Debate interditado: Como o monopólio da Globo ajuda a destruir o futebol brasileiro

Tempo de leitura: < 1 min

Veja também:

Fátima Oliveira: Sobreviver ao jaguncismo exige arte e muita manha

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

rita

durante os jogos do pan americano desse ano eu assisti um programa do Galvão Bueno no Sport TV. os convidados comentavam a situação da CBF. Rivelino disse que era tão critica que o presidente não podia sair do pais por medo de ser preso. quando a discussão parecia boa, houve um corte para cantar parabéns.

Fábio

Foi engraçado assistir ao vídeo. Quatro teóricos do nada tentando resolver os problemas do futebol brasileiro. Falando em corrupção no futebol como se o governo petista, há doze saqueando e deixando saquear os cofres públicos, fosse um oásis de ética. Que moral tem um governo corrupto para combater a corrupção no futebol. O petismo dá tanta importância ao esporte que nomeia ministro alguém cuja única atividade é levantar de manhã, sentar á tarde e voltar a deitar á noite !

    Andre

    Depois de tanto ler comentários generalizadores e sem argumento consistente nenhum igual ao seu estou respondendo pelo primeira vez nas ´redes sociais´.
    Suas frases não fazem sentido algum. É tipo aquela conversa que não vai pra frente. É meio que um retrato da oposição política ao governo atual; um discurso que não parece não ter base em nada, a não ser a vontade de estar no poder para poder reobter as mesmas garantiias lícitas e ilícitas que um dia já teve na mão.
    Primeiro, como quatro teóricos do nada? Um deles, escreve um livro que demandou mais tempo de pesquisa, investigação e leituras do que você já deve ter lido na vida.
    Eles não estão debatendo como o futebol funciona no Brasil hoje e ignorando o que acontece no governo atual. Nem uma coisa nem outra. De onde você tirou isso?

    Ah, e outra coisa: sentar à tarde, deitar à noite é com crase. Precisa inverter o acento.

    Urbano

    Exatamente isso, André. O problema é que os aéreos da oposição ao Brasil funcionam na base do ‘não sei quando, não sei quem, disse não sei o quê’.

Bacellar

Uma das coisas que matam também é o calendário, Azenha está coberto de razão quando diz que não é possível num pais continental um campeonato nacional tão porcamente distribuído regionalmente. 4 times de Sta Catarina e NENHUM de toda Região Norte? Perdoem a rima…É a morte.

Se pudesse propor um novo calendário levando em conta os maiores desafios atuais da gestão de clubes no Brasil faria o seguinte:

Fim da Copa do Brasil: Per instam sanctam unctionem et suam piisimam misericordiam…Amém…

Ano do futebol começa em Fevereiro com torneios municipais tiro-curto, coisa preparatória de duas semaninhas domingo-quarta-domingo. Em cidades pequenas pode ser um jogo só, em cidades com um time apenas as equipes enfrentam o time da cidade vizinha. Em SP ou Rio os grandes entram nas quartas e os pequenos começam uma semana antes uma chavezinha pra ver quem entra nas quartas.

Total de datas por time:3 (pros grandes)

Meio de Fevereiro começam os estaduais, as datas levam em conta a Libertadores desde o início pra não encavalar, o número de times varia de acordo com o número total de cada estado. Em SP 32 times pra ter vaga per tutti. De acordo tb com a qtdade de times de cada estado existiriam séries estaduais a,b,c,d,e…(por aqui dava até pra dar uma moral pra várzea, os times de ponta de várzea jogando uma série H seria bonito de ver hehehehe)…Formato Libertadores: 8 grupos de quatro, ida e volta, 6 jogos pra cada na primeira fase. Classificam apenas os campeões de grupo (pros grandes já terem que começar ligeiros o ano) e quartas de final e semi com ida e volta. Final jogo único na cidade do time de melhor campanha…Um total de 11 jogos com emoção em vez desse c0c0 de campeonato paulista arrastado atual…

