Coordenador da FUP: O pré-sal e o tsunami na geopolítica do petróleo

Tempo de leitura: 2 min

por João Antônio de Moraes*

Uma nova ordem mundial começa a alterar a geopolítica do petróleo e, mais do que nunca, precisamos entender este processo e tratar o pré-sal como uma riqueza extremamente estratégica. O acidente nuclear no Japão, as mudanças políticas no Norte da África e no Oriente Médio e a visita de Barack Obama ao Brasil são fatos correlatos que colocam em alerta os movimentos sociais na defesa da nossa soberania energética.

O tsunami japonês varreu, pelo menos temporariamente, os planos de expansão nuclear de dezenas de países que apostam nesta fonte de energia como principal alternativa para reduzir a dependência de hidrocarbonetos (óleo e gás natural). A tendência é que estes recursos se tornem cada vez mais estratégicos para saciar a fome de energia do planeta. Hoje os combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás) são responsáveis por mais de 80% da matriz energética global. As estimativas da Agência Internacional de Energia são de que o consumo de petróleo continue aumentando em termos absolutos, ultrapassando nos próximos dez anos a marca de 100 milhões de barris por dia.

Em função disso, já estamos assistindo à corrida das principais nações em busca de novas fronteiras produtoras de petróleo e gás para garantir suas necessidades de abastecimento. Não por acaso, o Brasil foi o primeiro pouso de Barack Obama na América Latina. Por trás de sua “cordial” visita, estão intenções nada amistosas. Os Estados Unidos são o maior consumidor de petróleo do planeta (utilizam 25% da produção global) e também o mais vulnerável em meio à onda de revoltas que assola o Norte da África e o Oriente Médio, principal fonte abastecedora do país.

Em troca de petróleo, o império norte-americano tem apoiado e sustentado ditaduras e governos autoritários nestas regiões, intervindo militarmente sempre que seus interesses são ameaçados. É o que está acontecendo agora na Líbia, da mesma forma como aconteceu no Irã, no Iraque e no Afeganistão. Mas as movimentações de peças no tabuleiro de xadrez do mundo árabe levam os analistas políticos a acreditarem que uma nova coalizão de forças colocará em xeque a posição confortável que os Estados Unidos usufruíam no Oriente Médio até então.

Para que Washington diminua sua dependência da região, o Brasil é a bola da vez. Com o pré-sal, nosso país será uma das maiores reservas de petróleo do planeta e é de olho nesta riqueza que os Estados Unidos vêm tentando fechar acordos e parcerias com o governo brasileiro e a Petrobrás. A FUP e os movimentos sociais são contrários à tese de que o pré-sal deve fazer do Brasil um grande exportador de petróleo. Queremos que este estratégico recurso seja explorado de forma sustentável para desenvolver toda a sua cadeia produtiva. Desde a construção de navios e plataformas até a indústria petroquímica e plástica.

É desta forma que o país irá gerar emprego e renda e não exportando petróleo cru para abastecer países ricos, como os Estados Unidos, que durante décadas exploram e usufruem de recursos energéticos alheios para sustentar seus absurdos níveis de consumo. O pré-sal, como disse a presidenta Dilma, é o passaporte para que as gerações futuras tenham um país desenvolvido, com oportunidades para todos. Mas isso só será possível investindo na cadeia produtiva do petróleo aqui no Brasil, fomentando a indústria nacional, gerando emprego e renda para milhões de brasileiros.

por João Antônio de Moraes é  coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros — FUP.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Moraes, da FUP: Que interesses que estão por trás de a mídia esconder os excelentes resultados operacionais da Petrobras? « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Coordenador da FUP: O pré-sal e o tsunami na geopolítica do petróleo […]

carlos hely

"sustentar seus absurdos níveis de consumo" EUA, Japão tem que repensar na sua matriz energética e fazer a melhor opção, diminuir o consumo com carros com motores menores entre outras. " O pré-sal, é o passaporte para que as gerações futuras tenham um país desenvolvido" espero que não demore muito pois já estou com 47 anos e queria desfrutar e ver a acenção do nosso país.

glapido

Agora fiquei confuso: por esse texto, parece que ainda estamos sob o regime de concessão que foi estabelecido pelos neoliberais, e não sob o novo marco regulatório que estabelece o modelo de partilha (da produção), onde o Estado fica com a maior parte.
Acho que não podemos esquecer que um grande passo foi dado com essa mudança regulatória realizada no fim do mandato do Lula – e aliás,
demandada também pela FUP
.
Do jeito que estão falando, até parece que não temos mais a soberania sobre o petróleo que acabámos de conquistar no final do ano passado.
Acho que estão fazendo conclusões precipitadas a respeito de perda de soberania quando não é bem assim.

