Instituto Lula acusa procurador de “grave violação de conduta” e de agir de forma “indevida e arbitrária”

Tempo de leitura: 5 min

lula com franceses

Nota à imprensa sobre abertura de inquérito

da Assessoria de Imprensa do Instituto Lula, via e-mail, 16/07/2015 20:39

O Instituto Lula e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram surpreendidos pela notícia de que o procurador Valtan Timbó Mendes Furtado, da Procuradoria da República no Distrito Federal, determinou a abertura de procedimento investigatório sobre tema que já vinha sendo examinado, no âmbito próprio, pela procuradora da República Mirella de Carvalho Aguiar.

Trata-se de um procedimento absolutamente irregular, intempestivo e injustificado, razão pela qual serão tomadas as medidas cabíveis para corrigir essa arbitrariedade no âmbito do próprio Ministério Público, sem prejuízo de outras providências juridicamente cabíveis.

Diferentemente do que foi vazado anonimamente para órgãos de imprensa na tarde desta quinta-feira (16), o ex-presidente Lula nunca foi objeto de “investigação informal”. Tampouco foi ou é considerado “suspeito” de qualquer tipo de infração penal. O ex-presidente é, na verdade, alvo de grave violação de conduta por parte do procurador Anselmo Lopes, que deu início a este processo e por isso está respondendo à Corregedoria Nacional do Ministério Público.

Para que a verdade seja conhecida, sem manipulações e distorções, o Instituto Lula esclarece a cronologia dos fatos:

12 de abril: O jornal O Globo publica matéria sobre “voo sigiloso” do ex-presidente Lula à República Dominicana, em abril de 2013, onde realizou palestra contratada pela empresa Odebrecht. Mesmo tendo recebido, da assessoria do Instituto Lula, todos os esclarecimentos sobre a viagem, o jornal criminalizou um episódio corriqueiro: desde 2011, fora do governo, o ex-presidente fez 78 viagens ao exterior, para fazer palestras, receber homenagens, participar de debates e, principalmente, defender a imagem do Brasil e difundir programas sociais brasileiros para colaborar com o combate à fome e à pobreza no mundo. Na maioria dessas viagens ele realizou palestras contratadas por empresas, entidades privadas e entidades governamentais de países estrangeiros – todas as viagens foram amplamente divulgadas no site do Instituto Lula e informadas à imprensa brasileira.

20 de abril:  Tomando por base a matéria de O Globo e outras notícias de jornais e da internet, o procurador Anselmo Lopes, da Procuradoria da República no Distrito Federal (PRDF) iniciou uma “Notícia de Fato”. No texto de apenas 50 linhas, sem apresentar qualquer prova ou indício, o procurador Anselmo Lopes levantou a hipótese de que o ex-presidente Lula “poderia”, “em tese”, “talvez” ser suspeito de tráfico de influência internacional, “caso se comprovasse” que teria recebido favores da empresa Odebrecht para “supostamente” influir sobre autoridades de países estrangeiros para que contratassem obras da empresa. No mesmo dia, a “Notícia de Fato” foi distribuída por sorteio à procuradora Mirella de Carvalho Aguiar, a quem caberia decidir pelo arquivamento, pela abertura de inquérito ou pedir diligências e informações para instruir sua decisão.

29 de abril: Sem que quaisquer das partes citadas tivesse sido notificada e antes que o despacho chegasse a conhecimento público, o repórter Thiago Bronzatto, da Revista Época extraiu cópia da Notícia Fato no protocolo da PRDF. Sem fazer qualquer referência ao procedimento que havia obtido, o repórter enviou à assessoria do Instituto Lula perguntas sobre viagens do ex-presidente mencionadas na “Notícia de Fato”.

Apoie o VIOMUNDO

31 de abril: Numa edição escandalosamente manipulada, a página da Revista Época no site Globo.com e a edição impressa da revista assumiram como verdadeiras as ilações infundadas do procurador Anselmo, sob o título “Lula, o Operador”. A revista escondeu dos leitores a verdadeira natureza do procedimento e tratou mera “Notícia de Fato” como se fosse uma investigação coletiva do Núcleo de Combate à Corrupção da PRDF. Omitindo propositalmente o título, a revista manipulou o documento oficial, reproduzindo apenas o sumário das ilações do procurador Anselmo.