Total de datas:11

E pra definir rebaixamento? Simples, pega os 24 que não passaram da primeira fase. Os 8 segundos colocados de cada grupo vão descansar livraram-se do rebaixamento. Os 16 que sobraram vão jogar uma chave ao avesso. Seriam sorteados e se enfrentariam numa oitava-de-final em que em vez de passarem de fase os vencedores passariam os perdedores, os vencedores estariam livres do rebaixamento. Os 8 perdedores se enfrentariam, sorteio de novo, em oitavas-de-final da degola…Os 4 perdedores cairiam. “Ah mas isso não existe”…Não existe mesmo, estou inventando agora, seria divertidíssima essa chave ao contrário…

Libertadores ficaria como está, que jeito né?

Total de datas: 14

Em abril começariam torneios regionais (não li a proposta do BS, mas tem a ver com isso né?). O País seria dividido em 4 conferências; Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. E os times do Centro-Oeste? Por proximidade geográfica seriam deslocados de acordo com o Estado para um das quatro conferências…Assim o MT, por exemplo, jogaria a Copa Norte e Goiás a Copa Nordeste (evitando obviamente colocar alguém no inchado “Sudestão”), Essas conferências teriam séries a,b,c,d etc, de acordo com o número total de times…

Na maior praça de todas, o Sudeste, por exemplo, a série A teria 64 times, sistema Copa do Mundo 16 grupos de 4 times, passam os 16 campeões de grupo pra jogar oitavas mata-mata, mesmo sistema sugerido nos estaduais pra definir rebaixamento. Estes grandes regionais seriam torneios bem remunerados, títulos relevantes, o Nordestão por exemplo seria a chance de Sport ou Bahia ganharem títulos expressivos…

Total de datas: 14

Em Setembro começaria o campeonato Brasileiro formado por 32 times. As equipes seriam as melhores classificadas dos regionais, Sudeste teria mais equipes por ser maior e mais competitivo, Sul e Nordeste seriam intermediárias e o Norte contaria com menos equipes. Chave mata-mata direta….Primeira fase,oitavas, quartas etc…Ida e volta. Obviamente não existiria rebaixamento no Brasileiro.

Total de datas: 10

Sulamericana? Fica na mesma né?

Também criaria um torneio festivo pra começar em Setembro, algo como uma Copa Tradição, que reuniria times grandes eliminados antes das chaves do Brasileiro, talvez alguns dos eliminados do próprio brasileiro na primeira rodada e das oitavas, e todos esses times tradicionais que o torcedor tanto gosta e que tem um pu#@ potencial de vender camisa e produtos (Bangu, Remo, Juventus, Tuna Luso)…E faria um sistema mata-mata…Seria um torneio mais light, de convidados mesmo…

Outra questão seriam os times menores eliminados precocemente dos regionais e depois de se salvar do rebaixamento ou cair em Setembro. Para isso seriam criados torneios intermunicipais que reuniriam times por proximidade geográfica. O calendário e fórmula seriam mais elásticos e particulares de acordo com a necessidade para atender as demandas especificas de cada micro-região (seria algo como a Copa Cariri, a Copa Vale do Paraiba, a Copa Noroeste Paulista, etc), tais torneios teriam atrativo pela própria rivalidade histórica entre municípios (quem conhece o Brasil profundo sabe que o bicho pega!) e os campeões e melhores colocados receberiam prêmios da CBF (esses putos tem que coçar o bolso né?)…Transmissão seria negociada diretamente nas retransmissoras regionais, um jeito de entrar algum no caixa desses times pequenos.

Assim teríamos tudo; distribuição financeira, um número aceitável de jogos para os grandes, um número mínimo de jogos para os pequenos, estimulação aos times de interior e principalmente EMOÇÃO.

