Eva Golinger: Obama coloca verba no orçamento para grupos contra Chávez

Tempo de leitura: 3 min

EUA: Departamento de Estado solicita financiamento para a oposição venezuelana em 2012

por Eva Golinger, Adital

Nessa segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011, o Presidente Barack Obama apresentou ante o Congresso estadunidense um orçamento de 3,7 trilhões de dólares para 2012. No orçamento trilionário de Obama encontra-se um financiamento especial para os grupos anti-chavistas na Venezuela.

A excessiva soma de dinheiro representa o orçamento anual mais alto de toda a história estadunidense. No monto total encontram-se mais de 670 bilhões de dólares para o Pentágono e para as operações militares, cerca de 75 bilhões de dólares para os serviços de inteligência e 55,7 bilhões de dólares para o Departamento de Estado e para a Agência Internacional de Desenvolvimento dos Estados Unidos (USAID).

Por primeira vez nesses anos, o orçamento do Departamento de Estado destaca um financiamento direto de 5 milhões para os grupos anti-chavistas na Venezuela. Especificamente, o documento detalha. “Esses fundos ajudarão a fortalecer e apoiar a sociedade civil venezuelana para proteger o espaço democrático. O financiamento aumentará o acesso à informação objetiva; facilitará o debate pacifico sobre assuntos chave; ministrará apoio às instituições e aos processos democráticos; promoverá a participação cidadã e reforçará a liderança democrática”.

Apesar de que, talvez, soe “bonita” a linguagem empregada para justificar os milhões de dólares para grupos opositores da Venezuela, esse dinheiro tem funcionado como fonte principal para alimentar a subversão e a desestabilização contra o governo de Hugo Chávez. Somente de 2008 a 2011, o Departamento de Estado canalizou mais de 40 milhões de dólares à oposição venezuelana, principalmente investindo esse dinheiro nas campanhas eleitorais contra o presidente Chávez e na maquinaria midiática para influir sobre a opinião pública venezuelana.

O financiamento solicitado para 2012 para os grupos anti-chavistas na Venezuela provém de uma divisão do Departamento de Estado chamada “Fundo de Apoio Econômico”. No entanto, não é essa a única fonte de financiamento para os setores opositores na Venezuela. Receberão também entre 1 e 2 milhões de dólares da NED (Fundo Nacional para a Democracia) e vários milhões de dólares de outras agências estadunidenses e internacionais.

Financiamento proibido

Chama a atenção que nesse ano se divulga publicamente o financiamento para a oposição venezuelana porque na Venezuela agora existe a Lei de Defesa da Soberania Política e da Autodeterminação Nacional que proíbe o financiamento externo para fins políticos no país. Então, teremos que perguntar-nos de que maneira o Departamento de Estado pensa canalizar esses fundos multimilionários a grupos venezuelanos, já que sua entrega seria uma violação da lei.

Em anos anteriores, não se detalhava o financiamento direto a grupos políticos na Venezuela no orçamento anual do Departamento de Estado porque desde 2002 a USAID tem sido o canal principal para esses fundos. No entanto, o escritório não autorizado da USAID em Caracas decidiu trasladar abruptamente suas operações na Venezuela para os Estados Unidos no dia 31 de dezembro de 2010 e, desde então, o próprio Departamento de Estado assumiu a responsabilidade do financiamento à oposição na Venezuela.

Apoie o VIOMUNDO

Em 2012, há eleições presidenciais e regionais na Venezuela, razão pela qual poder-se-ia especular que esses 5 milhões de dólares fazem parte de um financiamento que estão preparando para as campanhas da oposição.

No orçamento do Departamento de Estado para 2012, também se destacam 20 milhões de dólares no financiamento para grupos e organizadores que trabalham contra a Revolução Cubana.

Segundo o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley, o financiamento dado através do Fundo de Apoio Econômico (ESF, por suas siglas em inglês) é para países de “alta importância estratégica” para Washington. Normalmente os fundos não são autorizados pelos governos desses países, mas são entregues diretamente a grupos e organizações políticos que promovem os interesses dos Estados Unidos.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Luiz Fernando

Concordo em certa medida com o Brasileiro, devido ao poderio militar norteamericano podemos dizer imbatível, o Império sempre comprou as burguesias da AL, e aqui nunca teve um enfrentamento mais exceto como Cuba, por um vacilo deles; ocorre que o Capitalismo realmente atravessa uma crise forte que lhe característico. Não tem jeito a Venezuela vai ter que levar a termo a sua revolução.

A fuga para a frente de Hugo Chávez | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] [Clique aqui para saber como o governo Obama financia a oposição a Chávez na Venezuela]   […]

Marta

Acho que foi um erro eleger Obama, negro de olhos azuis. O partido do Bush estava no caminho certo. Se tivesse continuado, quem sabe os Estados Unidos já teriam sumido do mapa e o mundo livre do seu domínio.

Marcos Luiz

Quando o Obama foi eleito todo mundo esqueceu que apesar de ele ser descendente direto de africanos e de não pertencer a elite branca, ele afinal vivia e pensava como qualquer outro americano desde sempre. Portanto não podemos esperar nada de extraordinário ou de diferente desse cidadão. Será apenas mais um presidente americano que acha que seu país deve comandar os destinos do mundo. E assim os yankees perderam mais uma chance de serem realmente grandes.

O dinheiro norte-americano para a oposição à Chavez « Blog Do Maurelio

[…] Por Eva Golinger, do Adital (reproduzido do blog do Azenha, aqui) […]

Urbano

A ‘favor’ ou contra, mas contanto que haja muita droga ou petróleo.

Luiz Santana

Poderíamos perguntar "inocentemente" porque não há dinheiro para financiar os grupos de oposição a governos do Iêmen, Bahrein, Omã, Arábia Saudita… ditaduras escancaradas.

O_Brasileiro

Lendo os comentários fico com a impressão de que às vezes há uma espécie de ilusão coletiva, parecido com as coisas do Lacan.
O Obama fez um juramento de que iria defender os Estados Unidos da América, e não os outros países do mundo! E jurou cumprir a Constituição dos EUA, e não as leis internacionais!
Agora, só porque os políticos dos países subdesenvolvidos mudam suas leis de acordo com seus interesses e sistematicamente desrespeitam suas constituições não quer dizer que os outros países devam fazer o mesmo.
As pessoas têm que ser coerentes, não só politicamente corretas perante o mundo, apesar dos estragos que isso possa causar para os outros.
Pra quem não entendeu, Obama é presidente dos EUA, e não secretário-geral da ONU!

P.S.: Antes que alguns enlouqueçam, que fique claro que não apóio as intervenções militares "preventivas" dos EUA em nenhum lugar do mundo. Acho que deve sempre prevalecer a Diplomacia!

Pitagoras

Depois os ianques se surpreendem que o mundo crescentemente os odeia.

