Leonardo Boff, aborto e o Papa: “É importante não sermos vítimas de hipocrisia”

Tempo de leitura: 2 min

por Leonardo Boff, no informativo Rede de Cristãos

É importante que na intervenção do Papa na política interna do Brasil acerca do tema do aborto, tenhamos presente este fato para não sermos vítimas de hipocrisia: nos catolicíssimos países como Portugal, Espanha, Bélgica, e na Itália dos Papas já se fez a descriminalização do aborto (Cada um pode entrar no Google e constatar isso). Todos os apelos dos Papas em contra,  não modificaram a opinião da população quando se fez um plebiscito. Ela viu bem: não se trata  apenas do aspecto moral,  a ser sempre considerado (somos contra o aborto), mas deve-se atender também a seu aspecto de saúde pública. No Brasil acada dois dias morre uma mulher por abortos mal feitos , como foi publicado recentemente em O Globo na primeira página. Diante de tal fato devemos chamar a polícia ou chamar médico? O espírito humanitário e a compaixão nos obriga a chamar o médico até para não sermos acusados de crime de omissão de socorro.

Curiosamente, a descriminalização do aborto nestes países fez com que o número de abortos diminuisse consideravelmente.

O organismo da ONU que cuida das Populações demonstrou há anos que quando as mulheres são educadas e conscientizadas, elas regulam a maternidade e o número de abortos cai enormente. Portanto, o dever do Estado e da sociedade é educar e conscientizar e não simplesmente condenar as mulheres que, sob pressões de toda ordem, praticam o aborto. É impiedade impor sofrimento a quem já sofre.

Vale lembrar que o canon 1398 condena com a excomunhão automática quem pratica o aborto e cria as condições para que seja feito. Ora, foi sob FHC  e sendo ministro da saude José Serra que foi introduzido o aborto na legislação, nas duas condições previstas em lei: em caso de estupro ou de risco de morte da mãe. Se alguém é fundamentalista e aplica este canon, tanto  Serra quanto  Fernando Henrique estariam excomungados. E Serra nem poderia ter comungado em Aparecida como ostensivamente o fez. Mas pessoalmene não o faria por achar esse cânon excessivamente rigoroso.

Mas Dom José Sobrinho, arcebispo do Recife o fez.  Canonista e extremamente conservador, há dois anos atrás, quando se tratou de praticar aborto numa menina de 9 anos, engravidada pelo pai e que de forma nenhuma poderia dar a luz ao feto, por não ter os orgãos todos preparados, apelou para este canon 1398 e excomungou os medicos e todos os que participaram do ato. O Brasil ficou escandalizado por tanta insensibilidade e desumanidade. O Vaticano num artigo do Osservatore Romano criticou a atitude nada pastoral deste Arcebispo.

É bom que mantenhamos o espírito crítico face a esta inoportuna intervenção do Papa na política brasileira fazendo-se cabo eleitoral dos grupos mais conservadores. Mas o povo mais consciente tem, neste momento, dificuldade em aceitar a autoridade moral de um Papa que durante anos, como Cardeal, ocultou o  crime de pedofilia de padres e de bispos.

Como cristãos escutaremos a voz do Papa, mas neste caso, em que uma eleição está em jogo, devemos recordar que o Estado brasileiro é laico e pluralista. Tanto o Vaticano e o Governo devem respeitar os termos do tratado que foi firmado recentemente onde se respeitam as autonomias e se enfatiza a não intervenção na política interna do pais, seja na do Vaticano seja na do Brasil.

Um abraço fraterno

Leonardo Boff

Apoie o VIOMUNDO

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Pitagoras

Que vergonha hem seu ratzinger! O senhor e seus antecessores, como o polonês, tanto fizeram para derrubar o comunismo, pois afinal "eles" comiam criancinhas, agora vê que seus próprios religiosos, em todos escalões, é que realmente comem criancinhas. Da Teologia da Libertação para a Teologia da Fornicação foi um salto quântico. Para pior.
Não há mesmo futuro para uma instituição tão corrupta e anacrônica.

    Diogo Pitta

    Como não há futuro, para uma instituição que VIVE há mais de 2 mil anos? acha que essa é a maior crise eclesiástica já vivida… quando comparada aos leões que devioravam Cristãos nos séculos passados, estas acusações (verdadeiras causadas pelos filhos da igreja, e não por ela) são fichinhas…. Informe-se.

Jorge

Papa, mais um como tantos outros a serviço de poderosos; circunstancialmente fala de moral para o rebanho e convenientemente esconde os deslizes de seus pares. Mais um vendilhão (e dos grandes) da Noiva de Cristo.

leandro alma

É uma beleza o Boff não? Que coragem demonstra o frei, afinal temos de reconhecer Satã é mentiroso mas é valente pra cacete. Leonardo mente, mente e mente. O Papa não exerceu um direito ao dar orientação aos bispos, foi um dever. O aborto é questão para todos combatermos, esse imbecil diz que nos países que legalizaram a prática o aborto diminuiu, pois bem isso é mentira: Os números é que são inflados quando o aborto é proibido, tal prática foi denunciada pelo rei do aborto nos estados unidos. O babaca ainda banca o santo quando pergunta se devemos chamar o médico ou a polícia, respondo: os dois, primeiro o médico cura e depois prende a polícia. Você Leonardo Boff, hipócrita e mentiroso, bem lhe observou Cristo quando disse que não fazia parte contigo.

antonio paulo

O apoio do papa não aumentou em nada a pontuação do Serra.
Já vai longe o tempo em que se dava valor a conversa de padre.
O bispo de Guarulhos está amargando a derrota,Ficou mais desmoralizado
do que já era,em esconder padres homosexuais.

rocmatos

A Igreja católica não entende o tema do aborto para querer opinar até porque a área que eles experts é a pedofilia. Acredito que os processos bilionários a que a Igreja responde no EUA seriam "abortados" no caso de uma vitória dos entreguistas do PSDB no pleito de 2010.

Carlos Eduardo

Veja esse interessante artigo: http://www.huffingtonpost.com/2010/11/01/religion

ruypenalva

Eu fico pensando
Será que o Papa
Nunca bateu uma bronha?
Nunca melou a fronha
Quando dormiu
E se desproibiu?

