05/11/2010
por Emir Sader, em seu blog
Esse é o lema predominante no capitalismo contemporâneo. Universalizado a partir da Europa ocidental, o capitalismo desqualificou a todas outras civilizações como ‘bárbaras”. A ponto que, como denuncia em um livro fundamental, Orientalismo, Edward Said, o Ocidente forjou uma noção de Oriente, que amalgama tudo o que não é Ocidente: mundo árabe, japonês, chinês, indiano, africano, etc. etc. Fizeram Ocidente sinônimo de civilização e Oriente, o resto, idêntico a barbárie.
No cinema, na literatura, nos discursos, civilização é identificada com a civilização da Europa ocidental – a que se acrescentou a dos EUA posteriormente. Brancos, cristãos, anglo-saxões, protestantes – sinônimo de civilizados. Foram o eixo da colonização da periferia, a quem queriam trazer sua “civilização”. Foram colonizadores e imperialistas.
Os EUA se encarregaram de globalizar a visão racista do mundo, através de Hollywood. Os filmes de far west contavam como gesto de civilização as campanhas de extermínio das populações nativas nos EUA, em que o cowboy era chamado de “mocinho” e, automaticamente, os indígenas eram “bandidos, gestos que tiveram em John Wayne o “americano indômito”, na realidade a expressão do massacre das populações originárias.
Os filmes de guerra foram sempre contra outras etnias: asiáticos, árabes, negros, latinos. O país que protagonizou o maior massacre do século passado – a Alemanha nazista -, com o holocausto de judeus, comunistas, ciganos, foi sempre poupada pelos norteamericanos, porque são iguais a eles – brancos, anglo-saxões, capitalistas, protestantes. O único grande filme sobre o nazismo foi feito pelo britânico Charles Chaplin – O grande ditador -, que teve que sair dos EUA antes mesmo do filme estrear, pelo clima insuportável que criaram contra ele.
Os países que supostamente encarnavam a “civilização” se engalfinharam nas duas guerras mundiais do século XX, pela repartição das colônias – do mundo bárbaro – entre si, em selvagens guerras interimperialistas.
Essa ideologia foi importada pela direita paulista, aquela que se expressou no “A questão social é questão de polícia”, do Washington Luis – como o FHC, carioca importado pela elite paulista -, derrubada pelo Getúlio e que passou a representar o anti-getulismo na politica brasileira. Tentaram retomar o poder em 1932 – como bem caracterizou o Lula, nada de revolução, um golpe, uma tentativa de contrarrevolução -, perderam e foram sucessivamente derrotados nas eleições de 1945, 1950, 1955. Quando ganharam, foi apelando para uma figura caricata de moralista, Jânio, que não durou meses na presidência.
Aí apelaram aos militares, para implantar sua civilização ao resto do país, a ferro e fogo. Foi o governo por excelência dessa elite. Paz sem povo – como o Serra prometia no campo: paz sem o MST.
Veio a redemocratização e essa direita se travestiu de neoliberal, de apologista da civilização do mercado, aquela em que, quem tem dinheiro tem acesso a bens, quem não tem, fica excluído. O reino do direito contra os direitos para todos.
Apoie o VIOMUNDO
Essa elite paulista nunca digeriu Getúlio, os direitos dos trabalhadores e seus sindicatos, se considerava a locomotiva do país, que arrastava vagões preguiçosos – como era a ideologia de 1932. Os trabalhadores nordestinos, expulsados dos seus estados pelo domínio dos latifundiários e dos coronéis, foi para construir a riqueza de São Paulo. Humilhados e ofendidos, aqueles “cabeças chatas” foram os heróis do progresso da industrialização paulista. Mas foram sempre discriminados, ridicularizados, excluídos, marginalizados.
Essa “raça” inferior a que aludiu Jorge Bornhausen, são os pobres, os negros, os nordestinos, os indígenas, como na Europa “civilizada” são os trabalhadores imigrantes. Massa que quando fica subordinada a eles, é explorada brutalmente, tornava invisível socialmente.
Mas quando se revela, elege e reelege seus líderes, se liberta dos coronéis, conquista direitos, com o avanço da democratização – aí são diabolizadas, espezinhadas, tornadas culpadas pela derrota das elites brancas. Como agora, quando a candidatura da elite supostamente civilizada apelou para as explorações mais obscurantistas, para tentar recuperar o governo, que o povo tomou das suas mãos e entregou para lideres populares.
É que eles são a barbárie. São os que chegaram a estas terras jorrando sangue mediante a exploração das nossas riquezas, a escravidão e o extermínio das populações indígenas. Civilizados são os que governam para todos, que buscam convencer as pessoas com argumentos e propostas, que garantem os direitos de todos, que praticam a democracia. São os que estão construindo uma democracia com alma social – que o Brasil nunca tinha tido nas mãos desses supostos defensores da civilização.
Comentários
Beto Crispim – BH
Nossa, ou você é muito burro ou muito mal intencionado. Nem FHC se lembra que el nasceu no Rio de Janeiro.
Catarina
Muitíssimo obrigada a Daniel, MirabeauBLeal e RubensShinkai. Agora, não só consegui o nome do autor, como o que indicam ser o poema completo (Sê Brasileiro), no site indicado por Mirabeau: http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/09/02….
Não consegui repassá-lo neste comentário. Tentarei depois.
Abraços de quem nunca os viu mas já os ama!!
Luca K
Fraco este texto do Emir Sader. Cheio de erros factuais e distorções. Vamos a alguns deles; imperialismo existe desde a antiguidade e já foi praticado e é ainda praticado tb por não europeus. A própria Europa já foi invadida inúmeras vezes por imperialistas persas, árabes, mongóis e turcos. Obviamente q em cada momento histórico, temos situações diferenciadas; os europeus tiveram seus momentos com gregos, macedônicos e romanos e mais tarde nova ascenção q coincide com as grandes descobertas científicas e posteriormente com o surgimento da sociedade moderna(revolução industrial,etc). Neste período os europeus capitaneados pela Inglaterra tomaram a dianteira e impuseram seu modo de vida. As guerras mundiais enfraqueceram definitivamente a Europa, q jamais se recuperou. O império britânico, principal potência européia, perdeu seu império e hoje vive a sombra de sua ex-colônia, os EUA. Com a queda do império soviético, os EUA se tornaram hegemônicos. Mas não parece um império destinado a ter vida muito longa. Assolado por graves problemas estruturais, inclusive econômicos, é um império doente e decadente. Eventualmente alguém lhe tomará a coroa e a roda continuará a girar, como sempre… A visão de Sader é portanto maniqueísta e reduzida. Por outro lado, Sader poderia reconhecer as enormes contribuições dos europeus, pagãos ou cristãos, à humanidade.
Emir Sader: "Os filmes de guerra foram sempre contra outras etnias: asiáticos, árabes, negros, latinos. O país que protagonizou o maior massacre do século passado – a Alemanha nazista -, com o holocausto de judeus, comunistas, ciganos, foi sempre poupada pelos norteamericanos, porque são iguais a eles – brancos, anglo-saxões, capitalistas, protestantes." A quantidade de inverdades apenas neste curto parágrafo eh impressionante. Vamos lá; filmes com nazistas malvados são uma CONSTANTE em Hollywood, até por ser essencialmente uma indústria judaica. Todos os grandes estúdios exceção a Disney foram fundados por judeus. Será q Sader não ouviu falar de uma das últimas porcarias q eles produziram, o recentíssimo Bastardos inglórios? O maior massacre do século 20 NÃO foi protagonizado pelos nazistas mas sim pelo comunista chinês Mao, responsável, conservadoramente, por 45 milhoes de mortes. O Stalinismo na URSS ceifou as vidas de 20 milhões de pessoas. Com relação ao holocausto, enquanto não for tratado como qualquer outro fato histórico ao invés de dogma religioso, merece pouca credibilidade. Historiadores com visões diferentes da oficial são presos em vários países europeus e/ou arruinados financeiramente(inclusive através da destruição de suas carreiras), difamados e perseguidos em todo o mundo de língua inglesa.
Com relação a pobreza no nordeste será q Sader nada tem a dizer a respeito das extremamente arcaicas e predatórias elites nordestinas? Nada sobre o modelo econômico e de ocupaçao das terras desde o início do período colonial?
Quantos aos nordestinos serem os heróis do progresso e da industrializaçaõ paulista; não nego a contribuiçaõ dos migrantes nordestinos mas a verdade é q foram as massas de imigrantes europeus e japoneses – o msm no sul – com sua ética de trabalho e knowhow é q fizeram destas regiões as mais progressistas do país. O resto é papo.