José Manoel

Azenha; em resumo, os norte-americanos aqui não vão arranjar nada!!!!!! A época é outra!!!!!!!

Coordenador da FUP: O pré-sal e o tsunami na geopolítica do petróleo « CartaCapital

[…] *Matéria publicada originalmente em Vi o mundo […]

Rafael

O pré-sal é uma alternativa, mas há no Canada uma reserva de petróleo, de areia betuminosa, da qual estimam que podem extrair mais que 300 bilhões de barris de petróleo. Então o pré-sal não é a última alternativa. Temos que estar atentos porque os urubus estão a espreita.

Rafael

O que aconteceu com a vale duvido que aconteceria num país sério. Digo que nosso país não é sério por causa do judiciário que só juga ladrão de margarina e uma mídia que é um monopólio ou coisa pior totalmente corrompida, não acredito em uma palavra que dizem. Permitiram um saque que foi a venda da vale sem nada fazer. Nos eua os chineses tentaram comprar uma refinaria e o governo americano não permitiu para não deixar os chineses entrar no mercado americano mesmo oferenco uma proposta bem melhor, imagina se fizesse isso no Brasil o que a globo diria.
No Brasil existe um estrutura voltada para a elite perpetuar seu poder e influência e um exemplo disso são esses juros extratosféricos que só favoresse os especuladores e a mídia concentrada que escolhe tudo o que o brasileiro deve saber e o que não deve saber. Por isso acontece esses absurdos como a venda da vale e tendo a maior reserva de minério de ferro do mundo temos que importar trilho da china.

    pap

    falta acrescentar ideologia justificada via colaboracionistas,vassalos,agregados,pelegos e pseudocelebridades
    tipo altos empresarios e altos funcionarios publicos,economistas,psicologos,educadores,intelectuais,religiosos,
    consultores,juristas,midia(pig),publicidade,recursos humanos,vips e celebridades, ou seja, gente tipo guido man
    tega,febraban,solange vieira,miriam leitão,roberto shinyanshiki,demetrio magnoli,roberto damatta,edir macedo,
    milton neves,pig,washington oliveto,marcelo tas, fernando meirelles,luciano huck,regina case, o pig,usp,grazi,
    neymar,kaka,robinho,ricardo teixeira,carnavalescos tipo paulo barros, alexandre herchcovitch, gizele bundchen,fiuk,panico,amaury jr,narcisa tamborideguy,jose sarney só pra citar alguns

ZePovinho

O HERÓI PRÓ-CÍCLICO

O conservadorismo brasileiro, é forçoso reconhecer, não abandona seus heróis e mitos. Roger Agnelli, colocado na presidência da Vale do Rio Doce pelo tucanato, em 2001, é um deles. A Vale foi privatizada por R$ 3,3 bilhões, em 1997. Atualizado, o valor corresponde ao lucro líquido da empresa obtida apenas em um trimestre (o 3º) de 2010. Um negocião. Agnelli é o herói pró-cíclico desse épico neoliberal. Compõe a galeria dos executivos 'matadores' de um capitalismo reflexo, imediatista, em que as coisas dão certo quando tudo dá certo. Esses centuriões atingem seu apogeu no ciclo de alta da acumulação, quando euforia, especulação e irresponsabilidade se mesclam fornecendo o pavio para o estouro inevitável do paiol econômico na etapa seguinte, em que empregos e riquezas são dizimados para o 'ajuste responsável'. Nesse momento, as baterias midiáticas desviam o foco dos agnellis para martelarem 'o corte das despesas públicas' . O importante então é salvar a banca e as corporações e não desperdiçar recursos em programas, projetos ou obras do interesse da sociedade que envolvam despesas e investimentos públicos e privados prejudiciais aos retornos dos acionistas. Agnelli deu certo esburacando o país para saciar a fome das siderúrgicas chinesas e japonesas. Hoje o Brasil é um paradoxo mineral: exporta ferro e importa trilhos. Zero de agregação de valor. Enquanto o mundo mastigava avidamente o minério de teor de ferro mais elevado do planeta, Agnelli foi de vento em popa incensado pela mídia a cada balanço, seguido de robustas rodadas de distribuição de lucros aos acionistas. Bastou o primeiro soluço da crise mundial para que o herói pró-cíclico reagisse de forma reflexa e, como um réptil invertesse o bote: a Vale foi a primeira grande empresa a cortar 1.300 trabalhadores em dezembro de 2008, quando o governo tomava medidas anti-cíclicas na frente do crédito, do consumo e do investimento. A Petrobrás não demitiu. Ao contrário, reafirmou seus investimentos no pré-sal, que hoje somam mais de US$ 200 bilhões até 2014. Se um herói pró-cíclico dirigisse a Petrobrás e um tucano ocupasse o Planalto, o óleo do pré-sal teria o mesmo destino do minério da Vale: embarque imediato pelo portão do entreguismo; nenhuma preocupação em agregar valor local, impulsionar a industrialização brasileira ou criar um fundo para investir no futuro da sociedade. O mandato de Agnelli na presidência da Vale termina agora. O que está em jogo na sua sucessão é o confronto entre essas duas lógicas: a do interesse público brasileiro e a da coalizão mercadista.
(Carta Maior; 5ºfeira, 2403/2011)

