Fabiana Agra: Carta aberta de uma nortista para os sulistas

Tempo de leitura: 4 min

bolsonaro

Jair Bolsonaro não foi invenção do Nordeste

CARTA ABERTA DE UMA NORTISTA PARA OS SULISTAS

por Fabiana Agra*, via França Oliveira de Medeiros, no Facebook

Meus irmãos sulistas – sim, queiram vocês ou não, somos irmãos, somos filhos de uma nação chamada Brasil, que vem sendo construída há 514 anos – como nortista de nascimento e por convicção, sinto-me obrigada a escrever para vocês após os últimos acontecimentos, em que vimos reacender a mais vil xenofobia endereçada a nós, do Norte e do Nordeste, devido os resultados do primeiro turno das Eleições 2014.

Em primeiro lugar, meus irmãos, não somos nem melhores nem piores do que vocês, somos fruto de um país continental, cheio de diferenças e de contrastes e que, por circunstâncias históricas, nós daqui de cima fomos explorados através de uma colonização vil e de uma política perversa, que retiraram o melhor de nós, que foi usufruído por vocês; sem contar que houve uma imigração planejada para os estados do Sul e Sudeste, onde vocês tiveram a oportunidade de desenvolver-se de uma forma bem mais organizada.

Sim, nós daqui de cima já passamos fome, já fomos muito ignorantes, uma massa de milhões de analfabetos, que vivia das esmolas que os governos anteriores vez por outra mandavam, governantes esses que nunca se importaram em preparar o nosso povo para conviver com as intempéries do clima e nem de diminuir o abismo social em que vivíamos.

Somente após 2002, meus irmãos, é que esse quadro começou a mudar e, hoje em dia, o Norte/Nordeste é também uma terra de amplas possibilidades: seu povo está melhorando de vida, a educação chegou através de dezenas ou até mesmo de centenas de estabelecimentos educacionais federais, obras estruturantes estão sendo erguidas e, se os bons ventos continuarem favoráveis para nós, a geração nascida neste novo século estará em pé de igualdade econômica com vocês, que tiveram a “sorte” de receber a maior fatia do bolo até bem pouco tempo atrás.

Meus amigos sulistas, sinceramente eu não entendo o porquê de tanto ódio direcionado a nós.

Eu nasci e cresci ouvindo dizer que o Brasil era a terra da gentileza, uma nação de povo amigo e hospitaleiro – quer dizer que tal máxima só se aplica para os gringos que aqui chegam para usufruírem das nossas belezas naturais, do nosso clima e, muitos deles, das nossas mulheres e crianças?

Apoie o VIOMUNDO

Quer dizer que vocês se consideram uma “gente diferenciada” e se acham no direito de tratarem a nós, daqui de cima, como uma “sub-raça”?

Eu gostaria muito de ter esses meus questionamentos respondidos de forma coerente.

Outra coisa: vocês estão alardeando, do Oiapoque ao Chuí, que nós, do Norte/Nordeste, não sabemos votar. Ah, é?

E o que vocês me dizem da votação esmagadora recebida por Tiririca, Bolsonaro, Feliciano, Coronel Telhada e Delegado Olim? Como vocês explicam esses votos tão conscientes e inteligentes?

Quem não sabe mesmo votar, hein? Nós daqui, votamos majoritariamente em Dilma porque somente a partir dos governos de Lula e Dilma a classe mais pobre desse imenso Brasil saiu da linha da miséria, são mais de 40 milhões de pessoas que hoje em dia tem a mesa farta, roupas compradas com o seu próprio dinheiro, e milhares de pessoas que estão tendo a oportunidade de estudar, de viajar, de trocar experiências…

Eu votei e votarei em Dilma, meus amigos sulistas, porque, entre outros avanços, o Brasil não é mais devedor do FMI – pelo contrário, nosso país agora empresta dinheiro –, e caso vocês ainda não saibam, o Brasil saiu do mapa da fome, algo que somente 35 países do mundo foram capazes de realizar.

Pois é, meus irmãos. Eu continuo sem entender o motivo de tanto ódio da parte de vocês – será o stress dessa vida caótica? Pode ser.

Então, para acabarmos de vez com essa coisa horrível, chamada “cultura do ódio”, da minha parte eu perdoo as ofensas gratuitas que recebi nos últimos dias e convido-os a nos visitar.

Venham para cá passar uns dias, garanto a vocês que serão muito bem recebidos! Venham para cá que nós daqui faremos questão de mostrar para vocês o nosso lugar, a nossa gente, a nossa gastronomia. Vocês irão perceber que o Norte/Nordeste é um lugar repleto de encantos e com um povo que sempre foi receptivo – mas que, agora, além de receber bem, também está tendo as mesmas oportunidades que vocês sempre tiveram.

