Carta Maior: A bala de prata é verde

Tempo de leitura: 2 min

A bala de prata era verde

da Carta Maior

A direita brasileira raspou o fundo do tacho e chegou à seguinte conclusão: Marina é o último cartucho de Serra. Todas as pesquisas divulgadas até a 6º feira convergem para um ponto de equilíbrio sedimentado: Dilma tem 50% das intenções de votos (oscilou apenas um ponto depois de toda fuzilaria das últimas duas semanas). Serra patina em torno de 25%. Parece difícil ir além por suas próprias ‘qualidades’. Depois de tudo o que tentou, a boa vontade estatística, leia-se, o versátil Ibope do transformista Carlos Montenegro, lhe deu uma oscilação de amigo do peito de 3 mais pontos. Anima a militancia da página 2 da Folha, mas é insuficiente. Para levar a eleição ao 2º turno, resta ao conservadorismo nativo pintar-se de verde e bombar Marina Silva pelo ar, por terra e por mar, 24 horas por dia nos próximos oito dias. O mutirão já começou. Faz parte desse tour de force, por exemplo, a retardatária adesão do neoecologista Pedro Simon à candidatura do PV, nesta 6º feira. O movimento ambientalista brasileiro encontra-se diante de uma encruzilhada histórica: tem oito dias para decidir se integra o campo de forças que lutam pela transformação do Brasil numa sociedade mais justa e sustentável, ou, ao contrário, como lamentavelmente sugere o comportamento de alguns de seus porta-vozes e lideranças lambuzadas com a atenção da mídia, se assume a condição subserviente de pé-de-palanque da direita e da extrema direita unidas no interior da coalizão demotucana. Chico Mendes por certo não hesitaria em escolher seu lado se na reta final de uma disputa política, como agora, tivesse objetivamente duas opções de poder: um governo amarrado em torno dos compromissos históricos de Dilma e Lula ou um Brasil submetido ao comando da alarmante dupla Serra e Índio da Costa. Resta saber qual será a escolha de Marina Silva. A ver.

(Carta Maior, 25-09)

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Felipe

Dois problemas nesse tipo de análise:
1) Quem se esforçou para afastar o grosso do movimento ambientalista do lulo-petismo foram setores dominantes deste último, que aderem ao desenvolvimentismo mais tacanho;
2) A direita (e, pelo que se vê, uma certa esquerda também) pode até querer que a Marina seja uma simples marionete, mas a candidata também faz o seu jogo. Não levar em conta a intencionalidade da Marina e do movimento que a apoia é de uma enorme pobreza analítica.

Enildo Bernardes

Além do já conhecido uso so exército de vendedoras de produtos cosméticos, tenho observado um sorrateiro movimento encabeçado por radicais católicos e evangélicos que tem levado para os cultos e até missas os vídeos anti-Dilma do Youtube.

A estratégia é simples: como a Internet não atinge esse eleitorado, levar a eles toda a sujeira produzida pela extrema-direita reacionária e pela esquerda tresloucada, fará com que esses votos se repliquem no efeito "pedra no lago".

Ainda na Web, campo minado do vale-tudo, além dos corredores de e-mail, o Orkut tem sido usado para divulgar essas peças de campanha roubando votos sempre de Dilma.

A Coordenação Nacional da campanha Dilma tem que atentar para esse fator que pelo seu potencial de propagação num eleitorado sensível pode colocar em risco a vitória no primeiro turno atuando nas curvas projetadas de cresimento de Marina e queda de Dilma.

Depos não adianta chorar.

SérgioFerraz

A direita e a extrema-direta sempre estiveram de olhos nos verdes, nos verdes dos dólares das privatizações.

ET: Temos é que participar da campanha e garantir a vitória de Dilma em primeiro turno, dane-se quem o PIG vai apoiar.

Alexandre Oliveira

Sou engenheiro de pesca e trabalho com cultivo de camarão marinho (carcinicultura marinha) há mais de 30 anos e jamais vi uma pessoa tão insensível quanto a Marina Silva no MMA. Cercou-se de ambientalistas do Greenpeace e WWF, comandados por um tal de Capibianco, e produziu resoluções desconexas e irresponsáveis. Este mesmo Capobianco teve o descaramento de defender o pantio de eucalipto pela Vale do Rio Doce na Amazônia e reverberou asneiras contra a carcinicultura, sem qualquer embasamento científico e desprovido de conhecimento técnico. Os carcinicultores enfrentaram a fúria ambientalista, financiada por instituições privadas estrangeiras para barrar nosso desenvolvimento e "defender" os povos do mar, e esta traíra nadou de braçadas . Amélia que era a mulher de verdade. Já a Marina … O ex-ministro Carlos Minc, apesar de sua vertente ambientalista, produziu um diálogo salutar com todos os setores e muitos entraves foram sanados, demonstrando que Lula errou ao prestigiar a MST, digo Marina Silva Traíra.

Gerson Carneiro

"Carta Maior: A bala de prata é verde"

Ah, é só uma marolinha. Não arde, não. É uma bala de hortelã.

    Mônica Rangel

    Tomara Gersão! Tomara…

    Gerson Carneiro

    Monicão, Monicão… cabeça de gelo nessa hora. Pense só: o aperreio é deles. Imagine se fosse nós na situação deles: 30 pontos para reverter em uma semana. Ainda que haja segundo turno (acredito que não haverá) o coiso jamais levará essa. Deixa Marina encenar a peça da Heloísa Helena… as duas são café pequeno. Ambas são ventríloquo do coiso.

    Mônica Rangel

    Gersinho,Gersinho…tô doida para que vc esteja certinho!! Mas como diz o outro post aqui do Azenha:"a urna é uma caixa preta". Têm muita gente vendo a Marina como o "Sassá Mutema" da vez, a "Salvadora da Pátria". Vc não sente isso?

    Gerson Carneiro

    Pois é… exatamente o que a Heloísa Helena representou na eleição passada.
    Não sou ""analista" nem "especialista" em nada. Sou apenas cão perdigueiro: vou pelo faro.
    Esse eleitorado aí da Marina ou são fãs do Restart (ou seja, adolescentes verdes que faltam muito para amadurecer, como disse nossa colega comentarista Marisp), ou são aqueles que têm certeza que o Serra é a pior opção mas não dão o braço a torcer e votam na Marina "pra não ficar mal na fita" (ou seja, gente que fica em cima do muro). Então, na minha opinião são esses 10% que não passa disso.

    Gerson Carneiro

    O que me entristece é que chega nessa época muitas pessoas nem querem saber em discutir plano de governo (o Serra por exemplo até aqui não apresentou nada consistente), vira jogo de futebol, mesmo sabendo que o candidato é ruim as pessoas torcem apaixonadas. Isso sim atrapalha. Depois, se der zica, lá na frente não assumem. Conheci gente que defendia Color doentemente como alguns defendem FHC hoje, só que na época do impeachment nego passou a jurar de pé junto que não votou no Color. O color por exemplo, para mim, desde o início era uma coisa óbvia que não ia dar certo, com quela estória de "caçador de marajá'. Para mim ele era o marajá mor. E eu era adolescente na época. Agora ficam esses fãs do Restart com esses óclãos grandão, roupona colorida, tênizão parecendo um babaloo gigante… parecem um chicletão de tutti-frutti. Isso não tem nada na cabeça. Tomara que o Pedro não seja um deles senão tu vai me esganar.

    Mônica Rangel

    Fica tranquilo Gerson! Como mãe zelosa que sou, procuro manter meus rapazes longe das "drogas".O menor,o Davi, que tem dois anos e meio, é que tem me dado um pouco mais de trabalho pois já o peguei diversas vezes dublando o "Justin Bieber". Mas acredito que ainda consiga recuperá-lo.

