Serra vai mandar prender mulheres e médicos de classe média que fazem aborto?
Tempo de leitura: < 1 minpor Luiz Carlos Azenha
A resposta para a pergunta desse post é: na escalada de hipocrisia que cerca o debate sobre o aborto, sim!
É a dedução lógica a partir da aliança eleitoreira que José Serra está fazendo com a extrema-direita brasileira. Será o passo “natural” dessa aliança: o cerco, por ativistas religiosos, das clínicas que servem à classe média em todas as cidades brasileiras. A invasão a hospitais, pela polícia político-religiosa do presidente Serra.
Nos Estados Unidos, onde o aborto é legal, foi isso o que aconteceu. No Brasil, pelo andar da carruagem, estamos a caminho disso.
Logo, ter feito ou não um aborto poderá ser usado contra a mulher que confessar. Abram vagas nas cadeias para milhões de mulheres brasileiras. A polícia político-religiosa de Serra, assim, vai satisfazer os desejos mais obscurantistas da sociedade.
Tudo isso soa bizarro?
Bem, caros leitores e leitoras da classe média: é para isso que caminhamos, a não ser que todo este debate não passe de puro oportunismo eleitoral.
PS do Viomundo: Reproduzo documento publicado no blog do Nassif, no qual a CNBB protestou contra norma técnica assinada por José Serra, quando ministro da Saúde:
Comentários
elianaazevedo
Aborto não deveria ser tema de eleições. Primeiro pq o ser humano é profundamente hipócrita,carregamos uma culpa religiosa de "termos matado uma vida".Pura bobagem: matar uma vida é não dar alimento, educação,moradia,lazer,dignidade. Um embrião não tem sistema nervoso até 16 semanas de vida. Não é por isso,claro, que o aborto deva ser método contraceptivo. Mas,o auê em torno desse assunto é ridículo.Mesmo porque fazer ou não aborto é questão de foro íntimo,ninguém tem direitos sobre o corpo alheio. Esse mesmo pessoal indignado contra o aborto vai punir a mãe e seu filho quando esses precisarem de escola pública, saúde,moradia.Então, se o Estado fosse competente para oferecer educação e saúde gratuitas e de qualidade,moradia,salários dignos , só então, uma vozinha lá no fundo poderia perguntar sobre o aborto. Mas, nem mesmo assim, o aborto é tema para todos resolverem: o filho em questão é da mulher, essa é que sempre tem q encarar a sobrevivência de seu filho. A sociedade lhe vira as costas.Culpas religiosas!
ADILSON
Pois é isso mesmo Sr. Luiz Carlos Azenha, "…todo este debate não passe de puro oportunismo eleitoral.", eu não me iludo, mas se assim fosse, desejaria que a policia religiosa do "maquiavélico" Serra, tivessem a coragem de recolher os viciados em cola, só os menores de 8 anos já bastaria para resolver considerável de crianças cujo Estado, não dando as mínimas condições de sobrevivência, OS ABORTAM da sociedade, que mistura "alhos com bugalhos" e os políticos de profissão e cátedra, para obter votos não perdem a oportunidade em iludir eleitores despreparados e fanáticos religiosos em torno de um tema absolutamente grave, cujo foro não deveria o palanque eleitoral, muito menos fetiche político, e mais, estando nas ruas a policia religiosa do SERRA, poderia tentar punir os pedofilos reclusos em trajes de monges…
chanceLer
Isso tem de ir para a propaganda eleitoral, com uma voz rouca anunciando: Serra foi a favor do aborto!
Tudo que Serra quer nessa fase da disputa são propostas, pois o PT já carrega o prejuízo do segundo turno no colo.
O tempo da diplomacia acabou, é necessário revelar a hipocrisia da candidatura Serra.
Eis, a munição: FHC ATEU (provar); SERRA PRÓ ABORTO, (provar); GABEIRA, a favor do casamento civil homossexual (provar).
O de estômagos mais delicados devem está a ponto de vomitar, eu também.
Mas, ninguém deve ir ao esgoto com teno de linho e caros sapatos!
ValmontRS
Não é por aí. Nessa linha vamos terminar todos num hospício, acendendo a fogueira da Santa Inquisição.
O correto é denunciar o embuste (a tentativa de lograr o voto através da mentira), desarmar as calúnias por todos os meios e processar os pilantras.
ADILSON
Mas por ora, temos apenas como "bazuca" o VOTO, VAMOS VOTAR CONTRA ESTA HIPOCRISIA COMO SE TIVÉSSEMOS DANDO UM TIRO DE BAZUCA…Nossa, me lembra o collor com o embuste de um tiro para acabar com a infração, e em pouco tempo estavamos mergulhados em profunda infração…bom, isso foi outra historia. Hoje temos outros Collors/Serra, outros imbusteiros…
Marcia Costa
Parte 4 – Por isso, de novo, vai ser a Dilma. Ela carrega essa minha esperança de um país onde não mais se tenha miseráveis, crianças sem creches/escolas, pais sem emprego. Vida digna e decente para todos. Espero que os que se dizem cristãos coloquem a mão em suas consciências e percebam que entre nós existem lobos em pele de cordeiros.