Mas caso vocês não possam dar uma esticadinha até aqui, há outras formas de conhecer a nós, nortistas: basta pegarem uma das milhares de obras escritas por um de nós; vocês irão deliciar-se com os livros de Jorge Amado, Rachel de Queiros, Ariano Suassuna, Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar…

E se não gostam muito de ler, que tal ouvir uma boa música daqui dessas bandas? Temos de todos os estilos, de Zé Ramalho, Raul Seixas, Alceu, Djavan, Gil, Caetano, Bethânia, Fagner, a Zeca Baleiro, Ivete, Pitty, Herbert Viana, Chico César, Elba…

Finalmente, sem querer aprofundar-me na política, creio que já justifiquei meu voto para vocês – apesar de desnecessário, faço questão.

Já vocês, meus irmãos, sintam-se à vontade para elegerem quem vocês bem entenderem, o nome disso é democracia. Infelizmente, a escolha de vocês, caso não seja a melhor, refletirá em todo o país que, até o momento, está tomando um rumo certo e confiável.

Ah, ia esquecendo de uma coisa: nós daqui temos a maior admiração pelos jumentos, animais inteligentes e que desde o início da colonização, foram companhia de todos os desbravadores dessa terra. Portanto, eu particularmente, não me sinto ofendida em ser chamada de burra, de jumenta, de maneira alguma. Fiquem à vontade.

É isso, meus amigos do Sudeste/Sul. A nossa bandeira é uma só, e o nosso pavilhão verde-e-amarelo não pode agasalhar esse tipo de ódio pela sua própria gente nem por povo nenhum do planeta! Vamos deixar de propagar essa raiva gratuita, que só faz diminuir moral e eticamente quem a espalha. Vamos sim, ajudar a construir a grande nação que merecemos! Quem se habilita?

* Fabiana Agra é advogada, jornalista, escritora e paraibana com muito orgulho.

 Leia também:

Jornal Nacional: Só vôlei e The Voice entre o escândalo e a propaganda eleitoral do PT

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

mario

esse post cau aqui na minha tela…não procurei.
mas vamos esclarecer as coisas..
vi que esse post é de 2014…a anta ainda estava destruindo meu pais!
gostaria das opiniões atuais…agora que foi tudo esclarecido que o pt que pegou dinheiro daqui de são paulo pra dar pros nordestinos/nortistas e para o sul também! ja que não produzem..
tenham um pouco de digniddae e vejam a tabela do pib brasileiro….são paulo com 8 trilhoes em segundo lugar “era” o rio de janeiro com 600 ,milhoes..o resto não preciso nem dizer
é facil ficar ai no nordeste na rede balançando fazendo poeminhas enquanto os paulistanos ralam e faz o pais ser respeitado no mundo..
vcs tem que tem no minimo humildade de reconhecer que vcs não produzem, e que precisam melhorar e muito..e não se vender pra partidos como o pt…por uma dentadura…cesta basica! vamos trabalhar??? vamos????
a maioria dos nordestinos e nortitas que vieram pra são paulo, trabalham e muito! mas sempre tem aqueles que querem se dar bem aqu,i ficando na rede, que ja éh uma cultura ai de cima! aqui não se cria! acaba virando bandido!
olha advogada…vcs falar das culturas que tem por ai….voce reparou que não passou de 10 nortistas/nordestinos?
então sugiro que não se vanglorie tanto assim, tendo em vista que ai é que tem a maior população…milhoes e milhoes…ai vc quer lembrar de 10 que deram pra alguma coisa? e se vangloriar ainda? tem um ditado “fazer cortesia com o chapéu dos outros”quem tem o talento são só esse 10, mais ninguém…e nem você! se toca ne?
vi aqui nesse post que só tem nortista e nordestinos se unindo contra , principalmente são paulo!!
claro;…historicamente o povo de são paulo sempre foi trabalhador e por isso o mais rico!!1 ao invés de ter inveja, porque vcs não arregaçam as mangas e vão ao trabalho!
na revolução de 32, por causa dessa mesma inveja, minas, rio de janeiro e rio grande do sul, se uniram em um ato de “traição” gratuita contra são paulo!! o que foi constatado? unica e exclusivamente, inveja…que aliás perdura até hoje!! só que perdura até hoje também, são paulo patrocinando todos os estados brasileiros…sem exceção!!
então gente…ao invés de ficar ai na rede olhando pro alto e tendo muito tempo pra escrever esse post com muita ironia pretensamente escondida…vai lavar uma louça…carpi um quintal pelo menos!
outra coisa que vcs precisam saber…isso é cultura… eu sou Paulistano, e não sou paulista…e bem diferente…aliás a capital de saõ paulo, também sustenta todo território do estado de São Paulo!…então serve pros caipiras daqui que é quase igual o povo lá de cima…! vamos trabalhar e para de encher o saco dos paulistanos!!!o certo seria vocês agradecer todo mes!! aqui pra gente!!!mas como a soberba..não sei de onde vem..a troco de que… te-la! vcs poderiam aproveitar a rede (rede mesmo, não de internet) rede de dormir…dormir…..dormir…cochilar….balançar….aproveita pra pensar em evoluir!! obrigado!
s

Juan Karsten Herrero

Só nascendo no SUL para saber como é nosso sentimento.Amo minha terra,sou sulista de alma e coração,nossa velha querencia amada.
O SUL É O MEU PAÍS!

