Nassif: Copa, Brasil ganhou, mídia perdeu, factóides viraram pó

Tempo de leitura: 3 min
Brasil e Camarões no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Brasil e Camarões no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

 Copa: o Brasil ganhou, a mídia perdeu

Cobertura pré-Copa revelou a incapacidade de separar a disputa política da noção de interesse nacional

ter, 24/06/2014 – 06:00 – Atualizado em 24/06/2014 – 06:00

Luis Nassif, no Jornal GGN 

Já se tem o resultado parcial da Copa: reconhecimento geral – da imprensa nacional e internacional – que é uma Copa bem organizada, com estádios de futebol excepcionais, aeroportos eficientes, sistemas de segurança adequados, logística bem estruturada e a inigualável hospitalidade do povo brasileiro.

Vários jornais (internacionais) já a reconhecem como a maior Copa da história.

***

Agora, voltem algumas semanas atrás, pouco antes do início da Copa.

A imagem disseminada pela imprensa nacional – era a de um fracasso retumbante. Por uma mera questão política, lançou-se ao mundo a pior imagem possível do Brasil. O maior evento da história do país, aquele que colocou os olhos do mundo sobre o Brasil, que atraiu para cá o turismo do mundo,  foi manchado por uma propaganda negativa absurda. Em vez das belezas do país, da promoção turística, do engrandecimento da alma brasileira, da capacidade de organização do país, os grupos de mídia nacionais espalharam a imagem de um país dominado pelo crime e pela corrupção, sem capacidade de engenharia para construir estádios – justo o país que construiu duas das maiores hidrelétricas do planeta -, com epidemias grassando por todos os poros.

Apoie o VIOMUNDO

Um dos jornais chegou a afirmar que haveria atentados na Copa, fruto de uma fantasiosa parceria entre os black blocks e o PCC. Outro informou sobre supostas epidemias de dengue em locais de jogo da Copa.

***

O episódio é exemplar para se mostrar a perda de rumo do jornalismo nacional, a incapacidade de separar a disputa política da noção de interesse nacional. E a falta de consideração para com seu principal produto: a notícia.

Primeiro, cria-se o clima do fracasso.

Criado o consenso, abre-se espaço para toda sorte de oportunismos. É o ex-jogador dizendo-se envergonhado da Copa, é a ex-apresentadora de TV dizendo que viajará na Copa para não passar vergonha.

***

Tome-se o caso da suposta corrupção da Copa. O que define a maior ou menor corrupção é a capacidade de organização dos órgãos de controle. O insuspeito Ministério Público Federal (MPF) montou um Grupo de Trabalho para fiscalizar cada ato da Copa, juntamente com o Tribunal de Contas da União e a Controladoria Geral da União. O GT do MPF tornou-se um case, por ter permitido economia de quase meio bilhão de reais.

***

Antes da hora, é fácil afirmar que um estádio não vai ficar pronto, que um aeroporto não dará conta do movimento, que epidemias de dengue (no inverno) atingirão a todos, que os turistas serão assaltados e mortos. Fácil porque são apostas, que não têm como ser conferidas antecipadamente.

Quando o senhor fato se apresenta, todos esses factóides viram pó.

A boa organização da Copa não é uma vitória individual do governo ou da presidente Dilma Rousseff. É de milhares de pessoas, técnicos federais, estaduais e municipais, consultores, membros dos diversos poderes, especialistas em segurança, trânsito, empresas de engenharia, companhias de turismo, hotelaria.

E tudo isso foi jogado no lixo por grupos de mídia, justamente os maiores beneficiários. Eram eles o foco principal de campanhas publicitárias bilionárias, sem terem investido um centavo nas obras. Pelo contrário, jogando diuturnamente contra o sucesso da competição e contra qualquer sentimento de autoestima nacional.

Leia também:

Altamiro Borges: Ronaldo e Faustão disputam a Copa do oportunismo 2014

No “sincericídio” de Gilberto Carvalho, uma avaliação correta

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

anac

Dilma vai entregar a taça na partida final.