Seu governo corporativo não cansa de tentar subjugar e sugar as riquezas de outros países. Apoiam toda sorte de ditaduras, desde que servis a seus interesses. E desestabilizam qualquer democracia que não se renda à sua ganância e arrogância.

Os exemplos estão aí. Não vê quem não quer.

Mas enquanto houver a opressão haverá Chavez's, Fidel's, Evo's, Ahmadinejad's para enfrentá-los!

Morvan

Bom dia.
“Esses fundos ajudarão a fortalecer e apoiar a sociedade civil venezuelana para proteger o espaço democrático…”.
Isto é uma baita ressignificação da palavra "Golpe". Ou, tucanaram (mais uma vez) a "Pax Estadunidensis".
Acredito que os Estados Unidos não fariam diferente, nem que tentassem por mil vezes; está no DNA deles, o golpismo.

Abraços,

Morvan, Usuário Linux #433640

Digger

Ditadura é o que os EUA fazem! Um totalitarismo criminoso, associado ao abuso do poder econômico e bélico. Trituram e exploram os Países menos desenvolvidos. Não passam de sanguessugas gigantes, que se alimentam do sangue dos indefesos, levando-os à morte.

Jair Almansur

Os EUA vão quebrar. Não vão ter dinheiro para fundos e armas. A classe média empobrecida vai se rebelar e somar-e aos pobres crônicos. Os EUA viverão uma guerra civil que deixará a guerra de secessão parecer convescote

Fabio SP

" Lei de Defesa da Soberania Política e da Autodeterminação Nacional e contra a Oposição" esse deveria ser o nome. Mandar dinheiro para o Equador, Bolívia e Argentina para fins políticos pode, receber de fora não pode. Só um grande kkkk.

    Leider_Lincoln

    Grande kkk é isto aqui "são entregues diretamente a grupos e organizações políticos que promovem os interesses dos Estados Unidos". Organizações como o PSDB, o DEM e o PPS, certamente…

    Fabio SP

    Gostaria que vc apresentasse um documento ou link para algum site que comprove o que falou…kkkk

fabio nogueira

Cade os defensores da liberdade de expressão e da democracia para comentar essa denúncia?Cade o William Waack,Demetrio Magnoli e demais?Será que essa noticia vai estar no Paínel da Globo News está noite?

ANA

Obama demonstra a cada dia que o Império norte-americano não tem presidente. É dirigido por grupos de interesse bem acomodados na farsa do Presidencialismo.

Roberto Locatelli

Isso mostra como precisamos fortalecer a Una-Sul e o Banco do Sul, para rompermos definitivamente as amarras com o Império, principalmente agora que ele está em decadência.

Assim como todos os impérios (Roma, Império Otomano, Império Mongol, etc), este também cairá. Mas no momento, ele age como um animal acuado. E um animal acuado é muito mais perigoso.

Rafael

Isso é uma atitude extremamente autoritária. Isso é a destruição da democracia. Quero ver o que vai acontecer quando quiserem financiar campanha do psdb.Nunca vi antes oficialmente os eua comprar democracia para eles, vão acabar dizendo no futuro que são donos da democracia. Pelo menos caiu a máscara dos americanos que eram o país dos livres que defendiam democracia.

Tomudjin

Agora, para o império, não tem surtido tanto efeito contratar golpistas, tem mais retorno se contratar revolucionários.
O dinheiro pode até comprar uma pátria, mas nunca comprará o patriotismo.

joenascimento

Todos os ilustres debatedores estão de parabéns.
A verdade, a democracia, ea honestidade das políticas Americanas dependem do ponto de vista.

Milton Quadros

OS USA podem fazer isso e o Chaves não tem o direito de fechar uma TV movida por este dinheiro?

alex

Eu acordo cedinho. ligo o computador. Vou no Nassif. Obama atropela a Onu e veta a moção de repúdio aos assentamentos abjetos da cisjordãnia. Depois vou no azenha. obama financia golpe de estado na venezuela.
Joga esse cara no lixo!!!

Guanabara

A trollagem tá correndo solta nos blogs, principalmente nos assuntos que dizem respeito a política internacional.

    Roberto Locatelli

    Pois é. Diante disso, é preciso IGNORAR os trolls, senão o debate fica bloqueado. Ao invés de discutirmos a melhor maneira de derrotar o imperialismo estadunidense, ficamos esgrimindo com os trolls.

Paulo Monarco

Principalmente ao Gustavo Pamplona, mas serve para outros leitores.
Chaves tem inúmeros defeitos – centralização e monopolização populista são só dois deles – típicos de países com instituições governamentais débeis. Mas não sejamos hipócritas, a Venezuela de Chaves, assim como o Irã, para ficar com um exemplo mais óbvio para os que só querem enxergar com tapa, escancaram ao mundo o quanto a política "humanista" ocidental, chefiada pela ONU, OTAN e CCAN é monocromática e inquisidora quando os interesses sócio-políticos de algumas regiões diferem do que o status quo norte-americano e europeu ocidental impõe como verdade absoluta. Vide o exemplo mais fresco, do papel sujo e obscuro dos países ocidentais, frente a revolução de efeito dominó nos países árabes. Alguém sempre tem de por o dedo na ferida, alguém sempre tem de bancar o advogado do diabo para enxergarmos além do que nossa preguiçosa mentalidade cartesiana aceita como verdade. Neste caso, cabe à Venezuela e o Irã, com todos os seus defeitos, fazerem esse papel. Quiçá, nossa mentalidade tupiniquim faça o mesmo.
Em tempo de verdades desveladas, vide WikiLeaks, não há espaço para cegos osmóticos e hipócritas!

    Gustavo Pamplona

    Querido Paulo… agradeço pela sua explicação.

    "…para enxergarmos além do que nossa preguiçosa mentalidade cartesiana aceita como verdade"

    Gostei disto! ;-) Mas eu te pergunto: Quantos neurônios morreram enquanto você escrevia aquilo?

    Bom…acredito eu que devo ter forçado a sua preguiçosa mentalidade cartesiana e alguns neurônios morrreram vítimas de cansaço porque não aguentaram trabalhar.

Antonio Alves

Acabamo de ver a queda do ditador Egipcio, amigo dos Estados Unidos, 30 anos no poder.
Para o DITADOR egipsio os EUA dão ajuda anual de 1,5 bilhão AJUDA MILITAR. e agora aparece no orçamento norte americano 5 milhões para a oposição venezuelana "fortalecer o espaço DEMOCRÁTICO".
Agora, certos "amigos" tupiniquins (que nem nós) aqui no blog com uma postura SUBSERVIENTE aos interesses estadunidenses, aí não dá. Podemos não gostar do Hugo Chavez, daí entender como corretas interferências na política interna de um país, até quando?
Como disse o amigo El Cid: Esse é o diálogo??

Gustavo Pamplona

Como alguns leitores aqui não sabem aceitar a realidade lá vai uma pergunta:

Quem aqui gostaria de viver na Venezuela de Hugo Chávez?

    Polengo

    Depende.