Será que o Papa
Nunca levantou a pipa?
Nunca viu uma quirica
E só não gosta
Porque nunca viu?

Ora, seu Papa!
Me perdoe essa chacota
Mas pare de comer ricota
Pois aqui temos a xoxota
Que é made, made in Brazil

    Pitagoras

    Certamente o jovem Ratzinger levava para o banheiro seu mais sedutor livrinho: o Mein Kampf.

Gustavo Cardoso

Não foram Serra e FHC que "introduziram o aborto na legislação". As exceções previstas em lei – estupro e risco para a mãe já estavam dispostas no Código Penal. O que eles fizeram foi regulamentar o atendimento no serviço público de saúde para mães que se enquadrassem nessas classificações

Henrique Duarte

Dando uma olhadinha na biografia do atual Papa, encontraremos a sua passagem pela juventude nazista. Precisa dizer mais alguma coisa?

DUDU

É simplesmente vergonhoso o fato desses bispos se intrometerem na política brasileira, inclusive gastando dinheiro dos paroquianos para favorecer o conservadorismo mais sórdido.
O papa e esses bispos fariam melhor se cuidassem dos padres pedófilos.
Essa igreja é a mesma que, "ontem mesmo", queimava pessoas inocentes!
Que moral tem essa gente para abrir a boca?

Erick Ravane

Sou contra a legalização e prática do aborto pois considero o embrião/feto, uma pessoa e por isso ela tem o direito à vida. Claro que há exceções, como o estupro e o risco de morte da mãe, como já é previsto em lei, mas no trecho: "Diante de tal fato devemos chamar a polícia ou chamar médico?" é óbvio que temos que chamar o médico, porém isso não quer dizer que a mulher em questão não deva ser responsabilizada por seus atos. Ora, se um assassino ao matar uma pessoa se fere por qualquer motivo, ele é sim socorrido, isso também é previsto em lei, mas depois o mesmo é responsabilizado por seu ato. Por favor, não indignem-se pelo uso da palavra "assassino", pois o aborto é sim um assassínio, é sim a interrupção de uma vida. Porém, isso não quer dizer que o Papa, usando de sua influência tem o direito de interferir na soberania de nosso País, um plebiscito é a melhor saída para esse assunto em minha opinião.

prvitu

continuando..
Defendo sim o fim da anomalia social, caos da juventude produzidos pelo consumismo exarcebado em nome do qual se vende sexo indiscriminadamente a uma populacao que nao esta preparada para isto. Se proibir nao e a solucao, tao pouco criar mecanismo que assassinam o resultado desta pratica mencionada, no caso a gravides o e.
Vou ficar por aqui, embora se tenha muito mas o que analisar sobre este assunto que nao e so uma questao de criminalizar ou nao as mulheres.
Um abraco a todos.

prvitu

O interessante ddestes artigos e comentarios sobre o aborto, e que eles nunca tratam de 2 aspctos fundamentais do assunto e sempre querem impor uma unica visao progressista sobre o assunto como se ele nao tivesse outras solucoes.
– Por que antes de tentar descriminalizar o aborto nao se tenta verdadeiramente criminalizar (na pratica, nao em teoria) os que estao realizando o aborto clandestinamente e aqui me refiro as "clinicas" que atuam fora da lei? Prendam, expulsem dos conselhos de medicinas aqueles que a margem da lei estao operando aborto em todo o pais.
– Quando e que vamos discutir a sexualizacao exacerbada da sociedade como um todo e principalmente na infancia e adoslecencia que como sabemos nao tem formacao psiquica, fisica e emocional para atuarem diante da overdose de sensulaizacao no meio que vivemos. E por favor nao me venham com o velho discuroso de que estou defendendo o a repressao sexual porque isto seria banalizar a discussao, nao defendo a repressao sexual.

Taw

Há dois assuntos críticos no texto: aborto e a intervenção de um líder de Estado nas eleições de outro.

Com relação ao aborto, como foi dito no texto: "O organismo da ONU que cuida das Populações demonstrou há anos que quando as mulheres são educadas e conscientizadas, elas regulam a maternidade e o número de abortos cai enormente."

Então poderíamos começar por esse passo, educar as mulheres, as adolescentes mesmo antes de engravidar. Para fazer isso não é necessário mudar a lei do aborto.

marcio amorim

Sr aranha , voce foi infeliz em seu comentário, pois a BIBLIA é , e sempre será o livro mais moderno de todo o mundo ,

daniel

Antepenúltimo parágrafo repetido.

    Conceição Lemes

    Obrigada. Corrigido. abs

Pitagoras

O ex-integrante da juventude hitlerista vem meter a colher num país onde não foi chamado para dar lição de moral, ética? Só rindo. Vá cuidar de seus pedófilos, banqueiros safados e outras mazelas de uma elite duma igreja que insiste em viver na Idade Média. Não pedi sua opinião e o senhor desrespeita nossa soberania.
Fora Ratzinger!

Alan D. Silva

Excelente texto! Estou escrevendo apenas para avisar que o parágrafo que começa com "Mas Dom José Sobrinho, arcebispo do Recife o fez…." está duplicado.

Abraço!

luiz claudio

A igreja católica é uma instituição apolitica e apartidária,não julguemos a instituição pelos homens que ocupam cargos nela,existem bons e maus religiosos,afinal como sabemos antes de serem religiosos são homens e garanto que pedófilos e corruptos são minorias,agora quanto o aborto sou contra,dizem que é uma questão de saúde pública,concordo,e temos que combater este mal,mas nao liberando -o,e sim ensinando educação sexual nas escolas e dentro das familias os pais conversarem com os filhos,para que ele não façam do sexo uma forma de diversão,a promiscuidade gera consequências e no brasil isto se tornou comum,infelizmente,aborto nunca,fora.

pedro

a igreja católica tem seus ratzinger e os protestantes têm seus malas ou melhor malafaias….não sei qual a pior……
estamos entre o demônio e o satanás……hitler ainda vive nos espiritos destes comerciantes da fé….