    carlos hely

    Falou tudo! parabéns.

Hildermes Medeiros

Falou e disse. É uma pena que essa turma da FUP, como entidade sindical, não saiba se posicionar na defesa dos interesses dos trabalhadores da Petrobrás, ao encaminhar há anos a política de RH da empresa, que desestrutura carreiras, divide os petroleiros da ativa, como também aceitar que a Petros mantenha planos distintos de previdência complementar, tirando direitos de todos os participantes, um plano de benefício definido que não deixa o aposentado ficar a mercê das forças de mercado implantado em 1970 que quer fechar, e o de contribuição definida que permite que os aposentados fiquem dependentes do comportamento do mercado, sem que em ambos casos os participantes, que contribuem com metade dos recursos, descontados de seus salários, sem que sejam os reponsáveis pelas aplicações financeiras que darão suporte às aposentadorias, que é feito pela Petrobrás e Petros, e seundo seus interesses. Hoje, apoiam o plano de contribuição definida, aceitando que a Petrobrás descumpra a lei e os estatutos da Petros.

    João A. Moraes

    Prezado Hidermes!
    A FUP esta onde sempre esteve na defesa dos trabalhadores Petroleiros e dos mais nobres interesses do Povo Brasileiro, com relação a nossa Petros graças as nossas ações tiramos o fundo de um histórico deficts e insegurança para os aposentado, más podemos aprofundar em nossos forun(Cogressos, Plenárias e assembléias). Por hora nos unamos na defesa de nossos recursos naturais.
    Saudações Petroleiras Unitarias!
    Moraes
    FUP

    Rafael

    Hoje existem dois sindicatos na Petrobras, FUP e FNP. Fup deixa muito a desejar principalmente em relação a Petros e AMS, mas a existência do FNP é totalmente sem sentido. Dividir o movimento sindical é extremamente prejudicial ao trabalhador. Tem que haver coalizão.

laura

Sobre a guerra americana, o discurso incrivelmente claro de um veterano de guerra: http://www.youtube.com/watch?v=JFOmnAjk1EQ&fe

laura

É isso mesmo. Tenho medo dessa visita do Obama e o interesse no petróleo, pois os EUA tentarão fazer o que sempre fizeram em paises que suprem suas necessidades energéticas: um quintal. E para isso, fazem até guerras. Pot traz do sorriso do Obama há armas e baionetas caladas.

Antonio Alves

A PETROBRÁS NÃO É NOSSA e por conseguinte, o PETRÓLEO TAMBÉM NÃO É NOSSO!!! A maior parte da PETROBRÁS foi privatizada por FHC e portanto, pertence à seus ACIONISTAS.
Não somos importadores de petróleo e a “nossa” GASOLINA está CARÍSSIMA, está a quase R$ 3,00.
E quando gasolina do pré-sal chegar no posto, quanto vai custar?
Estamos sendo impiedosamente EXTORQUIDOS pela “nossa” PETROBRÁS.
A guerrilheira que lutou contra a DITADURA no Brasil de ontem, é hoje a presidenta que até agora tem permitido à PETROBRÁS obrigar a todos nós brasileiros carregar seus ACIONISTAS nas costas
Na minha cidade, Coca Cola – 2 litros – R$4,00
Gasolina da PETROBRÁS – 2 litros – R$5,90
Está na hora de os BLOGS independentes e COMPROMETIDOS de fato com o povo brasileiro, abraçarem esta causa.
Até nos dias de hoje a PÁTRIA MÃE CONTINUA NÃO SENDO MUITO GENTIL COM SEUS FILHOS.

