Fachin põe em pratos limpos mentiras e deturpações da mídia: Contra a campanha sórdida, transparência e verdade factual
Tempo de leitura: 7 minLuiz Edson Fachin é casado há 38 anos com Rosana Amara Girardi Fachin, desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná. Eles têm duas filhas e dois netos. Bernardo de 4 anos e Flor de 1 ano de idade.
por Conceição Lemes
Nesta terça-feira 12, o professor Luiz Edson Fachin, indicado pela presidenta Dilma Rousseff para o cargo de ministro do Supremo Tribunal (STF) na vaga do ex-ministro Joaquim Barbosa, será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Fachin é titular de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do curso de pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Arriscaria a dizer que nunca a vida pessoal e profissional de um candidato a esse cargo foi tão devassada pela grande imprensa quanto a dele.
Uma campanha sórdida, na qual grassam má-fé, deturpações, mentiras, a serviço do atraso, do preconceito, do obscurantismo, do reacionarismo.
Merval Pereira, colunista de O Globo, tem feito mil malabarismos para se “destacar”.
Em 9 de maio, sob o título O lado errado, Merval publicou em seu blog no O Globo:
Quando o jurista Luis Edson Fachin foi indicado pela presidente Dilma para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) com a aposentadoria precoce do ministro Joaquim Barbosa, estranhei que ele tenha se anunciado partícipe de um grupo de “juristas que têm lado” na campanha presidencial de 2010, em apoio a eleição de Dilma.
Juristas “que têm lado” não deveriam estar no Supremo, aleguei então, inclusive por que Fachin notabilizou-se por defender politicamente as ações do MST, o que seria, na minha opinião, uma influência negativa nos seus julgamentos no Supremo.
Apoie o VIOMUNDO
Gilmar Mendes é um dos ministros do STF que gozam da simpatia do jornalista de O Globo.
Em 2010, Gilmar e familiares votaram no tucano José Serra para presidência da República. No Supremo, ele frequentemente se manifesta a favor das demandas dos produtores rurais em detrimento de comunidades indígenas, por exemplo.
Se isso não é ter lado, o que é ter lado? Será que só é negativo, errado, quando a pessoa não reza pela mesma cartilha que você, Merval?
Considerando que Gilmar também tem lado, isso não influenciaria negativamente o voto dele? Você colocaria sob suspeição o voto de Gilmar por ele defender politicamente o lado que também é o seu, Merval? E acharia injusto questionarem o voto de Gilmar?
Mesmo com todo esse esforço do jornalista global, a Folha de S. Paulo, que colocou os seus veículos de distribuição de jornais a serviço da ditadura para transportar presos políticos, tem se “destacado”.
Em 27 de abril, manchetou no alto da página 6 do caderno A: Indicado para o STF atuou no tribunal em que a mulher é juíza.
Transformou em escândalo o fato de Fachin ter atuado, desde 2013, em 57 processos abertos no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), onde sua mulher, Rosana Amara Girardi Fachin, é desembargadora desde 1999.
Primeiro: nada impede que um advogado atue num tribunal onde um parente é juiz.
Segundo: se a esposa de Fachin tivesse atuado em processos de Fachin, teria sentido a matéria. Só que isso não aconteceu.
Desde seu ingresso no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), em 1999, a desembargadora Rosana sempre estabeleceu seu impedimento prévio a qualquer ação em que figurava Luiz Fachin como advogado.
Após abertura do escritório Fachin Advogados Associados, do qual participa também Melissa, filha do casal,Rosana oficiou a distribuição do TJPR para anotar formalmente o impedimento prévio.
Nos poucos recursos em que o escritório atuava na Câmara em que a desembargadora estava, ela sempre se retirou da sessão de julgamento.
Ou seja, a atitude preventiva e proativa da desembargadora sempre foi além do que determinam o Conselho Nacional de Justiça (CN) e o Código do Processo Penal (CPC).
Em nota encaminhada à Folha e publicada parcialmente, a assessoria de Fachin informou:
O Prof. Fachin atua há mais de 30 anos como consultor e advogado. A Des. Rosana Fachin tomou a iniciativa de não só se declarar impedida, mas também deixar determinação formal no setor de distribuição do Tribunal para que não fosse distribuído ao gabinete dela qualquer processo envolvendo o Dr. Fachin ou qualquer advogado vinculado a ele.
Os clientes do escritório estão claramente identificados nos processos, que são públicos.