easonnascimento

O papa está sim interferindo na soberania brasileira. Os católicos que me perdoem mas ele tem muito o que fazer no seu quintal. Pedofilia e escândalos financeiros deveriam tomar sua atenção. Deixem-nos aqui com a nossa eleição. Se ele quisesse dar um conselho justo aos seus bispos diria que eles não se envolvessem em irregularidades como o caso da gráfica do mal.
http://easonfn.wordpress.com

Armando do Prado

O ex-nazista Ratzinger tem que cuidar do seu rebanho de pedófilos, para a segurança de inocentes no mundo todo.

    valentine

    Meu Querido! concordo plenamente com você,mas o que você diria,de uma pessoa que faz aborto,apenas pelo simples fato,de não querer mais estar grávida! e fazer um aborto no 7º mes de gestação;foi numa clínica com todos os recursos com médico e anestesista,tudo muito normal,isso ocorreu com uma amiga minha na espanha ( bilbao) onde o aborto é liberal,aliás! desculpa-me, onde existe clínicas com conceituados assassinos,onde comentem assasssinatos com a maior cautela,preservando assim, a vida da paciente ( assassina),liberar o aborto é isso aí! vai ser praticamente uma clínica de estética! como na europa,ha! não estou gostando do barrigão,vou tirar!! Meu lindo!! a verdade é uma só,liberando ou não continuará o mesmo problema,os casos de gravidez com estrupos,são muito menores ao de gravidez de usuárias de crack e etc…então na minha opinião,existem fatores muito mais importantes a serem resolvidos e solucionados, com urgência!! com certeza fará diferença nessa questão!

    leonardopires

    Sinceramente, esse tipo de aborto que você fala acontece todos os dias no Brasil, em clínicas caras e bem preparadas. Não é esse o problema que a discriminaliação resolve. Fora isso, se você é religioso, então deixe a punição nas mãos de Deus.

    Se não, pense no caso real de aborto: o da mãe favelada que é abandonada pelo seu "homem" assim que ele descobre da gravidez e que terá que "cuidar" da criança sozinha. Pense também que nessa realidade, tão distante de nós pequeno-burgueses, "homem que é homem não cria filho de outro homem". E, no fim das contas, a criança acaba sendo expulsa de casa quando a mãe encontra um novo "homem". O que acaba acontecendo é que ou a criança morre na rua, ou se cria sozinha, exposta ao crack, ao aliciamento para exploração sexual e a se tornar um soldado do tráfico.

    Isso leva as mães solteiras pobres a tentar medidas desesperadas para abortar, como a introdução de agulhas de tricô, arame farpado ou até veneno por via vaginal, ingestão de medicamentos de venda proibida no Brasil (alimenta a máfia do tráfico de remédios), ou até mesmo dar socos na própria barriga até forçar o aborto. Se essa mulher, desesperada vai para o hospital, o médico deve chamar a polícia e prendê-la.

    Isto é certo? Isto é solidário? Isto é cristão?

    Aceite a liberdade do outro. Seguindo exatamente o mesmo princípio de "valorização da vida", deveríamos proibir o abate de animais e o consumo de vegetais, afinal eles também são vivos. No entanto, nós também morreríamos. Sendo assim, será que Deus, Jesus, Maomé, Brahma e/ou Tupã são tolerantes quando a morte de um é necessária em nome de um bem maior?

Leonardo Boff, aborto e o Papa: “É importante não sermos vítimas de hipocrisia” |

[…] do Blog Vi o Mundo do […]

Cleverton Silva

Caro Azenha, ótimo texto de Leonardo Boff. Alerto que o antepenúltimo texto repete partes do texto do parágrafo anterior. Façam esta correção.

Roberto Locatelli

A Santa Igreja Católica é a mesma que já queimou gente viva. Esperar o que?

    VALENTINE

    A IGREJA CATÓLICA, É A MÃE DA PEDOFILIA ,A QUE FECHA OS OLHOS, P/ ERROS DOS FILHOS!!

Paulo

O Papa é pop!
O pop não poupa ninguém!
Só agora entendo tanto empenho da igreja católica no combate ao aborto e no ataque aos métodos contraceptivos. Talvez seja para aumentar a oferta de crianças carentes no mundo, facilitando a ação dos padres e bispos pedófilos.
Não posso dar crédito a um Papa de tendências nazistas que fechou seus olhos para a pedofilia praticada nas sacristias e sufocou a Teologia da Libertação. Se a igreja tivesse mais pessoas como Boff, Frei Betto, Mauro Moreli, serviria para alguma coisa. Nunca imaginei que a bala de prata viesse vestida de batina e direto do vaticano.

redson

Sempre bom saber da opinião de Leonardo Boff sobre questões religiosas. Palavras de sensatez e equilíbrio. Uma lição.

Carlos

Carissimos, verdadeiramente até agora não consegui entender esta matemática: "Curiosamente, a descriminalização do aborto nestes países fez com que o número de abortos diminuisse consideravelmente". ??????????????????????? como?????????????

Por outro lado me preocupo com a quantidade de SEM PROTEÇÃO E QUE ORIGINA GRAVIDEZ NÃO DESEJADA E DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS. Abra o olho com o discursso. A liberação da maconha aumentou o tráfego, a guerra entre gangs e tonrladas e toneladas de apreensão, armas e tudo mais. Façam as contas. Hipocrita e quem vai na onda e não olha o que está do lado. A segunda e terceira intenção do fato.

    Daniel

    "(…)A liberação da maconha liberou o TRÁFEGO"(…)? E você quer realmente ser levado a sério Carlos? Por favor, não feche os olhos e os ouvidos para os fatos… Deixemos de ser machistas.

    Alceu C. Gonçalves

    Véio, cê aparenta ser mais um analfabeto funcional. É óbvio que a frase e o argumento foram mal construídos, ou o que é mais provável, erro de digitação, provocou a frase incongruente. Péra um minutinho que vô desenhá procê: "A descriminalização do aborto nos países onde foi aprovado, fez diminuir o número de mulheres que morriam ao praticá-lo sem assistência médica ou em clínicas de fundo de quintal". Agora, cá entre nós, o que realmente não dá pra entender foi o seu último parágrafo. Tu comeu letra ou não conseguiu concatenar as idéias?

