DEM, um partido moribundo e com futuro incerto
04/06/2010
FABRÍCIO MOREIRA
Eles já foram PFL, Frente Liberal, PDS, Arena, UDN. Hoje, são DEM, ou Democratas, como se auto-intitulam. E depois dessa eleição, o que serão? Ninguém arrisca falar em fim do partido, mas as análises mais otimistas veem o partido saindo decididamente menor das urnas.
Em 2006, o DEM só elegeu um governador – José Roberto Arruda, do Distrito Federal, agora sem partido, sem mandato e sob investigação – e hoje tem apenas quatro candidatos próprios.
Pra piorar, na semana passada o presidente nacional do partido, deputado federal Rodrigo Maia (RJ), foi acusado pelo delator do mensalão do DEM, Durval Barbosa, de ser beneficiário do esquema. Já em São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab teve um momento de destaque positivo até agora: quando foi eleito. Desde então, sucessivas pesquisas sobre seu governo apontam crescente insatisfação dos paulistanos.
Ruim para o DEM, ruim também para o candidato que o partido apoia na campanha presidencial, o tucano José Serra, que está à procura de um companheiro de chapa no partido aliado. Um dos nomes mais citados era o da presidente da Confederação Nacional da Agricultura e senadora Kátia Abreu. Mas ela preferiu repetir o caminho já seguido pelos tucanos Aécio Neves e Tasso Jereissati: pulou fora.
Tudo isso soletra inferno astral, na visão dos cientistas políticos.
“O Arruda ajudou a tornar a situação do DEM mais difícil. Fora isso, havia uma liderança nacional, o Kassab, cuja estrela parou de brilhar desde que ele tomou posse, e agora tem a lama jogada no Rodrigo Maia. A probabilidade de uma redução no tamanho da bancada é muito grande”, crê Marco Antônio Carvalho, da Fundação Getúlio Vargas.
Apoie o VIOMUNDO
”O que o DEM vai perder é o status de um dos dois ou três maiores partidos do país, como é hoje.”
Por enquanto, os cientistas ouvidos pelo Brasília Confidencial acreditam que ainda há espaço para um partido de direita no espectro político brasileiro. Mas não do jeito, ou com a falta de jeito, do DEM.
“É difícil falar em fim, porque o DEM nunca teve lá grande força. O partido vive um momento difícil, mas acho que o desafio dele é ter uma cara nacional, o que agora não me parece muito provável”, avalia Rui Tavares Maluf, professor de Ciências Políticas da Fundação Escola de Sociologia de São Paulo (Fesp).
Já para o professor de direito constitucional da Universidade de Brasília, Said Mamed, dependendo do tamanho do baque nas urnas o DEM deve fundir-se com outro partido para sobreviver.
”Não descarto que eles tentem se juntar com o PPS, que hoje é uma linha auxiliar da coligação do PSDB, ou com outra legenda. Partido algum sobrevive se não procurar ser forte nos governos estaduais e capitais”, sentencia Mamed.
Comentários
Milton
Do ponto de vista circunstantical, a extinsão do DEM faz mais bem do que mal. Aliás só faz bem, pois ele em quase nada contribui, fazendo críticas vazias. Mas do ponto de vista geral da democracia é importante ter representantes de todos o espectro político, sob pena de vivermos em um estado pseudo-democrático. Sonho que ainda teremos uma população politizada o suficiente para podermos ter um nível de discussão elevado.
sergio Vesco
O Freire é um traidor, meu primeiro voto foi dele, quando comunista, ( eu e ele, hoje sou lulista e ele traira) aos p;oucos saira da vida politica brasileira e caira no esquecimento…
Marat
Tudo bem que o PFL não têm futuro, agora, colocá-los no mesmo balaio do PPS é uma grande sacanagem – rsrsrs – o PPS hoje, a meu ver, é da direita festiva, totalmente alienada e perdida. Parece um partido de fumantes de crack, que estão sempre viajando (uns de bicicleta, outros de audi) na maionese. O PPS, coitado, está sem identidade. Será barrado em todos os locais. É um pária!
