Hélio Sassen Paz: Contra o compartilhamento de besteiras direitistas
Tempo de leitura: 3 minpor Hélio Sassen Paz, no Facebook
Minha única fala sobre o caso Lobão será esta.
Vocês nunca viram uma curtida, um comentário ou um compartilhamento meu sobre a fala dele.
Infelizmente, a esmagadora maioria das pessoas (muitas delas de esquerda) transformou a leitura dessa opinião infeliz sob todos os aspectos em propagação da fofoca, em Ibope.
E era isso tanto o que ele queria como aqueles que soltam fel a partir de sua voz.
Cada um sabe de si e todos possuem os seus critérios de pauta. Mas se a opinião de alguém que começou a trabalhar com Jornalismo, Publicidade e Comunicação Digital há 23 anos serve pra alguma coisa, deixo um recado:
– Se vocês que se dizem tão politizados, cultos e experientes (não conto aqui o pessoal que age como fã e nem tampouco os despolitizados que enxergam o mundo como uma mera relação entre causa e efeito sob a mesma lente míope da maioria neoliberal a qual se opõem) querem fazer militância séria, propositiva, esclarecedora e debatedora, recomendo não curtir, não compartilhar e não comentar esses posts.
Por que? Porque, exatamente ao contrário do que vocês pensam, vocês não estão disseminando conhecimento. Vocês não estão disseminando esclarecimento. Vocês não estão deixando claro de que lado da sociedade vocês estão.
No máximo, vocês têm feito com que os amigos e assinantes do feed de suas respectivas linhas de tempo (timelines do Facebook) e seguidores no Twitter reacionários pensem que vocês estão juntos. Eles compõem a maioria dos interagentes nas redes (ao contrário do que vocês imaginam) e compreendem que vocês estão endossando essa prática.
Apoie o VIOMUNDO
Pensem nos milhões de cliques que vocês estimulam e no dinheiro que cada clique ajuda a retroalimentar esse jornalismo marrom e essa inversão de valores acerca da relevância de uma pessoa ou de uma fala como essa para a sociedade.
Isso vale até mesmo para o jornalismo mais investigativo e mais humanista, que não pertence às grandes corporações: a esmagadora maioria das pessoas não lê a matéria inteira e não se dá o trabalho de escrever ou de gravar uma opinião reflexiva de contraponto.
Nesse aspecto, partindo do pressuposto de que a maioria de vocês considera baixo nível, futilidade e extrema ignorância a cultura de fã, absolutamente todos (a mídia dita “progressista” e o seu público) não fazem nada mais profundo do que imitar a dinâmica de
Contigo, Minha Novela e Caras.
Às vezes, ainda fazem pior, pois, se reclamam que o outro lado espalha o medo, o golpe, etc., essas pequenas “brincadeiras” nada mais são do que um efeito rebote que iguala a todos.
Sim, isto foi um pito. Afinal de contas, vocês ajudam a erguer várias múmias de seus sarcófagos, transformando-as em heroínas e disparando o alarme dos espertos departamentos de marketing das corporações midiáticas, que irão contratá-las e sustenta-las como operadoras do sistema capazes de conquistar o público jovem que não lê os operadores mais antigos.
Aliás, vamos combinar: ao invés de compartilhar quando esses operadores são calados por especialistas honestos dentro da própria programação da qual participam, dentro da casa deles, vocês se preocupam com a pessoa ou com a fala deles – como se esperassem ingenuamente que eles fossem mudar ou fazer algo diferente do discurso para o qual são pagos.
Vocês riem e ficam indignados com suas falas – o que é absolutamente justo. No entanto, lembrem-se de que também prestam-se a um triste papel de inocentes úteis, já que seus ouvintes, telespectadores e leitores os procuram porque pensam da mesma maneira.
Eles só fazem a cabeça de quem já pensa parecido.
Ao invés de deixá-los dentro de suas bolhas, vocês alimentam o monstro.
Apenas reflitam.
Grato.
PS do Viomundo: Deixamos a decisão para os leitores do Viomundo. A mesma pergunta do Hélio Paz também nos fazemos, diante das dezenas de denúncias de preconceito digital que recebemos de nossos leitores. Devemos publicá-las ou não? Respondam nos comentários. Adotaremos a linha editorial sugerida pelos comentaristas.
Leia também:
Gustavo Castañon: Não se iludam, eles não vão desistir do Brasil
Comentários
Guellwaar
Agora que as eleições passaram fica fácil não lançar mão do by any means necessary. Durante o segundo turno o reaça Lobão foi usado por centenas de milhares de pessoas como exemplo do que não pensar e, sua postura reaça, foi ridicularizada. Seria interessante que essa reflexão do Hélio Sassen Paz fosse publicada no momento que começou a viralização pró-Dilma a partir da ameaça de auto-exílio do rapaz; lamentavelmente o jogo já acabou e a oportunidade de passar um pito ficou pífia, deslocada de contexto, sem alicerce. Dizer o que deveria ser feito depois da partida é bacana para conversa de bar, mas não muda o transcurso da pelada.