Se a Folha fosse um jornal sério, realmente de rabo preso com o leitor, como diz o seu surrado slogan, essa informação por si só derrubaria a matéria. Mas como a Folha tem rabo preso com a oposição e integra a linha de frente do golpismo midiático, ela bancou a matéria, na tentativa de ser uma bomba contra Fachin. Não passou de um traque. E a Folha pariu mais um rato.
A Folha, aliás, tem um peso e duas medidas. Por e-mail, um leitor nos questionou:
— E a mulher do juiz Sérgio Moro? Ela atua em 54 processos no TRF da 4ª Região, tribunal em que o maridão é estrela absoluta.
Se a Folha fosse usar para a esposa de Moro a mesma régua que empregou para a mulher de Fachin, poderia vislumbrar aí um escândalo.
Moro é juiz de primeira instância, na Justiça Federal. Ele não atua no TJPR.
O nome da esposa de Moro também começa com R, como a de Fachin. É a advogada Rosângela Maria Wolf de Quadros Moro, inscrita na OAB, seção Paraná, sob o nº 24.715
Assim como o caso de Fachin e esposa, não há conflito de interesse no caso Moro e esposa. Primeiro, porque ele atua na área criminal, ela, cível. Segundo, ainda que ela atuasse no criminal, ele jamais julgaria os seus processos, porque por lei estaria impedido.
Veja a íntegra da resposta de Rosângela Moro ao Viomundo:
O dr. Sérgio Moro é membro do TRF-4 lotado desde 2003 na 13ª Vara Criminal de Curitiba, que antes, chamava-se 2 Vara Federal Criminal. Ele não atua no Tribunal.
Além disso, eu não atuo na área criminal, seja na 13ª de Curitiba ou qualquer outra. Deste modo, impossível que ele atue como juiz em qualquer um dos meus processos, seja na primeira ou na segunda instancia. Logo, não há conflito de interesse qualquer, porque os processos que atuo não serão jamais julgados por ele.
Ainda que eu atuasse na área criminal, o que repito, não faço, ainda assim ele não julgaria jamais os meus processos, porque por lei ele estaria impedido.
Logo, não há qualquer conflito de interesses.
Em 30 de abril, a Folha atacou de novo: Fachin pode ser barrado no Senado, avaliam peemedebistas.
A matéria diz respeito à suposta incompatibilidade entre o cargo de procurador do Estado do Paraná, que Fachin ocupou por 16 anos, e advocacia privada.
Uma falsa polêmica levantada pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).
O site do Movimento #FachinSim, criado na internet pelos apoiadores do candidato a ministro do STF, rebate:
É um argumento que, infelizmente, ainda sobrevive às investidas do bom senso, embora tenha um erro de origem: somente lei federal pode condicionar restrições ao exercício da atividade profissional, aí incluída a de advogado. Logo, a acusação primordial, de que a atividade de Fachin esteve em conflito com a Constituição do Estado do Paraná, de 1989, não tem onde se apegar.
O Estatuto da Advocacia é, justamente, essa lei federal. Ele não estabelece qualquer incompatibilidade ou vedação ao exercício da advocacia privada pelos procuradores de Estado. Limita-se a lei a definir apenas o impedimento ao exercício da advocacia contra o próprio ente público que remunera o procurador, por óbvio.
Não bastasse isso, ao ser revisado, em 2000, o texto constitucional estadual deixou clara a permissão para que os procuradores paranaenses pudessem, mesmo em atividade no cargo, exercer livremente a advocacia privada, guardadas as restrições habituais.
Além disso, e a fim de dirimir quaisquer dúvidas a respeito do tema, Luiz Fachin ainda tomou o cuidado de buscar o aval do Conselho da Ordem dos Advogados (Seção do Paraná) antes de tomar qualquer atitude profissional conflitante com as regras da PGE. O que, aliás, foi registrado formalmente em sua carteira de advogado da OAB.
Tanto que a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), em nota, saiu em defesa de Fachin. Assim como a Associação dos Procuradores do Estado do Paraná (Apep). Ambas demonstrando que não há qualquer irregularidade no exercício profissional de Fachin.
O professor Fachin foi além. Gravou o vídeo no qual ele mesmo explica essa questão:
Fachin conseguiu algumas proezas. Uma delas: unir os parlamentares do Paraná de todos os partidos, inclusive PSDB e PT, em apoio ao seu nome.
Outra: ter o apoio maciço da comunidade jurídica e acadêmica.
De juristas conservadores, como Miguel Reali Jr., e progressistas, como Celso Antônio Bandeira de Mello.
