Dilma e a saída pela direita
por Ricardo Melo, na Folha, via IHU Online
As manifestações de domingo encerram um paradoxo aparente. Pesquisas de opinião, marteladas com estridência, colocam Dilma Rousseff no ponto mais baixo de popularidade entre presidentes anteriores. A oposição – conduzida por golpistas declarados, antipetistas virulentos e derrotados incorrigíveis – apostou suas fichas nisso.
O raciocínio da turma emplumada previa a apoteose da onda de protestos. Não foi exatamente assim.
Em número de pessoas, cifras iniciais apontam uma certa desidratação, ao menos nos grandes centros. Em quantidade de locais, talvez não. A conferir, pois se contabilizam como “atos” encontros de gatos pingados nos EUA, Austrália, Grã-Bretanha, Portugal e quem sabe Ibiza, St. Moritz e Miami, claro.
Seja como for, nenhum dos lados tem condições de festejar vitória. Embora menores, os protestos apontam para a permanência de uma queda de braço que, neste momento, tem seus principais lances decididos em gabinetes refrigerados, e não no calor das ruas. Esse é o ponto.
Dilma obteve algum fôlego do ponto de vista da maldita governabilidade, com o adiamento de decisões dos tribunais que fazem cerco ao Planalto. O fantasma do golpismo paraguaio recolheu-se momentaneamente. Mas a que custo?
Pedra filosofal em cartaz, a Agenda Brasil é um programa de destruição de conquistas sociais de causar inveja à antiga UDN. Exemplos: mexe na aposentadoria, libera o uso obrigatório de verbas na Saúde e Educação, promete sacramentar a terceirização selvagem, favorece o setor ruralista, ameaça rendimentos do funcionalismo. Também afaga os planos de saúde com mais benesses. Pensou-se até em começar a privatização do SUS. Um desastre social.
Publicamente, o padrinho do monstrengo reacionário é o presidente do Senado, Renan Calheiros. Seu currículo político dispensa maiores comentários. Mais importante são os bastidores. A Agenda Brasil surge simultaneamente à movimentação do Planalto em direção ao grande capital.
Apoie o VIOMUNDO
Ao que já se sabe, e pelo que talvez nunca venha a público, no mesmo período multiplicaram-se reuniões de emissários do governo com presidentes de grandes bancos, empresários graúdos e magnatas das telecomunicações.
A governabilidade passou a ser defendida pelo presidente do Bradesco, o vice-presidente do Grupo Globo, mandatários da Fiesp e da Firjan e outros tantos plutocratas. Margaridas e alguns movimentos sociais, independentemente de sua vontade, apenas coloriram o ambiente, como aquelas decorações usadas para enfeitar festas e banquetes da elite bem de vida.
Muita água vai correr por baixo desta ponte (para desespero de Geraldo Alckmin, exceto na Cantareira e adjacências). Mas a saída à direita decididamente enfraquece o governo. Ninguém tem dúvida: Dilma, Lula e o PT prosseguem na linha de tiro, ainda que somente para imobilizá-los.
Feitas as contas, constata-se dia após dia que um dos principais trunfos do Planalto é a indigência política das lideranças da oposição, inconfiáveis mesmo para os milionários que sempre as sustentaram. Isso hoje: numa conjuntura volátil, trata-se de uma combinação com prazo de validade impossível de prever. A única certeza é a de que arranjos semelhantes podem até salvar mandatos, engordar lucros e emparedar governos; jamais são capazes de melhorar a situação de um país.
Leia também:
Cenas de um domingo festivo da família cristã brasileira: “Putinha do Lula, putinha do Lula”
Comentários
Sagará
Ninguém me contou, eu vi o subversivo líder da oposição erguendo um exemplar da Carta Magna. Golpista!
FrancoAtirador
.
.
(http://www.vermelho.org.br/noticia/269086-8)
.
.
Edgar Rocha
É sempre a mesma pergunta: a que custo?
Liberal
Manifestação a favor da Dilma: 897 mil reais via BNDES e Caixa.
Manifestação contra Dilma/Lula/PT: de graça.
A sociedade civil, é livre. O mesmo não se pode dizer dos movimentos sociais.
jossimar
Só o boneco do lula custou mais de R$ 12.000,00. Quem pagou?
E o tal Rogério cheques sem fundos que fugiu dos EUA e está sendo processado pelo ex-sócio. O que será que ele fez nos EUA para fugir e com processo nas costas? será que roubou do ex-sócio?
Luiz (o outro)
“Manifestação contra Dilma/Lula/PT: de graça.”
Ei, colega que libera geral, vou dar só um exemplo do seu “de graça”:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/04/1618288-blogueiro-antipetista-recebe-pagamentos-do-governo-alckmin.shtml
Vai enganar os trouxas lá do cabeção RA
Guilherme
Esse fascismo da mídia e da elite, com a participação de maus perdedores em eleições legítimas do Brasil hoje está me lembrando velhos fatos que culminaram em situações desastrosas em diferentes épocas e lugares; esse fascismos não trazem vantagens nem para direita e nem para esquerda.
Assim como a esquerda dominou e dizimou cidadãos no leste europeu e a esquerda burra da Venezuela está castigando seus habitantes e deixando-os mais pobres.
A direita fascistas matou 42 milhões de pessoas durante apenas a segunda guerra mundial, boa parte do poder Hitleristas veio da propaganda e muitas pessoas de boa índole se transformaram em assassinos devido a propaganda.
No Brasil o príncipe aproveitou-se de uma relativa popularidade e emendou a Constituição com a reeleição, a mídia apoiou e agora o Brasil, assim como a metade do mundo civilizado se encontra em crise e a mídia analisa como fato isolado, como se só o Brasil não tivesse solução e a mídia e o povo odioso e mau perdedor querem o impedimento da presidente, impedimento reforçado por todo aparato de direitista e golpista: Aécio derrotado em Minas e descumpridor da LRF – ser apático e sem liderança que não conseguiu levar a eleição mesmo com toda a mídia dominante a favor; Gilmar Mendes vasculhador das contas do PT e amigo pessoal do príncipe – cego para as arbitrariedades do PSDB.
O PSDB não honra nem seus mortos, culpa Sergio Motta pela privataria tucana e Sergio Guerra pelo recebimento dos US$ 10 milhões usados na campanha; único culpado vivo e solto do PSDB é o Pimenta da Veiga e vai continuar solto.
Senador Álvaro Dias que vende a imagem proba e que não sai do JN e do JG esteve envolvido no caso BANESTADO quando era governador do Paraná e quem estava lá o mesmo YOUSEFF.
E tem otário que defende e se deixa ser manipulado pela mídia e pelos políticos mau perdedores.
No mundo da política não existe santo e nem inocente, o último que for processado apaga a luz.
Urbano
Só pela faixa, um show de bola em cima da passeata dos fascistas de boston…
Urbano
O de graça da oposição ao Brasil sempre custou uma fortuna ao Brasil. O problema é que esquecem fácil, fácil do que venderam de graça e compraram de graça…
Urbano
A compra de graça significa o público pagando bens do particular. E nisso lá se vão carros, mansões verticais e horizontais, aviões, helicópteros (inclusive recheados)…
Urbano
Além de que, avião e helicóptero têm que pousar…
Deixe seu comentário