Delano
Publique sim e rebata os abusos, os preconceitos, os discursos fascistas, devemos sim levar luz com argumentos para que as pessoas reflitam. So assim combateremos esse veneno do ódio insano de preconceito mentiras , desinformação ,deturpações e ignorância. Publique e denuncie ao MP isso é extremamente necessário. Atentai bem é urgente e prioritário que o povo de força ao PT no congresso pressionando os partidos da base a apoiar e fazer o Marco regulatório democrático das comunicaçoes. A midia esta criando um monstro em nossa sociedade, o odio é dirigido as classes mais pobres, as conquistas sociais , as politicas de distribuiçao de renda e combate a desigualdade social. Se nada for feito sinto informar que teremos uma maioria educada ao odio fascista à apoiar governos cada vez mais reacionarios da direita mais retrograda e conservadora que existe.
maria paula
Faço uso das redes para saber de familiares e amigos. Com as eleições tive contato com várias pessoas que compartilhavam boas noticias e outras denúncias. O que foi interessante foi a preocupação de não se responder as provocações. Foi uma bela experiência com pessoas tão diferentes. Com o término dp processo eleitoral percebo que mudou o quadro já que as respostas grosseiras passaram a ser a regra. Aí perdi o gosto. Já me basta ver a raiva das ruas da cidade pequeno em que moro. Continuo me informando pelos blogs que ajudam a refletir e agir no meu cotidiano.
O Mar da Silva
Não acho que deve ser publicado antes de ter certeza que há uma investigação da polícia ou outro órgão sobre o caso. Publicar apenas a ofensa não acho positivo. É preciso que as pessoas denunciem esses casos aos órgãos competentes, polícia federal, por exemplo, e quando tiver em curso a investigação, aí noticiar. Pois o crime – qualquer que seja – merece virar notícia quando há uma investigação para apurá-lo.
Eduardo SIlva
Acho que as “besteiras direitistas” é um fenômeno social que deve ser considerado, discutido e analisado. No dia-a-dia, pode-se escutar suas bravatas e é muito importante sabê-los de antemão.
Porém não sou favorável à aproximação do blog quanto ao tema, ou seja, não acho que a maneira “corte-e-cole”, com um título esclarecedor: “Bem sucedida, eleitora de Aécio dá adeus antes de seguir para Orlando” e com comentários previsíveis ao fim acrescentam em nossa formação política.
Bacellar
Acho que temos que copiar a direita (Blasfêmia!!! Hahahaha) no sentido de fortalecer nossas ligações e criar fóruns de ativismo. Sei que já existem mas temos de ampliar e profissionalizar as ações para além dos períodos eleitorais.
Estava com receio, por exemplo, de bloquear muita gente no feed do Facebook pq o utilizo como ferramenta de divulgação de meu trabalho de ilustrador e fotógrafo…No fim não aguentei as asneiras e devo ter bloqueado mais de 30% dos perfis ativos…Recentemente divulguei um trabalho e sabem oq aconteceu? Nada! As taxas de joinhas e partilhas se mantiveram iguais…Ou seja, só esquerdista compartilha e curtia meu trabalho de qualquer jeito. Se a realidade anda tão polarizada e radicalizada precisamos nos unir. Até mesmo pq só a esquerda unida pode propor a reconciliação, o conservadorismo só pensa em tratorar quem pensa diferente…
Eduardo Guimarães
Azenha, minha opinião é a de que sobretudo posts preconceituosos como o da loira da foto devem, sim, ser objeto de denúncia e só é possível denunciar expondo essas pessoas à luz do dia, esse excelente detergente.
Gente como o Lobão tem mídia. Se ele fica falando sozinho, difunde ideias estúpidas, preconceituosas etc. Tem que desconstruir. Tem que mostrar às pessoas o nível de estupidez de gente desse tipo.
O texto do Helio parte da premissa de que se os que discordam dos Lobões da vida não criticarem suas burrices, ele morre de inanição. Não morre. Simplesmente seu trabalho de desinformação e emburrecimento fica mais fácil.
Outra coisa: essa história de que alguém que começou a trabalhar com comunicação etc. há tantos anos tem alguma espécie de aval para o que diz é muito questionável. Conheço gente que tem mais tempo nessas áreas e só diz besteira.
Essas carteiradas ficam bem na direita, não na esquerda.
Aliás, a mídia – os Lobões com verniz – critica tanto a blogosfera justamente porque o que fazemos, ao reproduzi-la criticamente, a incomoda e a prejudica (à mídia).
Vou citar alguém que tem ainda mais experiência que o Hélio, o ex-ministro Franklin Martins, em entrevista que me deu este ano no programa Contraponto: “A blogosfera é o grilo falante da mídia”.
Ninguém combate os gritalhões midiáticos com desprezo. Seria assim se nós fôssemos o lado mais forte e os lobões da vida, os mais fracos. Só que é o contrário.