Marcia Costa
Parte 3 – Enquanto os hipócritas discutem o aborto, eu prefiro olhar o grande número de crianças que foram salvas da morte prematura pela fome e pelas doenças nestes oito anos de Governo Lula. Foi mais um motivo pelo qual eu votei na Dilma: quero que mais crianças sobrevivam, e com saúde. Acredito que ser a favor da vida é ver nosso país se tornando mais justo para todos. Ninguém precisa passar pela vida como se ela fosse um rio de lágrimas. Há que ter a alegria de ver as pessoas melhorarem seu padrão de vida material para que possam cuidar de sua vida espiritual.
Marcia Costa
Parte 2 – O aborto acontece porque não é tratado como deve ser tratado: um problema de saúde pública que provoca a morte prematura de milhares de meninas (sim, muitas são meninas) e mulheres no Brasil. Em vez de atirar pedras nestas mulheres, prefiro ter a humilde compaixão por elas, que no desespero se entregam a pessoas sem coração e caráter para realização de um procedimento tão arriscado. Merecem cuidados médicos, apoio da família e da sociedade, afeto e não o epíteto de pecadoras que vão para o inferno e lançadas em uma prisão. Ser cristão é seguir os passos de Jesus é adotar suas práticas de amor e caridade.
Marcia Costa
Parte 1 – Sou cristã, Azenha. daquelas que gostam de ler evangelho, Bíblia, ouvir mensagens religiosas.Por causa da Igreja Católica, hoje tenho um pouco de vergonha de dizer que sou cristã para as pessoas, porque ficamos estigmatizados como intolerantes, antidemocráticos. Peço a todos vcs perdão por aqueles que, como os fariseus, usam o nome de Deus e de Jesus em vão. Não são todos os cristãos que pensam assim como estes que demonizam Dilma. Deus nos deu o livre arbítrio pra escolher e as decisões são exclusivamente nossas. Somos juízes de nós mesmos. Votei na Dilma porque ele propôs a construção de creches, mais atenção às políticas para a mulher com metas específicas.
Marco
Acho que devemos denunciar com todas as forças, se preciso na justiça, o uso hipócrita e sujo do uso do aborto eleitoral e fim! Não podemos ficar respondendo o tempo todo esse ataque sob o risco de mantermos o tema como a principal plataforma dos dois candidatos e, pior, com os dois se dizendo contra embora favoráveis.
Marcelo de Matos
Eu tenho certeza que os diretores de novela da Globo também são a favor da descriminalização do aborto. As novelas da emissora procuram passar uma mensagem positiva sobre temas sociais, como os malefícios das drogas, dos abortos em clínicas clandestinas, etc. Pena que em meio ao mundo cão mostrado nas novelas essas mensagens podem até passar despercebidas. Em Passione, Fátima (Bianca Bin) fez aborto em clínica clandestina (com parteira) e quase morreu. A emissora, que pactua com esse espírito liberal e favorável às políticas de saúde pública dos noveleiros, deveria pronunciar-se sobre a matéria, ao invés de fazer coro com os tucanos e ficar querendo comprometer Dilma. Com a palavra os editorialistas da Rede Globo. Alô, Boner.
VLO
Marcelo, é muita ingenuidade sua achar que a Globo tem espírito liberal. Por favor! A Globo só pensa em si mesma e qualquer assunto discutido em novela é feito de caso pensado, tudo planejado, porque sabem que vai dar audiência e os tolos vão pensar que a emissora presta serviço de utilidade pública. Eles não estão nem aí, desde que alcancem seus níveis de audiência. Custei a aceitar o fato mas essa emissora é maquiavélica. Lembre-se de que o Jornal o Globo, na época da ditadura, publicava listas com o nome de artistas e intelectuais que deveriam ser investigados pelos militares. Como você pode achar que exista um mínimo de dignidadee honestidade no seio dessa emissora. O tal cara do casseta e planeta estava muito enganado: não é o Presidente Lula que presta um desserviço ao Brasil, é a Globo.
Joana
Marcelo, acorda! a globo só faz coisas para prejudicar o Lula, a Dilma, o PT…bom lembrar que apareceu em novela – eu não vejo – mas esperar algo bom da globo, é uma ilusão infantil.
Carlos.
O que vai acontecer é o seguinte: se o serra se eleger garças à campanha suja envolvendo o aborto, as igrejas, fanaticos e cafajestes de todos os tipos que o ajudaram na empreitada eleitoral vão cobrar seu preço. E aí, o que o serra vai fazer?
childerico IV
E eu tenho uma ideia.
O CIro e o Brizola neto bem que poderiam gravar um programa dizendo o que pensam da Globo, Veja e Folha.