    Daniel

    Qual é o custo de produção de refrigerante e o consumo e qual o custo de produção de combustível?

    Pois é. Troll detected.

    ZePovinho

    A gasolina é cara porque 1/3,em média é de ICMS.Por que São Paulo,a pátria do neoliberalismo,não tira o ICMS do preço da gasolina??LÓGICO QUE PARA NÃO QUEBRAR O CAIXA 2 DO PSDB com esse imposto estadual,né??
    FHC vendeu uma parte as ações preferenciais(só dão direito a lucros),mantendo o Estado com a maior fatia das ações ordinárias(dão direito a voto).
    Se esses acionistas quisessem vender essas ações,Lula teria comprado.
    Enfim,FHC não privatizou a PETROBRÁS porque os militares e os trabalhadores não deixaram.Mesmo assim,iniciou o processo de sucateamento da empresa cortando verbas para a manutenção dos equipamentos-o que levou a,por exemplo,ao afundamento da P-36 em 2001(dando um prejuízo de 1 BILHÃO DE DÓLARES AO BRASIL) e aos vazamenros de óleo na Baía da Guanabara em 2000.
    FHC é um bandido.Ele e seus asseclas empregados dos EUA.

    [youtube kx6WIG7ygdI http://www.youtube.com/watch?v=kx6WIG7ygdI youtube]

    ZePovinho

    Viram o ministro José Jorge(PFL/DEM),das Minas e Energia em 2001,segurando uma foto da plataforma????.Do lado dele o "gringo" Henri Philippe Reichstul, que estava fatiando a PETROBRÁS em 42 unidades de negócio(a novilíngua rentista) para privatizar a empresa osso por osso- como dizia o comprador de votos para a emenda da reeleição de FHC,Sergio Motta.
    Esse panaca,mesmo depois de gerenciar um racionamento de energia de 9 meses no Brasil,hoje está no TCU conversando besteira.Em 2001 chegávamos a passar o dia inteiro sem energia!!!Depois disso,ainda fomos obrigados a pagar,nas contas de energia,o lucro cessante das concessionárias!!!!Pagamos por uma energia que não consumimos!!!
    São esses "jenios" que falam contra a PETROBRÁS,ELETROBRÁS e outras empresas que desenvolvem o país.

    José Manoel

    Esses aí já estão enterrados a vários pés de profundidade!!!!

Antonio Alves

A PETROBRÁS NÃO É NOSSA e por conseguinte, o PETRÓLEO TAMBÉM NÃO É NOSSO!!! A maior parte da PETROBRÁS foi privatizada por FHC e portanto, pertence à seus ACIONISTAS.
Não somos importadores de petróleo e a “nossa” GASOLINA está CARÍSSIMA, está a quase R$ 3,00.
E quando gasolina do pré-sal chegar aos postos, quanto vai custar?
Estamos sendo impiedosamente EXTORQUIDOS pela “nossa” PETROBRÁS.
A guerrilheira que lutou contra a DITADURA no Brasil de ontem, é hoje a presidenta que até agora tem permitido à PETROBRÁS obrigar a todos nós brasileiros carregar seus ACIONISTAS nas costas
Na minha cidade, Coca Cola – 2 litros – R$4,00
Gasolina da PETROBRÁS – 2 litros – R$5,90
Está na hora de os BLOGS independentes e COMPROMETIDOS de fato com o povo brasileiro, abraçarem esta causa.
Até nos dias de hoje a PÁTRIA MÃE CONTINUA NÃO SENDO MUITO GENTIL COM SEUS FILHOS.

ZePovinho

Segundo a pŕopria Presidenta Dilma,foi ele quem salvou a Globo da bancarrota.Segundo muitos,foi ele quem desejava a ALCA a qualquer custo.Segundo outros blogueiros,ele foi ao Instituto Millenium trocar figurinhas com aqueles que desejam uma democracia sem povo para o Brasil.Agora ele aparece com essa:

PRESTATIVO E OBSEQUIOSO

"… pelo menos quatro pessoas com posições relevantes no mercado financeiro foram "tranquilizadas" pelo ministro Antonio Palocci, da Casa Civil, acerca de possíveis descaminhos heterodoxos da política econômica do Ministério da Fazenda, chefiado por Guido Mantega.As conversas aconteceram entre fevereiro e este mês… Mais uma vez, apresentava-se como o tutor da "política econômica responsável", nicho de mercado político que o ministro encontrou em 2002, ao final da campanha de Lula a presidente, e lhe rendeu o cargo de ministro, além de sucesso de público e crítica no setor privado, –na finança em especial…" (Vinicius Torres Freire; Folha)
(Carta Maior; 5ºfeira, 2403/2011)

Agora eu me pergunto:A quem esse "feladaputa" serve???????????????????

