Leandro Fortes: Os truques manjados do jornalismo denunciativo

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2014-09-07 às 23.57.39

A pirotecnia manjada da revista da marginal é sempre a mesma

VEJA PARA INICIANTES

por Leandro Fortes, no Facebook

Dei-me ao trabalho de macular minha manhã de domingo e ler a matéria da Veja sobre a tal delação premiada de Paulo Roberto da Costa, ex-diretor da Petrobras.

Como era de se esperar, o texto não tem nem uma mísera prova e está jogado naquele apagão de fontes que, desde 2003, caracteriza o jornalismo denunciativo de boa parte da mídia nacional.

A matéria elenca números e nomes sem que nenhum documento seja apresentado ao leitor, de forma a dar ao infeliz assinante uma mínima chance de acreditar naquilo que está escrito. Nada. Nem uma fotocópia do cabeçalho do inquérito da Polícia Federal.

O autor do texto, então, deve ter lançado mão de duas opções, ambas temerárias no ofício do jornalismo:

1) Teve a orelha emprenhada por uma fonte da PF – agente ou delegado – e decidiu publicar a matéria mesmo sem ter nenhuma prova de nada. Dada as circunstâncias da Veja e a maneira como seus repórteres ascendem dentro da revista, esse tipo de irresponsabilidade tanto é admirado quanto estimulado;

2) Inventou tudo, baseado em deduções, informações fragmentadas, desejos, ilusões e ordens do patrão.

Apoie o VIOMUNDO

No texto, uma longa e entediante sucessão de clichês morais, descobre-se lá pelas tantas que os depoimentos estão sendo gravados em vídeo e criptografados, para, assim, se evitar vazamentos.

Logo, é bem capaz que Veja, outra vez, faça esse tipo de denúncia sem que precise – nem se sinta pressionada a – jamais provar o que publicou. Exatamente como o grampo sem áudio entre o ministro Gilmar Mendes e o ex-mosqueteiro da ética Demóstenes Torres.

Novamente, o Frankstein jornalístico montado pela Veja visa, única e exclusivamente, atingir o PT às vésperas das eleições, a tal “bala de prata” que, desde as eleições de 2002, acaba sempre saindo pela culatra da velha e rabugenta mídia brasileira.

O esqueminha de repercussão, aliás, continua o mesmo: sai na Veja, escorre para o Jornal Nacional e segue pela rede de esgoto dos jornalões diretamente para as penas alugadas de uma triste tropa de colunistas.

Embrulhado o pacote, os suspeitos de sempre da oposição se revezam em manifestações indignadas e em pedidos de CPI.

Uma ópera bufa que se repete como um disco arranhado.

Mas é o que restou à combalida Editora Abril, depois que a candidatura de Aécio Neves morreu junto com Eduardo Campos naquele trágico desastre de avião.

Leia também:

E os contratos do delator com a Globo?

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Wildner Arcanjo de Morais

E mais uma da já manjada série, As Fotos Subliminares de nossa Imprensa Golpista:
http://economia.terra.com.br/agencia-de-risco-diz-que-perspectiva-do-brasil-e-negativa,256471b84ca58410VgnCLD200000b1bf46d0RCRD.html

Quem pode dizer onde está a mensagem subliminar nesta página?

sergio

Estas denúncias de boca-de-urna, de eleição em eleição, já torraram a paciência.
Este truquezinho já está muito manjado.

Mário SF Alves

Papo vai, papo vem… quando menos se espera… isso:

“Leandro Fortes, é importante lembrar que existe uma investigação em curso sobre um tal jatinho e um tal caixa 2, de uma tal candidata, que está flagrada na lei eleitoral, como bem apontado pelo jornalista Fernando Brito em seu blog, o TIJOLAÇO!
Então, o que estou entendendo é que essa “DENÚNCIA” da Veja é, na verdade, uma enorme CORTINA DE FUMAÇA. Este, eu entendo, é o grande objetivo dessa matéria de capa da revista direitosa.
Outro ponto recorrente desse enredo manjado que você cita acima com consistência, é a atitude do governo, da campanha de Dilma e do PT de ficarem na defensiva procurando explicações e tentando se desviar da “Bala de Prata”.
Poxa! Será que não existe vida inteligente na esquerda?! Será que ninguém percebe que este enredo foi estudado pela direita raivosa que conta justamente com esse tipo de reação para implementar o seu ardil tão óbvio?!
Enquanto fazem todo esse alarde a candidata Marina Silva continua desfilando sua beatitude pelo país afora. Incólume diante da complacência do STF e da PF. E o que é pior, não se vê viva alma cobrando atitudes, pedindo CPI, fazendo campanha para desmascarar o verdadeiro escândalo destas eleições que é o CAIXA 2 DA CANDIDATURA DE MARINA SILVA!
Responder · Curtir · 4 · Seguir publicação · há 13 horas

Mário S F Alves · Quem mais comentou · Engenharia
‘Poxa! Será que não existe vida inteligente na esquerda?! Será que ninguém percebe que este enredo foi estudado pela direita raivosa que conta justamente com esse tipo de reação para implementar o seu ardil tão óbvio?!’
—————
CONCLUSÃO: ou o PT se vira do avesso e monta uma sequência de estratégias, planos A, B, C e o alfabeto todo, ou… essa sequência de ardis vai se perpetuar. Aliás, a Marina tinha de ser uma das estratégias do PT; no mínimo.

_______________________
Bom, nada, nada, a estratégia marino-silvista serviria pra mostrar ao PT o quanto os povos são condicionados pelas mídias e, portanto, fáceis de manipular e seduzir. Fato gravíssimo no caso do Brasil onde a mídia hegemônica privada é oligopolista, tem dominação cruzada sobre os meios de comunicação e assumiu publicamente o papel de oposição ilegal ao seus governos.