Flavio Duarte
Concordo com o Edu, temos que peitar de frente e usar os princípios morais/éticos a nosso favor. O debate aberto de ideias, baseados na ética, na moral, na lógica, é o nosso terreno natural de combate e vitória. Eles só se dão bem nas sombras, na mentira, na dissimulação. O combate aberto é o nosso lugar favorito.
Eu mesmo já consegui “adestrar” babacas em forums dentro do Face, daqueles caras que saem tacando o terror e falando um monte de asneiras pessoais contra os outros. O que fiz? Fiz um “print” da tela e avisei ao sujeito que jogaria o print dentro da comunidade da empresa dele (o zé mané deixou aberto o empregador dele e a formação profissional). Na mesma hora o sujeito veio com ameaças no canal privado e o peitei de volta falando de legislação civil: o cara SU-MIU dos Forums. Este pessoal é covarde e não aguenta uma briga em público pois não têm ética nem moral. Este povo é assim, só o ridículo em público os adestra.
Já seres publicamente ridículos como o Lobão, que se alimentam disto e lucram disto, eu acho uma boa saída fazer piadas ou sátiras com as tiradas deles, tal como o Rovai fez com o Tio Rei abaixo. Eles querem ser levados a sério? Então os trataremos como incapazes, como retardados, como debeis mentais. Assim o público que os acompanha vai começar a ter vergonha de acompanhá-los, com medo de se mostrarem também retardados aos demais (… e são)
http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2012/12/08/reinaldo-azevedo-so-e-a-menina-fantasma-do-elevador/
Uma estratégia que sempre uso quando vou colocar alguma nova babaquice/deslize da Veja no Face é dizer aos meus amigos:
“Assine a Veja e seja motivo de chacotas/risadas dos porteiros do seu prédio, pois certamente os filhos universitários deles já os instruíram sobre do que é feita a tal revistinha.”
Noutra vez, coloquei: “Assine a Veja e nunca mais fique tranquilo ao dividir o elevador com aquele seu vizinho. Se ele começar a rir sozinho, você já vai saber do que se trata.”
Já me chamaram duas vezes no privado criticando esta minha “agressividade” contra a revista que eles lêem. hehehe
Ficam as dicas e parabéns pelo trabalho de vocês todos. Sou fã de vocês todos e os acompanho desde 2007. Abç.
Urbano
Evitemos o ódio e rancor, sempre, contra os fascistas da oposição ao Brasil. Questão apenas de boa vontade, para que se consiga fazer uma mesura e dizer-lhes que são uns bons filhos… E nem mesmo se esquecer de isentá-las, mentalmente.
Ricardo
Eu sugiro o seguinte:
A esquerda deveria se mobilizar e criar um site/blog com a finalidade de servir de munição para sua militância para responder em uníssono as boatarias que surgem no facebook/twitter. Algo como: “estão falando isso”, então, discute-se o assunto no site/blog e se publica a melhor resposta, que servirá como munição pra bombardearmos a boataria.
Pensei nisto, porque muitas vezes vejo posts no facebook que um bando de papagaio curte e compartilha e fica difícil de argumentar, ou por falta de tempo, por falta de munição, por dificuldade de se expressar.
Enfim, tá na hora da esquerda se mobilizar mais nas redes sociais, porque já estão perdendo feio.
Portanto, concordo em partes com o autor, porque ele está correto em afirmar que não adianta alimentar o monstro, mas está errado em se omitir, porque cada vez mais a direita se mobiliza pra fomentar o ódio (que já está grande demais) contra o PT e a esquerda.
Eduardo
Ótima idéia, sugiro até um nome: “Os pingos nos Is”
Caracol
Boa idéia Ricardo! E concordo com Eduardo, apenas acho que podia ser “os Is nos pingos”, pois a Verdade é a letra, enquanto que os pingos são simples baboseiras que Freud explica. Caso Freud não explique, a Fraude explica.
Delano
Pensei sobre isso e nos precisamos fazer um grupo forte e ágil que responda toda e qualquer desinformação nas redes. Se precisar de um soldado nessa luta contra desinformação contem comigo.
Delano
Ontem mesmo estava vendo uns videos no youtube e fui atrás do audio do depoimento do doleiro Youssef da denuncia golpista da Veja. Em todos os videos relacionados que encontrei deixei um comentario rebatendo as mentiras da Veja. Temos que fazer isso de forma orquestrada, tanto nas redes sociais como no youtube e etc.
Delano
Outra coisa importante é qus blogueiros deveriam fazer mais Twitch cam conversando sobre assuntos politicos da semana porque o pessoal da direita faz isso direto e espalham por ai as maiores besteiras ja ditas. É so voce ir no youtube e digitar, Lobao, Olavo de carvalho e etc. Temos que ter os blogueiros de esquerda batendo papo fazendo o contra ponto do debate porque senao eles da direita reaça ficaram falando sozinhos como é no PIG.
