Emerson Luís: Os jornais e a pulverização da propaganda federal

Tempo de leitura: 2 min

Redistribuição da verba fez mídia paulistana cair no colo do PSDB/DEM

30/08/2010

do Émerson Luís, no Nas Retinas

É fácil entender o esforço da mídia paulistana em defender a candidatura tucana com unhas e dentes no Estado de São Paulo. Me atenho aqui a SP, apesar da mídia carioca ter ido pelo mesmo rumo, porque o estado vive a “bolha de imprensa”. Qualquer opinião contrária ao estado tucano é amplamente abafada na mídia, fazendo com que a população se mantenha com viseiras de cavalo, quase que em catarse.

De 2003 até agora o governo Lula começou um processo de regionalização da verba publicitária gerenciada pela Secretaria de Comunicação, a Secom. Ou seja, o dinheiro que antes era destinado somente para os veículos de rádio, TV, jornal e revista das grandes capitais, principalmente São Paulo e Rio, começou a ser redistribuído para veículos do interior do país. É o processo de isonomia, como pediu Mino Carta. Em 2003 o governo federal anunciou em 270 emissoras de rádio. Em 2009 foram 2.809 rádios. Jornais, no mesmo período, saltaram de 179 para 1.883. Veja tabela abaixo. Os dados são da Secom e, portanto, públicos. Basta solicitar, como eu fiz. Clique para ampliar.

O gráfico mostra o aumento no investimento também para TV e revista. Observando a imagem abaixo, separando somente os números de investimento em jornais, pode-se notar realmente como o governo federal provocou a ira dos grandes veículos impressos. A retirada de verba foi significativa de 2007 até 2009. Enquanto a verba direcionada aos jornais do interior subia, diminuia a verba da capital. Em 2007 os jornalões das capitais receberam 6.844.417,8. Em 2008 a verba subiu um pouco, saltando para 7.776.730,2. Por fim, em 2009, a verba despencou para 3.939.348,0. No mesmo ano, os jornais do interior receberam 6.226.047,5. Veja o gráfico completo.

Imaginem vocês se o Mercadante chega ao governo do estado em São Paulo e promove a mesma isonomia do governo federal. A mídia paulista vai à bancarrota. E justamente por isso se agarraram nos calcanhares do PSDB e DEM, que é garantia de escoamento de anúncios e convênios de assinaturas de jornais para escolas. A leitura dos jornais despenca. Os números de assinantes são inflados constantemente com a distribuição gratuita de exemplares para quem nunca assinou ou já deixou de assinar. Admitir queda na circulação significa perder mais dinheiro. Os anunciantes privados não têm piedade e querem resultados.

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Comentários

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Folha, Estadão, Veja e Globo mentem para ajudar Serra « Dilma para Presidente

[…] mídia se sente prejudicada desde que Lula assumiu o governo e pulverizou a verba publicitária entre os veículos de comunicação, incluindo publicidade em jornais, revistas e rádios […]

Entenda o porquê a imprensa não gosta de Lula e não quer Dilma Presidente « Dilma para Presidente

[…] http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/emerson-luis-os-jornais-e-a-pulverizacao-da-propaganda-ofici… […]

Maria Helena Correa

Num primeiro momento a gente pensa: "se não tem sequer um jornal isento, então seria o caso de alguém fundar um, para combater o PIG" . Mas o problema, infelizmente para nós mais velhos, é que os jornais impressos caminham para a extinção. Vide o caso do Jornal do Brasil, que agora só existe virtualmente. Embora nessa forma ele seja amigável para laptops, ipods, ipads e quetais. Creio que no futuro uma associaçao dos atuais blogueiros jornalistas (só tem cobras, no bom sentido) poderá se organizar para montar um jornal completo, com assinaturas mensais e tudo. Assim, teríamos a solução para os dois lados, blogueiros e leitores. Acho que a primeira reunião dos BP já adiantou o assunto quando tratou das formas de faturamento dos sites. Aliás, no gráfico tem a categoria OUTROS, que cresceu bastante.

oswaldo j. baldo

Os jornais não estão nem ai com o lucro da venda dos exemplares, estão sim fazendo investimentos em outros negocios que utilizam os jornais como ferramenta para usar a opinião pública e formar idéias que lhes interesam.
É um erro pensar que eles tem interesse em lucros com a venda de jornais, eles ganham é com as manipulações politicas, economicas e financeiras.

