Brasília, 11 de novembro de 2014.
À Excelentíssima Senhora Presidenta da República Dilma Rousseff,
Presidenta Dilma,
Agradeço a honra a mim concedida com o convite para ser Ministra de Estado da Cultura do Brasil nos últimos dois anos de seu governo. Encerro hoje a presente etapa com minha missão cumprida, razão pela qual apresento meu pedido de demissão.
Ao lado de minha valorosa equipe, à qual sou muito grata, tivemos a possibilidade de construir caminhos e encaminhar soluções para nossas sete importantes instituições e fundações coligadas, assim como também pudemos apresentar um país diferente no exterior.
Em meio a inúmeras demandas e carências orçamentárias do Ministério da Cultura, focamos nosso trabalho em valores que nos são preciosos: inclusão da população na produção de cultura e ampliação do acesso aos bens culturais.
Para que o legado de Vossa Excelência viesse a ser sólido, nos dedicamos a viabilizar a aprovação, com êxito, de um conjunto de leis por anos pendentes no Congresso, que possibilitaram criar a coluna vertebral de políticas de Estado da Cultura.
Em dois anos aprovamos o Sistema Nacional de Cultura, o Vale-Cultura, a Lei da Cultura Viva, o Marco Civil da Internet, a Lei de fiscalização do Ecad, a PEC da Música, além de ter enviado à Casa Civil, onde aguardam encaminhamento, o Direito Autoral e a Lei da Meia Entrada.
Apoie o VIOMUNDO
Por esta oportunidade de servir nosso país nesta função tão especial, de conhecer melhor e conviver com o povo da cultura, estar mais próxima de nossos artistas e raízes profundas, lhe sou grata.
Todos nós, brasileiros, desejamos, neste momento, que a senhora seja iluminada ao escolher sua nova equipe de trabalho, a começar por uma equipe econômica independente, experiente e comprovada, que resgate a confiança e credibilidade ao seu governo e que, acima de tudo, esteja comprometida com uma nova agenda de estabilidade e crescimento para o nosso país. Isto é o que hoje o Brasil, ansiosamente, aguarda e espera.
Volto para o Senado Federal para representar o Estado de São Paulo, por mais quatro anos, com muito vigor, energia e com o firme propósito de fazê-lo com amplitude, seriedade e grandeza. Na condução do Ministério da Cultura, e como Senadora licenciada pelo PT, não me apequenei, o fiz com coragem e determinação. Não fugi à responsabilidade de meu compromisso público ao me posicionar e ter feito o que acreditava ser o melhor para o Brasil e para o povo brasileiro.
PS do Viomundo: Não se pode dizer que Marta seja politicamente ingênua. Se inseriu a frase que inseriu na carta de demissão inesperada, com Dilma fora do Brasil, o fez por algum motivo. Teria sido um recado de Lula? De algum grupo político? Experiência comprovada, fora do PT, quem tem na economia é o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Não se pode esquecer que Marta fez isso no mesmo dia em que o ex-ministro José Dirceu, ainda muito influente no partido, disparou um torpedo sobre os rumos da economia no segundo mandato de Dilma.
Leia também:
Comentários
severino
assa marta foi desmascarada na marcha para jesus na esplanada em Brasília por mais de 5000 pessoas aprovando a canetada leis para minoria. também a jornalista Raquel revelou como a marta distribuía o dinheiro para os artistas culturais. Essa
mulher tinha que estar varrendo o chão da prefeitura
mineiro
essa é uma autentica petista tucana, sempre escondendo a cara do pt e so aparece no pig golpista , ela e o ex.dela suplicio tucano. que por ser tucano se ferrou na eleiçao. e por tras desses traidores tucanos disfarçados de petista tem muito mais gente, pode ter certeza. se o pt fazer o que esta pretendo fazer , vai ter muitos ratos pulando do navio , mas nesse sentido para melhor.
leo
A velha mania petista de procurar nos outros resposta para todas as críticas negativas que são feitas ao partido.
Não! Marta e o Suplicy não são tucanos. A verdade é que a economia do país vai de mal a pior. E se a Dilma não tomar medidas austeras e antissociais como aquelas de FHC, o Brasil vai “pro” buraco de vez! Pare de ouvir ideologias e busque os números (mas sem contabilidade criativa).
