A ação do DEM em defesa dos dois documentos

Tempo de leitura: 2 min

por Luiz Carlos Azenha

Hoje, pela primeira vez, Dilma Rousseff caiu abaixo dos 50% no tracking do Vox Populi. Tem 49%, contra 24% de José Serra. Mas isso ainda representa 57% dos votos válidos. Não se configurou, até agora, nenhuma curva avassaladora, daquelas capazes de transformar o resultado. Segundo turno? Pode até ser. Seis dias são uma eternidade em tempo eleitoral, especialmente com um debate em uma emissora de grande audiência, quase na véspera.

Marina Silva cresce (subiu para 12%) em algumas regiões, como o próprio Marcos Coimbra, do Vox Populi, acentuou em sua entrevista ao Viomundo. E Dilma, que já esteve em 56% no tracking do Vox, está em 49%.

Há, além disso, um dado cujo impacto ninguém consegue imaginar: a exigência de dois documentos para votar.

O fato de que o DEM vai à Justiça contestar a ação do PT indica que o nó do primeiro turno pode estar aí:

26/09/2010 – 17h13
DEM vai questionar ação do PT contra exigência de dois documentos na votação

DE SÃO PAULO

O DEM vai contestar nesta segunda-feira no STF (Supremo Tribunal Federal) uma ação do PT que questiona a lei que exige dois documentos (título de eleitor e outro documento oficial com foto) para que o eleitor vote no dia 3 de outubro.

Segundo o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), o partido entende que a lei é necessária porque é a única forma de acabar com as fraudes na votação.

Maia afirma que é estranho o fato do PT apresentar a ação nove dias antes das eleições.

Apoie o jornalismo independente

“Além de confundir o eleitor, a tese do PT também desdenha do fato de que, em decorrência de maciça e eficiente campanha institucional realizada pelo TSE, o eleitor encontra-se suficientemente informado sobre a necessidade de apresentar, no ato de votação, o título de eleitor e um documento oficial com foto”, diz o pedido do DEM,

Na sexta-feira, o diretório nacional do PT entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade contra a lei criada em 2009.

O partido teme que a obrigatoriedade da apresentação de dois documentos aumente a abstenção, principalmente no eleitorado de baixa renda e nas regiões Norte e Nordeste.

A ação foi apresentada pelos advogados do PT, Márcio Thomaz Bastos, Pierpaolo Cruz Bottini e Igor Tamasauskas.

“A exigência conjunta de dois documentos, além de causar previsível confusão, afronta a razoabilidade, a proporcionalidade e a eficiência”, diz o partido no documento.

A ação sustenta ainda que “o eleitor brasileiro está habituado a votar apresentando apenas um documento válido de identificação civil, seja porque confia na seriedade do meio de prova sobre si mesmo que o próprio Estado lhe deu, seja porque confia na seriedade e na exatidão dos cadastros da Justiça Eleitoral”.

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Eleitor sem título

Quando tudo parece encerrado:
Maioria do Supremo vota a favor de ação do PT para derrubar exigência de título de eleitor e documento com foto, mas Gilmar Mendes pediu vista. Placar está 7 a 0.
Como sempre GILMAR DANTAS e os DEMO-TUCANOS fazem de tudo para atrapalhar esse país.

lucila

Também não entendi po que o PT demorou tanto.
A verdade é que isso já podia ser previsto, várias pessoas falaram nisso, e a campanha do TSE foi pífia, convenhamos – por que será?
Avho que está claro que se não se conseguir reverter – o mais provável – as camadas mais pobres terão uma abstenção enorme. Abstenção, não: serão impedidos de votar, o que acho que fere o princípio das leis brasileiras, pois há muito tempo se pode votar com qualquer documento de identidade pelo simples fato de que o voto é um direito, mais do que uma obrigação, sempre me foi dito assim, já que passei anos usando apenas a carteira de identidade.

ValmontRS

Pessoal, vamos deixar de desespero, porque isto não afetará o resultado da eleição. Mesmo que Dilma, por conta disto, possa perder alguns votos a mais do que os adversários, no geral, o efeito será desprezível.

Marcelo Campos

A rodada de meio de semana do Campeonato Brasileiro, normalmente disputada nos dias de quarta e quinta-feira, nesta semana será disputada na terça e quarta-feira. Pelo jeito a Globo não quer perder audiência do debate para ela mesma (a saber, para o Sportv, que normalmente transmite jogos às quintas-feiras à noite). Nota-se que a Globo tem muito interesse nesse debate…

Baixada Carioca

Mas a questão não é o TSE. O problema é que existe uma Lei aprovada no Congresso Nacional que exige a apresentação de dois documentos. A minha inquietação é a seguinte:

– Para que serve o título de eleitor se para valer tem que apresentar outro documento válido?

– Por que o "cérebro" que pensou na apresentação do segundo documento, não pensou na hipótese de o título ter foto?

