Espontânea: Dilma 22%, Aécio 8%. Ibope corrige rejeição à presidente

Tempo de leitura: 3 min

A presidente em inauguração de trecho da ferrovia Norte-Sul; foto Roberto Stuckert, no Blog do Planalto

Dilma sobe de 37% para 40% em nova pesquisa Ibope

Por Letícia Sorg | Estadão Conteúdo – No Yahoo

Pesquisa do Ibope divulgada nesta quinta-feira, 22, mostra a presidente Dilma Rousseff com retomada do patamar de intenções de voto que tinha março após ter caído para 37% em abril.

A presidente Dilma Rousseff (PT) subiu de 37% em abril para 40%. Os demais candidatos somam 37%.

Aécio Neves (PSDB) aparece com 20% das intenções, Eduardo Campos (PSB), com 11%, pastor Everaldo (PSC), com 3%, José Maria (PSTU) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada e outros, juntos, somam 1%.

No levantamento anterior, Aécio Neves tinha 14% e Campos, 11% das intenções de voto pelo Ibope mostra que, no cenário mais provável para as eleições de outubro, que considera as candidaturas de partidos nanicos, o segundo turno ainda é uma dúvida.

Os principais pré-candidatos cresceram na pesquisa com a diminuição de votos brancos, nulos e indecisos. Na pesquisa de abril, brancos e nulos somavam 24% e eleitores indecisos, 13%.

No levantamento divulgado hoje, brancos e nulos somam 14% e indecisos, 10%.

O levantamento foi feito entre 15 e 19 de maio com 2.002 pessoas em 140 municípios.

Apoie o VIOMUNDO

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral no dia 17 de maio sob o protocolo BR-00120/2014.

Cenários alternativos

No cenário em que apenas os nomes de Dilma, Aécio e Campos são considerados, a presidente aparece com 39%, Aécio, com 17% e Campos, com 11%. Brancos e nulos somam 21% e 11% não souberam ou não responderam.

No cenário em que o nome de Lula substitui o de Dilma contra Aécio e Campos, o ex-presidente aparece com 46% das intenções de voto. Aécio soma 16% e Campos, 9%. Neste cenário, brancos e nulos somam 20% e indecisos, 9%.

Resultado de pesquisa do Vox Populi tuitado pelo deputado Rogério Correia (PT-MG)



Segundo turno


Num possível segundo turno contra Aécio, a presidente Dilma somaria 43% das intenções de voto contra 24% do tucano, com diferença de 19 pontos porcentuais.

No levantamento de abril, a distância era de 21 pontos porcentuais.

Quando o pessebista Eduardo Campos enfrenta a petista, Dilma tem 42% contra 22% do adversário, uma diferença de 20 pontos porcentuais. Na pesquisa divulgada em abril, a distância era de 27 pontos.

Em cenário alternativo para o segundo turno, considerando o Lula como candidato, o ex-presidente ganha com 49% de Aécio (20%). Contra Campos, o petista tem 50% contra 16%.

Espontânea


Na pesquisa espontânea, Dilma aparece com 22% das intenções de voto, Aécio com 8%, Lula com 6% e Eduardo Campos, com 4%. Brancos e nulos somam 18% e 37% dos entrevistados não souberam dizer ou não responderam à questão.

Taxa de rejeição

A pesquisa Ibope mostra que 43% dos entrevistados não votariam de jeito nenhum na presidente Dilma. Em abril, o porcentual era de 40%. A taxa de rejeição a Aécio oscilou de 39% em abril para 37% em maio. Já a de Campos caiu de 39% para 34%.

Interesse pelas eleições


O Ibope também perguntou sobre o nível de interesse dos eleitores pelo pleito de outubro: 14% dos entrevistados se declararam muito interessados nas eleições; 27% dizem ter interesse médio; 29% afirmaram ter pouco interesse e 28% manifestaram nenhum interesse nas eleições de outubro.

******

Ibope corrige erro: Rejeição à Dilma se manteve, não cresceu

LETÍCIA SORG – Agência Estado

Num possível segundo turno contra Aécio, a presidente Dilma somaria 43% das intenções de voto contra 24% do tucano, com diferença de 19 pontos porcentuais. No levantamento de abril, a distância era de 21 pontos porcentuais.