    Gerson Carneiro

    Aí a gente recai no problema da influência da televisão. A televisão do jeito que está é uma desgraça. Fui feliz porque na minha época lá em casa não tinha televisão, então eu me divertia brincando de boiada com a minha coleção de ossos de mocotó. Enquanto os mais ricos (os filhos do prefeito, do vereador e do médico) se divertiam com a televisão e com o atari (felicidade deles, até aí tudo normal), eu voltava da escola, almoçava e ia pescar ou brincar de caçar passarinho (digo brincar porque eu era ruim de mira, e ansioso também, quando ouvia o canto do passarinho já disparava o badogue sem mesmo vê-lo).

    Gerson Carneiro

    Só lembrando que na minha época também existiam essas desgraças como os Menudos, mas, graças ao que narrei, não fui infectado. E eles chegaram a estar na Bahia. Tudo isso me preocupa porque quero ter um filho também, tô planejando um modelo 2012, e fico pensando quando eu chegar no restaurante, comer um mocotó, chamar o garçon e dizer: "por favor, junte os ossos aí que eu vou levar pra meu filho brincar". A primeira a protestar e morrer de vergonha será a dona do barraco. Ou seja, estamos em outro tempo, em cidade grande, não dá mais pra ser como foi comigo.

    Mônica Rangel

    É Gerson, vcs verão como o bombardeio é grande! A base tem que ser mesmo muito consistente. Vc falou da sua infância e eu, lembrei da minha. Sabe que eu nunca tive uma "Barbie" e nem meu irmão um "Autorama"? Pois é. Não que meus pais não pudessem dar, mas por uma questão de ideologia mesmo. A minha mãe nunca gostou de nos dar "brinquedos da moda", era assim que ela chamava esses brinquedos que "todas as crianças têm".Sempre nos dava brinquedos que estimulavam a nossa imaginação e muitos livros que iam mudando de acordo com a faixa etária.Eu e meu irmão,só temos a agradecer. Boa Sorte com seus rebentos!!

    MirabeauBLeal

    .
    O Gerson tem razão:

    BALA VERDE É BALA DE HORTELÃ

    MARINA TIRA VOTOS DE SERRA
    .
    Tracking Vox/Band/iG:
    25/09/2010 16:57
    Serra cai 1 ponto e Marina sobe 1
    Tucano registra 23% e Dilma mantém 50%
    Candidata petista venceria a eleição no primeiro turno
    .

El Cid

… do Blog do Emir: http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostra

De jurássica, ecologista fundamentalista, que travava o desenvolvimento do país, Marina virou a nova queridinha da mídia – lugar deixado vago por Heloisa Helena. Mas o fenômeno é o mesmo: desespero da direita para chegar ao segundo turno e incapacidade de alavancar seu candidato. Daí a promoção de uma candidata que, crêem eles, pode tirar votos da Dilma, para tentar fazer com que a derrota não seja tão acachapante, levando a disputa para o segundo turno e dando mais margem do denuncismo golpista de atuar.

Marina, por sua vez, para se prestar a esse papel, se descaracterizou totalmente, já não tem mais nada de candidata verde, alternativa. Não tem agenda própria, só reage, sempre com benevolência, às provocações da direita, seja sobre os sigilos bancários, a Casa Civil ou qualquer insinuação da direita.

Presta um desserviço fundamental à causa que supostamente representaria: é um triste fim do projeto de construir um projeto verde, uma alternativa ecológica, uma pauta fundada no equilíbrio ambiental para o Brasil. Tornou-se uma candidata vulgar, em que nem setores de esquerda descontentes com outras correntes conseguem se representar.

Uma vez mais uma tentativa de construir alternativa à esquerda deixa-se levar pelo oportunismo. Quantas vezes Marina denunciou o monopólio da mídia privada e seu papel assumido de partido político da oposição? Nenhuma. Quantas vezes afirmou que a imprensa é totalmente alinhada com uma linha radical de oposição, não deixando espaços para a informação minimamente objetiva e para o debate democrático da opinião pública? Nenhuma. Quantas vezes se alinhou claramente com a esquerda contra a direita? Nenhuma.

Nenhuma, porque já não está no campo da esquerda – e os aliados, incluídos os que fazem campanha par ao Serra, como Gabeira, entre outros, provam isso. Se situa em um nebuloso espaço da terceira via – refúgio do oportunismo, quando os grandes enfrentamentos polarizam entre direita e esquerda. Nenhuma, porque essa mesma imprensa golpista, monopolista, que a criticava tanto, agora lhe abre generosos espaços para desfilar seu rancor porque não foi a candidata do Lula e vê a Dilma ser promovida a continuadora do governo mais popular da história do país.

Esses 15 minutos de gloria serão sucedidos pela ostracismo, pela intranscendência. Depois de usada, sem resultados, pela direita, Marina voltará ao isolamento, o suposto projeto verde, depois de confirmado o amálgama eleitoreiro que o articulou, desaparecerá, deixando cadáveres políticos pelo caminho.

Dimas

Devemos ter uma visão geral de como funciona as coisas. O PV aqui na minha região e, acredito, em outras regiões também, não passa de um partido de aluguel e que serve sempre aos interesses da direita truculenta. Parece-me que o mesmo ocorre na maior parte das capitais e cidades maiores. A Marina poderia se consolidar como uma grande liderança nesta eleição, conforme aconteceu com Lula anteriormente mas, seduzida pelo canto da sereia e cooptada pela grande imprensa, adotou uma postura um tanto quanto ambígua e que culminou no despropósito, a meu ver, de comparar a administração de Lula com o do FhC. Para mim foi o fim e também para muita gente que conheço e que tinha alguma admiração por ela. Daí a alcunha de Marina Traira como muitos a tratam. Acho que, infelizmente para ela, terá o mesmo destino de Heloisa Heloisa. Detalhe: ela só continua senadora por uma cortesia do PT.

Jimes

A bala de prata da Veja foi "BANG!".
O Estadão foi obrigado a mostrar a cara.
A IstoÉ jogou a toalha e tenta salvar sua pele.
A Folha se suicidou (e tentou matar o Tuma junto).
Agora, deixe o Ali Kamel falando sozinho: #SemanaSemGlobo

A Marina vai derrubar é o Zé Baixaria, que vai terminar com menos de 10%.

Roberto Ribeiro

Esse "Kit Verde" vai dar em nada.

    Marat

    Esse verde é o limo que fica debaixo das águas turvas do PIG. Não servirá para nada… Adeus, PIG!

    Marat

    Kitsch verde – rsrsrsrs

Urbano

Só que a verdezinha insustentável, pelo que anda dizendo e fazendo, está mais amarela do que impaludado.

    Marat

    É, percebe-se que o verde era original nas origens, depois, inseriram tanto agrotóxico e tanta tecnologia transgênica, que esse verde-amarelado é muito tóxico…

Fernando

Vamos ser sincero votar na Marina é voto de protesto como votar no Tiririca, ou alguem acha que a pior ministra do Lula vai ser uma boa presidenta?

antonio

é verde prá tudo que é lado! inclusive o verde bagana caetano veloso! se tem até gabeira porque não?

Marcio H Silva

De repente, esta semana, o Serra desista de sua candidatura em favor da Marina. Quem sabe? eheheheh, seria um bem para esta Nação……………

Gerson Carneiro

Notiscia do Yahoo, hoje:

Marina se diz confiante em 2º turno.
Após crescimento em pesquisa, candidata acredita que disputará eleição com Dilma.

    Marat

    A Marina ao menos não é uma inútil completa: serve para tirar votos do Serra… rsrsrsrs

    Gerson Carneiro

    É o que estou achando.

Gerson Carneiro

Notíca extra mas interessante (faz parte da propaganda a longo prazo da Direita):

A escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, do RJ, anunciou o enredo do seu samba em 2011: agricultura brasileira. Advinha quem é o patrocinador da escola no carnaval 2011?