– Com a tecnologia avançada como está, por que não temos um documento único reunindo informações como RG, CPF, Título, PIS/PASEP, Certificado de Reservista, data de nascimento, filiação e foto do sujeito numa única tarja como a do cartão de crédito?

– Os marqueteiros do TSE conseguem entender a mensagem que passam na TV e no Rádio para os eleitores?

– Por que o PT demorou tanto tempo para entrar com uma representação assim?

A meu ver o DEMo tá certo. Há uma Lei e o PT teve todo o tempo do mundo para mudar isso, mas não o fizeram. Agora é deixar como está e pagar o preço. Para o DEMo, é a esperança de uma sobrevida política.

easonnascimento

Aqui no nordeste esta confusão ou melhor a abstenção vai ser maior não tenho dúvida. Nem preciso recorrer às vítimas das enchentes que perderam todos os documentos além do pouco que tinham. Vai ser complicado por estas bandas e também pelo norte do país onde a existência de um documento de identidade com foto não é tão usual como nas regiões mais desenvolvidas. Fora o hábito do eleitor que sempre compareceu apenas com o título a sua zona eleitoral.
http:/qeasonfn.wordpress.com

Ernani Mundstock

A Justiça Eleitoral em sua propaganda sobre a apresentação de dois documentos no ato da votação, creio, cometeu um equívoco ao não mencionar que também são documentos de identidade, legais, a Carteira Profissional (do Trabalho), Carteiras de Identidade Profissional (Médico(a), Professor(a) , Assistente Social, Psicologo(a) e outras, legalmente reconhecidas por lei específica). Entendo que essa observação é necessária, pois nos dias que antecedem a votação sempre ocorrem extravios de algum documento, além do que, as camadas da população da periferia de grandes cidades e as do Norte e Nordeste, como já foi citado em vários comentários de blogs, poderâo se sentir INTIMIDADAS EM NÃO PORTAREM a designada "Carteira de Identidade", podendo provocar um certo esvaziamento no dia da eleição, que interessa a determinada candidatura. Esclarecimento esse, entendo, deve ser feito via blogueiros, pois a midia tradicional não o fará. Abraços Ernani

Melino

Eu já tinha alertado muita gente: a exigência de dois documentos é a bala de prata. Na cidade de Fortaleza tem gente que ainda não sabe sobre esta exigência. Agora, você imagine no interior do Ceará. Naturalmente que os candidatos ao senado e a câmara vão tentar alertar seus eleitores. Mas é pouco. Isso deveria ter sido questionado pelo PT a mais tempo. Vamos ver no final quem vai se4r prejudicado.

RENATO

Se com um documento tinha fraude,e eu pensava que não invejado meio de votação, então com dois como vai ser. amanhã será tres. Eu pensei que não havia mais fraude. Confiava nessa p……r r .

Wladimir

Prezado Azenha, pelo sim ou pelo não, vamos fazer aquilo que o TSE não fez; ou seja, uma ampla campanha de divulgação em todos os Blogs: "NO DIA DA ELEIÇÃO LEVE O TÍTULO E A CARTEIRA DE IDENTIDADE !"

Sebastião Rodrigues

Eleição é um acontecimento democrático. É pra decidir quem serão dos dirigentes do Pais nos próximos 4 ou 8 anos (caso Senador) Nesta hora o eleitor é soberano e a Justiça Eleitoral tem que empenhar os seus melhores esforços no sentido de colher a opinião do eleitor e não ficar dificultando a práticaa da Democracia. É a opinião do Eleitor é que está em jogo. Como é possível numa hora desta a exigência de dois documentos, sendo que muita gente perdeu e só tem o título ou (eu como mesário) já tive vários casos do eleitor queria votar e so tinha a identidade outra hora só a Carteira de trabalho. Faziámos ali uma reunião com os fiscais dos Partidos e decidíamos que poderia votar sim. Outro detalhe quando o eleitor não sabia nem qual a seção nós o ajudávamos descobrir em qual ele votava e tudo estava resolvido. A determinação da Justiça Eleitoral era pra ajudar o eleitor da maneira possível. Agora pelo que estou vendo a Justiça eleitoral tá é dificultando.

    Binah Ire

    Vai acontecer o que o Sebastião relatou: Os próprios fiscais vão deixar as pessoas votarem, é um direito e um dever delas. As pessoas não querem deixar de votar porque, além de deixarem de escolher os representantes, vão se incomodar depois indo ao Cartório Eleitoral justificar o voto e pagar multa, já que existem punições para quem não votar, inclusive bloqueio do CPF e perda do título, além de inúmeras restrições. Infelizmente ou felizmente, (nesse caso) no Brasil a lei "pega" ou "não pega", lembra?
    (http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100519114359AAvEAG9), foi o melhor que achei sobre isso.
    A nova classe média brasileira (eleitora da Dilma) não vai deixar de votar, se não não vai poder fazer prestação, né não?