Gerson Carneiro
Na Bahia o DEM foi diminuindo, diminuindo, diminuindo… até que chegou no tamanho do deputado ACM Neto. Hoje, na Bahia, seu "maior" representante.
mauri
muito boa a comparação,o DEM baiano virou partido de rodapé.
Jairo_Beraldo
Costumamos justificar, enganar a nós próprios e racionalizar qualquer coisa, contanto que encontremos uma saída para a nossa forma de agir. Estamos cada vez mais longe da realidade e, no entanto, as ações e suas consequências estão patentes: posso mencionar, trair e enganar por mil motivos, mas aceitar o fato de que me tornei um mentiroso e um traidor não me agrada absolutamente nada.
Tento encontrar mil justificações que me desculpem, ponho a culpa dos meus atos no que me rodeiam ou nas outras pessoas, para, deste modo, fingir que agi corretamente e que sou boa pessoa.
Hélio Jacinto
O PPS de hoje é um partido de extrema direita indiscutivel.
Um partido contra a Reforma Agrária, contra o MST, contra os movimentos sociais organizados, contra as garantias trabalhistas, a favor das privatizações, contra a construção de Usinas hidreletricas, a favor da poltica Norte Americana, contra os Palestinos, contra o Irã, contra o Presidente Zelaya defendendo os golpistas de honduras, contra o Mercosul, contra a Bolivia e a Venezuela. Um partido que se alia a Ronaldo Caiado e Katia Abreu contra os trabalhadores rurais.
Enfim o PPS e o DEM se merecem e não existe nada mais natural que a união dos dois.
Jordam
Quem diria Hélio ver o Roberto Freire, um dos líderes de oposição a Arena e depois com tantas marcas no PCB se tornar este político insignificante tanto quanto o seu Partido, e que agora vê uma nebulosa possibilidade de ser vice em uma chapa tucana.
Saudações
Jairo_Beraldo
Ser vice do Serra como, Jordam, se nem a familia dele vota nele?
saraiva
Fim do PFL? Que a terra lhe seja leve.
Adilson
Azenha,
Se esse bando de coveiros se intitulam democráticos, os talibãs podem se auto-intitular a favor dos direitos fundamentais.
Renato Lira
O ideal para a direita brasileira seria a fusão entre as três expressões menores deste espectro (não no sentido hectoplasmático, ainda):
O DEM de Bornhausen e dos Maia;
O PPS de Bob Freire;
O PV de Gabeira.
Podem até chamar de saco de gatos. Mas o que são hoje o PV e o PPS senão sacos de gatos, amontoados de caricatos que perderam a identidade e aniquilaram suas histórias, hoje aliados de gente da direita mais conservadora e golpista, que outrora combateram, ou fingiram combater.
Vai ser engraçado ver Freire de mãos dadas de novo com herr Bornhausen, Marina Silva e Katia Abreu no mesmo programa partidário, Gabeira trocando afagos com ACM Neto.
O apêndice pefeito para o PSDB. Fracos, caricatos, subservientes.
Mello
Marina Silva junto com Kátia Abreu…
Chico Mendes não merecia isso!!!!
Vergonha, vergonha, vergonha!!!!!
Jairo_Beraldo
Mello, pelo que colegas da faculdade, que são do Acre dizem, Chico Mendes é uma fantasia da mídia. Ele era igual ou tão mais traíra que Marina.
Mello
Jairo
"Anotei" a informação…
Não imaginava isso…
Obrigado pelo aviso. Gosto sempre de ouvir outras versões!!
Valeu!
Jair de Souza
Estimado Jairo, não vamos cair na besteira de jogar o Chico Mendes também para a direita, ainda que post mortem. Chico viveu e morreu por uma causa em que acreditava. Se tivesse sido um traíra, como agora sãp Marina Silva, Fernando Gabeira ou o verme Bob Freire, seguramente estaria vivinho e gozando de excelentes condições financieras até hoje.
Fernando
Não diga isso.