Spencer
Recomendo que todos nós, que compartilhamos de idéias sérias, maduras, sensatas e verdadeiras, sempre lembremos aos incautos de plantão (decidi tratá-los assim, dada a fragilidade de suas argumentações), sobre os avanços que tivemos até então. Penso que assim, estaremos contribuindo para o triunfo da verdade sobre a mentira e, desse modo, alertando as pessoas que, por inocência, se sentem atraídas pelo nefasto “canto da sereia”.
Marc
Como individuo não curto, nem compartilho as bobagens reacionárias, mas o “Vi o Mundo” é uma entidade de mídia e não pode se omitir, não podemos fingir que não existe um movimento preconceituoso e golpista.
Evaldo
Cancelei minha inscriçao no fm em mar ou abril desde ano para nem sequer ver este tipo de “post”. Esta rede gera ansiedade nas pessoas, por uma razao ou outra.
Ser famoso no fb é como ser milionario no banco imobiliario
Sidnei Brito
Tenho idade para ser um roqueiro decadente.
Digamos que eu tivesse feito algum sucesso nos anos 1980, no boom do rock nacional daquela década (aliás, uma das coisas mais horrorosas da área cultural de todos os tempos), e quisesse voltar a aparecer.
já sei a fórmula. Seria procurar jornalistas (sim, sobreviventes daquela época sempre têm um amigo jornalista) e começar a meter o pau no “lulopetismo”.
Meu amigo jornalista ia gostar da ideia porque iria ganhar pontos com os patrões. E eu ia voltar a ter espaço na mídia, depois de longo e tenebroso inverno.
É assim que funciona.
Flavio de Oliveira Lima
Sugiro que continuem sem publicar essas barbaries. Talvez, de quando em quando, fazer uma postagem sobre comentarios-barbarie, só pra alertar a turma. Mas sem identificar ou dar palco pros agressores.
Caracol
Prezado Azenha, quero colaborar com você opinando, mas sinceramente, levando em conta o meu perfil… não sei como.
Veja (ups, desculpe!) bem, eu concordo com Rodrigo e Ana nos seus comentários, acho que quem dá sopa pra malandro é prato fundo, mas é que “tô meio fora”, não uso feicebuqui nem tuíter, nem sei direito o que é isso, na minha casa não tem televisão e eu dou uma olhada no O Globo e na Folha (Estadão não dá, me faz mal à saúde) – mas leio essas porcarias não para me informar dos fatos, pois sei que eles são mentirosos, tendenciosos e canalhas como todo o PIG, então leio para – isto sim – me manter informado sobre O QUÊ É QUE ELES GOSTARIAM QUE EU ACREDITASSE COMO SENDO VERDADEIRO. Para mim isso é uma informação valiosíssima, pois quando não disponho de tempo para analisar eu formo opinião contrária automaticamente e pronto, vou dormir tranquilo, então isso é uma pista para que você decida o que fazer. Uma única e modesta pista, reconhecendo que sou um ponto fora do gráfico.
Talvez devêssemos reler Mc Luhan, não sei, talvez pensar melhor sobre essa coisa de reforçar a importância dos 15 minutos de fama desses energúmenos, aliás, parece que com as novas tecnologias esses 15 minutos ficariam reduzidos a 15 milissegundos se nós não insistíssemos em esticá-los. Melhor seria arrebentar sem esticar, não é?
Agora… tem uma coisa: eu já disse aqui que no duro, o que me incomoda mesmo é ver vocês publicando as fotografias dos caras. Pô, Azenha, se eu já tendo que – lendo o Viomundo – tomar ciência das babaquices desses imbecis seja sua divulgação importante ou não – porque é que eu tenho que ainda por cima ver a cara deles? Não teve um idiota aí que disse que nordestino é bovino? Então publique alguma foto de um porco, uma mula, fica mais agreste, mais refrescante…
Ta?
Abraço forte, que as forças da Natureza continuem te iluminando.
Antonio Morais
Acho que devemos dar ibope pra quem merece, quem é do bem. Sobre o preconceito digital, acho que deve ser colocado numa aba separada. Quem quiser ver esse lixo vai lá.
FrancoAtirador
.
.
Amig@s, depois de ler hoje a Nota do Clube Militar, transcrita abaixo,
adquiri definitivamente a convicção de que os Clãs da Mídia Bandida
são os Maiores Fascistas e os Principais Indutores do Fascismo no Brasil.
“PENSAMENTO DO CLUBE MILITAR”
“Perder nunca é um fato facilmente aceitável,
mas faz parte do jogo e da vida.
Derrotar-se é que não é aceitável.
O Brasil é nosso.
A Democracia, caminho que defendemos ardorosamente,
estabelece isso. A maioria decidiu.
Não interessa que não seja a nossa opção. É a regra.
Assim devemos exercer a nossa cidadania,
exigindo do Governo a postura que consideramos correta,
a transparência que até hoje foi sonegada,
a competência que o País necessita, enfim, vamos fiscalizar.
Temos um Congresso e outras Instituições.
Não vamos baixar a cabeça.
Vamos continuar lutando pelo Brasil,
cada um fazendo a sua parte.