    Roberto Locatelli

    Em parte é verdade, Oswaldo, eles estão começando a aplicar dinheiro em manipulações. Mas eles dependem, ainda, dos anunciantes. Se não houver anunciantes suficientes para bancar os altos custos de manter um veículo em papel, fecha a Folha, fecha o Estadão, fecha a Veja. Quebra-se o poder desses veículos. Fica a tv Globo aberta, que é a mais poderosa. Mas mesmo esse poder da Globo está diminuindo, pois a internet, a tv a cabo e os videogames estão roubando tempo que antes era dedicado exclusivamente à tv aberta.

luizmullerpt

Muito boas as planilhas. Deixa evidente que no governo Lula há uma melhor partilha dos recursos de publicidade e os menores tbm levam uma parte. É muito bom. Mesm assim, os ataques desenfreados movidos contra a verdade, que tem sido empreendidos pela grande mídia, deveriam ser motivo de ação mais dura por parte de algum órgão de controle público, coisa que a justiça do pais não é. A mídia é um poder constituído e oligopólico que precisa ser desconstituido. Se não desconstituir este poder midiático, sera através dele que as forças da reação anti-democratica continuarão se manifestando até conseguirem o golpe contra a democracia. Esta história o Brasil já viu e passou para nós no período entre a campanha pela legalidade e o Golpe militar de 1964. Olhos abertos: estes caras não criaram i instituto millenium a toa. De minha parte, acho que deveria haver instrumentos públicos para caçar concessões de TV, Rádio e Jornais que fugissem propositalmente da verdade dos fatos que devem noticiar.

ZePovinho

Encontrei o maior símbolo dos blogueiros sujos!!è o inesquecível SUJISMUNDO!!!!!!!!!!!

[youtube ktkXAYF32ig http://www.youtube.com/watch?v=ktkXAYF32ig youtube]

Helcid

… é por isso que o Governo deve "pulverizar" as verbas para propaganda … eis um exemplo do mais impuro jornalismo:
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/cef-resp

O Estadão parte da premissa que foi promessa de Lula a construção de 1 milhão de casas até o fim do mandato. Mais uma vez, a distorção da notícia para enganar os seus leitores.

Abaixo um trecho do discurso de Lula, feito em 25/3/2009:
http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/nacional/not

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou claro, em seu discurso no lançamento do programa "Minha Casa, Minha Vida", que não aceitará cobranças de cumprir a meta de construção de um milhão de casas populares – considerada por ele como um "desafio" – até o final do mandato. Ao lançar o plano, Lula disse que o cumprimento da meta depende do esforço do setor da construção civil, de prefeitos, governadores e até de arquitetos. "Não tem data; portanto ninguém me cobre fazer um milhão de casas em dois anos", afirmou o presidente. "A gente não tem de se importar com o tempo. Gostaria que terminássemos em 2009. Se não conseguirmos, 2010 ou 2011…"

    Carlos

    Construir habitações é até fácil, mas não basta.
    Tem que prover estruturas de educação, saúde, transporte, energia, água, saneamento,…e isso tudo exige compartilhamento de responsabilidades com prefeituras e estados.

    Em entrevista recente – nem lembro em qual tv – Plínio menosprezou a construção de um milhão de habitações, que considerou insgnificante ante a necessidade de, segundo ele, 18 milhõe delas…
    Um milhão de habitações atendem a necessidade de, NO MÍNIMO, 4 milhões de pessoas.

ZePovinho

http://www.rodrigovianna.com.br/radar-da-midia/pe

Pesquisa da PUC: “Veja se transformou no maior fenômeno de anti-jornalismo”

publicada terça-feira, 31/08/2010 às 13:40 e atualizada terça-feira, 31/08/2010 às 13:40

Fabio

Será que com esta distribuição de verba entre todos os meios de comunicação não vai ser criado um
outro tipo de PIG alternativo , pois chega um momento que alguns jornais vão fechando e minguando
Tem um ditado que Rei morto , rei posto ou da para ficar com uma midia isenta neste palneta?

