Financial Times: Mantega passou o trator “populista” em Armínio

Tempo de leitura: 2 min

FT

Economia

10/10 às 12h28 – Atualizada em 10/10 às 13h24

‘Financial Times’: em confronto com Mantega, Armínio Fraga decepciona

do Jornal do Brasil

Em artigo publicado no Financial Times nesta sexta-feira (10), a jornalista Samantha Pearson destaca que, no confronto entre o economista Armínio Fraga, apontado pelo tucano Aécio Neves como seu futuro ministro da Fazenda, caso seja eleito, e o atual ministro da Fazenda, Guido Mantega, Fraga decepcionou.

A jornalista destaca que Mantega “certamente tem algumas explicações a dar”, já que a economia deve crescer “míseros 0,2% este ano” e que a inflação acumulada nos últimos 12 meses ficou em 6,75 por cento  — acima do limite superior da faixa de tolerância do país e muito acima da meta oficial de 4,5 por cento.

Segundo o texto, até o momento, Mantega e o PT culparam a crise financeira mundial e que, “em suma, Mantega deveria ter sido um alvo fácil.”

De acordo com o FT, “Fraga teve certamente os argumentos certos, contudo, Mantega “falou como um político confiante, baseando-se (embora um pouco falho) em narrativas populistas e coerentes”, enquanto “em grande parte Fraga respondeu com o pragmatismo frio e detalhes técnicos de um banqueiro central.”

O artigo destaca o comentário do jornalista brasileiro Sérgio Augusto no Twitter: “Eu tinha esquecido o quão ruim Armínio Fraga está em entrevistas e debates. Ele vem como tudo o que ele não é: inseguro e falso.”

Apoie o VIOMUNDO

Ainda segundo o FT, após oito anos de Mantega como ministro da Fazenda, os investidores e empresários podem receber um pouco de pragmatismo frio.

“No entanto, não são essas pessoas que Fraga tem que convencer — a grande maioria teria escolhido Fraga sobre Mantega de qualquer maneira. Em vez disso, Fraga e o PSDB precisam encontrar uma maneira de obter a mensagem econômica através da mídia brasileira e desconstruir a crença comum de que o que é bom para os mercados é ruim para as pessoas e vice-versa.”

O texto conclui afirmando que, “afinal, este não é apenas um debate econômico cordial: é guerra, a batalha final pelo controle sobre o segundo maior mercado emergente do mundo e as vidas de mais de 200 milhões de pessoas.”

Leia também:

Mercadante analisa política econômica dos tucanos: “Desemprego e arrocho”

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Mariano

O HOMEM QUE QUER NOS GOVERNAR DIZ QUE NÃO SABE DE NADA DE ECONOMIA. TUDO VAI FICAR NA MÃO DE ARMÍNIO nauFRAGA

http://jornalggn.com.br/noticia/aecio-avisa-que-nada-entende-de-economia-ao-indicar-um-preposto-por-j-carlos-de-assis#comment-470146

Messias Franca de Macedo

Roberto Amaral apoia Dilma e fragiliza ala à direita do PSB

Presidente do Partido Socialista Brasileiro acusa correligionários de jogar história dos fundadores “no lixo” ao apoiar o tucano Aécio Neves no segundo turno

(Amaral e Erundina: resistência ao entreguismo do PSB)

Leia a Carta Aberta à Nação

aqui:

http://ramaral.org/?p=9256

ou aqui:

https://www.pt.org.br/roberto-amaral-apoia-dilma-e-fragiliza-ala-a-direita-do-psb/

Fabio Passos

naufraga só agrada os miliardários vagabundos que especulam no mercado financeiro.
E foi escolhido por aécio exatamente por isso.