E quanto à mídia ser golpista, não exagere, pois golpe foram as promessas de campanha de Dilma que, dias depois das eleições, foram desfeitas pela própria presidentA e pelo mercado.
E por fim, não veja o país no curto prazo, como fizeram os cubanos e venezuelanos. Preveja o futuro e visualize como construir uma base econômica e socialmente sólida. Não brade aos quatro ventos que o desemprego está baixo, pois se o país seguir da maneira como vem sendo governado, todos esses bons índices imediatistas vão se transformar na maior arma contra a maior decepção de partido que o Brasil já teve.
renato
Parece que quem ganhou as eleições, estão se peleando.
Primeiro a DILMA com LULA, no PIAUI.
Depois Suplicy
Depois bernardo.
Depois o Ministro da justiça ( não lembro o Nome)
depois a Marta.
Parece que vai acabar, como quer a VEJA..
Ou os Blogs amigos..
Urbano
Um armazém de suscetibilidade…
FrancoAtirador
.
.
De Dilma Vana para os Donos da Mídia-Empresa:
“O Palácio [do Planalto] não fala,
é integrado por Paredes Mudas.
Só quem fala sobre Reforma
é esta Pessoa Modesta que vos fala aqui.”
Jornal GGN – A presidente Dilma Rousseff (PT)
afirmou nesta quarta-feira (12), durante passagem pelo Qatar,
que já sabia do teor da carta de demissão protocolada na Casa Civil
pela senadora e correligionária Marta Suplicy (PT-SP),
que deixa o Ministério da Cultura após dois anos de gestão.
Segundo Dilma, Marta já havia anunciado sua retirada do governo
após a vitória da presidente nas urnas.
Ela negou que o Palácio do Planalto tenha determinado
que os demais ministros também entreguem cartas de demissão
até a próxima terça-feira, quando Dilma volta da reunião do G-20,
na Austrália.
“Não estabeleci prazo para ninguém sair.
O Palácio não fala, é integrado por paredes mudas.
Só quem fala sobre reforma
é esta pessoa modesta que vos fala aqui”,
disse aos jornalistas.
A presidente também negou que dará início
à reforma ministerial na próxima terça.
“Não vou fazer a reforma ministerial imediatamente.
Vou fazer por partes”, afirmou.
Na carta de demissão, Marta fez um balanço de sua atuação frente ao Ministério da Cultura, e aproveitou para dar uma cutucada na condução da economia pela presidente.
A ex-prefeita de São Paulo desejou que Dilma seja “iluminada”
na escolha de uma nova equipe de governo, independente e com experiência, principalmente a da área econômica, pois é isso que “a população aguarda e espera”.
“A ministra Marta não fez nada de diferente, de errado,
não teve atitude incorreta, seria uma injustiça [criticá-la].
Ela me disse o teor da carta antes de eu viajar.
Logo depois da minha eleição, disse que sairia e eu aceitei.
Ela me disse que enviaria uma carta”, afirmou Dilma.
“Ela não fez nada de diferente de outros ministros.
As pessoas têm direito de dar opinião.”
Informações do Painel da Folha desta quarta dão conta
de que o ministro Guido Mantega (Fazenda)
ficou irritado com as críticas de Marta
à política econômica do governo.
(http://jornalggn.com.br/noticia/dilma-diz-que-ja-sabia-da-demissao-de-marta-e-defendeu-critica-a-economia)
.
.
abolicionista
A que se deve essa alfinetada, alguém tem alguma informação a respeito?
Carlos Salgado
Eu acho que é ressentimento de quem foi preterida.
leo
Surpreendentemente, alguns petistas “saem do armário” e têm surtos de razão. Dessa vez tivemos a carta da socialite de esquerda – um paradoxo na ciência política – Marta Suplicy.
E mais manifestações contrárias à Dilma vão surgir, pois para que o país volte a crescer com saúde, a presidentA terá que tomar medidas austeras e antipopulistas “a la” FHC (petista que é petista não gosta de responsabilidade fiscal).