CNA (Confederação Nacional de Agricultura e Agropecuária) presidida pela senadora do DEM, Kátia Abreu.
Fonte: revista Caros Amigos – junho/2010.

Vai dá samba.

    ValmontRS

    Pelo jeito, não aprenderam com o vexame do Arruda, que investiu milhões numa escola de samba e caiu do cavalo.
    Antes, algumas escolas de samba eram apadrinhadas por bicheiros. Agora é a vez dos padrinhos-grileiros.

    Marat

    Vão encher a avenida de trangênicos – rsrsrsrs

Orellano Paz

Pedro Simon, o caborteiro…

Elza

O Partido Verde já é da direita na Prefeitura da cidade de São Paulo…não tenho dúvida que a Marina Silva já não é Silva a tempo…agora é Marina Natura…ontem ela foi garota propaganda da marca de seu vice.que é DEM aquele Kassab que o Serra esconde.

Maria Lucia

Triste figura, Marina.

Rosângela

Desulpe-me Azenha, troquei seu nome pelo do Nassif, foi um pequeno erro, eu admiro vocês dois.

Gerson Carneiro

Não será surpresa se o Serra nessa última semana aparecer abertamente pedindo voto para Marina.
Já não foi surpresa a Marina apelar solicitando segundo turno em sua fala final no debate da Rede TV.

Rosangela

Já pensou Nassif se a onda verde(traíra) em vez de tirar votos de Marina tire o do Serra, se o feitiço virar contra o feiticeiro e de nada adiantar e a Dilma se eleger no primeiro turno, que vergonha para esse candidato que diz que se praparou a vida inteira paraq ser presidente.valeria apena ver isso acontecer.Seria uma gória para todos nós.
Um abraço

Brasileira

A ganância de MARINA a deixou cega. O ódio de Marina por Dilma todos podem ver, pois a Marina não perddou o apoio de Lula a Dilma e não a ela. Marina não pensa no Brasil, mas sim, nela mesma, na sua vaidade, por acreditar na campanha do Obama, ela também se dizia como se ninguém soubesse, que ela nasceu pobre, que é negra e mulher, depois diz que Lula e Dilma apelam para o emocional e eu pergunto: Marina se dizendo negra, mulher e pobre, está querendo o que com isso? Não estria apelando para o emocional do eleitor? Ela virou direita, por mais que queira negar e cospe no prato que comeu, porque se hoje ela critica o suposto mensalão do Pt, ela mesma o alimentou quando permaneceu no partido depois das acusações e só agora, e eu afirmo que ela só concorreu e ganhou para o senado com ajuda do suposto mensalão que ela hoje condena. Marina, quando acreditou na possibilidade de ser PRESIDENTE, se aliou ao "diabo", ou seja, o PSDB/DEM. É uma pena. A marina é oportunista e muito sonsa.

    Exilado

    Essa retardada virou crente…no capitalismo selvagem!

sandro

Se a Marina é a bala de prata, então a bala não é verde. É laranja!!!! Laranja da direita…

Já deixou de ser verde há muito tempo!!!

Marcos

Vamos nos preparar que vem chumbo grosso nessa última semana!
Não vamos baixar a guarda, pois ainda tem baixaria.
Um típico movimento de resgate de credibilidade…
1)PSDB admite não ter relações Erenice-Dilma
2)Folha começa a mostrar os absurdos das promessas de Serra
3)Estadão admite (só agora que todo mundo sabe) o apoio ao Serra
4)Globo adota um discurso mais light.
Sei não, vamos manter a miltância firme.
De repente, chuva de emails anônimos e apócrifos.
Vídeos do Youtube da mesma linha.
Hasta La vitoria siempre, dizia CHE.
Mas a vitória é só dia 4/10.
Como dizia Gonzaguinha, “Melhor se cuidar, No campo do adversário
É bom jogar com muita calma, Procurando pela brecha, Pra poder ganhar”

José Ruiz

Alguém aí comentou que o PV de verde só tem o dólar… é isso aí… o PV é um partidinho de direita, daqueles fisiológicos, que vende até a mãe para ganhar uma boquinha no governo (qualquer governo). Tanto faz o que vai acontecer (ou deixar de acontecer) com o Brasil. Ao assumir a frente das questões ambientais, o PV pratica um estelionato eleitoral, pois a única preocupação deles é com a própria extinção… A leitura do PV é que neste embate, por conta dessa sardinha puxada de última hora, eles acabarão fazendo mais deputados e isso significa mais cargos… Esqueçam a consciência de Marina ou coisa do gênero: melhor partir para o enfrentamento e tentar esclarecer o máximo de pessoas possíveis sobre quem é o PV.

PS.: segundo a Pholha, Marina está em 1º lugar em pesquisa feita dentro da USP, entenda-se: elite branca dominadora de São Paulo: é a preferida dos alunos. Serra, em 2º, é o preferido dos professores (quase não manipularam essa pesquisa, não?) e Dilma, em 3º, a preferida dos funcionários…

    ValmontRS

    É assombroso o nível de estupidez desse pessoal. Em outros tempos, o meio acadêmico era muito mais politizado.
    Também, após décadas de massacre da matrix global, não podia ser outro o resultado: um monte de pessoas idiotizadas e manipuladas. Quanto aos professores, seria bom se pudéssemos mandá-los de volta no tempo, à Ditadura Militar. Quem sabe eles ficavam por lá, perdidos na marcha com deus pela família… ou num pau-de-arara. Eles parecem gostar do cheiro de gás lacrimogênio.

cesar

Calma pessoal….Todo mundo sabe quem é a tartaruga sem casca. Mas com mais cuidado aí: se a gente "mata" essa debil mental agora, quem vai sobrar pra gente detonar em 2014??

Michel

Temos que acabar com o poder paralelo da mídia que representa os interesses de poucos e quer atropelar a soberania do voto.

yacov

Fico triste de ver a MARINA se sujeitando a ser ponta de lança do capital e do neoliberalismo. Até os paralelepípedos da calçada sabem que em caso de uma vitória da Marina, ela estará nas mãos da cambada neoliberal que a apóia, e dada sua falta de apoio no Congresso, eles ditarão a pauta de sssupoto governo. Se ela tivesse compromisso com seu país e seu povo, não se prestaria a um papel desses. A "tarataruga fora da casca", prova mais uma vez que é uma grande TRAÌRA.

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na gLOBo é um braZil para TOLOS"

Favero

Caros
NÃO SE ILUDAM!!! Estou recebendo e-mails diariamente falando do avião do Lula, das roubalheiras do PT, entre outras. Está uma campanha ACIRRADA pela igreja, pelos evangélicos e até espíritas a favor (ou com medo do Terro PT)… DIANTE DISTO TEMOS O DEVER DE MILITAR E AVISAR TODO MUNDO E TODOS QUE PUDERMOS SOBRE A ENGANAÇÃO DA OPOSIÇÃO, TEMOS QUE FECHAR ESTA ELEIÇÃO… É URGENTE…
Desejo Dilma Presidenta já!!! abraços

kimparanoid

Já que o Serra não ajuda a própria campanha, o PiG tem apostado suas fichas na Marina.
Hoje, em poucos minutos ouvindo a CBN, fiquei sabendo de todos os compromissos de campanha da candidata verde (inclusive um tal de banner humano – deve ser reciclável…).
Ambientalistas do Brasil, abram os olhos! A utopia verde pode, na prática, deixar a coisa preta.

