João Telésforo: Se eleita, Marina vai fortalecer ou enfraquecer o PMDB?

Tempo de leitura: 10 min

DILMA / SUPER SIMPLES

Marina Silva: desestabilização ou renovação do pemedebismo?

Publicado em 25 de agosto de 2014 por João Telésforo, no Imaginar para Revolucionar

A irrupção de Junho e a ampliação do espaço para novas lideranças políticas

A irrupção de Junho não evidenciou somente a crise das instituições representativas brasileiras ou do sistema político formal. Entre outras tantas lições, escancarou também que não existe nenhum setor político organizado que seja socialmente reconhecido no Brasil, hoje, como capaz de canalizar a insatisfação com a institucionalidade política e com os limites e contradições do modelo de desenvolvimento em curso.

O PT exerceu esse papel ao longo de décadas, mas em Junho ficou explícito que a estratégia conciliadora, a burocratização e os anos no governo fizeram o partido perder, em larga medida, tal capacidade. A multidão que foi às ruas em junho, sobretudo de jovens, não estava protestando contra o governo Dilma ou o PT, simplesmente; mas tampouco identificava nesse partido uma alternativa que expressasse, no conteúdo e na forma, seus anseios – ainda que “difusos” – de radicalização democrática. Podem até encontrar no PT e seu governo um meio para melhorar de vida, mas dificilmente veem no partido uma alternativa para mudar o sistema, ou de uma nova práxis política, aberta à reinvenção pelos novos sujeitos em ação nas redes e nas ruas.

Alguns movimentos – como o MPL e depois o MTST – conseguiram maior exposição e reconhecimento, mas nenhum é amplamente visto por parte expressiva da população, por ora, como uma alternativa real de poder, ou de mudança do poder em escala nacional. Já as velhas vanguardas autoproclamadas tornaram-se, em geral, ainda mais patéticas, pelo abismo entre suas pretensões e sua baixa capacidade de servir como alternativa real de expressão e organização da revolta popular.

Quando amplas camadas da sociedade buscam ansiosamente o “novo” na política e não conseguem encontrá-lo em nenhuma referência coletiva organizada existente, abre-se um terreno fértil para que lideranças individuais assumam essa função, representando e mobilizando os anseios sociais de mudança política. Há quem interprete que foi numa situação até certo ponto análoga que se produziu a ascensão política de Hugo Chávez na Venezuela, por exemplo, no final da década de 1990.

Em Junho, vieram à tona com mais força algumas tendências que já se manifestavam antes, e que se tornaram ainda mais significativas e irrefreáveis a partir da nova qualidade adquirida pela conjuntura após a irrupção. A projeção de Marina Silva como liderança individual capaz de canalizar os anseios por mudanças na política e da política é uma dessas tendências que foi amplificada.

Se é ruim um indivíduo ter tanto peso assim no estímulo e canalização das esperanças e energias de mudança? Estou entre quem pensa que o ideal é que organizações coletivas e democraticamente organizadas exerçam esse papel. Não me filio, porém, às críticas abstratas e idealistas que condenam o “personalismo” como mal em si. Lideranças individuais, por vezes, cumprem um papel que referências coletivas não têm capacidade de desempenhar em dado momento. O processo pode se tornar virtuoso, e superar paulatinamente suas próprias contradições, caso a legitimidade e a energia mobilizadora desses indivíduos consiga ser canalizada para o fortalecimento de lutas coletivas organizadas desde baixo. Isso depende, obviamente, não apenas desses indivíduos – embora também deles, afinal são chave central nesse tipo de situação -, mas igualmente da capacidade de coletivos organizarem-se e fortalecerem-se a partir do que o/a líder simboliza, mas indo além dele, mediante um processo de expansão e ressignificação coletiva insurgente.

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Marina Silva tinha e tem diante de si, portanto, uma grande oportunidade. A de impulsionar, a partir da projeção que adquiriu, uma agenda de mudanças reais ancorada em discurso de antagonismo capaz de mobilizar(-se com) amplos setores da sociedade para a luta política transformadora – como conseguiu fazer na Venezuela, até certo ponto, Hugo Chávez. Não parece ter sido esse, porém, o rumo que ela optou tomar até aqui, como veremos.

