Voto instável provocou fracasso dos institutos de pesquisa

Tempo de leitura: 5 min

por Luiz Carlos Azenha

Os institutos de pesquisa erraram bisonhamente no período que antecedeu o primeiro turno. Vox Populi e Sensus anteciparam a ascensão de Dilma Rousseff, mas concluiram erroneamente que aqueles votos estavam consolidados. Derivam daí, acredito, as conclusões antecipadas de vitória em primeiro turno. Marcos Coimbra fez a previsão de que Dilma teria 56% dos votos válidos, contra 33% de José Serra. Colocou Marina nos dois dígitos. Em seguida, captou o movimento de ascensão de Marina e acreditou que ela tiraria votos de Serra. Pelos resultados finais, não foi isso o que aconteceu. Dilma teve 10% menos que o previsto e, Marina Silva, 10% a mais. O Sensus, igualmente, na véspera da eleição deu 10% de chance para a realização de um segundo turno.

Ninguém conseguiu antecipar com precisão a onda verde de quase 20 milhões de votos. O Datafolha, o primeiro a prever o risco de um segundo turno, numa pesquisa intermediária disse que Dilma Rousseff tinha estancado as perdas — quando tudo indica que isso não aconteceu. Foi uma perda contínua, que se acelerou nas horas finas antes da abertura das urnas. E o Ibope parece ter cometido o erro mais grave: na pesquisa de boca-de-urna, que é feita com votos dados, deu 51% de votos válidos para Dilma, que teve 47%, dois pontos percentuais abaixo da margem de erro.

Para além de erros metodológicos, insisto que a ideia de que existia um voto consolidado naufragou. Essas ondas de instabilidade eleitoral derivam, em parte, da combinação de um eleitorado não-alinhado ideologicamente com o bombardeio de informação por canais não tradicionais, inclusive mas não apenas a internet.

Erros dos institutos de pesquisa dividem especialistas
05/10/2010

João Villaverde, Vera Saavedra Durão e Daniela Chiaretti, no Valor Econômico

Vinte e quatro horas antes das eleições, os resultados apontados por três dos principais institutos de pesquisa para a disputa eleitoral eram muito distintos do que se comprovou no domingo. Dilma Rousseff (PT) aparecia com 51% dos votos válidos e Marina Silva (PV) surgia com 17% – tiveram, respectivamente, 46,9% e 19,3% dos votos. Em São Paulo, as pesquisas apontavam Marta Suplicy (PT) e Netinho (PCdoB) como senadores mais votados, tendo Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) e Ricardo Young (PV) com, respectivamente, 20% e 4% das intenções de voto – obtiveram 30,4% e 11,6%. Discrepâncias entre as pesquisas e os votos sempre ocorreram e é preciso aprimorar a forma com que elas são feitas para evitá-los. Essa é a avaliação de acadêmicos, especialistas em matemática e estatística e políticos consultados pelo Valor.

Para Jairo Nicolau, cientista político e diretor e professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp), antigo Iuperj, não vale da parte dos institutos argumentar que a Marina subiu porque veio uma onda (de opinião pública). “Eles [os institutos] são bons estatísticos e podem processar as pesquisas com um pouco mais de precisão”, disparou. Ele atribuiu os erros a questões técnicas e ao “frenesi de pesquisas” que tomou conta dos grandes institutos no Brasil. “Por quê alimentar a mídia com pesquisas diárias e criar uma expectativa no meio político de virada, de subida?”, indaga Nicolau. Do seu ponto de vista, o excesso de pesquisa dos institutos afeta a qualidade do trabalho e gera desconfiança no eleitor.

Fazer um levantamento, uma pesquisa eleitoral, é um trabalho muito complicado, exige muita precisão e cuidado, adverte. “Tem que passar por uma supervisão de campo e precisa ser checado para evitar que o pesquisador vá lá numa cidade e preencha questionários só para preencher sua cota e vir embora para casa. Além desse problema, a amostra e o desenho da amostra têm de ser vistos com cuidado, bem como a técnica de coleta de dados”, ensina.

Rachel Meneguello, diretora do Centro de Estudos de Opinião Pública da Unicamp, pondera que “não adianta jogar os institutos contra a parede”, uma vez que há questões “imponderáveis” que as pesquisas sempre terão dificuldade para captar. Para Rachel, esta incapacidade incontornável é o que dá “charme” às eleições. “Há tendências que surgem no eleitorado de última hora, que os institutos não conseguem captar com precisão. Se as pesquisas de campo tivessem tempo para serem feitas, com o devido cálculo das probabilidades nas amostras, os erros seriam dirimidos, mas há pesquisas sendo divulgadas todos os dias”, diz Rachel, para quem a pressa por resultados é responsável por erros na captação de tendências.

Apoie o VIOMUNDO

Para ela, a distância entre o que a pesquisa mais recente do Datafolha, realizada na antevéspera e véspera das eleições, apontou para a disputa no Senado e o que de fato se realizou não se trata de “erro crasso”. “As pesquisas já apontavam a alta que o Aloysio vinha tendo. Na véspera já o colocaram próximo de Marta e Netinho. A campanha dele cresceu na última semana”, diz a cientista política.

Já Ricardo Young, candidato derrotado ao Senado, não vê as discrepâncias com bons olhos. Apontado, na última pesquisa do Datafolha, com 4% das intenções de voto, Young obteve 11,4% – ficando atrás apenas de Aloysio, Marta e Netinho.

“Os institutos não capturaram a queda da Dilma, o avanço da Marina e erraram feio nas votações de senador e governador. Na última pesquisa, eu aparecia atrás de Moacir Franco (PSL) e Ciro Moura (PTC). Eles tiveram, respectivamente, 10 e 20 vezes menos votos que eu. Como um instituto de pesquisa erra nesta proporção?”, pergunta-se Young, para quem as pesquisas não captaram o movimento verde na internet. “Os institutos terão que desenvolver novas metodologias para não virarem empresas obsoletas”, diz ele.