Beto Crispim – BH
não acredito que ocupou tanto espaço para escrever tamanha bobagem, espero que o Emir não perca o tempo dele.
Bonifa
Admiro muito a coragem de tentar expor em poucas palavras temas que ficam na obscuridade porque não se consegue falar sobre eles em poucas palavras. Não há nenhum erro fundamental na exposição de Sader. Filmes de guerra são filmes de guerra e os nazistas eram os inimigos. Há filmes de inspiração democrática que exaltam como contraponto aos nazistas os valores humanistas, mas são raros. A maioria é de filmes onde os nazistas são frios e os americanos, devido a seu way of life, são quentes e superiores na guerra. Nada mais. Os judeus, ao contrário do que se poderia imaginar, não odeiam os alemães e os judeus sionistas não odeiam sequer os nazistas, dos quais copiam métodos de guerra, perseguição e massacre contra os palestinos. Há semelhança entre os dois -nazistas e sionistas- pelo fato de ambos se julgarem a expressão máxima da humanidade. Daí a civilização ocidental, de que fala Sader, ser denominada de judaico-cristã. Quem conhece a proximidade existente entre o fundamentalismo cristão americano e os princípios nazistas sabe perfeitamente disso. E nos EUA os alemães, tirando os laivos da guerra, são tratados quase como os ingleses e têm primazia sobre outras nacionalidades.
Não faz sentido algum misturar situações muito peculiares das revoluções chinesas com estes movimentos ocidentais. É forçar críticas a Mao Tse Tung e parece coisa de quem comprou sem regatear a ponte do Brooklyn. Quanto ao progresso de São Paulo, é preciso estudar história para saber suas origens. É preciso vasculhar os trinta anos de ditadura pseudo-democrática da República Velha, quando todos os recursos do país foram drenados sistemática e criminosamente para São Paulo em detrimento das outras regiões. O povo de todo o país pagou caríssimo pelo progresso de São Paulo. A sustentação deste poder de dominação incluía a colaboração local de sanguinários coronéis regionais. Foi aí que o Nordeste, já fragilizado por declínio econômico, desastres naturais e pestes, quase que volta à Idade da Pedra. Imigrantes estrangeiros ajudaram e muito o Brasil como um todo. Mas no caso do progresso paulista está longe de ter sido fator determinante.
Luca K
Com todo o respeito Bonifa, vc não diz coisa com coisa. Sader em seu texto afirma q no cinema americano, as guerras sao sempre contra nao brancos e destaca – ABSURDAMENTE – o caso da Alemanha nazista. Tal afirmação é totalmente falsa uma vez q Hollywood já produziu inúmeros filmes sobre a segunda guerra, filmes nos quais os alemaes sao a personificaçao do mal absoluto. Além disto, Hollywood, q eh uma indústria eminentemente judaica produz ano após ano dramalhoes sobre o holocausto. Talvez nenhum país tenha feito tanto para arrasar a Alemanha quanto os EUA via a destruição da auto-estima desta outrora grande nação mediante processo de culpa e auto depreciação. O q o cinemão(tv tb) americano nunca faz são filmes sobre a grande tragédia palestina. Os motivos são óbvios. Vc Bonifa, escreve, ridiculamente, q os judeus naõ odeiam os alemães. Pois aqui está uma declaraçaõ do nobel da paz(!!!!), o sionista e "sobrevivente" do holocausto, Elie Wiesel: "Every Jew, somewhere in his being, should set aside a zone of hate — healthy, virile hate — for what persists in the Germans". E isto a despeito dos fantoches q governam a Alemanha do pós-guerra beijarem servilmente as botas sionistas. Quanto a Mao Bonifa, não sou eu quem afirma q o sujeito foi um carniceiro sem precedentes. Recentemente, por ex, o historiador Frank Dikotter, baseado em Hong Kong, teve acesso a inúmeros arquivos recentemente abertos à pesquisadores e documentou 45 milhoes de mortes em seu livro "Mao's Great Famine: The History of China's Most Devastating Catastrophe, 1958-1962". Ou tente Mao de Jung Chang,disponivel em portugues, as cifras de mortos são ainda maiores. Retire teus óculos ideológicos e talvez consiga enxergar os fatos.
Luca K
Boa Mauro, concordo contigo.
Eugênia
Professor, alguns desses que estufam o peito quando se referem, orgulhosos, à sua origem européia, esquecem (ou não sabem) que chegaram ao Brasil no ínício do século XX praticamente explusos de seus países (Itália, Espanha, Síria-Líbano) porque estavam "sobrando", não tinham trabalho, não tinham o que comer, e sua miséria foi causa de muitos problemas sociais. Chegaram ao Brasil como os nordestinos ao sudeste.
Marsvelo
Vejam esse excelente documentário da BBC que trata do Racismo: http://docverdade.blogspot.com/2010/11/bbc-racism…
Acho que os professores deviam passar esse vídeo nesse momento vergonhoso que passa a cidade de São Paulo.
Gerson Carneiro
[youtube 4XHEPoMNP0I&feature=fvsr http://www.youtube.com/watch?v=4XHEPoMNP0I&feature=fvsr youtube]
Gerson Carneiro
Parte I
Guerra – Bob Marley
Até que a filosofia que sustenta uma raça
Superior e outra inferior,
Seja finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada
Havera guerra, eu digo guerra.
Até que não existam cidadãos de 1º
E 2º classe de qualquer nação
Até que a cor da pele de um homem
Seja menos significante do que a cor dos seus olhos
Havera guerra
Até que todos os direitos basicos sejam igualmente
Garantidos para todos, sem discriminação de raça,
Guerra
Ate esse dia
O sonho de paz duradoura, da cidadania mundial e
As regras da moralidade internacional,
Permanecerão como ilusões fugares
Para serem perseguidas, mas nunca alcançadas
Agora havera guerra, guerra.
Gerson Carneiro
Parte II
Até que os regimes ignóbeis e infelizes,
Que aprisionam nossos irmãos em Angola, em Mozambique,
Africa do sul em condições subumanas,
Sejam derrubados e inteiramente destruído havera
Guerra, eu disse guerra.
Guerra no leste, guerra no oeste,
Guerra no norte, guerra no sul,
Guerra, guerra, rumores de guerra.
Até esse dia, o continente africano
Não conhecera a paz, nós africanos lutaremos
Se necessário e sabemos que vamos vencer,
Porque estamos confiantes na vitória
Do bem sobre o mal,
Do bem sobre o mal…
Leonardo Câmara
Ao que me parece o equivoco é teu. O que importa não é a naturalidade mas aonde o cidadão estabeleceu suas raízes políticas. FHC mora aonde? E Collor? Na política o primeiro é paulista e o segundo é alagoano. Ponto.
Você está tentando fazer crer que a política de café com leite não existiu, distorcendo a história real.
maconheiro
Bahia para os baianos :
1- proibir a construção de condôminios ,na maioria de moradores paulistas , em frente à praia ,ou na mata atlântica, que privatiza o mar e as matas e afasta a população .
2-proibir o carnaval em Salvador ,onde a maioria é de paulistas , que mijam do Campo Grande até Ondina, e causam o fenômeno conhecido como rio de mijo .
3-proibir os agricultores paulistas de comprar terras no oeste baiano para fundar um Estado separatista com nome de São Francisco .
4-fazer com que cada paulistano que visitar a Bahia aprenda a pronunciar corretamente as palavras antes do desembarque com uma leitura do Gilberto Freyre ,não do FHC .
Guilherme Cardoso
parte 1.1
Para complementar o debate, sabe-se de fato que a ciência com é conhecida hoje, também é fruto do capitalismo, um legado em parte antagônico, ao passo que cria a própria contradição intelectual ao sistema vigente. O que quero dizer? capitalismo por excelência busca o lucro, então quanto mais coisas se tornarem mercadorias melhor, isso levou a um desenvolvimento extremamente rápido de novas tecnologias, porém esta base de conhecimento é da humanidade, apenas , por hora, foi apropriada por uma pequena parte da sociedade para fins lucrativos (Como demonstra o livro "apropriação indébita"). Max Weber, também citado aqui, em "A ética protestante e o capitalismo", demonstra como o pensamento burguês e o pensamento religioso, protestante, inovaram nestes formar e colocaram o ocidente na " linha de frete" do mundo atual. É fato que não podemos discutir como seria o mundo sem isto ou aquilo, podemos discutir o mundo com isso e aquilo por que isso foi o que ocorreu, a história não permite analises passeadas em "se", assim ficamos alicerçados sobre fatos e não sobre factóides.