A potência do símbolo Marina Silva

Marina é um poderoso símbolo de mudança política. Depois de Lula, não apareceu outra personalidade, no Brasil, com potência sequer próxima à dela, da sua extraordinária capacidade de representar anseios e mobilizar esperanças por transformações na política e na sociedade.

Mulher, negra, acreana de origem muito pobre, alfabetizada aos 16 anos, companheira de luta de Chico Mendes em defesa dos povos e trabalhadore(a)s da Amazônia na década de 1980, defensora do meio ambiente, ex-Ministra de Lula, evangélica…

Cada uma dessas identidades portadas por Marina, e outras mais, que se inscrevem não somente em sua história, mas em seu corpo e em seu estilo, une-se para formar um amálgama que gera identidade ou fascínio entre milhões de brasileiros/as. A isso soma-se seu discurso arejado e democrático sobre a “nova política”, feita em rede, mediante ativismo autoral, (ou coautoral), etc. Eu mesmo não nego que pertenço ao grupo sobre quem o símbolo Marina Silva, assim como o Lula, exerce certo nível de fascínio (embora não os idealize, e apesar de todas as fortes diferenças políticas que tenho com ambos, hoje).

Dentre os diversos componentes da identidade e do símbolo Marina Silva, sua fé evangélica provavelmente é o mais polêmico, em especial na esquerda. Alguns setores parecem avaliar, implícita ou até explicitamente, que se é evangélica (ou de determinada vertente protestante específica), logo é conservadora… Curiosamente, a mesma associação automática pejorativa raramente é feita sobre políticos católicos, apesar do conservadorismo desta instituição e de sua grande força nos três Poderes da República – não haveria, aí, certo elitismo, já que há muito mais evangélicos/as entre os/as pobres?

Eu gostaria de viver num país em que a fé transcendental (ou a ausência dela) e a religião não interferissem no julgamento político que se faz de alguém, ou na capacidade de diálogo social de uma figura pública. Infelizmente, porém, não é assim, e é preciso lidar, na política, com as contradições da vida real, sem abrir mão de nossos princípios e ideias. Nesse contexto, sempre achei politicamente interessante o fato de Marina ser evangélica. Como já disse, não acho que isso implique, automaticamente, conservadorismo. Mas amplia, quase automaticamente, sua capacidade de dialogar e representar um setor da população brasileira que, além de grande e crescente – em especial entre os/as mais pobres e a nova classe trabalhadora (a mal chamada “nova classe média”) – , parece bastante organizado em comunidades de base, o que potencializa sua força política. E nessa organização de base provavelmente há muito mais multiplicidade e auto-organização do que imagina certa esquerda que emite juízos sem investigar a realidade.

Nunca vi como defeito o fato de Marina ser evangélica, mas como elemento amplificador de seu potencial político, que poderia fazer muita diferença positiva a serviço de causas de radicalização da nossa democracia. Um elemento que poderia ajudá-la a se conectar às redes da “nova classe trabalhadora”, estimular suas lutas e sua auto-organização política desde baixo, em sentido emancipador.

As ideias conservadoras de Marina Silva

O problema não é qualquer aspecto simbólico da identidade de Marina, nem sua fé religiosa (muito antes pelo contrário). O problema é que ela optou por defender um conjunto de propostas conservadoras para o Brasil. “Autonomia” do Banco Central (o que significa dizer: entregá-lo de vez para ser gerido por tecnocratas alinhados com os bancos e grandes atores do mercado financeiro); continuidade do “tripé” da política macroeconômica vigente há vinte anos e que privilegia as classes mais abastadas; zero enfrentamento ao monopólio da mídia; posições conservadoras sobre direitos das mulheres e LGBTs; posições no mínimo ambíguas sobre diversos temas – inclusive meio ambiente.

É verdade que em inúmeras questões – inclusive nos temas políticas para mulheres e LGBTs -, as posições de Marina não são piores do que as políticas do governo Dilma (embora chegue a ser pior em um tema central, política macroeconômica, com sua defesa da “autonomia” do Banco Central, isto é, da ditadura do capital financeiro nesse órgão). Mas, é esse agora o parâmetro?! E mesmo com esse padrão rebaixado de comparação, fica difícil concluir que um governo Marina seria consideravelmente superior (ou inferior…).