Tenho certeza que a maioria no Maraca será de coxinhas e que eles vão vaiar. Vão também xingar porque, ao contrario sensu, seria como um escorpião negar sua natureza.

Se Dilma puder falar deveria dizer: TEVE COPA, O POVO BRASILEIRO VENCEU O MEDO!

Francy Granjeiro

Os coxinhas, o PIG em geral com os jornalixos do Brasil e do exterior ja formaram um complô Paulo Fernandes ? Aí na Espanha até hoje todo mundo acredita piamente que a Copa está armada pro Brasil ganhar. Essa impressão, basicamente, foi passada pela imprensa daqui, que reproduziu o que dizia a midia brasileira….Isso quer dizer também que eles estão na espreita só esperando o país que vai ganhar na Copa do BRASIL???? Será isso, heim???

Francy Granjeiro

FANTÁSTICAMENTE RIDÍCULOS – ELES NÃO SABEM DE NADA…HAHAHAHA
Que comentários mais ridículos desses 5 patéticos.
O café da casa dessa mulher de blusa azul de São Paulo deve ser passado na meia ou na cueca do marido.
As 10 melhores cidades do mundo para beber café
O USA Today criou uma lista dos dez melhores lugares do mundo para você apreciar um bom café. Seguem as dez mais: Olha só a Fonte….kkkkkkkk
Viena (Áustria)
Seattle (EUA)
Havana (Cuba)
Melbourne (Austrália)
Lisboa (Portugal)
Portland (EUA)
Oslo (Noruega)
São Paulo (Brasil)
Vancouver (Canadá)
Taipei (Taiwan)

Fonte: USA Today
http://g1.globo.com/globo-news/globo-news-em-pauta/videos/t/todos-os-videos/v/americanos-tem-dificuldade-para-encontrar-cafe-que-agrade-durante-copa/3449577/

Cláudio

… “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

    Mário SF Alves

    Obrigado, prezado Cláudio. Jamais nos deixe esquecer disso.

    Att.,
    Mário.

Alicio

Tenho ouvido verdadeiros absurdos, um cidadão com um bom grau de instrução falou que a seleção brasileira iria ser campeã porque o titulo a presidenta comprou para se reeleger, e começou a ladainha do pig, que seria copa sem povo, agora pergunto, qual a capacidade dos estádios brasileiros e em todo o mundo, seguindo a recomendação da Fifa, nenhum deles comporta 70 mil pessoas, e quanto é mesmo a população brasileira, em nenhum país do mundo que sediou a copa, colocou apenas a sua população para assistir aos jogos, os “TERRORISTAS” são muitos, e depois na maior cara de pau, o gavião diz que os estádios estão belíssimos, que os turistas estão achando tudo muito bonito, os idiotas (COXINHAS) que ficam 24:00hs. em cima de um computador, não pode ver realmente nada bonito, e a alegria que os turistas estrangeiros estão demonstrando nas ruas, bares, restaurantes, praias, emfim em todos os lugares, eles se dizem encantados com o Brasil, e que voltarão outras vezes.

sergioo

E agora os mal intencionados da velha mídia brasileira estão querendo jogar a culpa para imprensa internacional. Pensam que somos otários.

OYLAS PEREIRA

Ainda nesta semana, vi um vigarista, apelidado de jornalista dizer que “a Presidenta Dilma afirmou que iria usar a COPA em sua campanha”.
Quando chegar ao conhecimento do povo, que estes terroristas estavam contra a copa do mundo de futebol no brasil e consequentemente contra o nosso país, o feitiço vai virar contra o feiticeiro.
Precisamos dizer para os desavisados que a COPA, assim como as olimpíadas em 2016 foram obras dos governos do PT.

Herminio

Palhaçada desses vira-latas nos States, bando de covardes que usam um microfone para imporem ou tentarem impor as suas ideias de covardes, que sejam opositores ao governo que aí está, mas que não façam oposição ao Brasil, e o PSDB tem muita culpa nessa covardia.