    Lilian Souza

    Sou sulista, já fui manobrada pelo movimento “O Sul é meu País” e, hoje, mais esclarecida, e tenho vergonha da arrogância e xenofobia do povo daqui. São descendentes de europeus miseráveis e que tiveram acesso a todos os recursos necessários para construir riqueza. Onde moro tem gente que fala tudo errado, vendeu terras dadas de mão beijada aos seus ascendentes e se diz a favor da meritocracia. E ainda nda critica nordestinos e nortistas. E tem muita gente aqui que vive na miséria, mas tem o “orgulho europeu”. Muita pequenez de espírito.

    Lilian Souza

    Sou sulista, já fui manobrada pelo movimento “O Sul é meu País” e, hoje, mais esclarecida, e tenho vergonha da arrogância e xenofobia do povo daqui. São descendentes de europeus miseráveis e que tiveram acesso a todos os recursos necessários para construir riqueza. Onde moro tem gente que fala tudo errado, vendeu terras dadas de mão beijada aos seus antepassados miseráveis e incultos e ainda são defensores da meritocracia. E ainda criticam nordestinos e nortistas. No Sul há muitos pobres, ignorantes e sem cultura, mas tem o “orgulho europeu”. Muita pequenez de espírito.

Metaleiro Nordestino

Só para lembrar aos preconceituosos(sobretudo do Sudeste e Sul) de plantão: criminosos de Santa Catarina,SP,RJ estão grassando por aqui pelo Nordeste, recentemente prenderam uma gangue de catarinenses que explodiam e roubavam caixas eletrônicos em Pernambuco. A criminalidade que existe aí não suas regiões é proveniente dos próprios sulistas e sudestinos ou seja vocês mesmos são os responsáveis por isso e além difamar a minha região e seus habitantes , ainda vêm roubar aqui e espalhar criminalidade por nossas bandas.
Porém na hora de copiar modelos educativos(Educação Integral no Segundo Grau), então se lembram da gente, e mandam secretárias da Educação ao meu estado(PE) , observar a experiência e copiá-la, isso vocês preconceituosos ignoram , não é?
Pois fiquem sabendo que Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás(onde também existe muita gente preconceituosa contra nordestinos), Minas Gerais, Mato Grosso copiaram o modelo de ensino integral de Pernambuco. Duvidam? Procurem no google! Nunca dependi de nenhum imposto pago por vocês e nem vivo do bolsa família, ganho dignamente minha vida.
Sou a favor da separação também, não aceito viver num país e ser considerado cidadão de segunda categoria dentro do próprio país.
Convém recordar também que no exterior muitos dos sulistas e sudestinos também são discriminados ou deportados, karma…
Atualmente há mais estrangeiros (haitianos, senegaleses, chineses,etc) do que nordestinos em vários bairros de São Paulo, muitos dos quais(ou a maioria) ilegais.
Infelizmente vai levar muito tempo e talvez seja necessário um confronto militar para separar as nossas regiões. Portanto é mais fácil cair esse meteoro gigantesco que está a caminho da Terra do que esse pseudopaís chamado Brasil se desintegrar.

Paola Bruna

Concordo com todas as tuas palavras, sou gaúcha mas antes de tudo sou brasileira, e agora tenho vergonha de meu estado pelo preconceito que as pessoas daqui tem para seus irmãos e estados vizinhos. Somos todos uma só nação. Tenho muito apreço e amor pelo nordeste, pela sua cultura, gastronomia, música e literatura…
Espero um dia poder pisar na terra nordestina e desfrutar da belezas da mesma, o dos nordestinos que sem dúvida, são os mais hospitaleiros que conheço.

Philipe viana hemann

Parabéns.
belas palavras estou emocionado com tais
Palavras meus irmaos

Rejane

Sou Nordestina com muito orgulho, sim.Sou da TERRA DO SOL, de gente inteligente, alegre e de BEM COM A VIDA.Sou da terra e do MAR, mar que vocês tanto elogiam e visitam em busca de melhor qualidade de vida.Sou Brasileira.Sou FELIZ, eu sou do CEARÁ.

Narr

É falsa e preconceituosa a oposição norte x sul.

O que existe são lutas de classes.

A equação Norte=pobres e Sul=classe média alta + ricos só é verdadeira se assumirmos que os sulistas do Norte votaram em Aécio e Marina e os nortistas do sul votaram na Dilma.

A esquerda não pode cair nessa de que o Sudeste é conservador!

Seria apoiar o refrão reacionário nacional de que se você mora no Sudeste, mesmo que operário, doméstica, balconista, peão, você vota junto com os de sua “região”, ou seja, vota no “candidato do Sudeste” Aécio Neves.