Messias Franca de Macedo

O MAIOR ERRO DO PT

Desde que chegou ao poder o PT tentou por em prática a independência entre os poderes.
Na escolha do procurador geral, passou a indicar o líder da votação dos procuradores. Na escolha dos ministros do STF, usou critérios não políticos como, por exemplo, escolhendo o Joaquim Barbosa por ser negro e ter notória competência.
Por anos o PT interferiu pouco, ou nada, nas mudanças da hierarquia de poder do judiciário e locação de seus juízes.
Mas a oposição e a imprensa inteferiram continuamente. Seja dando destaques a alguns e fazendo pesadas críticas a outros, seja empregando familiares, seja financiando festas, conseguiram ter mais controle sobre o judiciário do que o governo do PT. E o mesmo fizeram na PF.
O tratamento diferenciado quanto aos mensalões do PT, do DEM e do PSDB foi apenas um entre muitos outros exemplos deste controle informal.
Com o tempo, ficou claro para muitos, principalmente os envolvidos em atos criminosos, que em caso de ser descoberto e preso, a melhor alternativa seria se associar a quem controla o judiciário, pois só este grupo poderia lhe dar vantagens que dentro da rígida Lei não conseguiriam.
Mesmo em uma família, é comum um dos membros tomar atitudes que envergonham o resto da família. Num governo com milhares de pessoas, a indicação somente pessoas idôneas para milhares de cargos é simplesmente impossível.
Sabendo disso, nunca a máquina pública brasileira foi tão investigada quanto no governo do PT. Centenas de funcionários públicos foram descobertos em seus desvios de conduta. E foram demitidos, julgados e presos.
Com o atual escandalo do diretor da Petrobras não foi diferente. Ele já havia sido diretor durante o governo do PSDB, mas só em 2012 foi pego e demitido.
Ele sabe que se ficar neutro não terá o apoio do PT e será punido dentro do rigor a Lei. Ele também sabe quem tem forte poder sobre o judiciário. Daí a decisão de denunciar, com ou sem provas, desvios somente de quem a oposição e a imprensa permitem.
E este foi o maior erro do PT: O de acreditar que ao não exercer seu poder, além do que lhe cabe por direito, outros não o fariam.
A verdade é que não existe vácuo no poder, se um não ocupa, outro ocupará!

Comentário lapidar proferido por Alberto Leal
11/10/2014 às 6:52 pm

em ‘A “meritocracia” de Aecinho: ganhou rádio do Sarney aos 25 anos’

Por jornalista Miguel do Rosário

11 de outubro de 2014 | 13:36

FONTE: http://tijolaco.com.br/blog/?p=21995&cpage=1#comment-117001

Messias Franca de Macedo

“ARMÍNIO? AÉCIO QUER, MAS NINGUÉM MERECE”

PT estreia nova bateria de propaganda política; fogo cerrado sobre escolha de Armínio Fraga como ministro da Fazenda, adiantada por Aécio Neves; “com ele no Banco Central, os juros foram a 45%, a inflação passou de 12% e o Brasil foi duas vezes de joelho ao FMI”, diz o locutor; “esse economista já causou muito prejuízo ao bolso e a vida dos brasileiros”, crava; campanha da presidente Dilma Rousseff aprofunda linha de confronto

11 DE OUTUBRO DE 2014 ÀS 19:10

(…)

############

AGORA, DA SÉRIE ‘O LEMBRADOR DE CORRUPTOS’

VÍDEO

Segundo o ‘Armínio Medidas Impopulares Fraga’ do candidato do *arrocho, do atraso CORRUPÇÃO… Está estarrecido com o aumento real do salário mínimo nestes últimos 12 anos de governos trabalhistas, populares e nacionalistas
*’Arrocho Neves’ ou Aécio ‘Never’ – ou ‘AeroNeves’ para os mais íntimos “cheirosos”! Pausa para rir destas desgraças!

http://www.youtube.com/watch?v=nsLWWRTGAs4

Sidnei Brito

Mantega passou o trator por cima de dois: Armínio e Miriam Leitão.

Ulisses

A citação “De acordo com o FT, “Fraga teve certamente os argumentos certos” é uma piada de alguém tentando defender o indefensável. O Armínio Soros Flagra gaguejava, não sabia números da economia e disse a piada do ano. A crise de 2009 acabou! Acabou? Aonde? EUA, Europa inclusive Alemanha estão quebrando. Até a China as expectativas são ruins. É totalmente incompetente. Não foi sem razão que quebrou o Brasil, elevou a taxa de juros a 45, inflação a 12 e não tinha dinheiro em caixa para pagar compromissos vencidos. É este quem vai sangrar o Brasil se o Aócio ganhar. Pobre povo brasileiro.

Francisco

“afinal, este não é apenas um debate econômico cordial: é guerra, a batalha final pelo controle sobre o segundo maior mercado emergente do mundo e as vidas de mais de 200 milhões de pessoas.” (FT)

Essa ai entendeu o cerne da questão. Acredite ou não, tem petista que ainda não entendeu: é a luta de classes, panaca!!!

Paulo

Discordo da frase que atribui a argumentação Arminio Fraga similar a de um banqueiro central. As autoridades maiores de bancos centrais, em todo o mundo, se pautam na preservação de suas moedas e em políticas protecionistas que a preservem de desvalorização, conjugadas a políticas de preservação do bem-estar social.
. O que Arminio Fraga defende é a pura e simples agiotagem, por isso é contra o BNDES e os bancos públicos, que interferem no mercado com taxas incompatíveis com aquelas que os agiotas gostariam que fossem praticadas. É como se dissesse “o governo do PT está melando nosso negócio”.