Andre

Lembro do jogo do brasileirao no dias das mães desse ano. 10 de maio.
Cruzeiro x Corinthians na Globo. Eles filmam as arquibancadas e não tinha ninguém. Aí o locutor fala: Deve ser por causa do dias das mães, torcedor ainda está almoçando com a mamãe. Ridículo.
Confiram em alguns twites do dia: https://twitter.com/MarcoAstoni/status/597465807669559297

FrancoAtirador

.
.
Bastou @s Tecnocratas assumirem a CEF,
.
para inverterem a Política de Patrocínio
.
para os Clubes de Futebol Brasileiros.
.
O banco estatal decidiu que não vai mais patrocinar times que não estiverem na elite do futebol brasileiro.
.
A presidente da Caixa disse que o retorno maior para a instituição é de patrocínios aos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, principalmente os de maior torcida e que dão mais pontos de audiência.
.
“Esse é o centro da nossa escolha de time”, afirmou Miriam.
.
A conclusão é contrária à estratégia que tinha sido adotada na gestão anterior de procurar pequenos times para regionalizar a marca, em especial no Norte e no Nordeste.
.
(http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,caixa-muda-regra-de-patrocinio-de-times-de-futebol-imp-,1687948)
.
.

Hugo

Por favor pessoal, espalhem esse excelente video. Vamos acordar que ainda dorme dentro da MATRIX.

Urbano

O sucesso do Brasil no PAN de Toronto só ocorreu porque os bandidos da oposição ao Brasil não tiveram voz de comando, em nenhum momento… E se houve alguma escaramuça para tal foi totalmente inócuo.

Tereza Cristina

Excelente debate. Obrigada pelo esclarecimento. Precisamos de mais emissoras como essa para tornar mais conhecido os abusos, manipulação e controle “sujo” da Rede Globo.

Joanisbel Amorim

Já tinha ( muita) gente achando que, as caretas do Bernardinho eram puro circo midiático, e não é que eram mesmo! e ele aparece na Rede Esgoto fazendo caretas num comercial.

Urbano

Em verdade, em verdade, eu vos digo: o futebol apenas, não; mas o Brasil como um todo.

Julio Silveira

Podemos afirmar com todas as letras que nesse assunto Globo, temos tido governos entre alinhados e borrados.

FrancoAtirador

.
.
Do Opera Mundi:
Maior Batalha da Esquerda na América Latina
é contra ‘golpe midiático’, diz Ramonet
.
(http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/41125/ignacio+ramonet+maior+batalha+da+esquerda+na+america+latina+e+contra+golpe+midiatico.shtml)
.
(https://twitter.com/cartamaior)
.
.

FrancoAtirador

.
.
Deus e o Impeachment no Arsenal de ‘tweets’ de Eduardo Cunha
.
Presidente da Câmara usa as Redes Sociais
para se alçar como o Símbolo do AntiPetismo
.
“Ele não silencia no Twitter”, observa Fabio Malini, Professor e Coordenador
do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (LABIC: http://www.labic.net/publicacoes)
da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES),
que fez um Levantamento na Rede sobre o Estilo de Comunicação Virtual
do Presidente da Câmara (http://imgur.com/FaCSBY8)*,
que até esta sexta-feira alcançava 132.000 seguidores.
.
“Nenhum deputado faz um trabalho tão bom [na internet]
de divulgar as agendas e explicar as comissões”, concluiu Milani.
.
Mas, outras curiosidades foram coletadas pelo professor
nessa pesquisa sobre o polêmico deputado.
.
‘Deus’ é a palavra que mais aparece nos posts de Cunha nesta rede social,
após as mais básicas para o seu cargo, como ‘bancada’, ‘votação’ e ‘projeto’.
.
O estudo também apontou que Cunha interage muito mais com deputados
de outros partidos do que com os do PMDB.
.
“Os rastros digitais de Cunha demonstram que ele está mais inclinado ao PSC
[Partido Social Cristão, cuja maioria dos políticos são também pastores evangélicos]
do que ao próprio PMDB”, afirma Malini.
.
(*) O primeiro círculo é formado por perfis no Twitter
que @depeduardocunha mais compartilhou,
e as linhas mais grossas demonstra os perfis
que Cunha está mais vinculado (por retuitá-los mais).
.
ep01.epimg.net/brasil/imagenes/2015/07/22/politica/1437588140_720478_1437596357_sumario_normal.jpg
.
Íntegra em: (http://brasil.elpais.com/brasil/2015/07/22/politica/1437588140_720478.html)
.
.