Guilherme Cardoso
parte 1.2
Os fatos aqui descritos, tanto em comentários, como pro Emir, são históricos e historicizados, são também versões. O que podemos, em particular eu penso assim, é fazer uma análise levando todos fatos históricos em consideração para termos algumas conclusões do que vemos hoje.
1- O mundo teve avanços sistemáticos e notoriamente rápidos nas ciências, isso é fruto do capitalismo, o que a sociedade deve lutar é para que a lógica capitalista seja extirpada da lógica do aceso a estes avanços. Uma saída democrática ao capitalismo, uma alternativa plausível mesmo que demorada aos regimes totalitários que se puseram como solução ao capitalismo. escravidão não é a saída.
Guilherme Cardoso
parte 2.
2- Em momentos de crises é sempre notório na história movimentos nas estruturas sociais. Assim em cada crise do capitalismo, e são varias e sempre serão, a sociedade pode tanger para algum lado, algo novo, ou algo velho. Agora penso que temos duas possibilidades concretas, para os próximos 50 até 100 anos. Uma é uma tangida ao um socialismo democrático, o fortalecimento do estado do bem estar social e o fortalecimento da produção cooperativa, o gerenciamento publico dos orçamentos e uma política regionalizada com o enfraquecimento de ditames nacionais, isso quer dizer resoluções próximas aos que as reclamam. Por outro lado uma tangida ao velho é também uma saída pertinente, ao que se vê nas entranhas sociais, uma saída ao velho fascismo, remodelado, mais violento e intransigente.
Guilherme Cardoso
parte 3
E é com tristeza que vejo isso na Europa, EUA e no próprio Brasil. Indicativos de uma "filosofia" fascista. Por que ela seria possível? por que é a forma mais rápida e populista de se resolver problemas sociais, procura-se um bode expiatório e "pelo bem maior" tirasse a liberdade de pensar. O fascismo é a única saída para a sobrevivência do capitalismo, por isso olhos abertos, para que não tenhamos que lutar contra um inimigo que parecia ter sido sepultado a algumas décadas. A democracia plena só se estabelece com o fim do capitalismo, e para isso é necessária a participação popular nas iniciativas política, para construirmos uma sociedade que baseia-se na busca da plenitude vivida, nas relações humanas de respeito, em direitos e não em privilégios e que baseia-se na pluralidade científica para tais transformações, por que para superar-se uma sociedade não precisa-se negá-la por três ou mais vezes , basta regulamentá-la e eliminar o que à impede de construir a única coisa realmente plausível para o ser humano: uma vida plena. Afinal que garante que aja outra?
francisco p. neto
Que tal compararmos esse comentário com o do FHC hoje no Estadão.
Os dois são sociólogos, mas só que o Emir Sader não foi presidente.
O outro foi, passou oito anos tomando lição do Lula, e mesmo assim não aprendeu nada.
Oh aluno burro!
Daniel Francelino
Como diizia um senhor que morava perto de casa, aposentado, passando agruras com o desgoverno do FH: Existem dois tipos de sociólogos: os bons e os abaixo de medíocres. Os bons são bons sociólogos. Os segundos, se tornam presidentes…
Catarina
Li, ainda no antigo ginásio, como exigência de estudo, no livro didático de então, um poema que nunca me saiu da cabeça. No entanto, não lembro que foi seu autor. Era muito novinha (lá se vão muitos anos). Porém, a mensagem nunca me saiu da cabeça,e, principalmente nestas épocas de revelados preconceitos, ele fica a me martelar. Diz assim:
]"Se perguntarem, meu filho:
Onde é a Pátria de teu amor?
Cheio de orgulho, responde:
Sou brasileiro, senhor!
Não digas, sou sergipano,
Sou paulista ou sou mineiro.
Pois serás mais soberano
Dizendo: sou BRASILEIRO!"
É a essência! Somos brasileiros e ponto!
Quem souber o autor desta obra muito feliz, por favor, não me deixe no vácuo…
Rubens Shinkai
O poema é do mineiro Brant Horta e se chama "Sê Brasileiro".
Se perguntarem, filho, onde
É a terra do teu amor,
Cheio de orgulho, responde:
– Sou brasileiro, senhor.
Não digas — Sou sergipano,
Sou paulista ou sou mineiro,
Pois serás mais soberano,
Dizendo: — Sou brasileiro!
Mais que paulistas, mineiros,
Devemos fazer questão
De ser todos brasileiros
De nascença e coração.
Pois não tem entre os Estados
Nem segundos nem primeiros;
São eles férteis legados
De todos nós, brasileiros!
MirabeauBLeal
Parabéns, Catarina,
deste um exemplo a nós todos do que é verdadeiramente cultura popular.
Eu pesquisei e descobri quem é o autor do poema citado:
SÊ BRASILEIRO
Brant Horta*
Se perguntarem, filho, onde
É a terra do teu amor,
Cheio de orgulho, responde:
– Sou brasileiro, senhor.
Não digas — Sou sergipano,
Sou paulista ou sou mineiro,
Pois serás mais soberano,
Dizendo: — Sou brasileiro!
Mais que paulistas, mineiros,
Devemos fazer questão
De ser todos brasileiros
De nascença e coração.
Pois não tem entre os Estados
Nem segundos nem primeiros;
São eles férteis legados
De todos nós, brasileiros!
Do livro: Brasil, minha pátria, — literatura infantil e matérias escolares – 3º livro, Theobaldo Miranda Santos, Rio de Janeiro, Agir: 1954.
*Francisco Eugênio Brant Horta ( Juiz de Fora, MG 1876 – Rio de Janeiro, RJ 1959) – Poeta, tradutor, trovador, teatrólogo, jornalista, professor, músico, membro fundador da Academia Mineira de Letras.
Pseudônimos:
1) Brant Horta
2) Bisneto Fonce
Obras:
As duas Teles, Teatro 1934
Harpa Eólia, Poesia 1912
Lirae Carmen, Poesia 1905
Via Lucis, Poesia 1937
. http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/09/02…
Daniel
A poesia é de Brant Horta. Segue:
Sê brasileiro
(Brant Horta)
Se perguntarem, filho, onde
É a terra do teu amor,
Cheio de orgulho, responde:
– Sou brasileiro, senhor.
Não digas — Sou sergipano,
Sou paulista ou sou mineiro,
Pois serás mais soberano,
Dizendo: — Sou brasileiro!
Mais que paulistas, mineiros,
Devemos fazer questão
De ser todos brasileiros
De nascença e coração.
Pois não tem entre os Estados
Nem segundos nem primeiros;
São eles férteis legados
De todos nós, brasileiros!
Do livro: Brasil, minha pátria, — literatura infantil e matérias escolares – 3º livro, Theobaldo Miranda Santos, Rio de Janeiro, Agir: 1954.
Francisco Eugênio Brant Horta ( Juiz de Fora, MG 1876 – Rio de Janeiro, RJ 1959) – Poeta, tradutor, trovador, teatrólogo, jornalista, professor, músico, membro fundador da Academia Mineira de Letras.
Pseudônimos:
1) Brant Horta
2) Bisneto Fonce
Obras:
As duas Teles, Teatro 1934
Harpa Eólia, Poesia 1912
Lirae Carmen, Poesia 1905
Via Lucis, Poesia 1937
elena
O triste desse racismo é a desinformação! Acham ruim São Paulo arcar com bolsa família etc etc etc ,porém nunca acharam ruim os estadunidenses eoutros povos consumirem nossos recursos e riquezas.!
Fabio_Passos
sente só…
[youtube iYw8JR1N90o http://www.youtube.com/watch?v=iYw8JR1N90o youtube]
Fabio_Passos
É…
[youtube B4nF-BTclRM http://www.youtube.com/watch?v=B4nF-BTclRM youtube]
J,C,CAMARGO
EMIR SADER: que é isso, caro jornalista? Quanta amargura! É lógico que o Ocidente (principalmente a Europa Ociden-
tal) é a responsável pela evolução e consolidação da Civilização mundial! Sem a Europa Ocidental ( e entenda-se, a I-
greja Católica Romana), o Mundo viveria nas trevas! Aliás, quem criou as Universidades, Bibliotecas, Hospitais, Casas
de Repouso/ Asilos, etc? Quem impulsionou as Artes (Música, Literatura, Pintura, etc) , as Ciências ( Matemática, Físi-
ca, Economia, Contabilidade, Engenharia/ Arquitetura, etc) , e a Filosofia/ Pedagogia/ etc?! As "grandes civilizações an-
tigas", como a Indiana, Chineza, Egípcia, Árabe/ Muçulmana, etc, como estariam sem o intercâmbio com o Ocidente?
