Aristóteles Cardona: Reviravolta — e mais um golpe de Cunha contra a democracia

Tempo de leitura: 3 min

Eduardo Cunha

Mais do que nunca precisamos de uma Constituinte Exclusiva para mudar o nosso sistema político

por Aristóteles Cardona Junior*

Parece notícia velha. Mas não é. Na noite da última quarta-feira, 27 de maio, o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, liderou mais um golpe à democracia em nosso país.

Somente um dia depois de a própria Câmara rejeitar a inclusão do financiamento empresarial de campanha na Constituição, uma articulação capitaneada pelo Eduardo Cunha organiza uma manobra e coloca o tema em votação novamente. E nesta outra votação, ganha a proposta de emenda que permite que partidos recebam doação de empresas.

Tanta pressa tem um motivo: está em julgamento no STF uma ação proposta pela OAB que poderia proibir a doação de empresas a campanhas por inconstitucionalidade. E a maioria dos ministros do STF já havia se manifestado a favor de tal proibição. O julgamento só não havia sido concluído porque um dos ministros, o Gilmar Mendes, pediu vistas e ainda não tinha retornado com uma resposta.

No fim das contas, a Câmara Federal trouxe à tona uma série de debates, mas quem se beneficia com a velha política conseguiu o que queria e realmente importa pra eles: colocar na Constituição o financiamento empresarial de campanhas.

Que o golpe desta quarta-feira nos traga uma lição. Reforma Política de verdade e condizente com as necessidades do nosso país, somente com uma Constituinte Exclusiva e Soberana para o Sistema Político.

No ano passado, mais de 8 milhões de pessoas se manifestaram em um Plebiscito Popular a favor da Constituinte. Agora a nossa luta é por uma consulta legal. O povo quer participar e mostrará nas ruas que não quer ficar a reboque desta velha política.

*Médico de Família e Comunidade, Professor da Univasf e militante da Consulta Popular.

Apoie o VIOMUNDO

Lista dos votantes do Congresso em Foco:

Captura de Tela 2015-05-28 às 00.09.57 Captura de Tela 2015-05-28 às 00.10.12 Captura de Tela 2015-05-28 às 00.10.28 Captura de Tela 2015-05-28 às 00.10.43 Captura de Tela 2015-05-28 às 00.10.58 Captura de Tela 2015-05-28 às 00.11.18 Captura de Tela 2015-05-28 às 00.11.38 Captura de Tela 2015-05-28 às 00.11.54 Captura de Tela 2015-05-28 às 00.12.06 Captura de Tela 2015-05-28 às 00.12.20 Captura de Tela 2015-05-28 às 00.12.33 Captura de Tela 2015-05-28 às 00.12.47 Captura de Tela 2015-05-28 às 00.13.02 Captura de Tela 2015-05-28 às 00.13.21 Captura de Tela 2015-05-28 às 00.13.36 Captura de Tela 2015-05-28 às 00.13.53 Captura de Tela 2015-05-28 às 00.14.06 Captura de Tela 2015-05-28 às 00.14.21 Captura de Tela 2015-05-28 às 00.14.35 Captura de Tela 2015-05-28 às 00.14.45

Leia também:

Randolfe Rodrigues denuncia arbítrio e truculência de Eduardo Cunha

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

abolicionista

Caros, o clima geral, entre aqueles que esperam por um futuro mais justo, é de desapontamento, cansaço e desencanto. A mudança não virá de nossas instituições representativas, o poder que o capital exerce sobre elas é total e não deixa espaço para mudanças mínimas. Cunha é um de muitos. Mesmo que ele caia, outros virão substituí-los, sempre impulsionados por grandes capitalistas nacionais e internacionais, interessados na desigualdade e no retrocesso. É preciso assumir agora uma atitude estóica, pois a superação de nosso atraso só será possível após um longo e penoso trabalho de politização das bases, de preparação para o conflito inevitável. Nós, precisamos, sim e mais do que nunca, de uma Revolução, e não de mais um golpe. Mas algo dessa magnitude só será possível daqui a muitos anos, décadas certamente. Cabe-nos preparar o terreno. E nos tornarmos aquilo que a direita mais teme: radicais. Resgatar nossa liberdade política exigirá lágrimas e sangue, exigirá uma polarização radical, na qual nenhuma “conscientização” será mais possível. Não há outro caminho. Resta saber quem terá amor, coragem e força para trilhar o rumo certo.