    AlceuCG

    Pitagoras

    De onde copiastes e colastes tanta lambança? Ou será copyright seu mesmo? caramba meu, vá escrever bobagem nos canto do inferno!

Carmen

Contra tudo e contra todos, inclusive contra a própria popularidade, o presidente Fernando Henrique Cardoso forçou o Ministro da Justiça Renan Calheiros a manter no anteprojeto de reforma do Código Penal a vergonhosa descriminação do aborto (cf. FHC intervém e mantém inovações sobre o aborto, O Estado de São Paulo, 05/07/1999)….
Talvez mais uma coincidência seja a participação do Brasil na Conferência sobre População Cairo + 5, encerrada no dia 02/07/1999. O objetivo do encontro internacional era avaliar o resultado das metas de controle demográfico da Conferência do Cairo, realizada há cinco anos, em 1994. O Ministro da Saúde José Serra, que chefiou a delegação brasileira, fez uma proposta favorável ao aborto, que foi aprovada pelos controlistas (ONU adota texto sobre população, Jornal do Brasil, 03/07/1999, p.7).
Anápolis, 05 de julho de 1999.
Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz http://www.providaanapolis.org.br/presforc.htm

aranha

Sr. Boff,

é nisto que dá ser crente e ainda mais se basear em um livro tão irracional e atrasado quanto a Bíblia. Saia justa.O melhor que o senhor faria era se omitir. Ou então, abandonar de vez os dogmas cristãos – ainda é tempo.

Jandui

    Roberta

    Que ignorância se referir a Leonardo Boff desta maneira.Se soubesse a quem se refere e os avanços teológicos promovidos pela sensibilidade intelectual, religiosa de Boff não falaria assim.

Francisco Hugo

"Como cristãos escutaremos a voz do Papa…"
Boff, você pode, como católico, escutar a voz do Papa.
Como cristão, eu não escuto a voz do Papa.
Ratzinger choca meu cristianismo.

    Otto

    Francisco, escutar é uma coisa, obedecer é outra completamente diferente.

Rodrigo Carvalho

A pédofilia é um dos problemas da igreja católica (problema para quem não é padre, para alguns desses padres, solução), mas há índices elevados de padres alcóolatras e homossexuais (mas a igreja abomina isso?). O pior é o índice de decisões e ações que contrariam o que Jesus Cristo pregou e ainda dizem que esse papa colaborava com o nazismo…
Que igreja é essa?

Paulo Branco

Azenha
Veja que texto pertinente aí do Blog do Sakamoto http://blogdosakamoto.uol.com.br/2010/10/29/tambe
Peça que dê destaque a ele hoje ainda…
Paulo Branco

Ricardo

Petrus Apostolum Principex Apostolorum – PAPA
Tudo o que o Inquisidor Geral, o Cardeal Ratizger queria!
Uma instituição regida a séculos por Homens brancos que reforçam o silenciamento sistemático de mulheres, sem dúvida, não faz parte do nosso tempo e tenta de toda forma atrasar o nosso país.
Se irmã Dulce tivesse viva, ela votaria em Dilma!
Ricardo, da terra de Boca do Inferno

Felipe Coelho

O papa não pega ninguém.

Aelton M. Faria

Prezado Azenha;
A bala de prata já está no tambor.
A ordem para o disparo foi dado pela Vossa Santidade.
Domingo de manhã nas missas, será executada pelos inimigos da cristandade.
Seja o resultado, mesmo a Dilma vencendo, voltamos alguns séculos.
Vamos continuar tentando entrar no século XXI.
Atenciosamente;
Aelton M. Faria

    HEER PINHEIRO

    quero dar palpite pra eleiçao papal,e o Brasil ainda emprestara as urnas eletronicas.sou evangelico e voto dilma 13 entao nao importa Silas malacheia de dinheiro e muito menos Bento XVI

    jackson galindo

    Acho um tanto hipócrita este papa e os seus discursos. Os crimes da igreja ele sempre acoberta e agora vem com este papo TFP, vamos nós, com ou sem papa , votar em Dilma.

    Thais Pereira

    Concordo contigo, Aelton.O debate político das eleições presidências 2010 do Brasil provou que o nosso país ainda não "entrou" no século XXI. Pelo contrário, para mim, ficou claro que estamos – no discurso – mais próximos dos séculos XVI e XVII (antes da Revolução Francesa).
    Não importa o resultado, o Brasil saiu perdendo. Porém, a derrota será TERRÍVEL / APAVORANTE se o seu Serra, homem do bem e defensor dos bons custumes, sair vencedor das urnas no dia 31/10. ISOLA !!!!!!!

ruypenalva

O Papa é o Papo (RP)

O Papa é o papo
Nada no Papa é tudo
Tudo no papo é nada

Não é nosso papai
Papai outro
Que não a gente

Papai outro
Não com'a gente

Não é um rato
Só é um Ratzinger
Por cima Bento

Perebento

IV avatar

Quanado Boff fez sua opção preferencial pelos pobres o mesmo foi punido por Ratzinger, que depois viria ser Bento 16.
Boff foi alertado que a Igreja não poderia fazer política
Agora o mesmo Ratzinger, agora Papa, diz que a Igreja tem que meter o bedelho na política brasileira
Pq será
Pq quaando se trata de direita a Igreja pode meter o bedelho
Não é o aborto que está em jogo mas os trilhões do pre-sal

adenilde petrina

Há muito tempo que me afastei da Igreja católica: fui formada dentro das Comunidades Eclesiais de Base e não dá mais para aguentar esse papa, esse bispo de gurulhos que me lembra D. Castro mayer,bispo de Campos(RJ) e apoiador da TFP, sinceramente: tõ me lixando para esse papa que apoiou o nazismo e , como inquisidor calou muita gente que procurava tão somente seguir o Evangelho de verdade.

assalariado.

O que falar de uma das bestas do apocalipse?

