Adriano Diogo: Nem irmã resgataria Aécio Neves de seu tsunami

Tempo de leitura: 3 min

Menino do Rio, Menino do Leblon e a Praga do Tsunami

por Adriano Diogo, especial para o Viomundo

Menino do Rio, não posso acreditar que você tenha desejado para o povo brasileiro um tsunami que varra da face da Terra uma parte de sua população.

Menino do Rio, a primeira escola de Mineralogia e Geologia foi fundada em Ouro Preto, em 12 de outubro de 1876, pelo imperador D. Pedro II, que convidou o cientista francês Claude Henri Gorceix para dirigi-la. Lá aprendemos os primeiros conceitos de vulcanismos, terremotos, maremotos e tsunamis.

Lá estudaram Carlos Chagas, Pandiá Calógeras, Getúlio Vargas e o compositor João Bosco. E você nunca pisou lá.

Lá foram descobertas a origem dos diamantes da Serra do Espinhaço e de Diamantina e as primeiras formações vulcânicas de kimberlitos, rochas formadoras de diamantes que foram espalhados na aluvião dos rios do Tijuco.

Menino do Rio, você sabe que o Brasil descobriu o Petróleo do Pré-sal nas profundezas do continente Gondwânico e um tsunami poderia soterrar toda esta riqueza. É isso que você deseja: a destruição do patrimônio da Petrobras?

Menino do Rio, você é da terra de Djalma Guimarães, o grande mineralogista brasileiro, que em Araxá descobriu as terras raras e o nióbio, o tântalo e tantas riquezas de origem vulcânica. Com seu tsunami você deseja destruir a obra e a memória de Djalma Guimarães?

Menino do Rio, se Aureliano Chaves estivesse vivo, seu conterrâneo mineiro teria dito: “Com este tsunami você fará submergir a esperança de recuperarmos a Companhia Vale do Rio Doce que vocês privatizaram sem dó”.

Apoie o VIOMUNDO

Menino do Rio, se seu avô fosse vivo, diria que “seu tsunami os envergonharia em São João del-Rei, onde começamos tudo. Com essa expressão você suja o nome da nossa família de uma forma vergonhosa”.

Menino do Rio, em Poços de Caldas, existe uma cratera produto de uma intrusão alcalina, com uma área de cerca de 800 km2 e 30 km de diâmetro. Qual é seu plano? Que este vulcão seja reativado e suas lavas incandescentes calcinassem nossa vida, como outras cidades a beira do Vesúvio?

Menino do Rio, em Mariana existem os grandes depósitos de Esteatitos, rocha que dá uma sensação oleosa ou saponácea, derivando-se daí sua designação de pedra-sabão. Existem grandes depósitos, de valor comercial no Brasil, em maior escala no estado de Minas Gerais. Seu terremoto destruiria a obra de Aleijadinho e nem todo sabão do mundo lavaria nossa honra.

Seu tsunami destruiria todo o patrimônio histórico de Minas Gerais e a história de seu povo. Em Diamantina, você não seria nem perdoado nem por Juscelino, nem por Xica da Silva (nem mesmo pela Zezé Motta).

Menino do Rio, seu Tsunami parece a letra do samba do Crioulo Doido, uma paródia composta para contar a história do Brasil pelo escritor e jornalista Sérgio Porto, sob pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta, em 1968, que é como você vê nossa história.

Menino do Rio, com seu tsunami você salgaria nossas terras até a 7ª geração e provocaria uma nova derrama sobre Vila Rica e Ouro Preto, fazendo que o povo brasileiro se tornasse uma multidão de inconfidentes para reagir a sua vingança.

Menino do Rio, com seu tsunami nem sua irmã Andrea Neves o resgataria, assim como fez com o tenente Wilson Dias Machado, um dos responsáveis pelo atentado terrorista no Riocentro no 1º de Maio de 1981.

Menino do Rio, com essa idéia, o povo mineiro vai te chamar de Barbacena e querer te mandar num no “trem de doido” para um manicômio qualquer.

Menino do Rio, talvez você não tenha lido nada sobre tsunamis apesar da vida de voyeur que você tem à beira das praias. Talvez você não tenha lido sobre as consequências do tsunami que varreu o Oceano Índico em 2004, que começou pela Indonésia e atingiu treze países, matando, ao todo, 220 mil pessoas.

Menino do Rio, talvez você não saiba das conseqüências do tsunami de 11 de maio de 2011, que atingiu o Japão, matou 288 pessoas e causou uma destruição que atingiu 1/3 do território japonês e o vazamento de substâncias radioativas com prejuízo para a saúde de milhares de pessoas.

