Eurosport: Está pintando a melhor Copa de todos os tempos

Tempo de leitura: 4 min

Brazil 2014: Four days in, and already on course to be the best World Cup EVER

do Eurosport, sugerido pela Conceição Oliveira

Apenas quatro dias de Copa do Mundo, mas já tem gente sugerindo que a Copa de 2014 no Brasil vai se tornar o melhor Mundial de todos os tempos.

É um ponto-de-vista polêmico. Aqueles de certa idade ainda falam do México 1970 com saudade, enquanto os Estados Unidos 94 deixam muitos fãs de olhos marejados.

A França 98 teve alguns momentos memoráveis — e quem pode esquecer da Itália 90, mesmo que for só da Nessun Dorma?

[Nota do Viomundo: Naquela Copa, os três tenores no ápice de suas carreiras — Pavarotti, Carreras e Plácido Domingo — cantaram juntos num evento promovido em função do torneio, que deixou a todos emocionados]

Mas o campeonato deste ano no Brasil tem o potencial de ser o melhor de todos os tempos.

Prematuro? Sem dúvida. Injustificável? Absolutamente não. Aqui apresentamos seis razões para acreditar na tese:

1. GOALS, GOALS, GOALS

Apoie o VIOMUNDO

A festa de gols no Brasil é uma mudança bem vinda depois da fase de grupos estéril da África do Sul quatro anos atrás, que foi notável pela “greve branca” da França e pelo fato de os então campeões, da Itália, não conseguirem ganhar uma partida sequer.

Na verdade, depois de oito jogos a Copa de 2014 tem mais que o dobro do número de gols em relação à anterior, no mesmo estágio.

Brasil 2014 tem a média marcante de 3,5 gols por jogos — um número que não se via desde 1958 na Suécia, quando o atacante francês Just Fontaine marcou 13 gols, sete mais que o Pelé.

Isso faz do campeonato do Brasil o mais prolífico da era moderna, com um gol a mais por jogo que a média das três edições anteriores. A Itália 90 continua um nadir, com 2,21 gols por jogo.

2. SHOCK RESULTS

Já houve um jogo melhor na fase de grupos que a goleada da Holanda sobre a Espanha por 5 a 1? A margem da vitória não deve nos fazer esquecer que foi um clássico de todos os tempos, cheio de momentos maravilhosos e um dos gols mais icônicos da Copa do Mundo, na cabeçada-mergulho de Robin van Persie que encobriu o goleiro. A excitação de ver Arjen Robben rompendo entre os campeões do mundo fez desta uma noite maravilhosa de futebol.

E quanto às surpresas? Na noite de sábado nós vimos a Costa Rica produzir um choque no grupo da Inglaterra ao derrotar o Uruguai por 3 a 1 com outra grande performance. Joel Campbell foi a estrela do show num resultado que deixou em aberto um dos grupos mais difíceis e espalhou ondas sísmicas num campeonato já empolgante.

Lembrete: o torneio teve apenas quatro dias de jogos. E no primeiro houve apenas uma partida.

3. NO DRAWS, AND TOPSY-TURVY GAMES

Nenhum jogo terminou em empate ainda no Brasil [Nota do Viomundo: O artigo foi publicado antes de Nigéria 0 x Irã 0]; a Copa da África do Sul começou com um empate. Uma mudança cultural para táticas ofensivas — com contra-ataques sublimes — torna este um início de Mundial inesquecível, com as seleções tentando garantir logo três pontos, em vez de se contentar com um.

Como o Rio Report disse sobre o jogo da Argentina na noite de domingo, não estamos certos se as equipes são incapazes ou não querem se defender. Mas não vamos reclamar por isso.

Não é apenas o futebol ofensivo e o número de gols, no entanto. É o fato de que as partidas são emocionantes, com variações regulares entre as duas equipes.

4. THE BIG NAMES ARE PERFORMING

Olhe a lista dos três artilheiros depois de três dias: Robben, Van Persie e Neymar tem dois cada e Alexis Sanchez também veio à festa com um gol e o passe para outro, do Chile. Andrea Pirlo deu aula de passes no jogo contra a Inglaterra e Mario Balotelli foi o homem da partida.

Mesmo o famosamente tímido Lionel Messi, quando se trata da Copa do Mundo, está participando: ele não marcava em copas desde um desnecessário tento numa goleada de 6 a 0 na fase de grupos de 2006, mas se acertou contra a Bosnia domingo num gol tão bonito que você poderia jurar que ele estava vestindo a camiseta do Barcelona.

Os grandes jogadores estão entrando no palco sem medo. Ninguém personifica isso mais que Neymar, que respondeu à pressão colocada em seus ombros com um gol na estreia do Brasil contra a Croácia, 3 a 1.

5. IT’S IN BRAZIL

Esqueça os campos das escolas públicas da Inglaterra, o Brasil é o verdadeiro lar espiritual do futebol. Com o cenário do Pão de Açúcar e da floresta amazônica, este campeonato segue a batida do samba, aquela do estereótipo, mas que realmente contagia este país gigante e glorioso. Se você não se envolve com uma Copa no Brasil — seja treinador, jogador ou torcedor –, precisa que seu pulso seja checado.