Luis
Q é isso J C Camargo! A matemática é árabe se não me engano; a polvora é chinesa; a agua encanada é Asteca, e por aí se vai. A civilização ocidental forjou sua própria destruição planetária: bombas atômicas, tecnologias poluentes, universidades,ou seja, ciencia e tecnologia a serviço das classes dominantes, de suas guerras… Uma Europa sob o medo do terrorismo, um USA sob a paranóia fóbica do terror… mas é dialético isso… basta tirarmos das mãos erradas o uso cientifíco e tecnológico da humanidade e pôr a serviço dela mesma. Chega de tecnologias destrutivas com suas ideologias cínicas e mentirosas!
wposnik
Cara:
Você está dizendo uma série de bobagens, do ponto de vista histórico. O conhecimento acumulado na Grécia clássica, veio de fontes asiáticas e egípcias, dentre outras. Não dá para omitir assírios, caldeus … na Ásia Menor. Ou fenícios e cartagineses, no norte da África. O conhecimento grego, por sua vez, foi preservado pelos árabes, durantes as trevas da Idade Média européia – capitaneadas pela Igreja Católica Romana. O que hoje é tido como o 'mainstream' da Civilização Cristã Ocidental (Grã-Bretanha, Alemanha e USA), é resultado, dentre outras vertentes, da 'ética protestante', que 'facilitou' o surgimento do capitalismo (fisiocrata, mercatilista, industrial … e pós-industrial), como bem demonstrou o sociólogo alemão Max Weber. Só para citar um exemplo concreto: a grande maioria dos historiadores britânicos de peso, considera que o florescimento do processo democrático por lá, por volta do Sec. XVII, deveu-se à ruptura de Henrique VIII com o Papa da época, à conta de divórcio e novo casamento com Ana Bolena – que não durou muito. O vazio de poder eclesiástico após a ruptura, provocou o surgimento de iniciativas, de reuniões comunitárias para a leitura e interpretação livre da Bíblia, o surgimento de escolas técnicas e a alfabetização da população – práticas democráticas embrionárias, que a Igreja sempre desaprovou. Por isso, se você me permite, mais objetividade e fundamentação no seu comentário do texto.
Pedro Ayres
É incrível como a falácia da "civilização ocidental cristã" ainda tem crentes. Na realidade, nem há muita necessidade de erudição acdêmica para que se saiba disso, o berço da civilização, em tudo e por tudo, não teve a Europa como eixo, mesmo quando houve a cultura helênica e a cultura romana. Enquanto os europeus ainda viviam sem escrita ou conhecimentos científico-filosóficos, parte da África, o Oriente Médio e o Extremo Oriente já conheciam a escrita e a metemática, além de esboçarem os primeiros movimentos no sentido da codificação do Direito, como aconteceu com o Código de Hamurabi.
Entretanto, é no Ásia Central, em particular na China e na Índia que vão surgir as bases para quase tudo que hoje conhecemos como avanço científico e tecnológico. Matemática, filosofia, astronomia, mapas geográficos, pólvora. astrolábio, bússolas, foguetes, máquinas de transportes e equipamentos para manufaturas, além de esgotamento sanitário e água corrente nas casas, foram algumas das contribuições que somente séculos depois a Europa conheceu e usou. Mesmo o que se concencionou chamar de "civilização grega", só foi possível graças ao intercâmbio entre aquelepequeno pedaço do Egeu e partes da Ásia, como a Pérsia ou até mesmo do Egito.
O famoso salto civilizatório patrocinado pela Igreja Romana, na realidade, foi o resultado de uma série de fatores aocntecido quase que ao mesmo tempo, como a propagação massiva do conhecimento dos povos "bárbaros", junto com o aquilo que o intercâmbio comercial romano trazia do Egito e de outras colônias africanas, mais o fim da escravidão como base produtiva da economia que estava a surgir com a Idade Média. Uma economia que em pouco tempo, ao assimilar diversas e diferentes técnicas de produção e de equipamentos, determinou o surgimento do sistema capitalista.
É, pois, com o capitalismo que a Europa começa a ter algum desenvolvimento, ainda que dependente da ciência e da tecnologia que o mundo árabe e o Oriente produziam. É do mundo árabe que, para os europeus, surge a moderna medicina e o estudo da farmacologia aplicados ao tratamento das doenças. Assim como, tomando-se o exemplo de Alexandria, pode-se dizer sem nenhum medo de errar que o conhecimento universitário e o conceito do que hoje aceitamos como centros de estudos e pesquisas, tem a sua origem mais próxima naquele bela cidade egípicia.
Pena, pois, que só a ilusão e o preconceito possam dar alguma justificativa para a arrogância "ocidental cristã".
Kleber Carvalho
Cara, o FHC estudou nesta cidade, Alexandria possuía as melhores escolas da época, pena que o FHC não tenha aprendido nada, também pudera, frequentar as aulas e ter como amigo de classe o presidente Zezinho, o Reinaldinho Cabeção e mais um monte de Asseclas formando a turminha do fundo tinha que dar nisto mesmo, nem o Paulo Preto deu conta, afinal Paulo Preto é um excelente matemático.
Henrique Finco
J Camargo,
O "mundo" (pelo menos o ocidental) viveu nas trevas exatamente quando a igreja católica tinha o domínio completo do ocidente, durante a Idade Média, lembra? A ciência e a dúvida eram heresias. Galileu só não foi queimado por pouco… E as caça às bruxas, o obscurantismo, a profunda ignorância do clero medieval, em sua maioria, não existiu? Pelo jeito você não sabe, mas as primeiras universidades, tal como as conhecemos hoje, foram árabes. Aliás, quase toda a obra dos filófosos gregos só chegou a nós porque foi preservada pelos árabes…! Bibliotecas foram construídas muitíssimo antes de sequer existir o que se conhece hoje por ocidente – e quase coincidem com o início da escrita. Artes… o primeiro tratado sobre artes que se conhece é chinês – e tem mais de 5 mil anos. Matemática, oras… quem inventou o conceito do número zero? Aliás, de onde vem nosso sistema numérico, que apropriadamente é chamado de arábico? Sua pergunta tem que ser invertida: como estaria o que se conhece como "ocidente", hoje, sem os chineses, árabes, hindus, egípicios, etc, etc?
A propósito, chinesa se escreve com "s", não com "z".
Jose Medida
De qual enciclopédia você tirou estas informações tão "incontestáveis" ? A abordagem do Emir Sader não serve a estes propósitos comezinhos que esta sua coleção de cultura de enciclopédia pretende impor . Um artigo bem construído como este precisa de contestações de melhor nível.
francisco p. neto
Como é que é?
Sem a igreja católica romana o mundo viveria nas trevas?
Parece que vc não entendeu nada.
Que a civilização ocidental contribuiu para consolidação da civilização mundial ninguém contesta.
Mas quem sou eu para defender o Emir!
José Safrany Filho
Quanta ignorância, sr. j.c.camargo! Antes dos europeus e a dita "civilização" católica romana (Santa Inquisição?!), a civilização chinesa (com "S"), árabe, indiana, helênica, etc. haviam desenvolvido grandes avanços técnicos científicos, literários, etc. que os ainda bárbaros europeus foram assimilando, pouco a pouco quando da ocupação de diferentes povos orientais em seu território e que não foram tão genocidas como europeus anglo-saxões e peninsulares-ibéricos o foram (e ainda o são) com os seus conquistados, americanos e outros!
Vá aprender um pouco de verdadeira História das Civilizações, antes de falar tanta asneira e revelar tanto reacionarismo!
Rosa Maria Feijó
Que falta de cultura Sr. Camargo! O Ocidente só existe porque antes dele já existia a milhares de anos o Oriente!
Um dos berços da "civilização" ocidental, além do povo grego, foi a Mesopotâmia e a Babilônia, que é hoje o Irã. As grandes invenções, os estudiosos, os filósofos entre outros grandes homens eram orientais. Creio que se não houvesse o Ocidente, explorando por milhares de anos o Oriente estaria muito bem! Posso citar algumas maravilhas da sabedoria oriental: as Pirâmides, o Papel, Jesus Cristo, Confúcio, Buda, e o Macarrão, entre tantas outras. Abraço.