Pois é! Para engrossar a fileira dos traidores do PT, tais como Cristovam Buarque, Helio Bicudo, Heloísa Helena, Marina Silva, etc. agora temos Marta Teresa Suplicy.
Antonio
Ridículo é o que Dilma fez com a economia do país em apenas três anos.
Ridículo é o Mantega e Arno continuarem as maracutais contábeis e agora chegamos ao fundo do poço, acabou o superávit, dívida vai aumentar, inflação e recessão. Continuam a mascarar dados da inflação e do emprego, este governo atual é o mais ridículo que tivemos no país, bateu o Sarney e vamos para o buraco…………
Cláudio
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
. . . . Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …
FrancoAtirador
.
.
Carta Maior Entrevista: LUIZ GONZAGA BELLUZZO
“Diziam que as ideias chegavam ao Brasil de navio,
parece que agora elas vêm de carro de boi”
De acordo com o economista Luiz Gonzaga Belluzzo,
não só o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial
como todas as instituições multilaterais mudaram suas recomendações no último período.
Segundo ele, o FMI avançou muito mais em relação às antigas políticas do que os economistas neoliberais brasileiros:
“Diziam que as ideias chegavam ao Brasil de navio,
parece que agora elas vêm de carro de boi”
Íntegra da entrevista, em vídeo:
(http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Economia/Belluzzo-a-politica-economica-do-periodo-de-construcao-da-crise-sera-abandonada-/7/32223)
.
.
Eduardo
Acho que esse blog está infestado de Tucanos comendo ovos e filhotes de petistas que não vigiam o ninho!
Eduardo
Seria demitida! Governo novo, idéias novas! Ministros novos! Precisaremos de internautas com comentarios e cabeças novas! Não abrimos mão de Marta no Senado! É boa Senadora, precisa dedicar-se a seus eleitores! Tudo certo! O mundo não acabou! Quem não sabe mudar para melhor deve ir para o PSOL ou para o DEM!
Vlad
Oh não…primeiro o Sarney nos trai…e agora…a lulista-roxa-rósea Marta!
Só nos resta o Renan…esse sim é nosso e nóis é dele.
Ah…e nos resta o João Santana também.
Viva!
Mas, sinceramente, parabéns ao pt pela grande contribuição à cultura de sua eminenta ministra. Ao calar a boca da Marta, por longos meses, tal como fez com a Eleonora e a Rosária, ao menos Dilma nos poupou de suas idiotices.
Parece que calou o Mercadonte também…mas aí já foi questão de vida ou morte.
Julio Silveira
A Dilma não é mesmo muito simpatica, mas é muito competente, mas não costuma se ajudar. E no PT tem muita gente que se morde por isso, são os politiqueiros tradicionais, e como em todo lugar onde o poder exala tem aqueles vaidosos que lhe invejam desbragadamente.
Miguel Aiub Hijjar
Que pena!! Perdemos no senado um excelente Suplicy (Eduardo) e ganhamos uma pequena Suplicy (Marta).
marcio
sera outra MARINA SILVA? com pura inveja da DILMA, devia deixar o PT, temos que ficar atento a ela,no senado para não complicar as coisas para a DILMA.
Maria Dilma
Ao que eu saiba empresário é que faz a economia.Governo que planeja a economia é governo comunista e somos decididamente capitalistas e direitistas: o eleitor não me deixa mentir pois elegeu umas bancadas direitistas pelo Brasil afora.(vide economia comunista planejada). Mas já faz tempo que ficam esperando as benesses do governo.
Me assusta uma psicóloga e Ministra da Cultura repetindo esperrtos da Economia e cutucando a presidenta.
Valter
Não sei como não disseram aqui ainda:
RELAXA E GOZA!!!!
vera silva
Nossa! Destilando veneno, lembrei do Gilmar mentes na folha.
Rosa L.