lulipe

Se o PT votou contra, o Brasil saiu ganhando com o resultado. Nada que venha do PT pode ser bom para o país!!

    abolicionista

    Prestem atenção: esse é o típico idiota útil, incapaz de formular raciocínios complexos, vê o mundo em preto e branco, projetando todos os seus instintos de auto-preservação num bode expiatório.
    .
    Segundo Wilhelm Reich, o fascismo é “a expressão da estrutura irracional do caráter do homem médio, cujas necessidades biológicas primárias e cujos impulsos têm sido reprimidos há milênios.”
    .
    O teórico vê a gênese da personalidade reacionária na repressão sexual.
    .
    “A inibição moral da sexualidade natural na infância, cuja última etapa é o grave dano da sexualidade genital, torna a criança medrosa, tímida, submissa, obediente, “boa”, e “dócil”, no sentido autoritário das palavras. Ela tem um efeito de paralisação sobre as forças de rebelião do homem, porque qualquer impulso vital é associado ao medo; e como sexo é um assunto proibido, há uma paralisação geral do pensamento e do espírito crítico. Em resumo, o objetivo da moralidade é a criação do indivíduo submisso que se adapta à ordem autoritária, apesar do sofrimento e da humilhação. Assim, a família é o Estado autoritário em miniatura, ao qual a criança deve aprender a se adaptar, como uma preparação para o ajustamento geral que será exigido dela mais tarde. A estrutura autoritária do homem é basicamente produzida – é necessário ter isso presente – através da fixação das inibições e dos medos sexuais na substância viva dos impulsos sexuais.”

    abolicionista

    Conclusão (segundo W. Reich):
    .
    “O resultado é o conservadorismo, o medo de liberdade; em resumo, a mentalidade reacionária.”

abelardo

Infelizmente e com muito pesar, constatamos a vergonhosa, indecente e indigna atuação de parlamentares congressistas nas plenárias recentemente realizadas. Podemos até deduzir, que câmara dos deputados está dominada por uma quadrilha de mercenários traidores da democracia e dos eleitores. Ficou bastante evidente, que a maioria dos parlamentares da casa tornou o local em um ambiente desprezível, infame, repugnante, libertino, indecoroso, imoral, desonrado e ausente de credibilidade e de confiança. O comportamento de muitos deputados, que já era abominável, perante a população, torna-se muito mais insolente e muito mais despudorado, ou seja, enxergamos a inacreditável oficialização da canalhice em plena casa do povo.

Francisco

Não foi Eduardo Cunha e o atraso oligárquico que aprovaram essa excrescência.

Voto sempre no PT, mas é preciso falar português claro!

Os autores dessa tragédia foram LULA. DILMA e o PT. Os três!!

Doze (DOZE!!!) anos para resolver o primeiro item que deveria ter resolvido, doze anos!

Doze anos para fazer a lei de Mídia, DOZE!!

Doze anos com a militância implorando, implorando providências quanto a essas duas chaves para a democracia!

O PT e até mesmo a reeleição de Lula acabaram. O PT acabou. Acabou e levou com ele TODA a esquerda.

Ou para pagar a campanha acham que vão conseguir fazer outro mensalão?

Tucano pode fazer mensalão a rodo, traficar cocaína, receber dinheiro de FIFA, o diabo!

A esquerda só terá aquilo que “optou” nos últimos doze anos: o horário eleitoral “republicano”.

Eduardo Cunha não é o satanás, ele é “a realidade”!!!

    Rita

    E a culpa sempre será de Lula e Dilma. Acredito que meu amigo não foi muito justo. Entendi bem o que escreveu, concordo com muito do que escreveu, mas agora é que a mídia golpista, o congresso vendido e o judiciário comprado resolveram mostrar de vez as cartas. Sempre foi assim. Sempre. Qualquer tentativa teria resultado no que vemos aí agora. Mas sabe por que somente agora mostraram as garras? Porque nunca, nunca acreditaram que Dilma fosse reeleita. Afinal, estava tudo tão bem costurado! Mas deram com os burros n’água. Pense nisso. Acha mesmo que a regulamentação da mídia sairia? Nunca! O povo é que precisa ir às ruas. Nós é que temos este poder, por incrível

    Rita

    perdão, cliquei sem querer.
    Nós temos o poder de mudar as coisas muito mais que PT inteiro, muito mais que Lula e Dilma.