“Marineiros/as” argumentam que é preciso “fazer concessões à governabilidade” para chegar à Presidência e promover algumas mudanças, assim como fez Lula. Mas Marina cedeu tanto, em tantos temas, que fica difícil dizer o que sobra… Qual compromisso concreto Marina assumiu, que a torne uma alternativa com algum conteúdo real de mudança?! Custo a encontrar.

Dizer que vai “cuidar da segurança” e “melhorar a saúde” (como Marina afirma na propaganda na TV) é um insulto… Até mesmo a defesa do passe livre estudantil é muito pouco, por sua vagueza. Até Renan Calheiros apresentou, em 2013, um Projeto de Lei para garantir o passe livre. Quero saber é segundo qual modelo de gestão e financiamento Marina implementará essa e outras políticas. Já sabemos que ela não vai mexer nos juros, pois dará “autonomia” ao Banco Central; logo, eles continuarão consumindo gigantesca fatia do Orçamento Público. Marina vai retirar os recursos de outros investimentos sociais? De quais? Vai produzir novos retrocessos nos direitos de aposentados/as? Ou tentará instituir, no Congresso Nacional, o Imposto sobre Grandes Fortunas e aumentará as alíquotas sobre grandes empresas, tal como propõem o PSOL e outros setores da esquerda?

Marina Silva: renovação do pacto pemedebista?

A debilidade central da candidatura Marina Silva não é, porém, a proposta A ou B. Os recuos nas propostas são sintomas importantes do déficit mais grave, que é a estratégia política de Marina e de sua Rede.

O cerne do discurso e da estratégia/tática de Marina é o seguinte: (i) produzir “união” entre empresários, ambientalistas, trabalhadores/as, movimentos sociais… Enfim, fazer um governo de conciliação e busca do “consenso”; (ii) isolar os partidos “fisiológicos”, principalmente o PMDB, e fazer um governo “dos bons”, com direito a um realinhamento entre PSDB e PT, pondo fim à polarização que já dura vinte anos.

Marina poderá até governar sem o PMDB, mas o pemedebismo não morrerá junto. O elemento central do pemedebismo é justamente a negação da polarização, afirma Marcos Nobre, o cientista político que criou esse conceito para interpretar nosso sistema político-partidário (ver aqui). O que Marina promete é justamente isso, sob a falácia do velho discurso da “união nacional” que esconde os conflitos e termina por manter tudo como está, em suas grandes linhas.
Como bem disse Paulo Tayur, “não há nada mais ‘velho’ na política do que o discurso da ‘união de todos’. Nada mais velho – justamente por negar o conflito, as divergências e a luta entre desiguais – do que pregar uma falsa união, ou acusar adversários de ‘dividirem o país’. O problema de PT e PSDB não é que ‘dividem o país’, e sim o fato de serem muito mais iguais do que dizem ser, criando uma polarização muitas vezes falseada. Marina nega a polarização não pela exposição do que ela tem de falso, mas sim pelo contrário: dizer que não deveria haver polarização alguma”.

O PMDB certamente é adversário da sustentabilidade e do aprofundamento da democracia no Brasil, as duas bandeiras de Marina. Porém, também o são o PSDB, o DEM, o PSD, o PPS, além de dezenas de outros partidos e de amplos setores do próprio PSB, que abriga Marina (basta lembrar Bornhausen do PSB-SC ou Pastor Eurico do PSB-PE)… A questão não é a sigla A ou B. Os partidos, mais do que “bons” e “éticos” ou “maus” e “fisiológicos”, expressam interesses de classes e de grupos sociais. Quais classes e outros grupos Marina se dispõe a enfrentar? A resposta que ela dá sistematicamente, mediante seu discurso renitente e suas propostas é: nenhuma classe. O que significa dizer: vai ‘sobrar’ para as classes com menos poder na política institucional de hoje: as mais pobres.