Em entrevista concedida ontem ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura, a diretora executiva de Inteligência do Ibope, Márcia Cavallari, defendeu as pesquisas. “Não considero que os institutos tenham errado, ao longo da campanha todas as tendências foram captadas. A Marina Silva teve crescimento muito lento e foi mais acentuado agora, no fim da campanha, e isso foi demonstrado nas pesquisas”, disse.

De acordo com Sergio Wechsler, doutor em estatística por Berkeley (EUA) e professor da USP, os institutos calcularam mal ao ponderar o voto dos indecisos. Como explica Wechsler, a conta dos votos válidos é obtida após a divisão das intenções de votos em um candidato pelo total de intenções de votos, desconsiderando aqueles entrevistados que declararam voto branco, nulo ou indecisos. “O engano está aí. Não se pode excluir os indecisos, afinal eles podem votar em um candidato no momento da eleição”, diz.

Wechsler fez um exercício simples com os últimos números do Datafolha e do Ibope: pegou o número de pessoas que se declararam indecisos e deles calculou a proporção obtida pelos candidatos na pesquisa. “Estimei que o equivalente a 17% dos indecisos votaria na Marina Silva. Isso já reduziria o erro, uma vez que Marina ficaria mais próxima dos 18% e, assim, dentro da margem de erro”, diz o estatístico.

Para José Ferreira de Carvalho, sócio da Statistika Consultoria, os institutos cometem um erro técnico. “As pesquisas de amostragem por quota não podem conter margem de erro, trata-se de algo incompatível. A margem de erro se coloca numa pesquisa de amostragem estatística, isto é, quando as pessoas são sorteadas e não escolhidas para entrar num determinado perfil de renda, cor de pele e sexo, como ocorre com amostragem por quota”, diz.

Para Nicolau, do Iuperj, outro aspecto das pesquisas que ele acha que precisa ser questionado com calma no Brasil é que alguns institutos trabalham para candidatos. “É natural, mas nesta eleição a coisa ficou desagradável. Todo mundo sabia que o Vox Populi estava trabalhando com a Dilma e o presidente do Ibope disse no ano passado que Serra ganharia as eleições”. Para ele, quem faz pesquisa não pode fazer avaliações e declarações desse tipo, pois a promessa tem de ser cumprida, ironiza.

No “Roda Viva”, ontem, Cavallari, diretora do Ibope, afirmou que a opinião dos presidentes dos institutos está abalizada “no momento em que foram ditas, embasadas pelas pesquisas”.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

malu

Esse papo de igreja está só conseguindo me deixar enjoada dela. Ultimamente, eu estava até tentando resgatar minha religiosidade, já que sou católica, mas simpatizo com o kardecismo, vou na festa de 2 de fevereiro que tem na praia em homenagem a Iemanjá, essa mistureba toda, aceito e leio o jornalzinho (bem feito, por sinal) que a IURD distribui, já que tem uma catedral enorme aqui perto de casa, mas "pelamordedeus", não aguento a ignorância de se misturar religião com voto, aborto com candidato, alhos om bugalhos… Já deixei de ler jornais, agora vou deixar de frequentar qualquer templo por uns tempos, para não agredir um pastor, um padre, um espírita, um macumbeiro ou qualquer coisa que se ache um mensageiro de Deus.

WMW

Tem uma coisa também para a qual ninguém chama atenção: os institutos apresentam os números da pesquisa dita "estimulada". Nem todos disponibilizam os da pesquisa espontânea, e, quando o fazem, é como pé de página, a título de informação menos relevante. Só que, hoje em dia, a votação é em urna eletrônica; não se apresenta uma lista de candidatos para o eleitor escolher, como antigamente na cédula. Na prática, portanto, a eleição mas se parece com a situação da pesquisa espontânea do que a estimulada. Isto sem falar que, na urna, o eleitor tem de saber o número do candidato.

Jefer

Não entendo a lógica da avaliação destas pesquisas feitas pelos "especialistas". Durante todo o primeiro turno acusaram o datafolha e o ibope de inflarem os números do Serra e diminuírem os de Dilma. Por outro lado, o Vox Populi e o Sensus eram aclamados como aqueles que refletiam a real intenção de voto do eleitor, o que servia também como base para críticas a rede globo por esta não divulgar tais institutos por serem estes "favoráveis" a Dilma.
Pois bem, contados os votos percebe-se que quem foi ajudado pelas pesquisas foi a Dilma, pois seus números foram maiores nas pesquisas do que nas urnas. Ao mesmo tempo, Serra e Marina tiveram seus percentuais diminuidos nas pesquisas.
Ou seja, Dilma foi ajudada pelas pesquisas, o que, se tivesse acontecido com o Serra, a gritaria seria no sentido que teria havido golpe dos institutos e da mídia golpista que os divulgava. Mas não, como foi a Dilma, a avaliação foi que houve uma onda verde (24 horas antes da eleição?), uma onda religiosa/conservadora (repito, 24 horas antes das eleições?) que mudou o resultado. Piada né?

Silvio

Azenha:
Não poderiam prever, que os bispos y padres em Iglesias o domingo, dia da eleição, repartieram papeis falando da Dilma y solicitando a os ferigreses, para não votar em ela.

Eduardo Costa

Confesso que fiquei um pouco decepcionado em ver que o jogo sujo e rasteiro de Zé Baixaria e sua imprensa, de certa forma, compensaram. Será que o crime para os demotucanos compensa? De qualquer forma, espero que esse 2º turno sirva para mostrar o despreparo, o desequilíbrio, a incompetência, o ditador que ele é e suas práticas corruptas.
P.S.: Devemos também ir desconstruindo as farsas do PIG em conjunto com os demotucanos. Tudo que é bom e deu certo no governo Lula tentam surrupiar. O programa bolsa família, nas características, na escala que está agora e da forma com que funciona, são ações típicas da nossa esquerda, inclusive duramente criticados por Serra e seus aliados. Só um governo como o atual poderia investir tanto no social. O que o outro lado entende mesmo é de propaganda. Investem fortunas nisso. Também continuam enviando e-mails difamatórios MAS VAMOS LÁ. Vamos mostrar para essa gente, nas urnas que a baixaria, o jogo sujo e rasteiro, não compensam.