Wandel souza

Se quizermos passaporte para as geracoes futuras e preciso investir tambem e muito na industria belica brasileira, muitos misseis terra ar para derrubar helicopteros e avioes e muitos misseis baixa altitude para afundar navios, o resto e pau a pau na terra firme. Nao fazer prisioneiros, guerra e guerra.O duro vai ser lutar contra Brasileiros que estarao do lado do Tio Sam!, tem muuuuuitos deles ai!

    Nascimento

    Falou pouco e muito!… Aí! Eu pergunto?… eles conseguiram atacar a Coréia do Norte ou o Irã?… até a Venezuela se arma…

SILOÉ

O pré-sal será o passaporte para sermos a primeira economia mundial.
Se o Brasil continuar sendo administrado com competência e compromisso com o futuro, como fez Lula e está fazendo Dilma. Não tem pra ninguém. Quem quiser petróleo vai ter que pagar o nosso preço.
Só resta ao povo ficar esperto, e que nenhum político corrupto tente atrapalhar essa arrancada.

Roberto Locatelli

Como diz o artigo, petróleo não pode ser para queimar. Petróleo é matéria-prima para os plásticos, tecidos, lubrificantes, adubos, indústria química e outros.

Marcelo Rodrigues

Concordo. Centrar na exportação de óleo será rematada burrice. Até seria sensato exportar no começo da exploração para conseguirmos recursos para o país fazer os investimentos de que precisamos. Depois, o uso do petróleo deve ser feito por nós para baratear o custo de produção e logística dos nossos produtos que serão exportados, bem como para aumentar seu valor agregado.

Regina Braga

Esqueceram, do jeitinho brasileiro de ser…comemos pelas laterais.Deixe as armas para os prepotentes e as ideias com a Dilma.

Roberto M Almeida

Creio que a única forma de nos defendermos é construindo a BOMBA. Não é comprando meia dúzia de aviões e dois ou três submarinos que iremos defender nossa integridade moral e territorial. Amigos, o embaixador chinês disse em entrevista hoje que eles fazem planeamento para 50 anos. è imperativo que façamos para no máximo 20 anos em questão de defesa.

Silvio I

Azenha:
Brasil, não pode continuar a ter seu exército dependente tecnologicamente dos EUA. Deve deixar de lado a Escola das Américas. Reativar sua indústria bélica, e armar se, para poder defender suas riquezas. A Aeronáutica não tem aviões, a Marina não tem navios, nem submarinos, nem aviões. No Exercito falta todo. Tem-se que buscar fazer alguma lei, para que os bilionários e multimilionários destes pais, tenham alguma vantagem, para colaborar com a pesquisa. Temos cabeças brilhantes, mais não tem médios, para desenvolver suas idéias.Não se pode depender sô da pesquisa, feita por um pequeno círculo de cientistas.As universidades podem ter seus equipes de pesquisa ,bem montados.Outro, e o CTA eles tem engenheiros muito capacitados, mais necessita mais apoio da industria, e de mais dinheiro.E como e lógico, investir o máximo em educação, para em um curto período, Brasil posa ser um pais desarrolhado.

    ZePovinho

    Ás vezes eu suspeito,Silvio,que estão nos sabotando de propósito.Hoje em dia é comum ver oficiais da Marinha,Exército e Aeronáutica saindo das Forças para fazer concurso público.
    No ITA,por exemplo,tem vários que se formaram e foram trabalhar no TCU,Receita Federal,etc porque os salários são dignos.

Nelson Menezes

O nosso governo não pode se deixar levar pelos afagos e sorrisos de Obama,o fato é os Yanks mudarão de conduta logo que as dificuldades de recursos Hidricos e petrolíferos comessarem a escarcear la para as bandas dos países Árabes e quando isto acontecer vamos rever os filmes que precederam as conhecidas invasões dos Yanks:Ex.que o Brasil e governado por uma terrorista,que o governo está controlado pelos narco traficantes,que o nosso governo estão construindo armas nucleares e que estamos desvastando as selva amazonica;Pretestos mentirosos não faltarão, claro que com uma ajudasinha do PIG.

francisco p. neto

A única garantia para que isso aconteça é que jamais o PSDB assuma o governo federal.
E isso é uma hipótese, que infelizmente, ninguém pode garantir.