mineiro

o engraçado disso tudo , é que os deputados salafrarios rejeitou um projeto e aprovou outro da mesma m……………………………………………………….. bem que o jean wyllys avisou que esse salafrario dos quintos dos infernos iria dar o golpe e deu. deputado antenado e esperto é outra coisa.

mineiro

ja to de saco cheio disso e todo brasil tambem. ta na cara que esse ditador do congresso faz o que quer , na hora que ele quer e fim de papo. ele faz o que quer mesmo , tem o respado do judiciario , do pig, dos americanos e todo tipo de entreguista e traidor. sem ninguem para fazer frente contra esse ditador , ele faz o quer quer e nao adianta ficar choramingando pelos cantos nao. o que ta precisando e ja passou da hora é peitar esse desgraçado , é fazer frente contra o judiciario , o pig e esse ditador. nao temos governo, nao temos esquerda, o brasil hoje é refem desse calhorda maldito. e mais uma vez parabens ao povo do rj de ter jogado esse lixo no congresso.

Isabela

Mas é mesmo uma pouca vergonha! Esse malandro de gravata está no lugar errado: que nojo!

Judite Melo

O achacador número 01 da república chama-se Eduardo Cunha… Ele vai acabar com a já pouca credibilidade do congresso brasileiro, esse senhor não me representa e nem ao povo brasileiro honesto e trabalhador.

Gerson

Não adianta ter uma constituinte exclusiva para o setor político se os constituintes forem essa corja que está aí. Uma coisa é ter numa constituinte lideranças políticas como Ulisses Guimarães e Lula, outra é ter Cunha e Bolsonaro.

Maria Rita

Se a música dizia que o “Haíti é aqui”, já podemos dizer que Las Vegas e seus cassinos chegou de vez no Congresso Nacional. E joga o jogo que a franquia é livre. Com direito a todas as diversões possíveis. É o carrossel do Cunha.

Rpepino

Falou e disse Romanelli!!! Estamos ferrados, tendo que conviver com comunistas que são “porta-vozes do povo” e os fisiológicos que só querem se dar bem! Esse país é mesmo uma merda!! Precisamos de liberais honestos, mas os honestos têm tanto nojo da política que se omitem!

wendel

Toma Lá, Dá Cá, no Shopping do Cunha:
.
Assinale a alternativa correta:
.
a) Câmara aprova doações de empresas a partidos (X ).
.
b) Câmara aprova doações de partidos a empresas ( X) (FrancoAtirador )

Marquei as duas, pois ambas estão corretas na minha leitura!

Yacov

É O FIM DO MUNDO !!!!

Quer dizer, 7 milhões de brasileiros assinaram a petição de 7 de Setembro, pedindo REFORMA POLÍTICA com FIM DO FINANCIAMENTO PRIVADO DE CAMPANHA POR EMPRESAS e o canalha do Ed-CU-nha, que sempre teve suas campanhas financiadas por empresas e, portanto, para elas trabalha, vai lá e aprova justamente o contrário do que o POVO pediu.

Isso é uma afronta e uma indignidade !!!

Em última instância isso significa que o eleitor vai continuar sendo uma mera peça decorativa do processo eleitoral, já que quem vai continuar mandando de verdade não é o candidato que ele elegeu e que supostamente o representa, mas a empresa que financiou a campanha do seu candidato, de quem ele é um funcionário, cujo salário é pago pelo povo trouxa.

É óbvio que isso é uma indignidade e não pode ser admitido de forma alguma se queremos realmente passar o país a limpo e dificultar as coisas para os corruptos.

CONSTITUINTE PARA REFORMA POLÍTICA JÁ !!

FORA CUNHA !!!

“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

    Charles Neto

    “vai lá e aprova justamente o contrário do que o POVO pediu.”. Que povo ? 7 milhões de coxinhas petistas não é povo em lugar nenhum do mundo, muito menos num país com 200 milhões de habitantes como o nosso. Não vi nenhum coxinha petista sair ás ruas contra o financiamento privado aos partidos !

    Mário SF Alves

    A partir de agora o parágrafo único, do art. Iº da Constituição Federal de 1988: “todo poder emana do povo…” será escrito assim: “todo poder emana, inclusive, da mais sórdida e criminosa exploração do povo, caracterizada por doações provenientes de sonegadores de impostos, de manipuladores midiáticos de toda ordem, de anti-democratas e/ou de vende-pátrias.”