CC.Brega.mim
recomendo um pouco de Walter Benjamin
a história dos vencidos
o desfile de vencedores que você nos apresenta
é o desfile da opressão, dos massacres, da exploração o homem pelo homem…
e seus troféus malditos
vinícius
Fala sério J.C. Camargo… Onde você aprendeu isso!! Quanto desconhecimento! Volta para os bancos da escola e tente aprender… Talvez seu professor seja os bloguistas da InVeja!!!
Arlete
Acho que o Currículo escolar deve ser modificado. Por que não ensina esta realidade nas escolas? Se as escolas, principalmente as paulistas ensinassem conteúdos como este evitaria-se o nascimento de neonazistas como os que colocaram a cara na rua após as últimas eleições.
TavaresdeMello
É isso, Arlete. Mas não é preciso modificar currículo, o lance é o conteúdo mesmo, como você disse.
É só ensinar História com conteúdo, contar como ela foi.
Querem um rumo? Darcy Ribeiro e Celso Furtado.
p.s. Tem mais, ensinar a pensar… a fazer associações, "ligar os pontinhos". Paulo Freire ajuda.
Pedro Soto
Emir Sader, excelente como sempre.
Mas, a propósito, lá vem de novo a mentira propagada pelo PIG de que a CPMF tira mais dos pobres do que dos ricos.
Se assim fosse, quais os produtos que ficaram mais baratos quando a CPMF caíu?
Será que em troca de 40 bilhões de reais para a saúde pública, nós da classe média não podemos pagar de 20 a 30 reais por mes no imposto do cheque? Um pouco menos de egoísmo não faz mal a ninguém.
José Safrany Filho
Muito mais justo seria pôr em prática o já falado tantas vezes imposto sobre as grandes fortunas. Cobrar as dívidas das oligarquias com o Estado, controlar a remessa exagerada de lucros para o exterior e, principalmente, fazer a auditoria da dívida pública, hoje em mais de 2 TRILHÕES, que consome mais de um terço do orçamento e já atinge os mais de 70% do PIB. E fechando a torneira, de calibre sempre crescente, da corrupção!
Regina
É muito interessante o diálogo que vai sendo construído pelos "comentaristas" das notícias.
Tenho tido menos tempo que durante a campanha (quando me dediquei voluntariamente à militância virtual), mas sinto falta dos blogues do Azenha, PHA, Nassif, Brizola, Viana….. por isso diariamente tenho que entrar e ler… ler…
Penso que é importante vocês, bravos jornalistas, irem preenchendo as lacunas criadas pelos leitores de Veja, Estadão, Folha, telespectadores do JN… que somente leem e assistem notícias distorcidas. As notícias que vocês postarem vão cumprindo esse papel…
Mas também é importante irmos desfazendo, da mesma forma que vocês desfizeram as mentiras noticiadas, esse sentimento preconceituoso que "assaltou" uma parte da população apenas pela influência da mídia…. e de alguns grupos e não porque seja algo que esteja no coração e na alma delas… não de todas.
Afinal, é lindo termos um país aberto, tolerante, inclusivo…. mesmo que tenhamos "ilhas" de preconceito que devem ser desveladas e desmontadas o mais importante é fortalecer o espírito solidário e amigável do brasileiro.
Pedro Ayres
Regina
Aconselho-a a ler o seguinte post http://carolachavez.blogspot.com/
É de uma escritora venezuelana que honra a pena e a inteligência. O Blog "Como te iba contando" é importantíssimo para que se conheça a realidade venzuelana, principalmente por quem faz parte da classe média alta desse país andino-amazônico. Carola é uma primorosa cronistas, bem humorada e criadora de tipos tão imortais quanto a Tia Zulmira, o Primo Altamirando(Mirinho) e outros da verve e talento do Sérgio Porto(Stanislaw Ponte-Preta). É um bom modo de fechar o fim-de-semana, com humor e seriedade.
Regina
Obrigada Pedro.
TavaresdeMello
Regina, não são poucos os preconceituosos, nem foi apenas influência da mídia…
Pra vc que milita virtualmente (que bom!), é importante encarar o assunto de frente.
Este tipo de preconceito vem de longe, é secular…
Mas isso aqui pode ajudara desmistificar… dá uma olhada:
Celso Furtado – Formaçao Economica do Brasil.pdf http://www.4shared.com/file/44210588/919ee0f6/Cel…
simas
Ótimo!… Boa pedida… ler o Celso Furtado. Existem outros, igualmente, mostrando q a construção, formatação, imposição dessas imposturas em nossas mentes e corações. Qta covardia praticadas por tantos, desde mto… e, até, passadas por memoráveis, históricamente. O Professor nem foi amargo; apenas, pincelou um espaço de tempo, repleto de artifícios praticados pra ilutir e envolver, incautos ou atrevidos. E, assim, caminhou a humanidade… Aqui, em nosso Brasil, tivemos os " heróicos" bandeirantes, os " rebeldes" de Canudos, poir exemplo; qta farsa. E, sempre, não custa sentir… q a elite é sempre a mesma, a ditar a norma, a moral… caduca. A imprensa, maldita, é só um instrumental nas mãos de quem o juízo é falho e corrompido; e os partidos políticos, se existiam, não demonstram qq sintoma de qualidade. Agora, tomemos cuidados, pq estamos diante do fim da democracia… É o mote, atual.
Regina
Tavares,
Eu compreendo que o preconceito é histórico, por isso falei que precisamos tentar desvelar e desmontar esses grupos e essas ilhas (ou arquipélagos). Mas também me referi a um outro público que alimentado pelo ódio transmitido pelos Veras, Madureiras, Noblat,s Azevedos, Jôs, Bonners, Da Costas, Serras, Mônicas…. no calor da paixão da campanha tenderam para o lado mais danoso…. A questão que coloco é de não deixarmos que se amplie esse sentimento para além do que já existe… conheço pessoas que atuavam solidariamente, com visão de um mundo mais justo e hoje estão com discursos parecidos com desses grupos reacionários. Poderemos dizer que elas já tinham esse sentimento só que não desnudados. Mas ai poderemos dizer que todos nós somos um pouco como Visconde Partido ao Meio (Italo Calvino). Todos temos sentimentos contraditórios…. o importante é termos conteúdos que façam prevalecer os bons sentimentos, as posturas éticas.
Mas vamos lá, a nossa luta é grande e precisamos garantir a hegemonia daqueles que realmente pensam o Brasil para todos e todas brasileioros (as).
Obrigada pelo link.
Baixada Carioca
Caramba!!! Emir vai no útero da elite paulista.
Eu resgatei um artigo que fiz em 2007 quando a oposição derrubou a CPMF sob o título Por que querem impedir a CPMF [http://baixadacarioca.wordpress.com/2010/11/05/por-que-querem-impedir-a-cpmf/]. Então tive algumas respostas por email de contatos meus, já que o mesmo artigo foi parar num email de listas. Entre eles protestos que divergem da minha opinião e teve aquelas que são marcantes pelo teor reproduzido sem a criticidade presente.
Uma comentarista de nome Marilza disse que não quer pagar impostos, nem para este, nem para outros governos. Ora, se não paga impostos, como ela pensa seria as ruas por onde anda? Todas privatizadas? E as redes de esgoto quem faria?
Na faculdade um grupo me questionou sobre o tema e disse ser "totalmente contra" a CPMF. Perguntei o motivo e eles disseram simplesmente que já pagamos impostos demais. Então perguntei se tinha no grupo alguém beneficiário do ProUni. E qual a minha surpresa? 3 deles somos beneficiários.
Pra não me alongar mais, disse a eles que os impostos garantem que 3 pessoas [eu incluso] fomos beneficiados pelos impostos que chegam ao governo federal e disse também que não tinha menor parcimônia em dizer que os donos de clínicas e hospitais particulares são percursores desse discurso porque se beneficiam do estado caótico do SUS.
A elite brasileira, não apenas a paulista, quer minar a capacidade do Estado de reparar as disparidades sociais e gritam impondo o discurso de redução de impostos e o não retorno da CPMF.
Guilherme Cardoso
Vou dar duas dicas para quem quer se aprofundar no assunto de extermínio colonial. O primeiro sobre a américa, é " A conquista da américa" Todorov e outro sobre o "avanço civilizatório" na África " Holocausto Colonial" Mike Davis. No primeiro os relatos da conquista, a cauas da derrotas, os ideais europeus , são tratados com muita inteligencia pelo autor, no segundo, preparem os estomagos, Davis se debruça em pesquisas que mostram uma realidade documentada das colonias da africa, principalmente as inglesas, e mostra como cerca de 30 mi de pessoas morerram de fome e cede na asia por causa das mudanças conbiais e pela retirada de alimentos e subida do preços feitos pela metropole, cruel e verídico, brilhante e contundente. O capitalismo é genealogicamente cruel, não há dúvidas, é preciso construir uma sociedade que possa supera-lo de forma mais democratica possível. A história mostrará que isso é possível.