    É a Venezuela que você lê na folha e vê na globo, ou a Venezuela de verdade?

    Pedro Germano Leal

    Eu não gostaria de viver hoje na Venezuela, e isso não significa nada. Esse argumento é de uma fraqueza assustadora. E é simplesmente refutado: eu também não viveria nos EUA, na Itália, e em outros países.

    Pense melhor na próxima proposição. Você está desperdiçando ótimas ocasiões…

    Almerindo

    Você não tem que perguntar se alguém aqui gostaria de viver lá! Tem que perguntar é AO POVO VENEZUELANO se está feliz com o Chávez! São 2 países com contextos COMPLETAMENTE diferentes! E em 3 documentários que assistí, parece que sim! (South of the border, The war on democracy e The revolution will not be televised). Não misture alhos com bugalhos.

    luis

    Quem aqui gostaria de viver nos Estados Unidos? Eu não!

    Guanabara

    E vc gostaria de viver no Egito de Hosni Mubarak (Obama)?

    P A U L O

    Eu gostaria muito, somente um detalhe, a Venezuela, atualmente, é dos venezuelanos, mas até alguns anos o povo de lã não tinha vez.

    Gostaria de saber, se o Sr. Americanalhado. desejaria passar uma temporada na aliada maior de Israel, a Arábia Saudita.

    Bonifa

    Depende. Na selva a vida é difícil, tanto na Venezuela quanto no Brasil. Já na Ilha Margarita, até a família real britânica, se pudesse, faria a mudança hoje mesmo. Quem gosta da própria ignorância vive aprisionado no canto de uma página da revista Veja.

    Nelson

    Meu caro Pamplona. Segundo dados da própria ONU, já são mais de 4,5 milhões de colombianos que fugiram de seu país para ir morar na Venezuela.
    E então, o que dizer disso?
    Milhões de colombianos preferiram viver sob o governo de Hugo Chávez – transformado em ditador pelos governos dos EUA e de países da Europa Ocidental, seus asseclas, e uma multidão interminável de malinformados – a permanecerem no seu país sob o governo de Álvaro Uribe, um democrata, por excelência, na visão do Sistema de Poder que domina o planeta e que tem seu quartel-general no grande país do norte.
    Uribe, aquele das milhares de ossadas encontradas em valas comuns, fato ao qual os órgãos da mídia hegemônica se recusaram a dar a devida divulgação, pois isso mancharia a reputação de mais um dos considerados como exemplo de democrata.

    Otávio Augusto

    Que obsessao por passar vergonha essa sua!

Carlos

Azenha urgente. Gravíssimo: não deixe de publicar isso!! Abuso odioso pela corregedoria da policia civil de SP!! Denuncie pra comissão de direitos humanos http://www.pannunzio.com.br/?p=7038

SILOÉ

Isso já nem é mais novidade, Só que: com o Hugo Chavez o buraco…

Roberto Locatelli

Decadência do Império, decadência de Obama.

ZePovinho

GEAB 52:
http://resistir.info/crise/geab_52.html

Fim de 2011: Queda do "Muro dos petro-dólares"e choque monetário-petrolífero maior para os EUA

hcoelho

Especificou algum para aquele comentarista da CBN?

Go Oliveria

Este é o homem a quem agraciaram com o Prêmio Nobel da Paz.

É bom prestar muita atenção nos movimentos secretos delefrente aos acontecimentos no Oriente Médio. Tanto os movimentos de antes, quanto durante e depois.

Eu não acredito em surpresa para aquela gente.

Regina Braga

O Império está defenestrando seus últimos milhões…

Marco Túlio

Poxa!
Eu e os proeminetes comentaristas do Viomundo (eu não sou proeminente nem nada, que fique claro) pensamos que Obama era nosso herói democrata-social-afro-esclarecido-pacifista.
Que decepissão!!!!

Pedro Soto

TIREM AS PATAS DA VENEZUELA, CANALHAS!

Juquinha

E como é que esse dinheiro entra na Venezuela?
Lá tem banco central, tem controle fiscal?

O absurdo dos absurdos, EUA enviar dinheiro pra oposição de um país para tentar derrubar o governo.
Eles estão brincando com a sorte. Tão precisando de outro Bim Ladem.

    Érison

    Tem que morrer muito mais gente nos EUA pra esse mundo ter paz. Bin Laden é pouco, tinha que cair umas 5 ogivas por lá pro resto do mundo ter sossego.

    Paulo Monarco

    Menos…menos. É exatamente com esse tipo de raciocínio que eles contam pra justificar as atrocidades cometidas, que cometem e que ainda cometerão mundo afora.

    Julio Silveira

    Certamente não entra de forma legal. Pode acreditar que esse dinheiro entra pela porta dos paraisos fiscais que só ainda existem por que servem a diversos interesses escusos. Este com certeza é um dos interesses.

    @ojopelao22

    Valijas diplomaticas, tambien venden propiedades en EEUU y son cobradas en Bolivares en Venezuela y esos bolivares son dirigidos a la oposicion

Henderson Sousa

Se for para impedir mais uma eleição do Chavez esse dinheiro deverá ser inclusive abençoado pelo Papa.
Pois muitas vidas, propriedades privadas , direitos políticos e ,acima de tudo, a democracia estarão em jogo.
A derrota de Chavez significaria um marco democrático neste continente.

Saudações democráticas.

    El Cid

    ….mimimimimimimimimi !

    resumindo: é esse seu diálogo !!

    Paulo Monarco

    CONCURSO CULTURAL:
    Se alguém conseguir redigir uma resposta mais divertida, sacana, criativa e tresloucada que a do próprio proeminente acima, ganha um beijão do próprio excelentíssimo Sr. Henderson Sousa!

    betinho2

    Henderson
    Você realmente está estacionado no passado, no tempo em que o Papa não só abençoava mas também financiava as caravelas que vinham da Europa para rapinar Incas, Maias, Astecas, Toltecas e todos os "tecas" que fossem encontrados.
    A América do Sul está evoluindo, você não.
    As aves de rapina apenas evoluiram nos metódos, mas a ganância e o objetivo é o mesmo.
    A "Grande Águia" que o diga .

    ANA

    O senhor é da TFP dos anos 60!
    Estamos em 2011!

Henderson Sousa

Ora, o Chavez e seus asseclas se alimentam de dinheiro público, usam a tv estatal para se promover, perseguem adversários e quejandos.
Essa ajuda aos opositores do Chavez é prefeitamente aceitável. De outra forma não teriam um centavo para tornar cediças suas manifestações contra o ditador-mor da América do Sul.

Lembremos que muitos opositores do Chavez tiveram seus bens assenhoreados pelos capangas do Chavez.

Saudações democráticas.