Fábio Murilo Gil Brito

O 247 aderiu ao Aécio??? Alguém pode me dizer algo sobre isso??? Achei estranho ele repercutir duas notícias de pescquisas de institutos desconhecidos e agora está lá: Aécio abre DEZESSETE PONTOS sobre DILMA na pesquisa ISTOÉ/SENSUS e ESTÁ ELEITO.

Urbano

Sem esquecer Fabiana, que a grandeza do Sul e Sudeste foi construída inclusive com a sangria, tanto fiscal quanto material, feita no Norte e Nordeste…

francisco Gilton de Souza

Parabéns irmã FABIANA ÁGRA. Fiz questão de escrever seu nome com letras maiúsculas, como sempre escrevo o nome de nossa PRESIDENTA DILMA.
Tenho orgulho dessa mulher, coração valente,que numa época,onde o machismo ,certamente, era mais perverso que agora, essa Guerreira se sacrificou em nome de uma causa de todos, quando muitos chamado machos bajulavam tiranos de plantão.
Continuo tendo orgulho. E você, minha irmã FABIANA,também me encheu de orgulho e de esperança,esperança que tenho nos meus conterrâneos nordestinos que ajudou construir o Sul e continuam descriminados. Isso vai mudar! É DILMA de NOvo! pra desespero da Globo e alegria do povo do Brasil.

Carlos Hanashiro

Fabiana Agra, parabéns pelo seu texto e sua justa manifestação . Eu como paulistano, “sudestino”, descendente de japoneses, me sinto envergonhado pelo preconceito da grande maioria deste estado com os brasileiros do norte. Acho que estão querendo instalar uma guerra civil só para eleger um candidato que aqui todos sabem que também não seria o presidente ideal, mas o preconceito contra um partido que veio do povo, lhes tira qualquer possibilidade de raciocínio e bom senso.

Mauro Assis

Carta aberta de um brasileiro à Fabiana

Fabiana,

Sou mineiro, morador de São Paulo há oito anos. Tenho um filho recifense. Sou de direita, só votei no Lula contra o Collor (esse mesmo com quem a Dilma dividia palanque ontem enquanto discursava sobre como o seu governo combate a corrupção, veja que ironia).

Não sou “sulista”. Também não sou hétero, da elite branca. Sou um brasileiro, exatamente como você. Tanto eu como você desejamos um país melhor, mais justo, e trabalhamos para isso.

Ainda que alguns de nós que moramos em SP tenham preconceito contra nordestino, são pessoas risíveis. Também os há que não gostam de gays, de pretos etc, e aí onde você mora deve ter também esse tipo de gente, não é mesmo? E isso, infelizmente, não tem solução, viu, porque a burrice é endêmica dos humanos. E acredite, já foi bem pior no passado, onde o preconceito era institucionalizado (vide a escravidão). Ainda é, né, em alguns países por aí… a essa turma, só dando “um beijinho no ombro” e seguindo com a vida.

Agora, o que também está acontecendo nessa eleição é que o PT, como não tem outra coisa para preencher o horário eleitoral, tenta criar o clima de nós contra eles, de maneira a tirar do debate o fim melancólico do governo Dilma (inflação estourou o teto da meta, o país cresce nada enquanto outros emergentes vão a 5% a.a., juro real altíssimo, petrolão e um imenso etc).

Não caia nessa. Eu sou brasileiro, vc também, pensamos diferente, votamos diferente. Respeito suas escolhas como vc respeita as minhas. Daqui há duas semanas, se a sua candidata ganhar, ficarei triste, mas continuarei a trabalhar dia após dia para que este país seja um país melhor para todos nós, brasileiros. E se o meu candidato ganhar, será porque a maioria dos brasileiros concorda comigo, ou seja, que em vez de trocar carne por ovo é melhor trocar Dilma por Aécio.

Sobre preconceito, dê um Google e ache um vídeo onde o Morgan Freeman fala sobre isso. Acho que é por aí.

Um abraço fraterno,

Mauro Assis

PS: eu não votei no Bolsonaro… ;)

Julio Silveira

Você não imagina como eu, que sou de uma dessas regiões, me ressinto, sofro e fico envergonhado ao prrceber o nivel de boçalidade que emana de muitos cidadãos dessas regiões. Ontem mesmo aqui no Rio, em visita, ví isso de um grupo de mineiros no aéroporto, certamente eleitores aéticos.

Ronaldo Barbosa da Silva

Nossa! Lavou minha alma! Como nordestino das Alagoas, faço minhas suas palavras. Parabéns!!

Jairo Mello

Querida Fabiana.

Sou de Santos/SP, portando “paulista”.
Não compactuo com esse preconceito de uma minoria.
Aqui no estado de SP, a grande maioria são filhos ou netos de pessoas da região norte do Brasil. Inclusive meu caso.
Fico triste e envergonhado com essa situação.
Abraços
Jairo Mello

Artur

Perfeito. Adorei o texto. Só não posso deixar passar em branco um detalhe, a bem da geografia e da correção: se você é paraibana, então não é nortista. Imperdoável para uma jornalista. Mas isso não invalida seu argumento. Sermos acolhedores com o que vem de fora não significa anularmos nossa identidade. De resto, faço minhas as suas palavras. E sou nortista mesmo, do Pará.