Do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinícius Furtado Coelho, para quem Fachin é “digno, ético e leal aos valores constitucionais”.
Assim como do Colégio de Presidentes da OAB, em razão da grande contribuição que a sua integridade e conhecimento jurídico garantirão ao aprimoramento da mais alta Corte de Justiça do País.
A trajetória jurídica do professor Fachin sempre foi pautada pela defesa intransigente da garantia dos direitos fundamentais.
Agora, a dura campanha para o STF mostra também que Fachin não tem medo nem foge do debate. Defensor intransigente da transparência e da liberdade de expressão, ele, por veio de vídeos, está indo a público, diretamente, colocar em pratos limpos as mentiras que a mídia tem disseminando.
O que publicamos acima é um deles. Já há outros três, postados na página do Movimento #FachinSim no Facebook. Vale a pena vê-los também para que não pairem quaisquer dúvidas sobre a sua trajetória pessoal e profissional e o que pensa.
PS do Viomundo: Começou a circular hoje uma nova denúncia. A de que o site FachinSim não seria de apoiadores, mas do PT. Ele teria sido registrado em nome de Renato Rojas, da equipe de redes sociais de Dilma e do PT e Agência PT de Notícias.
Eu, Conceição Lemes, fui apurar essas informações. O site é, sim, de apoiadores.
A assessoria do professor Fachin esclarece:
O Webdesigner Renato Rojas foi contratado para criar uma página eletrônica (site), de apresentação do professor Luiz Edson Fachin. A página em questão não é um portal, não tem produção de conteúdo, nem compartilha conteúdos alheios de qualquer espécie e procedência.
O profissional, contratado em regime de “freelancer”, se propôs a prestar o serviço porque está de férias na empresa onde mantém vínculo empregatício. A página foi registrada pelo próprio Renato Rojas, com endereço, contato e telefone pessoais, o que demonstra a absoluta transparência do processo.
A administração do site está sob a coordenação do Advogado e Professor Universitário Marcos Alberto Rocha Gonçalves, casado com a filha do Professor Luiz Edson Fachin. A iniciativa conta com a colaboração voluntária de familiares e amigos, sem qualquer tipo de vinculação partidária ou empresarial. O pagamento pela prestação dos serviços do webdesigner será realizado diretamente pelo escritório do Dr. Marcos Gonçalves.
Leia também:
Celso Bandeira de Mello: Beto Richa tem de responder pelo massacre
Comentários
Paulo Ribeiro
Para desespero do PIG, Fachin chega ao STF com a missão de aprovar a regulação da mídia e por fim a este oligopólio que atrasa o Brasil.
sergio cabreira
Olá! Gostei daqui! Tem bastante coxinha… – Bom agora já foi, o cara tá lá e não tem choro nem vela! Aprovadinho pelo SENADO. E vocês, aqui, que nunca ouviram falar do FACCHIN (Nem eu!!!) estavam atolando a moral do cidadão, desculpem, quis dizer do SR. DR. MINISTRO! Isto é doentio gente! Vocês não dormem, não se alimentam direito, não aproveitam a vida…. Ficam aí, de fígado doente, só falando mal dos nós outros do PT. Estamos preocupados que isto vire uma nóia geral e possam virar zumbis! E vai ficar pior, né??? Que nas próximas em 2018, o HOMEM BARBA VAI VOLTAR!!
E vejam que coisa, o CUNHA, o DEMO lá da Câmara, aprovou a tal da Lei da Bengala e os cara lá do Supremo só saem com 75 anos nas costas. O Facchin tá bem agradecido pro Cunha de vocês.
Bom, to indo, só vim prá uma proza! Até 2018 e nunca mais…
Cabreira.
OBS: TAMO VIVINHO DA SILVA (Gostaram do trocadilho!!!).
Cláudio
:
Ouvindo A Voz do Bra♥S♥il e postando:
Mais uns outros poemas (acrósticos) para a depenadora de tucanus:
.
D ilma, coração valente,
I magem de todo o bem em que se sente
L ivre o amor maior pela brasileira gente
M uito humana e inteligente
A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
:
D uas vezes contra o espectro atro
I nscreveu já seu nome na história
L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
M ulher forte de mais uma vitória
A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !
* * * * * * * * * * * * *
Ley de Medios Já ! ! ! !