Bacellar

Globo-CBF-empresários-cartolagem JÁ destruíram o futebol brasileiro.

Vejam meu clube, outrora “referência”, SPFC:

Carlos Miguel Aidar, ex-cupincha de Juvenal Juvêncio (agora inimigos figadais, não há honra entre ladrões) em um ano e meio vem conseguindo transformar o clube num Vasco da Gama. Vejam os #$%&*$ que cometeu ou dos quais é suspeito:

-Arranjou uma ex namorada de laranja pra embolsar grana da compra do Alan Kardec.

-Brigou com a Penalty pra trazer uma &*#$$% de marca gringa que @!##% em cima da nossa tradição. A camisa de listras cortadas é a metáfora perfeita de nossa situação lastimável. Até aí vá lá, estética é discutível. Mas comissão de 15% pra empresa sediada em Hong Kong???? 18 milhacas na brincadeira? Está tirando o torcedor de otário né? “Ui que dívida que herdamos…” Foi candidato da situação, hipócrita.

-Renovou por setecentas cruca o contrato do arqueiro de masters, que está acabando com sua moral entre os torcedores mais jovens, sendo apelidado de coisas como “Mun-há”, “Rogério Ceníl” e “Pudim de Pelanca”… Andam dizendo que o RC vai fechar patrocínio com a Leite Moça: Bateu tomou.

-Fritou o Muricy Ramalho na trairagem, gostando ou não do Muricy, há que se admitir ser um homem de caráter.

-Suas declarações na imprensa me lembram um guri de 11 anos tentando se aparecer pros amiguinhos. O presidente das Peppas que o diga. Abriu a boca tapem o nariz que lá vem $^#*&^.

-Está realizando um desmanche no elenco.

-Rodrigo Caio! Mais um mico, dessa vez internacional.

-Patrocínio de camisa? Não consta. Chora que estamos quebrados mas abre mão desse ativo tão importante (meu palpite: ainda não arranjou uma empresa disposta a fazer mamata, dar um por fora pro grupo dele).

-“Vamos contratar o Sampaoli” -“no, gracias”. “Vamos contratar o Sabella” -“no, gracias”. “Vamos contratar um purtuga” -“Estais gira ó pá?”

-Em 3 rodadas vai começar a esquentar o óleo da quarta opção. Se é que já não está esquentando.

-Deixou um baita técnico escapar da mira por questão de uma semana e as peppas se deram benzaço. “Ah mas bom é técnico estrangeiro”. Pois. Tô vendo. Creio que a obsessão em trazer um estrangeiro tem mais a ver com com o gringo ser mais fácil de ludibriar e acatar desmandos que um brasileiro que tenha contatos por aqui e informações de bastidor.

-Tentou (e vai tentar de novo) vender 10 anos de bilheteria pra BWA. São paulinos: Oremos!

-Atrasa pagamento de jogador. Agora podemos definitivamente dizer que em certos aspectos somos como o Vasco, a Portuguesa ou o Flamengo…Justo o time que durante décadas construiu a fama de bom pagador, fama esta que corria entre os jogadores (quantas vezes não vimos atletas justificarem sua opção pelo Tricolor em detrimento a rivais pela nossa, agora desmoralizada, fama de clube estruturado e bom pagador?).

-Corre o risco de tomar um chapéu do poderoso Orlando City, em um inacreditável contrato de empréstimo do Kaká.

-Quer criar um “fundo de investimento” que na prática loteará as categorias de base.

-Vai trazer um CEO envolvido desde o escândalo do Banco Opportunity até a fraudulenta venda do Neymar. Genro do Zé-Bolinha! Que mimo! Essa é uma das maiores presepadas da diretoria atual.

Alexandre Bourgeois, era o principal executivo do fundo de investimentos Teisa em 2013, ano da fedorenta venda de Neymar ao Barça.

Agora temos que ler matérias na grande imprensa que não citam seu parentesco com Serra e o vendem como “gênio da matemática”. Como é fácil arrumar um editor amigo e pedir uma matéria enaltecedora não?

