico”!
    .
    Se a sua qualificação é suficiente para “derrubar” as minhas argumentações, pq não as derruba?

    O Sr acha q, por sua vontade, a Petrobras vai sair do buraco em q se encontra e vai ter condições FINANCEIRAS de ser a única operadora do pré-sal… Tolice!
    .
    Vamos ao projeto do “entreguista” José Serra:
    .
    1) A Petrobras PODE, A SEU CRITÉRIO, ser operadora de qualquer consorcio do pré-sal… o q o projeto acaba é com a OBRIGATORIEDADE de a Petrobras ser a operadora.
    .
    2) o regime de partilha continua EXATAMENTE O MESMO! O projeto não altera em nada a lei atual… Informe-se!
    .
    3) Se “só a Petrobras tem tecnologia para explorar o pré-sal”, então as empresas estrangeiras nem poderão concorrer sem a Petrobras… Pq tanto medo?
    .
    Seu discurso continua sendo de um ufanismo tolo e sem base nenhuma na realidade!
    .
    Seria mais indicado pra um sindicalista na porta da fábrica!

    Luiz dos Santos

    Ser patriota eh muito mais do que defender a Petrobras; eh ter a bandeira na frente de casa; sao as criancas cantando o hino nacional nas escolas; eh o publico em geral cantar o hino nacional em qualquer atividade esportiva; eh nao defender corruptos, sejam eles do PT, PSDB, PMDB ou de qualquer partido; eh entender que temos que aceitar a opiniao dos outros com respeito; eh respeitar os mais velhos; eh deixar de lado o jeitinho brasileiro.

Carlos Eduardo Pontes

Uma pena q o blog só mostre a fala do sindicalista petista e tenha cortado a fala do Senador José Serra…

Parcialidade é isso!

    Luiz dos Santos

    Eh sempre assim Carlos. Eles reclamam do PIG e agem da mesma maneira. De qualquer forma a maneira como eles colocam parece que o regime de partilha eh tao superior mas o fato qeh que existem pontos bons tao em um como no outro. E que fique claro: ” A Petrobras n~ao tem dinheiro para participar de todos os pocos a serem explorados”.

    maria meneses

    Tive acesso hoje,a este artigo. Logo a seguir ao vídeo há um outro com o “excelentíssimo” senador Serra em que ele fala e faz é apresentar uma série de disparates . Seria cômico se o caso não fosse tão sério.

OLNEY CARDOSO GALVÃO

O PIG NÃO DIVULGA E NÃO COMENTA OS PROJETOS DO SERRA E DO MENDONÇA

CONTRA O PRESAL, POIS QUER APROVA-LOS NA SURDINA EM MAIS UMA PEDALADA

DO Ed. Cu~nha .

O LAVA JATO VAI DEVOLVER O DINHEIRO ROUBADO DA PETROBRAS , QUE ESTÁ

EXPLORANDO MAIS PETRÓLEO QUE QUALQUER PETROLEIRA DO MUNDO …

DESTA VEZ ” O PRESAL É NOSSO ”
OCG

Marcos Pinto Basto

Pontes, teu comentário mostra que nada entendes de assuntos de petróleo e muito menos da Petrobras. Teus conhecimentos não te permitem chamar de tolo e imbecil o declarante José Maria Rangel que fez uma pergunta muito educada ao grande Traidor da Pátria josé Serra, um grande ladrão dos tempos da Privataria Tucana. Defender o patrimônio nacional é um dever de todo o cidadão brasileiro! entendeu?

    Carlos Eduardo Pontes

    Desculpe, mas qual a sua qualificação no assunto?
    .
    O Sr. não foi capaz de contradizer nada no meu comentário…
    .
    A Petrobras têm condições de ser a única operadora do pré-sal?
    .
    Se o Sr. não for louco, terá q concordar q não tem!
    .
    A riqueza de um país é a educação de seu povo!
    .
    1 tonelada de minério de ferro vale menos q um liquidificador!!!
    .
    Ficar repetindo essa ladainha boba de “traidor da pátria” é de uma tolice sem tamanho…
    .
    Bem característico dos esquerdopatas de plantão

Reinaldo Lopes

José Maria Rangel explicou, pela milésima vez, o quanto pernicioso é o projeto do Senado Serra para a Petrobras e, consequentemente, para o Brasil. No entanto, Serra tem dificuldades de entender as contas apresentadas pela Petrobras. Também pudera, se ele não consegue resolver uma simples conta de divisão do ensino fundamental, https://www.youtube.com/watch?v=5rd2yCg-Okc , como poderia entender sobre os custos operacionais da Petrobras.

    Carlos Eduardo Pontes

    http://youtu.be/Ja0lwb0SdgE

    A resposta do Senador José Serra.