Roberval Amador

O pau que dá em Chico também dá em Francisco. Este negócio de dois documento não vai funcionar, na última hora a Justiça Eleitoral vai verficar o imbróglio que isto vai criar e voltará tudo na estaca Zero e o cidadão que não tiver um documento de identificação acabará votando com somente o título Eleitoral. Afinal do que a Justiça Eleitoral está com mêdo? Será de fraude! Alguêm votando com o título de outro? Se for isto é muito fácil de corrigir na hora da votação! Isto não representará Milésimo do milésimo do milésimo. Se for por influência dos Tucanos Demos (Infiltrados na Justiça Eleitoral) e houver uma abstenção irá prejudicar as duas partes e muito mais a Justiça Eleitoral pois poderá diminuir o números de Eleitores e a eleição se tornar uma farsa! E tem um outro agravante pra Justiça( menos eleitores menos verba na próxima eleição) tudo tiro no pé!

pereira

Todo mundo tem os dois documentos, o maior problema vai ser nos eleitores com menos de 18 anos, mais quem sai perdendo nessa história é a marina, porque eu vejo um monte de jovens querendo votar na marina, eu acho que ação do PT poderia ser nessa via, o eleitor de 16 anos que não é obrigado possuir a identidade.

Sérgio Vianna

Outra lerdeza foi subestimar a capacidade das "quatro famiglias" em fazer estragos, ainda.

E chegamos na reta final com vários sinais de que o segundo turno ainda é possível, na conta dos golpistas. Isto quando tudo parecia favas contadas, tucanos nas cordas e já entregando os pontos.

A resposta contundente só veio na fala em alguns comícios do presidente Lula. O partido, a coordenação da campanha, os demais candidatos da grande coligação não resonderam à altura a esse festival de ataques insolentes a que estamos assistimos.
O raciocínio do eleitor que está longe dos fatos, quando percebe que não há respostas à altura, pensa na famosa frase popular: "onde há fumaça, há fogo".

Vai ser uma semana de arrepiar, com absoluta ansiedade até a abertura das urnas. E que venha sem fraudes

Sérgio Vianna

Mais que a exigência dos dois documentos, a lerdeza maior foi com a não instituição do voto em papel para qualquer auditoria no caso de surgir suspeição.

Quem não é pateta em tecnologia da informação sabe que fraudar o sistema programado das urnas é possível. Pode até ser difícil a tarefa, mas a fraude é possível. E pelo clima que assistimos nos últimos dias, a mídia, o DEM, os Tucanos, enfim, todos os golpistas, são capazes de qualquer coisa, onde a fraude é só mais um instrumento a ser usado.

FatimaBahia

Me desculpem,mas vou desabafar,mesmo que pareça bobagem: a lerdeza e malemolência do PT me irrita PROFUNDAMENTE!

Mayara Cristina

Acho que foi o Vianna quem apontou um cálculo de que a questão dos dois documentos prejudica os votos em Dilma na proporção de 1 em 10. E, mesmo assim, ele acredita em vitória de Dilma no primeiro turno, por pequena margem de diferença.

Maralina Matoso

Azenha, menino de pouca fé…
A Dilma vai se preparar muito para enfrentar as feras no debate da globo.
Quanto aos dois documentos, pense comigo. As pessoas realmente não levarão o outro documento para votar…veja bem…PARA VOTAR. Porém, quando chegar no local de votação será cobrada pelo outro documento. Vão dizer "ah sim", se mulher, abrirá a bolsa e pegará seu documento, se homem, pegará a carteira do boldo da calça e fará o mesmo. Simples assim, por que as pessoas geralmente andam com seus documentos.
Agora, se for numa cidadezinha bem pequena, onde as pessoas não se derem conta, não ficaram sabendo, e vão votar só de calção e chinelo, o que acontecerá? A cidade é pequena, não é? Irão rapidinho em casa buscar o outro documento, voltam e votam. Assim, simples assim.

    augusto

    maralina, os que forem de manhã para o local – a grande maioria- vai ser alertada já na FILA ou pelas outras pessoas antes de chegar aos mesários…
    O poder de decisao do chefe dos mesários tb. conta. E os eleitores de serra e marina nao ficariam imunes.

Cláudio Medeiros

A exigência de dois documentos vai atrapalhar bastante — o que acontece a alguem, como eu, cujo RG foi emitido em 1988 e só há pouco descobri que devo atualiza-lo? O problema principal é esta urna SEM papelzinho e seu software que é uma caixa preta. Eu, realmente e por motivos opostos aos da Regina Duarte (argh!), estou com medo.