Marcos Vinicius
Assunto varrido para o tapete, demanda políticas públicas , discussões consistentes e não um show de polarização como tem feito a Imprensa. È o mesmo reducionismo de dizer que o Governo Lula é só Bolsa-Família. Francamente!
Lamento pelos meus amigos religiosos, que em nome da coerência, saíram no ataque da candidata do PT. Ingênua manipulação que recrutou um exército, uma verdadeira cruzada. Com tantos interesses como foi a cruzada da Idade Média…
Marcos Vinicius
Cruzada
Me surpreendo de ver no Jornal que os Tucanos farão uma Cruzada “Anti-aborto”. Fico imaginando isso…Invadirão os emplumados políticos as clínicas clandestinas com santinhos eleitorais? Ora, ora, a isso se reduziu o nosso pleito eleitoral. Uma disputa ideológica e plebiscital sobre um tema polêmico, polarizador, fundamentalista e que não se chegará nunca a um consenso… Cadê as discussões sobre as políticas sociais, sobre a visão de Estado, sobre a economia, o enfrentamento da pobreza? Que triste ver o projeto Neoliberal do Candidato tucano se escondendo sobre o manto de dilemas com fundo sectário-religiosa…
Sou religioso, a favor da vida, mas sei que essa questão do aborto não se reduz a essa disputa do lado do bem e do mal.
Julio Silveira
Mulheres brasileiras preparem-se num possivel governo Serra a burca as espera.
Klaus
Posta a norma técnica em sua totalidade para os comentaristas terem um ideia do que se trata.
Cristiana Castro
( cont. ) Moralmente, como gostam a CNBB e a TV Globo, não seria interessante, que os parceiros, maridos, companheiros, etc… tb respondessem pelo " crime contra a vida", afinal, ainda não estamos fazendo filhos sozinhas? Gente louca. Agora para ganhar a eleição a CNBB e a Globo, resolveram colocar as mulheres brasileiras em cana e as crianças nos abrigos. Piraram, completamente. Que os candidatos, não embarquem nessa viagem de ácido. Globo e CNBB que lancem sua campanha e assumam as consequências. Quero ver o povo pipocando dentro das igrejas e das Organizações Globo, qdo o 124 pegar a mulher deles tb. Ou alguém aqui acha que só ateu e pobre enchem as clínicas de aborto. Querem ver como a gente acaba com essa hipocrisia? É só dar plantão na porta daquelas clínicas de aborto das ricas e famosas, que todo mundo sabe onde ficam. que rapidinho, o assunto acaba. Ou pelo prejuízo da Clínica ou pelo desespero das hipócritas percebendo o tempo para o aborto se esgotando.
Cristiana Castro
Essa gente louca inventou de usar a questão do aborto com fins eleitoreiros. Muito bem, o que querem a CNBB e a Globo? A prisão de todas as mulheres que fizeram aborto? Ótimo, e o sistema carcerário brasileiro está preparado para receber esse gigantesco contingente de criminosas? A art. 124, estabelece detenção de 1 a 3 anos. Pois, muito bem, o estado está preparado para assumir os filhos dessa infinidade de mulheres enquanto cumprem a pena? ( cont. )
Daniel
Será que ele vai mandar prender a Hebe ?
Urbano
O problema do zé contra-rampa, o mitômano, é de trauma, pois ele é único no Universo, uma vez que se trata de um aborto involuntário que vingou.
Yuri
[youtube tXTMkA2eGHc http://www.youtube.com/watch?v=tXTMkA2eGHc youtube]
Já pensou se fosse a Dilma que tivesse assinado tal normativa!?
O que não estariam dizendo por aí?
Abraços a todos.
Mario Augusto
Sejamos justos, o FHC preferiu ser católicamente adúltero tendo um filho com a reporter da globo, enquanto era casado com a Ruth a abortar a criança.
PSDB é assim, adultério cristão.
Darcy Brasil
Rodrigo Leme ,me desculpe, mas você está ecoando justamente a manchete e matéria publicada na Folha de São Paulo e enfaticamentte contestada por Marco Aurélio Garcia.A defesa da legalização do aborto integra a discussão interna de quase todos os partidos de esquerda ,até onde eu sei.Como faz parte também da discussão interna entre todos adeptos desta ou daquela religião,sendo difícil encontrar unanimidade mesmo na Assembléia de Deus de Silas Malafaia(conheço um membro de sua Igreja que não concorda com a posição de Silas Malafaia,que compreende perfeitamente que a norma acima contestada pela CNBB não consiste em uma expressão de defesa do aborto, mas filosoficamente, uma expressão de defesa da saúde e integridade da infância).Porém,nenhum partido tem como um de seus pontos programáticos a defesa do aborto.Se o PT abrigasse esse ponto ,perderia boa parte de sua base constituída por evangélicos e católicos,como, por exdxemplo,o ex-ministro Patrus Ananias,um católico fervoroso,forjado politicamente nas comunidades eclesiais de base,ou a ex-governadora do Rio ,Benedita da Silva,uma evangélica..Portanto,Rodrigo,desconfie do que você vier a ler sobre esse tema nos jornais do PIG.A desonestidade editorial parece que não tem mais limites.Dizer que o Serra é contra o aborto só faz sentido se com isto quisermos afirmar que ele o é tanto quanto Dilma o é também.Pretender também transformar uma eleição presidencial,que busca confrontar duas eras distintas,a era Lula com a era FHC, em um extemporâneo pleebiscito sobre quem é a favor ou contra o aborto é oportunismo de direita,de quem não tem propostas para fazer frente às do atual governo e cuja continuidade é representada por Dilma.