Paulo Fernandes

Essa imagem pré-copa do “desatre” iminente pegou a vai ser difícil de tirar completamente. Mesmo com a realidade mostrando que os maus augúrios eram falsos. Aqui na Espanha até hoje todo mundo acredita piamente que a Copa está armada pro Brasil ganhar. Essa impressão, basicamente, foi passada pela imprensa daqui, que reproduziu o que dizia a midia brasileira.

FrancoAtirador

<a href="” class=”comment-img”>
http://imgur.com/OANcGw1

    Mário SF Alves

    A inferir pelo gráfico e com base no entendimento do Leandro Fortes é possível concluir que o Millenium é a versão contemporânea, mas não moderna, do IPES, o articulador golpista de 1964.

    <a href="” class=”comment-img”>

    <a href="” class=”comment-img”>

    <a href="” class=”comment-img”>

    <a href="” class=”comment-img”>

    <a href="” class=”comment-img”>

    <a href="” class=”comment-img”>

    Mário SF Alves

    Prezado FrancoAtirador,

    A publicação acessada através do link a seguir é de incontestável valor histórico. Espero que seja útil na busca de entendimento das raízes dessa guerra tão desigual e tão desleal contra a construção do o “Brasil Um País de Todos”.

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/01/140121_fazenda_nazista_sp_mv.shtml

El Cid

<a href="” class=”comment-img”>

Ruy Castro e o “espírito de porco” do PIG…

http://www.dailymotion.com/video/x208tc7_ruy-castro-imprensa-brasileira-e-seu-espirito-de-porco_news

Urbano

Por diversas vezes, cheguei a malhar o estrelismo dado a Neymar, mas creio que tenha errado em todas elas… Mea culpa, mea culpa, minha máxima culpa.

    Mário SF Alves

    O quê???

    Não dá pra voltar mais atrás. O garoto é o melhor jogador de futebol do mundo.

    E o melhor do mundo é aquele que é o melhor do mundo em qualquer lugar do mundo; sobretudo, durante as Copas do Mundo. E não apenas nos campeonatos europeus, como já restou provado ocorrer com alguns.

    Urbano

    Menos, Mário; menos…

augusto2

Era uma vez uma canoa.
FURADA.
Entraram nela alegre e esperançosamente Faustão, jo soares, sherazá, bonner, patricia, a gang Band, toda Vreja, Dáitena…todos. Uma parte por medo: cagaço de contrariar a maré montante do PIG anti sucesso da Copa.
Em certo momento, logo no 2º, 3º dia viram que a Canoa adernava perigosamente.
E ia afundar.
Nao era como aquele engenheiro naval, no filme Titanic, que vendo na parede o mapa em corte dos compartimentos inundados, na frieza profissional disse: “she will sink”. (nessa lingua ‘navio’ é genero feminino) Lembra a cena emblemática?
O capitão distante e perdido: qto tempo temos? Resposta: 1 hora, 1.1/2.
Nosso PIG não tinha mais tempo… viu q era tempo de faturar, e trocou de canoa e de mascara.

Donana

Rose Marie Muraro faleceu em 23 de junho de 2014, e não fazem nenhuma referência à ela? Impressão minha ou nenhum blogueiro dito sujo lembrou-se dela?

Descanse em paz, Rose Marie Muraro!

    Luís Carlos

    Lástima a perda de Rose Muraro. Manifesto meus sentimentos e solidariedade à família e amigos. Sei bem o que é isso nesses dias, pois minha mãe faleceu dia 22, depois de duas semanas hospitalizada.

CARLOS

É POR TER CERTEZA ABSOLUTA DO COMPORTAMENTO MENTIROSO A ATÉ CRIMINOSO DE NOSSA MIDIA MARRON E GOLPISTA QUE INSISTO EM MINHAS SUGESTÕES BAIXO AOS SITES DA DILMA E DO LULA!