FrancoAtirador

.
.
Toma Lá, Dá Cá, no Shopping do Cunha:
.
Assinale a alternativa correta:
.
a) Câmara aprova doações de empresas a partidos ( ).
.
b) Câmara aprova doações de partidos a empresas ( ).
.
(https://twitter.com/cartamaior)
.
.

Julio Silveira

Só rindo mesmo. O motivo? Por que a cidadania elege esses trolhas. Bastaram alguns meses de articulação oposicionista reacionária para ganharem o congresso. E o resultado está aí, estão trabalhando arduamente para retirar direitos, para propiciar aos mais trairas vantagens economicas, tudo muito bem articulado. As vezes acho que estou sendo um teorico de conspirações, mas que acho estranho essa mudança tão radical de animos a partir da Copa, e tambem das vaias “itaunicas”, assim como as ” expontâneas” marchas da burguesia Black Block, que no inicio, confesso, até me cativou. Até que eu entendi aonde queriam chegar e a quem beneficiar com seus arroubos. Não sei se é tarde para o governo, mas ao ver que existe uma turma, essa turma, doida para entregar ao Temer o governo, e na ausencia desse ao Cunha, não tenho como não pensar num Brasil como uma Republica CBF, governada nos mesmos moldes, onde a Globo manda sem voto. Onde seu poder camuflado e inconstitucional de formador cultural emana de sua capacidade consentida de trabalhar e produzir imagens. Como num teatro, seu poder vem de retocar maquiagens, criando a seu gosto e prazer personagens e parcerias, anjos ou demônios, conforme seu desejo e suas conveniências. Isso tem feito da grande maioria de seu distinto publico, robos, e seus serviçais.

    Romanelli

    oras oras, não entendeu ainda
    .
    A cidadania escolheu estes trolhas porque tava cheio de ver tanto discurso partido de sacanas
    .
    porque outros, inclusive DO cidadania tentam acobertar verdadeiras SUCIAS de ordinários, malandros, malacas infiltrados que se fizeram passar pro compadres
    .
    qual seja colega, naquela LAMA fétida de Brasília tinha um milho, pensavam que era ouro, mas na verdade aquele pequeno grão participava também do BARRO que lhe comprimia e envolvia ..entendeu ? ..NÃO ? Não temos escolha colega !!!!
    ,
    pt saudações
    .
    https://www.youtube.com/watch?v=OMvV0M9ll_E

    Julio Silveira

    Cidadão Romanelli, engana-se quando acreditas que não entendi, aliás não só entendi como entendo. Nossa cidadania, assim como você, espera, acredita, se alimenta de discursos, dane-se o historico, a consistência, a coerência. Acredita e disrcurso mas não costuma acreditar no histórico. O governo Petista, com todas as suas idiossincrasias, tem um histórico muito mais favoravel que todos esses que hoje se arvoram defensores da ética e dos bons costumes, parceiros da corrupção histórica que ocorre no país. Para mim, como cidadão, que vivo as consequencias da politica no meu dia a dia, a coalisão governista com uma peista a frente, tem, ao custo de gente como muitos de seus criticos, sido um governo que entrega a maioria dos cidadãos, os excluídos, bem estar social negado por adversários, discurseiros. Tenho aprendido aqui que a utopia nunca chegará, apenas deve servir como um ponto de referencia, mas de fato aprendi que importante é o resultado que me atinge. Ainda que eu pratique, aqui, criticas a cultura dominadora nacional que é corrupta e pusilânime, com raros elementos a escapar desse lugar comum, tenho que pensar primariamente em minha sobrevivencia, a tal cidadania de resultados. Não vou mais nessa de ficar fragilizando aqueles que de alguma forma me beneficia por conta de dircursos hipocritas de criticos que nos seus momentos de definição, no poder, se provaram muitos piores para mim, incompetentes, entreguistas, alem de corruptos, conseqüência que os fazem entreguistas. Entres esses e aqueles que, com yodas as idiossincrasias, corrupção, se preferir, beneficiam o Brasil e, na consequência, a mim, estarei com esses, ainda que os critique. Mas a hipocrisia nacional, a imbecilidade daqueles que resgatam seus adversários, com isso e com esses eu não quero compactuar. Sds.

    Mário SF Alves

    Desculpa aí, Julio, mas essa é imperdível.

    “A cidadania escolheu estes trolhas porque tava cheio de ver tanto discurso partido de sacanas
    .
    porque outros, inclusive DO cidadania tentam acobertar verdadeiras SUCIAS de ordinários, malandros, malacas infiltrados que se fizeram passar pro compadres…” Romanelli.
    _________________________
    A cidadania, Romanelli?
    Qual é o seu conceito de cidadania? Pergunto isso porque a inferir do seu comentário cidadania e democracia são entidades mutuamente excludentes. Ou não?