Messias Macedo
…O [hipócrita] do candidato (S)ERRAnte vai mandar prender as 'dondoquinhas' da Oscar Freire & alamedas congêneres do [nefasto] 'Cansei'?! O nosso *[Vladimir] Pútin da Inquisição vai mandar prender as adúlteras de Copacabana, do Leblon & adjacências do vanguardista de araque Fernando Gabeira, 'o laranja verde do FFHH' "do (S)erra"?!…
*o mesmo DEMotucano José (S)erra, ou ainda, o mesmo tucanoDEMoníaco (sic) José Ferra a Nação!
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas
ruypenalva
Acho que vai ter um bocado de mulher cantando:
Prenda eu,
Prenda eu.
Prenda eu, me prenda…
Me abraça e me diz
Quem me comeu…
Salvador J. Ferreira
Azenha. Perguntar não ofende. Que fim levou o lançamento do "livro-bomba" do Amaury Junior? Teria ele, Amaury sido "comprado"? Teria ficado com medo de algo que lhe tenha ameaçado? É de deixar dúvidas. Faz pouco tempo falou-se muito sobre isso,
inclusive aqui no Vi o mundo. De inicio pareceu como uma bomba a ser puiblicado antes das eleições. Sumiu. Ninguem fala mais no assunto… (????????)
Adolfo Neto
Tinha ficado para 2011…
Marcelo de Matos
Esse Amaury Júnior a que você se refere não é aquele do "Flash" , é? É um homônimo? Bem, enquanto se aguarda o lançamento podemos ler, por exemplo, "Honoráveis Bandidos". Dirceu, Collor e tantos outros já prometeram livros bomba mostrando os subterrâneos da política, mas, acabaram ficando na miúda, de bico calado. Será que esse do Amaury sai mesmo? Se é para lançar uma bomba, que faça como o pessoal do Afeganistão: mande logo. Não precisa esperar o fim das eleições.
Messias Macedo
[DA CENTRAL PARALELA ANTIBAIXARIA [DEMo]TUCANÊS ‘VADE RETRO SATANAZES’
– MONTADA NUM QG INSTALADO NUM CASEBRE CIBERNÉTICO DO AGRESTE/SERTÃO BAIANO
FALA MATUTO ‘BANANIENSE’!
BOLETIM IV]
Brioso e sapiente deputado *Brizola Neto, o TSE não poderia ser instado a intervir nestas oratórias obscurantistas de padres, pastores e congenêres?! Estão configurados crimes eleitorais, ou seja, o processo político brasileiro está contaminado por ingerências espúrias, perniciosas, malévolas e antidemocráticas, para não dizer fascistas!
Por favor, responda-me a esta indagação! O tempo urge! Se não houver uma intervenção célere e efetiva, fundamentada nas Leis vigentes, eleitorais e civéis, “bau, bau, morreu Maria Preá!”…
… Ademais, não podemos desconsiderar que estamos numa subdemocracia latinoamericana! Portanto, a Honduras e/ou o Equador da vez pode ser aqui!
*em http://www2.tijolaco.com/28534#comment-80407
Muito obrigado!
Respeitosamente,
Cordiais saudações democráticas, progressistas e civilizatórias,
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas
Gerson Carneiro
Outra pergunta pertinente dada as circunstâncias do agora então candidato ecologista José Moto-Serra:
Serra vai mandar prender Eike Batista – "o homem mais rico do Brasil" – caso esse leve adiante o projeto de construir um estaleiro na região de Biguaçu, em Santa Catarina (Estado da federação em que o Serra venceu o 1º turno), ou vai contrariar os ambientalistas do local, que estão preocupados com o destino de aproximadamente 60 golfinhos que vivem na região?
Fabricio Kc
Bom, mas se Dilma – assim como Serra – se declarou contra o aborto, acho que vc quer dizer que podemos esperar esse cenário seja lá de qual governo for, não é? Quem diria, a crente Marina dando aula…
Marcos C. Campos
Estão conseguindo :
VAMOS DEBATER ABORTO e NÃO PROJETOS PARA A NAÇÃO, em uma eleição para Presidente …
Sugiro por um ponto final nesta estória.
Carina
Por que as mulheres, essa que engravidam, sabe, não fazem parte da nação, não é mesmo?
Gerson
Ah , e vai prender os homens que financiarem de alguma forma o aborto.