Antonio

O PV, historicamente, sempre foi apêndice do PSDB. O PV de verde só tem o dólar. A Marina é parte do jogo da direita de tentar dividir para levar Dilma ao segundo turno. Resta saber o que Marina ganhou para isso. Mas o que tenha ganho não valerá seu desgaste político. As pessoas ligadas à questão ambiental que agora votam na Marina não votam no Serra num segundo turno remoto. O que está fazendo Marina crescer é que ela é evangélica e mete Deus, aborto, cultura, casamento gay numa grande salada religiosa para tentar endemoniar a Dilma, o Lula e o PT. Os votos à Marina que a fazem crescer são fundados no obscurantismo religioso, na mais pura ignorância. Ora, daí para uma escapada à extrema direita é um pulinho.

El Cid

Record Minas:

"Uma professora é suspeita de usar a sala de aula para fazer campanha eleitoral. Segundo os alunos, a professora oferecia pontos extra para quem conseguisse convencer os familiares a votar no candidato que ela escolheu. A professora ainda usaria exercícios de português para difamar alguns candidatos."

Detalhe: a escola fica em Esmeraldas – MG, e há a suspeita de que um deputado estadual muito querido por lá esteja nessa atitude sórdida… quem é da cidade de Contagem – MG, sabe de quem estou falando…

[youtube sbW_xxF6RQ8 http://www.youtube.com/watch?v=sbW_xxF6RQ8 youtube]

Internauta D

7 passos para elegermos Dilma, com quadro comparativo sobre presidentes na área do emprego
http://josecarloslima78.blogspot.com/2010/09/os-7

José Lucena

O problema maior para eleição da Dilma será, sem dúvida, a forma de votação.

Esta eleição teremos 6 (seis) votos:
Voto 1 – Dep Estadual;
Voto 2 – Dep. Federal;
Voto 3 – Senador (I);
Voto 4 – Senador (II);
Voto 5 – Governador;
Voto 6 – Presidente.
Como se ver, o voto para Presidente será o sexto, portando, o último.
Considerando que o grande eleitorado da Dilma será do grupo menos preparado intelectualmente, o grupo menos instruido, poderá esse voto ser desperdiçado por falta, até de, paciência do eleitor no momento da votação.
Necessário se faz um alerta para o fato.

    Antonio Silva

    É José Lucena, em parte concordo contigo, mas em compensação, a candidata Dilma é a presidenciável que estará num maior número de "cola-santinhos", haja vista o amplo apoio do PMDB, PDT, PCdoB, PSB, PRB, PR, PSC, PTC, PTN, além é claro do PT .
    Você já calculou quantas dezenas de milhares de candidatos tem em seus "santinhos-cola" o nº 13 para Presidente ? .
    Quase todos eleitores entram na cabine pra votar já com a "cola-santinho" em mãos .

    Vamos manter a tranquilidade, MAS SEM PARAR DE PEDIR VOTOS .

    aBS.

    Maria Lucia

    Pode confiar. O povão que vota com o Lula está esperto. Estão sabendo de tudo. Não vai ter erro não. Já estão com "cola"pronta e sabendo do lance dos dois documentos.
    Pode conferir e vai constatar. O que existe ainda são indecisos e mal informados. Daí a necessidade de intensificarmos a campanha nos nossos contatos pessoais.

Luis Otávio Lopes

Ela vai tirar votos do Serra !!!

José Vilson

Vamos lá amigos, cada um dê sua contribuição para decifrar o DNA da peçonhenta.

OS QUE VOTAM NA DIREITA SÃO COMO OS QUE

1.)Tomaram a carruagem da casa grande
2.)Enforcaram Tiradentes
3.) Prenderam Monteiro Lobato
4.)Provocaram o “suicídio” de Getúlio
5.)Tentaram não dar posse ao Juscelino
6.)Ex pulsaram o João Goulart
7.)Massacraram a Democracia
8.)Roubaram a vida de milhares de jovens idealistas.
9.)Explodiram a bomba no Riocentro
10.)Venderam grande parte do patrimônio Nacional
11.)Transformaram o Brasil colônia, dependente, alienado ao estrangeiro, submisso, vendido
12.) Humilharam-se diante do FMI
13.)Esconderam o movimento Diretas Já
14.)Editaram o debate de 1989
15.)Anistiaram os perseguidos e os perseguidores
16.)Chamaram os aposentados de vagabundos
17.)Perderam o controle da Economia
18.)Criaram o Proer para socorrer bancos falidos
19.)Duvidaram que um nordestino com curso primário pudesse ser presidente
20.)Acordaram na oposição, sem descobrir até hoje como se faz oposição, por isso fundaram o PIG já que não conseguem voltar ao poder através do voto.

Cada um é livre para decidir em quem votar, mas, meus queridos, o futuro está em suas mãos! Em outubro decidiremos se seremos (sempre!) uma grande “hacienda” , isto é, o lugar onde onde nascemos, lutamos e morremos para sustentar servilmente os senhores dos Estados Um idos e Europa, ou um país próspero e independente.

luiz

Triste fim o de Marina. O seu "recomeço" agora, ou será como apresentadora do Globo Ecologia ou ganhará um CNPJ, por ter sido terceirizada pelo Serra e pela direita.

@laudirseger

Deixa ele assumir o posto de traíra-mor da nação. Ao menos nos livramos dela para as próximas eleições. O próprio PV vai entender que esse tipo de atitude não leva a lugar nenhum. Não tem sustentabilidade. rsrsrsrs

Solando

Para Marina Silva, esta será a última semana de glória, porque depois de 3 de outubro ela passará para o esquecimento, como a Eloisa Helena.

MirabeauBLeal

.
O Professor Emir Sader faz uma avaliação bem precisa sobre o oportunismo eleitoreiro de Marina, quando vê abertas, para não dizer escancaradas, as portas da corporação midiática, notadamente para levar o pleito ao 2º turno.
O post no Blog do Emir: http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostra
.

eduardo

Marina Silva não é Chico Mendes.
Marina Silva é a cara da nova direita brasileira…

Fernando Curi

O objetivo da Marina, declaradamente, é o de derrubar a Dilma, que ela não suporta, depois da corrida que levou para sair da frente e não atravancar o progresso e que resultou na sua saída do PT. Ela invete nisso mesmo que resulte em benefício ao "coiso".

Marco Palmanhani

Estou com uma dúvida… Não foi a Marina que teve um encontro de portas fechadas com a direção da Globo?

Luiz

Por conta da posição da Marina de aproximação com a direita escrevi e enviei o texto abaixo à senadora quando de sua saìda do PT. Òbvio que não obtive resposta.