OLÁ, AMIGOS DO SITE!
APÓS VER QUE A PROPAGANDA DO PT NA TELEVISÃO FOI SUPRIMIDA PELA (IN)JUSTIÇA E APÓS OUVIR O MARAVILHOSO DISCURSO DE LULA NA ASSOCIAÇÃO DOS DIÁRIOS DO INTERIOR DO BRASIL RECONHECENDO QUE A GRANDE IMPRENSA OMITE A VERDADE SOBRE AS COISAS BOAS FEITAS PELOS GOVERNOS DO PT INSISTO EM SUGERIR AOS DIRIGENTES DO PT EM GERAL A CONFECÇÃO DE UMA REVISTA (TIPO AQUELES GIBIZINHOS ANTIGOS DE FÁCIL LEITURA) COM DESENHOS E TEXTOS SIMPLES DISTRIBUINDO EM GRANDE QUANTIDADE ENTRE NOSSA POPULAÇÃO MOSTRANDO AS PRINCIPAIS OBRAS FEITAS PELOS GOVERNOS LULA E DILMA COMPARANDO-AS COM AS OBRAS NÃO FEITAS PELOS GOVERNOS ANTERIORES , PRINCIPALMENTE AQUELAS QUE MAIS AJUDARAM NOSSA POPULAÇÃO MAIS CARENTE NO SENTIDO DE CONSCIENTIZAR A TODA A POPULAÇÃO (TAMBÉM MOSTRANDO AS REPONSABILIDADES DOS GOVERNOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS NA SEGURANÇA, SAÚDE, EDUCAÇÃO, ETC, ETC) E, COM ISSO, TAMBÉM AUXILIAR NOSSA MILITANCIA FORNECENDO-LHE DADOS IMPORTANTES COM QUE POSSAM DEBATER COM ESTA POPULAÇÃO, POIS, COMO SABEMOS MUITO BEM, A MIDIA MARRON E GOLPISTA NÃO VAI MOSTRAR NADA QUE POSSA NOS FAVORECER E NÓS É QUE VAMOS TER QUE FAZE-LO!
UM ABRAÇÃO A TODOS!

APROVEITAR MUITO BEM A ENORME CAPACIDADE DE TRANSMITIR IDÉIAS COM CONVICÇÃO DO NOSSO LULA
OLÁ, AMIGOS DO SITE!
APÓS VER QUE A PROPAGANDA DO PT NA TELEVISÃO FOI SUPRIMIDA PELA (IN)JUSTIÇA E APÓS OUVIR O MARAVILHOSO DISCURSO DE LULA NA ASSOCIAÇÃO DOS DIÁRIOS DO INTERIOR DO BRASIL RECONHECENDO QUE A GRANDE IMPRENSA OMITE A VERDADE SOBRE AS COISAS BOAS FEITAS PELOS GOVERNOS DO PT GOSTARIA DE SUGERIR AOS DIRIGENTES DO PT EM GERAL A CONFECÇÃO DE MILHÕES DE CDs COM DISCURSO DO NOSSO LULA A FAVOR DA DILMA (OU DE OUTROS CANDIDATOS) A SEREM OUVIDOS POR TODA A POPULAÇÃO ATRAVÉS DE APARELHOS EM CARROS DE SOM OU ATÉ MESMO EM BARES, SALÕES OU CASAS DE MILITANTES OU SIMPATIZANTES QUE O QUISESSEM DEMONSTRANDO NESTE DISCURSO AS PRINCIPAIS OBRAS FEITAS PELOS GOVERNOS LULA E DILMA COMPARANDO-AS COM AS OBRAS NÃO FEITAS PELOS GOVERNOS ANTERIORES , PRINCIPALMENTE AQUELAS QUE MAIS AJUDARAM NOSSA POPULAÇÃO MAIS CARENTE NO SENTIDO DE CONSCIENTIZAR A TODA A POPULAÇÃO (TAMBÉM MOSTRANDO AS REPONSABILIDADES DOS GOVERNOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS NA SEGURANÇA, SAÚDE, EDUCAÇÃO, ETC, ETC) E, COM ISSO, TAMBÉM AUXILIAR NOSSA MILITANCIA ANIMANDO-A BASTANTE E FORNECENDO-LHE AO MESMO TEMPO DADOS IMPORTANTISSIMOS COM QUE POSSA DEBATER COM ESTA POPULAÇÃO, POIS, COMO SABEMOS MUITO BEM, A MIDIA MARRON E GOLPISTA NÃO VAI MOSTRAR NADA QUE POSSA NOS FAVORECER E NÓS É QUE VAMOS TER QUE FAZE-LO!
UM ABRAÇÃO A TODOS!