A mulher pode dizer que foi obirgada pelo marido ou namorado.
tonypoeta
Nos paises fundanentalistas e nos quase como EEUU não é toda a população que é radical. Mas o radicalismo se alastra como praga em todos os setores decisorios, e inibe a comunicação, as manifestações, impossibilitando a sociedade de se organizar. É uma das mais cruéis formas de ditadura. Temos que aborta-la de inicio, senão este aborto gerará um monstro dificil de dominar.
Nilva
Obrigada, SANTA Marina. Se existe "CÃO', és a própria criatura.
Messias Macedo
DESABAFA MATUTO ‘BANANIENSE’!
Quem é Marina Ex-Silva para ditar as regras da sociedade plural e democrática?! Quem é Marina Ex-Silva para querer calar a civilidade! Quem é Marina Ex-Silva para deturpar o pressuposto de que o aborto é questão de saúde pública – de foro íntimo da mulher e de circunstâncias particulares?!… Marina Ex-Silva – nem ninguém – pode impedir uma mulher de se submeter ao aborto, na medida em que a consciência e a realidade existencial concreta da mulher assim determinem!… Marina Ex-Silva não pode – e não tem o direito – de tachar de assassina toda e qualquer mulher que se submeta a um aborto!…
A gestante, a família, uma equipe de saúde [médico, psicólogo, assistente social…] em conjunção detêm a prerrogativa de indicar ou não o aborto numa situação específica e particular!
Marina Ex-Silva e o PT não podem bestializar ainda mais certos setores retrógrados, reacionários, alienados, hipócritas… Da nossa sociedade!… Mesmo porque [o PT e Marina Ex-Silva] não mais terão nenhuma moral para falar em Brasil enquanto país emergente, enquanto país rumo à galeria dos países ditos desenvolvidos!…
AO COMANDO DA CAMPANHA DA DILMA ROUSSEFF: os militantes verdadeiros não servem, apenas, para comer poeira e ouvir desaforos! Tudo tem limite!
República de 'Nois' Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo
Nilva
Não duvido nada. Lembrem-se das prisões de pessoas que fumavam sob maquises ou toldos, para se protegerem da chuva, em cidades de S.Paulo, em cumprimento à lei anti-fumo.
Fabio
Nos EUA, vira e mexe um médico que faz aborto é assassinado.
Com Serra e a TFP no poder, a gente pode esperar o que?
Lana
Com a TFP ressuscitada e religiosos pautando essas eleições, um observador de fora pode até achar que estamos em vias de mudar o nosso regime democratico para uma teocracia…
Nunca vi uma eleição tão suja, rasteira, abjeta, nojenta como esta.
Serra tem que ir pro lixo da história, independente de ganhar ou não essas eleições.
E como o tema religião está na moda: Serra tá mais pra anticristo do que catolico fervoroso.
ruypenalva
Serra encontra mulher de Roriz, aliado de longas datas[youtube 8_xZnaWEwHg http://www.youtube.com/watch?v=8_xZnaWEwHg youtube]
Gerson
Encontro de Notaveis !!
bertrand
Esta campanha, pelo menos dentro da Igreja Católica tem um nome:
Papa Bento XVI (Joseph Alois Ratzinger)
José A. de Souza Jr.
Quem já ouviu falar em médico aborteiro condenado? É muita grana correndo solta e, detalhe: absolutamente livre de impostos. É simplesmente disso que se trata. Que defesa da vida coisa nenhuma! O dia que o aborto for descriminalizado, essa lambança, se não acaba, tende a desaparecer. Quem for contra o aborto que não o faça, entretanto, se alguma mulher estiver determinada a fazê-lo, nem o talibã segura. É assim desde que o mundo é mundo. A questão é deixar de ser hipócrita em relação às "fábricas clandestinas (nem tanto) de anjinhos" que existem às pencas por aí!
Antônio
Notícias do Uo hojel: TPF distribui panfletos reacionários contra a Dilma no encontro com Serra. É a direita reacionária se unindo, eles aproveitam-se de factóides para disseminar o terror.
Artur
Azenha.
E os inúmeros casos de padres aliciando crianças, e a pedofilia dos padres, e o Homossexualismo nos conventos.
E a Santa Inquisição… os os milhares de inocentes mortos na fogueira. Que o diga Joana D´arc;…..
Hipocritas, sepulcros caiados, geração adúltera……..
Dilson
Duvido que exista algum ginecologista com mais de 10 anos de carreira que nunca tenha realizado pelo menos um aborto,terapêutico ou não.É um procedimento mais comum do que se imagina,ou pelos menos do que se divulga.
As pessoas não vão parar de fazer sexo.A gravidez indesejada não vai desaparecer.Isto não pode ser resolvido por decreto presidencial.O que pode ser feito pelo estado de forma pragmática,é a diminuição das mortes provocadas por abortos realizados em condições não sanitárias.Isto é salvar vidas.