Maria Luz

Azenha,
A exigência de dois documentos para poder votar (título de eleitor e um documento com foto) não parece ser um fator decisivo no resultado da eleição. Nada menos do que 95% sabem da exigência e estão preparados para levá-los à urna. Não há diferença nisso entre os eleitores de Dilma e de seus adversários.
Análise: José Roberto de Toledo http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010

Daniel Xavier

Olha, o PT dormiu no ponto nessa. Até eu cantei essa pedra. Isso, mais a urna sem "papelzinho" e alguma outra, podem custar a eleição no 1o. turno.

deliciosasinecura

A lei dos "dois" documentos na verdade foi feita pensando no RIC, Registro de Identificação Civil. O documento de identidade vai ser federalizado e tornado menos suscetível a fraudes. Virá com RG, CPF, Título de Eleitor, PIS/PASEP e todos os números que nossa adorável burocracia inventar. E com chip. Mas já era para estar pronto! Então foi uma lerdeza do governo, não do PT.

Daí que não serão necessários dois documentos para se votar. Aliás, não consigo ver uma razão plausível para a necessidade do Título de Eleitor. Para provar que sou eleitor? Todos os brasileiros com mais de 18 e menos de 70 anos são obrigados a votar e, graças ao STF, as pessoas com os direitos políticos cassados em decorrência de processos políticos ou eleitorais se contam nos dedos de uma mão. Logo, todos são eleitores até prova em contrário! ;D

Druida

Acho que não devemos preocupar-nos com isso. Há uma consciência generalizada de que é necessário levar dois documentos, as pesquisas sobre o assunto mostram isso. Os riscos são de outra natureza. A Rede Globo vai tentar de tudo para emplacar o demotucano nessa corrida final, com a devida cautela para não infringir a lei (não podem usar canais públicos do espectro eletromagnético para interferir no processo eleitoral a favor de um candidato ou perdem a concessão) — eles são sofisticados o suficiente para conseguir driblar a lei e aprofundar o "bias" a favor de seu candidato.

FatimaBahia

Me desculpem,mas vou desabafar,mesmo que pareça bobagem: a lerdeza e malemolência do PT me irrita PROFUNDAMENTE!
Deve haver uma explicação políticosociológica e psicológica para isso!

Almerindo

Eu TAMBÉM já tinha comentado ao um bom tempo aqui, no site do PH e no do Brizola Neto sobre esse absurdo. Vejo que o problema é a LERDEZA do PT em agir… Espero que essa LERDEZA não acabe levando para o buraco a candidatura da Dilma!

    Luiz Carlos Azenha

    O PT é impressionantemente lerdo. Em tudo. abs

    Antonio Silva

    Enquanto isso o Zé Eduardo Dutra deve está assistindo algum " jogaço" do Botafogo .

    Qui tristeza !

    Maria do Carmo

    Não sei se é lerdeza ou auto confiança exacerbada , que também se chama arrogância ! Boa parte de nós… tá se achando !

Ronaldo

Há semanas vários comentaristas, inclusive este escriba, vem batendo na tecla dos dois documentos.

E aqueles com poder para alterar a situação assistindo dos camarotes.

Se não fosse a importância desta eleição para o povo brasileiro eu torceria para o PT perder e abrir caminho para outro partido progressista mais racional e competente. Se é que existe . . .

Enquanto isso vamos votar e tentar eleger o menos pior.

Edmar

Acho legal que o PT tenha proposto essa ação. Não vai dar em nada e não daria se fosse dez anos atrás, porque a nossa justiça(?) eleitoral é o que é (os vídeos da turma do lado mal da força não são propaganda negativa da adversária, diz o ministro(?); Bastou o candidato dos ministros dizer que não acha que a adversária tem nada a ver com algum malfeito na Casa Civil e lá se foi o direito de resposta). Essa é nossa justiça(?) eleitoral! Mas é bacana porque eles, do lado de lá, pegaram a isca e tão ajudando na discussão e assim muito mais gente será avisada ou lembrada dessa exigência imbecil, do DEMO! Na verdade, não sei pra que servem RG, CNH, se preciso apresentar aquele papelzinho verde ( o tal título) pro mesário. Hoje faz-se PROCESSOS INTEIROS SEM PAPEL, administrativos ou judiciais, mas pra votar não basta a listagem do TSE dizer que eu estou habilitado como eleitor e que minha RG ou CNH comprove que eu sou eu. Isso é o Brazil da Zelite! A DILMA vai ter muito trabalho pra melhorar um pouco mais a nossa vida.

    Leider_Lincoln

    Mas suponho que haja segundo turno e que os dois documentos lasquem com tudo. E no segundo turno? Se repetirá o acontecimento das eleições passadas, em que o Lula teve mais votos no segundo turno do que no primeiro. Relaxem!

