Venício, Nassif, Comparato e Mino debatem em lançamento de livro
Tempo de leitura: 2 minDebate marca lançamento de novo livro de Venício de Lima
O livro “Liberdade de Imprensa x Liberdade de Expressão”, de Venício de Lima, será lançado nesta segunda-feira, dia 21, às 19 horas, na sede do Sindicato dos Engenheiros (rua Genebra, 25, próximo à Câmara Municipal de São Paulo). O debate de lançamento da obra reunirá Venício Lima, Fabio Konder Comparato (que assina o prefácio), Luis Nassif e Mino Carta. O evento é uma promoção da Publisher Brasil, que editou o livro, e do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.
Redação – Carta Maior
O livro “Liberdade de Imprensa x Liberdade de Expressão”, de Venício de Lima, será lançado nesta segunda-feira, dia 21, às 19 horas, na sede do Sindicato dos Engenheiros (rua Genebra, 25, próximo à Câmara Municipal de São Paulo). O debate de lançamento da obra reunirá Venício Lima, Fabio Konder Comparato (que assina o prefácio), Luis Nassif e Mino Carta. O evento é uma promoção da Publisher Brasil, que editou o livro, e do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.
No prefácio ao livro, Fabio Konder Comparato destaca que Venício de Lima, ao fazer uma crítica aguda à desorganização dos meios de comunicação de massa, contribui para o debate sobre a necessidade de uma reforma do sistema político brasileiro:
“Não somos uma verdadeira república, porque o bem comum do povo, que os romanos denominavam exatamente res publica, não prevalece sobre os interesses particulares dos ricos e poderosos. Não somos uma autêntica democracia, porque o poder soberano não pertence ao povo, mas a uma minoria de grupos ou pessoas abastadas; o que é a própria definição de oligarquia. Tampouco constituímos um Estado de Direito, porque, com escandalosa frequência, as pessoas investidas em cargos públicos – no Executivo, no Legislativo e até mesmo no Judiciário – exercem um poder sem controle, e logram pôr sua vontade e seus interesses próprios acima do disposto na Constituição e nas leis”.
Em seu novo livro, Venício de Lima opõe os conceitos de liberdade de expressão e liberdade de imprensa, ressaltando que esta última, no sistema capitalista, foi transformada em liberdade de empresa. Ainda no prefácio, Comparato lembra que, por ocasião da independência dos Estados Unidos, James Madison afirmou que um governo democrático, sem uma imprensa controlada pelo povo, seria um prelúdio à farsa, à tragédia, ou a ambas as coisas. E emenda:
“No Brasil, a criação do oligopólio empresarial dos meios de comunicação de massa durante o regime militar (1964 a 1985) logrou, de fato, unir a farsa à tragédia. Não foi por outra razão que esse amálgama monstruoso mereceu de um jornal de São Paulo a leviana qualificação de ditabranda”.
Baseado em 23 artigos que abordam aspectos diferentes dessa relação entre liberdade de expressão e liberdade de imprensa, o livro de Venício de Lima tem cinco capítulos que foram organizados em torno de alguns subtemas específicos: “O ensinamento dos clássicos”, “O ponto de vista dos empresários”, “A posição das ONGs”, “Questões em Debate”, e “As Decisões Judiciais”.
Comentários
violeiro
Lembrei do Hugo Maia,brilhante pensador brasileiro,irmão de Dulce Maia,já falecido,que criou uma serie de colas cujo nome era:Super Konder…..e o slogan :adere no primeiro ato!É ele quem escreve a introdução do livro,é?
Jairo_Beraldo
Alguns financiadores da campanha dos tucanos já avisaram que dependendo de quem for vice do DEMo, eles se mandam. Não é todo mundo que gosta de ver sua imagem associada a determinadas ideologias. O cara pode até ser adepto, mas não reconhece abertamente. É ruim para os negócios. Mais ou menos quando o presidente brasileiro da Philips apoiou o "cansei" que queria o impeachment de Lula.
douglas martins
Boa noite,
Sugiro que qdo se escrever sobre o lançamento de um livro, seria bom, sempre, dar a editora e o valor do livro!! e dizer se estará disponível nas livrarias ou não.
Lucas Santos
Eu to dentro!
Jairo_Beraldo
Os trolls andam sumido Araque…que estão fazendo? Ensaiando o contra ataque ao livro-"dossiê" do Amaury Jr.?
Almeida Bispo
Dulce Maia (sic Gaspari), na coluna JOGO SUJO do Observatório da Imprensa
Contra os blogs caluniadores
Mais aqui: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos….
Venício, Nassif, Comparato, PHA e Mino debatem em lançamento de livro | Conversa Afiada
[…] O Conversa Afiada reproduz texto do blog do Azenha: […]
elio
Vejam isto: http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=9135
Marcelo Fraga
Ah que bom. Mais um livro para a minha lista de compras. E este aí conta com nomes de peso.
Milton Hayek
Elio Gaspari se deu mal!!
