Nassif: Para o Datafolha, eleitor que não tem telefone não vota

Tempo de leitura: 2 min

Do blog do Nassif, escrito por Luís Nassif:

Decifrando o telefone

Conversei agora há pouco com Marcos Coimbra, do Vox Populi, para entender as discrepâncias entre os dados do Vox e do Datafolha e tirar as dúvidas finais sobre o tema.

A explicação é claríssima.

Dentre os diversos cortes a serem feitos no universo dos entrevistados, um deles é entre os com telefone e os sem telefone.

No caso do Vox Populi, as pesquisas pegam todo o universo de eleitores. No caso do Datafolha, há um filtro: só se aceitam entrevistados que tenham ou telefone fixo ou celular.

Há algumas razões de ordem metodológica por trás dessa diferença.

A pesquisa consiste de duas etapas. Na primeira, os entrevistadores preenchem os questionários com os entrevistados. Na segunda, há um trabalho de checagem em campo, para conferir se o pesquisador trabalhou direito.

No caso Vox Populi, o entrevistador vai até à casa do entrevistado. A checagem é simples. Sorteia-se uma quantidade xis de casas pesquisadas e o fiscal vai até lá, conferir se o entrevistado existe, se as respostas são corretas.

No caso Datafolha, é impossível. Por questão de economia, o Datafolha optou por entrevistar pessoas em pontos de afluxo. Como conferir, então, se o pesquisador entrevistou corretamente, se não inventou entrevistados?

Apoie o VIOMUNDO

Em geral, um pesquisador consegue fazer bem 20 entrevistas por dia. O Datafolha anunciou ter realizado 10.000 pesquisas em dois dias, 5.000 por dia. Dividido por 20, são 250 entrevistadores. Como conferir a consistência dos questionários? Só se tiver o telefone no questionário.

É por aí que o Datafolha escorrega. O campo telefone é de preenchimento obrigatório. Com isso, fica de fora uma amostragem equivalente a todos os sem-telefone.

Segundo Marcos Coimbra, do universo pesquisado pelo Vox Populi, 30% não têm telefone nem fixo nem celular. Se se fizer um corte dos entrevistados, para o universo dos que têm telefone, os resultados do Datafolha batem com os do Vox Populi – diferença de 1 ponto apenas.

Quando entram os sem-telefone, Dilma dispara e aí aparece a diferença.

É possível que, mesmo telefone sendo de preenchimento obrigatório, o Datafolha inclua os sem-telefones? A resposta tem que vir do Datafolha.

Se não incluir, está explicada a difença, o que compromete mais uma vez a reputação técnica do Instituto. Se diz que inclui, o caso pode ser mais grave e escapar das diferenças metodológicas.

Nota do Viomundo: É expressão do respeito da elite brasileira pelos mais pobres, com a conveniência de que aos financiadores da pesquisa interessa uma amostragem que elimine os mais pobres.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

telefone

será que eles esqueceram que o povo usa celular? é cada uma!!

José Eduardo Camargo

A Folha quer a volta do famigerado Voto Censitário, que só foi abolido pela Constituição republicana de 1891. Aquele em que só os ricos votam e são votados. Sendo assim, que tal reinstitucionalizar a escravidão?

Marcelo de Matos

No tengo telefono movil ni fijo, madre mia. Vai te catar.

    Paulo

    Pero tienes internet . . . .

Franco Atirador

.
Estas pesquisas do Datafraude e do Globope são manipuladas para premeditadamente repercutir na TV e no rádio, que têm maior alcance diante da população de eleitores indecisos, com o objetivo de tentar reverter a tendência absolutamente favorável à Dilma Rousseff, que pode até ganhar a eleição no 1º turno.

E depois que é amplamente divulgada pelos meios de comunicação de massa, ainda que se caracterize a fraude e se reverta na Justiça Eleitoral, o que é improvável, o estrago já está feito e já não adianta mais nada reclamar. Nessa relação custo-benefício, eles pouco têm a perder, diante do muito que podem ganhar.

É um jogo sujo, em que contratantes e contratados estão apostando todas as fichas para levar o Serra para o 2º turno.
.

Elias São Paulo SP

Ferrari e Datafolha, tudo a ver. Ambos cometeram fraude neste final de semana. Fizeram o segundo ser primeiro na maior cara-de-pau.