Renato Lira
Vivemos há alguns anos no Brasil a era dos "supostos"
Especialmente utilizado pela mídia endinheirada, como subterfúio quando esta lnça mão de seus factoides bizarros, risíveis e golpistas, este termo serve ao pensamento da mídia vira-lata: 'Se colar, beleza. Se não colar, dizemos que o negócio era 'suposto' '."Suposto mensalão", "suposto dossiê"…
Porém, neste momento, o tão mal utilizado e desgastado adjetivo pode ser aplicado como se deve em dois casos.
1) O nome "democratas", dado a um partido que é formado por membros de oligarquias, gente que tem em suas biografias ligadas a participações em ditaduras, golpes ou tentativas de golpe, ideias retrógadas, provincianas e ultraconservadoras.Enfim, gente que nunca teve muito apreço por democracia.
2) A outra aplicação correta do adjetivo "suposto", em sua forma feminina, pode ser dada à candidatura de José Serra.
Leonardo Câmara
Findo o DEMo o negócio agora é empurrar o PSDB para o mesmo precipício…
David Franco
Todos os ratos pulam fora do barco do Serra que está prestes a naufragar. Ri alto. kkkkkkkkk
Jorge Pimentel
Um conhecido nazi-facistóide de Santa Catarina expressou certa ocasião de forma debochada o fim do petismo no Brasil, só que o feitiço virou contra o bruxo e a direita brasileira, assim como o PFL não vão para a catacumba não, eles vão é para a latrina, isto sim.
Mello
PQP!!!!!
Azenha, desculpe o palavrão!!! Não estou xingando ninguém!!!
Estou surpreso com esta reviravolta!!!
O PPS, antigo PCB de Prestes, Gregório Bezerra, Paulo Cavalcanti e tantos outros heróis, se juntando ao DEMO!!!!!
Esses devem estar se revirando no túmulo!!!
Paulo foi preso, mas Gregório foi violentado em público pelo tenente-coronel Darcy Vilocq Viana. Prestes foi outro!!!
Sofreram o diabo nas mãos dos apoiadores do golpe, os atuais DEMOS.
E agora, Roberto Freire leva o partido para junto desses caras?????
Eu e minha família nos arrependemos dos votos dados a ele…
sergio
com agripino,bornhausen,kassab.arruda, quem precisa de algo pior
Marcelo Fraga
O futuro deles é um pacto com vocês sabem quem.
Fernando Frota
É o que se esperava, diante do sucesso épico de alguns anos de governo da esquerda no Brasil: O esfacelamento progressivo das forças políticas da direita, a começar pelos seus segmentos menos charmosos e mais patrimonialistas e coronelistas. Seria bem sintomática a união do DEM ao PPS, uma espécie de asilo político do rebotalho que ficou na espuma da extinção do PCB. Seria a união de quem, após o naufrágio, está no mar e à deriva, em duas pequenas tábuas. No naufrágio da direita, o último transe se dará com a sucumbência dos neoliberais que ainda pensam em puxar alguma esperança de um mundo neoliberal que, lá fora, despedaça-se lentamente. No desespero, chegam a invocar ajuda de uma extrema direita que, lá fora, se expressa e repercute em seu fervor supremo: Massacres nazistas de palestinos famintos.
Scan
Todo mundo fala que o DEM tá diminuindo, que o DEM tá sumindo…
Calma gente, deve ser só efeito de quimioterapia.
Fundir o DEM com o PPS, é uma excelente idéia: um apóia o outro e os dois caem.
robledo
tenho uma grande idéia para o DEM, somar mais duas letras R e A, colocar em na ordem e fazer a palavra MERDA, taí um bom lugar para enviar o partido.
Scan
rararararara!
Boa!
Marat
Curiosa pergunta. Como que um partido, parido por partenogênese, da ditadura, terá futuro? Faço exceção apenas ao louvável Claudio Lembo. O restante são pessoas totalmente ligadas ao passado oligárquico, autoritário, ditatorial, arrivista, fascista e racista. O PFL (recuso-me a chamá-los democratas) não tem futuro. Ele é o passado amargo, iniciado em 1o de abril de 1964 e estagnado nos anos seguintes!