1º de maio: A mentira da revista Época começou a ruir quando a procuradora Mirella Aguiar declarou a repórteres de O Estado de S. Paulo e de O Globo que não havia inquérito contra Lula e que a “Notícia de Fato” trazia apenas notícias de jornais que, segundo ela, não têm validade por si como provas.

4 de maio: O Instituto Lula divulga nota com o título “As 7 mentiras da Revista Época ”, esclarecendo os fatos e denunciando a manipulação editorial. A revista além de não ter publicado nossa resposta, jamais se preocupou de responder ou indicar qualquer equívoco no texto.

6 de maio: Advogado procurador do ex-presidente Lula e do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, solicita audiência à procuradora Mirella Aguiar e apresenta espontaneamente os esclarecimentos sobre as atividades do ex-presidente no âmbito do Instituto e como palestrante contratado por meio da empresa LILS Palestras e Eventos Ltda.

18 de maio: Findo o prazo inicial de 30 dias para decidir sobre o encaminhamento da “Notícia de Fato”, a procuradora Mirella Aguiar, em despacho, afirma que não há elementos suficientes para a abertura de inquérito. “Os parcos elementos contidos nos autos – narrativas do representante e da imprensa desprovidos de suporte probatório suficiente – não autorizam a instauração de imediato de investigação formal em desfavor do representado”, escreveu a procuradora. No mesmo despacho ela prorroga o prazo de decisão por até 90 dias (ou seja, até 17 de agosto) e solicita informações do Instituto Lula, da empresa Odebrecht, da Polícia Federal, do Ministério das Relações Exteriores, do BNDES, da empresa Líder Taxi Aéreo e outros, para instruir sua decisão.

8 de junho: O Instituto Lula requer a extensão de 30 dias do prazo para a prestação de informações.

19 de junho:  A procuradora Mirella Aguiar, em despacho, prorroga novamente o prazo para diligências e tomada de informações (portanto, até 18 de setembro).

8 de julho: O procurador da República Valtan Timbó Mendes Furtado, em portaria, inexplicavelmente determina a abertura de procedimento investigatório criminal, mesmo apresentando como únicas razões: a) “o teor da Notícia de Fato” e b) “a iminência do esgotamento do prazo”,  mas também considerando a insuficiência de elementos para a formação da opinio deliciti.  Note-se que o teor da “Notícia de Fato” já havia sido desqualificado pela procuradora Mirella Aguiar – motivo pelo qual ela havia solicitado novas informações. E note-se que, em 8 de julho, faltavam 40 dias para o esgotamento do prazo estabelecido na primeira prorrogação e 60 dias para o esgotamento do prazo estabelecido na segunda prorrogação.

9 de julho: Dentro do prazo estabelecido e sem ter conhecimento de que o processo havia sido literalmente atropelado por outro procurador, o Instituto Lula protocolou na PRDF o documento com as informações solicitadas pela Procuradora Mirella.

16 de julho: Informações incompletas e distorcidas vazam anonimamente para a Globonews, que, sem ouvir o Instituto Lula, divulga versão incorreta de que “procuradores” teriam determinado abertura de inquérito contra o ex-presidente Lula no âmbito da PRDF.

O Instituto Lula e o ex-presidente Lula desconhecem as razões pelas quais o procurador Valtan Timbó Mendes Furtado interferiu, de maneira indevida e arbitrária, no procedimento que vinha sendo conduzido pela procuradora titular.

Está claro, portanto que o ex-presidente Lula é alvo de um conjunto de manipulações e arbitrariedades com o propósito evidente de criar constrangimentos e manchar, sob falsos pretextos, a imagem do maior líder popular deste País no Brasil e no exterior.

Sob a luz desses fatos, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o Instituto Lula, esperam que o Ministério Público esclareça ao país o por que de procedimentos tão contraditórios.

Assessoria de Imprensa do Instituto Lula

Leia também:

Projeto para afastar Lula da eleição de 2018 avança

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Julio Silveira

Quero saber quando eles vão botar gente deles na cadeia. Por que do jeito estão fazendo parecem não ter erros acontecendo por lá, de nenhum tipo. Esse não só parece ser o maior. como também o unico poder da republica.