JC
Parabéns pela matéria, Conceição! Ela é sem dúvida a pura representação de quanto significa para o BraSil a qualidade do jornalismo que pratica o Viomundo. Pois, ainda que seja reprovado o nome impoluto do Prof. Fachin nesta luta para que o povo brasileiro possa confiar na Justiça, serve de atestado do comportamento sórdido de membros do Senado e da imprensa corrupta, vende-pátria, liderada pela Globo . Grande abraço,
JC
Julio Silveira
Considere a minha assinatura abaixo. Sds
FrancoAtirador
.
.
Atacar a honra da pessoa é o instrumento que resta aos obscurantistas.
.
.
Messias Franca de Macedo
Fachin apequena Oposição.
Aloysio vira um anão !
Publicado em 12/05/2015
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2015/05/12/fachin-apequena-oposicao-aloysio-vira-um-anao/#comment-1951493
LÁ VEM O MATUTO, HOJE, ‘MAIS FELIZ DO QUE PINTO NO LIXO’!
… Apequenou mesmo!
Eu assisti!
Pela TV Senado!
… E vem agora o anúncio da Ferrovia Transoceânica!
Assim anunciou o senador Jorge Viana (PT/AC).
Em discurso no plenário do Senado Federal (12/05/2015).
A mega-obra de infraestrutura em parceria com a China.
RESCALDO: a Dilma está virando o jogo!
E, no final, será goleada:
Lula 2018!
E em primeiro turno!
Viva o [verdadeiro] Brasil!
“Acreditar na Democracia é acreditar em seus instrumentos, como a liberdade de expressão.” O recado do eminente jurista Luiz Edson Fachin: a mídia não continuará a pautar o STF!
A coragem será restaurada na Corte Suprema brasileira!
E, portanto, a dignidade e o dever Constitucional!
Ademir Fernandes Gonçalves
Para o MUSEUSP: eu sou apartidário, não tenho filiação petista ou com partido da base governista e fui aluno do Prof. Fachin. Fiz o registro que, penso, caiba fazer para contrapor indignidades que vem sendo feitas em nome da justa indiginação que os nacionais tem para com a vida pública brasileira.
Escolheram o homem errado.
Posso lhe responder se usar palavra agressiva, porque sou uma pessoa social e política e não faço da minha verdade razão para ofender quem quer que seja.
É isso.
Rogério
O problema que dificulta a aprovação do ilustre jurista é a ganância politica dos Psdbs da vida. Derrotados, não querem permitir que a Presidenta ELEITA governo e que inclusive faça as indicações ao STF, conforme a constituição.
Até isso!
Disso se aproveitam os que são o pior na politica brasileira e os ignorantes que constituem massa de manobras.
Veja só: os caras querem saber qual é a sexualidade do candidato ao STF? Fazem referências a causas que ele defendeu enquanto advogado, que sandice é essa? são loucos por poder dinheiro isto sim.
Leo
Atencao, moderadores. Vou falar novamente uma verdade. Publiquem…
Nao sei por que tanta preocupacao pela aprovacao do Ministro Fachin. Se o Senado teve a coragem de aprovar um advogado do PT, que hoje acumula a presidencia do TSE, por que aquela Casa Legislativa nao aprovaria mais um ideologo de esquerda. Portanto, nao se preocupem.
Alguma coisa errada nisso?
Romanelli
Vamos lagar de BOBAGEM e ir direto ao PONTO
.
Fossem estes homens públicos nomeados por um mandato SEM SER vitalício ..um tempo sensato pra que contribuíssem SIM com o país, mas não que tivessem o comprometimento precípuo de livrarem seus grupos ..e este debate TÃO raso e pequeno, crivado de todo tipo de tendenciosidade, manipulação, imoralidade e hipocrisia, NÃO estaria ocorrendo.
,
Convenhamos, mandato vitalício indo agora até os 75 é coisa pra lá de IMORAL, não é ?
,
BRASIL, nem daqui 50 anos…
SECUNDINO AIRES
Esse ” MERDAL PORQUEIRA” não se emenda mesmo, cria bastarda dos Marinhos a “FAMIGLIA” que apoiou o golpe contra o povo, e que ainda pratica o jornalismo terror. suas palavras e comentários, não valém o que o gato enterra. esse cidadão tem meu desprezo e minha indignação.
Adilson
Notícia que dificilmente você verá no PIG:
“Momentos após a promulgação na quinta-feira (7) Emenda Constitucional 88, oriunda da PEC da Bengala (PEC 42/2003), que ampliou de 70 para 75 anos a idade de aposentadoria obrigatória de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), demais tribunais superiores e Tribunal de Contas da União (TCU), o senador Reguffe (PDT-DF) defendeu em Plenário o preenchimento desses cargos por meio de concurso público. A inovação consta de proposta de emenda à Constituição (PEC 52/2015) de sua autoria, apresentada esta semana.