Menino do Rio, um terremoto, seguido de um tsunami equivale jogar uma bomba atômica como as de Hiroshima e Nagasaki sobre o povo brasileiro, na ocasião morreram mais de 200 mil pessoas.

Menino do Rio, tsunami é como doença ruim que, se a gente fala o nome quando pequeno, a mãe bate na boca pra nunca mais repetir…

Menino do Rio, você não gosta de Minas Gerais. Você não gosta do Brasil. Você não gosta do povo brasileiro… Por isso nos amaldiçoa, desejando uma coisa tão ruim.

Adriano Diogo, deputado estadual PT de São Paulo, é geólogo formado pela USP.

Leia também:

Minas Sem Censura: Carone preso, traficante de cocaína em liberdade

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Bacellar

If you wanna hang out you’ve got to take her out…

Walter

Prezada Conceição,

Consta que:
“No dia 30 de abril de 1981, foi testemunha do Atentado do Riocentro. Andrea tinha ido com o namorado ao show comemorativo ao Dia do Trabalho, com a participação do compositor Chico Buarque de Honda, durante o governo do general João Batista Figueiredo. Saíram de Ipanema rumo ao Pavilhão Riocentro, na Barra da Tijuca. Chegaram atrasados e estacionaram em um canto afastado do estacionamento. No estacionamento, viram um homem ensanguentado. O ferido tentou pegar um táxi, mas o motorista recusou-se e não deu socorro. O casal deu assistência ao ferido e o acompanhou até uma barraca do Corpo de Bombeiros, mas como ele sangrava em profusão, não havia tempo de aguardar a ambulância. Foram escalados para levá-lo ao hospital mais próximo, o Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Andrea e o namorado concordaram, contanto que um bombeiro os acompanhasse. Durante o percurso ao hospital, o ferido não deu explicações do que tinha acontecido. Ela ainda não sabia, mas a pessoa que encharcou seu carro de sangue era o capitão Wilson Dias Machado, sobrevivente do atentado à bomba idealizado pela linha dura do regime militar. Uma das bombas que seria plantada pelos militares no show, explodiu acidentalmente dentro do carro dos militares, no colo do sargento Guilherme Pereira do Rosário, que morreu na hora e feriu o capitão Wilson.

A primeira versão dada pelo regime militar foi de que os dois militares estavam de folga, à paisana, e tinham ido assistir ao show. Dois estudantes teriam passado e jogado uma bomba dentro do veículo. Como Andrea e o namorado tinham o bombeiro como testemunha, desmentiram a história contada pelo Regime Militar.”

Ta na Wikipédia. Lá é livre e democrática a informação. Se tens outras informações, seja você, ou o deputado, conteste a que está lá, reescreva e garanta ao mundo uma informação mais abalizada.

Pluralidade de opiniões sempre foi a tônica desse site do qual tenho a honra de ser colaborador. Realmente, na minha modesta opinião , o texto do deputado é nonsense e não acrescenta nada, a não ser mais uma coletânea de metáforas e analogias carbonárias do flaflu partidário dos iguais.
Eu não voto Aécio,nunca votei nem votarei no PSDB, mas não voto na continuidade desses arrocheiros que legaram ao serviço público federal 7 anos de cacetadas. Esse pessoal que acha que existem trabalhadores e trabalhadores, cidadãos e cidadãos. Chega dessa discussão de torcida organizada.

Mantenho a coerência de quem votou no PT desde 1989 até a última eleição da Dra. Rousseff .
Cadê a coerência dessa gente que é uma coisa fora do poder e outra no poder?

Não apoio ninguém .

Fora do flaflu partidário cabe perguntar aos candidatos:
A todos eles-
Qual a sua política para o servidor público? Sou servidor público concursado, aprovado em segundo lugar num concurso com concorrência de 400 candidatos por vaga. Sem cota. Passei minha vida toda estudando e pagando pelo meu estudo.O governante da hora é o meu patrão e quero saber se ele me tratará como trabalhador ou para ele trabalhador são os que ocupam os cargos comissionados sem concurso. São mais de 25 mil que o PT prometia acabar , mas que serviram para abrigar sindicalistas e companheiros de jornada. No governo do PSDB era a mesma coisa. Mudam as moscas…

Candidatos:
Qual sua política para a dívida pública, vai fazer uma auditoria independente da dívida? Vamos ficar de joelhos para os banqueiros e rentistas igual aos últimos 24 anos?

Em especial Ao menino do rio-
Eduardo azeredo, mensaleiro , deve ir pra cadeia ou não?
E o helicóptero do Perrela?
O que o candidato acha sobre o bafômetro?
Como será o Ministério Público em outro governo tucano, vai engavetar todas as denúncias?