Jair de Souza

É preciso acreditar em nosso povo. Se é para vencer, o povo vai vencer apesar da exigência dos dois documentos e do bombardeio da máfia midiática que será desferido sobre ele nesta semana. Se não puder resistir, é porque também ainda não estaria em condições de sustentar este governo diante de ameaças sérias. Nós (o que gostamos de pensar que temos mais preparação) podemos e devemos fazer tudo ao nosso alcance para contrabalançar o trabalho das oligarquias e sua máfia midiática, mas precisamos principalmente confiar nos milhões de homens e mulheres que terão de decidir qual vai ser nosso futuro a partir de agora. Eu tenho convicção de que a resposta será bastante positiva. Se não for já no primeiro turno (por pouca diferença) será no segundo. Mas acredito que vai ser.

broz

Isso não vai fazer a menor diferença, a grande maioria tem o título de eleitor e tem o rg, ou outro documento. Acho que isso é um grande preconceito, pois ninguém da classe pobre vai deixar se abster por isso, ninguém quer ficar ficar "devendo" a justiça, isso atrapalha a vida das pessoas e sendo assim por mais pobre que a pessoa seja ela sabe das suas obrigações, quem não sabe é avisado por um parente, amigo, ou alguns dos milhões de mesários que trabalharão nas eleições. Todo mundo tem um parente que vai ser mesário!!! Não subestimemos a capacidade do povo e não julguemos o povo pela ideologia da classe dominante. Dilma vai ganhar no 1º Turno!!! Serra-PIG vai perder de lavada. Aqui em SP Mercadante vai chegar ao segundo turno onde ocorrerá a virada.
Falta uma semana e temos de estar em alerta geral, nos nossos trabalhos, com nossos amigos e na internet para o Brasil continuar mudando e para melhor!!!

    Roberval Amador

    Muito bem meu amigo. Uma opinião sensata como a sua numa segunda feira dá ânimo e ajuda a militância. Aqui neste blog tem alguns que ficam postando tentando criar um clima de desânimo (pode observar se não é assim) verdadeiros trol. Estou com você. Vamos levar a Dilma no primeiro turno e ainda ajudar o Mercadante em S. Paulo ganhar esta: Lembrem-se todos, o ninho dos TucanoDemos é em Sâo Paulo. São Paulo não é so elite, tem muita gente póbre e classe média que querem mudanças pra melhor.

    luiz carlos

    amigo, lembre-se que a grande maioria do eleitor vota num local perto de casa, logo, se não levar os 2 doc, eles voltam p pegar. aqueles que forem viajar, vão levar não só 2, mais todos os documentos(não se viája sem suas indentificações). E outra, se a pessoa chegar ao local de votação com um só documento, haverá bom senso dos mesários e a pessoa então vai ficar no local enquanto outrra vai pegar o que falta. sejamos otimistas!!!
    ainda outra, será que no dia da eleição alguem ainda não vai saber que é eleiçao, e portanto que um dia diferente, que ele vai fazer algo que só faz de 2 em 2 anos??? a maioria sabe que lula foi um otimo governo e vai p urna com vontade de eleger sua sucessora, a dilma. se preciso esse eleitor ou eleitora vai levar ate o numero do bolsa família. mas, vai e vota. viva lula viva dilma viva eduardo, viva armando viva humberto viva a democria e ainda viva val 40640

Marcos Roma Santa

Há, realmente, algo estranho no ar, em relação à eleição do dia 3 de outubro. Faz sentido, ainda que, infelizmente, tardia, a preocupação do PT com a exigência dos dois documentos. Afinal, todos sabemos que nós, brasileiros, temos o hábito de deixar algumas coisas importantes para a última hora, e entre essas coisas, a checagem de nossos documentos. Por outro lado, e, talvez, mais preocupante seja a campanha, que já vem sendo feita, há algum tempo, contra o voto obrigatório. Nesse sentido, chamou-me a atenção a matéria do JB on line, deste domingo, na qual, a par de se questionar a obrigatoriedade do voto, informa-se ao leitor que este poderia tranquilamente abster-se de votar, pois além de a multa ser pequena (R$ 3,50), todas as sanções legais contra os faltosos seriam facilmente suspensas, bastando para tal uma simples e burocrática ida do cidadão à sua zona eleitoral, após o pleito. Portanto, a mensagem, clara, da matéria é: eleitores de classe média, não votem, pois nada de mal lhes acontecerá! E agora eu pergunto: A quem interessa a veiculação de tal mensagem?

    Heitor Rodrigues

    Marcos, sempre foi assim. Se o cidadão não votar, o mundo pode cair sôbre sua cabeça. Por R$ 3,50, "compra-se" todos os direitos suprimidos pela desobediência à Lei. Conclusão: para custarem tão barato, os tais direitos não existem ou, se existem, é só no papel.

    Já passou da hora de uma reforma da Lei Eleitoral que não seja casuística, um mero remendo para atender à conveniências do momento.

Marat

Se dependesse apenas do PFL (o nome DEM é piada!), os documentos exigidos seriam carteiera de motorista e brevê de piloto…

    Antonio Silva

    Que carteira de motorista ? .
    Se dependesse dos demotucanos o TSE/TRE exigiria passaporte .