    Romanelli

    falei dO (dOOOOOOOO) cidadania, não dA (desculpe, esta mensagem esta cifrada)
    .
    Cidadania é te tratarem com respeito, isonomia, te reconhecerem como ser pensante, de mesmos direitos ..e deveres ..ou isso, ou voltemos à tribo e nos tratemos em nichos e castas
    .
    Democracia NÃO significa apenas termos direito a brincarmos de FAZ de conta enquanto somos obrigados a eleger grupos de MALANDROS (sem compromisso nem ética, transparência, muito menos consequência a ser dada pra promessas não cumpridas e/ou vazias), munidos de direitos especialíssimos, pra que se consigam, sem disporem de um mínimo de civilidade, civismo, comprometimento com a causa pública e coletiva, se consigam um cheque em branco pra porem em ordem somente as suas vidas.
    .

    Julio Silveira

    Cidadão Romanelli, será que você ainda não entendeu que o Brasil não vive democracia?
    Você não percebeu ainda que o que temos é uma franquia internacional para a libertinagem? Meu caro, acorde, a cidadania, como você, é cheia de conceitos limitados de democracia, mas democracia dá trabalho, ela em tese deveria dar pesos iguais aos cidadãos, deveres da mesma forma, e uma legislação que igualmente repartiria direitos e deveres com justiça. É isso que você vê? Por que se vê, então vivemos em universos paralelos, por que isso exigiria um desprendimento que infelizmente não vejo a nata social disposta a compartilhar. Vejo uma grande necessidade de haver uma mudança paradigmatica de cultura, onde todos fossem realmente iguais, inclusive perante as leis. Não se iluda meu caro, a cidadania, assim como você, deve acordar para o fato de que não temos uma cultura democrática. Temos tido de tudo no Brasil, menos cultura democratica, temos hIstoricamente uma cultura de oligarcas, de chibata, de golpes e de desrespeito e isso cola nos cidadãos, inclusive nas vitimas, que em algum momento viram algozes inconscientes. No aspecto politico partidário constituido como cultura no país, passamos procuração aos bons de labia, mas pessimos em cidadania. Não se dá conta da necessidade cada vez maior do marqueting politico? Hoje ele é ferramenta de apoio a esses, uma forma de dar boa capa a péssimos conteúdos. Virou imprescindível para se construir imagem e quem precisa construir imagem é por que o conteudo é incipiente, infelizmente alguns conceitos importantes sobre qualidade se perdem nessa sociedade de tempo limitado e de limitações programadas, inclusive o muito cobrado e por poucos entendido, Democracia. Mas tenha certeza, a nata maquiavelicamente sabe o conceito mas não quer promove-lo, seria contraproducente aos seus interesses.

Romanelli

ESSE país é uma MERDA !!!!!!!!!
.
Primeiro veio a Dona Maria DIlma Antoniete se pedindo de uma “constituinte exclusive”
.
Depois vieram uns TÍTERES patrocinados prometendo um pseudo debate sobre o que o povo preferiria, se doação ou não pra campanha, se parlamentarismo, se voto distrital, com ou sem reeleição, lista baeta ou comprada, 4 ou 20 anos, e tudo o que mais coubesse pra entreter o povo MANSO
.
e depois de tudo, vem o CUNHA e. PIMBA !!!!!
.
a PQP com todo mundo !! quando eu falo que esta democracia esta BICHADA, corrompida, que é ordinária, abjeta, inconsequente, MOLEQUE, tem nego que nem publica e me censura
.
plebiscito ou referendo pra que, se o eleitor e eleito nem sabem ler ? ..vai ver que é isso
.
e aproveita que eu to calmo

    Yacov

    ” … esta democracia esta BICHADA, corrompida, que é ordinária, abjeta, inconsequente, MOLEQUE … ”

    Pela primeira vez concordo contigo, em alguma coisa, Romanelli:

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

    Mário SF Alves

    Democracia? Só se for aquela que – desde a semi-abolição da ditadura – hoje encontra-se restrita a um dos poderes da República. E, sim, ainda assim, indispensável. Com certeza.

    abolicionista

    Embora sempre costume discordar de você, também acho que está na hora de chutar o pau da barraca e acabar com esse circo.

Deixe seu comentário

Leia também