FrancoAtirador

.
.
Não é a primeira vez que a Procuradoria Regional do Distrito Federal
.
instaura processos com base em factóides de revistas e jornais de GAFE.
.
(http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/05/mpf-abre-investigacao-sobre-evolucao-patrimonial-de-palocci.html)
.
.

Donizeti-SP

Sinto nojo de certos setores do ministério público federal, polícia federal e do judiciário, que de forma clara e desavergonhada, infringindo seus estatutos funcionais se deixaram instrumentalizar politicamente pela oposição tucana e sob os holofotes da mídia conservadora e partidarizada partiram para um jogo de vale tudo na caça aos políticos do PT, ao ex-Presidente Lula e a Presidenta legitimamente eleita pelos brasileiros em 2014.

Isso vai dar em guerra civil, da minha parte não admitirei golpes ou jogadas escusas do aparato estatal aparelhado politicamente para fazer a luta partidária e impor a pauta dos derrotados nas últimas 4 eleições presidenciais à maioria do povo brasileiro.

Estes golpistas vão ver com quantos paus de faz uma canoa, como diz o povão, tentem para ver.

Elias

A nota do Instituo Lula não deixa um único “i” sem pingo. O “não se faz isso” atribuído ao papa, no caso de Lula sim, é verdadeiro. Não se faz isso com nenhum ex-presidente de uma nação democrática.

Urbano

A estreiteza de juízo dos bandidos da oposição é infinitamente maior do que a sua mega indecência, haja vista a gritante inversão de valores posta em prática, diante de milhões e milhões de brasileiros. Seus pares queimam tempo e uma montanha de dinheiro dos cofres públicos há vinte e um anos, no intuito de entregar as empresas estatais brasileiras e o próprio país para seus intrujões internacionais; aí é lícito e decente até porque estão todos leves e soltos até para dar continuidade aos seus périplos criminosos. Agora, já para se vender serviço e produtos das empresas brasileiras é crime. É… baixaram o lenço mesmo!

    Urbano

    Corrigindo a primeira frase do comentário acima: bandidos da oposição ao Brasil, pois há uma oposição decente e republicana, que trabalha para corrigir eventuais falhas que venham a prejudicar a Nação brasileira.

    Urbano

    Leia-se como inclusive o segundo ‘até’ da anti-penúltima frase do comentário principal.

Sidnei Brito

Por isso que sempre insisto: é besteira dar importância para os militares.
E tem mais: esse pessoal que sai às ruas pedindo golpe militar não é tão bobo quanto pensamos.
É puro jogo de cena. Falam dos militares para desviar o verdadeiro foco golpista.
Eles sabem que o golpe, hoje, vem do Judiciário, MPF, PF.
Está escancarado.
E vou além: mesmo Renan e Cunha podem estar sendo vítimas dessa conspiração.
Sei que é um pouco de neurose, mas, cá entre nós, faltou “neurose” por parte da resistência em 1964.
Vejamos: Se Dilma caísse por irregularidades de campanha, Temer iria junto. Na linha de sucessão, viriam os presidentes da Câmara e do Senado, ambos passíveis de ser deletados de cara. Quem assumiria a presidência da República: o presidente do STF, ou seja, o representante maioral do Judiciário! Atualmente está lá um homem honrado, mas…
Ah, mas ele teria que convocar novas eleições e blá blá blá.
Sim, é claro. Os militares em 1964 também: só iam botar ordem na “bagunça” e marcar eleições em 1965.
Gente como Adhemar de Barros e Carlos Lacerda não somente apoiaram como patrocinaram o golpe militar porque acreditavam poder chegar ao Planalto pelo voto. Resultado: foram cassados!
Vejam bem: os figurões do MPF, Judiciário e PF são vendidos como reserva moral da nação, quase como antípodas perfeitos da “canalha política”. Não vai ficar difícil para eles, depois de um “legalíssimo” golpe hondurenho-paraguaio, cometerem um golpe dentro do golpe.
Sei, sei, é teoria da conspiração demais. Bem, em 1964 também era.
A história, aqui, pode se repetir como… tragédia mesmo.