    Carlos Cruz

    O que vc diz vai contra TODOS os principios neo-liberais. O que os bancos públicos hoje fazem, mesmo que parcialmente, é seguir o tal “mercado”, tão glorificado e endeusado por DEMOS e TUCANOS. No início da mair crise economica da história, pois dizem que ultrapassa a grande crise do início do século passado, o presidente Luis Inácio ordenou que BB e CEF, juntamente com BNDES, suprissem o mercado nacional de crédito com empréstimos a juros menores que a banca privada, que restringiu e aumentou os juros, e evitou prejuizo maior ao crescimento. Mas foi criticado POR TODOS mercadistas que diziam e pregavam ser absurdo bancos públicos com juros menores que o tal “mercado”, que iam quebrar, etc. O BB/CEF e BNDES tiveram lucros enormes e banca privada babou de ódio e raiva, pois lucros menores obtiveram. Afinal é para seguir ou não o deus “mercado”? Vcs são incoerentes. O que querem é apropriação do sistema bancário nacional pela banca privada, seja ela nacional ou internacional. Dilma 13. Dilma presidente!

FrancoAtirador

.
.
Até a Fitch, via Reuters, está alertando para o Retrocesso,

Evidenciando a Retração do Consumo no Comércio Varejista

Com Eventual Implementação do Programa Econômico do PSDB

de Armínio Fraga, Discípulo do MegaEspeculador George Soros

e Futuro Ministro da Fazenda do Bonéco de Papelão de FHC.

Rede Varejista Prevê Redução nas Vendas,
se PSDB ganhar, diz Fitch, via Reuters

(http://imgur.com/srOVMNt)
(http://abre.ai/aecio_boneco_papelao_fhc_psdb)
(http://naofo.de/1jtl)
.
.
A VELHA FÓRMULA TUCANA DE ARMÍNIO FRAGA,

ATRÁS DO DISCURSO ‘MUDERNO’ DE AÉRIONÉCO

Agência de classificação de risco Fitch, que faz análises e previsões sobre o desempenho econômico de empresas, afirma que eventual eleição de Aécio Neves (PSDB) poderá ter maior impacto negativo para o Carrefour e Casino, dono do Grupo Pão de Açúcar.

Diz que ‘as políticas econômicas do PSDB incluem medidas para deter a inflação, “que vem sendo um importante suporte ao crescimento nominal de um dígito alto das vendas’ e que o gasto dos consumidores também poderá ser afetado por uma política fiscal mais rigorosa.

Traduzindo para o popular: a classe média, seja a chamada nova classe média, seja aquela que sempre foi remediada, que forma a massa do mercado de consumo interno, terá menos dinheiro no bolso, ficará na pindaíba com as medidas amargas prometidas por Aécio e com o “choque de gestão” tucano.

O resultado dessas políticas amargas é arrocho dos salários e aposentadorias, além de desemprego.

Com desemprego alto, com salários arrochados, as famílias teriam que apertar o cinto, comprar menos no supermercado, e ficarem com o prato mais vazio na mesa.

A notícia não fala, mas pela mesma lógica o setor de shopping centers e todo o segmento lojista também sofrerá o mesmo efeito. E o pior é que todas estas empresas vendendo menos, acabarão também demitindo empregados, piorando a situação.

É por isso que quem é trabalhador ou aposentado de classe média, micro-empresário, ou mesmo grande empresário do setor produtivo tem que ser louco para votar em Aécio.

(http://abre.ai/classe_media_burra_vai_se_fuder_com_psdb)
.
.

Edir

Vejam esse vídeo, um policial fala que Aécio Neves é usuário de drogas.

https://www.youtube.com/watch?v=IpTIheiuEpo

    Lukas

    Se ele falou, deve ser verdade, né, por que ele mentiria?

    Luís

    Ele foi candidato a deputado estadual pelo PRTB esse ano. Parece que realmente levou tiro na perna e o MP abandonou o caso, e tem frequência na comissão de direitos humanos da ALMG.
    Parece ser muito estudioso também, já que teria formado em direito e física.

    Pode ser que tenha interesses, pode ser que esteja mentindo, mas agiu com coragem porque não é qualquer denúncia.
    Agora…acredito como ele que se começarem a investigar com isonomia o Aécio será preso qualquer dia desses.

    Luís

    Só para acrescentar.
    Tirei essas informações de uma pesquisa básica no Google.

olivires

“é guerra, a batalha final pelo controle sobre o segundo maior mercado emergente do mundo e as vidas de mais de 200 milhões de pessoas.”

Impressionante a franqueza do FT nessa frase.

Querem Aécio (capataz) para controlar o 2º mercado (entreguismo) e a mão de obra (escravidão).

“Controlar a vida de 200 milhões de pessoas” é uma expressão digna do colonialismo inglês. Devem ter se lembrado dos tempos da Índia.

    Vini

    Pelo menos eles não escondem as intenções e o posicionamento, como a mídia nativa. São defensores do capital, afinal de contas, o jornal se chama Financial Times :-))))

Deixe seu comentário

Leia também