Leonardo Câmara
Ele está coberto de razão. Tagore já havia se pronunciado sobre esse tipo de coisa, comparando a civilização ocidental e a indiana. Segundo ele, isto já se manifestava nas cidades-estado gregas: "todas amuralhadas". Enfim, a violência é filha do medo, da desconfiança…
MirabeauBLeal
.
NÓS JÁ SABÍAMOS !!!
.
Desde que à campanha demotucana serrista foram incorporadas as técnicas do APARTHEID'S TEA PARTY DOS ESTADOS DESUNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE,
desdobramentos pós-eleitorais, com os agravantes que hoje ocorrem, estavam previstos que acontecessem.
Dentre os vários comentários e posts, que li durante a campanha eleitoral, creio que o de um comentarista chamado Fábio de Oliveira Ribeiro, publicado no artigo do Professor Emir Sader postado em seu blog, em 19/10/2010, sob o título "Os Riscos do Obscurantismo" em http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostra…
foi o que, de forma sintética, melhor caracterizou e definiu a campanha da coligação psdb/dem/pps,
quando formulou a seguinte assertiva:
"SERRA É O CANDIDATO DE UMA 'HORDA' DE BÁRBAROS QUE SE DIZEM CIVILIZADOS."
O que os comandantes e comandados de Jose Serra (e aqui se inclui o quadrado bruxo midiático) fizeram, nos últimos meses, foi cooptar essa parcela minoritária e barulhenta entranhada no seio da sociedade brasileira que, há tempos, anda por aí a praticar o assédio moral nas escolas (bulling), no trabalho, na internet, incorporando esta prática às eleições.
No curso da campanha, as denúncias de "bulling eleitoral", nas escolas, contra crianças e adolescentes, filhos e filhas de pais e mães dilmistas, comprovaram a ocorrência destes atos discriminatórios preconceituosos, extrapolando qualquer limite de civilidade.
E algumas corporações empresariais (incluindo as midiáticas), instituições partidárias e até entidades que se apresentam como filantrópicas, representativas destes segmentos, colaboraram e continuam colaborando, seja pela negligência, seja pelo estímulo, a que esses jovens, muitos ainda púberes, pratiquem atos de animalidade irracional, como esses que estavam escondidos numa malha subterrânea e que agora vieram à tona pela internet, através de denúncias, mas que essencialmente só tiveram grande repercussão no País, porque a OAB de Pernambuco, de forma elogiável, tomou a iniciativa de fazer uma representação formal no Ministério Público Federal contra essas manifestações criminosas de discriminação preconceituosa, de natureza social, veiculadas pela rede mundial de computadores.
Resta uma certa tristeza, ao perceber que uma parte da juventude foi contaminada pelo ódio e pelo preconceito de classe, talvez por faltar nela a identificação do caráter coletivo da sociedade e por não haver a devida orientação no sentido de que o interesse da comunidade prepondera sobre os caprichos individuais particulares.
Muito mais do que Solidariedade, o que está faltando mesmo a esse setor da sociedade é Amor e Bondade, elementos essenciais ao convívio entre Humanos e à Paz Social.
E os agentes dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e, fundamentalmente, do Ministério Público têm o dever de adotar providências enérgicas para reprimir estes atos de violência e coibir a reincidência destes repulsivos crimes que atentam contra a dignidade do próprio Ser Humano.
.
F A Albuquerque
Rui Penalva,
Parabéns pelo seu comentário, simplesmente, brilhante, esclarecedor e oportuno.
Paraibano residente em Curitiba.
FrancoAtirador
Agora que, depois de quinhentos anos de história, finalmente o governo lula está conseguindo promover a integração regional e diminuir as disparidades sociais no Brasil, realizações estas com a perspectiva concreta de serem consumadas no Governo Dilma Rousseff,
vem um bando de preconceituosos irracionais, porque bárbaros e fanáticos, que não representam nem 0,1% da população brasileira, tentar desestabilizar a harmonia e o equilíbrio entre a diversidade étnica e religiosa características do Povo Brasileiro.
E esses elementos foram estimulados por uma elite desintelectualizada e amoral que prega a discriminação social, o lucro exploratório e o sucesso individual, ao preço de vidas, e que só tem a voz repercutida por uma mídia oligárquica tendenciosa e impatriótica, que se espelha numa sociedade romana norte-ocidental decadente.
PERO…
Yo tengo tantos hermanos
que no los puedo contar.
En el valle, en la montaña,
en la pampa y en el mar.
Cada cual con sus trabajos,
con sus sueños, cada cual.
Con la esperanza adelante,
con los recuerdos detrás.
Yo tengo tantos hermanos
que no los puedo contar.
Gente de mano caliente
por eso de la amistad,
Con uno lloro, pa llorarlo,
con un rezo pa rezar.
Con un horizonte abierto
que siempre está más allá.
Y esa fuerza pa buscarlo
con tesón y voluntad.
Cuando parece más cerca
es cuando se aleja más.
Yo tengo tantos hermanos
que no los puedo contar.
Y así seguimos andando
curtidos de soledad.
Nos perdemos por el mundo,
nos volvemos a encontrar.
Y así nos reconocemos
por el lejano mirar,
por las coplas que mordemos,
semillas de inmensidad.
Y así, seguimos andando
curtidos de soledad.
Y en nosotros nuestros muertos
pa que nadie quede atrás.
Yo tengo tantos hermanos
que no los puedo contar,
y una (novia) hermana
muy hermosa
que se llama
¡ LIBERTAD !
.
LOS HERMANOS
Atahualpa Yupanqui
. http://www.youtube.com/watch?v=h1IA2t7IdMY
.
ruypenalva
Hollywood sempre foi a fonte da difusão da ideologia americana e capitalista. A 2ª guerra mundial contada pelos americanos foi sem participação dos soviéticos, que como sabemos foram os responsáveis pela dizimação de 23 das 27 divisões de elite que Hitler colocou no front russo. Os chamados aliados fizeram o trabalho por mar e por ar, mas quem ganhou em terra, onde Hitler concentrava suas principais divisões, e onde realmente se decidiu a guerra, foram os soviéticos, melhor dizendo, os russos. Nunca Hollywood filmou a maior batlha de blindados do mundo, a batalha de Kursk, onde se definiu o destino de Hitler, um épico que ainda precisa ser filmado. Stalin, georgiano de nascimento, foi um tirano para o seu povo, mas todo ocidente deve a ele estarmos vivos, quando ele demostrou ser um estrategista brilhante, capaz de derrotar os alemães, liberar os judeus dos campos de concentração, liberar o leste europeu, embora ficasse com ele na partilha, e ainda, embora feito para filmagem, derrubar a suástica com um tiro de canhão. Essa lógica direitista não é só ideológica, é genômica, tem origem no DNA de certas mentes que se acham superiores, mesmo quando a seleção natural não chancele isso do ponto de vista biológico. Todo esquerdista que vira de direita nunca foi de esquerda verdadeiramente, era travestido de esquerda. Não vou nem discutir o preconceito separatista sulista, pois ele vem sendo chancelado por governos e governos que fortalecem o sul e o sudeste e deixa os norte e nordeste à mingua. Até hoje, não acompanhei Getúlio, de quem tenho certa desavença, pois se tornou também um ditador feroz cuja polícia torturava barbaramente os opositores, meu pai inclusive foi um dos presos e torturados nessa época, quando curtiu 6 meses de prisão no Rio de Janeiro, embora tivesse sido preso na Bahia e fosse apenas um intelectual admirador e sustentasse alguns comunistas na clandestinidade, inclusive judeus que tinham medo de Getúlio deportar, como fez com Olga Prestes, como ia dizendo, até hoje só quem fez pelo Norte e Nordeste foi Lula, por isso ele é muito superior ao Getúlio, e de que quebra fez seu sucessor e não se suicidou nem vai se suicidar.
Bom, mas para amenizar, vejam meu vídeo sobre a Micratyria hesperis in obelisk no YouTube. Libélulas são sinônimo de água limpa, de ecologia.
[youtube UunwiMN86i4 http://www.youtube.com/watch?v=UunwiMN86i4 youtube]
francisco p.neto
Vocês repararam que os norte americanos nunca ganharam uma guerra?