Arnaldo Costa

Acredito que as pessoas mais influenciadas pelas ondas de boatos, denuncismo e outras manobras sujas e rasteiras da campanha do Zé Baixaria e a sua imprensa, foram os indecisos ou pouco convictos. Outro fato que contribui para o 2º turno foi o das inverdades e e-mails propagados com informações sórdidas diversas difamando a futura presidente Dilma, inclusive as de cunho religioso. Por último, acredito que uma pequena parte, mas significativa, de pessoas tiveram dificuldade de chegar na votação de presidente. Se perderam em tantos números. Mas vamos usar essa oportunidade para mostrar nas urnas nossa resposta. Dilma Presidente!
P.S.: Quero registrar também minha profunda decepção pela os seguintes na eleitos: Fernando Pimentel (Senado / Minas), Nilmário Miranda (Congresso / Minas), Brizola Neto (Congresso / Rio). Infelizmente, em Minas, esperava um avanço maior da esquerda progressista. Quanto ao Lula, acho que ele fez certo em se defender dessa imprensa marrom e imunda. Ninguém atura tanta mentira e hipocrisia. Ele tem todo direito de dizer o que pensa quando considerar necessário, doa a quem doer.

El Cid

olha, conversando com alguns amigos e colegas aqui em MG, percebemos o seguinte (doa a quem doer):

Lula foi traído, pura e simplesmente. Uma parcela, e grande, da nova classe média que ele conseguiu trazer das bases da perâmide deu uma banana pra ele e para as conquistas que ele capitaneou. Abstenções não explicam, por exemplo, apenas 51% de votos para Dilma no RN e a eleição de um ser abjeto como José Agripino Maia novamente para o senado, juntamente com a sua fiel escudeira Rosalba Ciarline para o governo estadual, e outros números em outros estados me levam a reforçar essa idéia.

Sou dos que não vão ficar ligado em análise de pesquisas, vou é por o boné e partir pra fazer o trabalho que a militância deveria ter feito desde janeiro de 2010… a direita quer é mesmo que fiquemos analizando os "movimentos de última hora", baseados em terias sociológicas masturbatórias pra lá de furadas, em frente a monitores enquanto a sordidez deles corre solta nas TVs e nas veredas Brasil a fora.

Vamos pra rua, confrades, é lá que os votos acontecem!!!

malba tahan

Cont:

Colégios importantes como o Rio, a Bahia e Minas, onde dilma tinha uma boa dianteira diveram abstenções importantes. Só aí ela perdeu, fácil, fácil uns 3 milhões de votos. Quanto desta abstenção foi causada pela confusão criada pelo TSE? Vale a pena pensar. Vale a pena pensar também que eleição não se ganha só na tela do computaqdor. Os Blogs são importantíssimos, mas o que decide mesmo é por o bloco na rua, como se dizia ua uns trinta anos atrás. É a manifestação, o debate, o corpo a corpo paqra matar, no ninho, as manobras mal intencionadas. tomara que esta lição seja ra´pidamente aprendida, ou então a Opus Dei, os criacionistas e a EXXON vão ganhar esta parada

El Cid

… parece que há um voto envergonhado ao PSDB, aquele que nem às paredes o eleitor confessa. Deixa para despejá-lo no silêncio das urnas.

malba tahan

Continuação

O qua aconteceu então?

Na minha modesta opinião : um "shift" dos indecisos pro lado de Marina ( os votos menos politizados e mais sujeitos às pressões do padre ou do pai) e um numero muito elevado de votos anulkados ( 4,5% contra 2% previstos) que podem ser fruto das gracinhas do Gilmar.

Outro dado interessante é o grande volume de abstenções : 24% do eleitorado. ¨0% destas abstenções concentram-se apenas em sete colégios eleitorais. Vejam:

Abstenção

Brasil24608383%
RGS12046484.90
SP497945620.23
RJ20115978.17
BA20576338.36
MG267544210.87
PE12142774.93
PA10086704.10

O JUIZ

Sem sombra de dúvidas, foi uma guerra midiática irracional, paralela à campanha.
Uma disputa de preferências e de métodos que não teve vencedores.
Na verdade, o Ibope e o DataFraude, contribuiram em muito para a confusão, mas bisonhamente não ajudaram seu candidato Serra em nada, pois mergulhou em pobres 30% e aí se afogou.
Por alguma razão maior, o protesto levou o nome de Marina. Sim, um voto de protesto não de devoção.
E nesse aspecto, não há Instituto que possa prever a cabeça de um revoltado. Está aí Tiririca para provar.

malba tahan

Meus caros:

Vamos olhar para os dados do TSE um pouquinho:

A tal de onda verde não passou de marola: o que derrubou a Dilma, de fato, foi a manobtra golpista da direita religiosa associada a uma "maozinha do Gilmar Mendes pra tumutuar as eleições. Abaixo um quadro comparativo com os números oficiais, porcentagens reais e previstas pelo Tracking do Vox Populi ( as co ntas são minhas, no Excell):

Eleitorado135804433

Votos(%)Vox Populi
Dilma4765143435.0947.00-5.96
Serra3313228324.4026.00-0.80
Marina1963635914.46140.23
Brancos34793402.5620.28
Nulos61242544.5121.25
Abstenção2460988718.1209.06
Indecisos8
Plínio8868160.6500.33
Ivan391360.0300.01
Rui122060.0100.00

Observem que, SALVO NO CASO DE DILMA, os números previstos batem com os observados

neide

Que tal começarmos uma campanha pelo papezinho para que eu tenha certeza que tudo se deu de forma Normal.

juca bala

E aí moçada !

Concorrência tão fraquinha e incompetente me entusiasma a abrir um Instituto de Pesquisas de verdade e não estes "pague-e-leve" que estão por aí.

Haja óleo de peroba para justificar os números que eles nos apresentaram.

renan

"Horas antes da abertura das urnas"
Sim Azenha, isso ocorreu. Conheço algumas pessoas que trocaram seus votos assim… na manhã de domingo.