O Estado do vaticano se expressa através de uma religião,que se chama catolicismo,é um Estado teocrático que vive e sobrevive de suas empresas explorando trabalhadores assalariados mundo afora e,de quebra vive iludindo a boa fé do povo e se metendo nos Estados de origem laica.Santa hipocrisia

Wellington_Vibe

Papa quem? Criancinhas? Ah tá…Aquele senhor. Continua sendo um piadista de primeira. Nada que o PIO XII já não tivesse feito…

Mônica

Com tantas mazelas correndo solto nos meandros da Igreja e lá vem Bento 16 jogar pedra no telhado vizinho. Alguém aqui já citou que aborto é problema de saúde e justiça e não de fé, então seu Bento, deixe de ser hipócrita, procure mais é sanar o que de podre tem dentro da sua Igreja. O mesmo serve para dirigente de certo grupo espírita que, precipitadamente, imputa à "entidades espirituais" opiniões que são suas. Estão esquecendo que a massa não é burra!
Ia me esquecendo, estudei (parte) Teologia e Kardec.

Helena Mansano

Azenha:

Não estou entendendo, olhe a msg q aparece qdo vc vai enviar a matéria:

Envie a cópia da matéria 'Leonardo Boff, aborto e o Papa: "É importante não sermos vítimas de hipocrisia"' para um amigo

Please wait for 1 Minute before sending the next article.

Loading …
Fechar esta janela

Só que não vai nunca….

É bom vc estar ciente disso.

Helena Mansano
[email protected]

Celso C. Silva

A informação que eu tenho é que esta manifestação do PAPA sobre as eleições DO Brasil ocorreu por solicitação da CNBB.
Nós ficamos preocupados,com razão,com o bispo de Guarulhos enquanto muitos Bispos Brasileiro trabalharam,na surdina, o tempo todo para o PSDB e para o Zé Serra,vide o caso do bispo de Aparecida que entregou pessoalmente a imagem de N.S. Aparecida para a Mõnica Serra para ser enviada aos mineiros que ficaram soterrados no Chile.

Helena Mansano

Azenha,

Boa noite!
Não estou conseguindo enviar esta matéria por email para meus amigos.
Há uma msg para aguardar a próxima materia. É normal isso???
Obrigada.

Helena Mansano
[email protected]

darci

Pois é, depois do parto há vida? A igreja se preocupa com a criança e com a mãe. Hipócritas. Por isso há muito que deixei de ser católico. E tenho dúvidas se Deus existe. Porque se essa turma que conhece todos os segredos do mundo não temem a Deus, que passa a vida terrena gozando do bom e do melhor e fazendo o mal sem limites, mentindo, caluniando, promovendo a guerra, não é possível que acreditem em inferno e sofrimento eterno. O Papa e pastores que conhecemos na TV nos dão a certeza de que Deus não existe. Já imaginaram o Malafaia no Ceú? Coitado de Deus.

Fabio_Passos

Quem pode ler e acompanhar Leonardo Boff vai dar bola prá silas malafaia?
só prá cara do farsante…

A superioridade ética e intelectual da candidatura Dilma é arrasadora.

Maria Rita

Estou assistindo o pré-debate, no G1, e o "da Costa" acabou de falar que certamente algum dos indecisos vai perguntar – e corrigiu: ele espera que alguém pergunte – o motivo da declaração recente do papa.
Opa! Então ele já tem o script do debate?
E concluiu a fala dele dizendo que certamente a declaração do papa foi pra não votar no PT, etc e tal.
Putz… Não tem fim esse esgoto???

assalariado.

O que falar de uma das bestas do apocalipse?

O Estado do vaticano se expressa através de uma religião,que se chama catolicismo,é um Estado teocrático que vive e sobrevive de suas empresas explorando trabalhadores assalariados mundo afora e,de quebra vive iludindo a boa fé do povo e se metendo nos Estados de origem laica.Santa hipocrisia!

Joel PInto

Sou Católico ,mas confesso que presiso rever meus conseitos,a muitos e muitos anos ouvi, vi e ajudei a Igreja Católica falar e fazer vários documentos que pregava a opção pelos pobres,pior que eu acreditei,ai quando chega um governo que reduz a pobreza ,cria empregos,e divide melhor o pão e nos mostra que é possivel um Brasil melhor vém o Papa que nunca passou fome,frio,nunca ficou desempregado,nunca ficou sem teto, do seu trono de ouro fazer campanha para Serra e FHC, este Bispos pelegos que são como o rico da parábola do Lázaro certamente vivem jogando as migalhas no chão para os pobres comerem não meressem nem comentários. viva Leonardo Boff,Frei Beto ,Dom Pedro Casaldaglia,Dom Luciano Mendes,Dom Evaristo Arns e tantos leigos e leigas profetas da esperança.

joão

Quem já foi da juventude nazista pode falar sobre preservar a vida?

Daniel

Muito bom o texto! O único aspecto que me incomoda e que acaba sempre sendo munição para os argumentos de quem se identifica com o PSDB é a afirmação de que José Serra inseriu no Código Penal as causas que excluem a punibilidade do abortamento nas condições que já conhecemos (CP, art. 128, I e II) ("Ora, foi sob FHC e sendo ministro da saude José Serra que foi introduzido o aborto na legislação, nas duas condições previstas em lei: em caso de estupro ou de risco de morte da mãe"). Pessoal, o que se fez foi a regulamentação das hipóteses previstas em lei e não a criação do art. 128, que está no Còdigo Penal desde 1940. Que tudo dê certo domingo! Abraço.

Fernando

Olha, sinceramente eu fui frade franciscano e um dos motivos que me fez afastar da vida religiosa foi essa ascensão da direita conservadora que está constantemente tentando calar pensadores da Teologia da Libertação.
Cansei dessa nojeira.

Jair de Souza

Gostaria de voltar a recomendar a todos que vejam e escutem o excelente vídeo clip da música "Crimen sollicitationis", da banda espanhola Ska-P. Trata-se de uma música de muito boa qualidade, além de fazer uma contundente denúncia da prática de pedofilia por integrantes do clero católico, assim como da defesa que Ratzinger faz desses abusadores de crianças. O link para acessar o vídeo é: http://www.youtube.com/watch?v=mBS_0uxJy5g

Anselmo Ferreira

Pessoal, permitam-me replicar esse comentário que fiz no blog do Nassif.
Esse Bento não é nada bento. Assim como a gente vê certo candidato aqui prometendo coisas que sabemos que não tem competência para fazer, lá, esse Bento, nada bento, ainda não se deu conta de que não dá conta nem de sua própria alma. A pergunta porque a igreja católica romana perde tantos fiéis tem aí uma das respostas… Façam o que eu falo, não o que eu faço.
Fariam um bem muito grande para nós deixando-nos em paz.

mineirin

ô Azenha, tamo candando e agando pra esses caras.