6. BECAUSE EVERYONE IS SAYING IT IS 

Porque todos estão dizendo isso.

Está decidido. É outro México 1970.

Leia também:

Aos poucos, realidade vai matando o “imagina na Copa”

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jorge Moraes

Volume morto, volume posto: Geraaaaldooo, o Alquimista de Pindamonhangaba, anestesista, é casado com Dona Lulu, ou Lu. Esqueci.

Aécio, algo embriagado pelo poder. Amigo de Serra, que com o passar dos anos, está sempre a lembrar o mineiro da triste condição humana, de pó ser e ao pó voltar.

Fernando II, o Privatista, é sociólogo de temporada, e tem vários filhos, inclusive um que foi sem nunca ter sido. Pensando melhor, um não: dois. Havia esquecido do Real.

São figuras emblemáticas daquele tempo maravilhoso, quem não se lembra? A não ser que tenha havido algum apagão na memória, você há de se lembrar.

Pretendem retornar.

Vlad

O tradutor utilizado provavelmente tem problemas:

“…one of the greatest tournaments of all time” não é: “…o melhor Mundial de todos os tempos”.

Luís Carlos

Copa é super sucesso reconhecido pela grande mídia estarngeira. Já a mídia corporativa daqui faz força para ser ruim. Se deram mal.

Urbano

E já que se falou em futebol e samba, então é partir para ouvir o belo samba do pernambucano Luiz Bandeira, intitulado ‘Na Cadência do Samba’, mas também conhecido por ‘Que Bonito É’…

Fernando

Obrigado ao PT pelos bons jogos e enorme quantidade de gols.

Flavio

Dinherio mal invetido meu caro, foi aquele ganho com as privatizações das nossas empresas e até hoje ninguém viu aonde foi parar.

FrancoAtirador

.
.
Vira-Latas da Torcida Organizada VTNC PETROBRAX,

popularmente conhecidos como TUCANÕES DA INFIEL,

HOOLIGANS DE GRIFE ou BARRA-BRAVAS EMPLUMADOS,

vibraram com as vitórias de Alemanha e U.S.A.

Por falar em alemão, o Supremo Führer do STF Joaquim Barbosa,
ao deixar a última sessão do CNJ, antes de sua aposentadoria,
prevista para o fim deste mês, questionado por jornalistas
sobre os dados do Censo do Poder Judiciário (*) que mostra
que só 1,4% dos juízes do Brasil se declara negro, retrucou:

“Não sei e estou de saída.
‘Es ist mir ganz egal’
[‘Para mim tanto faz’].
Não estou nem aí!”

(*) http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-06/juizes-negros-sao-14-dos-magistrados-aponta-censo-do-cnj

(http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-06/estou-de-saida-nao-estou-nem-ai-diz-barbosa-na-ultima-sessao-no-cnj)
.
.

Zanchetta

Dentro de campo está uma beleza, fora de campo… tá faltando até água para jornalista nos estádios…

    Luís Carlos

    Só se for no Itaquerão, mas é porque é SP e o Alckmim não sabe planejar. Só trabalha com volume morto. No restante do país tem água, até de cisterna. Só em SP tem racionamento de água.

Rodrigo

Dentro de campo realmente está muito bom. Mas, como bom chato que sou, não devemos esquecer tudo que norteou o torneio.

Um baita campeonato dentro de campo não pode esconder todo o dinheiro mal investido em elefantes brancos e as dezenas de obras de mobilidade prometidas que não saíram do papel. Sem contar os relatos de falta de comida é agua dentro dos estadios de salvador e SP(esses dois últimos responsabilidades da FIFa, para ser os justos).

Ufanismo barato foi muito usado em 70. Não deixemos que isso nos cegue novamente.

    Tales Cunha

    Pensamento Vira-latas. Se no país do futebol estádios de futebol são elefantes brancos, aonde deixariam de ser?

    Rodrigo

    Se você entendesse um pouquinho de futebol saberia que em Cuiabá, Manaus e Brasília praticamente não existe futebol profissional competitivo.

    Pare de confundir critica racional com complexo de vira latas. Esse ultimo termo estáatão mal empregado quanto o uso de fascista para qualquer um que não seja petista.

    Eduardo

    Cadê a fonte da informação que faltou água? (não vale a Veja).
    Ouvi gente dizendo que acabaram os lanchinhos em SP. Mas de quem é a responsabilidade sobre o erro de provisão da lanchonete?
    Acho coisa de pouquíssima importância acabar o estoque das lanchonetes que funcionam dentro dos estádios. Garanto, ninguém morrerá de fome por conta disso.
    Nem do sinal de internet eu vi gente reclamando. E olha que eu acho isso uma frescura. Quem vai no estádio é ora ver jogo, e não ficar “postando no face”.
    E olha que teve jornal uma semana antes da copa garantindo que não teria sinal nenhum de telefonia móvel em alguns estádios

    Rodrigo

    Paulo Calçade relatou isso no ultimo linha de passe da ESPN. Fonte mais que fidedigna.

    E eu frisei bem que essa ultima era responsabilidade da Fifa.

Deixe seu comentário

Leia também