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=6…
A sentença de primeira instância
583.00.2008.245007-8/000000-000 – nº ordem 146/2009 – Indenização (Ordinária) – DULCE MAIA X EMPRESA FOLHA DA MANHÃ S/A – Autos nº 583.00.2008.245007-8 21ª Vara Cível Central da Capital DULCE MAIA move AÇÃO INDENIZATÓRIA contra EMPRESA FOLHA DA MANHÃ S.A. Em 12 de março de 2008 o jornal Folha de São Paulo, editado pela ré, publicou artigo de Elio Gaspari sobre as indenizações pagas às vítimas do regime instaurado em 31 de março de 1964. No decorrer do texto, mencionou de modo inverídico que a autora participara de atentado a bomba no consulado norte-americano nesta Capital. Dois dias depois, outro artigo foi escrito pelo mesmo jornalista com a mesma notícia falsa, a qual lhe causou danos morais. ……………
Milton Hayek
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=6…
18 de Junho de 2010 – 11h50
Como Elio Gaspari mentiu e fez Dulce Maia virar Dilma Rousseff
Houve um tempo em que mentira tinha pernas curtas. Agora, a internet faz exercícios diários de alongamento da mendacidade. Nos últimos meses, uma torrencial campanha caluniosa circula pela rede mundial de computadores tomando por base artigo do jornalista Elio Gaspari, publicado originalmente nos jornais Folha de S.Paulo e O Globo em suas edições de 12 de março de 2008.
Por Dulce Maia, no Observatório da Imprensa
Quem tiver curiosidade de buscar na internet o número de vezes em que aparecem variantes da infame sentença "Agora a surpresa: adivinhem quem é Dulce Maia? Sim, ela mesma: Dilminha paz e amor! Esse é só mais um codinome da terrorista Estela/Dilma" – colada ao final do artigo de Gaspari – verá que estão hospedadas em mais de 500 páginas da rede (marca muito próxima à moda nazista de cunhar a verdade repetindo-se mil vezes uma mentira para torná-la veraz).
Ao contrário do que afirmam, Dulce Maia existe e resiste. Quem é Dulce Maia? Sou eu. Antes de mais nada, quero deixar claro que não me arrependo de nenhuma das opções políticas que fiz na vida, inclusive de ter participado da luta armada e da resistência à ditadura militar implantada em 1964. Eu me orgulho de ter sido companheira de luta de brasileiros dignos como Carlos Lamarca, Onofre Pinto, Diógenes de Oliveira e Aloysio Nunes Ferreira.
ceci
entao eu ja disse a mesma la no tt. so falta a inglaterra perder até o caminho de casa e ja fico feliz hehe.É OJIRIZA velha
voxetopinio
Eita! Mais um livro para minha lista. Livros demais, tempo de menos, dinheiro de menos ainda.
Deve ser um belo debate.
Jairo_Beraldo
Sendo lançado em um sindicato, a mídia nativa e o Zé, vão dizer que os cumunas estão criando mais um dossiê…qual nome darão a ele?
voxetopinio
Qualquer coisa que faça alusão ao fim do mundo, da democracia, do estado de Direito (como se eles fossem os guardiões e criadores dessa coisa toda… Enfim…) Vai ser só mais uma atuação do nosso programa de COMÉDIA favorito.
Milton Hayek
BOMBA!!!BOMBA!!!BOMBA!!!!!!!!!!
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Globo vai perder TV Globo de SP na Justiça. Se houver Justiça
Notícia publicada na Tribuna da Imprensa, pelo jornalista Helio Fernandes:
Favorecimento da Justiça brasileira à TV Globo deverá ser denunciado à ONU, OEA e até ao Tribunal Internacional Penal de Haia
http://blogdomello.blogspot.com/2010/06/globo-vai…
Julio
Caso isto se confirme, será o fim do pig e o Brasil ficará ainda melhor, com o povo explodindo de alegria e felecidade. Dá-lhe justiça.
Christian Schulz
Azenha, acho que esta nota da Tribuna merece um post próprio!
Jairo_Beraldo
"o relator do processo é o ministro João Otávio de Noronha"…daqui a pouco, a Midia Global Central, vai começar uma campanha de desqualificação deste mineiro tricordiano.
dvorak
E a Coréia do Norte vai ser campeã da Copa…Não delira rayovac…
eheheheheehehehehe
Milton Hayek
Você por aqui,Dvoaraque????Por onde você anda???Você é nosso lacerdinha preferido!!!Apareça mais!!!
Leider_Lincoln
Ria disso aqui, troll: http://www.tre-sp.gov.br/noticias/texto2010/not10…
Fundo do PSDB-SP é suspenso por "irreguladirades".
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Milton Hayek
Tô positivando geral,Leider!
maconheiro
kakaka..Depois da Espanha e da França hoje a Alemanha "imbatível" da mídia se f…, melhor copa dos tempos Dunga neles ,digo Dilma !
Jairo_Beraldo
E a Argélia acabou de tirar 2 pontos da poderosa Inglaterra do mafioso Capello, aquele que diz que jogador brasileiro é tudo safado!
Leider_Lincoln
Resta então apertar um pela Holanda!
Deixe seu comentário