Um Sócio Ilustre”
(http://jornalggn.com.br/noticia/nao-interessa-que-nao-seja-a-nossa-opcao-e-a-regra-disse-clube-militar)
.
.
Cara! Chegamos ao ponto em que até ‘Milíco de Pijama’
é menos Fascista que essa Corja Midiática e seus BOTS.
.
.
Mário SF Alves
“A Democracia, caminho que defendemos ardorosamente,
estabelece isso.”
Franco,
Embora discorde veementemente do trecho acima que integra a Nota, estou de pleno acordo com você.
Delano
Amigo ainda bem que você também já chegou a esta conclusão. Faz anos que tenho falado sobre isso com quem converso sobre politica, sobre o Brasil; sobre o porque o Brasil nao consegue ser um país desenvolvido. Precisamos lutar pela democratizaçao dos meios de comunicação muito mais do que por todas as reformas que sabemos ser necessarias. Sem um marco regulatorio democratico das comunicaçoes que proíba o monopolio e o oligopolio de midias, nenhuma reforma decente sera concretizada e o Brasil nunca vai ser um pais desenvolvido.
Odete
Acho de extrema urgência, abrir uma página só para denúncias, ao invés de apenas compartilhar, repercurtindo estes crimes, e intolerâncias. Uma única página, e a partir daí fazer o contraponto, reencaminhando para as providências cabíveis. Sem dar mais ibope, com links de veja, globo, estadão, folha (foi a menos nojenta, mas a home era um palanque eleitoral), Reinaldo, Constantino, etc. Eles propagam tanta mentira e sujeira, que pode contaminhar quem, por ventura, acabar por lá.
De resto, ATENÇÃO AZENHA: O programa do Jô hoje, foi emblemático, pois trouxe as “meninas” pra roda de novo (aquelas velhas rabugentas, que todos devem conhecer), e me pareceu que estão preparando o CIRCO, novamente. Lascaram lenha na Presidenta, na campanha, no PT, no próximo Ministro da Economia, sem saber quem será, na atuação da Dilma como Presidente, chegaram ao cúmulo de falar como a Dilma “deveria” agir, pasmem;
Debocharam da “Reforma Política”, como se fosse uma “utopia”; CRITICARAM E RIDICULARIZARAM A DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA, o Jô com um Smartphone comparando a Imprensa com o mesmo poder de um aparelho celular, já entrando na desinformação das massas;
Falaram de Mensalão, INSINUANDO SOBRE O DIRCEU SAIR, que era injustiça, isto sem citar nomes, mas pra quem estava atento, foi notório. MAS, ÓBVIO, NÃO CITARAM O MINEIRO, DO PSDB;
Enfim, fizeram a caveira, sem nenhum resquício de críticas ao Aécio, nem sombra do crime da Veja, masss, aí é que entra o “detalhe” falaram como se soubessem ou insinuassem, que a reportagem é verdadeira. Ou seja, rodearam o assunto, pra chegar onde queriam. Falar com olhares sinistros, que o doleiro entregou tudoo pro MPF, e que tem um fluxograma de todas operações, e que ele perderia a delação premiada, se falasse alguma mentira…
O Jô se prestou a um papel RIDÍCULO, de “morde e assopra”. A cara deles, um olhando pro outro, com cumplicidade, a “chamada” pra próxima semana, com “muito, muito mais novidades”, foi de estremecer, tamanha desfacatez. ALGO MUITO PÔDRE RONDA OS BASTIDORES…AQUELES URUBUS, SÓ APARECEM QUANDO TEM “CARNIÇA” NO AR..
ESTÃO ARMANDO O CIRCO, COMO FIZERAM NO MENSALÃO!!! SE NÃO ASSISTIRAM, PROCUREM O VÍDEO E ASSISTAM, MELHOR ABRIR OS OLHOS E PREVENIR!
Cláudio
Também acho que, de uma forma ou de outra, indiretamente (ou nem tanto), a direita pauta muita coisa absurda para o lado progressista. Deveria ser solenemente ignorada, quando necessário e melhor.
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ Dilma, Vamos Para Cima. Vamos Fazer Política: Reformas Constituinte Exclusiva e do Judiciário, Urgentes; Lei da Mídia e “Paper Track” na Urna Eletrônica Já! Seja Legal; seja Livre. Use Linux.
Com Dilma, a verdade VENCEU a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D
Mauro Chazanas
Queria dar um testemunho pessoal: me é útil, extremamente proveitoso, ler – e ver e ouvir, conforme o caso – disparates como os de Lobão, ou da garota que vai pra Orlando, ou as sandices de Reinaldo Azevedo, e etc…, aqui neste espaço ou em outros que fazem o verdadeiro jornalismo. Por que útil e proveitoso? Porque, primeiro, me informo do que está pensando parcela da sociedade brasileira – porque essas figuras por mais que simplemente caricaturais que sejam, elas representam e formam opiniões. Sem isto, sem o retrato da realidade de parte da sociedade brasileira, não há como eu ter minha ação política (peço desculpas, disse no comêço que seria um testemunho pessoal). Essas tranqueiras não estão sós e nem transitam em apenas uma classe social e, esse é mais um problema, não influenciam apenas uma só classe social. Poderíamos tapar os ouvidos e fechar os olhos na frente de uma tela de computador ou de uma tv, mas não podemos fazer isso nas ruas, nas nossas casas, onde a gente trabalha ou estuda. Por isto mesmo vou para o segundo motivo: aqui e em outros blogs progressistas, todos os comentários que leio, alguns mais, outros menos, me ajudam a responder a essa parcela, ou, vá lá, para não ser pretensioso, me ajudam a dialogar com essa parcela da sociedade, tanto pelo que trazem, os comentários, de argumentos prontos e acabados como o que trazem de elementos pra gente pensar.