JOSE SOBRAL

Faltou na lista de escritores, o Amazonense MILTON HATOUN, laureado com o premio Jabuti de literatura, mesmo assim um belo texto parabéns!

Jose Angelo Dias

Saraiva e Léo. Não nos esqueçamos do
Vandre. Salvo engano, Paraibano de nascença.
Caminhando e cantando e seguindo a lição…

Regina Fe

Nasci no sul, moro no sudeste. Conheço muitos Estados do nordeste e se pudesse moraria lá. Viva o nordeste. Quanto aos preconceituosos de São Paulo, vão acabar tendo de importar água de côco do nordeste se quiserem ter o que beber. E para esses mesmos preconceituosos que ainda acreditam que São Paulo é a locomotiva do Brasil, sem vapor, vai parar.

ana13

A minha contribuição no abraço à Fabiana Agra ; cada vez mais precisamos de atitudes como a dela , orgulhosa da terra em que nasceu e sem medo de dizê-la- parabens!!!

Elias

Lindo texto. Lembrei dos meus anos de juventude em que se pregava Paz e Amor. Nasci no Brás, bairro central de São Paulo. Conheci muitos nortistas e nordestinos, no Brás dos anos 1960 eles vinham para São Paulo em busca de trabalho. E como gostam de trabalhar. A Paulicéia Desvairada de Mário de Andrade, mudou muito depois da chegada dos nortistas e nordestinos. Sem eles não teríamos metrô, ruas asfaltadas, edifícios gigantescos em todos os bairros nobres e principalmente na mais famosa das avenidas, a avenida Paulista. Foram eles, nortistas e nordestinos que construíram cada pedaço das calçadas da Paulista. Todos aqueles maravilhosos prédios desenhados por grandes arquitetos não seriam erguidos sem o empenho e a força de nortistas e nordestinos. E muitos deram suas vidas para o progresso dessa cidade. Lindo texto de Fabiana Agra. Quisera eu ter a capacidade de desenvolver com delicadeza e doçura um texto tão elegante para tratar de um “fenômeno” que desagrada a todo brasileiro de bom senso.

Fernando Lopes

Sou mineiro voto em Dilma e sou apaixonado pelo Norte/nordeste. Da Bahia eu conheci quase todo o seu litoral de mais de mil km! E digo sem falsidade que nenhum lugar do mundo possuiu a mistura de beleza, cultura e povo alegre que o nordeste tem!! Estes paulistanos e sulistas de classe média alta estão todos doentes, com sua mente povoada de venenos, que os impedem de ver o óbvio. A grande força do Brasil vem do seu povo, da sua cultura popular. Se aqui no Sul/sudeste nos viramos mauricinhos viciados em celular e shopping center os burros, os ignorantes somos nós!! Pois a inteligência e riqueza da cultura popular do norte /nordeste está viva enquanto aqui no sul/ sudeste nos matamos toda nossa cultura e só sobrou o sertanejo universitário- a trilha sonora do agro negócio!

Marilei

Cara Fabiana,
Obrigada por existir… e resistir:)
Sou gaúcha e concordo com tudo que você falou. Concordo também com o Eduardo (RJ) pois no sul e sudeste há muitas pessoas que pensam como você e repudiam estas manifestações que envergonham a nossa Nação Brasileira.
Tenho convicção de que elegeremos Dilma Presidenta no segundo turno, e desde já quero agradecer o povo nordestino e nortista por nos livrar de sermos governados pelo PSDB, partido que representa o retrocesso, o desemprego, a pobreza e a intolerância. Vocês estão nos dando uma aula de cidadania, de conhecimento e de capacidade de análise histórica da evolução dos governos brasileiros nas últimas décadas.
Abraços fraternos! Marilei

Iskra

Parabéns a guria, assino embaixo, em cima , do lado e onde mais ela quiser, só esqueceu uma coisinha simples ou melhor , duas:

Enquanto o Nordeste , graças a Lula e Dilma está dano passos céleres para minimizar para sempre os efeitos da seca, São Paulo , meu estado , está prestes a enfrentar uma tragédia humanitária sem precedentes na civilização brasileira por falta de água para tomar banho, lavar pratos, cozinhar e fazer produzir suas indústrias por conta do binômio da “ética e competência” da dupla Serra / Alckmin.

Dois, os paulistas e nossa amada gente do sul deveriam se perguntar onde iriam enfiar a produção industrial se os nordestinos e nortistas fizessem um boicote aos nossos produtos, sim pois pelo que me consta, somente nós mesmos não iriamos consumir tudo, nem que tivessemos essa renda toda ( pura balela idiota pois os salários daqui também são medíocres )

Grande abraço.