José Tadeu

Azenha;

Complementando o e-mail anterior

Por outro lado ha mais de dois meses tenho acompanhado a preocupação de diversos blogueiros e internautas quanto a esta nova exigência. Tanto é que no comício de Recife o Presidente Lula fez um alerta explicito em relação a este risco. E somente agora o PT foi entrar com uma ação????

abraços

José Tadeu

José Tadeu

Caro Azenha;
Com a necessidade de apresentação de outro documento com foto além do Título de Eleitor, cria-se a possibilidade de manipulação eleitoral por parte de mesários, veja:
1- Os mesários em tese podem aceitar o voto de um eleitor que apresente somente o Título de Eleitor, se isto for do interesse dos mesários de uma determinada seção, pois a não apresentação do segundo documento não ficará registrado para poisterior questionamento.
2- Os mesários podem impedir um eleitor de votar se não apresentar o segundo documento, como estabelece esta nova exigência do TSE.
Portanto esta exigência poderá dar margem para que os mesarios influenciem nas eleições, principalmente em cidades pequenas onde normalmente se conhece a posição ou a tendencia de cada eleitor. ë praticamente impossível que existam fiscais na totalidade das seções e em tempo integral para evitar esta situação.
Será que o jurídico do PT poderia utilizar também este risco como argumento? É imprescindível que pelo menos esta ação seja aceita pelo TSE.
José Tadeu

Nilva

Gente, na semana passada o TSE avisou aos mesários para não serem tão intansigentes. Podem votar com B.O e, no caso dos lugares que sofreram tragédias e que as pessoas perderam os documentos, as mesmas poderão votar só com um deles. Outra coisa, nós da classe média temos mania de achar que os mais humildes podem se confundir, Há quem se confunda sim,porém, as pessoas mais pobres e simples costumam ser bastante organizadas com documentos. Geralmente elas tomam muito cuidado e os guardam como se fossem jóias. O que pode acontecer, como presenciei nos anos 70 quando trabalhava na Caixa Econômica e atendia os pessoal dos Correios, é que eles levem um envelope com muitos documentos e o mesário ter que explicar qual é o correto. Isto é muito comum.
A esta altura, é confiar. O Lula andou avisando nos comícios e houve uma campanha para transferir título, votar em trânsito, tirar segunda via dos documentos e também para levar o título e um documento com foto. Acho que não haverá problema.

Bernardo

Tem outra. Além dessa de levar dois documentos, soube hoje que, se você anular um dos votos para senador a que você tem direito, o outro válido também será anulado !! Portanto, se quer validar seu voto para o senado, tem que escolher dois candidatos válidos.

    Roberval Amador

    Tá certo o eleitor pode votar só em um candidato a Senador se quiser. Aqui em Minas eu vou votar no Pimentel e anular ou deixar o voto do outro em branco, Não tem problema nenhhum. Quanto a exigência de dois documento se não tiver Identidade, serve também carteira de trabalho, passaporte. E também, eu duvidoque a Justiça eleitoral seja tão rigososa. Afinal o interesse é da Justiça Eleitoral que todos votem . Afinal quanto mais elitores mais verba. Não sei se fiz entender direito.

Rogerio

A direção do PT continua a mesma: paquidermica, sempre otimista e de salto alto. É a mesminha! Sempre acha que no fim tudo dá certo…

Arnaldo Costa

Esse pessoal do DEM (ex-PFL, ex-PDS, ex e atual ditadura) além de serem tremendos caras-de-pau, não valem o que vestem. Hipócritas. O próprio TRE já assumiu que a exigência dos 2 documentos não foi bem divulgada. Além disso, se podemos andar e nos indentifcarmos por todo o Brasil com a identidade, qual seria o problema? O título de eleitor é um papel (documento) que não faz menor sentido se a pessoa já sabe sua zona eleitoral.
A sociedade ainda terá que passar por esse último golpe. Entrei em contato com o TRE e realmente nem eles conseguem explicar essa decisão. Dizem apenas que veio "de cima". Além de saberem das prováveis consequências e admitirem que a divulgação não foi satisfatória. Confessaram também que conhecem exatamente quais são os grupos de eleitores que poderão ser impedidos de votar. Mas mesmo assim, ainda acredito que a eleição será decidida no 1º turno.

    Roberval Amador

    Olha eu tô sentindo o cheiro de queimado no ar. Se uma eleição como esta é pra ascultar a opinião do povo então não é possível que a Justiça Eleitoral iriá criar embaraço ao eleitor para que ele se manifeste. Imaginemos a seguinte situação: Depois da eleição na hora de conferir os votos e verificarem que ela devido as estas exigência absurda de dois documento não espelhar a vontade do eleitor? Então não será verdadeira. Então, acredito que esta exigência será desconsiderada até o dia da eleições!

marcela

O que acho mais preocupante nessa exigência, é que pouco se vê, dentre as inúmeras inserções de propaganda no TSE na TV, a informação acerca dessa necessidade. Essa exigência deveria ser lembrada a todo momento, em todas as inserções do TSE na TV, não de forma esparsa, como vem sendo feito. Dá-me a impressão de que foi uma "manobra" mesmo, para garantir que os "verdadeiros" eleitores do PT, não possam exercer seu direito. Só lamento que o PT, como sempre, tenha deixado para última hora fazer isso… aliás, e como vai ser isso, afinal? O cidadão chega lá pra votar e o mesário diz "não pode"? Me parece coisa de coronel! Vão chamar a polícia pra quem quiser votar e tiver só RG, por exemplo?? O golpe sempre vem de onde a gente menos espera… Esse é o tipo de coisa que poderia, mesmo, mudar todo o quadro. Uma pena.