Gerson Carneiro

O Papa é pop e o pop não poupa ninguém.

Jéssica

Depois dessa eleição setores da Igreja não serão mais os mesmos, os próprios fiéis estão mudando. Triste de ver, Pedro teria vergonha do que essa instituição se tornou! Homem nenhum fala por mim, só Deus, este sim acima de tudo e todos!

Pedro

Aborto, mesmo, é ainda existir papa na nossa época.

    Morvan

    Assino embaixo. Estes escrotos vivem da ignorância da humanidade.
    Morvan, Usuário Linux #433640

Messias Macedo

Petrobrás de Lula dobra o pré-sal
em http://www.conversaafiada.com.br – conspícuo blog do jornalista Paulo Henrique Amorim

DESABAFA A TUA DOR, MATUTO ‘BANANIENSE’ SUJO E DA FACÇÃO DO PRESIDENTE LULA, SEGUNDO O CANDIDADO [JOSÉ] (S)ERRA!

… Para os [fatídicos] neoliberais, esta notícia 'Petrobrás dobra o pré-sal' só seria factível se a empresa petrolífera estivesse nas mãos "cheirosas" de meia-dúzia de capitalistas transnacionais!… As vultosas propinas recebidas pelos entreguistas/ antinacionalistas DEMotucanos seria, digamos, "o conforto da consciência", a remissão pelo pecado cometido!" Os [famigerados] neoliberais devem imaginar que Deus é complacente com os ladrões de colarinho branco, e cujo produto do roubo produz o que se chama 'miséria social'!…
E, aí, basta beijar a imagem de uma santa e/ou reverberar uma nota do Papa da Igreja da Inquisição , para as falcatruas se encaixarem nos conformes da legalidade e das virtudes!… Por exemplo, os [infames] neoliberais DEMotucanos fazem apologia à difusão da telefonia celular e aos recordes dos fabulosos lucros da Companhia Vale [do Rio do Doce], exaltando a capacidade gerencial e a competência do empresariado! O candidato (S)erra e as suas bravatas estão aí, para não nos deixar mentir!

NOTA CÍVICA!: … O que seria do nosso pré-sal se FHC tivesse feito sucessor?! Ou se tivesse (re)comprado deputados no sentido de (re)modificar a Constituição, aprovando o terceiro mandato, pressuposto apoiado pelo PIG?!…

Vade retro DEMotucanases dos Infernos!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

bene

Cala boca Bento XVI !

monge scéptico

Para mimi esse senhor não tem a menor credibilidade. deveria ater-se ao seu rebanho e, nada
mais.
O abôto deve ser discutido num econtro de mulhere, onde o que vai decidir, é o consenso. Po-
demos antever, que em geral as mulheres, votariam contra, a não ser em casos de risco de
morte da mulher. A religião fica fora disso.

Luiz Carlos Castilho

O grande problema é que a mídia mundial sempre dá muita atenção as palavras do papa.
O que representa o papa ? o que representa a igreja católica ?
A História nos ensina que a igreja é responsável ou co-reponsável por grandes barbaridades cometidas contra seres humanos.
Existe coisa mais hedionda que os assassinatos cometidas pela inquisição ? Ou a matança praticada contra mulçumanos nas cruzadas ? Ou pior ainda a matança que contrinui para extinção de nações como os Maias, Incas, indíos brasileiros e americanos ?
Então vamos dar importância a coisas mais importantes!

    Rodrigo Carvalho

    O papa, a igreja católica? Um apoio para o grande capital, para os países ricos…

    O papa atual era amigo e colaborava com nazistas, agora é amigo e colabora com pedófilos…escondendo suas maldades!!!!Com certeza a pedra erguida por Pedro não é a igreja católica…

tito bahiense

Muito bem mestre Boff!!!
Eis o grande golpe…me espanto com o que pode vir por aí…

obs: o sexto parágrafo foi duplicado!!!

Dilma lá!

Marcio

Bem lembrado. Se a igreja passa a interferir nas questões políticas do Brasil, não poderá no futuro reclamar se o Estado também se julgar no direito de adentrar a esfera religiosa. E aí?

carmen silvia

Esses senhores,papa e bispo,que aliás é a mesma coisa,o papa é só mais um bispo,deveriam se recolher ao tamanho real que lhes cabe nesse séc XXI.A igreja não é mais a toda poderosa que se envolvia até entre os lençois de seu rebanho,em algumos casos de forma literal ,como já ficou demonstrado e comprovado ao longo da história.Ela já não é dona soberana do diabo que nos conduziria aos quintos dos infernos caso fugissemos dos dogmas preconizado por ela.Essa igreja é uma instituição como outras,conduzida e comandada por homens e não santos,como nos quiseram fazer crer ao longo de séculos com sua inquisição,com suas excumunhões,com seus vetos,seus silêncios obsequiosos.A muito que o homem descobriu que nesse planeta só vivem seres humanos ninguém aqui tem aura.Claro que reconhecemos que entre esses seres humanos existem aqueles mais despojados,mais abnegados,mais solidários,mas não mais humano do que outro sendo portanto falíveis.O pecado como ameaça já não tá com essa bola toda.Então resta a esses senhores fazerem um esforço e rápido para chegarem ao séc.XXI,saírem de seus palácios e voltarem a caminhar entre as pessoas,e pelo o que me ensinaram era isso que Cristo fazia,encontrava as pessoas e suas dores e suas alegrias cotidianas e até onde sei não emitia fatwas ou recadinhos atráves de sua "assessoria de imprensa".Deveriam olhar menos pra seus umbigos e mais pro mundo real que aí está com toda a sua beleza e também seu horror.Uma autoridade eclesiastica deveria se preocupar nos dias atuais que se construa em torno dela respeito e não temor,pois o rebanho já não é o mesmo e a cada dia mais carneirinhos pulam as cercas movidos pela decepção,pela tomada de consciência,pela indignação com tantas iniquidades praticadas por aqueles que deveriam ser os primeiros a clamarem por justiça uma vez que se dizem cristãos,ou o Cristo deles não é o da tolerância,da justiça e do amor?