    Laís

    E a desgraca está anunciada para acontecer depois de seguro turno, segundo o criminoso Alckmin, para não respingar em Aecio… Só se vou respingar o conteúdo da latrina sem descarga…
    E a ficha do paulistano ainda não caiu… Quero ver quando tiver que suspender cirurgia porquê não tem água…ou mandar a criançada ficar em casa porque a escola está sem água…claro que o pessoal da Oscar Freire vai se virar muito bem, então não cai ser manchete….como diz o refrão de um roqueirinha fascista dos anos 80 ” Pobre São Paulo / Pobre Paulista”…

Saraiva

Sou mineiro de nascimento, nordestino de coração. Meu coração está enterrado nas curvas do rio São Francisco, ali entre a Bahia e Pernambuco. A cada dia me sinto mais orgulhoso de ter o Nordeste e seu povo no meu coração. As terras secas do semi-árido nordestino esconde fibra, coragem e sabedoria. Acho que a poluição e a garôa de São Paulo e o frio do Paraná está gelando o coração, a alma e a inteligência de paulistas e paranaenses. Eles são tão inteligentes que conseguiram eleger um governador que conseguiu acabar com a água de São Paulo. Com grandes e importantes exceções, dizem as pesquisas que os mais estudados votam no PSDB, mas as pesquisas não falam que muitos paulistas e paranaenses tiveram anos de estudo sem ler uma página sequer de Jorge Amado, Ariano Suassuna, Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos e outros importantes intelectuais brasileiro (que digam de passagem os que estão na ABL estão querendo se reencarnar para pedir a sua exclusão desta academia, pois depois que entrou um tal de Paulo Coelho e um tal de Merval qualquer coisa serve para ser imortal). Esta “elite intelectual paulista e paranaense” adoram os clássicos de Teló, Latino e coisas do tipo. Eles não conhecem e nunca conhecerão Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Djavan e outros. Na inteligência deles não cabe este tipo de música. Mas deixemos eles de lado e sigamos com nossa Coração Valente! E todos os corações valentes deste país estão com ela!

Eduardo

Moderadores,
olha o privilégio e o preconceito com quem não usa facebook.
Isso desestimula o debate.
Abc,

    Fernando Lopes

    Já falei disso meu amigo. A gente que não tem Facebobo fica sempre aqui embaixo na rabeira…PRECONCEITO PSDB PURO EM PLENO VIOMUNDO! Porque o blog quer privilegiar os usuários dessa empresa(Facebook) nos leitores deveríamos fazer um CPI neste blog e saber porque o Azenha puxa saco do Facebook!!

    Luiz Carlos Azenha

    CPI não! Eu entrego tudo! abs

Tchê Kuaray

Che, sou brasileiro do sul e tenho a maior admiração pelos brasileiros do norte. Viva os nordestinos! Povo de fibra e irmão!
Aqui no Rio Grande do Sul estamos com Dilma. Dilma venceu, e vencerá no segundo turno!
O câncer da nação brasileira está em São Paulo.(Nunca engoliram perder seu poder oligárquico para um Getúlio à cavalo, nem toleram a presença do Lula lá, pois são a materialização de um projeto anti-povo, e anti-Brasil. São os filhos do imperialismo, da ditadura e da grande mídia.)
Nós gaúchos e sertanejos somos a própria terra moldada em climas distintos.
Quanto uma minoria de coxinhas-fascistóides e ignorantes, os tais analfabetos políticos eleitores de Aécio, o vende-pátria de meia-tijela, esses não nos representam.

    roberto

    Na verdade, Aócio não é de meia-tijela ele é de “prato cheio”! Se não ventar, é claro…

Carlos Ribeiro

E por falar em ódio, tenho muita curiosidade em saber por que o agora Imortal Ferreira Gullar nutre tanto ódio pelo Ex-presidente Lula? Parece que é pessoal mesmo.

Rodrigo

A impressão que dá é que de uma hora para outra passei a viver numa Alemanha nazista.

O pessoal pró-PT está começando a exagerar tanto quanto os racistas que postaram ofensas contraos nordestinos via facebook.

Se partimos para o vale-tudo de uma vez, a coisa pode ficar bem feia.

    Luiz Augusto Marcondes

    Na Alemanha nazista não, pior do que isso. Basta ver o que um grupo de “médicos” tem postado na internet sobre os nordestinos, e qual a “solução”que eles propõem. E são gente muito chucra, ignorante, estúpida e violenta, além de tudo.
    Pelo menos alguns nazistas tinham alguma cultura; nesse sentido, estamos piores que na Alemanha nazista.

Léo

“Mas caso vocês não possam dar uma esticadinha até aqui, há outras formas de conhecer a nós, nortistas: basta pegarem uma das milhares de obras escritas por um de nós; vocês irão deliciar-se com os livros de Jorge Amado, Rachel de Queiros, Ariano Suassuna, Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar…

E se não gostam muito de ler, que tal ouvir uma boa música daqui dessas bandas? Temos de todos os estilos, de Zé Ramalho, Raul Seixas, Alceu, Djavan, Gil, Caetano, Bethânia, Fagner, a Zeca Baleiro, Ivete, Pitty, Herbert Viana, Chico César, Elba…”

Interessante essa parte dos seus argumentos, é excelente ver argumentos sem ter palavras pejorativas.