Quando o pessebista Eduardo Campos enfrenta a petista, Dilma tem 42% contra 22% do adversário, uma diferença de 20 pontos porcentuais. Na pesquisa divulgada em abril, a distância era de 27 pontos.

Em cenário alternativo para o segundo turno, considerando o Lula como candidato, o ex-presidente ganha com 49% de Aécio (20%). Contra Campos, o petista tem 50% contra 16%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, Dilma aparece com 22% das intenções de voto, Aécio com 8%, Lula com 6% e Eduardo Campos, com 4%. Brancos e nulos somam 18% e 37% dos entrevistados não souberam dizer ou não responderam à questão.

Taxa de rejeição

A pesquisa Ibope mostra que a taxa de rejeição de Dilma Rousseff se manteve em 33%. A taxa de rejeição a Aécio caiu de 25% em abril para 20% em maio. Já a de Campos caiu de 21% para 13%.

Leia também:

Fantasma do inimigo interno assombra a ocupação da Maré

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Franxaba lima

BRAULIO ALVES
falta ao PT apoio da MILITANCIA DIGITAL na INTERNET
não vejo ninguém falando bem da DILMA só falando mal.
cadê a militância DIGITAL DO PT.
cadê a moçada que faz memes na internet satirizando os adversários
cadê a turma do FACEBOOCK,….
e as matérias pagas em jornais e revistas …..
acorda PT
acorda DILMA.
cadê a militância Digital?

BRAULIO
Tenho feito minha parte DIARIAMENTE e não tenho dúvida que ganharemos a eleição 2014 para Presidente da República, de preferência no primeiro turno, o Brasil precisa economizar R$ e trabalho. Também sei que realmente podemosm, tem espaço e deveremos melhorar nossa participação, Brasil pra frente com a gente, é Diiilma e depois Lula Lalá aí serão 8 + 8 + 8 e se brincar mais 8 de um mandato PMDBista e o País já estará uma Suuupermaravilha, pois avalio que já está muuuuito bom, até já entendo que já estamos vivendo pleno emprego, etc, etc…..

João Luiz

Azenha, acho que novamente você deve verificar seu ad sense ou outro site utilizado para gerar anúncios. Logo abaixo da notícia, olha o que apareceu, pelo menos quando eu visualizei a página: http://www.empiricus.com.br/ad_eleicoes_aecio_d/?gclid=COmHltubwr4CFeMF7AodcmIAWw.

Propaganda de uma gestora de ativos convidando o navegante a verificar a resposta para a questão “quais ações devem subir ou descer se Aécio vencer a eleição?”

Todos aqui sabem qual o tipo de indução a que esta pergunta pretende levar quem lê o anúncio. Terrorismo econômico, de novo, a despeito de todos os indicadores (investimentos, geração de empregos, aumento de renda, etc.) É quase como se você tivesse um anúncio da veja na sua página!

Eu sei que você não controla quais anúncios são gerados espontaneamente, porque é levado em consideração o histórico de buscas do internauta e o conteúdo da página acessada. Estou postando isso só caso vocês ainda não tenham reparado.

Abraço!

Julio Silveira

Vou continuar sendo sincero, a Dilma vai ganhar essa eleição.
A Dilma ganha por que seus adversários não são somente dela, são da maioria da cidadania, como já demonstraram em suas oportunidades.
A Dilma ganha por que não tem adversário politico testado, que tenha ações de governo que possam nos levar a uma minima comparação entre resultados.
Todos, eu disse todos, já foram testados na gestão publica, e todos foram dependentes, para apresentarem algum resultado efetivo, do governo Federal.
Todos, inclusive o tucano, adularam o presidente Lula e são devedores dessa gestão, para avaliação positiva em suas casas.
Para a cidadania fica claro, todos sem exceção que estão postulando o cargo da Presidenta Dilma (em que pese suas fraquezas) são muito mais fracos, quer em aspectos abstratos como caráter e sinceridade, quer em qualquer comparativo absoluto, como resultado de gestão, que a candidata petista.

O Jornal Nacional escondeu a pesquisa presidencial e mostrou a queda na aprovação do governo !!!

    FrancoAtirador

    .
    .
    E O G1/GLOBO LINKOU O NOME DE AÉBRIO NÉBULUS EM VERMELHO

    AO LADO DO ÍNDICE DE 40% DE DILMA ROUSSEFF, NA MESMA COR,

    PARA DAR IDÉIA DE QUE O CANDIDATO DO PSDB ESTÁ NA FRENTE.