Mah_Zinha

Enquanto isso, no Reino da Vaca-Fria, mais uma pesquisa é realizada:

………….Triiiiiiiim, Trimmmm
– Alô.
– Bom dia, senhora…aqui estamos fazendo uma pesquisa…em quem a senhora vai votar? no Serra?
– Não. Na Dilma.
– Desculpe, não ouvi direito…a senhora disse no Serra?
– Nããão! Eu disse Dilma!
– Mas, senhora, os que disserem que votam no Serra, concorrem a uma assinatura da….
– Olha aqui, moço…vai pra pqp!!!
– Mas então o voto é Serra, né?
– Nãão !!!!!
– Ok…entendi…a senhora então votará no antagonista da Dilma?
– Quê ?!?
– Sim ou não, senhora?
– Sim ou não o quê?
– …a pergunta que eu lhe fiz sobre a Dilma…
– Ah…a Dilma…sim !
– Obrigado. A Datafoia agradece sua participação.
……………..tum…tum…tum…

Enquanto isso, no Datafoia:
– Chefe, chefe…mais um voto no Serra!
– Ótimo, meu rapaz…pode parar agora…já deu…passamos um ponto…se divulgarmos diferença maior vai parecer que estamos manipulando.

    edineuza

    FANTASTICO O TEXTO.

    Marcos Doniseti

    Sensacional! Adorei o seu texto, Mah Zinha! Gostei tanto que o reproduzi no meu blog. Qualquer problema é só me avisar, ok?

    Link:
    http://guerrilheirodoentardecer.blogspot.com/2010

    Mah_Zinha

    o.O

    À vontade, caro Marcos.

    Abraço,

Mc_SimplesAssim

Olá, Azenha e demais amigos leitores e comentaristas,

Considerando que a grande maioria das pessoas de todas as classes sociais hoje em dia possuem telefone ambas as pesquisas, tanto do datafolha quando do vox populi, podem ser consideradas igualmente inúteis, porque patrocinadas por interesses muito particulares e que em nada contribuem para a emancipação do povo brasileiro.

Qual é a relevância para a democracia saber quantos analfabetos políticos pretendem votar neste ou naquele candidato?

Espero ler neste espaço mais propostas e matérias sobre os diveros postulantes, inclusive aqueles ignorados pela grande mídia, como por exemplo, Ivan Pinheiro do PCB.

Sem isso, podemos considerar que certos blogs ditos independentes se pautam apenas pelo que é publicado na imprensa tradicional e portanto não representam uma verdadeira opção para aqueles que procuram se informar adequadamente.

Abraços

    Carlos

    PCB, PCO e PSTU tentaram uma aliança?
    Se tentaram, por que não aconteceu?
    Ou nem tentaram?

Ricardo

presume-se, por que vc não estava lá vendo o data-folha…

Milton Hayek

Todos sabemos que Serra foi peça chave na limitação dos juros sobre empréstimos,que era de 12% segundo a CF88 até 1998.Como o PSDB é ligado aos banqueiros que criaram o plano Real(responsável pela apropriação,hoje,de 36% do Orçamento Geral da União pelos bancos) e aprovaram a Lei de Responsabilidade Fiscal-uma lei que engessa estados e municípios ao comprometer suas receitas com juros de uma dívida que nunca diminui,temos que o maior interesse de que Serra vença é do sistema financeiro.Esses caras,mesmo tendo ganhado rios de dinheiro com o Meirelles no BACEN,ainda querem se apropriar do dinheiro da Previdência Social.Por isso eles falam de reforma tributária(para os ricos serem desonerados de impostos enquanto os probres se afogam neles) e reforma da previdência(para os bancos ganharem com fundos de previdência privados).
O deputado Brizola Neto,parece,quer entrar nessa briga.Vejam o vídeo que ele postou hoje:
[youtube YODjF4VTcTs http://www.youtube.com/watch?v=YODjF4VTcTs youtube]

É isso aí,deputado!!!

SérgioFerraz

“A Eliane Catanhêde hoje, na Folha, diz que o jogo está zero a zero.” (por causa da pesquisa do Datafraude).

Só se for na Natura, na Ralph Lauren ou em algum outro lugar cheiroso.