Como ministra, correligionaria e amiga da Presidenta poderia e deveria ter dado seu recado pessoalmente, ao vivo e em cores. Não aprovo a indireta. É antietica e inoportuna. Ainda mais que, com ou sem competência, a atual equipe economica, segundo se depreende, não invabilizou as realizações que, generosamente, ela se atribui. Marta, seu discurso representa um afago na oposição
Indio Tupi
Aqui do Alto Xingu, os índios pedem um tempo para tentar entender. O que dona Marta estava fazendo há dois anos no ministério da Presidenta Dilma? Como pode reivindicar, agora, que ela “… resgate a confiança e credibilidade ao seu governo e que, acima de
tudo, esteja comprometida com uma nova agenda de estabilidade e
crescimento para o nosso país.” Ué, não era isso que o ministério sempre esteve fazendo, dona Marta inclusive? Se não, o que ela fazia lá? Por que não pediu demissão? Ou o ministério só agora, depois da saída dela, é que não está fazendo? Quanto oportunismo, Tupã! Por golpes traiçoeiros como esse se conhece o caráter de uma pessoa… Valha-nos Tupã! Está costeando o alambrado tucano, como Blábláblá… Quem viver, verá! Essa turma de São Paulo é de lascar…
Bertold
Calma gente. Marta sabe o que está fazendo. Neste momento todo mundo está dando recados à presidenta procurando influir de alguma forma na melhor escolha para um dos Ministérios mais importante do Estado. Marta volta para o Senado e o PT ganha muito (esqueceram que perdemos a cadeira do Eduardo Suplicy) pois será representante paulista e ofuscará o nefasto José Serra.
Antonio
A Marta sabe o que está fazendo, se preparando para concorrer a prefeita.
A madame tem estado melindrada faz tempo.
Quanto à saída do Suplicy do Senado, pena que o lugar será ocupado pelo Serra. Só isso!
Aponte algo realmente favorável e realizador do senador.
Clovis
Foste coerente em tua observação…precisamos coerência no senado…
Antonio
Esta senhora é no mínimo covarde.
Pedir demissão e sair atirando com a presidente fora do país mostra bem quem é a Marta.
Esse tipo de petista é que afunda o governo.
Saiu, vai com Deus…………ou vai para o PMDB para tentar ser prefeita novamente?
Na campanha deixou o Padilha e a Dilma “a pé” em São Paulo.
Uma petista para convescote na Rede Globo.
Mari
Marta Matarazzo dando seu showzinho básico. Tadinha, que aproveite o tempo que lhe resta de senado, porque não se elege mais a nada. Será que ela aproveita agora e vai pro PSDB? Ela e Marina só inveja de Dilma
Luiz
estranho, muito estranho
Israel Just da Rocha Pita
Independente de que?
Jair de Souza
Tomara que a gente se livre dos dois supplicies. Isto pode ser algo positivo na luta contra as máfias midiáticas. Obrigado, Marta, pelos serviços prestados e boa sorte.
Rodrigo
Se nem com o PT a Dilma pode mais contar, vai sobrar o que para ela?
Roberto Locatelli
Dilma, como sempre, só deveria contar com a militância de esquerda, na internet e fora dela. Essa militância inclui petistas e não petistas, filiados a partidos e não filiados a partido algum.
Com quem Dilma NÃO PODE CONTAR? Com o PMDB, com a mídia golpista e com tucanos hospedados no PT, como o ministro zé da justiça e outros ainda piores.
Lukas
Quantos votos vocês tem no Congresso?
FrancoAtirador
.
.
“Congresso Eleito em 2014 é seguramente
o Mais Conservador do Período Pós-1964”,
afirma Antonio Augusto Queiroz, Diretor do DIAP,
Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar
(http://www.blogdaretrato.com.br/2014/10/retrocesso-no-congresso.html)
Segundo levantamento preliminar realizado pelo DIAP,
o ‘novo’ Congresso terá cerca de 190 Empresários,
mais de 52 Representantes de Denominações Religiosas
e pelo menos 30 na ‘Bancada da Segurança’, formada
por Policiais, Militares das Forças Armadas e Apresentadores
de Programas Sensacionalistas de Rádio e Televisão.
(http://www.diap.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=24541:bancada-empresarial-levantamento-preliminar-do-diap-identifica-190-deputados&catid=59&Itemid=392)
(http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Congresso-eleito-e-o-mais-conservador-desde-o-fim-da-ditadura-diz-Diap/4/31948)
.
.
Bancada trabalhista tem pior revés desde eleição de Lula em 2002
Nesta Legislatura, são 83 deputados federais sindicalistas.