Monsieur Bourgeois e Mademoiselle Verônica Serra, esse casal de sucesso, é, senão protagonista, ao menos coadjuvante de peso no famoso best seller de A.R.Jr. Esse é o Chief Executive Officer que nos livrará da herança maldita do malvado Juju.

Corrupto? Estelionatário? Sonegador? Noooooooooon. Imagina, que maldade desse povo. Alex Bourgeois é um crânio da estatística! Até desenvolveu um algoritmo que prevê resultados footballisticos com 90% de acerto. E sabemos que funciona mesmo porque em 2015 ele mostrou os resultados de 2012, 2013 e 2014. Não é um fenômeno?

il est avec le ciel des accommodements.

Mas seria ingenuidade demais crer que o C.M.A é bobinho a ponto de dar as chaves do galinheiro para tão notória e manjada raposa, não?

Aqui o negócio começa a ficar muito sério, já não é mais coisa de peixe pequeno, dos saudosos cartolas broncos de antigamente, Beto Zini, Vicente Matheus…Vejam, aqui já estamos entrando numa máfia estilo Berlusconi, coisa brava, acabou a brincadeirinha, o negócio está ficando feio! Quando se contrata um manjadíssimo estelionatário pra ser CEO….Rapaziada…Sinceramente já cogito bandear pro Juventos da Mooca…Várzea por várzea pelo menos lá tem cannoli.

Mas não. Nada disso é problema. O problema do SPFC é o P.H.Ganso. Esse desgramado molenga que tem a petulância e audácia de ser um meia clássico e cerebral, ousadia imperdoável no modorrento e medíocre futebol brasileiro de 2015.

Se cuida Tricolor, as tuas glórias, desse jeito, ficarão no passado.

Tenho certeza que torcedores de outros clubes podem fazer relatos semelhantes.

CIRO

Banda larga para todos é o antídoto anti-pig, método Cristina para o futebol, compra os direitos e repassa para as tvs. Repatriação do $ dos golpistas que sabotam nossa economia enquanto seu rico dinheirinho repousa em berço esplêndido no exterior, imune aos seus maus feitos!