Prezada Senadora Marina Silva,

Venho acompanhando com certo interesse sua movimentação política ao longo dos últimos meses.
Como Vossa Excelência, também deixei o Partido dos Trabalhadores, após mais de vinte anos de militância, justamente por achar que estavam esgotadas as possibilidades desse partido como instrumento de transformação da sociedade brasileira.
Entretanto, não demorei tanto quanto Vossa Excelência para perceber que as decisões políticas implementadas pelo campo majoritário do Partido, da qual Vossa Excelência participava, levaria a um governo de acomodamento com forças conservadoras, ou mesmo contrárias aos ideais que levaram à fundação do PT.
Nunca é tarde para mudanças. Certo! Entretanto, mais uma vez vejo na sua movimentação política mais de projeto pessoal do que realmente interesse aos princípios que nortearam a construção daquele que talvez tenha sido a última oportunidade de construção política coletiva da classe trabalhadora.
Vossa Excelência alega como motivação política para a saída do PT, o descontentamento com os rumos das políticas ambientais do Governo Lula.
Devo reconhecer mais uma vez que o governo Lula frustra a mim e a muitos, inclusive na área ambiental, mas é forçoso reconhecer os avanços obtidos em relação a governos anteriores. Diria mesmo que é o melhor governo de direita que tivemos.
Vossa Excelência adota o caminho do Partido Verde, que nada se parece com os Verdes Europeus, no programa e na ação.
Talvez Vossa Excelência não saiba, mas deveria saber, que o PV é aliado ao que de pior tem o Brasil no campo político conservador, inclusive daqueles que combatem o governo Lula em relação à política ambiental e que foram os responsáveis pela morte de Chico Mendes. Combate esse que se dá não no sentido do aprofundamento da preservação de nossa biodiversidade, mas para fazer avançar as políticas caracterizadas como neoliberais.
Ou não sabe Vossa Excelência, mas deveria saber, que o PV foi o responsável pela área ambiental do Governo FHC, e que este não representou nenhum ganho para a causa ambiental, deixando o Governo Lula, através é claro de sua contribuição, anos luz frente nesta área, o que levou ao reconhecimento mundial desse governo por sua preocupação com a agenda ambiental?
Talvez ainda não saiba, mas deveria saber, que o PV aliado ao Governo PSDB e DEM em São Paulo é o responsável pela política ambiental do município, que privilegia políticas de transporte e de infraestrutura que não atendem os mínimos requisitos ambientais. Que o presidente nacional do PV dá sustentação política na Câmara Municipal a essas políticas claramente danosas ao ambiente. Ou ainda talvez não conheça São Luís no Maranhão, onde esgoto corre a céu aberto nas praias da cidade, que tem como ilustre morador o Sr. Zequinha Sarney, ex-ministro do meio ambiente de FHC e um dos líderes do PV.
Ah, diz Vossa Excelência que pretende refundar o PV. Então, certo é pensar que nesta segunda feira, após vossa filiação, o PV fará uma autocrítica em relação à sua atuação política. Veremos o Vereador Pena, o Fernando Gabeira e outros dispostos a abandonar as práticas fisiológicas e abraçar a causa ambiental de forma clara e sem subterfúgios.
Infelizmente não acredito. E quando Vossa Excelência afirma que seu afastamento do PT e do Governo Lula se dá por conta dos caminhos da política ambiental desse governo, penso que o caminho escolhido por Vossa Excelência representa justamente a negação dos mínimos avanços obtidos.
Desta forma, reforça em mim o sentimento de que Vossa Excelência não se diferencia do oportunismo político da maioria dos parlamentares brasileiros, que colocam seus projetos pessoais à frente de um projeto político de construção verdadeiramente popular.

Luiz Carlos Luchini
Pesquisador Científico

    ValmontRS

    Parabéns ao Sr. Luiz Carlos Luchini. Demonstrou uma visão clara e precisa da situação de Marina e do seu Partido Verde.
    Marina destrói toda a sua trajetória política ao tornar-se pé-de-palanque da direita retrógrada.
    Jamais imaginei um fim tão rápido e trágico para uma carreira política tão promissora.

    Zen

    Infelizmente a Marina de ecológica, é só o fato dela ser a LARANJA VERDE do tucato transgenico

    Carlos

    Manténs a opinião?

PIG NUNCA MAIS

Uma sugestão para todos: vamos postar esses comentários na página da Marina. Não é possível que ela não perceba que pode passar para a história como a maior traidora do povo, como aliada da Direita. Ela está deslumbrada por holofotes de pessoas que não tem a dignidade de assumir suas ligações e suas mentiras. É frustrante ver uma pessoa que se dizia de esquerda passar a criticar um governo que mudou esse País: o menor desemprego, a maior criação de empregos, a segunda maior empresa petrolífera do mundo (que ia ser entregue pelo FHC/DEMO aos estrangeiros), a inclusão do ProUni, a subida de milhões da classe pobre ao consumo… Será que Marina vai trair tudo isso para levar o Serra/DEMO ao segundo turno? Quando várias pessoas ficam a seu lado te incentivando, mesmo com péssimas intenções, você pode acabar não vendo a realidade. Heloísa Helena fez a mesma coisa e hoje simplesmente inexiste.

geraldo magela filho

Só há uma verdade em tudo isso, a Marina sempre se elegeu com o voto dos petista. Agora, meus amigos, ela nunca mais se elegerá nem para síndica de condomínio. Eu como petista, jamais votaria em um traidor(a) do meu partido. Ela, como a traíra da Luíza Helena, vão virar pó e que assim seja!

@ZKOliva

Caraca! Só tem adolescente na tal onda verde no twitter.

Quem a Marina vai botar no ministério, a Sandy?

#renunciamarina

    @marisps

    Pois é: ainda estão verdes; pra maduro e consistentes ainda falta muito chão!

Valmir Stronzake

Sair candidata é um direito da Marina
Feio é ser joguete do PIG numa tentativa dela tirar votos da Dilma e assim levar o Serra pro 2° turno.

Roberto Locatelli

Heloísa Helena é, hoje, um palito de fósforo queimado. A partir de 4 de outubro, Serra e Marina também serão.

Eugênio José Zoqui

Olá Sr Luis Carlos Azenha e leitores,
Após a montagem do grupo de espionagem do ministério da saúde, comandado pelo Marcelo Itagiba, que desembocou nas operações Lunus que detonou a candidatura de Roseana Sarney, além dos dossies contra Paulo Renato e Tasso Gereissati, creio que Serra é realmente um desagregador. Um amigo meu lembrou-se de um personagem de Uderzo e Goscinny em Asterix e a Cizânia, o Sr Tullius Detritus que tinha, em comum com Serra o mesmo comportamento. Vale a pena resgatar. O site http://bussola.blogs.sapo.pt/129221.html leva à tão famosa figura.

    Se Nagao

    Caro Eugênio,
    Tinha também "Quero ser califa no lugar do califa" onde tudo que o Iznogud fazia dava errado, a diferença era a graça da da estória, diferentemente do Zé Erra que tudo é tragédia.

Marco Palmanhani

Para sentir o empenho deles basta ir até o UOL, que desde ontem a noite quer dar sua mãozinha. Chamada: Pedro Simon “ex-aliado de Dilma” declara apoio a Marina. Desde quando o Pedro Simon foi aliado da Dilma? É forçar muito a barra. E nem para comentários deixaram espaço.

marco

Sempre me pareceu clara essa opção da direita – até escrevi isso aqui quando Marina ela não passava dos 8% – , mesmo porque a candidata vem também tentando isso através de entrevistas na Globo para falar o que a Globo quer que ele fale, ou seja, nada de programa e tudo sobre Erenice, quebra de sigilo e tudo mais que possa servir de acusação "séria". O que me espanta é com que desenvoltura ele faz esse papel. É uma grande decepção…

    Jairo_Beraldo

    Mas o que voce queria? Serra e Marina não tem programa, projetos. Então falam o que vem na telha. Aliás vomitam, com o apoio do PIG.

ruypenalva

O verde de Marina é o verde de raiva. Não é movida por sentimentos ambientalistas, que espaço teve para exercitá-los no governo Lula, mas por sentimentos biliosos, da biliverdina (existe esse pigmento), sentimento esse que quando assoma numa mulher que se sente desprezada, vira ódio. Vide o caso de Heloísa Helena, que saiu atirando, até que um tiro atingiu-lhe o pé. Existe uma faixa de serristas a apoiar Marina, são os serristas envergonhados, tipo Caetano et caterva. O discurso de Marina é sobretudo o discurso do ressentido, ela é pan pharmaton, a panaceia para todos os males, desde a lombriga até aids e câncer. Tudo ela tem uma solução. A ética como solução milagrosa no campo da política, vamos voltar ao iluminismo político dos ingênuos. Felizmente ela tira votos de Serra e morde um naco de intelectuais que ficam no armário. Eu prefiro a Marina da Glória.

    José Rocha

    A Marina é a candidata das frases feitas, decoradas! É uma Heloísa Helena mais perigosa, porque meiga, engana mais facilmente. Ela é, como se diz aqui no nordeste, "fogo de munturo", queima por baixo. Quando menos se espera a tragédia acontece!

    Jairo_Beraldo

    Verde de dolare$.

    Dr Yoki

    Faz um tempinho que também conclui que esse é o motivo do verde.