Gina Lund

Muito estranho é o Serra, mesmo estando com 28 pontos nas pesquisas e a Dilma 52, continuar sorrindo e afirmando que iria para o segundo turno.
Agora, a Dilma que se cuide. Eles (os tucanos) vão atacar de todos os lados com a ajuda do PIG.

El Cid

Não vale a Lágrima – http://maureliomello.blogspot.com/2010/10/nao-val

Conheço gente que até chorou quando a eleição ficou indefinida no último domingo e foi para o segundo turno. Aí já é demais, não acham? Está certo que para alguns a disputa política é contagiante, principalmente pelos que lutaram contra a ditadura e o arbítrio e que estão há mais de 30 anos construindo um partido e uma perspectiva de futuro. É natural que eles projetem suas convicções e seus anseios no candidato de turno. Mas não acho que a comoção deva levar a tanto. Afinal, foram quase 50% de todos os votos válidos para a candidata situacionista e as chances desses eleitores virarem a casaca agora são mínimas. São votos que os institutos de pesquisa chamam de consolidados e que formam a base, o patamar da campanha no segundo turno. Tem idéia do que é partir de 45 milhões de votos? É o sonho de qualquer candidato, oras! Portanto, uma ressaca na segunda-feira é até aceitável. Houve desgaste, cansaço, mas nada que justifique desespero, desilusão e baixo astral. Foi uma campanha exitosa, exibindo números vigorosos de crescimento econômico, combate à pobreza e à desigualdade. Não foi preciso golpes baixos e dossiês, ao contrário do que fez a oposição, que aposta todas as fichas no medo, expresso em calúnia, injúria e difamação. Porque o plano de "desconstruir" a candidata é o único possível. Não há outra maneira de se impor, por uma razão muito simples: o Governo é um sucesso retumbante, aqui e no exterior. Mas um recado ecoou nas urnas: os eleitores querem reformas, querem que o serviço público funcione, seja confiável, tenha qualidade e que seja gerido com dedicação e, principalmente, honestidade. Claro que um partido político é um agrupamento de pessoas nem todas elas dotadas de princípios e valores morais. Há que se ter mecanismos e filtros de proteção. Um desafio a mais para a próxima presidente.

El Cid

Uma das estratégias dos tucanos é continuar com a boataria contra Dilma, pois já ficou provado que isto funciona. Vai trabalhar aspectos de valores da cultura nordestina, para se dirigir opovo na região. Serra também será apresentado nos e-mails como uma pessoa séria, dedicado, pai de família e que é capaz de governar dando continuidade as conquistas do presidente Lula. Ele será apresentado como o candidato mais capaz para estes eleitores com sua capacidade administativa provada. Primeiro Dilma foi pintada como o diabo, agora vem o cara capaz com mais aptidão e vontade de governar.

O comício do Lula foi importante, contribuiu, mas o que ele falou não chegou no povão, a campanha restrita ao horário eleitoral e comícios, sem divulgar um contraponto nos e-mails não foi suficiente…

Hiro

Entendo tb que a abstenção foi muito alta e influiu nos resultados.
Mas, ao mesmo tempo, o rei PiG, a globobo, ao perceber a derrota certa do Noserratus, começou a investir pesadamente na Serrarina (a globobo se lembrou que o pv é linha auxiliar da direita e principal arma para forçar o segundo turno). O expediente deu certo, pois Serrarina foi exibida como principal produto da Natura. Junto dela e do Noserratus, seguiram-se os os votos dos neo-obscurantistas medievais de plantão, que eles alimentam. Serrarina é a bala de prata esperada por todos. A edição de véspera da globobo-rei PiG, tão temida pela esquerda, foi a apresentação da Serrarina como produto nacional da Natura. É necessário combatê-la de todas as formas justas, pois representa o retrocesso.

Fernando Souza Jr.

Posso ser taxado de radical, mas eu acho que, após o primeiro turno, se os institutos (TODOS) tivessem o mínimo de vergonha na cara, pediriam desculpas aos eleitores e se recusariam a fazer pesquisas nesse segundo turno. Os erros em relação aos números do Mercadante, da Marina, ao Aloísio Nunes e do Ricardo Young foram absurdos, e não há explicação plausível que os justifique, a não ser a incompetência.

    mariazinha

    Menos plausível é um jornaleco da peste anunciar a morte de um candidato, o Tuma, sendo que o cara está vivo e ficar por isso mesmo. Não deveria ser cassada a concessão de tal panfleto indecente? Esse tal aí, Aloísio Nunes, ganhou através desse artifício. É pralalausível?

    Alexandre

    CONCORDO !

Fernando Kraichete

O alto nível de abstenção no Norte e, principalmente no Nordeste (os maiores redutos de Dilma), foi, na minha opinião, o principal motivo da candidata não haver vencido no primeiro turno. Essa enorme abstenção, cuja causa ainda não se sabe, fez com que Serra e Marinha chegassem aos percentuais que chegaram. Não fosse isso, tais percentuais teriam ficado dentro da margem de erro da pesquisa de boca de urna do Ibope.

Cristina

O golpe no bom desempenho da Dilma aconteceu no sábado. Várias emissoras de rádio falavam sobre o aborto (tema que nunca surgiu em pauta de campanha presidencial) e sobre "nem Cristo me…". Já esclareci esse imbróglio.
Serra é 100% pró-aborto, conforme documentado no vídeo que circula no youtube . Trata-se de gravação do respeitadíssimo e de saudosa memória, Padre Leo, da Rede Canção Nova, onde repudia veementemente a postura pró-aborto do Serra e governo FHC.
Veja: http://www.youtube.com/watch?v=yst5IM8Q2os&fe

El Cid

A tentativa de impugnar Tiririca – http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-tentat
Enviado por luisnassif, ter, 05/10/2010 – 07:06
Por alfredo machado

Nassif:

Ainda bem que não existe preconceito social no país.