Queria entender como gente que se diz superior, tem em seus currículos intelectual, autores e artistas “jumentos” como Ariano Suassuna, Jorge Amado (principalmente ele) e Raquel de Queiroz tida como elitista. hahahahah

Falcão

Excelente o texto da Fabiana Agra. Lembram do Japão no pós guerra? Além de reerguer-se e tornar-se uma das maiores economias do mundo…onde só foi possível em função da educação compartilhada naquele país. O Brasil está indo – espero que continue – no mesmo rumo. Não irei me admirar se um “sem teto”, “bolsa família”…etc venha assumir o controle do país em um futuro próximo. Lula é exemplo vivo disso. Povo culto age de maneira diferente. Tolerância é a palavra de ordem. O Rio de Janeiro tem a tradição de eleger figuras inusitadas…”macaco tião” – chimpanzé do zoo. São Paulo – grande maioria de “baianos”, chamam o nordestino assim – é que não entendi nada. Quem viver verá…

Dinha

Eu sou brasileira, o nordeste e o norte também são o meu país e que se explodam os preconceituosos do sul! Eu tô cansada dessa gente bestada que se acha. Beijos de uma carioca arretada.

Riaj

Muito bom Fabiana. é preciso ecoar a todos os cantos desse enorme rincão essa sua manifestação, a fim de desnudar as aves de plumagem fina e colocá-las no seu devido lugar.

emiliano

Parabéns pela carta.

sergioa

A coisa está feia e tomando um rumo obscuro.

Sou paulista, filho de paulista e não posso me magoa demais ver o povo de SP tomar este rumo da intolerância, incompreensão.

Se acham tão melhores que os outros, e acusam os outros com preconceitos e discriminação por suas preferências partidárias.

Mas quem votoa como gado a vinte anos são os paulistas.

A vinte anos votam em um partido com inúmeras denúncias de corrupção. As investigações acontencem no exterior, uma vez que o Ministério Público Estadual faz vistas grossas a tudo,.

O TCE tem como conselheiro justamente um tucano envolvido nos escandalos investigados.

A assembleia legislativa, sempre com maioria pró-governo, nunca instala um CPI para investigar o Executivo.

Em SP, como deve acontecer em Minas no Paraná, ou por onde passar o PSDB tudo é varrido para debaixo do tapete.

Em SP, apesar de duas decádas seguidas de termos um governo do mesmo partido, devido a falta de projeto e visão de futuro não temos:

1 – Escola pública de qualidade. Faliram com a USP e UNICAMP.

2 – Segurança pública. Os casos de roubos e homicidios aumentam ano a ano.

3 – Tranporte público decente. O metrô anda a passos de tartaruga, existem indicios abundantes de corrupção e superfaturamento.

4 – Saúde pública de qualidade. A saúde pública é uma tragêdia.

Em vinte anos de mesmo governo, ainda sou obrigado a pagar escola particular, plano de saúde, gastar dias da minha vida em um trânsito caôtico, gastar milhares de reais com seguro, não ter a certeza se chego em casa e se chego não tenho certeza que não encontrarei uma visita indesejada.

O preconceito contra os nordestinos está tomando uma proporção intolerável.

Ao povo nordestino, estejam eles no Nordeste ou espalhados pelo país, sugiro algumas atitudes, para defender seu povo trabalhador e sofrido desta monstruosidade que fazem com eles durante e após todos os períodos eleitorais:

1 – Fechem suas contas bancárias em bancos de origem paulista. Abram um conta e transfiram seus investimentos e poupanças para o Banco do Brasil e CEF. Eles oferecem taxas melhores para remunerar suas aplicações.

2 – Não comprem carros, caminhões, eletrodomêsticos e produtos de proveniência de SP. Já existem opções em outros estados.

3 – Boicotem programas de TV centrados em SP e Rio de Janeiro. Neles vocês são sempre vistos como bonachões, bom vivant, preguiçosos

Somente com estas três atitudes vocês vão abalar as estruturas deste estado Racista e Preconceituoso. Sei que a maioria não o é, mas já diz o dito popular: “QUEM CALA, CONSENTE” ou neste caso “QUEM CALA, CONCORDA”.