    @marisps

    Faço apenas uma ressalva ao seu excelente comentário: esse sentimento de quem se sente desprezado e que vira ódio pode acometer qualquer pessoa independente do sexo. Não são somente as mulheres que são tomadas por esse tipo de sentimento. Ou não seria esse tipo de sentimento que levou Hélio Bicudo (que tristeza e decepção) a assinar aquele documento patético e falso defendendo uma democracia que nunca esteve em risco?

PLATAO

CONFIRMO A ESTRATEGIA AQUI NO RETUDO TUCANO É ISSO QUE ELES FALAM É PARA VOTA NA MARINA.

Zé Cabudo

Opa! Calmem lá, meus queridos! Tenho intenção de votar na Marina (a acredito que a grande maioria que votará nela) não porque levo a sério tudo em que a Globo insiste. A Marina tem uma ideologia, tem um programa de governo e tem sua proposta de governança. E, mais do que isto, ela tem seu próprio carisma. E eu acredito na competência e na honestidade DELA. A Globo não tem nada com isso. Aliás, já tem alguns anos que não assisto aos jornais dessa emissora. Se tenho alguma restrição é ao atual partido dela, porque de uns tempos pra hoje, virou partido de aluguel, sendo recrutados políticos sem a menor tradição na causa ambiental. Mas ela é diferente, ela tem trajetória e competência inquestionável na área.

Outrossim, meu voto nela se deve a um objetivo em ter um 2º turno entre Marina e Dilma. Este seria um 2º turno útil, construtivo. Mas se esse horizonte ideal não existir; se for pra ir pro pau com os tucanos-demos; se for pra continuar a baixaria eleitoral que aí está, não tenham dúvida. Minha simpatia e preferência é toda da Dilma, pra vencer no 1° turno.

    José Rocha

    Como disse anteriormente, a Marina é uma Heloísa Helena piorada. Mulher de frases feitas e decoradas. A meiguice dela faz com que seja bastante perigosa, porque engana. E se o partido dela é um partido de aluguel, por si só, isso demonstra que ela não tem caráter. Com certeza ela está à venda, e seus objetivos são inconfessáveis.

    ValmontRS

    Se o Brasil fosse uma monarquia absolutista e estivéssemos elegendo um novo rei, talvez você tivesse razão. Como o pressuposto é falso, você está é totalmente fora da realidade.
    Marina e seu PV estão deliberadamente ajudando SERRA. E você também.

    Maria 1

    O programa de governo da Marina, se examinado pela lado econômico, é por demais neoliberal, com sugestões de ainda mais autonomia para o Banco Central. Esse projeto, como já demonstrado à exaustão, e que já está minando o modelo de bem estar social dos países europeus, é por demais excludente. Por aí, então, nada que empolgue. Ao contrário, assusta. Sob política externa, ficou claro por gestos e declarações da candidata, que voltaríamos ao esquema de alinhamento automático com os EUA, quando uma nova ordem mundial já se esboça, com o Brasil entre os líderes desse processo. Vamos retroceder? Estamos, então, diante de uma opção alternativa? Ou de uma outra opção à direita com retoque suavizado e colorido?

    João

    Zé Cabudo

    Aqueles que desde o 1º momento decidiram o seu voto a Marina, fazem de forma correta e de forma nenhuma podemos contestar sua vontade. O impressionante é o que vem ocorrendo nos últimos dias, infelizmente a Marina passou a fazer o joguete da direita e da imprensa, repetindo a mesma ladainha que o Serra, parece até combinado. Infelizmente uma pessoa que poderia ter feito muito mais que fez, vejo-a caminhando para a direita e não me espantaria que num hipotético 2º turno (que acredito não acontecerá) ela se aliasse ao "Zé" Serra. Ou ela não se deu conta ou não se importa, mas esta fazendo um papel muito pequeno, pra mim ela foi a maior decepção desta eleição.

    kimparanoid

    Também tenho (ainda) grande consideração por Marina Silva. No entanto, estamos tratando de uma disputa pela presidência da República e não de um processo de canonização. Ainda que suas propostas tenham as melhores intenções, é preciso lembrar que Marina, se eleita, não governará sozinha. Ou seja, terá de conciliar interesses e eventualmente ceder em algumas ocasiões. E ela, ao deixar o Ministério do Meio Ambiente, já demonstrou dificuldades nesse sentido.

    Zé Cabudo

    Fiquei emocionado com a quantidade de respostas. Agora entendo por que trolls fazem tanto sucesso por aqui. Permitam-me dizer alguns esclarecimentos e obviedades:

    1- Não leio nem acompanho qualquer veiculo do PiG;
    2- Considero, de longa data, a causa ambiental como de 1ª necessidade no Brasil e no mundo;
    3- voto mais no candidato que no partido;
    4- deixo de votar mais no partido (PSDB-Demo e afins) que no candidato;
    5- por essas e por outras, não consigo levar a sério a possibilidade de eu estar sendo manipulado pela "equipe de marketing" do Serra;
    6- a candidatura do PV e da Marina faz parte da democracia e é direito deles, e só eles podem desistir ou fazer o que quiserem com essa candidatura;
    7-também, o voto de cada eleitor é (pasmem!) o direito de cada um deles escolher quem bem entenderem;
    8- se tucanos e petistas acham que o voto na Marina é uma ajuda deliberada ao Serra, o problema é deles (e do próprio Serra). Pra quem escolhe a Marina, a ajuda é só para a Marina. Nada mais que uma escolha, muito dentro dos limites da democracia. (Aliás, o PSDB-Serra-PiG estaria se aproveitando dessa força com quem quer que estivesse em 3º lugar, fosse o Eymael, o Plínio ou o Fidel Castro).
    9- Ao contrário do malabarismo que está sendo feito para assim parecer, Marina NÃO apóia o Serra, nem seus aliados. Ao contrário, ela só pede votos para (pasmem de novo!) ela mesma; para ela mesma disputar o 2º turno.
    10- Por isso, não estou retirando meu voto da Dilma (com quem simpatizo desde antes de sua pré-candidatura, vale ressaltar). Estou apenas querendo um 2º turno entre as duas melhores candidatas.

    O resto, já falei no meu comentário que gerou tanto esperneio. No mais, obrigado pelo respeito da maioria. Aos outros, deviam ter lido meu comentário inteiro, pra não gastar dedo com argumentos perdidos. Quando se mostram as diferenças, é impressionante como a intolerância aparece em qualquer lugar. Inclusive, do lado de cá.

    Zé Cabudo

    Vocês venceram. Depois do ridículo a que acabei de assistir a Marina se prestar no debate da Record, declaro que estou repensando seriamente meu voto nela…

Vicente P Pereira

Pobre menina Marina, que o preconceito diz ter "cara de fome", não se deixe levar pelo ressentimento. O futuro de nossas crianças e jovens, do Brasil e do Planeta são muito mais importantes do que picuinhas paroquiais.

Marcelo de Matos

Não sou filiado ao PT, uma pessoa jurídica de direito privado com mais de um milhão de filiados e expressivo número de simpatizantes. O partido foi vítima de uma campanha covarde e injuriosa por parte do tucanato. Pleiteou liminar junto ao TSE que deu uma de “migué”: o ministro Joelson Dias alegou que não havia provas de que a matéria tinha sido encomendada pelo PSDB. Até os sequazes da Folha de São Paulo, como o blogueiro Josias de Souza, estranharam a decisão: “O PT anexou à sua representação recortes de jornal. Mas o ministro considerou que “matérias jornalísticas” não constituem prova”. “Serra declarou que seu comitê não havia encomendado o vídeo. Verdade. A encomenda é do PSDB. Afirmou que não foi informado e sequer viu as imagens. Lorota. A coisa toda foi feita com o conhecimento do candidato. A peça foi solicitada ao marqueteiro Adriano Gehres”. A ofensa continua na rede. Nela os petistas são comparados a cães rottweiler. Cachorros são os autores da peça e cachorrada foi a decisão do TSE. Devemos protestar através de todos os meios de comunicação contra essa decisão espúria.