São muitas questões que nunca são respondidas num programa com bancada amiga ou num debate flaflu” 1 minuto da réplica dois minutos pra tréplica ” , desses que quem sai perdendo somos nós, cidadãos e pagadores de escorchantes impostos, no meu caso, que não tenho como ser empresa ou montar empresa, religiosamente sangrados na fonte ,todo dia 20.

Candidato:
Vai acabar com a reeleição comprada com propinas milionárias por FHC?
E a reforma da previdência, feita sob os auspícios do mensalão do Dirceu?
Vai cumprir a constituição e regulamentar a database e o direito de greve do servidor público?
Vai cumprir a constituição e acabar com o oligopólio da mídia no Brasil?
Se ganhar, vai se aliar a Renan Calheiros e Sarney igual a TODOS os presidentes do Brasil desde Fernando Collor?

Desculpe- me Conceição, se como fã dos seus textos e suas matérias ,tive o desprazer de ser classificado como nonsense por você.
Talvez ser sensato seja abraçar Paulo Maluf e Renan Calheiros em prol de uma governabilidade mau caráter, esmoleira e que não ousa atacar a elite brasileira mas sim, destruir e desconsiderar quem trabalha, quem estudou, quem batalha e paga impostos, a tal da classe média da qual eu e acredito, você ,fazemos parte. Ou vai me dizer que você é da elite branca , ou da patuléia ignara e bolseira?

Nao sou de nenhum “apparatchik” governista , de qualquer viés.
Não sou ideólogo da Usp com salariozinho de 30 mil para ficar amaldiçoando quem trabalha ,nem deputado que vive mamando nas tetas institucionais para ficar fazendo analogias pseudo geológicas e protopolíticas.
Simplesmente , como quem estudou e muito, esperaria desses uspianos ilustres, discussões mais elevadas do que maldições e piadinhas.

Na boa , eu não voto mais no PT porque se quisesse um governo do PSDB teria votado no PSDB.Para quem quer um governo entreguista que vai lascar a todos os trabalhadores brasileiros e dar continuidade ao rentismo, aos desmandos , a roubalheira e toda essa sacanagem que está aí ,as opções são muitas.

Qualquer um dos três maiores candidatos é a mesma coisa.

Saudações.

yohana

Que banho, Adriano Diogo! O banho que o Aécio precisava. Parabéns, Adriano!

Gilson

Cicinho Balada:Um verdadeiro filhinho de Papai, que faz o que quer e não pode ser incomodado.

Julio Figueira

Apenas quem não conhece o Senador Carioca…é quem vota nele!!!

http://aecionevesnao.blogspot.com.br/search?updated-min=2011-01-01T00:00:00-02:00&updated-max=2012-01-01T00:00:00-02:00&max-results=50

Rioberto Ravena

Pó para Aécio, como diria Cerra.

Márcio Ribeiro

É isso aí!!!! Vamos limpar o Brasil dos corruptos!!!

    Fabio Passos

    Vamos!
    aecio neve, geraldo alkmin, todo o PiG-psdb… a maior e mais podre renca de corruptos do Brasil!

    Giordano

    Aí, Márcio, tem vaga nesse trem para cheiradores de pó ???

    nadja

    Vamos limpar, principalmente mandando o menino do rio pro brejo.

luisa valdorf

Por que a demora da moderação de minha resposta ao comentário do Walter?

    Dan Moche

    Luisa, também tive o mesmo problema. vou tentar por aqui.

    Walter, o que te parece “non sense” revela, na verdade, “pouco sense” (teu).

    1. A irmã do Aécio esteve próximo da explosão no Riocentro e ajudou o militar terrorista ferido.

    2. No jogo democrático, não deveria haver inimigos a serem varridos do mapa por tsunamis, mas adversários que se respeitam.

    3. Adriano entende de tsunamis: quando estudante, valoroso filho do Brasil, não fugiu à luta contra a ditadura civil-militar, que tentou varre-lo do mapa. Foi torturado. Eletrocutado por todo corpo. Pra nossa sorte, sobreviveu. Adriano é um maíusculo, onde abundam minúsculos midiotizados.

Alberto

“Menino do Rio, você não gosta de Minas Gerais. Você não gosta do Brasil. Você não gosta do povo brasileiro… Por isso nos amaldiçoa, desejando uma coisa tão ruim.”
É isso mesmo! O Aécio, tal qual a retrograda e escravista elite brasileira, não gosta do Brasil e do povo brasileiro! O Brasil e povo brasileiro não merecem o infortúnio de ter o Aécio na Presidência da República. Caso aconteça (a eleição do Aécio), o Brasil, poderá se tornar um grande Haiti.