    Laura

    Sou paulista e NAO concordo com o que muitos paulistas andam dizendo e fazendo. NEM TODO PAULISTA é coxinha. Não sei o que aconteceu com minha terra, mas sei que faz 20 anos que a tucanalha manda e desmanda em SP. Por outro lado acho que houve fraude nas urnas em SP. Tem muito paulista de direita hoje, o que é horrivel. Isso é o PSDB e isso será o Brasil se deixarem fradarem as urnas de novo. NÂO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Além do mais sou uma sudestina no Nordeste!

    andre

    Sérgio,
    sou paranaense e moro no rio a alguns anos;

    Acho sua ideia correta;
    São Paulo se transformou num estado “mauricinho e hipócrita” um estado “coxinha”!
    Se acham!
    São arrogantes e babacas;
    Elegem a anos os mesmos corruptos;
    Tem um crescimento do pib bem inferior ao do norte-nordeste a anos; e, mesmo assim – se acham!
    Conseguiram quebrar sua própria universidade, e, mesmo assim – se acham!
    Fizeram o apagão de luz e agora o apagão de água, e, mesmo assim – se acham!
    Ofendem aos nordestinos, aos nortistas e aos cariocas com enorme frequência;
    Sempre trataram o paraná, santa catarina e rio grande como “menores”;
    Tenho 20 anos de paraná e outros 20 em santa catarina; é isso mesmo, os paulistas sempre nos desprezaram!

    Acho que todo Brasil deveria adotar um boicote imediato e total aos produtos e serviços dos paulistas.
    Vamos ver se assim entendem que o Brasil é um país de todos;
    e não apenas da “elite paulista!”.

Edgar Rocha

Querida Fabiana Agra.Os que disseminam o ódio aqui por estas bandas, são bastante democráticos. Eles odeiam a tudo e a todos. Inclusive os paulistanos. Basta ser pobre, negro, índio, caipira, descendente de nordestino, enfim qualquer coisa que lhes sirva como fator de diferenciação, como você bem colocou. Quem mora na periferia sabe muito bem como a classe cheirosa daqui de São Paulo se relaciona com a cidade, com os mais desqualificados para pertencer a esta elite de boçais. Infelizmente, o ódio desta gente parece ter não só aumentado em proporção à diminuição da desigualdade social (desigualdade é lema pra eles), como também avançado, inclusive entre os que se beneficiaram. Lógico, todos nós sabemos que os formadores de opinião deste país (e aí eu incluo as autoridades) acabam por disseminar esta cultura, seja incitando ao ódio, seja exigindo que o cidadão que sai da miséria se “enquadre’ nas regras do jogo dos privilegiados, ou então, infelizmente, agem de forma inconsciente, exaltando o direito conquistado de acalentar os mesmos valores, pensar da mesma forma, assemelhar-se em forma e conteúdo aos que semeiam o ódio de classe e de raça. Talvez o façam por ingenuidade, afinal de contas, é gostoso poder esnobar esta gente sacana, violenta, corrupta, racista… É legal ver este povinho se retorcendo por ver os mais pobres ocupando espaços antes exclusivos deles. Mas, ao fazermos isto, abandonamos nossos valores, negamos nossas origens, recusamos nosso passado de luta e honestidade, como se fosse uma mácula na vida de quem agora, “tá pagaaaano” pra ocupar um espaço em que os de cima sempre tiveram às custas dos de baixo. É isto que torna o povo paulistano um bando de papagaios bobocas, abraçando um discurso contra si mesmo. É por isto que aqui, é possível encontrar até filhos de nordestinos, advindos de bairros operários em grupos neonazistas, pregando morte à “baianada”. Mas, não se esmoreça por causa desta gente. Você bem sabe que mais de 500 anos desta lógica não mudam de uma hora pra outra. Embates são inevitáveis e é muito bom que, pela primeira vez neste país, estas questões sejam percebidas com mais clareza e se tornem temas as serem discutidos cotidianamente. Só assim será possível vacinar-se contra a traição cultural que nos é imposta como condição à cidadania alcançada. Só assim poderemos ser mais do que meros consumidores que pagam pelo espaço que lhe é de direito. Só assim poderemos preservar o sonho de Ariano Suassuna de revelar a si mesmo e ao mundo o alto nível de nossa cultura popular e as boas possibilidades em sua valorização. E, aí sim, poderemos chamar o Brasil de civilização, sem a força desta gente obscura, inculta e superficial que nunca fez parte de fato de nosso povo. Este povo à parte que nos governa terá de ser reeducado. Abraço e parabéns pelo texto!

    Carlos Hanashiro

    Parabéns, Edgar, este é também meu pensamento, seu texto e da Fabiana Agra, deveriam ser lidos e publicados pela grande mídia, mas infelizmente isso jamais aconteceria, A grande imprensa já tomou partido e não é o do povo.

Eduardo

Cara Fabiana,
permita-me discordar de você pois aqui no sul/sudeste (sou do RJ) há muitas pessoas (arrisco-me a dizer que a grande maioria) que tem muito carinho pelo N/NE.
Sempre me revolto quando vejo uma abordagem preconceituosa e lamento o fato de um ex-presidente da república o fazê-lo.
Já tive o prazer de conhecer algumas cidades maravilhosas do NE, constatar suas Virtudes e a transformação para melhor por que passaram nos últimos 12 anos.
Mas receio de que seus convites não terão grande aceitação pois, se pessoas preconceituosas conhecessem o N/NE ou ouvissem Fagner, Chico Cesar, Raul, Alcione ou ainda lessem Suassuna não se prestariam a isso.

Deixe seu comentário

Leia também