Silvia
Concordo com o Mauro, Azenha
fatima maria
O certo mesmo é passar a régua nessa gente, mas aquela moça pode ser bem de vida, mas não parece. Tem jeito de pobretona e ainda pocima mal educada. Mais grossa que papel de enrolar prego. A partir desse momento, eles não existem mais…….
AlvaroTadeu
Aqui no Viomundo, eu posso comentar, se alguém não gostar, pode me espinafrar, a gente erra, acerta, procura repetir os acertos e abolir os erros. Mas na Revista do Esgoto e nos sites dos grandes jornais, ninguém que discorde dos grandes patifes tem vez. Na Folha, só podem comentar os assinantes. Para assinar o jornal da “Ditabranda”, ou é fascista, ou por motivos profissionais (jornalistas, professores, estudantes de humanidades, etc.). Então, quando provocadores profissionais acessam este site, devem ser defenestrados. Opiniões contrárias, mas baseadas em critérios honestos e comprováveis, tudo bem, enriquecem o debate político. Mas se o cara cheira ou não, também faz parte do debate político. Imaginem o Fernandinho Beiramar aparecendo às 3 da manhã nos portões do Palácio da Alvorada dizendo que tem uma “encomenda” para o presidente. Seria de lascar.
eliane dal colleto
estou refletindo sobre isso há alguns dias. Tomei a decisão de manter no ostracismo todos os contatos que tenho que publicam qualquer coisa que não me representa. Mas acho que vou além. Vou ignorar tudo desses reaças. Enfim, acho que temos sim que silenciar e agir de forma organizada, denunciando aos órgãos competentes os atos de preconceito etc.. e abrindo conversas individualizadas com algumas pessoas para tirar dúvidas ou pedir conselhos sobre a melhor postura em determinados casos. Boa, Helio! Seu pito me serviu. Azenha, beijos prá você, eterno homem ocupado.
Isabela
Eu não tenho facebook, twiter e afins, só blogs que servem pra falar comigo mesma..rs.. Mas fiquei sabendo das asneiras do Lobão, por exemplo, porque viralizou e as pessoas comentam, os blogs que visito falam. Acho que a divulgação de opiniões de anônimos como a loira-elite aí da foto, confirma que o rancor, o ódio, o preconceito estão nas ruas, assim como na internet. É uma avalanche de asneiras, mas sempre houve: o aumento da dimensão foi por causa da disputa política, só isso. Acho que tudo vai se acalmar… mas nossa luta não. Temos necessidades de outros focos e penso que muita coisa tosca vindo de raivosos pode mesmo ficar de fora do Viomundo…
Wildner Arcanjo
Uma pergunta: quem é o Lobão?
Leo V
Eu já andei comentando por aqui que acho um erro vcs do Viomundo publicarem essas coisas. Acho que acaba divulgando mais. Principalmente se é alguma bobagem (mesmo preconceituosa) de um desses articulistas, como vcs fizeram recentemente com Rodrigo Constantino.
Acho que cabe e é importante, por exemplo, divulgar agressões físicas que ocorreram durante a campanha nas ruas. Mas esse lixo internético que pulula, acho que acaba divulgando mais isso e tirando espaço do que importa.
Rodrigo
Oi Azenha, alo a todos
Olha, acho que muitos desses extremistas realmente esperam por um “faturamento” a ser obtido com a super-exposição, mesmo quando quem olha pretende critica-los duramente. Portanto, concordo com o autor do post quanto a isso. Já sou obrigado a fazer isso na questão da televisão, onde audiencia = grana. Mas como sabemos, embora possamos evitar que a nossa propria audiencia se transforme em grana para quem ou o que a gente não concorda, não vamos politizar nunca o debate apenas usando o controle remoto.
Por outro lado, há assuntos aos quais não se pode simplesmente ignorar, eles não se desconstruirão sozinhos, muito pelo contrário. Alem, disso, ter contato com determinados “extremos” muitas vezes acaba significando um contato com uma parte da realidade. Afinal podemos fingir ou querer que não existam, mas existem. De uma certa forma podemos entender que algum tipo de contato com isso implica num enriquecimento da possibilidade de entender o mundo de forma mais completa e complexa. Enfim… Estas manifestações as quais repudiamos fazem parte, de certa forma, do mesmo mundo que nós, Nestes casos, acho que a saída mais coerente com a postura crítica não é a reprodução do post, mas sim a produção de conteúdo sobre ele. O que de certa forma é o que o Viomundo prioriza fazer.