ValmontRS

Imperdível o artigo publicado em Carta Maior sobre o poder do PiG.
Uma análise do poder midiático na Argentina http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMos

ZePovinho

Mais um:
http://www.scribd.com/doc/30080859/Chomsky-Noam-R

ZePovinho

Essencial para se desconectar da MATRIX:

Noam Chomsky – Necessary Illusions,Thought Control In Democratic societies
http://www.scribd.com/doc/36466076/Noam-Chomsky-N

Uma análise do poder midiático na Argentina

O discurso que Cristina Fernández de Kirchner fez em 24 de agosto foi mais além do que tinham ido todos os discursos dos presidentes argentinos até hoje. Ninguém – nem sequer o primeiro Perón ou Evita – fizeram tal desconstrução da estrutura do poder na Argentina. De quê ela estava falando? Do poder nas sombras, do poder detrás do trono, do verdadeiro poder. Qual é? É o poder midiático. A direita não tem pensadores, tem jornalistas audazes, agressivos. E a mentira ou a deformação pura e plena de toda notícia é sua metodologia. O artigo é de José Pablo Feinmann.

José Pablo Feinmann – Página/12

"…………….Ninguém viu – ademais, e isso para mim é imperdoável – o novo monstruoso sujeito que se havia consolidado. Superior ao sujeito absoluto de Hegel. Algo observado por Cornelius Castoriadis. Mas pouco. Relacionou as campanhas eleitorais com as empresas que as financiam. Mas – insisto – aqui o essencial é que o tema do sujeito voltou ao primeiro plano. Colonizemo-nos o sujeito, façamos-lhe crer no que nós cremos, e o poder será nosso. O poder começa pela conquista da subjetividade. Começa pela construção de algo a que darei o nome de sujeito-Outro".
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMos

easonnascimento

A posição da mídia sempre foi atrelada ao bolso. Neste caso uma política de descentralização de recursos leva ao confronto com a 6 dúzia de donos da informação no país. Devemos ir em frente e deixar que os corvos se biquem.
http://easonfn.wordpress.com

Ernando Peluso

Excelente que o Governo Federal pulverizou a verba poblicitária, aproximando as informações aos leitores/eleitores. Mas a imprensa do interior está nas mãos, invariavelmente, de pessoas ligadas às "zelites". Por exemplo em Londrina/PR – Folha de Londrina – nas mãos do ex-dono do Bamerindus – José Eduardo – "o incompetente", que conseguiu quebrar um banco. Em Maringá/PR – O Diário – também nas mãos de um reaça. Nas rádios também. Então penso que o Estado Brasileiro – União, Estados e Munícipios, bem como as empresas estatais, deveriam rever a necessidade de tanta publicidade convencional. Talvez investir em programas sociais, de inclusão e criar na internet a sua via de comunicação direta, como fez a Petrobrás. Há que se analisar, discutir esse assunto com o povo.
Abraços.

    Carlos

    Provável que o tal "Zé do Chapéu" tenha sido/seja incompetente, mas sugiro leitura do que Aloysio Biondi escreveu sobre a quebra do Bamerindus.

Gunter Zibell

Esses números não seriam em milhares? R$ 7 milhões não é significativo para a grande mídia, só o grupo Abril deve faturar $ 2 bilhões/ano em publicidade. Ja uma mudança de R$ 7 bilhões para R$ 3 bilhões seria sim significativo.

Beto São Pedro

No Rio Grande do Sul o governador Olívio Dutra fez o mesmo. Não é por outra razão que o PIG de bombachas travou e continua travando uma luta ensandecida contra o governo petista. Tal como o PIG nacional, na maioria das vezes sem se preocupar com a objetividade dos fatos.

Cancio

O PIG já sabe o que fazer com seu candidato
http://charges24horas.blogspot.com/2010/08/recicl

Donizeti – SP

Não leia, nem anuncie nos grandes órgãos de mídia abaixo relacionados, risco de afetar a sanidade mental:

– Phulha de São Paulo;

– O Estragão de São Paulo;

– revista É-PORCA;

– Rede Bôbo;

* Aviso que deve ser seguido rigorosamente, se voce receber uma revista veja de graça como promoção para fisgar desavisados:

– Veja, mas não abra;

– Se abrir, não leia;

– Se ler, não acredite,

– Se acreditar, RELINCHE !

Eu avisei!

Rivaldo

Azenha,

O primeiro grafico esta linkando para um outro grafico que não tem nada haver com a materia.

R1v4

carlos quintela

A propaganda do governo e suas empresas deveria ignorar por completo estes órgãos de imprensa que fazem sistemática campanha contra seus projetos. Esta história de liberdade de imprensa é pura enganação. O deve ser preservado é a liberdade de opinião assinada e identificada, para que haja consequências em caso de abuso. Liberdade de imprensa para manipulação da oponião pública só interessa a donos de jornais. Inimigo deve ser tratado a pão e água.