    Nelson

    É verdade, meu caro Henderson Sousa? "A ajuda à oposição a Chávez é perfeitamente aceitável"?
    Então, podemos afirmar que, se o Chávez, o Correa, o Moráles, a Dilma ou qualquer outro governo resolvessem enviar ajuda à oposição ao Sistema de Poder que domina os EUA, representado pelos republicanos e democratas, sem distinção, também seria perfeitamente aceitável. Afinal, temos, naquele país, grupos que vêm se revezando no poder e aterrorizando boa parte do planeta há décadas, o que justificaria, sim o apoio do mundo a uma oposição com proposta de realmente democratizar os Estados Unidos.
    O problema é que, muito possivelmente, este Sistema de Poder, alegando intromissão em assuntos estritamente estadunidenses, iria responder bombardeando o país cujo governo enviou a tal ajuda.

    Enfim, meu caro Henderson, se você chama Chávez de ditador é porque tu te acreditas um democrata por excelência.
    Mas, eu pergunto. Que democrata é esse que está apoiando a intromissão de um país nos assuntos internos do outro?

    Henderson Sousa

    Nelson, sou sim um democrata. E por isso penso que a democracia deve ser buscada a todo custo. Nem que tenha de haver um imiscuir em países desrespeitosos com os direitos humanos e avessos ao processo democrático.
    Sejamos claros: Chavez é um bisbórria, um pau-de-amarrar-égua que transformou a Venezuela em patrimônio particular seu e daqueles que o sabujam.

    Saudações democráticas.

    Polengo

    "Chavez é um bisbórria, um pau-de-amarrar-égua que transformou a Venezuela em patrimônio particular seu e daqueles que o sabujam"

    Eu achava que isso acontecia, assim, no Egito, em Israel… apoiados pelos EUA.

    Pedro Germano Leal

    Se você é mesmo um democrata, aí vai: a população da Colômbia escolheu Chavez. A maioria deseja que ele esteja no poder, a pesar de tudo o que você pensa dele.

    Peixe morre pela boca.

    Guanabara

    Se és um democrata, o que achastes da derrubada de Jango? Fostes a favor da campanha da legalidade? O que achou das ditaduras na América Latina no século passado? Chavez ficou milionário? Ou esse foi Hosni Mubarack?

    Alvíssaras!

    Henderson Sousa

    Jango já não era presidente àquela época. Ele consolidou o baguncismo no país, jogou as massas contra a elite e quis implantar medidas socialistas que o povo não aceitaria. Tanto que saíram às ruas para mostrar de que lado estavam.
    A revolução de 64 evidentemente tomou caminhos errados. Mas tivesse eu vivido aquela época teria ombreado com o sobrecabado Lacerda, a fim de recuperar a democracia que o detestável Jango intentava esboroar.

    Saudações democráticas.

    Roderick

    KKKKKKKK, que cara ridiculo.

    Martin

    Olá sr. Henderson !!

    Não se baseie apenas no "conhecimento" adquirido via Rede Globo ou Revistas Veja / Isto É…

    Esses Grupos de Mídia são pontas de lança dos grupos favoráveis à Globalização e ao Capitalismo Selvagem e, consequentemente, Anti-Nacionalistas !!

    Dá uma olhada nisso (mais democrático, como você gosta): http://pt.wikipedia.org/wiki/Hugo_Chaves

    E assista alguns documentários tipo:

    ZEITGEIST (no Google Vídeo) :

    1) Zeitgeist – "1" ( de nov/2007 ) http://video.google.com/videoplay?docid=-14377242

    2) Zeitgeist Addendum – "2" ( de out/2008 ) http://video.google.com/videoplay?docid=-14377242

    3) E a entrevista com Peter Joseph, o criador dos 2 documentários acima: http://video.google.com/videoplay?docid=-14377242

    …continua

    Att.
    Martin

    Martin

    parte 2

    Então, caro Henderson:

    Aí você vai entender por que caiu o prédio 7 em 11/set/2001 !!!!!!!!!!!!
    ( WTC 7 !!! … Isso mesmo, caro Henderson) !!
    …E pq esses mesmos grupos querem "derrubar" as lideranças NACIONALISTAS do planeta !!
    http://www.youtube.com/watch?v=MwSc7NPn8Ok

    Att.
    Martin

    Alexei

    Esse Henderson é impagável. Com certeza é discipulo do mestre Hariovaldo.
    Cara, isso não pode ser sério.
    Isso só pode ser coisa de um esquerdista se fingindo de direitista idiota.

    Paulo Monarco

    Bem vindo, mais novo passageiro da expresso Caverna! Tens direito a assento de ouro carmim, cravejado de diamantes Moisanite, na primeira fila do teatro de sombras do Sr. Platão! Pêla Môr De Deus!!!

Antonio Silva

Destes 75 Bilhões da CIA, será que eles não separam uns 2% dessa fortuna (1,5 Bilhões de dólares) para subornar o PIGão brasileiro ? .
Deve-se ressaltar a importância geopolítica do Brasil (Maior e mais rico país latino-americano), prestes a tornar-se a 5ª potência econômica mundial .
Vocês ainda acreditam que o PIGão e seus jornalistas de programa tem este ódio da esquerda brasileira é por questões estéticas, modismo por causa das barbas ou porque os vermelhinhos comem criancinhas ? .

Vinicius Garcia

Acreditar que há alguma diferença entre um candidato Republicano (Bush) e um Democrata (Obama), é ilusório, tudo é jogo de fachada tipo: policial bonzinho, policial mau, quando no fundo tudo é policial.
A política estadunidense é e sempre foi interventora e manipuladora, se um governo não serve aos seus interesses, seje ele democrático ou ditador, ele "ajusta" medidas para sua dissolução.
Obana não surpreende nem decepciona, apenas prossegue ao que sempre foi da cartilha opressora americana, primeiro o meu bolso…

    Paulo

    Presidentes estadunienses são todos fantoches, e as cordinhas do fantoche vão até o pentágono.

    rodrigo.aft

    Paulo, por favor, veja os links q postei para a Ana, mais acima.

    acho q vc vai ver q até o pentágono é marionete. leia mais e verá q o buraco é mais para baixo.

    inté!

Remindo Sauim

Este financiamento é dinheiro morto, pois a direita venezuelana é tão corrupta que assim que o dinheiro entra nos seus cofres ele é desviado para paraísos fiscais. Depois, este dinheiro é gasto em farras e boa vida em Miami.

Alexei Alves

Azenha.

Alguém precisa fazer a cobertura do que está acontecendo na TAILÂNDIA. Essa pauta tem sido vergonhosamente escondida na nossa mídia. Lá temos um exemplo claro de violenta ditadura pro-EUA, de caráter totalmente golpista, que prende os adversários políticos, fecha os jornais opositores, e agora inventou uma guerra falsa contra o Camboja para tentar fugir da sua obrigação de realizar eleições. http://www.tijoladasdoalexei.blogspot.com

A direita de lá perdeu as últimas quatro eleições, mas se mantém no poder graças a dois golpes de estado e a uma repressão brutal que já matou cerca de 100 manifestantes com total benção das potencias ocidentais. A nossa mídia esconde ao máximo as informações vindas de lá. É importantíssimo que os crimes ocorridos nessa terra não passem em branco.