eduardo sanches

Amigos, dentre os elogios e comentários feitos pelo PiG sobre Dilma e seu governo e também sobre as "diferenças" entre as políticas atuais e as de Lula, fico com a impressão de que o objetivo, além de dar uma puxada no saco (medo da Ley de Medios), é apagar a biografia de Luiz Inácio. Isso para que a "história" esqueça seus feitos. Pode parecer maluquice minha, mas eles fazem de tudo pra salvar a biografia de FHC. Tenho visto muitos "colonistas" dizerem que a política externa de Dilma é "melhor" que a de Lula, que este fazia as coisas com o fígado e que Dilma é cerebral, faz o que é necessário, que é pragmática….. ou seja, um tró-ló-ló sem fim, para que os desavisados comecem a esquecer Lula, até pelo medo de que ele volte em 2014.
Falaram muito sobre sua ausência no jantar com Obama, como se fosse um absurdo. Sendo que na verdade ele foi nobre ao não envaidecer-se com o convite e deixar que Dilma concentrasse as atenções de Obama. Atitude de desprendimento absoluto.
Que vcs acham? Tô exagerando?

Abraço da todos.

Pedro Luiz Paredes

Não tem nada se desenhando. Já ta tudo desenhado.
Temos de um lado os EUA e do outro a China, no meio tem o Oriente Médio e o Brasil.
A maior potência da Europa e a Índia são prestadores de serviço e estão bem estabelecidas pela posição geográfica.
Os EUA ainda acham que somos a república das bananas e que vamos engolir a retórica deles facilmente. Outra contradição posto que o nem o sonho americano eles podem mais vender(venderíamos melhor que eles).
Como eles tem reservas em águas profundas enormes e inexploradas querem que doemos o "now how" de exploração (pago a nossas custas) para eles, e tudo que conseguirem tirar de nós além disso é em termos de matéria prima energética bruta é lucro. Acham que vão conseguir isso com bananas, investimento em dois eventos e tirando o sapato de nossos lobistas (acham que aqui é Wdc).
Depois dão um chute quando estiverem no pico de sua produção, principalmente através da valorização do dólar com a desculpa de que a energia escassa é cara. Estou falando sob uma perspectiva histórica que vai acontecer quando já estivermos em estado de decomposição debaixo da terra.
A única forma de evitarmos isso é nos industrializarmos rapidamente e fazer eles buscarem novas matrizes energéticas para entrarmos com o etanol e globalizarmos essa industria colonizando economicamente a Africa.
Do outro lado tem a China em crescente consumo de energia já tomando espaço no oriente médio e de olho no Brasil, mas com uma vantagem; nos levam mais a sério do que os norte americanos. Estão a frente nessa questão. Eles querem pagar ao menos!
No meio ta o Brasil querendo atingir os objetivos dos maiores setores econômicos(lobistas) brasileiros, tirando maior proveito do poder de compra dos americanos.
Ou seja, os EUA querem tudo sem dar nada (existencialismo extremo), a China tem pra dar, e o Brasil quer mais.
Esses movimentos no Oriente Médio são insignificantes a médio e médio-longo prazo e quem quer que seteja no poder, sob qualquer regime, vai tirar proveito disso.
Não acontece a mesma coisa que aconteceu na greve do petróleo em função do próprio momento histórico e da divisão doutrinária, que é benéfica para os EUA a longo prazo pela independência que aquelas nações terão cada vez mais para contratar.

Bonifa

É isto mesmo, João Antônio de Moraes. É altamente suspeito quem está contra o início imediato da construção das refinarias de petróleo no Nordeste.

Fabio_Passos

Georges Bourdoukan também alerta a mesma coisa…

segunda-feira, 21 de março de 2011
O cara, a coroa e o careta http://blogdobourdoukan.blogspot.com/

"
E aí fica a pergunta: o que o Sr. Obama veio fazer no Brasil?

A resposta é simples.

Espera apossar-se do pré-sal sem necessidade de invadir o país.

Ao atacar a Líbia o seu recado não podia ser mais claro.

Ou o petróleo ou a vida.

E por aqui ele terá o apoio da mídia empresarial e das autodenominadas elites.

E, lamentavelmente, dos mal informados, que não são poucos.
"

    Orellano Paz

    Bingo!

    Marcos Tavares

    É mais ou menos por aí, mas os EUA jamais se arriscaram a invadir e conquistar militarmente um país de dimensões continentais.

    Se não deram conta de Iraque e Afeganistão, imagina o Brasil. Ainda mais com a Venezuela ao lado, que possui reservas ainda maiores que as nossas.