    ValmontRS

    Indignação total.
    Decisões claramente tendenciosas no Judiciário alimentam a sanha dos golpistas que pretendem levar a eleição para o tapetão.
    Fiquemos atentos a este nome. E que ele não se esqueça de que o BRASIL NÃO É HONDURAS.

augustinho

Em sp pode estar havndo pessoas negociando com outras pessoas alguma desistencia em prejuizo da esquerda. Coisa que nao é automatica alias.

EDUARDO

Para Marina viabilizar um 2o turno como linha auxiliar dos Demotucanos terá de levar todos os indecisos sobrantes(quem sempre tendem a votar em quem está na frente) em torno de 5% e/ou tirar algum da Dilma. Tá dificil. Não faz sentido alguem trocar a Dilma pela Marina para favorecer o Serra num 2o turno. Esse voto eh de qual extrato social? Não seria mais logico sair da Dilma e ir direto pras bandas do Serra? Se esperam esses votos dos mais aculturados, tá faltando logica no sistema.

fariajos

Neste cálculo não entra mais Dilma e segundo turno. Neste cálculo entra o eleitorado do centro, que a coalisão PSDB/DEM está perdendo a passos largos. Do meu ponto de vista, PSDB/DEM dão a eleição como perdida e a batalha virou pelo butim: o centro do eleitorado, que está à deriva, por causa da campanha semi ou inteiramente fascista da midia patrimonialista: e por isso mesmo sendo jogado no colo de Dilma. Perder não somente a eleição, mas também o centro do eelitorado para o PT é sentença de morte de papel passado para a oposição nos próximos 4 anos (o que eles apelidaram de " extermínio"). Com Dilma a 50% e Lula a 80% a disputa é por esse 20-30% que ainda não votam no PT embora aprovem Lula. Para não perderem contato com eles, e nisso entra Marina: segurar um ponto de contato com o eleitorado do centro. Que Serra perdeu copiosamente (quem não se lembra que antes de 2010 ele tinha propalados 38, quase 40% dos votos?, Essa conta a imprensa serrista nunca menciona… é muita coisa perdida, convenhamos). Marina é a rolha no ralo.

    Elias São Paulo SP

    "Marina é a rolha no ralo." (risos concordantes)

ValmontRS

Marina está jogando fora todo o prestígio que construiu ao lado de Lula. Jogou fora também uma grande oportunidade de realizar um trabalho viável e significativo ao lado das forças progressistas deste País. Sua postura messiânica revela-se como uma nova face do conservadorismo. Marina apequenou sua visão e perdeu-se, infelizmente, nos braços da direita retrógrada.

A experiência europeia comprovou o engodo da chamada terceira via, porque de fato não existe força política além da dualidade básica capital-trabalho. As alternativas de arranjos políticos estarão sempre situadas no espectro entre a esquerda e a direita. E a direita, por sua própria natureza excludente e elitista, jamais será compatível com uma verdadeira proposta de desenvolvimento sustentável.

    José Rocha

    Ela está mostrando o que sempre foi, ou seja, um produto da grande mídia! Ela não tem escrúpulos, pois se aproveitou do que foi Chico Mendes, para se promover! Meiguinha e extremamente perigosa!

Augusto

É mais fácil a Marina se beneficiar dos votos dos serristas arrependidos. Na hora que o barco tucano afundar esses votos certamente serão canalizados para ela.

    Jairo_Beraldo

    Assino embaixo. Por isso minha teoria que o Zé não passa dos 19% dos votos válidos.

    kimparanoid

    Ou seja, continuam apoiando o neoliberalismo achando que os empresários conscientes salvarão o meio ambiente. Mais fácil chamar o Capitão Planeta!

Fabiana

O PT se alia a Sarney, Barbalho, Renan, Tirirrica, dá a alma para ganhar a eleição…mas a Marina não pode.

    Valmir Stronzake

    Quando o candidato é elogiado pelo PIG, é sinal de que está no caminho errado, pelo menos do ponto de vista do que é melhor para o Brasil.
    o PT realmente precisa do apoio do PMDB nesta eleição, mas está sendo atacado pelo PIG, ao contrário da Marina.

    Roberto Locatelli

    Serra se aliou a Quércia, Dilma se aliou a Sarney, Marina se aliou a Gabeira. Não é isso que está sendo discutido aqui.

    A questão é:

    1) Dilma continuará e aprofundará o que Lula promoveu: desenvolvimento econômico com distribuição de renda e justiça social, através, por exemplo, do fortalecimento das estatais. Ela representa, pois, um projeto político claro.

    2) Serra é contra as estatais. O PSDB, quando foi governo, vendeu estatais, promoveu miséria, concentração de renda e estagnação econômica. Ele também representa um projeto político claro. Podemos até discordar, mas o projeto está claro (embora o próprio Serra evite explicitá-lo no horário político, na esperança de evitar perda de votos).

    3) E Marina? É contra ou a favor do fortalecimento das estatais? É contra ou a favor dos programas sociais? Bem, se observarmos as atitudes do PV, que agora É o partido de Marina, vereremos que é um partido de direita, que tem se aliado ao PSDB e ao Dem. Por exemplo, na cidade de São Paulo eles apoiaram Kassab e governam junto com ele.

rubem almeida

Marina, foi seduzida pela hipotese de ser presidente, a ambição fez com que ela caisse nos braços da direita, o PV é a direita conservadora que não se assume como direita e vem com aquela ladainha "que esquerda e direita acabou que isso coisa do passado", tese que não tem sustentação em nenhum cientista poltico ou sociologo sério, eles tentam empurrar "guela a baixo" dos vazios que o PV é o "partido da moda ", por isso aqueles artista vazios globais estão fazendo campanha para o "perigoso e traira gabeira".

@walterthe

azenha, meu amigo.
e a folha, publicadora de boatos?
ontem mataram o Romeu Tuma…
E depois ainda Vem falar de credibilidade

Remindo Sauim

A Dilma vai continuar lá em cima entre os 50% e 54% enquanto que, se a direita inflar muito a Marina, ela vai ultrapassar o Serra. Daí então a derrota vai ser pior ainda.

Jairo_Beraldo

Não adianta…nem Gabeira vota nela! Gabeira? O bom de voto no Rio?

Leonardo

Os programas dos partidos de oposoção neste último mês de campanha é "Segundo Turno". E a marina tá toda
satisfeita sendo usada. Coitado dos garimpeiros. O ódio faz muita coisa ruim. Ele queria ser a escolhida. Como diz o ditado: Eu não levo, mas tu também não leva.

J_Amaro

Parabéns, Marina! Você se reduziu a mero joguete dos reacionários e do PIG.

Jair de Souza

Eu entendo que o apoio aberto que a máfia midiática vai dar a Marina nesta reta final não tem pretensão de tirar votos de esquerda de Dilma e transferi-lo à eco-capitalista. O que eles esperam é conseguir alguns votos de gente conservadora que, apesar de odiar Lula, não consegue tragar a figura de José Serra. Seriam votos nulos que facilitariam a Dilma o alcance do percentual mínimo de 50% de votos válidos para eleição em 1º turno. A esperança da máfia midiática (e de todos seus aliados, inclusive de Marina) é que com esses votos Dilma seja forçada a enfrentar novamente toda a máquina das oligarquias no 2º turno. Creio que serão derrotados novamente, mas do ponto de vista deles, estão fazendo de tudo. Dá para entender. Cabe a nós contra-atacar para tentar desmontar seus planos.

silveira

vai dar segundo turno por causa da exigência de documento com foto! Isso vai dar pano pra manga ainda! Eu tentarei votar sem minha identidade! Testarei o sistema.

mello

Temos que assistir de camarote e reforçar a Dilma. Que eles disputem ( e se desgastem ) uma pouco provável vaga no segundo turno: o importante é reforçar a candidatura Dilma, com trabalho e dedicação.