Fabio_Passos
Inacreditável é este grupelho de oligarcas mofados ainda ter alguma densidade política.
Este partido – ex-pfl – é a face do lodo mau cheiroso que construiu o Apartheid Social no Brasil.
Ainda sobrevive devido ao apoio incondicional da mídia-lixo-corporativa – rede globo / veja / fsp / estadão – que é uma extensão do mesmo partido político: Partido da Segregação Social.
Representam o atraso que tanto custa a desaparecer em nosso país…
Urbano
Bem, pelo que ele já fez ao longo dos anos, o que virá a ser, de papel passado mesmo, fica bem fácil se decifrar, bastando que se juntem às três letras atuais outras duas, sendo obviamente uma vogal e uma consoante. Está resolvido o busílis.
Patricio
A direita nunca precisou de partido. Nao é seu "modus operandi". A direita é o subterfúgio, é o subliminar. Alguém já perguntou ao governador Goldman se ele é de direita? Ele nunca disse nem vai dizer. Seu passado de capa-preta do PCB e a irmandade dos traidores viriam em sua defesa. Maluf disse? Sua resposta seria o deboche. Serra disse? Sua resposta seria os brucutus de farda cinza.
Já o contrário ocorre: quem é de esquerda, diz que é – e se deixar, convence quem perguntou a cerrar fileiras em sua organização (a exceção só ocorre nos anos milicos).
A direita ama golpes. Depois de armados (!), chamam os Robertos Freires e outros apagados da vida para completar sua trama. A Historia está aí para quem quiser consultar.
O verdadeiro partido da direita MESMO, sempre foi a sua imprensa.
Jorge Nunes
A eleição de Lula obrigou os partidos de direita a serem partidos políticos, porém ao invés de fazerem política e organizarem propostas ideológicas e administrativas para aumentar suas bases como faz o partido republicano dos EUA, a direita brasileira aceitou a ser dirigida pela grande imprensa. E assim perdeu qualquer ligação com a realidade do Brasil.
ECRG
Não sei porque ouço dizer que o Brasil deveria ter um partido de direita bem constituido. Para que? Quais as bandeiras da direita hoje? Privatizar a Petrobras, o Banco do Brasil e a Caixa Economica? Fechar as Universidades Publicas? Idem o Ensino Médio Técnico publico e liquidar o ProUni? privatizar o SUS, ou simplesmente acabar com ele? Acabar com o real e adotar o dolar como moeda nacional; Montar 3 campos de concentração para colocar lá os Sem Terra; fazer um muro na fronteira da Bolivia; Conceder 5 bases militares aos EE UU/? Mandar um batalhão simbólico para o Afeganistão? declarar o Moralles persona non grata? declarar o rio Amazonas livre à navegação internacional? instaurar a censura à imprensa?
Na verdade tudo isso não poderia ser feito, mas passa pelos sonhos dos direitistas, afora outras coisas como todo o poder à policia, pena de morte, etc.
Não, o Brasil está melhor dispensando um partido forte na Direita. Deixa como está, que está bom.
Correa
Está correta Conceição. Agora o que aconteçeu com o Freire ? É a verdadeira metamorfose ambulante !!!
dem » Twitter Trends
…
ARENA ex-comunistas = DEMOS?…
carlos quintela
Às vezes penso que as palavras se voltam contra quem as profere. Num passado recente o Bornhausen disse queria "acabar com essa gente" rererindo-se ao PT. Pois não é que antes do que se pensava o partido dele se encaminha para a total extinção, ou pelo menos vai a passos largos em direção à insignificância política.
Tweets that mention Brasília Confidencial: O futuro do DEM | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com
[…] This post was mentioned on Twitter by belaspalavras and Eduardo Lurnel, Giordano Pedro. Giordano Pedro said: O DEM vai sumindo! Já vai tarde! http://bit.ly/cldrao […]
Ramon
Prefiro esperar o que sairão das urnas. Os políticos da direita nunca viram problema em migrar de legenda ou mudar o nome da legenda. Acredito que migrem para vários partidos, principalmente se for de direita e possibilite desfrutar das benesses do poder, como o PP ou PL por exemplo. Tudo é possível.