Abraços

Nelson

Meu caro Azenha. Permita-me repetir, pelo menos em parte, o comentário que postei junto a teu texto "Chávez pendura FHC no pescoço da oposição". Quero "apimentar" o debate com nosso colega Gustavo Pamplona a respeito de ditadura/democracia:

Não estou aqui para deificar Hugo Chávez, para afirmar que ele é a oitava maravilha do mundo etc. Longe disso. O que precisamos entender, meu caro Pamplona, é a circunstância em que Chávez aparece na vida venezuelana. Para mim, ele é o instrumento que o povo do país vizinho tinha a sua disposição para romper décadas e décadas de exclusão e sofrimento.

Não te preocupes com a questão democracia/ditadura, que nesse nosso mundo moderno parece tornar-se cada vez mais um problema meramente de semântica, veja-se as leis cada vez mais restritivas impostas nos países vistos como campeões da democracia. Veja-se o apoio, o financiamento e a sustentação que os governos dos EUA e da Europa Ocidental ofereceram e continuam a oferecer a regimes altamente repressivos em todos os cantos do planeta.

Como nos conta o Azenha, o povo venezuelano está muito politizado e saberá quando Chávez não estiver mais servindo a seus anseios. Então, dará um basta ao chavismo e inaugurará nova era, até porque o próprio Chávez, ao contrário do que pregam a mídia hegemônica e seus (de)formadores de opinião, deixou aberto o caminho para isso.

Chávez não fechou o regime, auto-proclamando-se primeiro mandatário eterno. Ele, ao que parece, quer ser candidato ainda por algumas eleições. Creio que toda essa discussão envolvendo reeleição, qualificando-a como antidemocrática, não resiste a uma reflexão um pouco mais aprofundada.

Explico. A última palavra, meu caro Pamplona, a dizer se Chávez será o presidente mais uma, duas ou n vezes, ainda estará com o povo. Portanto, a democracia, pelo menos diante do que entendo do significado desta palavra, está resguardada.

    Gustavo Pamplona

    E você acredita em "democracia" na Venezuela quando um presidente que atualmente governa por decretos e que já está há 12 anos no poder?

    Ok… foi democrática e bastante aplausível a eleição deles (Chavéz, Morales, Correa) já que elegeram um do "povo" mas depois de todo este tempo e com as tentativas de esticar mandato e concessão de poderes especiais isto já chega.

    O Lula, por exemplo ,foi democrático… não se deu poderes especiais e não tentou esticar mandato e saiu pela porta da frente ciente que foi um grande líder.

    Eu até diria que o FHC foi um "ditador" neste sentido já que foi ele que se deu a reeleição.

    Nelson

    Meu caro Pamplona. Ao que parece, você não leu o que escrevi. Se leu, não assimilou e muito menos refletiu sobre o que está escrito.
    Li, se não me engano, no livro "O Estado e a Revolução, de Lênin, uma definição que me parece muito adequada para o que é a tão decantada democracia burguesa.
    Para Lênin, a democracia burguesa "é o regime no qual você está autorizado a escolher, entre os representantes da classe dominante, aquele que vai te oprimir e explorar nos próximos três ou quatro anos".
    Pois, meu caro Pamplona, é essa a democracia a que estamos submetidos, na Europa, Estados Unidos, Brasil e grande parte do planeta.
    Um regime assim é muito melhor (ou menos ruim) que uma ditadura; não tenho dúvidas quanto a isso. Porém, nesse regime chamado de democracia, quem manda são os proprietários, os grandes, é claro. O povo, como afirma Lênin, é chamado, periodicamente, para dar seu aval a esse regime através do voto. E termina por aí, essa democracia. Se o povo quiser mais, quiser realmente influir nas decisões, os poderosos logo darão um jeito de fazê-lo voltar a sua passividade bovina.

    Nelson

    Fica claro que temos visões diferentes quanto ao que é realmente uma democracia. Está me parecendo que, para você, Pamplona, democracia se resume a isso: poder votar periodicamente e deixar que um grupo de “iluminados” resolvam as coisas. Para você, tendo alternância de nomes no poder, significa democracia.
    Para mim, a alternância de nomes apenas engana os ingênuos e incautos com um simulacro de democracia. Os nomes pertencem, salvo pouquíssimas exceções, à classe dominante que governar para quem?
    E, quando ocorre de essa classe dominante perder realmente o poder, como na Venezuela (na verdade, ela perdeu apenas uma parte do poder que tinha), e não consegue mais impor as decisões como sempre fez e gostava de fazer, passa a atacar o novo governo e a tachá-lo de antidemocrático. Como, automaticamente, a classe dominante possui a hegemonia sobre os meios de comunicação de massa, inicia então intensa campanha de propaganda para difamar o governante que a ela não se submete. Campanhas desse tipo, devido a sua intensidade, acabam por “fazer a cabeça” de milhões de pessoas induzindo-as a acreditar nos dogmas e conceitos ao gosto dessa classe.
    Em certa medida, a definição do Millor Fernandes para democracia/ditadura explica. Segundo Millor, “democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim”.

    Nelson

    Meu caro Pamplona.

    Aqui vai um exemplo do prodígio que os órgãos da mídia hegemônica e seus (de)formadores de opinião conseguem. É sabido que Israel possui mais de 150 ogivas nucleares, talvez mais de 200. Dados sobre o armamento nuclear israelense só vieram à tona a partir da denúncia do técnico nuclear judeu, Mordechai Vanunu, na década de 1980. Somente por isso, Vanunu foi preso e condenado a ficar 18 anos na cadeia. Além disso, as forças armadas israelenses estão, a todo momento, invadindo outros países e assassinando pessoas inocentes.

    De outra parte, o Irã não possui uma arma nuclear sequer. A última vez em que se envolveu em combates militares foi na década de 1980, na guerra contra o Iraque, insuflada pelo governo dos EUA.

    Pois essa mídia e seus (de)formadores de opinião ficam a repetir, diuturnamente, que o Irã é um grande perigo para o mundo e, de tanta repetição, sem que seja dado o devido espaço DEMOCRÁTICO ao contraponto, milhões de pessoas acabam por acreditar nessa falácia.

    O regime que domina o Irá é detestável? Concordo. Mas, o que dizer do regime que domina Israel? É democrático, como muitos afirmam? Não, é tão ou mais detestável que o do Irã. E Israel, só porque tem eleições de quando em vez, é tido como o único país democrático da região.

Gustavo Pamplona

Felizmente… temos uma presidenta inteligente com ensino superior e que saiba outras línguas… Não mais aquele que tinha língua presa e que tinha erros de concordância e regência verbal e nominal

E que envergonhava os ouvidos de um leitor (eu!) que não somente aprendeu o português do Brasil como também em sua infância na década de 80 ia livros da década de 70 e 80 escritos em português de Portugal.