Valdeci
É muito mais fácil condenar o aborto principalmente sendo homem, do que assumir compromisso com o próximo, nunca vi este padre defender crianças de rua. Isto é pura hipocrisia. Coisa de fanático fundamentalista. Repete-se aqui o que padres e pastores fizeram na época do nazismo. Enquanto eles ficavam condenando o aborto os nazistas assavam judeus. Na Idade Média já que este padre é medieval, padres torturavam e queimavam mulheres e depois iam tranqüilos para os prostíbulos feitos para eles.
Mauro A. Silva
Prêmio Nobel de Medicina para a “fertilização in-vitro”.
Estamos em pleno século 21, que premia com o Nobel da Medicina justamente o médico Robert Edwards, pelo desenvolvimento de fertilização in-vitro, uma descoberta que ajudou milhões de casais inférteis em todo o mundo a terem filhos.
Para quem não sabe, a fertilização in-vitro (no tubo de ensaio) produz vários embriões, sendo que alguns são “descartados” (abortados) para dar mais chances de uma gravidez saudável e o desenvolvimento e nascimento dos embriões remanescentes…
Será que estes auto-denominados jornalistas progressistas, abraçados com os fundamentalistas religiosos, vão acusar todos os casais que fizeram “fertilização in-vitro” ou “fertilização assistida” pela prática do crime de aborto? Haja santa hipocrisia!!
leia mais aqui: http://blogdomaurosilva.wordpress.com/2010/10/05/…
Ed Döer
A Igreja já se manifestou criticando esse Nobel.
bertrand
Vocês se lembram da "bala de prata" que atingiu o Lula em 89?
Memória curta, não?
"Miriam Cordeiro contou que Lula a deixara após o início da gravidez e que o então metalúrgico pediu que ela fizesse um ABORTO, em 1974."
Este é o nosso povo. Esta é nossa Igreja Católica que, em minha opinião, é uma das grandes responsáveis pelos séculos de atraso dos países latinos em relação aos demais povos. Até o protestantismo no Brasil é atrasado.
Este é o nosso povo do qual tanto me orgulho mas que em momentos assim me deixa envergonhado.
Abdelnur
Vou lançar aqui, se me permitem, um pensamento que acabou de ocorrer-me:- Penso que Marina foi "defenestrada" do ministério por vários motivos e um deles seria incompetência. Penso nisso quando vejo que o índice de desmatamento caiu fortemente após sua saída….etc…etc. E sua candidatura, eu reconheço como legítima, não passou de uma vingançazinha.
Agora, sobre o comportamento de padres e bispos e afins, não estaria relacionado (outra vingançazinha) com a apuração de casos de pedofilia, intensificado no atual governo?
Eu heim? Se eu não me reconhecesse "maquiavélico", diria que sou maquiavélico.
Abraços.
Fernando
Posso postar de novo? Acho que aqui com é um artigo novo será mais lido. Acrescentei detalhes da fonte.
Pessoal,
Chegamos na frente e não ganhamos e entramos em desespero, sem analisar os erros e possibilidades que o adversário esta nos dando.
Hj estão falando que em uma reunião da campanha do Candidato do Mal foi recomendado um texto da TFP e até ir para o site da TFP.
"…Os protestantes acabaram com as ordens religiosas. Confiscaram, saquearam, fecharam. Algumas se mantiveram na aparência, mas com um ar de mero pensionato. O estado religioso desapareceu nas seitas protestantes. Toda a hierarquia eclesiástica começou a sofrer uma corrosão, cujo termo último é o progressismo em nossos dias…" – Plinio Correa de Oliveira – fundador idolatrado da TFP…retirado do site com nome do autor.
A TFP é contra as religiões evangélicas, ela chama de Seitas todas religiões protestantes, não considera elas como igrejas. O Serra (Candidato do Mal) divulga material de anti evangélicos. O Candidato do Mal não gosta de evangélicos?
Baruch Ramses
"O José Serra (presidenciável do PSDB) não tem uma posição clara", criticou. Veitel ? Em que mundo vive o SR Veitel?
Quanto ao Padre Luizinho, e não Dom Luiz, como é conhecido em São João da Boa Vista – SP, onde ele começou como padre, precisa tomar cuidado, por que o passado pode vir a tona, né padre Luizinho?
Paulo
Eleições | 19:53
Serra e Weslian Roriz têm primeiro encontro
O candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, teve há pouco em Brasília o seu primeiro encontro com a candidata ao governo do Distrito Federal, Weslian Roriz (PSC), durante o primeiro ato de mobilização dos aliados para a campanha de segundo turno do tucano.
Foi um encontro rápido, mas afetuoso, em que Serra pegou no rosto de Weslian, beijou e agradeceu a sua presença. Uma mostra de que, se fugiu de Brasília no primeiro turno, desta vez José Serra não pretende deixar a capital de fora da sua campanha. Vai fundo com Weslian Roriz e o marido, Joaquim Roriz, atrás de votos.
Veja :http://www.youtube.com/watch?v=8_xZnaWEwHg&feature=player_embedded
Alice Matos
Putz, que firmeza, viu Azenha?