Em compensação eles criaram "heróis" de ficção como superman, batman, fantasma etc.
Nos filmes de Hollywood, eles criam personagens com poderes divinos.
Freud explica.
Vilar
Concordo Ruy. Esquerda será sempre esquerda, da mesma forma que elite será sempre elite. O que nos diferencia é a sensibilidade para com o povo.
Quando descobrirão a riqueza que é a miscigenação da raça brasileira?
Nunca! É como dizia Vadico, parceiro de Noel, em "Feitio de oração" – "o samba é um privilégio, ninguém aprende samba no colégio."..
Por isso essa minoria dos 3 por cento não tem sensibilidade para entender Lula, os nordestinos, os excluídos, o povão, ao qual eles só se misturam na Marques de Sapucaí, uma vez por ano, duranteo carnaval.
ZePovinho
Em Campina Grande,na Paraíba,Serra teve mais de 60% dos votos…….
edv
Merece um estudo de caso…
Ricardo_Alves
perdeu na capital tambem. eu etava la de ferias as duas canditaduras usavam o nome de lula e as duas usavam tambem o 45 do serra nao entendi nada.
Cícero
Na capital da Paraíba, Dilma teve 58% dos votos; Serra teve 40%. No Estado todo, ela ficou com 62% contra 38% do Zé Calúnia.
Ricardo_Alves
oi cicero eu tevo ter olhado errado os numeros, entao fico feliz que ela tenha ganhado.
Cícero
Sim, mas somente em Campina Grande porque, nas demais cidades paraibanas, só deu Dilma.
Marilda Oliveira
Me desculpa o nobre professor Emir Sader mas desta vez ele distorceu e generalizou um pouco os fatos; – como infelismente o povo brasileiro nunca teve a liberdade de saber a verdade real em nossos livros de história, buscamos os ilutres que seus livros foram censurados e se ausentaram do País. As ofensas que leio por toda a internet de cidadãos ofendendo os paulistas, generalizando inclusive aqueles que lutam, trabalham incessantemente pelo desenvolvimento sustentável da Nação brasileira, fico bastante preocupada, sabem porque? Porque votei na candidata Dilma por indicação do presidene Lula, e não pelo partido do PT que salvo alguns políticos que dignamente honraram o presidente, os demais deixaram a desejar nos oito anos da gestão presidencial. Enquanto isso, os eleitores ao invés de plantarem harmonia conquistando os votos dos opositores, semeiam o mesmo ódio que padres , crenças religiosas,… pregaram no 2° turno contra a candidata Dilma. E o pior… enquanto todos via internet condenam TODOS os paulistas e paulistanos a fogueira inquisitória, os governadores do Nordeste em Brasilia brigão pela volta da CPMF… e tem mais, O PIOR… os preços estão aumentando assustadoramente devido as provisões de longo prazo do comércio, já contando com o custo embutido da CPMF nos produtos. Portanto, lhes pergunto? E a carga Tributária que seria revista? NÃO SERÁ… porque esses governadores estão querendo aumentar ainda mais a CARGA TRIBUTÀRIA, como consequência o custo de vida torna-se insustentável. O que estes governadores devem fazer é cortar os gastos públicos em seus estados que TORNOU-SE UMA VERGONHA NACIONAL. Acordem cidadãos brasileiros, cobrem soluções para o gerenciamento do que sobrou do Brasil, NÃO desentendimentos entre cidadãos. Deixem a punição destas gangs ou ongs rascistas por conta da justiça e cobrem da justiça. Racismo existe em todo o lugar. No Sul tem regiões concentradas de Alemãos que não aceitam no meio deles o brasileiro moreno, o preto nem pensar… e ninguém fala nada… porque? Vamos cobrar tb do Tarso Genro uma resposta. http://mudancaedivergencia.blogspot.com/2010/07/g… http://mudancaedivergencia.blogspot.com/2010/05/p…
Fabio_Passos
Emir Sader citou diretamente o catarinense Jorge Bornhausen.
Condenou a "elite" paulista que nunca aceitou o legado positivo de Getúlio Vargas e as conquistas dos trabalhadores…
Criticou a direita paulista para quem “A questão social é questão de polícia”.
De forma alguma ele generalizou a crítica para todos os paulistas. De onde tirou essa idéia?
Quanto a CPMF eu sou plenamente a favor. E o aumento da carga tributária com a CPMF pode ser compensada pela retirada de outros tributos que incidem sobre os mais pobres.
E também não concordo que os gastos públicos são uma vergonha nacional. Os gastos públicos com os serviços da dívida são uma vergonha. Não generalize.
Luis Armidoro
É isso aí, Fábio, o Prof° Emir não generalizou. É uma pena que grande parte do povo paulista viva na escuridão implantada pela mídia (subvencionada por contrato$ genero$o$ dos tucanos). Mas, a cada eleição, mais pessoas vêem a luz aqui em SP
Fabio_Passos
Em 2012 tem uma boa oportunidade para SP se livrar das mãos desta direita incompetente e inescrupulosa.
Cícero
Bem lembrado.
edv
Marilda, as críticas inteligentes feitas à SP sempre referem-se à sua ELITE MEDÍOCRE que, repetirei pela enésima vez, sabe usar e manipular muito bem o justo orgulho do povo paulista (que inclui nordestinos e outros descendentes, inclusive de estrangeiros, cariocas, mineiros, paranaenses, etc.), apenas para não largar o osso que o café e consequente industrialização lhes deram. Não pensam Brasil, e SP para eles, pretensos quatrocentões (descendentes do arábicca).
Esta generalização é feita por eles, exatamente para unir e misturar todos no mesmo saco, como fez Hitler e seus nazifascistas com todo o povo alemão.
Eles promovem esta cultura "arianista" de araque, controlando instituições incluindo os meios de PIGcomunicação.
NÃO CAIA NESSA!
MirabeauBLeal
.
1) OS PRECONCEITUOSOS DO SUL, DO NORTE, DO LESTE E DO OESTE NÃO VOTARAM NO PT, NEM NO TARSO NEM NA DILMA.
VOTARAM NO SERRA E NOS CANDIDATOS A GOVERNADOR DO PSDB/DEM.
2) ASSIM COMO A QUASE METADE DOS PAULISTAS (INCLUINDO OS PAULISTANOS) VOTOU EM DILMA ROUSSEFF,
MUITOS DESCENDENTES DE IMIGRANTES EUROPEUS E ASIÁTICOS EM TODO O PAÍS TAMBÉM VOTARAM NA PRESIDENTA ELEITA.
3) NA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA, MODELO ADOTADO CONSTITUCIONALMENTE PELO BRASIL, O GOVERNO É ELEITO PELA MAIORIA DOS ELEITORES.
4) DILMA ROUSSEFF, DO PT DE LULA, GANHOU A ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE COM A AMPLA MAIORIA DOS VOTOS DOS "BRASILEIROS".
.
5) SÓ ISTO !
.
Conceição Lemes
Mirabeau, letras minúsculas nos comentários, please. abs
MirabeauBLeal
.
Peço perdão aos administradores e aos comentaristas pelo uso das letras garrafais.
Mas é que às vezes "EU ME REVOLTO NUM COMÍCIO DENTRO DE MINHA ALMA", como dizia o poeta luso Fernando Pessoa.
Além disso, eu sou surdo e penso que todo mundo também é.
.
Cícero
Ô Conceição… O comentário de MirabeauBLeal tinha que se em lletras maiúsculas mesmo… A Dilma ainda nem assuniu o cargo e já tem gente pondo a culpa nela de cpmf, de polêmicas criadas na Web, de xenofobia… Ora, a discussão da cpmf foi levantada por deputados e senadores (Dilma não tem nada a ver com isso); as ofensas e calúnias na internet foram promovidas pelo Serra e sua corja (também nessa questão Dilma não tem nehuma particpação); a disseminação do ódio e da intolerância começou pela boca de bispos católicos; a discriminação aos irmãos do norte e nordeste começou na campanha do Serra, que várias vezes menoscabou o bolsa família; essa postura da quadrilha de tucanos resultou no racismo que grassou na internete após a vitória de Dilma. E eu pergunto: o que que a Dilma tem a ver conm isso? Nada, absolutamente nada.
Marilda Oliveira
Cícero, se a Dilma ainda nem ocupou o seu posto, como a culparia da cpmf que ainda nem foi sancionada; – me referí sim, que o povo deve ficar atento, porque a carga tributária no Brasil é insuportável e os gastos públicos injustificáveis, aliada a corrupção, e outros desmandos; se tudo isso for contido, sobrará verbas para as melhorias na educação e saúde . Os governadores do nordeste que propuzeram a volta da cpmf, não questionaram outras alternativas. No final sabemos, que quem sofre com o aumento do PIB é o cidadão sem recursos.