Tão inteligente que soube agora se alinhar aos interesses norte-americanos (vide os caças) ao ponto de reconhecer um dos ditados mais fundamentais.

"Se você não pode contra eles, junte-se a eles" (os ianques, os estadunidenses, os norte-americanos)

    Pedro Germano Leal

    Para alguém que critica a fala alheia, sua escrita é péssima e o argumento fraco. Para começar, inteligência não se mede por domínio do registro literário do vernáculo: Lula foi um comunicador muito mais competente do que Pasquale Cipro Neto, FHC e Dilma juntos.

    Em segundo lugar, os 'erros' de concordância não são mais graves do que qualquer outro 'erro' de adequação a norma 'culta'. Como, por exemplo, a pontuação, erros de grafia, regência ('tinha erros de grafia' é até grosseiro).

    Pior que tudo isso é a profunda ignorância, em sugerir que:
    a) simplesmente ler em 'português de Portugal' (que significa tão-somente um cidadão lusitano!) é um exemplo de cultura, algo garante a alguém conhecer mais a modalidade brasileira do português (no vernáculo a nomenclatura de uma língua não é grafada com inicial maiúscula), que torne mais sofisticado o trato da língua, ou que lhe garanta ser mais culto que outrem;
    a.1.) trata-se de um 'argumentum ad autoritatem' inválido formalmente que, aplicado aqui, incorre em um 'non sequitur' e numa falácia da pressuposição;
    b) que ter um título de nível superior signifique naturalmente ter mais competência linguística (estude Chomsky para compreender este conceito);
    b.1.) outra falácia formal, outro 'argumentum ad vericundiam', que exige um profundo desconhecimento do que é variação linguística;
    c) que ter 'língua presa' (citada sem as devidas aspas, vale dizer) é razão de demérito;
    c.1.) trata-se de um 'non sequitur' que nada tem a ver com o domínio da língua (enquanto fenômeno da linguagem);
    d) que alinhar-se a ordem mundial é um sinal de inteligência (quando na verdade qualquer idiota pode fazê-lo, e geralmente o faz) – é uma contradição formal sugerir que a inteligência venha de aliar-se à não inteligência;
    d.1.) e consiste também de uma falácia do tipo 'red herring';
    e) que reconhecer um ditado é relevante para conduzir uma nação;
    e.1.) outro 'non sequitur' que, sinceramente, soa hilário. Sobretudo porque é notório que os lugares-comuns são contraditórios.

    Não é a primeira vez que vejo num comentário seu uma barbárie desse tipo. Recomendo que o quanto antes adiante-se em ler algo sobre Linguística. Pode até começar com o material mais acessível disponível, embora cheio de clichês: 'Preconceito Linguístico', do Bagno. O melhor é que, até lá, preserve-nos destes seus comentários preconceituosos e terrivelmente incultos. Uma vez que é dado a adágios:

    'Calado, não se distingue um sábio de um idiota', ou 'se o que tem a dizer não for melhor que o silêncio, cale-se'

    Lidia fernandes

    "'Calado,nao se distingue um sabio de um idiota.."
    Pedro voce foi DILMAIS!!!!
    Viva o BRASIL!

    ANA

    Pedro,
    Só faltou no seu comentário a pérola da Norma culta, escrita pelo douto sabichão:
    "envergonhava os ouvidos do leitor".

    Nelson

    Seguindo na linha de teu raciocínio, meu caro Pamplona, quer dizer que tu te orgulhavas de ter um presidente como o FHC, doutor em Sociologia, poliglota e outros que tais.

    E eu pergunto. E daí? Quando o presidente doutor, e sua equipe também de mestres e doutores, assumiram o governo do país, em janeiro de 1995, a dívida interna montava a casa dos R$ 68 bilhões. Oito anos depois, quando o presidente doutor entregava o poder ao, como tu queres, presidente analfabeto, esta mesma dívida tinha sido multiplicada por 10, chegando aos R$ 687 bilhões.

    Um detalhe importantíssimo, que, certamente, faz “crescer” nosso orgulho por um governo daquele tipo: nesses mesmos oito anos, o governo FHC vendeu em torno de 70% do patrimônio público pertencente a nós, povo brasileiro, sem nos consultar.

    Resumindo, FHC, Malan, Fraga, Franco, Parente e outros, todos cultos, mestres e doutores – que não erram o português -, alienaram a maior parte do nosso ativo e conseguiram, ao mesmo tempo, aumentar nossa dívida em 10 vezes. Para muitos, uma equipe tida como paradigma da boa administração.

    Se voltarmos um pouquinho mais no tempo, em julho de 1994, no lançamento do Plano Real, quando a economia do Brasil já estava sob o comando de FHC, a mesma dívida interna montava “só” R$ 48 bilhões. Em apenas seis meses do tal Plano que vinha para salvar o país, a dívida cresceria em R$ 20 bilhões.

    Por esses números, podemos ver o quanto é muito mais vantajoso (para quem, cara pálida?) termos governantes doutos.

    diogojfaraujo

    Quando eu crescer vou querer ser bom, humilde e parecido com o Tio Rei que nem vc!!!!!!!! Ou prefiro ser um monte de cocô… Dá na mesma…

    Pedro Germano Leal

    Isso é um mea culpa?

    diogojfaraujo

    Deve ser… Ou é cara de pau…

    Alexei Alves

    Preconceituoso, arrogante e entreguista.
    Parabéns. Continue assim.

    Otávio Augusto

    Voce esta passando vergonha. esta dizendo idiotices gratuitamente. alem de pretensioso eh atrasado: essa de falar mal das gafes e/ou erros de concordancia de lula eh tao antiga quanto falar mal de galvao bueno.
    esta perdendo a chance de ficar calado.

    Ruivo

    Gustavo,
    Você precisa, antes de mais nada, fazer um bom curso de redação.
    Saiba que poucas pessoas neste país têm a capacidade de se expressar tão bem e com tanta clareza quanto o presidente Lula.

    ANA

    Recomendo uma boa leitura para que você conheça melhor as variedades linguísticas: "A Língua de Eulália".
    Você precisa estudar mais, antes de 'analisar' o discurso de alguém.

    Em tempo: "envergonhava os ouvidos de um leitor"? Ouvir e Ler são habilidades linguísticas dicotômicas. Você cometeu um grave desvio diante da Norma culta que tanto aprecia e se diz conhecedor.
    Sinto muito, você representa os 4% da população brasileira que 'pensam que sabem'…
    Menos, vc é bem menos.

Gustavo Pamplona

Falando em dar dinheiro a grupos contra Chávez eu outro dia tinha dito o mesmo por aqui sobre a Bolívia de Evo Morales e o Equador do Rafael Correa.

É tão fácil derrubá-los, basta dar algum dinheiro (corromper) para altos funcionários do governo…. já que são países de PIB's ridículos e não representam muia ameaça o Equador… pouco mais de 60 bilhões e a Bolívia com menos de 20 bilhões.