Archibaldo S. Braga

Leonardo Boff disse tudo, com a grande autoridade que possui!!! A. S. Braga

paulobueno

fico preocupado com toda a polemica em torno do aborto mais acho que a DILMA
vence com uma margem bem pequena mais vence
estou acreditando muito na vitoria .
.
.

.O PAPA deveria se preocupar com os padres pedofilos e com as drogas
não com uma bobagem dessa

Paulo Couto Teixeira

Vejam e divulguem o excelente texto do Bispo de Caçador-SC, Dom Luiz Carlos Eccel, a respeito da mensagem do Papa sobre s eleições!
Está em meu blog do nascif: http://blogln.ning.com/forum/topics/bispo-de-caca

MirabeauBLeal

.
A aliança entre a extrema direita religiosa e a política, travestida em pacto anti-aborto, hoje foi envelopada com ares de súmula do Santo Ofício na primeira página da Folha de São Paulo.

A ala da Igreja Católica encastelada na Opus Dei, que agora apóia Serra, abençoou o General-Ditador Salazar, em Portugal; o General-Ditador Franco, na Espanha; o General-Ditador Pinochet, no Chile; o General-Ditador Videla, na Argentina e o Golpe de 64 dos Generais-Ditadores, no Brasil.

Coincidentemente essas manchetes da trupe do Vigário Serra, ontem transfigurado na cidade de Uberlândia-MG em Cafetão Eleitoral das "meninas bonitas", se estamparam nas páginas dos jornais precisamente no momento em que a pesquisa do Instituto Sensus apontou que 51% dos católicos brasileiros praticantes votam em Dilma Rousseff.

#SERRACAFETÃO
#SERRAENROLÃO
#SERRAMENTE
#SERRACALUNIADOR
#SERRAMILCARAS
#ENENHUMAPRESTA
.

    medrah0591

    A Igreja Católica, nos tempos atuais, está saindo de suas raizes, como outrora, abrigando, naquela época, pessoas com interesses egoísticos diversos. Vários padres a se revoltarem, como Martinho Lutero e centenas de outros, dividindo a igreja da época… Tudo retorna, visto que a Igreja dá abrigo a setores, como outrora, repetindo, a pessoas fundamentalistas e de interesses outros… Vejo nisso, uma divisão da igreja novamente, sendo um grupo de fundamentalista religiosos e outro, mais aberto ao diálado, usando a razão e preocupado, de fato, com o povo, como vemos no comentário do Bispo de Caçador.
    Não é por acaso que multidões de católicos mudam de religião, saindo das fileiras católicas, multidões, arrebanhadas pelos evangélicos… A Maioria das igrejas evangélicas são formadas pelos dissidentes da igreja católica…
    Alguem discorda?

Angela Mara

O Cinismo do zé pequeno é de dar nojo às baratas.

Ele e a mulher fizeram aborto conforme denúncia de ex-aluna e ainda tem o descalabro
de colocar o papa do seu lado.

Se o papa é contra o aborto que diga ao povo que não vote no Serra, pois eles matam criancinhas.

NÃO AGUENTO MAIS.

DILMA 13 PRA TIRA ESSE INOMINÁVEL DA TELA DA TV.

Carlos Moratelli

Já que eles querem, vamos proceder como ha séculos, façamos com votos a grande fogueira da inquizição, que vai queimar e transformar em cinzas, a vida política desse candidato pseudo-cristão e de seus seguidores farizeus.

Jaime H. Albarrán

Este Papa Bento XVI (Cardeal Joseph Ratzinger) membro da loja secreta Opus Dei, foi colaborador do seu fundador Josemaria Escrivá de Balaguer e obviamente prega a filosofia mais ortodoxa da Igreja Católica, o ex-frade Leonardo Boff, brasileiro, um dos expoentes da Teologia da Libertação, teve voto de silêncio imposto por Ratzinger em 1985 devido às suas posições políticas marxistas.
Em todo o mundo, o Opus Dei passou a receber grande dose de atenção dos meios de comunicação devido à publicação do livro "O Código Da Vinci" (em que dois membros da prelazia, um deles inclusive um fanático religioso desprovido de bom estado psicológico, usam de fins violentos para defenderem segredos da igreja católica), e, no Brasil, pela divulgação de que o ex-governador do estado brasileiro de São Paulo, Geraldo Alckmin, faria parte do Opus Dei. Ele, inclusive, quando era prefeito de Pindamonhangaba em 1978, batizou uma rua da cidade como o nome do fundador, Josemaría Escrivá de Balaguer, em comemoração ao cinqüentenário da organização. Por sua vez, Alckmin sempre negou ter qualquer vínculo com o Opus Dei.
“O Opus Dei teve e tem ligações com regimes autoritários e elites conservadoras" Segundo John Allen Jr., jornalista da CNN, é preciso, de saída, contextualizar a questão. No tempo da guerra civil na Espanha (1936-1939), Escrivá e a maioria dos católicos do país apoiaram os nacionalistas contra os republicanos. Nas décadas seguintes, a organização forneceu alguns ministros aos governos franquistas e pós-franquistas, em geral quadros de perfil tecnocrático. “Em contrapartida, informa o autor, diversos numerários foram presos ou tiveram de se exilar por sua oposição a Franco."
Estamos no século XXI, já acabou a historia da interferência da Igreja Católica o Papa não pode e não deve imiscuir-se na política interna de um pais, felizmente a humanidade livrou-se da perversa inquisição e da participação religiosa nos governos.
O Papa deve cuidar sim de atualizar os princípios e funcionamento da sua organização cheia de escândalos e corrupção.
Fonte: Enciclopédia Wikipédia

brasilfatosedados

cont. 02.

– A miséria no que se refere ao número de pessoas que com ela convivem, como também na quantidade que foram retiradas ou inseridas nela, entre 1985-2010: dois gráficos.
– As milhões de pessoas, no total, que foram retiradas ou inseridas na “miséria + pobreza”, entre 1985 – 2010: um gráfico.
– A classe média e a evolução de sua renda per capita domiciliar, na perspectiva de alguns de seus segmentos(alta, média e baixa), entre 1985 – 2010: três gráficos.
– Os resumos númericos e retirados dos gráficos acima, como forma de análise comparativa sintética entre os governos do período 1985 – 2010: 02 quadros/resumos.