    Conceição Lemes

    Carlos, letras minúsculas nos comentários, por favor. abs

El Cid

não foi só a Espanha, Inglaterra e Itália que se sifu… eles aqui abaixo também sifu…

apresento o PIG Futebol Clube !! kkkkk !!

<a href="” class=”comment-img”>?w=800&h

    Urbano

    Há o time de pernas de pau. Esse estampado acima é o time de caras de pau.

Francisco

Me lembro de ter cisto uma noticia (obviamente falsa) de um criminoso – afinal, as coisas t~em de ser chamadas pelos nomes – que falava de uma epidemia de ebola “no Acre e sul da Amazônia”. O tal noticioso colocava até fotos, fotos tiradas na África e mostradas como se fossem no Brasil.

Fiquei olhando as discussões sobre o conceito de terrorismo no Congresso para ver se alguém levantava a lebre. Ninguém tratou do óbvio: levantar clima de terror coletivo através de qualquer mídia através de especulações sem fundamentos ou fortes indícios É TERRORISMO.

Jornalismo irresponsável é terrorismo.

    Luís Carlos

    Concordo com você. Esse jornalismo praticado pelos grandes meios de comunicação com base em apostas e profecias, sem fundamento na vida real e nos fatos, é terrorismo e deve ser tratado como tal.

    Mário SF Alves

    Adotaram a máxima:

    “Os fins justificam os meios”

    Teve um pateta que viu propaganda subliminar na logo da Copa das Copas.

    Imagino um “sem noção” destes no estádio vendo um jogo da Bélgica, com todo mundo vestindo vermelho. Ah! Ia surtar de vez.

    Seja como for o fato é: os fins, quaisquer fins, puderam justificar quaisquer meios, porém… só lá, na antidemocracia que se impôs à Alemanha durante o totalitarismo nazista.

    Bom, voltando à vaca fria. Se os fins justificam os meios, resta saber:

    Que fins justificariam tais criminosos meios? E por quê tais criminosos agentes de tais criminosos meios permanecem impunes? Afinal, ainda vivemos numa democracia. Ou não?

Fabio Passos

A “elite” branca e rica, mais uma vez, apostou contra o Brasil.
Quebrou a cara.

A casa-grande torceu abertamente contra o Brasil para tentar favorecer a candidatura do aécio neve.
Pode uma coisa dessas?

Chupa, PiG!

Rafael

A realidade não muda tão drasticamente em tão pouco tempo. O fato é que a mídia falseou a realidade o máximo que pode, até o momento em que teve de noticiar o que realmente estava acontecendo. É sempre assim. Em breve teremos outra polêmica.

Luiz Rogerio

O que não dá pra entender são os empresários/comerciários entrarem nessa, imaginem se não tivesse tido tudo isso, quantas mais pessoas estariam em nosso país, quantas “coca colas”, “McDonald’s” entre outros seriam mais vendidos…

Luís Carlos

A vitória e sucesso da Copa das Copas é coletiva sim, mas liderada pelo Governo Federal de Dilma. A derrota também é coletiva mas tem alguns nomes em destaque, entre eles, Globo, Veja, Folha, Estadão, RBS e claro, seus parceiros Aécio, Alckmim, Eduardo Campos, FHC e é claro, Ronaldo Amarelão Fenômeno, que tem vergonha do Brasil.

PIMENTA

Economia
FIPE aponta que Copa do Mundo gerou 1 milhão de empregos no Brasil

Da Página da Embratur

A Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 está gerando cerca de 1 milhão de empregos no País. O número de postos de trabalho criados pelo Mundial equivale a mais de 15% dos 4,8 milhões de empregos formais registrados ao longo do governo da presidenta Dilma Rousseff.