A partir de 2015 serão 47 representantes dos Trabalhadores.
(http://www.diap.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=24555:valor-bancada-trabalhista-tem-pior-reves-desde-eleicao-de-lula-em-2002&catid=59&Itemid=392)
.
.
Deputados Federais Eleitos em 2014
Nome/Partido/UF/Profissão:
(http://www.diap.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=24530:camara-conheca-os-reeleitos-e-os-novatos&catid=45&Itemid=204)
Nova Composição da Bancadas (*) por Partido:
(http://www.diap.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=24529:pt-continua-majoritario-pmdb-mantem-segunda-bancada-e-psdb-amplia&catid=45&Itemid=204)
.
.
(*) Luiz Fucks Cassa uma Vaga do PT na Câmara Federal:
Na noite da última quinta-feira (6), o ministro Luiz Fux, do TSE e do STF,
Validou os Votos de Cláudio Janta (SD-RS), Candidato a Deputado Federal
do Partido Solidariedade (SD) pelo Estado do Rio Grande do Sul, em 2014.
Com a decisão, a Coligação do Partidos Trabalhadores (PT) perdeu
uma das 8 vagas conquistadas para a Câmara dos Deputados,
no estado, devido ao recálculo do coeficiente eleitoral.
O principal beneficiado com a decisão foi o também candidato à Câmara, José Otávio Germano (PP-RS), primeiro suplente da Coligação Partidária.
Assim, Fernando Marroni (PT-RS), o último candidato petista gaúcho
que havia sido eleito para a Câmara Federal, com 94 mil votos,
não ocupará mais a Cadeira na Legislatura 2015-2018,
ficando na Primeira Suplência da Coligação do PT no Estado.
Por conseqüência, a Bancada do Partido dos Trabalhadores
em Nível Nacional, será de 69 Deputados Federais e não de 70,
como foi publicado anteriormente, quando da apuração do TSE.
(http://www.tse.jus.br/noticias-tse/2014/Novembro/concedido-registro-de-candidato-que-concorreu-a-deputado-federal-pelo-rs)
.
.
FrancoAtirador
.
.
Detalhes sobre a Perda da Vaga do PT na Câmara
O Vereador de Porto Alegre Cláudio Janta (Solidariedade-RS)
havia tido registro de candidatura negado pelo TRE Gaúcho,
devido a pendências de pagamentos de multas em outras eleições.
Janta, então, recorreu ao TSE, ajuizando embargos declaratórios
que foram agora julgados procedentes pela Côrte Eleitoral.
O candidato do SDD fez campanha normalmente,
havendo recebido 45.559 votos, em 5 de outubro,
mas não foi declarado eleito pela decisão do TSE,
porque seus votos foram incluídos no cálculo
do quociente eleitoral da Bancada Gaúcha na Câmara,
e, graças a essa matemática eleitoral que determina
o número de vagas a que tem direito cada Coligação,
foi declarado reeleito para o quarto mandato
o deputado José Otávio Germano (PP-RS), primeiro suplente
da coligação que reuniu, além do SDD, o PSDB, o PRB e o PP.
Mantida a eleição de Germano, que obteve 81.503 votos,
a primeira suplente dessa coligação será a ex-(des)governadora
Yeda Crusius, do PSDB, que recebeu 71.794 votos em outubro.
Fernando Marroni (PT-RS), que perdeu a vaga para Germano,
alcançou 94.275 votos dos eleitores, concorrendo à Câmara
pelo PT, que não fez coligação com outro partido político
nas eleições parlamentares no Estado do Rio Grande do Sul.
.
.
Luisk2010
Texto com cheiro de oportunismo. Os dois últimos parágrafos me causaram asco.
Geysa Guimarães
O asco lhe foi causado pelo autoelogio, Luisk2010?
Nana
Ridícula a dona Marta,teve 2 anos para falar pessoalmente com Dilma,mas preferiu sair atirando, acho esta senhora bem arrogante.
Aposto que Dilma não acatou o indicado dela para a pasta de Cultura.
Flavio de Oliveira Lima
Podia aproveitar e sair do PT tambem.
Deixe seu comentário