— O Judiciário hoje sofre um total tráfico de influência, onde interesses os mais variados tentam predominar. É claro que há juízes e ministros sérios e independentes. Mas não é correto um modelo onde o indicado vai julgar as ações de quem o indicou. Isso não é bom para a democracia e a sociedade brasileira — disse Reguffe.
Além dos ministros do STF, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do TCU, a PEC 52/2015 estabelece a exigência de concurso público — de provas e títulos — para escolha dos conselheiros dos Tribunais de Contas dos estados e dos municípios. Outra novidade é a nomeação dos selecionados para mandatos de cinco anos.
— Com o mandato de cinco anos, mais pessoas neste país vão ter oportunidade de chegar aos tribunais superiores. A vitaliciedade não é boa. É preciso oxigenar o sistema — afirmou Reguffe.
A PEC 52/2015 está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), mas ainda não há indicação de relator”. Fonte: Jornal do Senado.
Francisco
Se ele já tiver condenado alguém sem provas, a direita vai achar ele o máximo…
Adilson
Com todo o respeito ao Professor e Jurista Epson Fachin, no meu sentir ele foi muito prolixo na sua explicação, bastava dizer que o Me real e a Globo são contra a sua indicação que a sociedade iria entender que a Presidenta Dilma Rousseff fez uma excelente escolha.
Professor Fachin no STF não seja prolixo como os atuais Ministros do STF, que fazem com que as sessões do STF se tornem chatas e enfadonhas, mutatis mutandis.
mz
Pelo que eu saiba o merval não é Senador da República. Quem decidirá, serão os Senadores. Se quiser votar para Ministro do Supremo se candidate ao Senado primeiro. Jornalismo difamatório ninguém merece.
Messias Franca de Macedo
[E sobre os mesmos indigitadores sórdidos, covardes e canalhas!…]
######################
Chico Alencar quer explicações por pagamento de cirurgia de Aleluia antes da posse
Segunda, 11 de Maio de 2015 – 19:15
O argumento de que a cirurgia de coração no valor de R$ 120 mil ressarcida ao deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) por ele ser um parlamentar diplomado está sendo questionado pelo companheiro de legislativo do PSOL, Chico Alencar (RJ). De acordo com o colunista Lauro Jardim, da revista Veja, a explicação dada pelo presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de que a condição de deputado diplomado habilitava Aleluia a receber o reembolso é falsa. Significaria, de acordo com o colunista, que, em um determinado momento, o Brasil teve 736 deputados – os 513 da legislatura 2011 e 2015 e os novos 223, que foram eleitos para o mandato entre 2015 e 2019. Para solicitar o ressarcimento, o democrata baiano apresentou, no total, onze notas referentes ao procedimento a que se submeteu – entre médico, anestesista, nutricionista, internação e outros gastos. O montante de R$ 120.630 já foi pago, em três ordens bancárias, porém o corpo técnico da Câmara Federal se opôs ao pagamento, mas Cunha avocou o processo e autorizou, segundo a coluna. Tanto o presidente da Câmara quanto Aleluia se abstiveram de comentar o caso.
FONTE: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/172165-chico-alencar-quer-explicacoes-por-pagamento-de-cirurgia-de-aleluia-antes-da-posse.html
Ademir Fernandes Gonçalves
O mais constrangedor nisso tudo, do jeito que penso, é precisar vir a público dizer que o Prof. Fachin é um homem probo, do bem, muito competente e um talento admirável em tudo que faz. Falo de um cidadão e de um profissional de alta competência que só faz ser admirado por quem o conhece.
A polarização obsessiva entre dois partidos e um Governo envolto em corrupção deram a todos esse direito quase dever de duvidar de todos e supor que tudo tenha origem num reino podre capaz de comprometer a todos.
As preferências eleitorais e mesmo político-partidárias de uma pessoa de um cidadão não o desmerecem como tal, porque o saber e a decência da pessoa devem estar acima disso, e sei que assim se dá quando falamos do Prof. Fachin.
Cada um dos onze ministros do STF de agora e cada um dos onze ministros de todas as composições anteriores votaram em alguém e imagino que muitos deles antes de serem ministros publicamente disseram de sua intenção de voto neste ou naquele candidato. Sei que a grande maioria teve e tem opiniões diferentes da minha que não é melhor e nem pior do que a deles porque são próprias das pessoas, dos cidadãos.