TRE-SP aceita denúncia por analfabetismo contra Tiririca

Segundo juiz, "a prova técnica produzida aponta para uma discrepância de grafias" com o registro de candidatura a deputado federal

Agência Estado | 04/10/2010 20:40

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira, aceitou nesta segunda-feira denúncia oferecida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, eleito com cerca de 1,3 milhão de votos para o cargo de deputado federal, pela coligação "Juntos por São Paulo". Para o TRE, a prova técnica apresentada sobre alfabetização de Tiririca justifica o recebimento da denúncia, anteriormente rejeitada, para início da ação penal.
undo o juiz, "a prova técnica produzida pelo Instituto de Criminalística (IC) aponta para uma discrepância de grafias", o que leva a uma razoável dúvida sobre uma das "condições de elegibilidade inseridas em declaração firmada pelo acusado no momento do pedido de registro de candidatura a deputado federal para concorrer às eleições 2010, por meio da qual afirma que sabe ler e escrever". O prazo para apresentação de defesa é de dez dias.

A denúncia foi recebida como complementação a uma outra, recebida em setembro, por omissão da declaração de bens no pedido de registro. A pena prevista para esse crime é de até cinco anos de reclusão e o pagamento de cinco a 15 dias-multa por declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita para fins eleitorais em documento público. Ainda cabe recurso ao TRE.

Além da denúncia oferecida pelo MPE na 1ª Zona Eleitoral, tramita no TRE de São Paulo um requerimento que contesta o registro de candidatura de Tiririca. O documento será analisado pelo juiz relator.

repensando o que falei ontem, na minha opnião, a motivação para esse golpe eleitoral é a eleição do Protógenes Queiroz…

Fátima Oliveira

Azenha, eu não caio no conto da "onda verde". Ela não aconteceu. Os votos dados a Marina nada têm a ver com ideologia VERDE. Em minha opinião não houve fenômeno Marina enquanto algo alavancado pelo PV ou pela Marina. O que aconteceu é que a Globo e seus iguais não tendo como fazer o Serra crescer, nos últimos trinta dias incenssaram a Marina nas igrejas e no meio da pequena burguesia que, como sempre, é vacilante e não é confiável.

    Ananda

    Não incendiaram a Marina só nas igrejas. Via rádios Brasil afora, atores globais manifestaram seu apoio à Marina. Ouvi várias pessoas comentarem isso. E acho que o apoio global justifica também a Marina subir mais no RJ. Embora cariocas falem que é o fator novidade, que carioca gosta de modismo, o Cabral continua, não é? Acho que quem deu a palavra final foi a globo.

Corações e Mentes

Me pareceu que 100% dos indecisos votaram contra a Dilma.Tem ai um especialista para esclarecer isso?

Ney Lima

Azenha, indiscutivelmente há em avanço um grande desinteresse por esta política (de campanhas contra pessoas e histórias ao invés de idéias e projetos) e veja que mesmo muitos nomes "históricos" de políticos também enfrentam cansaço e desencanto e anunciam parar com a vida política. O povo é um retrato disto. Penso que o 2º turno, no meio de um feriado prolongado, terá um número recorde de votos inválidos e de abstenções. Possível que quem perca mais com isto seja o Serra, mas será um grande desafio para os dois candidatos, atiçar o interesse real e verdadeiro do/no eleitor. Muita gente anda votando por base na emoção e este é um dos fatores que provocam mais cansaço e desinteresse pois desgasta física e mentalmente as pessoas. Só de casos divulgados, pois foram dentro das seções eleitorais, tivemos 4 mortos (coração) na boca da urna.
As campanhas usando a estratégia do medo, cegamente – mais como uma forma de tirar voto do opositor que propriamente se beneficiar -, tendem a acelerar este processo.

pereira

No Norte e Nordeste as abstenções foram terriveis, Eu já estou na campanha e hoje identifique dois eleitores que eu conversei não foram votar, então já estou convencendo tanto o abstento como o eleitor de marina vamos vencer, vencer e bem, já estou pedindo voto. Só que dois amigos meus de trabalho receberam hoje dois e-mail de defamação, o PT tem que tomar providência.

Remindo Sauim

Yo no creo en las instituciones de investigación, pero que los hay, las hay!!!

Carlos Menezes

Não será esse o momento dos blogs progressistas retomarem com veemência a questão envolvendo as urnas eletrônicas? Será que o mau cheiro de alguns resultados não está incomodando bastante?

    mariazinha

    Pois é, Carlos, a mim, está incomodando horrivelmente esse mau cheiro das urnas. Imagine 24milhões de abstenções é muita coisa e pode estar aí, o pulo do gato, digo, do vampiro. Pelas pesquisas, sabe-se exatamente, qtos votos é preciso para se fazer o segundo turno. Não acredito na revoada dos votos de marina; estes, já eram previstos devido à quantidade de crentes no Brasil.

kali, a negra

CHEGA de dilminha paz e amor.

QUERO uma estaca bem grande enfiada no coração do vampiro no debate.

QUERO as calúnias desmentidas por uma força tarefa na internet. (e eu sei que o pt não tem militância na net praticamente)

QUERO pulso firme na hora de bater no PSDB

SE isso não rolar

VOTO em branco

    Lucas Cardoso

    Concordo absolutamente. Esse papo de mãe dos pobres

    Lucas Cardoso

    (desculpa pelo último comentário pela metade, cliquei sem querer. Carrã…)

    Concordo absolutamente. Esse papo de mãe não convence ninguém. É preciso que ela demonstre convicção e energia, se mostre firme em sua ideologia e pare com o discurso gerentista. Não se ganha eleição sem levantar o moral de sua base.

    Agora, pelamordedeus não vote em branco. Votar na Dilma é votar contra o Serra nesse caso. E todo voto conta.

Reinaldo C. Zanardi

E não adianta os institutos de pesquisa falarem quem chegou mais perto. Credibilidade zero para todos. Todos erraram. A boca de urna do Datafolha, então, vergonhoso.

Leonardo

Por incrível que pareça, foi o DataFalha que mais se aproximou do resultado final.