Acorda PT! A corda!

ricardo silveira

A educação no Brasil vai se mostrando um fracasso retumbante, senão esse lixo que é a Veja não teria mais leitores.

    Viviane

    É graças a isso que a veja nem precisa de provas de suas “denúncias”. Para quê? Com uma capa impactante e manchetes chamativas, poderiam publicar dez páginas de receitas de bolo, que ninguém leria e o efeito “Fora PT!” disseminado no povão seria o mesmo!

Francisco

Eu, como sou muito ingênuo, acho que pintaram o rosto do “delator” de vermelho, para mostrar que os desacertos dele são “vergonhosos”…

PS. Se eu tenho pena da esquerda brasileira? Nem um pouco. Nenhum partido da esquerda brasileira se empenhou em acabar com censura à liberdade de expressão criada e instituida pelo regime militar. Então…

Merecem!!!

Maria Thereza

Como diz o Leandro Fortes, truque mais do que manjado e até cansativo. Já tivemos “sequestrador” com camiseta do PT na véspera da eleição; bolinha de papel que, por pouco não vira um míssil letal; dinheiro “aprendido” com direito a foto (aliás, não vi os 450 kg de cocaína cercados de policiais armados e mascarados. alguém viu?); dossiês de última hora; acusações de assassinato; contas secretas do Lula e ministros; dinheiro chegando de Cuba em caixas de uísque; enfim um verdadeiro circo de horrores que são investigados ou não conforme os desejos dos poderosos. O que me espanta, realmente, é a gente se assustar com essas denúncias. Complexo de vira latas frente uma publicação que sobrevive nem se sabe como, é de doer.

    Mário SF Alves

    “…frente uma publicação que sobrevive nem se sabe como, é de doer.”

    Tenho uma hipótese:

    A maioria dos exemplares deve ser destinada a promoções de tipo receba 10 e pague uma.

    Viviane

    “Sobrevive nem se sabe como”? Procure no Google “assinaturas abril governo SP”: isso explica muuuuita coisa!

Léo

Essa turma que denuncia sem provas ou sem apresentar elas, sabe que o povo tá se lixando para verificar a auteticidade. Querem mesmo é apontar o dedo sem ao menos pensar que isso pode ser um jogo sujo e rasteiro do periodo eleitoral.

Valmont

A Revista Vesga, que tem como chefe de redação um lacaio de Carlinhos Cachoeira, ainda tenta se manter como fonte principal do jornalismo de esgoto, material usado apenas por tribunos de uma oposição falida.

Depois de “denunciar” um grampo sem áudio, envolvendo Gilmar Dantas e o ex-paladino da moralidade, Demóstenes Torres, a Vesga tem a credibilidade de um panfleto fascista.

Gregório Bezerra

Olá.

Euler

Hoje pela manhã, aqui em Minas, a Rádio Itatiaia fez verdadeira campanha de ataque ao governo Dilma com base nas denúncias sem prova da Veja e da Globo. É assim que funciona este mafioso esquema de comunicações no Brasil. Eles escondem os inúmeros casos envolvendo os tucanos e atacam o PT como se fosse o único partido responsável por todos os males do país.

Somente em Minas são muitos os casos abafados pela mídia: o mensalão tucano – inclusive com um candidato ao governo que recebeu R$ 300 mil das empresas de Marcos Valério supostamente para prestar consultoria jurídica, mesmo não tendo apresentado um único texto escrito desta consultoria. O caso do helicóptero do Perrela e do Aecioporto, nem falam nisto mais. Em Minas, para a mídia, isto nem existiu. A não aplicação dos percentuais de educação e saúde pelo governo de Minas, respaldado por um TCE aparelhado pelos tucanos, nada disso aparece na mídia. E muitos outros casos.

Agora, bastou um deletor apresentar denúncias sem provas, e divulgadas de forma seletiva por Veja e Globo para que a mídia mineira, Itatiaia à frente, transformasse os acusados em condenados, sempre enfatizando que a Dilma é a culpada de tudo.

Uma vergonha esta mídia mineira e brasileira. Até quando vamos tolerar isto?

Abdula Al Aziz

É mas o pior é que muita gente sem noção e sem uma opinião formada a respeito da realidade de nosso país engole fácil, fácil historietas como essa. Infelizmente é a chamada onda da massa.

    Gersier

    Conheço vários.Muitos deles tem o diploma de terceiro grau.Por isso é que sempre digo,nem sempre um diploma de terceiro grau indica que o dono do nome nele impresso tem discernimento.

Jonas Silva

Essa aí foi a bala de prata?? Imaginem como deve ser a bala de ouro. Uma porcaria só. Porcaria, aliás – sinônimo de revista veja (com “v” minúsculo mesmo).
http://www.platodocerrado.blogspot.com.br

Gerson Carneiro

Não é possível. A Veja denunciou o PT?! Ah vá…

    lulipe

    E o PT metido em mais um escândalo?Ah, vá….

    abolicionista

    Entendi, escândalo é aquilo que sai na Veja…

Marcos K

Concordo. Mas o problema é que faz muito barulho e tem obtuso que acredita nessa m…Sempre existiu tráfico de influência entre estatais, empresas privadas, funcionários públicos e políticos, o problema é que essas coisas sempre aparecem na véspera de eleição e sempre envolvem o PT. Mas vai explicar isso para os estúpidos que leem a Veja. São como os cães de Pavlov: já estão condicionados em tudo que essa m… publica. Se sai um nome automaticamente ele é culpado, mesmo sem provas.

    ricardo

    A julgar pelos depoimentos de hoje, uma das obtusas é a nossa presidente.

Deixe seu comentário

Leia também