É claro que isso demora mais que simplesmente copiar e colar. Vcs da “redação” que sabem onde o calo aperta… Então a “denuncia” acrítica aparece rapidinho em alguns blogs, mas tem um poder diferente, ao meu ver muito menor, do que uma análise construída sobre o tema, que vai aparecer na calada da noite, na manhã seguinte, ou mesmo depois de um tempo ainda maior. Vai ganhar no significado. Enfim, ao meu ver é esse tipo de “repercussão” que amplia a possibilidade de reflexão e mesmo em um caráter mais amplo, de educação do público.
Bom, é isso.
Agradeço ao trabalho de vcs e espero que sigam oferecendo um farol nesse mar encrespado que é a net
valeu
FrancoAtirador
.
.
O fato de apenas transcrever os textos da Mídia Bandida GAFE, sem crítica,
só valoriza e repercute a Ideologia Fascista aos quais estão impregnados.
O que se deve fazer, em forma adequada, é escrever uma crítica contundente,
referenciando o título ou citando trechos da matéria, sem oferecer línque.
.
.
FrancoAtirador
.
.
Caso Pradigmático Exemplar
.
.
.
.
MERCADOS ABUTRES MENTEM DESCARADAMENTE,
COM REPERCUSSÃO NACIONAL E INTERNACIONAL
NA MÍDIA ESTRANGEIRA E SUCURSAL LOCAL.
E DEPOIS QUE FATURARAM LUCROS ABSURDOS
COM ESPECULAÇÃO NA BOLSA DE VALORES SP,
VÊM A PÚBLICO COM O MESMO PESCOÇO PELADO
DESMENTIR O FACTÓIDE, PARA FUGIR DA CADEIA.
(http://imgur.com/DZbccM1)
(http://imgur.com/RKOSwXV)
.
.
A FALSA ENTREVISTA DE MERCADANTE
PUBLICADA NA MÍDIA ABUTRE (InfoMoney)
QUE OS BOTS TUCANOS REPERCUTIRAM:
(http://imgur.com/jnidh1Q)
(http://naofo.de/1u6l)
|15h34 | 28-10-2014
InfoMoney
Mercados [Abutres]
Correção: Mercadante não falou com o InfoMoney
A entrevista publicada na tarde desta terça-feira
com o ministro Aloizio Mercadante era FALSA
Por Marcello Ribeiro Silva
SÃO PAULO – O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante,
não concedeu entrevista ao InfoMoney nesta terça-feira,
ao contrário do que foi publicado durante a tarde.
Na falsa entrevista telefônica,
alguém que se passou [SIC] por Mercadante
disse que ele não seria ministro da Fazenda
e que permaneceria na Casa Civil
ou assumiria o Ministério do Planejamento.
O InfoMoney pede desculpas ao ministro
e aos seus leitores pelos erros da reportagem.
(http://www.infomoney.com.br/mercados/eleicoes/noticia/3664095/correcao-mercadante-nao-falou-com-infomoney)
.
.
FrancoAtirador
.
.
Caso Paradigmático Exemplar (2)
MULTIDÃO NAS RUAS DE SÃO PAULO-SP
‘PÉDIMPÍXI’ DE DILMA: 30 ‘pessoas’ [SIC]
Além do ‘Impíxi’, Grupo pedia a extinção do PT.
spressosp.com.br/wp-content/uploads/2014/10/dilma-690×377.jpg
(http://spressosp.com.br/2014/10/28/em-sp-uma-multidao-nas-ruas-pedindo-impeachment-de-dilma-30-pessoas)
.
.
FrancoAtirador
.
.
Já iniciou-se Campanha para Cancelamento de Assinaturas
dos Canais da GloboSat (GN/SportTV) e do Grupo Band.
.
.
FrancoAtirador
.
.
CARTEL NA TV PAGA.
Reserva de Mercado na TV por Assinatura
GLOBOSAT/NET-SLIM & SKY-DIRECTV-MURDOCH
VETAM OS CANAIS CONCORRENTES DIRETOS
(http://imgur.com/CB7UESs)
(http://naofo.de/1u78)
.
.
Ana
Concordo com o comentário. Principalmente com o ponto da imitação do modus operandi do lado de lá. Acho necessário essa autocrítica. Algo que a esquerda é capaz de fazer é perceber essa “cultura” introjetada e se esforçar para combater traçando caminhos para uma mudança de comportamento. Acho que devemos continuar a discutir criticamente o chorume preconceituoso sem divulgação sensacionalista. E acredito que a melhor coisa a fazer é denunciar a quem compete investigar essas condutas. Também sou totalmente contra a interação com essas pessoas; não tem que bater boca, não tem que adjetivar, não tem que compartilhar, muitos deles não são nem reais. Acho péssimo quando alguém compartilha e “sem querer” clico, quando eu vou ver é tarde, pois não acho nem seguro carregar qualquer coisa que venha desses reacionários, famosos ou não. Tem que controlar a curiosidade e essa sanha de expor tudo por pura exposição. É preciso lembrar que o combate deve se pautar por argumentos, crítica, bom senso e não por fofocas, especulações esdrúxulas e bate-boca. O comportamento deve ser exatamente o oposto deles!