Cláudio

:
Ouvindo As Vozes do Bra♥S♥il e postando:
Valeu a pena ! ! ! ! Dá gosto ser o cantor do seu povo ! ! ! !
… .
* 1 * 2 * 13 * 4
*************
… .
Uns poemas (acrósticos) de autoria de Cláudio Carvalho Fernandes (poeta anarcoexistencialista) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus, e Lula, o comedor de tucanus :
.:.
D uas vezes contra o espectro atro
I nscreveu já seu nome na história
L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
M ulher forte de mais uma vitória
A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !
.:.
D ilma, coração valente,
I magem de todo o bem em que se sente
L ivre o amor maior pela brasileira gente
M uito humana e inteligente
A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
.:.
D ignidade
I ntegridade
L iberdade
M aturidade
A mabilidade
.:.

D ilma, de uma nação vitoriosa
I lustre brasileira lutadora
L uz de dedicação esplendorosa
M otivando a pátria gloriosa
A uma luta digna, vencedora.
::
L uz do povo brasileiro
U m digno e fiel lutador
L astreando com real valor
A honra do Brasil inteiro.
.:.
D ilma, os conscientes te agradecem
I nfinitamente por tua digna história
L utando por todos que reconhecem
M ais a vida no bem comum de fazer na glória
A grande pátria-nação que os brasileiros merecem
.:.
D ilma, coração valente,
I sso que a gente sente
L ibertar o ser plenamente
M antendo sempre presente
A humanidade inteligente
.:.
D ilma deu mais uma surra na ó-posição
I gual ao que Lula também já fez
L ivrando o povo brasileiro da infelicitação
M ostrando que o Brasil tem voz e vez
A o mundo todo dignificando sua população
.:.
L ula livrou 40 milhões da pobreza
U m feito memorável sem precedentes
L utando contra a mídia venal, teve a certeza
A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes
.:.

D ilmais deu mais uma surra na ó-posição
I nstalada na grande mídia venal
L ula teve a sua participação
M andando o pig & Cia ao
A bismo na quarta eleição
.:.
D oar-se a seu povo é exemplo dignificante
I luminando a vida de outros seres lhanos
L ouve-se quem bem merece que se cante
M aravilhas de se acreditar nos humanos
A promover em cada ser o mais do ser em ser interessante
.:.
L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros
U m feito sem igual que por si só já bastaria
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia
… .
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 ! ! ! !
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Valeu a pena ! ! ! ! Dá gosto ser o cantor do seu povo ! ! ! !

José Eduardo de Camargo

Se fosse nos EUA todos os procuradores envolvidos nessa farsa seriam sumariamente demitidos e muito provavelmente seriam presos acusados de abuso de autoridade!

Eduardo

Perdido por 10, perdido por 1000! A Globo e seu sistema , a serviço de seu poder de construir mentes e verdades com seu autoritarismo herdado da ditadura de 64, não morrerá sem lutar! Não enxerga luz ao final do túnel! Assim, em desespero, tem que mostrar quem é e como age de verdade.A Globo é um mal , contra o qual a nação brasileira terá que decidir o que fazer.

Messias Franca de Macedo

Os abusos que colocam em risco o Ministério Público

Por conspícuo e impávido jornalista Luis Nassif

SEX, 17/07/2015 – 00:36

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/os-abusos-que-colocam-em-risco-o-ministerio-publico

Messias Franca de Macedo

Promotor que abriu inquérito contra Lula responde a processo por não trabalhar.É a guerra do MP!

16 de julho de 2015 | 23:32 Autor: Fernando Brito
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://tijolaco.com.br/blog/?p=28306&cpage=1#comment-208151

Messias Franca de Macedo

… O fundo do fundo do fundo do lamaçal [fascigolpista, terrorista, antinacionalista…!]

Nem o [Franz] Kafka seria capaz de tanta imaginação!

#################

Denúncia de revista faz MP abrir investigação contra Lula

QUI, 16/07/2015 – 18:14

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/denuncia-de-revista-faz-mp-abrir-investigacao-contra-lula?page=1#comment-692408

Deixe seu comentário

Leia também