As transformações profundas de que o Brasil precisa – desmilitarização da segurança pública, reformas urbana, agrária e política, democratização das comunicações, mudança da economia orientada pela transição energética para fontes renováveis e socialmente justas, etc – não nascerão de dentro do sistema pemedebista, ou de um mero rearranjo interno dele, de sua repactuação, que é a grande estratégia de Marina.

Por isso, fica difícil imaginar como um eventual governo seu corresponderia minimamente às esperanças de mudança nela depositadas. Mais ainda, não vejo razão para crer que a dança das cadeias que ocorrerá entre os ‘grandes’ partidos, caso ela seja eleita, terá algum impacto transformador ou de abertura democrática. Pelo contrário, parece aprofundar a lógica de pasteurização da política institucional brasileira.

Há quem ache que Marina deve ser apoiada, apesar de tudo, porque seu simbolismo mobiliza energias transformadoras da sociedade brasileira. Ora, mas mobiliza sem apresentar como caminho para essa energia o conflito social, mãe da democracia real… Sem articular o discurso, as subjetividades e as lutas para enfrentar os principais adversários da nossa democracia – pelo contrário, o discurso e a prática é de aliança com eles. Trata-se de uma mobilização que pode, então, acabar cumprindo um papel conservador, por desidratar outras vias, institucionais e não institucionais (sobretudo as últimas, hoje), que possam constituir força transformadora efetiva, não porque possam ganhar as eleições deste ano, mas porque contribuem para reinstalar e fortalecer na política as principais e diversas linhas de antagonismo social produzido desde baixo. Existe até mesmo o risco, por aprofundar a lógica de não-polarização, de Marina contribuir não só para a renovação, mas para o aprofundamento do pemedebismo.

Defendo a importância de se disputar as eleições a sério, mas para contribuir ao fortalecimento e articulação das lutas sociais para se expressarem com todo o seu vigor e conflitividade em todos os terrenos da política, e não para integrá-las ao sistema de modo domesticado e subordinado aos interesses dos nossos principais adversários na sociedade.

A energia desestabilizadora de Marina Silva: esvaziar o discurso do medo

A estratégia política de Marina Silva e de sua Rede não me empolgam nem um pouco, portanto. Não acho que o caminho para produzir democracia real para o Brasil esteja por dentro do sistema pemedebista, na sua renovação ou rearranjo, que é a opção de Marina. Prefiro apostar em vias de polarização com os donos do poder, e não de conciliação subordinada a eles. Essas vias podem parecer mais longas, mas me parecem muito mais eficazes do que supostos atalhos que nos fazem gastar energia para caminhar em círculos e continuar no mesmo lugar, com pequenos ajustes.

Parece-me inequívoco, porém, que há algo de bastante positivo que Marina já trouxe com muita força para a campanha: a forte desidratação do PSDB como possível alternativa para a Presidência. Caso se confirme que os tucanos não passarão ao segundo turno, essa é uma grande contribuição viabilizada pelo fenômeno Marina, conformeargumentou Bruno Cava.

O PSDB só oferece possibilidades de continuidade e retrocesso, então é positivo que isso seja afastado da Presidência. Por mais que nas coalizões de Dilma e de Marina também seja difícil vislumbrar uma agenda de transformações reais, me parece que o PSDB está realmente em outro patamar, pois seu conservadorismo é muito mais homogêneo, não existem fissuras como as que há (mesmo que relativamente pequenas) nas bases do PT e de Marina.

Além disso, e possivelmente mais importante, Dilma X Marina no segundo turno esvaziará, em grande medida, o discurso medíocre e conservador que o PT tem utilizado nas eleições há muitos anos: o discurso do medo, de que seria preciso votar em Dilma porque a alternativa é o retorno do passado, o fantasma do PSDB. Enfrentar Marina pressionará o PT a sair da zona de conforto, de sua posição que se contenta com acenar apenas para a continuidade do atual arranjo neodesenvolvimentista e de sua governabilidade conservadora.