Artur

O Lula errou ao vetar o Fator Previdenciário. Vejam os sites de aposentados. Ele que tirasse o dinheiro dos banqueiros e milionários (que são amigos do Serra e sua tropa) para cobrir o furo que se diz existir na previdência. Ele pegou pessoas que já tinham muito tempo de contribuição. Foi um dos únicos casos que eu ví a lei retroagir graças a um sistema judiciário ordinário. Que se implantasse este redutor para quem está começando ou aumentasse a contribuição dos que ganham mais de 5 mil, por exemplo.
Aqui em casa foram 5 votos perdidos.
Agora vou de nulo, pois o PT foi igual ao PSDB com relação aos aposentados.
Aqui um ex-petista que nunca esquecerá de Lula e FHC. Afinal, tive minha aposentadoria reduzida em 40% e terei que viver com ela pelo resto da minha vida. Isto após ter trabalhado e contribuído. Não fiz falcatruas para me aposentar por invalidez nem sou funcionário público. TRABALHEI E FUI TRAÍDO.

    Gilberto

    Arthur, estou na mesma situação que vc. Agora, em que o "votar nulo" adianta? Vc acha que com José Serra sua situação riá melhorar? Talvez me responda que com Dilma será a mesma coisa, mas te digo não será! Talvez não seja o que vc deseja, mas com certeza será menos ruím do que com o PSDB.

Thiago

Dê uma olhadela no Nassif…

Onda Verde??? Marolinha!
Teve-se mais abstenções/ brancos e nulos q a votação absoluta da Marina…

Dilma vence o 2° turno. Tô c/ o PHA e não abro: surra de 61 x 39!!

Maldoror

Os institutos de pesquisa erraram ou houve violação do soft da Urna? Aqui no ES tudo muito estranho para ter sido apenas coincidência. Todos os candidatos do governador Paulo Hartung se elegeram. Seus principais inimigos, Max Mauro e Max Filho, verdadeiras barbadas, ficaram de fora… Além disso, o pior secretário de segurança de todos os tempo, Rodney Miranda, que tem a máxima reprovação do público, se elegeu em primeiro lugar, como campeão de votos. Nem um macaco votaria nele… Mas ele é apadrinhado do Hartung né? Agora as críticas a segurança pública calamitosa no ES serão caladas pela vitória do Secretário de Segurança! Só ingênuos acreditam em eleições eletrônicas sem voto impresso para conferência!

Childerico IV

http://www.youtube.com/watch?v=zlkgYVTy1Wc

Cada época tem seu monstro invisível utilizado para manter as pessoas sob controle. Antes era o comunismo.Agora é o terrorismo.Qual será o próximo?

Angela

Proteja-se dos e-mails falsos
que ajudam o Serra

É uma coincidência, mas a baixaria só beneficia o Serra

O Conversa Afiada recomenda sugestão de navegante para ir ao site “anti-tucano”:
http://anti-tucano.blogspot.com/2010/09/lista-de-

Aproveite para ler esse artigo do Ivo:

A campanha Dilma descobriu a pólvora.
Ivo Pugnaloni
“Alguém está usando e-mails falsos para denegrir a candidata de Lula!”
Ora, que novidade!
Francamente, não foi por falta de aviso.
O “Império” já fez isso e muito pior nas eleições na Venezuela, na Ucrânia, na Moldávia, na Romênia, no Irã e mais recentemente na Colômbia, onde ficou célebre o “mago indiano Ravi Singh”…

Mc_SimplesAssim

A única pesquisa que interessa são as eleições, o resto serve apenas para induzir o eleitor incauto já submetido a excessiva carga de marketing.

andre

Minha reflexão sobre os eleitores de Marina: http://andrequimico.blogspot.com/

kali, a negra

CHEGA de dilminha paz e amor.

A mulher é uma leoa.

O PT tem de deixar ela partir para cima e jantar o nosferatus

Carmo

Já ouvi por duas vezes, e na última por alguém que disse ter ouvido de um médico, que a Dilma está sob efeito de uma super dose de corticóides e que, seremos governados pelo Temer e pmdb. É mole? È a baixaria em seu nível mais repugnante.

    Regina

    E tucano boateiro. Futrica é bom com a sua turma. Vai lá justificar a lei do Serra para liberar o aborto. É mentira? Eu também estou ouvindo dizer e parece que é verdade memo. E aí!

Baixada Carioca

Ainda não encontrei o artigo onde comento sobre uma reunião que tive numa ONG em Engenheiro Pedreira, Japeri, e que saí de lá com uma péssima impressão. Logo no início uma pessoa presente no encontro questionou a candidatura da Dilma e manifestou o voto no tucano. O pastor da Igreja Batista também revelou que não vota em mulher de jeito nenhum e que votaria no tucano.

Nesta reunião, algumas pessoas se manifestaram favoráveis à Dilma, mas outras mostraram-se contrárias. Os motivos eram vários, incluindo algumas informações não verídicas. Daí eu tenho alguns questionamentos:

– Se o povo é desinformado, é por qual razão?
– Falta consciência política naquele que tem apenas o jornal, o rádio e a TV como fonte de informação ou sua consciência só lhe permite julgar a informação que recebe?
– Será que o povo não sabe realmente fazer um julgamento de valor ou interpretamos assim porque não julgam valores segundo o nosso julgamento?
– Se alguém é acusado de um crime e não responde positivamente, ou seja, ignora a acusação, como o eleitor pode fazer um justo julgamento?
– Que diabos é consciência política que só me permite afirmá-la quando ela é do jeito que eu penso?
– A linguagem que estamos falando é para ser entendida pelo povo ou para alguém do mesmo nível cultural que o nosso?

Eu vou parar, mas há mais questionamentos a serem feitos. Pena que os marqueteiros e os jurássicos do PT não se permitem questionamentos. Já sabem tudo.

Laura

~Eu não descarto a hipótese se "erro" nas urnas eletronicas. acho deveras tudo muito estranho. Quem controla o TSE? De Sandra Cureau a Gilberto Mendes.