@ZKOliva

Posso estar enganado, mas acho que será o suicídio político de Marina. E posso estar enganado também, mas se Marina já não estivesse com seu rabo demasiadamente preso com a direita e tivesse uma visão política de estadista e uma boa dose de coragem e ousadia, seria o momento adequado para renunciar e voltar consagrada para os braços do povo. Aqui no sul a renúncia do candidato a senador pelo PSOL que veio a favorecer o candidato petista Paulo Paim foi muito bem recebida, tida como uma atitude de maturidade política. Marina tem a oportunidade de causar o rebuliço definitivo desta eleição. Está com a faca e o queijo na mão mas prefere cortar os dedos. Uma pena.

ZéS.

Acho que o neoecolgista franciscano Pedro Simon, deveria aposentar-se, pois sua atuação no senado nunca trouxe algo de proveitoso para o RS. Sua atuação baseia-se em tentar atrapalhar o PT para ajudar a direita ( independente de qual a direita da hora), simplesmente para criar factóides e ser elogiado pela VEJA,como um dos mais respeitados parlamentares de toda a história da Republica.(tss,tss).

DEGAS

Pobre PV. Precocemente contaminado pelos gabeiras e gambás que ali fizeram ninho, está agora na incumbência de se tornar o desaguadouro dos urubus que há pouco se travestiam em aves mais nobres. Se ficar só no oportunismo eleitoral, ainda vá lá. Mas se der abrigo a tantos deserdados, vai verter água pelo ladrão. Podes crer!

Leonardo Brito

A safadeza da Imprensa é tanta que o UOL dá manchetinha: "Pedro Simon, ex-aliado de Dilma…" Quando o tutor da Yeda Crusius foi apoiador da Dilma?

    Nilva

    No final de agosto ele se declarava neutro. Em meados de setembro assumiu a candidatura Dilma num comitê suprapartidário, agora declara apoio à Marina. É um parlamentar ciclotícmico. Os gaúchos o conhecem bem.

Alcimar

Daqui para frante serão dias decisivos, portanto, não perdamos a concentração, vamos fazer de cada dia como se fosse o dia da eleição. O nosso grande guerreiro Lula na frente e nós o acompanhando. E dia 3 de outobro o Brasil estará em festa com Dilma eleita.

hugo

OLHA NAO CONSIGO ENTENDER , VOTAR NO SERRAGIO JAMAIS , AGORA DAR UM TIRO NO ESCURO VOTANDO NESSA TRAIDORA DA MARINA É SUICIDIO , SERA QUE AS MELHORAS QUE O LULA FEZ AO PAIS NAO VALERAM NADA , ESSE POVO É MAL AGRADECIDO MESMO , TEM QUE VIVER NA MISERIA E SOFRER PRA LARGAR MAO DE SER INGRATO

Carlos.

Lá no Rio Grande do Sul um aliado da Yeda, Pedro Simon, declarou apoio a Marina. Já, já o navio do PV vai adernar a direita. Da-lhe Laranja Verde da Silva!

    Joana

    Carlos, não é "já, já"… no RS a direitona desembarcou no PV há uns 5 anos, fazendo os verdes autênticos debandarem… é o maior direitona o PV, em qualquer lugar. Pedro Simon é a escória da direita, travestido de cordeiro.

    Carlos.

    Esclarecendo melhor: o barquinho de papel reciclado vai adernar à direita e afundar nas marolas do Tucanic.

lucia

Não há dúvida de que Marina já fez sua opção e em qe direção basta ver seus pronunciamentos e de seus correligionários.É triste vermos mais uma vez o enterro de uma bela história de vida, derrubada pela vaidade e demonstração de princípios dúbios e frágeis. Aliás os verdes têm apresentado sua verdadeira face.
Mas o povo vota naquilo que percebe concretamente, sua melhoria de vida, emprego , renda, a estabilidade econômica e sabe que a os defensores da moral e da honra não são detentores das qualidades que apregoa nem isentos dos crimes que busca atribuir ao governo e sua candidata. E ao contrário do que pensa a elite desconfia dos interesses por traz dos ataques.
Avante Brasil! Dia 3 de outubro será a afirmação da bravura e amadurecimento do povo brasileiro.

Helio Jacinto

O Golpista Pedro Simon do RS,acabou de declarar apoio a "Verde Marina".

    Joana

    Esse golpista Simon "inaugurou" no RS, em 87, jogar a polícia prá cima dos professores. Foi ele o primeiro a ciminalizar movimento sociais. Jogou em cima dos parofessores a polícia de choque, gás lacrimogênio, polícia montada… é preciso ter boa memória, gente…

Alexandre Tambelli

Azenha e Pessoal!
A MARINA pode ganhar votos por um lado e perder votos por outro, se ela ficar marcada com o carimbo da Velha Mídia. Eu acredito nessa hipótese. Vai ganhar um punhado de votos conservadores e doar parte de seus votos para a DILMA. Do jeito que a campanha do SERRA está agindo, creio eu, em voto útil na DILMA, já no primeiro turno.

    Joana

    Pois é, Alexandre… eu me pergunto se pessoas como Gilberto Gil ainda estão com ela. Leonardo Boff não está mais. Aqui mesmo no Azenha tem um texto seu. Acredito que aqueles/as que a apoiaram no início devem estar revendo seu voto agora.

mineiro

a lacraia falante , traidora da marina silva esta fazendo o papel da direita, tem que ser enterrada junto com o ze nazista

    Cornélius/Londrina

    Mineiro é gente boa e pode ser mais elegante nos elogios à Marina.

    mariazinha

    É uma verdade sobre os mineiros, Cornélius. Entretanto, qqer. um perde a paciência ao ver a falta de caráter de certos políticos, como d. marina, por ex. Nem mineiro aguenta uma traíra gasguita buzinando sandices em seus ouvidos, dia e noite.

Cornélius/Londrina

Serrinha Rottweiler e seus amigos raivosos tentarão de tudo para tentar o 2º turno.
A pose é de mansinho mas a atitude é feroz.

Não quero um Brasil com Serrinha Rottweiler.

Messias Macedo

… No domingo próximo passado, o programa 'Canal Livre' [TV Bandeirantes] exibiu um debate entre os vice-presidenciáveis. Pois bem, o candidato a vice na chapa da Marina [Ex-Silva] afirmou que está com medo de o governo Lula e o futuro governo Dilma cercearem a liberdade de expressão da imprensa… O vice na chapa da Marina Ex-Silva não é um personagem amistoso! A ecocapitalista está acompanhada de um ecologista(?!) com interesses políticos de viés conservador, preconceituoso e autoritário…
Coitado do Chico Mendes! Marina Ex-Silva!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de 'Nois' Bananas

    kimparanoid

    Para o referido vice na chapa do PV, o meio ambiente é mercadoria.

Eliseu Abrantes

Sera outro tiro no pé do serragio pois o bicho quando não presta tudo o que consegue é atirar no proprio pá.

zoiudo

viajei pelo estado do tocantins, em agosto,uns mil quilometros e vi queimadas ao longo de quase todo o percurso.Detalhe, as queimadas em apenas em vegetação natural.Vejo na tv agora também mato grosso, goiás… Será que isso tudo é para evidenciar a importancia da Marina?

    KNeto

    zoiudo, os dados apontam para uma diminuição das queimadas após a saída da Marina do Ministério.

Manoel

E se a Marina tirar voto do Serra?Pode ser outro tiro no pé do Serra.

Deixe seu comentário

Leia também