    Irão ficar nas habituais tentativas de golpe e desestabilização, como na eleição passada.

Orellano Paz

Não gosto nada da idéia de ser um grande fornecedor de petróleo para os USA.
Todos os grandes fornecedores deles acabam sendo inimigos invadidos, ou inimigos na lista de espera de um bom pretexto para justificar a invasão, ou ditaduras sangrentas amigas apoiadas.

Gustavo Pamplona

Deem uma olhada nisto aqui e vejam que o "gugu" (hahahhaha) aqui fez outra propaganda do "Conversa Afiada" (PHA) – Leiam os comentários lá.

[Forte gripe afasta Fátima Bernardes do JN]
http://entretenimento.r7.com/blogs/fabiola-reiper

Valeu Fabíola!!! ;-)

Margarida

Eu acho esse discurso todo muito bonito. Mas sou cética qto a tudo isto, o governo brasileiro esta preocupado com uma cadeira na ONU, no G20, no sei lá mais o que. Os americanos é um polvorinho meio sem escrúpulo, eu nao acredito que esta fonte ENORME de energia no Brasil não vem a trazer nenhuma guerra. Breve veremos o Obama dizer que estamos fabricando uma bomba nuclear, como fez o Bush no Irã, só para invadir o Brasil e tomar tudo. Quem estiver vivo, tenho certeza que vai assistir toda esta palhaçada outra vez, mas desta vez os meu queridos irmãos Brasileiros não vão assistir de camarote, vão ser os protagonistas infelizes desta terrível historia.

Margarida

Eu acho esse discurso todo muito bonito. Mas sou cética qto a tudo isto, o governo brasileiro esta preocupado com uma cadeira na ONU, no G20, no sei lá mais o que. Os americanos é um polvorinho meio sem escrúpulo, eu nao acredito que esta fonte ENORME de energia no Brasil não vem a trazer nenhuma guerra. Breve veremos o Obama dizer que estamos fabricando uma bomba nuclear, como fez o Bush no Irã, só para invadir o Brasil e tomar tudo. Quem estiver vivo, tenho certeza que vai assistir toda esta palhaçada outra vez, mas desta vez os meu queridos irmãos Brasileiros não vão assistir de camarote, vão ser os protagonistas infelizes desta terrível historia.
Indios – Bandidos
Americanos – Mocinho
Russos – Bandidos
Americanos – Mocinhos
Arabes – Bandidos
Americanos – mocinhos
Brasileiros – Bandidos
Americanos – mocinhos
E por ai segue esta historia no infinito enquanto houver vida na terra
Tenho ate pena.

    Marcos

    Um dos motivos do Brasil querer uma cadeira na ONU é torna-se um pouco mais influente e "garantir maior segurança" para o Brasil. Mas, somente a bomba atômica seria capaz de segurar os EUA quando eles quiserem mais recursos. FHC (o despachante de luxo) fez o favor de jogar nossa proteção no lixo.

Luana

Azenha, os investimentos que Gabrielli anuncio, toda esta cadeia estaria sendo gerada aqui, ou continuariamos exportando apenas petróleo cru, sem refino? Aí seríamos novamente mero exportador de matéria-prima, não é verdade? Espero que nestes investimentos anunciados todas estas coisas já tenham sido pensadas. Acredito que Gabrielli não faria isso.

    glapido

    É disto que a Luana está falando?
    De qualquer forma, mesmo que optasse por priorizar a exportação da matéria prima, ainda assim, isso seria feito com controle do Estado e, portanto, com soberania, de acordo com o novo marco regulatório que definiu o modelo de partilha, aprovado no final do governo do Lula.
    Acho que está na hora de relembrar as diferenças entre o antigo modelo de concessão e o novo modelo que já está em vigôr

Guanabara

Olha, o Lula tinha dito que a exploração econômica do pré-sal seria a partir de produtos trabalhados, e não apenas vendendo ao exterior a matéria-prima. Foi eleita uma presidente que se diz na linha de continuidade do antigo governo. Quero ver se vai fazer isso mesmo.

Gustavo Pamplona

Vou contar mais uma verdade para vocês… já que vi que muitos aqui ficaram "decepcionados" (coitadinhos) com a Dilma nestes primeiros 3 meses de governo

Eu tinha lido este seguinte artigo lá da Conceição Oliveira falando em puxa-saquismo.
http://mariafro.com.br/wordpress/?p=24378

Vocês estão apenas fazendo o joguinho do PIG… ou talvez o joguinho que a Dilma anda fazendo com o PIG… deixem eles a elogiarem… deixem eles falarem… o dia em que ela vier com uma possível "Ley de Medios" ou mesmo uma "Comissão da Verdade" eles não terão moral para ir contra ela mais.