Talvez Marina e o PT busquem abraçar-se ainda mais à direita, mas de qualquer forma essa possibilidade já seria forte numa disputa Dilma X Aécio (como já aconteceu em 2010). Mas com Dilma X Marina, abre-se a chance, ainda que pequena, de ambas serem estimuladas a apresentarem alguma agenda transformadora. Isto é, talvez ocorra algum alargamento mínimo, por dentro do PT e da base de Marina, para o fortalecimento de setores ‘mudancistas’ (pois prefiro não utilizar a expressão ‘progressistas’).

Não sou nada otimista de que isso se processará de modo significativo por dentro do PT ou da Rede – o recuo da campanha de Marina no tema da democracia participativa é um dentre tantos sinais eloquentes. Avalio, porém, que a ausência do retorno do fantasma tucano como liderança do polo alternativo aumentará o espaço para que outras forças políticas, ao invés de terminarem se apresentando ou sendo percebidas como linhas auxiliares do continuísmo, apresentem um projeto alternativo, por fora e em contraposição à geleia geral do sistema pemedebista.

O enfraquecimento do medo do retrocesso como afeto na política implica a oportunidade de empoderar alternativas de mudança radical da sociedade brasileira. Para tanto, nós, que apostamos pela rota desde abajo y a la izquierda, devemos seguir cumprindo, na disputa eleitoral, o papel de repercutir os antagonismos produzidos pelas lutas sociais e servir à sua articulação, polarizando com os atores do sistema sem nos reduzirmos à posição estéril de linha auxiliar de qualquer um deles.

PS do Viomundo: Em  nossa modestíssima opinião, no Brasil o presidente que não se entender com o Congresso cai. Este é o motivo de Marina Silva se apresentar — de forma politicamente inteligente, diga-se — como a geleia geral que não é de esquerda, nem de centro, nem de direita. Isso, em tese, permitiria a ela construir maiorias fluidas, pontuais, em torno de seus projetos. O problema é que, em caso de vitória, ela vai assumir num quadro de profunda crise econômica internacional. Sendo assim, ela só se sustentará no poder aliada à fina flor do conservadorismo.

Leia também:

Marina Lacerda: O reino doméstico de Dilma na campanha de 2014

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Comentários

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Snowden

Há uma crise internacional de fato
Ambas teriam problemas
Dilma é direitosa mas menos sonhática e tem reações conhecidas.
Vamos falar um pouco do vice de Marina?
Se algum dia ele tiver que assumir como governaria?

Urbano

Em verdade, em verdade, ela esfacelaria o Brasil e o seu povo. Viria mesmo a ser uma cretinice descomunal, da qual levaríamos mais alguns séculos para nos restabelecermos. É tão fácil mesmo haver um Luiz Inácio Lula da Silva a qualquer tempo e espaço…

Bernardo

“O problema é que, em caso de vitória, ela vai assumir num quadro de profunda crise econômica internacional. Sendo assim, ela só se sustentará no poder aliada à fina flor do conservadorismo.”
Por este trecho aqui a impressão que o Azenha passa é de que não há alternativas pois creio que se esse raciocínio vale para Marina, vale para Dilma também. Ou alguém acha que o PT ainda tem grandes ligações com os movimentos sociais como na década de 80 ? Junho de 2013 me parece ter mostrado o contrário.

    Luiz Carlos Azenha

    Bernardo, você pôs o dedo na ferida: 2013! Quando eu dizia a petistas para prestarem atenção em 2013, para analisarem 2013, para não enxergarem 2013 apenas como coisa de “coxinhas”, era trucidado. Quanto ao futuro, acredito que diante da crise a Dilma tem uma coalizão mais segura para se manter no poder num governo de centro; a tendência de Marina será cair nos braços da direita, não porque queira, mas por ser a alternativa que vai restar a ela. Vejamos…

    Ivanisa Teitelroit Martins

    Trucidado? Se você foi trucidado, imagine aqueles que acompanham o Viomundo!

Lucas

a conclusão do PS do Viomundo é que a Marina eleita vai ser exatamente igual ao PT da Dilma.

    Ivanisa Teitelroit Martins

    Lucas, foi o que compreendi. Pode ser o silêncio ensurdecedor das redes sociais.

    Vlad

    E que a “profunda crise” é “internacional” e não local.
    Portanto não é culpa do PT.
    Vai que cola.

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