    Pedro Germano Leal

    Coitada da CIA que não encontrou um gênio como você! Com uma inteligência dessas a serviço da liberdade no mundo, estamos todos feitos!

Bonifa

Muito bem. Obama coloca verba no orçamente para grupos contra Chavez. E quem colocará dinheiro no orçamento para grupos a favor de Chavez? Moscou?

Gustavo Pamplona

Graças a Deus!!! (Apesar que sou ateu)

Já estava passando da hora de por um fim a mais um "ditador" latino americano…

Não sei quanto a vocês… mas qualquer um que faz o possível para esticar o mandato além de governar por decretos… bom… isto é o mesmo que um "ditador".

    Pedro Germano Leal

    "apesar que sou ateu"…
    Que barbárie! Como pode um varão das letras lusitanas proferir tão sórdido golpe contra a última flor do Láscio. O vernábulo se envergonha! Um dia de luto!

    Pra gosta de ditados: 'é o sujo falando do mal lavado'!

    Acredito que basta, finalmente, com o preconceito linguístico. Como diria Hamlet: 'se todos forem tratados como merecem, quem escaparia ao chicote'?

    Alexei

    Estou com vergonha alheia do Pamplona.
    Coitado

    Alexei Alves

    O fato de voce colocar "ditador" entre aspas já revela que você sabe muito bem que quem se submete regularmente a eleições populares reconhecidamente livres não é ditador. Mas se você repetir a palavra "ditador" mais algumas vezes talvez até mesmo você começará a acreditar no que está escrevendo. Vai em frente. Você consegue, Gustavo.

    Apoiado

    ja tomou seu gadernal hoje?

Yes we créu !!!

Esse dinheiro seria melhor empregado se fosse doado para os 40 milhoes de americanos que dependem de bolsa-alimentacao do governo.

FrancoAtirador

.
EUA SUBORNAM JUNTA MILITAR EGÍPCIA COM 150 MILHÕES DE DÓLARES.
http://noticias.r7.com/internacional/noticias/eua

Jamilo

Pergunta: Será que temos grupos políticos e/ou midiáticos patrocinados pelos americanos?

Marat

Desse montante quanto vai para o PIG local e para os pigs vizinhos?

Jairo_Beraldo

Por que os estadunidenses não usam este dinheiro pra arrumar a vida dos seus pobres, em vez de aporrinhar a vida daqueles que nem os enxergam? Que raça que não mais o que fazer senão preocupar com a vida dos outros, junto com os aloprados Israelenses!!

    Gustavo Pamplona

    Dinheiro? Eles são o "dinheiro"… meu caro Jairo…

    Basta mandar produzir algumas notinhas de dólares e mandar acrescentar alguns zerinhos nas contas bancárias. De onde é que vocês acham que os dólares vem? Apenas de trabalho e esforço dos pobres estadunidenses?

    Teve uma vez aqui no "Vi o Mundo" em que eu disse que o sistema financeiro mundial simplesmente não existe, desde que acabaram com o chamado lastro-ouro.

    Basta produzir notas e moedas além ter um poderio militar suficiente capaz de obrigar todos os países do mundo a seguir o seu "estilo e modo de vida" (american way of life).

    Detalhe: A China descobriu isto recentemente e por isto cresce a todo o vapor ludibriando o mundo.

Fernando

Será que os ´progressistas` que festejaram a vitória do Obama conseguem dormir tranquilos?

Carlos

Este império está interferindo acintosamente e descaradamente na soberania de países. O mundo independente precisa reagir. Eu nunca vi tal procedimento tão às claras. É preciso, urgentemente, representar contra este império na OEA, ONU, UE e a UA. Não sejamos ingênuos, quer-se criar um comando regional e mundial. Parece uma história fantasiosa. As pessoas não estão atentando. Se não houver uma reação geral, farão isso. Estão no projeto deles, países como Cuba, Venezuela, Bolívia, Argentina, Equador, até o Brasil(se não se "corrigir"), Nicaraguá, El Salvador… São países que não possuem um poderio militar. É só observar o que houve em Honduras, e no Haiti, quando praticamente alijaram o Brasil, tomaram, na marra, o aeroporto. Pintaram e bordaram.

ratusnatus

http://planobrasil.com/2011/02/15/pesquisa-de-pri

O Brasil assume a dianteira global no estudo das doenças tropicais, a ponto de a revista

“The Economist” recomendar aos jovens cientistas que migrem para o País
Francisco Alves Filho

Daniel

http://www.youtube.com/watch?v=rEJNYP_kY-I

Seguranças retiram veterano de 72 anos na porrada, na frente da Hillary, enquanto ela fazia um discurso sobre a liberdade no Egito, ela nem pisca o olho!
O crime? Ter ficado de costas para ela. "So this is America?"

teresa b

É o petróleo, estupido! Alternativa caso se concretize a perda do petroleo do oriente medio com a revolução do povo arabe contra a tirania dos aliados dos USA e Israel.
Quem tempetróleo, deve ter medo…
O Brasil que trate de defender o pre-sal. Lembrando que os USA não reconhecem nossas milhas nauticas, onde o pré sal está sendo encontrado.

Bertold

Até ai, nenhuma novidade no financiamento dos EUA a grupos subversivos de direita na América Latina. Eles não abrirão mão nunca de interferir na vida interna de nenhum país da América do Sul, cooptando e financiando grupos a seu favor. Os trolls atuando na net e na campanha eleitoral de 2010 no Brasil, defendendo idéias neoliberais na economia e valores culturais conservadores afinados com o Dem e PSDB são exemplos da ação coordenada e, obviamente, financiados pelo Departamento de Estado americano. Entretanto, no caso venezuelano, Chaves pode adotar a experiência cubana no enfrentamento a esse tipo de ação americana. Fiscalizar o sistema bancário via Banco Central e fisco e restringir rigorosamente qualquer entrada de recursos de fontes desconhecidas, ou melhor, bem conhecidas, e justificativas não comprovadas de receitas externas, confiscando os mesmos. Talvez uma formula de fiscalização tipo a que o Brasil tinha nos moldes da CPMF, que pegou muita gente sonegando e fazendo lavagem de dinheiro. Garanto que os subversivos opositores pró-americanos da Venezuela enfrentariam muitas limitações para agir.

Hans Bintje

Podem anotar: há um enorme interesse político nos EUA para aumentar muito essa verba daqui para frente.

É jogada conhecida: o "pessoal" quer escapar dos controles do U.S. Government Accountability Office (GAO).

Do site ( http://www.gao.gov/ ): "O GAO é conhecido como 'o braço investigativo do Congresso' e 'o cão de guarda do Congresso'. O GAO apoia o Congresso no cumprimento de suas responsabilidades constitucionais e ajuda a melhorar o desempenho e a responsabilidade do governo federal para o benefício do povo estadunidense."

Em outras palavras, é um Tribunal de Contas da União MUITO MELHORADO. O "pessoal" teme o GAO e fica bolando todos os dias maneiras mais sofisticadas de burlá-lo.