    Como disse Leonel Brizola pela voz de Cid Moreira

    no Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão:

    “Até mesmo a pesquisa mostrada ontem revela

    como tudo na Globo é tendencioso e manipulado.”

    VALE A PENA VER DE NOVO

    15/3/1994
    DIREITO DE RESPOSTA DE BRIZOLA NO JN DA TV GLOBO

    (http://www.youtube.com/watch?v=7bH7WwVtnAA)

    (http://www.viomundo.com.br/humor/xico-sa-com-aquele-carnaval-chatissimo-tinha-mais-que-tomar-porre.html)
    .
    .
    Pela troca de nome da ponte Rio-Niterói

    de Ditador Costa e Silva [Vade Retro]

    para Governador Leonel de Moura Brizola.

    Por um Brasil, livre, democrático e soberano.

    (https://www.facebook.com/PonteBrizola)


    https://www.facebook.com/pdt.niteroi?ref=stream

    FrancoAtirador

    FrancoAtirador

    .
    .
    A Globo já ultrapassou, em muito, as raias da decência.

    É um descaramento e uma safadeza que não têm limites!

    Atingiu o fundo do poço onde se deposita a imoralidade.

    Pobres BraSileir@S entregues a essa gentalha vil e infame.
    .
    .

Bacellar

Mas é um clássico em campanhas eleitorais quando um candidato força demais a mão na agressividade o adversário ganhar uns pontinhos. E o Narizinho andou batendo muito violentamente.

A Copa tendo sucesso e acabando a água em SP será um massacre, primeiro turno. As chances tucanas estão no caos generalizado na Copa e na sobre-vida do volume morto. A ver.

FrancoAtirador

.
.
QUANDO A REALIDADE DESMISTIFICA OS FACTÓIDES

DO CONSÓRCIO DE MÍDIA EMPRESARIAL TUCANA.

Manchetes do dia [do próprio G.A.F.E.*]:

** Ibope: DILMA CRESCE E GANHA NO 1º TURNO.

** ‘Mercado’: IBOVESPA SOBE 1,2%, APÓS 3 DIAS DE QUEDA.

** Datafolha: 63% são contra protestos durante a Copa.

** IBGE: O MENOR DESEMPREGO MENSAL EM 12 ANOS (4,9% em abril).

** Economia: INFLAÇÃO DESACELERA EM MAIO (FGV).



Luís Carlos

O candidato do PSOL está com zero?
Será quenDilma realmente subiu ou sempre esteve nesse patamar de 40?

Braulio alves

falta ao PT apoio da MILITANCIA DIGITAL na INTERNET
não vejo ninguém falando bem da DILMA só falando mal.
cadê a militância DIGITAL DO PT.
cadê a moçada que faz memes na internet satirizando os adversários
cadê a turma do FACEBOOCK,….
e as matérias pagas em jornais e revistas …..
acorda PT
acorda DILMA.
cadê a militância Digital?

    Heitor

    Se fizer muito barulho agora o Arrocho Neves e o PIG reclamam no STF e a ministra proíbe a chacota pq estaria sendo feita concorrência injusta do PT contra os adversários, mas deixa chegar o mês de julho que vc vai ver a onda da força da militância, até lá é só encher o saco e ironizar os coxinhas pagos para fazer campanha como massa de manobra.

Osvaldo

Esqueci de citar a fonte do comentário TAXA DE REJEIÇÃO MANIPULADA:

http://tijolaco.com.br/blog/?p=17591

Osvaldo

TAXA DE REJEIÇÃO MANIPULADA….

Embora já se tenha dado uma “arrumada” na taxa de intenção de voto, ainda há coisas marotíssimas na pesquisa Ibope divulgada hoje.

A maior delas, alegria da oposição, seria que seus candidatos têm uma taxa de rejeição menor que a de Dilma Rousseff.

Diz José Roberto de Toledo, analista de pesquisas do Estadão: “Não por acaso, a taxa de rejeição de Dilma também está em um terço do eleitorado. É bem mais alta do que a de Aécio (20%) e a de Eduardo (13%). A de Dilma ficou estável, enquanto a dos rivais caiu – ao mesmo tempo que eles se tornaram mais conhecidos do eleitor por força de suas propagandas na TV.”