    Recomendo assistir para falarem menos bobagens!

FrancoAtirador

.
.
PETROBRAS DESCOBRE OUTRO MEGACAMPO
.
DE PETRÓLEO NO POLÍGONO DO PRÉ-SAL
.
(https://twitter.com/tijolaco/status/648846476332953600)
.
(http://t.co/oZDqMjz6ZN)
.
(http://tijolaco.com.br/blog/mais-petroleo-no-pre-sal-area-de-carcara-indica-ser-novo-megacampo)
.
.

Luiz dos Santos

O fundamentalismo da esquerda brasileira chega a ser pat’etico. Continuam culpando o FHC por toda a ineficiencia e barbeiragens feitas nesses 12 anos de poder. Mas nada como o tempo para corrigir versoes de heroismo e competencia administrativa e social. Muito triste.

Nelson

O fundamentalismo dos neoliberais chega a fazer corar o wahabismo saudita.

Não há fatos, não há números que possam se sustentar diante dos argumentos deles em prol do que ousam chamar de livre mercado.

Só os que não conhecem o que eles fizeram com o patrimônio do povo brasileiro – doaram quase 70% do que era nosso – podem, inocentemente, acreditar em José Serra et caterva, nesta tucanalhada vende-pátrias.

Luiz dos Santos

A grande estrategia foi manter o preco da gasolina congelado por 4 anos…. Isso sim eh traicao.

Urbano

Os bandidos dos quatro poderes da oposição ao Brasil distraem toda a Nação brasileira com falsos crimes do PT (os de fato normalmente são feitos por cavalos de Troia), no firme propósito de usurpar-lhes, da forma mais escroque possível, as suas riquezas. Isso ocorrendo sempre ou na tora ou na base do conto do vigário.
Minha gente, pelo Amor de Deus, abram bem os olhos e observem em que mãos se encontram quatro dos principais poderes coadjuvantes da República brasileira…

    Urbano

    Os fascistas colocaram o ‘sinete’ neste comentário.

    Urbano

    E o pior é que esses bandidos de oposição ao Brasil não vem a ser um grupinho, não. São centenas de milhares nos mais diversos setores da vida humana; isso sem contar a multidão de ‘maria vai com as outras’, que compõe a claque de apoio irrestrito.

    Urbano

    Um bandido comum de arma em punho costuma mais das vezes desgraçar uma pessoa, uma família até; já os bandidos da oposição ao Brasil de posse de uma PEC, por exemplo, costuma desgraçar toda a Nação Brasileira. Trabalhadores brasileiros se liguem na parada! O que há de bandido da oposição ao Brasil a querer revogar, se possível for, até a CLT no seu todo… Já outros querem afastar até cidadãos honestos de concorrerem a cargos políticos. Outros ainda a se incumbir de estraçalhar a Constituição; e assim por diante. Se não tivermos a capacidade de identificar quem são os nossos verdadeiros inimigos, aí seu mano… estamos realmente de corpo e alma mergulhados na idiotia plena.

    Urbano

    E ainda mais: o poder de xeretá-lo na Internet e de o proibir de fazer comentários, a exemplo deste que estou a fazer. São fascistas não, são?

    Urbano

    Cais José Estelita em Recife: dava para fazer muito mais pelo Brasil…
    Se não fosse o grito do povo, hein? Adeus viola…

Julio Silveira

O Brasil é um raro país onde a elite cultua traidores e traíras, por que esses correspondem em seus ideais de colonismo despropositado. E vendem isso como cultura exemplar para a cidadania. Mais interessante é observar a diferença com que são tratados elementos considerados como tal nos países que essa mesma elite idolatra, o rigor com que defendem seus tesouros e interesses nacionais e julgam, até na história, aqueles que traem os interesses desses países e da cidadania desses países.

Carlos Salgado

Documentário sobre o enfrentamento dos petroleiros a privatização do FHC.
https://www.youtube.com/watch?v=_LtUVo0lmG8

Carlos Eduardo Pontes

Pergunta ridiculamente imbecil… Digna de um esquerdista tolo q, ainda por cima, não admite q a Petrobras não tem condições financeiras pra continuar sendo a operadora ÚNICA do Pré-sal!
.
Qual a outra solução? Parar a exploração pelos próximos 20 anos, até a Petrobras sair da crise q se encontra?
.
O grande problema dos esquerdopatas, é a realidade…

Marcos Pinto Basto

José Maria Rangel deveria ter sido muito mais contundente com o já conhecido traidor Zé Serra, não lhe perguntando se seria patriótico entregar nossas reservas para empresas multinacionais, mas apontando-o como traidor da Pátria na tristemente conhecida Privataria Tucana e perguntando-lhe se desejava repetir esta traição novamente.

Deixe seu comentário

Leia também