Mas Dilma já ganhou as eleições? Acho que estão colocando o carro à frente dos bois. Prefiro esperar com paciência, também não espero que a vitória venha sem esforço. Eles não vão se deixar enterrar vivos e a mídia está coligada e apoia até mesmo um golpe. Olhos abertos e as barbas de molho até outubro.
ratusnatus
E nenhum partido para tomar o posto. Por estas e outras que ainda acho que o Ciro tinha razão.
V.Barsanulfo
O DEM, remanesce da velha e rançosa UDN, que nunca ganhou nada e viveu sendo caudatária de golpistas e irresponspaveis, agora já vai tarde, o Arruda panettone já foi, e seu presidente atual, o filho do Cezar factóide Maia já j está mais sujo que porco chafurdando no lamaçal
Jairo_Beraldo
Barsa, tenha respeito com os porcos…por favor!
Valmont
Pega leve, Barsanulfo!
Que culpa têm os porquinhos nessa história?
Poupe os pobres animais.
Luís C. P. Prudente
Será que podemos trocar os simpáticos porquinhos por malvados tucanos?
Agnaldo
O Brasil carece de um partido eminentemente de direita, todos os que já existiram sempre estiveram ligados ao que tem de pior em termos de moral e ética, o caso mais recente é o do ex-Governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, outras figuras como Gilberto Kassab, Rodrigo Maia, José Agripino, Kátia Abreu, Borhausen, Aleluia, Eráclito Fortes e ACM neto estão sempre se opondo ao governo Lula e às propostas de interesse do povo mais pobre em geral. O DEM, o PPS e até mesmo o PV de Gabeira/Marina são partidos de aluguel e que muitas vezes dão sustentação às manobras quase sempre eleitoreiras e corruptas tucanas do PSDB de SERRA. De olho neles.
Carlos
professia do nazista bonhause: tomara que essa raça seja extinta!
Raimundo kamir
O Futuro do Demo é o inferno.
Jairo_Beraldo
Eles já estão no inferno…astral!
Ricardo Lima Vieira
Coisa de maluco! Um presidente de uma central patronal, a Fiesp, filia-se a um partido socialista; um comunista (em quem eu votei em 1989 em primeiro turno) quer estar mais à direita que a direitona (Roberto Freire, o traíra); a Soninha (radical dos conservadores, moderninha de fachada) já tem programa na Jovem Pan (arauto da prepotência paulistana)?
Luís C. P. Prudente
Éhhhh, o tempo passa!
"O tempo não pára e o Socialismo vive" foi o lema de um Congresso do PCdoB. Este mesmo PCdoB já dizia em 1989 que os comunistas estavam com Lula e até hoje estão.
Já o pessoal do PPS…há muito deixou de ser comunista. O Roberto Freire já não era comunista em 1989.
Guanabara
Depois que o Paulo Skaf se filiou ao PSB e este o aceitou, não duvido de mais nada, nem mesmo de mudarem o nome para Partido Comuno Chavista do Brasil.
Jordam
Alguns partidos vivem de um proselitismo sem sucesso, no caso do DEM sempre serviu de palanque e carregador de malas para a tucanálha, mas também serve de parasita para se servir das migalhas deixadas por Serra e FHC.
O DEM tem seus dias contados, poderá em um futuro próximo se espelhar a outro parasita político o PMDB, que em cada Estado faz exdruxulas alianças para se aproveitar das fatias do bolo político e não das migalhas.
Jairo_Beraldo
Bem lembrado, jordam. O PMDB, depois do Ulisses, nunca mais fez um candidato a presidencia. E é de um fisiologismo temeroso. Dilma que se cuide.
Jordam
Jairo concordo com você, agora quem tem que se cuidar é o PT, pois até onde vai o pacto de fidelidade com Temer como vice?
Antonio Lyra Filho
Realmente pouco se poderia esperar do DEM. Mas o pior é o comportamento de um partido comunista como o PCdoB que mudou para PPPS.