Nada demais em Dilma ter uma taxa de rejeição significativa, até porque ela é situação e, depois da campanha raivosa que se vem fazendo contra ela (leiam o próximo post) é de esperar que seja mesmo alto este índice, numa eleição que se polariza.

Mas há algo errado. E muito errado.

Em 21 de março, segundo o Ibope – e o Estadão publicou – “as taxas de rejeição de Dilma, Aécio Neves (PSDB) e Campos se equivalem:38%, 41% e 39%, pela ordem”.

Na pesquisa de abril, ao menos que eu encontrasse, este dado não foi divulgado.

Talvez porque, naquela pesquisa, o Ibope tenha mudado a forma de perguntar sobre rejeição. (aqui maio, aqui abril e aqui março, os questionários)

Mas agora aparece dizendo que Aécio tinha 25% em abril (contra 41%,30 dias antes) e passou para 20 % em maio e que Campos tinha 21% em abril e passou a 13% em maio, também, apenas um terço do que tinha 60 dias atrás?

Como as taxas de rejeição caíram à metade e a um terço? Eles tiraram foto com Jesus Cristo ou salvaram uma criancinha de atropelamento? Ganharam na loteria e distribuíram o prêmio aos pobres?

Isso não existe e tanto não existe que o Datafolha apontava, menos de duas semanas antes do Ibope, uma taxa quase igual entre Dilma e Aécio. Novamente, o próprio Estadão publicou: “No Datafolha, Dilma tem 35% de rejeição e Aécio 33%“. Campos também tinha 33%.

Uma diferença de 33% para 20% na taxa de rejeição é tão monstruosa que não há margem de erro ao quadrado que a justifique. E olha que no Ibope essa taxa era, em março, de 41%.

O Ibope parece estar tomando lições com Geraldo Alckmin, deixando uma “reserva estratégica” para seus prognósticos.

E como a Justiça Eleitoral exerce seu papel de controle sobre as pesquisas eleitorais apenas com um carinho de data para divulgação, sem sequer obrigar a publicação dos resultados, ficamos nós aqui tentando entender o que faz estes “milagres” acontecerem.

Bruce Guimarães

Dilma é nova José Serra, grande pode de arrancada mas não vai chegar, por devido a rejeição!!!

    Conceição Lemes

    Bruce, alegria durou pouco. Ibope errou e corrigiu o dado. abs

    Valmont

    Esse pessoal da direita não se cansa de enganar a si mesmo. Eles vivem sendo enganados pela famiglia marinho, enganados pela Revista Vesga dos civitas, enganados por pesquisas fajutas… E ainda se acham muito esclarecidos.

    Assalariado eleitor da direita, como dizia Tim Maia, só no Brasil.

FrancoAtirador

.
.
JÁ COMEÇARAM AS ‘ERRATAS’ DO GLOBOPE

REJEIÇÃO A DILMA É DE 33%

E NÃO DE 43% COMO DIVULGOU O IBOPE

22 de maio de 2014 | 14h 29
LETÍCIA SORG – Agência Estado

Correção: Dilma sobe de 37% para 40% em pesquisa Ibope

[…]

Espontânea

Na pesquisa espontânea, Dilma aparece com 22% das intenções de voto,
Aécio com 8%,
Lula com 6%
e Eduardo Campos, com 4%.
Brancos e nulos somam 18%
e 37% dos entrevistados não souberam dizer ou não responderam à questão.

Taxa de rejeição

A pesquisa Ibope mostra que a taxa de rejeição de Dilma Rousseff se manteve em 33%. {!!!]
A taxa de rejeição a Aécio caiu de 25% em abril para 20% em maio.
Já a de Campos caiu de 21% para 13%.

(http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,correcao-dilma-sobe-de-37-para-40-em-pesquisa-ibope,1170129,0.htm?p=2)
.
.
Depois da edição do Jornal Nacional na Rede Globo

virão as outras ‘Erratas’ do Globope. Aguardem!
.
.

marcelo arruda

e se o aécio neves ganhar? é piada essa publicidade?

    J Fernando

    Tem uma explicação lógica para este tipo de publicidade aparecer aí. Surge em quase todo post que trata dos presidenciáveis.
    O Azenha explica de forma mais fácil.

Sidnei

Tudo bem.
Pelo menos o JN hoje e o PiG amanhã já têm manchete garantida: “Pesquisa Ibope: rejeição a Dilma dispara”!

