Doutorando: FHC esquece o princípio do “cada pessoa, um voto”

Tempo de leitura: 3 min

A avaliação de seus mandatos captada em pesquisas explica o motivo de Alckmin e Serra não terem defendido o seu legado. O que fará Aécio Neves?

Carta Aberta ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

Prezado ex-presidente Fernando Henrique Cardoso,

Como catarinense e, portanto, natural de um estado no qual a vitória de seu candidato foi tão marcante, me senti no direito de responder à sua entrevista pós-primeiro turno.

Como sociólogo o senhor deveria saber que um argumento, para ser considerado válido, não pode simplesmente atacar quem o defende. Quando o senhor ataca, portanto, de “ignorantes” ou “mal-informados” os que defendem o projeto petista de país, o que o senhor produz é uma falácia. O senhor certamente não faltou a essas aulas de filosofia, mais precisamente de lógica, não é?

Como político, todavia, sua entrevista reforça preconceitos, uma “excêntrica” xenofobia interna, já que o “xenos” não é estrangeiro, mas bem brasileiro, pobre, em especial nordestino. Não sei de qual teoria sociológica ou antropológica o senhor se serve para tais afirmações, mas ousaria dizer que não possuem reconhecimento científico.

Mas, como “social-democrata”, me espanta ainda mais.

Primeiro, porque o senhor, além de esquecer qualquer iniciativa de um estado de bem-estar social em seus oito anos neoliberais de governo, parece ter esquecido, também, o princípio básico da democracia, aquela que os Gregos nos ensinaram.

Cada cidadão um voto, lembra? Não importa seu ofício, sua idade, sua origem e, diríamos hoje, gênero, raça, orientação sexual etc.

Por que, então, o voto de um pobre é menos voto do que de um rico? Qual foi o tratado sobre democracia que o senhor leu e que não li, que garante essa distinção, porque eu desconheço. A democracia, “nobre” ex-presidente, é o regime do “qualquer um”, lembra?

Apoie o VIOMUNDO

Dos escolhidos à sorte pelos Gregos, já que não havia diferença entre “qualquer” Grego.

Isonomia, lembra? Nome “chique”, né? Certamente os Constantinos, Mervais e Azevedos que o veneram conhecem esse termo.

É, infelizmente o senhor esqueceu, ou finge esquecer para dar conta de municiar com falácias esse sentimento de rancor e de ódio que se dissemina, infelizmente, em mentes não tão brilhantes por esse país.

Esses “ignorantes”, que não moram nos grotões, mas bem perto de vossa senhoria, e que, infelizmente, não tiveram as mesmas oportunidades de estudo que o senhor, não sabem discernir bem um argumento de uma falácia, mas o senhor sabe, o que lhe torna mais responsável, como ensinou o nosso velho amigo Sócrates.

Da próxima vez, ex-presidente, cuide melhor de seu conceito de “democracia”.

Nós que votamos em Dilma sabemos bem o que ele significa. Afinal, foi um “qualquer um” que iniciou esse processo de diminuição da desigualdade social, de extinção da fome e da miséria extrema, de pleno emprego.

Um “qualquer um” que fez mais universidades e escolas técnicas que “qualquer outro” presidente.

Nós sabemos bem o nome desse “qualquer um” e de sua sucessora. O senhor quer que eu lhe lembre?

Foi um igual à maioria dos brasileiros, não um doutor, que nos aproximou mais do verdadeiro sentido de democracia, do sentido de “povo” aí presente. Não essa que vocês tentam oligarquizar, separando os “sábios” dos “ignorantes”.

Sabe, ex-presidente, essa expropriação da democracia é uma estratégia política já manjada, desde os Gregos.

Talvez a “intelligentsia” que o acompanha não saiba. Seria mesmo esperar muito de quem pensa a democracia a partir de Veja, Folha, Globo e seus similares, não é?

Mas pode deixar. Nós, os “burros” e “mal-informados” eleitores de Dilma podemos relembrá-los, sempre.

Nós continuaremos por aqui.

A “raça” do PT continuará, mesmo que o instinto totalitário de muitos nos queiram ver eliminados. Nós lutamos pela democracia e a respeitamos.