    Riri Farinha

    Simples e verídico assim. Parabéns ao Carlos Quintela pela expressívia e contundente síntese. Abs, Riri.

Jairo_Beraldo

Chega a doer nos olhos o esforço que a imprensa brasileira faz para dar uma ajudinha para os DEMo/tucanos. Mesmo assim, eles não alavancam. E com isso, se pode notar outra coisa. Que o povo já não está mais nem aí para o que a mídia fala. Até porque já ele está escaldado com a artilharia pesada do PIG pelos seus interesses.

IV Avatar

O blog do Emerson Luís deveria ser visitado com frequência por todos nós, é muito bom, ele faz ótimos levantamentos
Parabéns

gilberto

As empresas estatais ou com partcipações do governo tambem deveriam ser proibidas de anunciar no PIG.
Eu acho um absurdo o Banco do Brasil e a Caixa anunciarem na emissora que diz que tudo é fraudado por lá. È tambem um absurdo a petrobras anunciar na Globo e a globo ficar despencando e quebrando a empresa.
Tem que cortar tudo..

    Kadu

    Seria uma ótima alternativa.

    Tudo para o PIG é fraudado nessas empresas… Na época do FHC podia vender a Vale por R$ 1,00 que era fantástico. Corte de verbas nesses pulhas.

Mauro Toshiuki

Ainda tem uma gordurinha pra queimar pois os cinco grandes estão recebendo dinheiro demais, eles não poderiam ultrapassar os 15% ou 20% do total. Seguindo a isonomia não podem fechar a torneira como desejaríamos todos nós, mas fazê-la apenas pingar em vez de jorrar isso pode. E essa medida do Lula foi muito justa.

ZePovinho

Com o inesquecível Ronnie Cócegas(Seu Galeão Cumbica) lançamos o BLOGOSFEROX- MATADOR DE TROLLS:

[youtube AL460KBBkZE http://www.youtube.com/watch?v=AL460KBBkZE youtube]

É COVARDIA!!!!!!!

maria ferreira

Também os anunciantes já detectam a decadência dos jornais e revistas.
Vou dar um exemplo:
Estivemos num Leilao de Imóveis – promovido por uma empresa muito séria aqui de SPaulo. Não é a Caixa.
Presentes umas 300 pessoas. O leiloeiro perguntou: ''quem soube do leilão pelo jornal O Estado?'' – 3 levantaram a mão.
Diz o leiloeiro – esse está podre.
E quem soube pela Folha? – 2 levantaram a mão.
Diz o leiloeiro – está mais podre ainda.
A maioria soube pela internet.
Muito elucidativo o artigo do Emerson Luis.

LuisCPPrudente

Muito bom saber que a receita publicitária vinda do Governo Federal está sendo distribuido democraticamente por empresas de todos os portes de de várias mídias.

Mas ainda torço para que o Governo Federal seque de vez a torneira que alimenta o PIG, da mesma forma que Roberto Requião secou a torneira do PIG paranaense.

Espero que Mercadante se eleja em São Paulo e promovas uma política de definhamento rápido das famiglias do PIG de São Paulo, que ele feche de vez a torneira que irriga a podridão do PIG paulista.

francisco.latorre

siga o dinheiro.

..

Luiz Henrique

Oh! Meu Deus!
Que seja feita justiça!
Ganha Mercadante!
Vai ser o maior "upgrade" da história do jornalismo "trojaneano".
Se eu pudesse mudava meu título pra São Paulo, "só pra ver, só pra ver meu bem passar …"

Eduardo Lima

A vingança é um prato que também se come quente, quem mandou a Globo demitir o Flankin Martins.

Josnei Di Carlo

Liberdade de imprensa, para os jornalões, significa concentração de verba publicitária do governo. Em outras palavras, manutenção da lógica financeira que permite o monopólio da informação.

Daniel de Oliveira

Eu, de vez em quando, compro a revistinha Veja. É que meu filho de oito anos sempre precisa de recortar figuras para trabalhos na escola. Eu compro mas não leio, faz mal!!

    Baixada Carioca

    Posso sugerir outras revistas para este fim (Carta Capital, Brasil Atual…), são mais educativas.