Zanchetta

“Resultado de pesquisa do Vox Populi tuitado pelo deputado Rogério Correia (PT-MG)”

Só faltou dizer que a faixa etária era de pessoas entre 20 e 30 anos…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Francisco

“Agua mole, em pedra dura dura, tanto bate até que fura”.

O PT está conseguindo a proeza de ser furado pela água da Cantareira…

sergioa

Este é o custo da covardia da Dilma, do Lula e do PT. Não enfrentaram seu maior inimigo, o PIG. Achavam que tinham que bater em cachorro morto feito o PSDB e o DEM. Agora é arregaçar as mangas e correr para diminuir o prejuízo. Ainda dá tempo. Basta fazerem um pouco mais do que começaram a fazer a uns 15 dias: falar, falar e falar.

Se ficarem quietinhos, esperando complacência da midia, vão entrar pelo cano. Tem que se comunicar o tempo todo, mostrar o quanto somos melhores que eles … e não só na campanha, tem que fazer isto o tempo todo.

FrancoAtirador

.
.
PÓ PARÁ, GLOBOPE!

No cenário em que aparecem 10 candidatos

Aécio tem 3% a mais [!!!] de preferência

do que obteve no cenário com apenas 3 candidatos.

Nesse mesmo sentido, Dilma também variou em 1%.

Quando deveria ser exatamente o contrário:

Quanto menor o número de concorrentes,

maior a chance de obter mais votos.

Tanto é assim, que no cenário de 2º turno,

quando são só 2 candidatos na disputa,

os percentuais de ambos aumentam.

ISSO É UMA OFENSA À LEI DAS PROBABILIDADES

– Dilma Rousseff (PT): 40%
– Aécio Neves (PSDB): 20% [!!!]
– Eduardo Campos (PSB): 11%
– Pastor Everaldo (PSC): 3%
– Eduardo Jorge (PV): 1%
– José Maria (PSTU): 1%
– Eymael (PSDC): 0%
– Levy Fidelix (PRTB): 0%
– Mauro Iasi (PCB): 0%
– Randolfe Rodrigues: 0%
– Brancos e nulos: 14%
– Não sabe/não respondeu: 10%

Cenários alternativos

No cenário em que apenas os nomes
de Dilma, Aécio e Campos são considerados,
a presidente aparece com 39%,
Aécio, com 17% [!!!]
e Campos, com 11%.
Brancos e nulos somam 21%
e 11% não souberam ou não responderam.
.
.
Será mesmo que é o cenário do IBOPE que é alternativo

Ou são os ‘pesquisados’ do IBOPE que são alternativos?

(http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/noticia/2014/05/dilma-tem-40-aecio-20-e-campos-11-aponta-pesquisa-ibope.html)
.
.

    CarmenLya

    Brancos e nulos sobem de 14% para 21%.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Bem, CarmemLya,

    Neste caso, seria até normal uma elevação de brancos e nulos,

    já que os 3 candidatos sugeridos em uma das perguntas do Globope

    poderiam ser rejeitados por um eleitor de um dos outros sete.

    Por exemplo:

    Um determinado entrevistado, quando interrogado pelo Instituto,

    afirmou que, entre os 10 candidatos listados, votaria no Everaldo.

    O mesmo entrevistado, em resposta a outra pergunta do questionário,

    diante de uma lista com apenas os nomes de Dilma, Aécio e Campos,

    poderia muito bem afirmar que anularia o voto ou o deixaria em branco.

    Mas daí uma outra pessoa dizer que votaria no Aécio entre 10 candidatos

    e essa mesma pessoa, numa pergunta seguinte, quando reduzida a lista

    para 3 opções (Dilma, Aécio e Campos) dizer que anularia o voto. É demais.
    .
    .

ramoom

Olá, amigos guerreiros! Vamos, juntos, continuar combatendo as mentiras e manipulações do PIG? Curtam e compartilhemcom seus amigos: https://www.facebook.com/Brasilantipig

Lilica

Culpa da própria Dilma e do PT. Não tem um ministro das comunicações que preste e o PT se acovardou. Ela deveria ir à TV uma vez por semana desmentir, desmitificar, esclarecer, informar.
Custava?

rios

Interessante perceber que em educação e segurança, cujos estados possuem mais responsabilidades, os índices são os menores de aprovação.

Deixe seu comentário

Leia também