Morgado
Uma coisa é sair compartilhando links no Facebook e retroalimentar (inclusive com recursos financeiros) os blogueiros a serviço do retrocesso e do ódio. Não fazer isso é um cuidado básico no uso da internet, de um modo geral, e das redes sociais, especificamente. No caso dessas últimas, é preciso cuidado até com as fontes de mensagem bonitinhas e positivas prá não sair curtindo publicações de fascistas sem saber. Já vi post no Facebook compartilhado por amigos, com uma foto maravilhosa e uma linda frase de um grande filósofo cuja fonte era no Facebook era “Admiradores da Rota”, e por aí a fora. Você curte ou compartilha uma coisa que acha legal ou bonita mas na verdade está alimentando as estatísticas de uma página nazi-fascista. Outra coisa bem diferente é o que você faz, Azenha: você divulga a notícia e faz o necessário contraponto, dando inclusive argumentos e dados para fomentar o debate. Acho que você deve continuar na mesma linha que adotou até hoje. Simplesmente ignorar o discurso odioso não vai fazer com que ele desapareça, é preciso mostrar às pessoas que ele existe (e, algumas vezes de forma muito sutil) e apresentar os argumentos contrários.
José Américo
Acho essencial desnudar essas “celebridades”.
Embora ganhem importância momentânea ou uma sobrevida na combalida carreira, como no caso de Lobão, a exposição crítica os faz cair cada vez mais no ridículo e, penso eu, impõe uma acelerada derrocada, pela perda de credibilidade até em seu público alvo.
Lobão já era motivo de fortes críticas e, agora, com seu patético cinismo, ao posar de “herói da resistência”, virou uma figura patética inclusive para os que o apoiavam, pela falta absoluta de caratér.
Voto pela manutenção da exposição das bobagens da direita, claro, o que for evidentemente relevante, como preconceitos rasos e propagação de idiotices pelas “celebridades”.
Lelê Teles
Se estamos no campo do discurso monológico, e de sua análise, pra fazer uma síntese dialógica, temos que ouvir o que “eles” dizem para desdizer os que mentem e os que iludem.
Fernando Lopes
Não seria melhor nem ter Facebook e Twitter??
A fonte de toda essa disseminação é acima de tudo uma ferramenta de espionagem para a direita e seus mestres dos EUA. Afinal eles inventaram Facebook e Twitter com esta finalidade: ESPIONAR VOCÊ.
E a partir dos dados que eles coletam eles até ganham dinheiro!!
henrique de oliveira
Cara nunca tive facebock muito menos celular não vejo tv aberta a pelo menos 10 anos , prefiro blogs sujos (e quanto mais sujo melhor) e realmente posso dizer que sou mais bem informado que esses pseudos intelectuais e coxinhas.
L@!r M@r+35
A hipocrisia deve ser divulgada para que saibamos quando repetirem promessas vazias.
Andre
Às vezes, é pedagógico indicar onde exatamente está o preconceito. Acho que, no caso de desconhecidos, ajuda até a fazer eles se olharem no espelho. O caso das celebridades e políticos é mais complexo pq se promove ele realmente.
L@!r M@r+35
Discordo. Quando Lobão disse que ia sair do Brasil, foi para manipular o resultado da eleição. E foi desmascarado quando disse que ficava, ainda posando de herói.
Este post de Gustavo Castañon http://www.viomundo.com.br/politica/gustavo-castanon.html não teria o menor sentido sem a polêmica do Lobão ou dessa sujeita que se diz rica e vai pra Miami.
Parece que o autor quer que vivamos em uma bolha e que não saibamos o que acontece e nem que coloquemos nossa opinião sobre um assunto polêmico. Ao dar publicidade, inclusive damos a oportunidade do contraditório. Ou seja, podemos ter ouvir um argumento razoável sobre algum assunto que não conhecemos profundamente.
Quer dizer que não devemos divulgar quando um partidário de A queimar a bandeira do partidário de B para “não dar publicidade”? Qual o critério? Quando chegar na grande mídia, deixando ela dizer o que é importante ou não?
Devemos divulgar esse tipo de coisa deixando clara nossa posição ou mesmo distribuir de forma acrítica, para coletar mais informações sobre o assunto.
Agora podemos!
Toga
Quando é caso para denunciar, denuncie (ao MP). Fora isso concordo e também peço que parem de compartilhar. A maioria dessas coisas que eu vejo é em sites de blogs fazendo essas denúncias.
Renato Silva
Comentar as mais hediondas…
Ou as críticas, que tenham algum discernimento…
As idiotices dos Roger,Lobão e Cia,Não. Minha Opinião.
Deixe seu comentário