Além do mais… depois daqueles elogios do Barack Obama… (e obviamente sei que não foram gratuitos…) será que o PIG vai ter condições de falar algo em contrário?

Enquanto eu vejo alguns idiotas que estão criticando coisas mínimas como o fato do Obama ter proibido Governador de acompanhar uma parte do trajeto (se é que isto é verdade), ou o simples fato que 13 pessoas foram presas (e que já foram soltas) que não tinham o que fazer da vida… já que se trabalhassem não teriam tempo para ir a uma embaixada americana.

Isto até onde eu sei… é de um grau enorme de estupidez…

Somente para vocês terem uma idéia… conheço muito tucano aí que está caindo de amores pela Dilma, tenho alguns amigos que não votaram nela, alguns votaram na Marina (achando que com isto adiantava alguma coisa), outros simplesmente anularam ou votaram em branco.

Amigos… A Dilma apenas montou uma "arapuca" e o PIG está caindo na dela

O problema real que eles tinham com o Lula além do fato que ele era nordestino e ela agora uma "sudestina" é que eles não suportavam a idéia de ver alguém sem curso superior (*) assumir a presidência do país já que para eles o fato de ter um curso superior signfica entre outras coisas "superioridade" e eles detestavam ser inferiores.

Aliás… muita gente que eu conheço e que tem curso superior também pensava o mesmo.

(*) E olhem que eles foram todos a favor da ausência de curso superior de jornalismo para jornalistas, lembrem-se do lance do Gilmar… ou seja agora qualquer um pode ser jornalista no país… desde que trabalhe para um jornal, é claro.

    P A U L O P.

    ASSIM FALOU PAMPLONA, O DONO DA VERDADE ABSOLUTA-RELATIVA.

    José Manoel

    Você, por acaso, bebeu óleo diesel queimado?????????????????????????????

P A U L O P.

Lembrando que os yankes não reconhecem o mar de 200 milhas de nenhum país.

Assim, para eles o Pré-Sal não é nosso….

ZePovinho

Ainda sobre o tema "propriedade intelectual".Ja registraram até o TUCUPI(a SADIA).Vejam os absurdos:
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-nova-p

A nova patente do Google
Enviado por luisnassif, qua, 23/03/2011 – 11:13

Por foo

Patentes: Google consegue patentear logo rotativo

O critério para concessão de patentes deveria incluir a novidade, a utilidade e a não obviedade da invenção. Mas não é assim que funciona nos EUA.

– A Microsoft conseguiu patentear o duplo-clique.

– A Amazon conseguiu patentear compras com um único clique.

– E o Google acaba de patentear a idéia de alternar o logo de sua homepage.

De acordo com a patente recentemente registrada:
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-histor

A história da patente da roda
Enviado por luisnassif, qua, 23/03/2011 – 14:18
Por Edsonmarcon

Qualquer um patenteia qualquer coisa hoje em dia, e não só nos EUA. Em 2001 um advogado escreveu um calhamaço de umas 100 páginas, totalmente em "legalês" pedindouma patente para um dispositivo qu auxiliaria o transporte. Conseguiu e acabou ganhabdo o IgNobel de 2001
http://blogdomarcelogurgel.blogspot.com/2011/02/p

Tecnologia – Para John Keogh, da Austrália, por patentear a roda, em 2001, e para o Australian Patent Office por lhe conceder a Innovation Patent #2001100012.

PATENTES? FALA SÉRIO!

Antonio Silva

"…O pré-sal, como disse a presidenta Dilma, é o passaporte para que as gerações futuras tenham um país desenvolvido, com oportunidades para todos. Mas isso só será possível investindo na cadeia produtiva do petróleo aqui no Brasil, fomentando a indústria nacional, gerando emprego e renda para milhões de brasileiros ".
O Governo Dilma e seus sucessores só colocarão esta magnífica proposta em prática SE a população brasileira estiver ciente deste quadro geo-político mundial .
Para isto, torna-se necessário e URGENTE a adequação dos veículos de comunicação ( emissoras de rádios e TV's ) para a defesa dos interesses do Brasil e dos brasileiros .
Se continuar como está (Quinta-colunismo explícito da mídia), já já teremos teremos a 6ª frota na costa brasileira para defender a "democracia" dum enclave demotucanistão .

Deixe seu comentário

Leia também