Carlos Apoca

Posso citar por exemplo minha irmã que não votará pois perdeu o título e "não" teve tempo de tirar a 2ª via, até porque votava com o RG. E olha que estudamos em faculdades tradicionais.

    Heitor Rodrigues

    Carlos, se sua irmã é titular de um título, cuja data de emissão é anterior a 5 de maio de 2010, basta ir à Zona Eleitoral em que está inscrita, até 30 de setembro. O título é reimpresso na hora.

Frederico dOliveira

Muito bem: desde que tirei meu título de eleitor para votar no plebiscito para forma e regime de governo, acho que só nesta primeira e no mais recente pleito, para prefeito, compareci à minha seção com título de eleitor. Das outras vezes, levei somente a cédula de identidade, que sempre mantenho em minha carteira. Agora, vejamos o seguinte: eu sou um cidadão (penso que sim) que sempre foi residente e domiciliado em somente duas capitais de Estados Federados, quais sejam, Salvador (até os 27 anos) e Rio de Janeiro (de lá até agora). Até pra mim, um cidadão tipicamente metropolitano, a necessidade de comparecer à votação com título de eleitor e outro documento com foto é extremamente esdrúxula! Porque, aos 35 anos, meu documento com foto mais recente é o passaporte, emitido em novembro de 2006. Meu RG é do ano 2000. Penso na dificuldade que há no interior do Brasil (tomando o da Bahia como exemplo) em se emitir um documento. Se há algo em que somos muito bons é em burocracia.

Só de pensar que tenho o dever de comparecer com meu título de eleitor à minha seção, já me sinto desconfortável. Como transferi o título há pouco tempo, isso não é problema, mas preferia não ter tal preocupação. Por outro lado, sentir-me-ía muito mais confortável se, após a conclusão do meu voto, fosse impresso um boleto com o meu voto, e que tivesse o mesmo valor do registro digital.

Eu tenho a mais absoluta certeza de que o deputado Rodrigo Maia não é cretino, retardado, estúpido, idiota, mas é isso que ele me faz crer que pensa que as pessoas, mesmo aquelas com pouca instrução, sejam. É uma afronta.

Gerson

Quanto representa em números de eleitores esses 7% a mais que a Dilma tem nos válidos ?

Uns 7 milhões de eleitores pelo menos ?

Alguém sabe informar ?

    Emilio Matos

    Somos cerca de 130 milhões de eleitores ao todo, logo 7% representam pouco mais de 9 milhões de votos.

    Gerson

    Emilio, se o número de eleitores é esse (130 milhões) e considerarmos que 10% no fianal votarão nulo ou em branco, então teriamos 117 milhões de votos válidos onde 50% disso são 58.500.000 votos válidos.

    Então, 7% a mais signfica pouco mais de 4 milhões de votos. Exatamente 4.095.000

    Não acho tão confortável assim.

    Emilio Matos

    Eu errei de ter feito a conta sobre o total de eleitores, não contando apenas os válidos, que foi a pergunta original. Como o total é de 130 milhões, e o tracking reporta 86% de válidos, descontando brancos, nulos e indecisos, o total de válidos fica 111 milhões, e 7% dos válidos representam, então, quase 8 milhões de votos.

    Emilio Matos

    O relevante da sua pergunta era saber o número total de eleitores: http://www.bbc.co.uk/blogs/portuguese/br/2010/07/

    O total é mais de 130 milhões, aí você pode fazer as contas que quiser…

José Erivaldo

Dois documento pode provocar grandes filas e atrapalhar a votação. Não há necessidade de dois documento, visto que já de pronto o eleitor teria que assinar o livro, onde destaca o seu comprovante.nÃO FAZ SENTIDO!

Raimundo

Antes tarde do que nunca! Espero que a justiça reveja esse procedimento.
Mudando de assunto… vcs observaram que a mídia está enchendo a bola de Marina. Desistiram de Serra, mas ao mesmo tempo tenta empurrá-lo ao segundo turno às custas da candidata.