“É um número extremamente significativo que nós estamos comemorando neste momento. É um legado humano extraordinário”, ressaltou o presidente da Embratur, Vicente Neto, durante entrevista coletiva hoje no Centro Aberto de Mídia João Saldanha, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Os dados vêm de um estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), a pedido do Ministério do Turismo. O levantamento faz a comparação entre a projeção dos impactos gerados pela Copa do Mundo e as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) sobre o histórico de janeiro de 2011 a março de 2014.

Do total de vagas de emprego relacionadas à Copa, 710 mil são fixas e 200 mil são temporários (todos com carteira assinada), segundo o presidente da Embratur. “São números significativos para qualquer comparação”, afirmou Neto. Só na cadeia do turismo, foram gerados 50 mil novos empregos em função do evento esportivo, legado que o presidente da Embratur considera bastante significativo.

Neto anunciou, durante a coletiva, outro dado positivo relativo à Copa no Brasil: a taxa de ocupação da rede hoteleira nas 12 cidades-sede na primeira semana do Mundial está 45% acima do esperado, de acordo com autoridades do setor. Até o dia 11 de junho, foram registradas 340 mil diárias, 100 mil a mais que o previsto pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). “Os números estão superando as expectativas”, afirmou o presidente da Embratur.

De acordo com Vicente Neto, a expectativa é que a realização de grandes eventos, como a Copa, ajudem a projetar o Brasil como destino turístico de destaque no cenário internacional, impulsionando a geração de emprego e renda no País. Entre os principais impactos positivos esperados pela Copa estão os gastos de turistas durante o evento.

Como um todo, a Copa do Mundo deve somar cerca de R$ 30 bilhões à economia brasileira, segundo pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) encomendada pelo Ministério do Turismo.

Na coletiva, Vicente Neto ressaltou que o Brasil tem se destacado no cenário mundial de realização de eventos. O País subiu 10 posições no ranking da International Congress and Convention Association (ICCA) de 2003 a 2013, saltando da 19ª para a 9ª posição entre os países do mundo que mais recebem congressos e convenções associativas. O total de eventos realizados no Brasil neste período saltou de 62 para 315, e o número de cidades que sediaram esses encontros aumentou de 22 para 54. Essa evolução é resultado da política de descentralização na captação de eventos internacionais.

Além do presidente da Embratur, participaram do evento os professores Pedro Trengrouse, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e Lamartine da Costa, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da University of East London. Eles discutiram os aspectos positivos e perspectivas críticas sobre a realização de megaeventos. “Se há um consenso entre os pesquisadores é que os megaeventos estão pagando pelo próprio sucesso”, afirmou Lamartine da Costa.

LANDO CARLOS

devemos estar atento as tentativas de golpe continuará com outro formato.

Fernando

Falei isso pra um conservador e ele rebateu:

´´Também, com a fortuna que foi gasta, o mínimo que se esperava era que desse certo.“

roberto

Quem não investiu na copa por causa de uma mídia estúpida,rancorosa e cega, que mentiu para que não houvesse lucro nenhum dos empresários, deve estar retirando toda e qualquer propaganda dessa imprensa terceiro mundista, e repassando tudo para a Internet que é o futuro já, e o primeiro mundo no apertar de um botão.
Os que investiram e que já priorizando a Internet, jamais voltarão à velha e senil mídia brasileira.

edson

E agora,… FAUSTÃO, RONALDO OPORTUNISTA, ex-apresdentador de TV, Rádios CBN, e a midia partidaria. e agora…

Julio Silveira

É uma pena que nós não tenhamos o poder de gravar na paleta desses grupos a tatuagem “fazem mal ao Brasil”.
Logo, logo, com seu poder de distorcer realidades ainda vão se passar por grandes apoiadores da copa e até, fala sério, do povo brasileiro.

Deixe seu comentário

Leia também