Renato
Não foi tão maioria assim, 56% a 44%, 44% dos Brasileiros são contra a DIlma.
Agora se 44% são contra a Dilma, concluo que não são apenas as famílias ricas que estão contra a DIlma também.
MirabeauBLeal
.
Realmente não são apenas as famílias ricas.
Houve também o voto daqueles que acreditam em coelhinho-da-páscoa, papai-noel, lobo-mau e bicho-papão.
.
Fabio_Passos
Quem disse que estes 44% estão contra Dilma?
Sonho de amargurado acreditar que Dilma não vai contar com apoio entre a base de eleitores do farsante.
João Divino
Não sou nordestino, mas sinceramente não consigo compreender como a direita brasileira, representada pelos paulistanos, conseguiu arrebanhar tantos votos no nordeste. Acho que o povo nordestino foi muito generoso para com eles. Queria que me fosse desvendado apenas 1(UM) motivo, que justificasse o voto de um cidadão pobre, sofrido, do nordeste a direita brasileria, que impôs ao primeiro quase um século de puro descaso e sofrimento. O mais bonito que pode ocorrer em uma democracia de dimensões continentais como a brasileira está acontecendo agora. O governante dessa imensa nação terá que governar o seu país com equidade, dispensando o carinho necessário à cada região, caso contrário, será justamente apeado do poder. O nordeste não tem a força econômica de São Paulo, no entanto, possui a mesma força política. Lula percebeu isso e onde Dilma perdeu (Centro Oeste, e Sul), perdeu por muito pouco, mais pela desconfiança dessas regiões sobre capacidade de governar da candidata do que por uma rejeição ao governo Lula e onde ganhou (Sudeste, Norte e Nordeste), venceu com uma diferença considerável. Caso o próprio Presidente fosse candidato a reeleição, teria-se um massacre eleitoral nunca visto na história deste país. Sorte dos tucanos
Fabio_Passos
Como pode se auto-proclamar civilizada uma "elite" que construiu um Apartheid Social e fez do preconceito sua plataforma de campanha?
É civilizada esta "elite" que, ao ser derrotada nas urnas, promove uma abjeta onda de racismo explícito?
Uma "elite" que despreza o país e seu próprio povo não tem nada de civilizada.
É uma minoria raivosa e atrasada.
Lumpesinato ético e intelectual do Brasil.
Gerson Carneiro
Isso sem citar o extermínio das civilizações Incas, Maias e Astecas, pelos espanhóis. Que para mim é o maior prejuízo causado à humanidade, e o maior mal causado pelos brancos europeus às Americas. Sofremos as consequências desse desastre até os dias de hoje.
celso
Gerson … Como pode 200 homens e 27 cavalos destruirem uma nação com 10 milhões de pessoas ? Os incas foram destruidos por eles mesmos, graças a disputas cruéis entre os herdeiros governantes. E põe crueldade nisso: Dacapitação a mãe e da irmã, apedrejamento dos sobrinhos, estupro e assassinato das virgens que eram retiradas de suas familias pra servirem ao imperador eram algumas das praticas. Era inviável como nação com essa crueldade. Quando os espanhóis chegaram encontraram muitos nativos dispostos a ajuda-los por conta de descontentamentos com seus imperadores. Juntando a tudo isso, os espanhóis espalharam a variola (dizem que propositadamente, não sei!) que foi na verdade o grande exercito na destruição desse povo.
Gerson Carneiro
Celso,
Como pode 10 milhões de pessoas, tão cruéis por tanto tempo, serem exterminadas justamente, e tão coincidentemente, após a chegada dos espanhóis?
Como pode toda crueldade praticada por esse povo não ter sido exterminada juntamente com ele? E hoje não vivermos a plenitude de toda bondade trazida pelos europeus?
É um enigma, não?
edv
Não confundir crenças e práticas religiosas com barbaridades que existiam (sim) tanto nestas civilizações quanto nas européias, asiáticas…
Ou não havia estupros, decapitações, esqartejamentos, escravidão e até fogueiras de inquisição do outro lado do oceano?
A História é contada sempre pelos que se impuseram…
Luis Armidoro
Celso e Gerson: eu li um livro de Jarred Diammond (Armas, Germes e Aço), onde ele analisa o desastre e colapso dos Impérios Azteca e Inca. Basicamente por 2 fatores:
* os europeus eram sacos ambulantes de contaminação: varíola, gripe, sífilis, etc. A maioria dos habiatnets das Américas não possuíam defesas biológicas contra estes troços.
* Tecnologia militar superior: um par de bacamartes mata muito mais gente do que funda de pedra e arco e flecha.
Ele ainda faz alguns comentários sobre a cultura e organização dos impérios Inca e Azteca, que; ao terem seu imperador preso (o responsavel por tudo), desmoronaram por haver perdido o elo de comando
Gerson Carneiro
Luis,
Há um filme muito antigo sobre isso, vi esse filme há uns 20 anos, não consigo me lembrar agora. Não sei se é sobre Montezuma, mas retrata bem essa chegada dos espanhóis.
Fico triste porque praticamente nada desses povos foi aproveitado. Eles tinham um calendário de 13 meses, funcionava perfeitamente na agricultura, a matemática, arquitetura… tudo foi devastado. Considero um prejuízo irreparável, realmente.
@yakolev
De 1 modo geral o q vejo é, q desde os acontecimentos q deflagraram as revoluções americana e francesa, há + d 200 anos, e em especial à partir da I Guerra Mundial, Humanos e Memes atuam e lutam entre si e uns contra os outros num momento histórico repleto d mudanças (do comportamento à tecnologia) q ainda não terminou (se é q terá 1 ‘fim’), ora tentando predominar uns sobre os outros (o q inerentemente leva à 1 eterno retorno, à 1 ‘NãoFim’), ora se tolerando (‘Fim’ à vista?).
Não foi por acaso q em 1989 por ocasião da comemoração dos 200 anos da Revolução Francesa (irmã mais nova da revolução americana, mas q por suas contradições e características acentuadas tanto positivas qto negativas é considerada a mãe das revoluções posteriores), ao ser indagado sobre o q achava dos efeitos da mesma, um líder chinês disse “Ainda é cedo pra dizer, ainda é cedo”…
Há Memes parasitas e outras cooperativas,
Entre os hospedeiros humanos há os cooperativos e os q se julgam superiores, predadores da própria raça “Homem Lobo do Homem”
Independente dos rótulos e ferramentas q todos utilizam nessa guerra sem fronteiras q entrou em sua fase final há pouco + d 200 anos, s/término à vista e onde não há espaço p/neutralidade, já q tanto a verdadeira qto a falsa neutralidade (original e derivada) são tb memes, a pergunta q creio caber a cada um formular à si próprio é:
D q lado vc está?
oswaldo j. baldo
O 1º video é bom mas era este que inicialmente queria postar, errei, me desculpem
. http://www.youtube.com/watch?v=YmxNx2UT5Dk
Marcilio
de uma profundidade este texto
oswaldo j. baldo
Assistam esse video.
.
http://www.youtube.com/watch?v=KxpP5F7NF5g&fe…
Sidnei
Depois desse texto maravilhoso, que me perdoe a grande Dilma: VIVA LUIS INÁCIO LULA DA SILVA!!!!!!! Pra quem ainda não ciu esse vídeo de apenas 1 minutinho:
http://www.youtube.com/watch?v=rYviH9wrM9Y
Ceiça Araújo
Excelente exposição. Estarei repassando para sala de aula, onde refletirei com os alunos essa visão unilateral de mundo que se tem entranhado nas mentes do lado de cá. E parece querer se perpetuar.
isaias ximenes
o sr. Emir Sader é uma das ,senão a mais brilhante mente desse país .
anette maia
Eu tenho até medo da palavra civilização, problematizo-a. Ela me angustia até em textos escritos por marxistas. Toda vez que a vejo, está ligada a atrocidades contra mulheres, contra a natureza, contra pessoas negras, árabes e indígenas. E toda essa carga ruim vem para garantir mais territórios para colonizador@s e neocolonizador@s. Acho que às realizações dos setores populares poderia se dar outro nome, pois civilização é um nome manchado por essa Modernidade insana. Ainda assim, gostei do texto do Prof.Emir. Vou repassá-lo.
Deixe seu comentário