Baixada Carioca

Eu venho falando que sem o PSDemB no governo de São Paulo Estadão, Folha, Veja e Globo vão pedir falência. Talvez seja por isso que eles publicam porcarias via email sem averiguar. Não é contenção de despesa não. É falta de recurso para fazer a averiguação. Daí eles publicam como sendo fato (como foi a ficha policial da Dilma). Sem essa turma tucana no poder eles não vendem mais revistas e jornais. Como o povo não compra mesmo…

FAFernando

Na ditadura diziam que o bolo tinha que crescer para depois distribuir.
A grande mídia, era da mesma opinião aumentar as verbas da propaganda, mas para devidir só entre eles.
Acontece que foi nomeado um ministro gabaritado, que levou muita rasteira de vários traíras, como Ali Kamel, Sardemberg, Merval, Lleitão, e fresolveu democratrizar a distribuição. Olha só de 270 rádios para 2809, pulverizou mais de 6 milhões para emissoras que nunca viram um tusta do governo.
Parabéns ministro Franklin Martins por essa jogada de mestre. É no bolso, que os picaretas mais sentem.

Thiago Leal

Preciso de mais gatos, porque os que tenho já não estão mais dando conta de forrar areia com as páginas da Veja que recebo gratuitamente sem nunca ter pedido.

Paulo Roberto

Oxalá o povo brasileiro soubesse de todas essas maracutaias e entedesse definitivamente sob que domínio vive e pudesse se libertar de tanta hipocrisia e enganação!

robledo

Mídia imparcial uma ova, é o dinheiro que faz todo dia as noticias de um jornal, e você ai boboca acredita em tudo que lê agora?

Fabio_Passos

Já passou da hora da velha mídia parar de mamar nas tetas do Estado.
Oligarcas decrépitos… e chantagistas!

Ronaldo Caetano

O pessoal tem que saber que essa gráfica é da FOLHA. E que foi nela que aconteceu o "vazamento" das questões e que causou enorme desgaste ao MEC e prejuizo a milhares de jovens. Fica a sensação de que o vazamento não foi acidental e que a gráfica em questão fazia parte – juntamente com o jornal e o Instituto de Pesquisas – de um braço operacional de José Serra dentro do Grupo Folha.

Fora com esses vagabundos!

carlos vicente

Azenha
Espetacular!!!

Vejam este video da campanha Dilma
http://www.youtube.com/watch?v=8LPDVLWizIY&fe

Antonio Souto

Há quinze dias atrás eu não imaginava a possibilidade (hoje real) de um segundo turno em São Paulo, se Mercadante chega ao governo do estado de São Paulo a elite nacional estará em maus lençóis e o povo brasileiro mais livre para crescer sem se preocupar com a concentração de riqueza.

Klaus

Estes pequenos veículos que passaram a receber verba governamental não serão muito críticos ao governo, né? Vai que alguma crítica desagrada e o governo para de anunciar?

    ZePovinho

    É mesmo,Klaus.Já pensou se a Veja e a Globo começam a bater em Serra e perdem as verbas da Secretaria de Educação de São Paulo????
    http://namarianews.blogspot.com/2010/08/pequenos-

    sexta-feira, 20 de agosto de 2010
    Pequenos negócios da Fundação Roberto Marinho na SEE-SP

    Já mostramos alguns inexplicáveis contratos governamentais de São Paulo, sobretudo da Secretaria de Educação, praticados sob o manto da inexigibilidade de licitação, como aqueles com Editora Abril, Folha de SP, Estadão, El País etc., porque alegam não haver similares no mercado.

    Agora vamos mostrar um novo e estupendo modelo de negócios que, não se sabe o motivo, resolveu fazer o caminho inverso: licitar. A SEE-SP (e muita gente mais no Brasil) faz licitação, cria editais, exige altíssimas especificações técnicas, mas só compra das mesmas empresas os produtos que só são produzidos por uma única empresa. Não sacou nada? Ora pois, lá vamos nós.

    É justo o caso das negociações feitas com a Fundação Roberto Marinho, da Rede Globo, para compras do Novo Telecurso, aquele programa que passa no auge das madrugadas, perfeito para os que não tiveram chance de estudar nem em idade nem em escola ideais e, então, partem para esse tipo de suplência.

    Funciona assim o troço: a prestimosa Fundação Roberto Marinho (doravante FRM) licenciou por razões que a razão desconhece três e apenas três editoras para vender em todo país os materiais didáticos do Telecurso. São 17 livros – aluno e professor – e 52 fitas para a 5ª e 8ª série do ensino fundamental; e 19 livros e 60 fitas para o ensino médio (como ninguém envolvido atualizou os sites, sugiro que o esperto leitor substitua a palavra fitas por DVD's, que são os produtos atuais).