Esta divergência de escolhas não torna os outros inidôneos ou incapazes de exercer a alta magistratura ou o o julgamento imparcial. Ao revés: a justa decisão supõe essa pluralidade de visões de uma mesma análise dada a homens probos.
Se isto serve ao geral, deve servir e de modo cintilante a uma pessoa invulgar como o Prof. Fachin.
Deixo minha expressão de aplauso e respeito ao Ilustre Prof. Edosn Fachin.
Leo
Polarizacao nao! Corrupcao!
Museusp Batista
Eu acho que lhe faltou precisão num trecho em que a falta de uma palavra, aliás, uma expressão, torna a sua manifestação um libelo mentiroso e partidário, travestido de aparente imparcialidade, tão comum nos dias de hoje:
“A polarização obsessiva entre dois partidos e um Governo envolto em (DENÚNCIAS DE) corrupção…”
Para que seja, sua manifestação, medianamente aceitável, sob certos aspectos, o acréscimo desse substantivo seguido dessa preposição é imprescindível.
Ou vc pretende infundir em todos nós o que a grande mídia tenta desesperadamente há tanto tempo, ou seja, reeditar e validar moralmente a campanha do famigerado “mar de lama” de 1954?
Marat
O PIG, se fosse sério, poderia procurar o que fazer. Sugiro as seguintes pautas:
1 – Por onde anda Robson Marinho?
2 – Por onde anda Carlinhos Cachoeira?
3 – Por onde anda Márcio Fortes?
4 – Por onde anda Anastasia?
5 – Por onde anda Demóstenes?
Museusp Batista
E, nesse diapasão, por onde anda a investigação da legalidade daquele jatinho que operou o milagre da “providência divina” em Santos, em plena campanha eleitoral de 2014?
Marat
Conceição, como sempre, tapa o nariz e desmascara nossa impren$$$a 50 tons de marrom. Parabéns, Conceição… Conceiçãããããããããããããããããão, eu me rendo!
Ademar Adams
Por tudo isso li, só mudando o nome do boquirroto do PIG:
M E R D A L.
Rodrigo Leme
Fachim Sim nao é site de “apoiadores” do indicado, isso é MENTIRA. O site está registrado em nome de Renato Rojas, líder da equipe de criação das redes sociais de Dilma e PT e da Agência PT de Notícias. Cadê a apuração, Conceição? Ou só é mentira quando vem do lado oposto ao seu?!??
Conceição Lemes
É de apoiadores, sim. Por via das dúvidas fui atrás da sua denuncia. A resposta completa colocarei num PS da matéria. sds
Leo
Excelente, Rodrigo. O mais interessante da matéria é a foema petista de se defender: atacar os “problemas” paralelos, no caso, o Juiz Sergio Moro, como se fosse um permissivo a fazer o mesmo. Lamentavel! Mas nao nos iludamos: depois do Toffoli, qualquer pessoa entra no STF.
Rodrigo Leme
E minha resposta ao comentário da Conceição não foi publicada. Pelo jeito, já criaram a “versão oficial”, e qualquer contestação não é bem-vinda.
Museusp Batista
Eu espero, para o bem de todos, que vc tenha fundamentação para o que está afirmando. Se não se confirmar fundamentado o seu argumento, talvez se encerre a sua carreira de dissonante (aí sim, para o bem de todos).
Claudio
O que a velha mídia sórdida irá conseguir, é um grande inimigo no STF.
José Carlos Damaceno
esse merval com letra minuscula é o cocô do cavalo do bandido
Sidnei Brito
Ora, ora! Ninguém quer barrar o Fachin. Só querem mesmo enquadrá-lo.
Duas ou três decisões contra petistas e já vai ser tratado como herói na mídia nativa.
Quem sabe não rola um prefácio para um livro do Merval sobre, sei lá, a operação lava-jato?
Afonso Guedes
Ataulfo Merval…precisa desenhar Ataulfo???
carlos quintela
Realmente, como diria o Nelson Rodrigues, os idiotas perderam a modéstia. Este Merval Pereira deveria ser entronizado como o Grande Idiota de nosso País. Falta a essa gente um minimo de capacidade moral e intelectual para sustentar qualquer debate de ideias com vistas a convencer as pessoas de suas boas intencoes e como resultado fica mais flagrante a cada dia sua carencia etica.
Deixe seu comentário