E agora, José? Responde papa-hóstia!!!!
Rodrigo Leme
A questão da qual o Azenha parece querer fugir passa longe do aborto: é o tomar posição.
Serra se coloca contra o aborto: goste ou não, é a posição dele.
O PT chegou a ponto de falar em tirar o assunto do programa de governo. Por que?
Porque a posição é controversa no país católico?
Porque Dilma hora fala uma coisa, hora fala outra?
Oras, não é assunto para ESCONDER. É assunto para DEBATER.
O Azenha está corretíssimo em discutir a posição de Serra. Mas o aborto nunca foi o problema. O problema é a falta de comprometimento com o que se acredita que o PT e sua candidata demonstram.
Ou pior que a falta de comprometimento: os comprometimentos flexíveis, ao sabor das pesquisas.
Luiz Carlos Azenha
Qual Serra? O ministro da Saúde, que assinou norma técnica autorizando aborto? Ou o candidato, em 2010?
Rodrigo Leme
Azenha, sabe há quanto tempo o aborto em caso de estupro é permitido?
Há quase 70 (!) anos, desde os anos 1940, data do código aprovado por Getúlio
http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=983.
Vero, Serra é bem acabado, mas não é velho o suficiente para ser ministro da saúde na época.
Vou me informar de que norma técnica é essa, mas impossível ter sido para autorizar aborto em caso de estupro, pois para tanto teria que ser ministro desde 1940.
E o termo "norma técnica" implica que houve apenas uma mudança em alguma instrução específica da lei, não na lei. Geralmente é alguma mudança de exigência, jurisprudência ou caracterização do item citado.
Confesso não saber o que o Serra assinou, mas aprovação do aborto em caso de estupro não foi. Quem o fez (e muito corretamente) foi Getúlio Vargas.
Luiz Carlos Azenha
Se fosse contra, não teria assinado. Poderia ter revogado a norma. abs
Rodrigo Leme
Vamos discutir lendo o documento? Achei um PDF da norma técnica. O assunto se inicia na página 41:
http://www.ipas.org.br/arquivos/NT_prevencao_viol…
Lendo o documento, a norma técnica assinada por Serra é pró-vida!! Porém, obviamente não nega a lei, citando-a:
"É direito dessas mulheres e adolescentes serem informadas da possibilidade
de interrupção da gravidez, conforme Decreto-Lei n.º 2848, de 7 de dezembro de
1940, art. 128, inciso II, do Código Penal."
O acréscimo da norma – aí que fica interessante – é este:
"Da mesma forma e com mesma ênfase, devem ser esclarecidas do direito e da
possibilidade de manterem a gestação até o seu término, garantindo-se os cuidados
pré-natais apropriados para a situação. Nesse caso, também devem receber
informações completas e precisas sobre as alternativas após o nascimento, que incluem
a escolha entre permanecer com a criança e inseri-la na família, ou proceder com os
mecanismos legais de doação. Nessa última hipótese, os serviços de saúde devem
providenciar as medidas necessárias junto às autoridades que compõem a rede de
atendimento para garantir o processo regular de adoção."
Mais pré-vida impossível. Discordo totalmente, acho uma ingerência de igreja no estado, mas é absolutamente pró-vida.
O resto da tal "norma técnica" é simplesmente uma descrição da lei, falando do conscentimento da mãe, da presunção de veracidade que dispensa apresentação de boletim de ocorrência e do resguardo legal ao médico que realiza o procedimento.
Sim, Serra poderia não ter assinado a norma. Mas não mudaria a lei do aborto em caso de estupro, e dispensaria a necessidade do profissional de saúde de orientar a vítima sobre a possibilidade de continuar a gravidez. É o único parágrafo da norma técnica que não faz parte da lei de 1940.
Não espero que os blogs governistas desmintam esse assunto. Internet é assim mesmo, espalhou não tem volta. Mas esperava pelo menos que se debatesse com a norma objeto do debate na mesa, ao invés de pedaços de informação.
O mais engraçado é esse debate ser baseado na mistificação de grupos católicos, de que qualquer ministro que tenta colocar ordem na lei do aborto é taxado de assassino, grupos estes normalmente tão abominados em espaços como este.
João
Este discursozinho moralista/religioso/lacerdista não tem lugar aqui.
Aqui discutimos política!
Política é coisa deste mundo, e não do além.
Religião é questão de foro íntimo.
Não entendo alguns que aqui vêm.
Carlos.
Chegou o advogado de defesa do santo serra…
Lorena Marques
Não havia nenhuma norma, quem fez a Norma foi o Serra. Havia um direito assegurado no Código Penal, mas não era cumprido!!! Foi só no governo da prefeita Luiza Erundina que foi implantado, por Portaria, o primeiro serviço de aborto legal no Brasil! Acho que foi em 1990. Cinquenta anos, meio século depois do direito existir sem ser cumprido. É mole?
Baruch Ramses
Rapaz tu tá por fora mesmo hein? Defende o cara e nem conhece a norma que ele assinou. Nem vou falar nada. Leia e depois venha comentar novamente.