Urbano

Vai ver que estão fazendo a pesquisa diretamente da sede do tratafalha, e por telefone, logo…

lucia

O método do Datafolha não serve para pesquisa de intenção de voto, porque pega os transeuntes que se dispõem a responder a pesquisa, canso de ver equipes de pesquisadores aqui no bairro do Gonzaga/Santos, onde circula gente do litoral paulista todo, é uma loucura, o pesquisador fica desesperado e dá um jeito de encaixar o abordado no perfil que ele precisa, altera a faixa etária, pontuação (critério ABIPEME, acho), dá pena, a gente acaba ajudando. Certa vez fui abordada na rua e ao dizer a minha idade, (54), o pesquisador, falou: ah, mas não parece, vou colocar 49, se alguém ligar é 49, tá? Quando eu falei que era a chefe da família, ele pediu para colocar a escolaridade da minha mãe, como chefe de família, já que ele precisava de uma classe C, e minha mãe só tem pimeiroo grau e aí foi tirando tv da casa, rádios, sei lá mais o quê. Não quis o telefone fixo, preferiu o celular, para não correr risco de alguém de casa responder o correto. Ainda bem que ninguém me ligou porque eu nem lembrava mais o que era para responder em relação ao meu perfil sócio econômico.

    beattrice

    É ou não é uma piada pronta?
    Se eu comentar ainda posso ser acusada de estar tripudiando depois dessa.

Ed.

Eles esqueceram que o povo usa celular…

    beattrice

    O DATAFALHA quer colocar o povo brasileiro na idade da pedra.

doutormario

A próxima pesquisa do DataFolha ficará restrita aos Jardins em SP, já que lá habita a "elite" tão admirada por serra e seus asseclas.

Milão

Nassif e Azenha, esqueceu que eles fazem as pesquisar por TELEFONE para o cadastro de ASSINANTES deste Jornalzinho, que diga-se de passagem ja foi mais de 10 vezes maior. Ou seja nem todos seus próprios Asseclas, apóias as idéias disseminadas no PIG.

Marcus

Pergunta:

Como fazer para apresentar, na pesquisa estimulada, o cartão circular com os nomes dos candidatos, feito nessa forma para que nenhum fosse o primeiro?

Por telefone tem que falar um, depois o outro e depois o outro… Assim, o nome mais correto seria pesquisa induzida.

Para dar Serra é fácil: primeiro fala o nome de dois desconhecidos, põe o da Dilma no meio, mais dois desconhecidos e termina com … "ou José Serra".

Morvan

Tucanos e pefelistas são iguais a lagarta: não vivem sem a fôia…

Fetapele

Olhem este link da Folha. Ela já admite o erro. Para ela o resultado foi de 41% para a Dilma e 30% para o Serra. http://www1.folha.uol.com.br/poder/772338-datafol
Abraços

Lauro Melo

15/09/2006 – 09h56
Liderança de petista é menor entre quem tem telefone, diz Datafolha
da Folha de S.Paulo

Cruzamento de dados feito pelo Datafolha mostra que é bem menor a vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para Geraldo Alckmin (PSDB) entre eleitores que têm telefone fixo.

Enquanto no geral Lula lidera por 50% a 28% e venceria no primeiro turno, entre os que têm telefone, a diferença cai de 22 pontos para apenas cinco: Lula tem 41%, e Alckmin, 36%.

Dos entrevistados pelo Datafolha nos dias 11 e 12 de setembro, 45% declararam ter telefone fixo, e 55%, que não têm.
A maioria do eleitorado de Alckmin tem telefone: 58%. Já entre os eleitores de Lula, apenas 37% possuem o aparelho.
O cruzamento ajuda a explicar o fato de os levantamentos internos feitos diariamente pela campanha de Alckmin, por telefone, produzirem sempre resultados mais favoráveis ao tucano do que os apontados pelas pesquisas em campo.

Geraldo Siqueira

No datafolha de 30/06-01/07 os que sabiam que a Dilma era candidata do Lula eram 75% , no de agora são 70% e os que disseram não saber qual o candato do Lula eram 18% agora são 24%.
Como pode isso ?
O telefone afeta a memoria desse jeito?

    Juliana

    É que 5% da população sofre de amnésia! 0.o

    Fabio_Passos

    hã… vai ver os pesquisados passam muito tempo ao telefone e pouco na rede.

    beattrice

    TELEFONE faz mal à memória? Vou deixar de usar.

beattrice

Acrescentaria mais uma variável, os que declararam telefone errado, essa atitude é mais comum do que se imagina, segundo quem trabalha com estatísticas, por razões diversas, todas relacionadas à segurança e sobretudo em SP, onde os falsos seqüestros são uma epidemia.

klaus

Ou seja, se todo mundo tivesse telefone, Serra venceria. Abaixo o telefone!