    Você já deve ter ouvido falar da Editora Posigraf (da Positivo), IBEP Gráfica LTDA (a favorita da Educação de SP), mas não ouviu nada ou quase nada sobre a Editora Gol LTDA (do "Grupo Gol"). As três empresas concorrem no Brasil todo, sempre. Estão juntas na maioria dos certames licitatórios, salvo em raras ocasiões em que singelas papelarias, livrarias depósitos e que tais também dão o ar da graça, como em casos recentes no Distrito Federal (recorra ao cache sem medo) e Pernambuco (ver tudo). As três empresas são campeãs de vendas em São Paulo (e Brasil) com outros produtos, serviços e modus operandi. Os Governos Federal, Estadual e Municipal são instados a comprar os produtos do Novo Telecurso da FRM desse e tão somente desse trio editorial……………………………………………….

    Carlos

    Depois de responder ao ZéPovinho, apresente pelo menos um caso de represália por parte do governo federal – administração direta e indireta – a algum veículo.
    Apesar das capas e das falsificações (ficha da Dilma, por exemplo), veja e Folha deixaram de receber anúncios de ministérios e das estatais federais?

Helcid

… e gráfica da "fôia" toma chumbo grosso, devido a sua "parcialidade" e "imcompetência" !!

Dá-lhe, Stanley Burburinho! o terror dos "trolls" !!!
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-descla

Por Stanley Burburinho

Educação

Ensino médio

30/08/2010 – 19:33

Gráfica é desclassificada do processo licitatório do Enem

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª região desclassificou a
Gráfica Plural da licitação para a impressão das provas do Exame
Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. O motivo foi um agravo de
instrumento apresentado pela Advocacia Geral da União, concedido pelo
desembargador Fagundes de Deus no dia 26 de agosto.

Na decisão, o desembargador afirma que, pelos documentos apresentados
pela Plural, não é possível aferir se ela preenche todos os requisitos
de capacidade produtiva aliada às condições de segurança e sigilo.

O Ministério da Educação informou que o Instituto Nacional de Estudos
e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Enem, foi informado
da decisão e que "deu continuidade ao processo licitatório". A gráfica
ainda pode recorrer da decisão.

A Plural já havia sido desclassificada
(http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/justica-suspende-licitacao-para-impressao-de-provas-do-enem
) anteriormente pelo Inep. Segundo o órgão, a gráfica não apresentava
os documentos necessários para participar do processo licitatório. Na
época, a empresa recorreu
(http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/justica-recoloca-grafica-na-disputa-para-imprimir-enem
) à justiça e foi recolocada na disputa.

Até o momento, o Inep garante que o cronograma do Enem, que será
aplicado nos dias 6 e 7 de novembro, não sofrerá atraso. Porém,
segundo o planejamento inicial, a pré-impressão deveria ter sido
concluída no última dia 27 e, para esta segunda-feira, estava previsto
o início da impressão das provas.

Segurança – O edital deste ano prevê uma série de condições de
segurança (http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/grafica-responsavel-pela-impressao-do-enem-devera-reforcar-seguranca
) no ambiente de impressão das provas. A empresa contratada deverá ter
portões automatizados, portaria com blindagem balística e uma central
de monitoramento para a operação. Vigilantes deverão ser posicionados
a cada 100 m² na área de impressão. Já os funcionários contratados
deverão usar uniforme sem bolsos.
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/grafica

HEITOR BRASIL

Há 3 semanas recebo gratuitamente a revista Veja, sem que tivesse um dia a assinado, muito menos solicitado. Não vejo a hora de me ligarem para negar a assinatura pelo fato de ser uma revista golpista. TÔ FORA!!!

    ValmontRS

    Não espere, porque eles não ligarão. A facada virá na fatura do seu cartão de crédito.

Ed.

Deixo uma pergunta aqui novamente: a circulacão dos jornais de semáforo (Metro, Destak, etc.), não está também ajudando a "segurar" a queda da circulação de jornais?

(fui ao IVC, mas precisa ser associado…)

Túlio Carvalho

Eu já sabia!!!! E já propunha isto (antes de saber que eles estavam fazendo).

Então tá explicado. É o torniquete da verba pública que os torna oposição. Lento, mas vigoroso. Agora, uma perguntinha, pra onde estão carreando a publicidade?

Ainda que não tenha sentido fazer publicidade num veículo de oposição clara como é a grande mídia, quem poderia estar se manter minimamente isento na mídia impressa? Eu não conheço nenhum jornal assim.

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