Se Nagao
O Marco Aurélio Garcia acusou a Folha de São Paulo de publicar mentiras.
O Serra, como não tem propostas de governo quer transformar a eleição em plebiscito sobre a questão do aborto.
O PT como partido democrático tem posições claras e a candidata Dilma se posicionou claramente sobre o assunto, assim como a coligação também tem posição clara.
Doutor Natas
Fico a imaginar se um fanático religioso muçulmano ou um fanático religioso israelense caíssem no meio dessa campanha eleitoral: eles certamente se sentiriam em casa com esta discussão sobre o aborto. Parece que as pessoas que defendem o aborto estão propondo um massacre, e que ele será executado em todos os centros de atendimento às grávidas de todo o Brasil, já desde os exames pré-natais.
O que está em discussão é simplesmente a descriminalização do aborto, que foi e sempre será uma decisão pessoal, na qual pesam decisões particulares, tão nobres como as de fundo religioso. Não se trata de uma razão de Estado. Aliás, sabemos muito bem o que acontece quando o Estado abraça uma religião: Inquisição, talibãs, colonos de Gaza, etc.
Paulo
Comissão da CNBB sai em defesa de Dilma
João Domingos, Agência Estado
A Comissão Brasileira Justiça e Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), manifestou-se, por meio de nota, "preocupada com o momento político na sua relação com a religião". "Muitos grupos, em nome da fé cristã, têm criado dificuldades para o voto livre e consciente", afirmou a entidade, no comunicado.
A manifestação deve endereço certo: o bispo de Guarulhos (SP), d. Luiz Gonzaga Bergonzini, que tem pregado o voto contrário à candidata petista Dilma Rousseff e um debate sobre o aborto que tomou conta das campanhas dos dois candidatos à Presidência.
"Dos males, o menor", tem dito d. Luiz Gonzaga, ao defender o voto contrário a Dilma que, segundo ele, apoia o aborto. O bispo tem usado suas missas para acusar Dilma e o PT de terem incluído em seu programa de governo a defesa do aborto. Guarulhos, na Grande São Paulo, tem 1,3 milhão de habitantes.
Para o secretário-executivo da Comissão Justiça e Paz, Daniel Veitel, Dilma foi a única candidata que se declarou claramente a favor da vida. "O José Serra (presidenciável do PSDB) não tem uma posição clara", criticou. Veitel lembrou que a CNBB não impôs veto a ninguém nas eleições. Afirmou ainda que alguns grupos continuam induzindo erroneamente os fiéis a acreditarem nisso.
"Constrangem nossa consciência cidadã, como cristãos, atos, gestos e discursos que ferem a maturidade da democracia, desrespeitam o direito de livre decisão, confundindo os cristãos e comprometendo a comunhão eclesial", afirma a nota da comissão.
Bonifa
O esclarecimento não cita nomes, é muito genérico, tem linguagem erudita. Confuso demais para a compreensão do comum dos cristãos.
IV Avatar
Serra pára de boato, deixa a mulher trabalhar,
Segue link para a arrancada da campanha de Dilma rumo à vitória
http://www.dilma13.com.br/noticias/entry/dilma-at…
José Manoel
Azenha: o Zé Caixão é tão infeliz que é capaz de mandar prender, mesmo!!!!!!! Pobre diabo!!!!!!!!!
José Vitor
Azenha Azenha, quanta ingenuidade…Alguém realmente acha que o Serra iria se preocupar com essa questão do aborto ? Talvez fizesse alguns lances de efeito prá arquibancada, mas o que ele com certeza faria mesmo seria continuar o desmanche do estado iniciado no governo FHC. E pedágios, caríssimos pedágios, aos montes
Bonifa
Isso é o de menos. O ponto é o pré-sal, meu caro.
Jairo_Beraldo
"Texto incita militantes a divulgar na web que plano de Dilma inclui perseguir cristãos, legalizar aborto e prostituição. Participantes da reunião de cúpula da campanha de José Serra (PSDB) hoje (6.out.2010), em Brasília, receberam um panfleto com instruções sobre como propagar uma campanha anti-Dilma na internet. Num dos trechos, recomenda aos militantes visitarem o site do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, um dos fundadores da TFP ( Sociedade Brasileira de Defesa de Tradição, Família e Propriedade), uma das mais conservadores agremiações do país. Participantes da reunião de cúpula da campanha de José Serra (PSDB) hoje (06/10/2010), em Brasília, receberam um panfleto com instruções sobre como propagar uma campanha anti-Dilma na internet. Num dos trechos, recomenda aos militantes visitarem o site do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, um dos fundadores da TFP ( Sociedade Brasileira de Defesa de Tradição, Família e Propriedade), uma das mais conservadores agremiações do país."(Blog do Fernando Rodrigues, no UOL)
A coisa está feia….
Marinilda Carvalho
entendi seu ponto de vista. nem sei onde isso vai parar.
Deixe seu comentário