ruypenalva

A questão é a seguinte: Foi um cochilo do PT, ainda mais baseando-se nas estimativas que se tinha de gente sem carteira identidade, RG aí para os paulistas. Isso não significa que os Demos do nordeste também não saiam perdendo, irão sair, mas os Demo do sudeste estão mais preocupados com a eleição presidencial. Contudo, se prevalecer o fumus boni juris, o Supremo (embora nada se espere de bom desse Supremo) deverá dar acolhimento a ADIN do PT, pois a Constituição prevalece sobre leis infraconstitucionais, e ela diz que o voto é obrigatório, e não diz que se faz necessário levar qualquer documento além do título de eleitor, que nem precisa ser levado. Existe periculum in mora, pois a percentagem dos que podem não votar supera de longe, mas muito de longe, qualquer tentativa advinda de votos fraudulentos. A renitência com que Serra e os Demos resistem a derrubar essa exigência diz tudo da parcialidade dela. O PT cochilou, mas eu acho que o Supremo, se tiver algum conhecimento jurídico, derruba a medida, ou talvez saia com o empate vergonhoso como no caso do Ficha Limpa. Quando levantei isso aqui no Blog muita gente me criticou, não perceberam o alçance da armadilha, do cavalo de Troia que os Demos e os Tucanos plantaram para aumentar a abstenção no Nordeste e Norte. Ora, meu caro Azenha, se bancos pagam cheques só conferindo assinatura, porque não se pode votar só com conferência de assinatura que está no título? O TSE não pode contribuir para aumentar a abstenção, estaria agindo como agente infrator.

Josnei Di Carlo

O PT dormiu no ponto em 2009, quando a lei foi criada. Resolveu fazer o gol de empate aos 45 minutos do segundo tempo.

Ricardo Valentim

Eu só fiquei sabendo que deveria levar dois documentos agora….rs.

Uma piada…..amigos para que serve o titulo de eleitor então se é necessario levar outro ?

Piada mesmo.

    mirian

    Também acabei de descobrir!!!! Isso que dá só ler blog e não assistir TV….. rsrsrs

    broz

    Serve para comprovar que vc é eleitor. Mas ele não tem foto, sendo assim…

    Roberval Amador

    Broz: Eu já fui mesário por duas vezes. Havia casos que o eleitor chegava só com o título eleitoral na mão. Qual era a determinação da Justiça Eleitoral? Nos orientavam que nós mesários deveriamos investigar o eleitor fazendoalgumas perguntas e também verificando mais ou menos se a pessoa baseado nos dados era aquela mesmo que estava votando se não poderia ser de outra pessoa. Se não tivesse documento de que o identificasse que então ele votasse assim mesmo. E era muto bom isto, pois se houvesse alguém votando como título de outra seria coisa ínfima. No fim tudo dava certo. O que importa é a população votar. O resto é o resto. Eu creio que será isto que vai acontecer!

Grigório Cavalcante

Azenha, acho que um dos problemas foi exatamente a campanha do TSE. Invés de massificarem a informação da necessidade de apresentação dos dois documentos, no horário nobre o TSE preferiu usar um comediante para fazer piada sobre as eleições, é isso o PT acordou tarde demais. Muitos não votaram, o mais grade de tudo é que a justiça eleitoral tem orientado os mesários a só permitir que se vote com a apresentação do título eleitoral. O problema é que muitos podem , por exemplo, perderem o título eleitoral e ficam sem opção de votar, isso é grave, pois ao contrário da identidade o título de eleitor apenas comprova a inscrição eleitoral, pena que o PT não tenha percebido que a nova lei foi oportunista. Essa exigência somada ao preconceito de religiosos contra Dilma e o PT podem sim levar a eleição ao segundo turno. Nas eleições passadas era normal o eleitor se dirigir aos cartórios eleitorais e solicitar informação sobre o seu local de votação e exercer o direito de voto com documento de identidade. Como está a lei prejudica o exercício da cidadania.

Gerson

Tá errado Azenha.

A Dilma tem 57% dos válidos.

Hoje temos 86% de votos válidos (49 + 24 + 12 + 1 dos nanicos) então 50% disso são 43

    Luiz Carlos Azenha

    Já corrigi, Obrigado, Gerson! abs

Gerson Carneiro

Considero que o PT perdeu o momento de questionar e até evitar essa exigência. Por outro lado não compreendo o porquê de não poder votar apenas com o RG, como era, ou apenas com qualquer outro documento com foto. Se a alegação é a foto.

ZePovinho

O PT,como sempre,agiu muito tarde.Isso devia ter sido feito há muito tempo atrás.

Marcelo de Matos

Há duas hipóteses para a ação correr rápido no Judiciário brasileiro: 1) ser proposta pelo DEM, como no caso da fidelidade partidária; 2) ser proposta pelo Miro Teixeira, do PDT, como a que deu fim na Lei de Imprensa. Vocês não viram o episódio do vídeo encomendado pelo PSDB ao publicitário Adriano Gehres? O TRE entendeu que, embora ofensivo, não havia provas de que tivesse sido produzido pelos tucanos. Até as crianças da pré-escola sabem quem encomendou e por quê.

Morais

O PT está certo em entrar com esta ação, pois se até hoje se usava um só documento porque a necessidade de dois exatamente agora?
Acho porém que a oposição está sonhando com algo improvável, pois foi muito divulgado e o povo quase sempre usa um documento e ainda leva seu título de eleitor, portanto não causará tanto impacto assim esta lei como eles pensam.

Deixe seu comentário

Leia também