José

Pesquisas: Essa pesquisa do Datafolha contém alguns dados esquisitos;por exemplo,em Pernambuco,o candidato Eduardo Campos detém mais de 60 por cento das preferencias contra 28 do jarbas vasconcelos(diferença de 30 pontos).Todavia,quando se referem a pesquisa presidencial, eles(o datafolha) alegam que a diferença pró Dilma só chega a 10 pontos.Onde que o Serra tem essa força toda na terra natal do pres. Lula? quem esses caras pensam que enganam? vai ser no primeiro turno.Dilma 2010.

JMello

Para entender o DataSerra
1- Dilma é a candidata do Lula.
2- Lula tem na media do país, 77% de aprovação, sem contar que em municípios do nordeste e praticamente 100%
3- Os candidatos a governador pro Dilma estão a frente nas pesquisas, Wagner, Helio, Tarso etc, (apontado pelo Data tbm)
4- Meia duzia de institutos apontam crescimento Dilma, em queda Serra
5- Estes mesmos, já medem entorno de 8 pontos esta diferença
6- Fez a apresentadora, d'um jornal nacional, ficar ruborizada ao divulgar a pesquisa DataSerra
7- A pergunta – Será que a pesquisa, incluiu alguem fora da familia do Serra???
8- E a unica resposta possível para os numeros ora apresentados!!!

Maria Dirce

O TRE existe??????

    beattrice

    EM SP sabe-se faz tempo que não.

Gerson Carneiro

O telefone que tooooca
Eu digo alô sem respoooosta
Mas não desliga
Escuta porque eu quero votaaar

Esse ano eu vou votaaaar
Prá todo mundo ouvir…

Fabio_Passos

Datafrias é pura mutreta!

O mínimo que se esperaria é que divulgassem o resultado como "pesquisa entre eleitores com telefone".
Mas não é isso o que fizeram.

Divulgaram como pesquisa nacional a presidente… fingindo que o resultado refere-se a todo o universo de eleitores.

fsp / globo / veja / estadão não tem vergonha na cara: Mentem!

O objetivo é claro: Favorecer serra… o candidato moribundo dos grã-finos.

Ana

Não acredito que seja o único critério utilizado por essa Organização, a NadaFala ou TudoFalha usa de todo e qualquer meio de fazer pesquisas com alguma base real(?) de fundamento.
Assim eles podem ter defesa do fundamento e nos resta questionar as intenções.

Até que não são tão burros, só pensam que nós somos mais que eles.

Valentim

Tudo parece que trata-se de uma decisão administrativa para redução de custos sem que os impactos da decisão tenham sido aprofundados. Optou-se por fazer a pesquisa por ponto de fluxo, o que é tecnicamente válido, desde que alguns pressupostos sejam atendidos. Pelo que vimos, pelo menos dois não foram respeitados: a) a amostra não é plenamente representativa, posto que exclui a área rural, b) na eventualidade dos telefones declarados dos respondentes não existirem ou estiverem inacessíveis, impedem a validação da amostra. Em suma: tudo depende o quão representativo é a amostra. Quanto mais heterogêneo for o universo pesquisado, em geral, mais caro obter-se uma amostra representativa.

    beattrice

    Essa história de ponto de fluxo é muito peculiar, já vi pesquisas na Paulista, na Faria Lima, mas nunca vi na Rodoviária de SP, o que é no mínimo curioso ou não?

Marat

Eliminando os mais pobres e dando ênfase aos pobres de espírito, o resultado é favorável a coligação Unidos pela Mentira (PSDB/PFL/PPS/PIG)

    Milton Asbechi

    Haaa bão! Ai tá explicado!

josé de Queiroz

Será que para o Datafolha, quem não tem telefone não sabe usar a urna eletrônica e por isso não precisa ser pesquisado?

Rivail Rolim

O destaque dado pelo Jornal O Globo Online me chamou a atençao: Datalhafolha: 41% apostam em Dilma; 30%, em Serra. Sendo que a pesquisa no Datafolha mostra José Serra a frente de Dilma em um ponto. Porque o jornal ao invés de mostrar a pesquisa de intençao de voto que mostra Serra a frente, que é claramente positiva para ele, mostra uma informaçao sobre quem as pessoas acreditam que vai ganhar, que é claramente favorável a Dilma? Alguma mudança em curso na grande mídia???

    Milton Asbechi

    Não se preocupe com estas pesquisas mentirosa não! Tudo isto é para incentivar os doadores do Zé Serrote . Sua candidatura já está nos extertores da agonia.

    Juliana

    É que não conseguiram sustentar o gole da pesquisa por muito tempo!
    Esses números são os mesmos do VoxPopuli. Coincidência?

Deixe seu comentário

Leia também