Por isso a vitória de seu candidato, se vier a acontecer, não será objeto de ódio e preconceito. Aceitaremos. Afinal, cada voto, vindo de onde vier e proferido por quem for, assim o quis.

E a vontade do povo é soberana. “Ignorante” ou “sábia”, pouco importa à democracia.

Cordialmente,

Vinicius B. Vicenzi

Doutorando em Filosofia na Universidade do Porto (Portugal)

Leia também:

Partido da Causa Operária: Pai de Aécio, apoiador da ditadura, levou dinheiro da CIA

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urbano

As coisas que o danoso ferrando henriqueaux, o cínico, aprendeu na vida, independentemente do que estudou e em quais escolas, deram-lhe competências das mais decentes e justas, como destrambelhar todos os setores produtivo, financeiro e social do Brasil; e isso de Norte a Sul, Leste a Oeste. Diga ele o que disser, principalmente sobre os nordestinos, mas em verdade esse estrepe é um reles cara de pau, que até a pose já perdeu há muito tempo; isso a nível mundial.

Luiz Fernando de Assis Ribeiro

Onde, nas declarações de FHC, ele diz q o voto de um vale mais q o voto de outro?

O q ele disse, e é verdade, é q os bolsões de pobreza do Norte e Nordeste viraram currais eleitorais do PT, justamente por estes eleitores terem menos informação e ficarem mais vulneráveis às mentiras petistas, como por exemplo, q qualquer um q for eleito, se não for do PT, vai acabar com o Bolsa Família…

O texto parte de uma premissa falsa e se preocupa muito mais em fazer propaganda partidária do q em desmentir o q FHC afirmou!

    L@!r M@r+e5

    Chico Buarque é ignorante? Ele mora nos grotões do Nordeste? Ele vota PT.
    Chico César é ignorante? Ele mora nos grotões do Nordeste? Ele vota PT.
    Maria Conceição Tavares é ignorante? Ele mora nos grotões do Nordeste? Ela vota PT.

    Pela lógica, esses exemplos derrubam a tese do ex-Presidente.

    Chamar quem vota em alguém de ignorante é desqualificar o voto dessa pessoa. Qualquer um que tentar debater com um eleitor de Aécio vai ser taxado disso e é exatamente isso o que o ex-Presidente tentou fazer.

    Luiz Fernando de Assis Ribeiro

    Quando se é mal intencionado, tudo realmente fica mais difícil…

    FHC nunca disse q TODOS q votam no PT são menos informados!

    Ele disse q a MAIOR PARTE dos votos do PT vem dos menos informados e isso É UM FATO!!!

    Tente ser um pouco mais honesto e vc terá mais facilidade em entender o q lê

    LuisT

    “Sabio” Luiz Fernando,

    Quem eh ignorante:
    – Aquele que vota nos que foram responsaveis por fazer sua vida melhor, como a grande maioria dos que vivem nas regioes mais pobres e que percebem claramente sua condicao de vida melhorar e sabe quem foram os responsaveis por isso;
    OU
    – Aquele que mesmo percebendo que sua vida melhorou, continua votando contra os responsaveis por isso, como boa parte da classe media alienada (informada pela Veja), que ao contrario da epoca de FHC/Arminio/PSDB agora anda de SUV, viaja pelo menos uma vez por ano para o exterior (Miami eh logo ali)
    OU AINDA
    – Aquele trabalhador que pela primeira vez tem a oportunidade de manter todos os filhos estudando e ate’ na faculdade, mas que vota no PSDB porque nao gosta da Dilma.
    OU AINDA:
    – Um paulistano que esta sem agua, mas vota no PSDB porque com o PT o Brasil corre o risco de racionamento de energia.

Wladimir

Cráu!!!!! Depois de cacetada dessas, o “príncipe dos invejosos” vai ficar mais gagá ainda!

    LuisT

    Brilhante!!!
    Só um adendo:
    Como chamar de ignorantes pessoas que tem clara noção de quem foram os responsáveis por fazer suas vidas melhorarem (e muito).

Deixe seu comentário

Leia também