    Henderson Sousa

    Gilberto Mendes o músico ou o ator?

pauloMSM

De qualquer forma, o que causou esta abstenção? Essa recusa a votar tanto na Dilma quanto nos outros? O PIG, pois com o denuncismo, muitos que iriam votar em Dilma, e que não gostavam dos outros candidatos, se decepcionaram e não votaram em ninguém. Então, a maior prejudicada foi a Dilma, com a ajuda do maldito PIG.

Erica

Supresa geral, cheguei na casa de minha irmã em SP na hora do almoço, todos a mesa e ela, meio que querendo ver minha reação disse: Vou votar na Marina. Eu engoli e não falei absolutamente nada, mas estranhei, pq. até então ela estava com dilma desde que Lula a lançou como candidata. Mudou o voto assim, de uma hora para outra, sem aviso, sem remorso e não disse e tb. não perguntei, o pq da mudança..

Sei lá… e essas urnas eletrônicas? são confiáveis? ainda mais levando em conta os métodos que sabemos que a direitona usa. Total #reginaduartefeelings

william porto

Vejam bem, não há mais campanha com militância nas ruas, nos locais de trabalho, nos colégios, em canto nenhum. Há apenas carreatas com muito carro e pouca gente. Ficamos todos acmpanhando a campanha e nos conformando com o que dizem as pesquisas. Nesses dias substituem o voto pela pesquisa. Também ficamos apenas assistindo aos programas do guia, vendo o Brasil maravilha. E, claro, confiando no carisma doo Lula. A militância nas ruas é paga, vinte e cico reais por oito horas segurando uma bandeira. Os jovens nem ligam para a campanha. Os intelectuais foram substituídos por assessores aloprados. Eu nãoo vi a declaração pro Dilma de nenhuma grade figura histórica como Chico e outros ícones da esquerda, preferiram os marketeiros. Foi esse contigente de eleitores subestimados que fez a diferença.

Irani

Se você disser que não é aquilo será olhado com maus olhos. Fulano está se afastando da fé, está na carne. Enfim, há sempre um julgamento moral, porque nós somos de Cristo e fulano é do diabo. É o maniqueísmo que é trabalhado e valores são colocados como princípios por muitos, infelizmente.

Serra utiliza isso caluniosamente, mas a fala do Pr. que legitima isso, deixa de ser baixaria e passa a ser princípio e ele está com a bola, haja vista ter o campeonato sob o controle da grande mídia. Mas vamos esperar que o PT corrija os tropeços e mude o quadro.

monge scéptico

Disse tudo sr. AZENHA. INSTÁVEIS , VOLÚVEIS, INCONSCIENTES. Agora é seguir lutando
contra o poder agora meio que agigantado do zéééé!

Irani

A minha igreja enquanto instituição não serve como referência porque não apoia ninguém. Nem pastores induzem o povo a votar, ainda que existam alguns membros que fujam à regra, claro. Claro que é uma questão pessoal de cada um, mas o fato é que a imprensa tem grande influência na que frequento.

Mas o que quero dizer com tudo isso é que, nas igrejas a repetição de algum é frequento, pois precisa ser fixado. Tudo que é repetido é falado como princípio. Portanto, se Dilma disse que nem Cristo tiraria essa vitória dela. Isso está ruim. Sim, eu sei que distorceram, mas vá convencer alguém de que não foi isso. Se o Pr está todos os dias no horário de culto falando que ela falou. Vá convencer com as imagens que Piragine mostrou que não é aquilo?

Aracy_

Falha metodológica das pesquisas + papel da mídia na divulgação dos números + abstenção = resultado real do 1o turno
Duvido que uns 20% de votos do Aloysio Nunes em SP tenham sido decididos na fila da seção eleitoral.

Estatísticas são iguais a biquínis: o que revelam é sugestivo, mas o que elas escondem é essencial. – Aaron Levenstein

Irani

Não vai adianta colocar no site declarações de pastores, se isso também não chegar nos e-mails das pessoas. Se Lula não falar direto com essa população fora do horário eleitoral e crie boatos positivos acerca disso. O João Santanna vai dar show de propaganda, mas não vai ter efeito lá embaixo na base.

As pessoas não assistem ao horário eleitoral e o disse-me-disse faz mais efeito do que o HEG. Vão ter de encontrar uma saída, o Chalita vai ser um aliado importante. Mas falar nas igrejas para começar a destruir o boato é importante. Mas é preciso que haja uma força tarefa. Como nas igrejas todos fazendo a mesma coisa e falando sobre isso à exaustão para que fixe na mente das pessoas.

Irani

continua…

Na minha opinião, está muito difícil para Dilma, até mesmo no NE. O NE é conservador e houve a liderança religiosa e política local, estão fazendo dela uma megera sem proporções. E ainda tem a blindagem da grande mídia em relação ao Serra e que, nos grandes centros, dialoga com a classe média e outros segmentos de acordo com os seus jornais.

Para mudar isso nas igrejas não será fácil. Dilma é vista como uma espécie de anticristo. E os e-mails são mais e mais madosos. O que o PT está propondo fazer não terá efeito, se não contornar isso na base do problema.

Irani

continua….
Quando vi bispo de Guarulhos e Pr. Piragine se pronunciarem fiquem apreensiva e tive convicções de fé para crer na minha apreensão. Em alguns blogs que participo chamei a atenção disso. Inclusive coloquei no blog da Dilma para que se fosse o caso, o PT divulgar uma nota. Mas não me ouviram e certamente a muitos. Sabia do impacto daquilo no meio. Inclusive, mandei um e-mail atrevido para o bispo de Guarulhos. Eu sei como é que estas coisas funcionam. São sempre silencioso.

Walker

Azenha, mas outra coisa, que não sei se contou muito ou não, foi o número alto de abstenções, que acho que não era tão esperado assim. Vc sabe se os institutos contavam com isso em suas pesquisas? Parece que foram uns 20 e poucos milhões de abstenções!