Abcs, e espero que os dados sejam de alguma utilidade para o momento crucial em que vivemos.

brasilfatosedados

cont.

O tema principal está dividido em seis posts/temas secundários e um post/resumos, assim separados para uma melhor abordagem do tema principal:

– Diferença entre ricos e pobres e sua participação proporcional na renda total do país entre 1985-2010: dois gráficos
– Diferença média entre ricos e pobres em relação à evolução proporcional do respectivo crescimento/redução da renda nacional no período equivalente(PIB Brasil médio), entre 1985-2010: um gráfico.
– A pobreza no que se refere ao número de pessoas que com ela convivem, como também na quantidade que foram retiradas ou inseridas nela, entre 1985-2010: dois gráficos.

brasilfatosedados

Rodrigo,

para ajudar a alimentar o debate eleitoral sério, e também acrescentar mais informações relevantes aos ainda indecisos, acabei de publicar lá no blog “Brasil – Fatos e Dados” uma nova série de pots/gráficos/quadros, sobre o seguinte tema:

– ”Classes sociais – diferenças e participação na renda total – mobilidade social – distribuição de renda – evolução: 1985 – 2010?.

o link do blog é este:

http://brasilfatosedados.wordpress.com/

Luis Righi

Muito bom a gente ler um texto de alguém tão lúcido como Leonardo Boff.

Valdir

Azenha,

o quarto e o quinto parágrafo do texto são indênticos.

Uma análise lúcida e imperdível « Livre pensar é só pensar!

[…] Leia mais… […]

nadiê rodrigues

Nessas alturas do campeonato nem mesmo os católicos estão cientes daautoridade do Papa, visto que ele está interferindo numa campanha política que não lhe diz respeito.
O Papa tem que estar mais atento é para seus padres e bispos, que vão à televisão para vomitar asneiras como fez o tal da Canção Nova contra Dilma. Deve estar atento, sobretudo, ao fato desses 'religiosos' não se conterem com o celibato, daí, pra não se prejudicarem com as menininhas, que daria muito na vista, praticam sexo com os menininhos, toda hora mais um sendo descoberto e a Igreja precisando se desculpar pelos crimes de pedofilia, que é mil vezes mais grave que qualquer outro, até porque também destroem vidas, desde a dos menininhos até a família dele inteira, que jamais se conformarão com os fatos esdrúxulos, sem contar que provavelmente essas famílias, todas, estão preferindo renegar qualquer religião após a decepção enorme sofrida.

joão bravo

Sou cristão,mas não vejo este papa com bons olhos.Não sei,desde o começo ele não me agradou.Creio não ser o único a pensar assim.Este intrometimento é inaceitável.Tenho certeza que como o jacaré,este papa não vai entrar no céu.

Wellington

Sensacional a escrita do grande Leonardo Boff. Sou catolico, pratico a fé, mas está visivel que a Igreja precisa revisar alguns conceitos.

Rodrigo Carvalho

Enquanto houver um papa que se diz contrário ao aborto e esconde padres pedófilos, a igreja católica vai carregar a imagem de hipocrisia. Leonardo Boff defendia os pobres e foi punido pela inquisição do cardeal ratzinger que virou papa e o bispod e Guarulhos, cardeal papa, não será punido?Não é a toa que a igreja católica perde adeptos e se desmoraliza, além disso, não segue o que Cristo pregou, pois a referida igreja abomina pobres.

Mohamad

Acho que a turma do Serra tapeou o papa!.
Porque AGORA o papa iria repetir uma recomendação que a muito tempo ele e outros papas anteriores ja se cansaram de emitir.
Essa agora é só para sair no estadão e JN.

    antoniocm

    Bichos escrotos, saiam dos esgotos…

Yacov

Esse papa é o DIABO!!!! Aliás a Igreja católica é um antro de pedófilos!!! É necessário acabar com esta hipocrisia de uma vez por todas, se a humanidade quer ter alguma sanidade mental!!! Prometer a vida eterna e a felicidade para depois da morte e manter as pessoas acorrentadas e desesperadas neste mundo, para que um a meia dúzia de "predestinados" vivam em ilhas de riqueza cercados de ummar de miséria, é de uma covardia sem fim… A igreja católica é dos poderosos, por isso o povo não tem casa, não tem pão, não tem escola, mas tem padres pedófilos em profusão!!! FORA IGREJA CATÒLICA!!! Esta instituição já cumpriu o seu destino histórico, atualmente é o flagelo da humanidade.

"O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

    Leandro Alma

    Antro de pedófilos? você sabe quantos tem a ONU? vai estudar imbecil!!!

    Pitagoras

    Não exagere, Yacov, não só a igreja católica padece desses males. Quase todas as demais. Diria até que é próprio das agremiações humanas. O que é realmente lamentável é que em pleno século XXI , em que a ciência atingiu níveis inimagináveis, quando a racionalidade e a ética deveriam prevalecer sobre as crenças, credulidades, superstições, dogmas, ainda temos de ver milhares de ingênuos presos aos grilhões da religião.

Mariano Vicente

Peço desculpas por apenas ter que retificar um pequeno equívoco deste nobre intelectual que admiro tanto, Leonardo Boff. Dom José Cardoso Sobrinho, graças ao bom Deus, foi levado pelo Código de Direito Canônico, morreu? não, infelizmente. Aposentou-se. Mas não é mais Arcebispo de Olinda-Recife. Agora é o conservador, porém amável, sensível, acolhedor, pessoa de grande valor, e, respeitado por todos os seus fiés; Dom Fernando Saburido. Quanto ao Papa, como muitos já disseram, deve cuidar de seus pedófilos, que é um problema tanto como o aborto, de saúde e justiça e não de fé.

Luis

O Papa ta somente sendo coerente. Com o aborto liberado, nao vai ter mais criancinha para os padres pedofilos poderem atacar!

Deixe seu comentário

Leia também