FrancoAtirador

.
.
“A Rede Globo é o Aparelho Ideológico mais Eficiente
que as Classes Dominantes já construíram no Brasil
desde o início do século XX”
.
A Globo é o Principal Agente da Imbecilização da Sociedade
.
O Jornalismo da Globo contraria os Padrões Básicos da Ética,
Manipula Constantemente os Fatos e nega o Direito ao Contraditório.
Só a Versão ou o Ponto de Vista do Interesse da Empresa é que é Veiculado.
.
Uma Verdadeira Democratização das Comunicações no Brasil passa,
necessariamente, pela Adoção de Medidas contra a Rede Globo,
para que o Monopólio seja Desmontado e que a sua Programação
tenha de se submeter a Critérios Pautados pela Ética Jornalística,
pelo Respeito aos Direitos Humanos e pelo Interesse Público
.
Por Igor Fuser, no Diário da Liberdade
.
A Rede Globo é o aparelho ideológico mais eficiente que as classes dominantes
já construíram no Brasil desde o início do século XX.
.
Substitui perfeitamente a Igreja Católica como instrumento de controle das mentes e do comportamento.
.
A Globo esteve ao lado de todos os governos de direita, desde o regime militar – no qual se transformou no gigante que é hoje – até Fernando Henrique Cardoso.
.
Serviu caninamente à ditadura, demonizando as forças de esquerda e endossando o discurso ufanista do tipo “Brasil Ame-o ou Deixe-o” e as versões sabidamente falsas sobre a morte de combatentes da resistência assassinados na tortura e apresentados como caídos em tiroteios.
.
Mais tarde, após o fim da ditadura, alinhou-se no apoio à implantação do neoliberalismo, apresentado como a única forma possível de organizar a economia e a sociedade.
.
No plano cultural, é impossível medir o imenso prejuízo causado pela Rede Globo, que opera como o principal agente da imbecilização da sociedade brasileira.
.
Começando pelas novelas, seguindo pelos reality shows, pelos programas de auditório, o papel da Globo é sempre o de anestesiar as consciências, bloquear qualquer tipo de reflexão crítica.
.
A Globo impôs um português brasileiro “standard”, que anula o que as culturas regionais têm de mais importante – o sotaque local, a maneira específica de falar de cada região.
.
Pratica ativamente o racismo, ao destinar aos personagens da raça negra papéis secundários e subalternos nas novelas em que os heróis e heroínas são sempre brancos.
.
Os personagens brancos são os únicos que têm personalidade própria, psicologia complexa, os únicos capazes de despertar empatia dos telespectadores, enquanto os negros se limitam a funções de apoio.
Aliás, são os únicos que aparecem em cena trabalhando, em qualquer novela, os únicos que se dedicam a labores manuais.
.
A postura racista da Globo não poupa nem sequer as crianças, induzidas, há várias gerações, a valorizar a pele branca e os cabelos loiros como o padrão superior de beleza, a partir de programas como o da Xuxa [*].
.
O jornalismo da Globo contraria os padrões básicos da ética, ao negar o direito ao contraditório.
.
Só a versão ou ponto de vista do interesse da empresa é que é veiculado.
.
Ocorre nos programas jornalísticos da Globo a manipulação constante dos fatos.
.
As greves, por exemplo, são apresentadas sempre do ponto de vista dos patrões, ou seja, como transtorno ou bagunça, sem que os trabalhadores tenham direito à voz.
.
Os movimentos sociais são caluniados e a violência policial raramente aparece.
.
Ao contrário, procura-se sempre disseminar na sociedade um clima de medo, com uma abordagem exagerada e sensacionalista das questões de segurança pública, a fim de favorecer as falsas soluções de caráter violento e os atores políticos que as defendem.
.
No plano da política, a Rede Globo tem adotado perante os governos petistas uma conduta de sabotagem permanente, omitindo todos os fatos que possam apresentar uma visão positiva da administração federal, ao mesmo tempo em que as notícias de corrupção são apresentadas, muitas vezes sem a sustentação em provas e evidências, de forma escandalosa, em uma postura de constante denuncismo.
.
A Globo pratica o monopólio dos meios de comunicação, ao controlar simultaneamente as principais emissoras de TV e rádio em todos os Estados brasileiros juntamente com uma rede de jornais, revistas, emissoras de TV a cabo e portais na internet.
.
Uma verdadeira democratização das comunicações no Brasil passa, necessariamente, pela adoção de medidas contra a Rede Globo, para que o monopólio seja desmontado e que a sua programação tenha de se submeter a critérios pautados pela ética jornalística, pelo respeito aos direitos humanos e pelo interesse público.
.
*Igor Fuser é jornalista e professor de Relações Internacionais na Universidade Federal do ABC (UFABC).
.
(http://www.diarioliberdade.org/artigos-em-destaque/400-reportagens/55455-igor-fuser-a-globo-%C3%A9-o-principal-agente-da-imbeciliza%C3%A7%C3%A3o-da-sociedade-brasileira.html)
.
[*] Leia também: “A Globo, quando quer, derruba seus inimigos”
.
Para Cláudia Nonato, professora, doutoranda
e mestra em Ciências da Comunicação pela ECA-USP,
a Globo nasceu e cresceu dentro de uma lógica
de manipulação dos meios de comunicação,
do coronelismo eletrônico.
.
Ela lembra de uma represália recente à cantora Ivete Sangalo,
que avisou que iria à estreia do programa da apresentadora Xuxa
– contratada pela Record – porque são muito amigas,
mas a Globo não autorizou e, diante da insistência da cantora,
a emissora a retirou do programa ‘SuperStar’
e colocou outra cantora, Sandy, em seu lugar.
.
(http://www.diarioliberdade.org/artigos-em-destaque/402-comunicacom/55430-a-globo,-quando-quer,-derruba-seus-inimigos.html)
.
.

Deixe seu comentário

Leia também