Com as verbas que já foram liberadas, seria possível derrubar os governos da Venezuela, da Holanda, do Japão, da África do Sul e de mais "24 territórios a sua escolha".

Mas são gastos sem controle algum… digamos que, de 100 dólares liberados, no máximo 5 sejam gastos em atividades políticas.

Quanto aos 95 dólares restantes, o destino são os paraísos fiscais.

Promover "revoluções" é o negócio mais lucrativo que existe. O "pessoal" já descobriu isso e vai explorar essa mina de dinheiro até a exaustão.

    Guanabara

    É tipo um Caixa 2 da Casa Branca? rs

    Hans Bintje

    Nem precisa ser um grande detetive, basta procurar por "Chickenhawk" ( definição: http://en.wikipedia.org/wiki/Chickenhawk_%28polit… )

    É muito simples de entender: nessa profissão, quando a vida do "pessoal" está realmente em risco, há todo um movimento de negociação para se fazer acordos políticos com os oponentes.

    Caso contrário, a retórica é de guerra para se conseguir dinheiro público e rouba-se descaradamente.

    Afinal, toda revolução é "confusão & correria", não há como emitir Notas Fiscais auditáveis pelo GAO…

    É um dos melhores exemplos da filosofia do Bezerra da Silva:

    Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão
    Se gritar pega ladrão, não fica um
    Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão
    Se gritar pega ladrão, não fica um

    Você me chamou para esse pagode, e me avisou: "Aqui não tem pobre!"
    Até me pediu pra pisar de mansinho, porque sou da cor, eu sou escurinho…
    Aqui realmente está toda a nata: doutores, senhores, até magnata
    Com a bebedeira e a discussão, tirei a minha conclusão:

    Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão
    Se gritar pega ladrão, não fica um
    Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão
    Se gritar pega ladrão, não fica um

    Lugar meu amigo é a minha Baixada,
    que ando tranqüilo e ninguém me diz nada
    E lá camburão não vai com a justiça, pois não há ladrão e é boa a polícia
    Lá até parece a Suécia, bacana, se leva o bagulho e se deixa a grana,
    Não é como esse ambiente pesado, que você me trouxe para ser roubado….

    Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão
    Se gritar pega ladrão, não fica um
    Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão
    Se gritar pega ladrão, não fica um

    ZePovinho

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    rodrigo.aft

    Guanabara,

    vc me lembrou… chama o Paulo Caixa Branca 2, especialista no manuseio de Dollarum Corruptus, plantinha abundante na Suiça, Ilhas Caiman e outros paraísos fiscais…
    parece q essa plantinha de folhas verdes se dá muito bem o clima dos paraísos fiscais… rsrs

    Bonifa

    Caramba, meu. Essa hipótese jamais nos passaria pela cabeça.

Julio Silveira

Esse é um exemplo de procedimento onde a corrupção internacional e ingerencia externa fica velada e estimulada.
Apesar do PIG achar que é um dever.
As luzes do direito internacional como isto é entendido?

Bucaneiro

Nada que o Irã não tenha feito no Egito…

    Glecio_Tavares

    Mas o discurso de liberdade e dever é americano, eles se acham os mocinhos dos filmes de hollywood, já no Irã a questão é muito mais clara, não há subterfugios. Na Venezuela houve um golpe de estado em 2002, quem o financiou? Procure o youtube do Azenha, quem sabe ai voce para de assistir filmes e passa a enxergar a realidade. O que esta acontecendo na Palestina desde a década de 60 é o maior absurdo e com apoio da terra da liberdade. Muita demagogia!!!

ZePovinho

Será quem vem alguma,para os trolls daqui,via Instituto Fernando Henrique Cardoso???????????????????

    rodrigo.aft

    ZePovinho,

    não seja injusto!!! Deixe Phernandinho, o phodaum, o farol de alexandria, o onisciente, onipotente e onipresente, descansar em seu sarcófago na Caverna do Ostracismo, fundos.
    (é só alguém falar o nome dele q ele já sai procurando pra dar entrevista…. deixa o omi descansar em paz… rsrs)

    e os trolls do instituto millenium??????
    e os trolls q trabalharam na campanha do Çerra?????
    e os trols "escondidos" nas secretarias e na assembléia legislativa do estado de são paulo?????
    (talvez o alkimin já defenestrou alguns…)

    não vem uma graninha pra estes tbém?
    (ou o tio sam está em contenção de verbas? rsrs)

mariazinha

EUA: um país fora da lei!

Glecio_Tavares

O wikileaks surtiu efeito. A medida só vem provar que os documentos do wikileaks são reais.

Tem uma piada sobre os golpes de estado: Não acontecem nos states justamente por não ter embaixada americana lá.

Guanabara

É de assustar. Completamente sem escrúpulos. Se Obama tivesse caráter, devolveria o "nobel da paz".

Adriana

Obama, sinônimo de decepção!!!

O_Brasileiro

Esse é mais um exemplo de que os EUA não pensam a curto prazo, embora tenham eleito Obama por causa deste. O financiamento da oposição venezuelana, assim como a aproximação com a Colômbia e com o Paraguai e a reativação da IV Frota no Atlântico são prova de que os EUA já temiam perder o controle sobre o Oriente Médio (para o desespero de Israel!). Provam também que os EUA têm uma política de médio e longo prazo, o que não acontece no Brasil, que é um país imediatista.
A crise financeira (que eu acho que não é econômica) dos EUA é passageira, e os números estão começando a mostrar isso. Todo país tem seus altos e baixos. Mas só os que planejam é que tem certa estabilidade!

    Davi Vieira

    Fica difícil planejar a longo prazo quando ainda temos uma oposição que olha o Brasil como um patrimônio a se vender.

    Não que essa seja a justificativa absoluta de nossa falta de planejamento, mas, sim, um considerável perigo que se enfrenta sempre de quatro em quatro anos. Nesse caso, o imediato ainda tem de ser bem considerado.

    Enquanto não houver no Brasil um sistema público de comunicação abrangente e eficiente, será difícil nos enxergarmos uma nação e descer de vez desse muro que nos separa da condição de colônia dos EUA.

    Roberto Locatelli

    – A aproximação com o Paraguai acabou, pois agora o Governo do país é de centro-esquerda.

    – O novo presidente da Colômbia, apesar de ter sido indicado por Uribe, já declarou que quer se integrar à Una-Sul e ao dialogar com o Presidente Chávez.

    Duvido que os EUA tenham previsto a explosão revolucionária que está em curso no Oriente Médio e África do Norte. Aliás a CIA, Agência de Inteligência (?) dos EUA, assim como a diplomacia deles, se pauta pelas notícias do PIG, como demonstraram telegramas vazados do Wikileaks. Num desses telegramas, o comentário era que Dilma, sendo um"poste", tinha pouquíssimas chances de se eleger.

Deixe seu comentário

Leia também