Irani

continua…
Isso se aplica a campanha contra Dilma. Foi feito um trabalho durante toda a campanha, falando à exaustão no púlpito e, quem conseguiu ser entrevistado, foi vendo Marina crescendo. Primeiro ela cresceu com o caso Erenice, mas a partir de quinta-feira última, o crescimento de Marina foi maior, pois na linguagem evangélica, chegou o momento da colheita. Ou seja, os votos apareceram nas urnas. Os institutos jamais pegariam isso, pois o trabalho é silencioso, apenas no meio, quando aparece vem em forma de cascata, ou seja, intenso, houve resultado.

Irani

continuando….
No decorrer desse período todas as igrejas estão envolvidas, ou seja, a campanha do Multirão envolve o máximo possível todas as igrejas. Como quem promove isso é um jornalista que entende de marketing, ele fala de pessoas conhecidas que estarão participando no dia. Para mim não tem importância alguma, pois não concordo com isso, mas o apelo tem para muitos. No dia do evento, com transmissão para todo o Brasil na TV da Igreja todos sabem o quanto foi realizado e a campanha foi um sucesso. Mas como sempre, o trabalha foi de forminguinha e no dia, que você vê a multidão.

Irani

Não foi voto instável Azenha. Foi voto que já vinha a muito tempo trabalhado nas igrejas, aumentou o terrorismo via internet na semana da eleição e fez diferença. Como eu posso explicar isto? Vou utilizar o Multirão de Natal que ocorre em minha igreja para você entender.

Ele acontece em dezembro, quando chega setembro, isso ganha espaço no boletim e depois da Escola Sabatina, além de ter um boletim, eles utilizam o projeto para falar do Multirão – Todos os sábados até o sábado de dezembro em que ocorrerá isso é repetido á exaustão.

O vídeo informa quanto de alimentos já foram arrecadados, testemunhos. Enfim, isso faz com que toda semana mais a igreja adote o evento.

    Marcelo de Matos

    “Foi voto que já vinha a muito tempo trabalhado nas igrejas”. Não podemos nos deixar ludibriar pela falsa idéia de que a culpa da queda da Dilma deveu-se ao papel de grupos religiosos. As igrejas em geral sempre influenciaram o voto de seus fiéis. Tenho um cunhado do qual fujo sempre que posso. Ele é da Congregação – na verdade, um leitor assíduo da Veja e fanático religioso. Há, porém, outros tipos de religiosos. Conheço um pessoal da Igreja Batista que é bem equilibrado. O bispo de Guarulhos é um pregador da direita, mas, há muitos católicos que apóiam Dilma. A mídia, sim, faz estragos, criando confusão com questões como o aborto. O blog Cidadania tem um post muito bom sobre o assunto. O UOL publica hoje: “Aliados veem 'campanha fascista' contra Dilma por causa do tema do aborto”. Gilberto Dimenstein, fala sobre “Baixarias contra Dilma e Serra”. É preciso esclarecer o eleitor sobre essa questão. O problema é que não temos canais de comunicação com o eleitor como esse pessoal das igrejas, incluídos os espíritas e a maçonaria.

joão

Será que houve fraude da direita?

ValmontRS

A atuação intensa das redes de boataria (internet e religiosos) associada ao "turbinamento" da grande mídia sobre a imagem de Marina na última semana, sem dúvida, mudaram o curso da eleição.
Mais uma vez, o PIG/Gloebbels conseguiu manipular o eleitorado em favor dos seus objetivos.
Vida de gado.

Lucio

Andei lendo uma tal reunião. Sobrou até para quem ousou falar mal da mídia. rsrs Senhores, deixem a mídia pra lá.rrsrsrs Tudo isso é muito curioso.

    Lucio

    A "velha mídia" não é tão velha assim, afinal. rrsrsrs

francisco.latorre

o erro está na margem de erro.

margem de 2% é piada.

pra enganar os clientes. grupo.

..

    Bruno

    O erro TAMBÉM É a margem de erro baixíssma. Não dá pra fazer pesquisa em nível estadual, que se dirá nacional, com 2 mil pessoas e apontar 2% de margem de erro. Mas com certeza as amostras são manipuladas. Tanto os institutos petistas quanto os tucanos sabem exatamente onde procurar os resultados que eles esperam. Assim, até o tracking, com suas 10 mil cobaias, erra feio.

    francisco.latorre

    com certeza há manipulação. e indução. e perguntas enviesadas. e vários etc..

    e fraude.

    sem dúvida.

    ..

    valeu a correção.

    ..

Lucio

Quem é o eleitor de voto não consolidado que foi capaz de mudar o rumo da eleição para presidente? O que ele faz? Quais são seus hábitos? Tem acesso à internet? SIM : Que tipo de conexão? 24 horas, fim de semana , lan house? Quanto tempo passa nela? Que hábitos tem na internet? Não: blá blá blá
rsrsrsrs

Marcelo de Matos

Não entendo que houve fracasso dos institutos de pesquisa. Eles até que avaliaram bem o resultado final. Andam dizendo que a eleição de Aloisio Nunes, em São Paulo, foi uma surpresa. Quem, em sã consciência, pensava que ocorreria algo diferente? Então os eleitores tucanos iam eleger Alckmin em primeiro turno, juntamente com Netinho, do PC do B? A lógiga seria votarem em Aloísio Nunes. Para mim não houve surpresa. É claro que a avaliação dos institutos não é perfeita. Do contrário poderíamos abrir mão das eleições ficando só com as pesquisas.

    Alexandre Platon

    É exatamente isso. Alckmin teve 50% dos votos aqui e Serra 41%, e isso puxou os votos de quem sequer tinha pensado em voto para senador. O mesmo ocorreu com Ricardo Young, no vácuo de Marina. O voto em cargo majoritário sempre "turbina" os votos para o legislativo.

Lucio

Pesquisas seriam bem úteis se fosse possível identificar com máxima precisão o perfil desse eleitor volúvel.Incluindo os das abstensão. rsrs Se ele foi capaz de desequilibrar o jogo e fazer os institutos errarem então ele agora é "o astro". Todas as luzes sobre ele. rsrs

ruypenalva

Eu ainda acho que a abstenção foi parte da responsável por Dilma não se eleger no primeiro turno e consequentemente elevar os índices proporcionais de Serra e Marina.

Deixe seu comentário

Leia também