Maria Apafrecida Jube

Aécim menininho bobinho, você não sabe que praga é igual bumerangue, sempre volta para o dono potencializada? Você pode sofrer uma tsunami de não votos com poder tão devastador que pode levar você, seu PSDB e aliados para as profundezas da memória popular, que jamais serão lembrados?

Sr. Indignado

Yes, we pó.

    Fabio Passos

    Essa foi demais.
    Muito bom. rsrs

PIG – partido da Imprensa Golpista

Olá amigos! Vamos, juntos, continuar combatendo as mentiras e manipulações do consórcio PIG-oposição? Curtam e compartilhem: http://www.facebook.com/Brasilantipig 

Urbano

E ele vai correr pra aonde?

    Giordano

    kkkkkkkk, valeu, Urbano, os ratos de praia serão os primeiros a morrer !!!

Hélio Jacinto Pereira

Este “menino do Rio” só entende mesmo é de Pó e olhe lá !

Heber

Orgulho do sarcasmo e finesse da crítica.

Fabio Passos

aécio neve tem realmente um nível muito baixo.
Um candidato que se declara um desastre natural não parece está em seu juízo perfeito. rsrs

Álvares de Souza

Imagina um filmezinho com imagens do tsunami em seguida à profecia do menino do rio!

Walter

Que texto non sense.
Andrea Neves resgatou tenente responsável pelo riocentro?
As licenças poéticas que o deputado geólogo se concedeu sao da pior qualidade possível. Parece coisa de professor de escola primária.
Mais triste é saber que é deputado .
O que alivia é saber que enquanto tunga nossos bolsos com sua representação pública, pelo menos não nos põe em risco com essa geologia de botequim.
Vade retro petranca.

    luisa valdorf

    Pelo jeito, a marolinha do menino do rio, que gosta de surfar nas carreirinhas de farinha, já varreu sua inteligência.

    luisa valdorf

    Esqueci de perguntar ao Walter: por que não posta, junto com o seu comentário perspicaz e profundo como a platitude chapada de seu texto, sua foto abraçado ao papelão do impoluto senador do Leblon? Nessas horas, nada como uma citação bíblica para nos lembrar da finitude de nossa condição humana: “Memento, homo, quia pulvis es et in pulverem reverteris” (traduzindo: “cara, do pó viestes e ao pó retornarás” (Gênesis, 3.19).

    Fabio Passos

    Chora, PiG-boy.
    Adriano Diogo reduziu aécio neve a pó… de traque. rsrs

    Mário SF Alves

    Ora, Walter, ao menos seja grato. Até porque não é a todo instante que se tem a oportunidade de se ler um tratado de geologia como esse.
    E… qual a razão do estranhamento? Os ideólogos e intelectuais orgânicos [feagaceânicos e outros] do regime casa-grande-braSil-eterna-senzala são assim mesmo, tsunamicos.
    E pior: estão desesperados. Pois a cada dia que passa, camuflar e esconder a verdade afeta ao interesse coletivo vai ficando mais e mais impossível. E não apenas aqui, no Brasil. Não suportam mais esse apartheid de plenos poderes e a respectiva e angustiante dependência da blindagem proporcionada por fração do Judiciário e pela midiaZONA.
    Sabem que o cano vai estourar a qualquer momento. Por isso, como sempre, já apelam pra mães-dináh, contratam pseudo-historiadores, desconstrutores da História, e sabem que nada disso pode dar certo.
    ______________________________________



    Enfim, mais do mesmo, novidade nenhuma. É o de sempre: acham que essa Casa, esse País-Casa, é só deles e de seus patrões do Norte… querem que tudo continue como sempre foi. Querem apenas isso: continuar sócios; minoritários, claro, mas… mamando o máximo.

    Conceição Lemes

    Wálter, pesquise a história do Riocentro pra não falar mais bobagens. Vai perceber que non sense é vc. sds

    Walter

    Preza

    Walter

    Fui censurado?

Vivianne

Esse é o Adriano Diogo. Dos pouquíssimos que honram a política paulista e brasileira. Sou sua eleitora desde sempre, e me orgulho desse voto.

Luís Carlos

Eu prefiro a “marolinha” do Lula.

Fabio Passos

Tsunami, bomba atômica, a peste… qualquer tragédia horrenda é um exemplo correto para associar aos tucanos no poder. rsrs

O ódio que o PiG-psdb tem do Brasil e do povo pobre e trabalhador nunca foi tão evidente.
aécio neve está inconformado com a ascensão social dos pobres e com o sucesso do Brasil.

Deixe seu comentário

Leia também