O mais sujo de todos, se chama Robeto Freire.
clemes
Lyra, vc está confundindo o PCdoB com o PCB, o Partidão. Parte do PCB é que se tornou o PPS, do Roberto Freire. Abs
alex
Obrigado pela correção ao Antonio, senão fica ruim né…
paulistano73
É triste ver a trajetória do PPS e de suas lideranças desde o fim do Governo FHC. Cada vez mais à direita, cada vez mais raivosos, cada vez menos relevantes. Hoje, realmente ficariam bem à vontade juntando-se ao DEM: seria a união da vontade de gritar com a falta do que dizer.
Luís C. P. Prudente
Certos professores da USP e Unicamp e historiadores famosos como o Boris Fausto tentam esconder a história do PCdoB. Pode ser que a confusão do Antonio seja proposital, da mesma forma que é proposital a omissão por parte de professores universitários e historiadores renomados sobre a história do PCdoB.
@aguiarantoniove
Dos "DEM " a gente ja sabia o que esperar me surpreendeu muito a postura do PPS antigo PCB ..não era ?? de esquerda e agora o que é ??
V.Barsanulfo
Assim que secou o ouro de Moscou, o colérico Roberto Freire(aquele que só enxerga o próprio umbigo), pulou fora do barco, e virou neo liberal e empregado do Zé Serra na Sabesp. Bela sujestão, DEM e PPS se merecem.
Renato Lira
Só que Freire é um empregado fantasma, podemos assim dizer.
O homem ganha um jeton de 12 mil pratas por mês na SABESP, mas mora em Brasília.
Quantas vezes por mês ele vai lá bater o ponto?
Sergio C Morales
A parte boa do PCB continuou PCB ( http://www.pcb.org.br ). O PPS era a direita inrustida que se assumiu!
AF STURT
O PPS ,é parte do antigo PCB,e não ele todo.Alias o PPS foi criado em 92, isso que o certo dizer…E não tem nada ver com a história dos comunistas e do partidão, em toda sua história…
Eduardo Coutinho
aguiarantoniove
só pra lembrar, o PCB não virou PPS, o PCB continua PCB, e nunca mudará, dele sairam varios partidos, dentre os quais o PPS. Essa historia de que o partidão acabou foi jogada do Freire pra tentar fortalecer o partideco de quinta categoria que ele fundou.
Mas o PCB continua aí, e este ano tem candidato a presidente até!
Abraço
Renato Lira
Corretíssima sua intervenção.
O PCB ainda está aí.
Difícil de não cair na gargalhada é quando Freire ainda se diz "homem de esquerda".
Maria José Rêgo
Lambe botas do PSDB.
dukrai
“É difícil falar em fim, porque o DEM nunca teve lá grande força."
Mas como, companheiro, se o DEM tem a segunda bancada no Senado, além da quarta na Câmara e foi uma força poderosa de obstrução do governo Lula? Ignorar o tamanho do coqueiro não vai diminuir o tamanho do tombo, que vai ser uma lenhada na direita.
Ninguém quer ficar na sombra do DEM, esse pé de pau apodrecido e juntar com o PPS, coleguinha da despencada, pode dar uma mumificada no defunto e quem sabe garantir uma sobrevida de zumbi partidário, abrigando um espectro de extrema direita e o aluguel da legenda para algum interesse local fisiológico, além de desempenhar um papel de linha auxiliar para os tucanos.
Hugo Albuquerque
O PFL nasce de uma jogada de mestre de alguns velhos ideólogos da ala civil do regime militar: Pular do barco enquanto ainda era tempo, mas de um jeito que essa saída fosse triunfal a ponto de ser legítima. Essa "saída" foi a maneira como eles, de última hora, pulam do barco da ditadura para apoiarem Tancredo – com direito a nome provisório e tudo. Talvez, uma das falhas desse projeto foi que, até pela oposição circunstancial a Maluf, eles não conseguiram penetrar em São Paulo como gostariam bem como a ARENA, com seus vários nomes (hoje é PP) restava ainda bastante orgânica em meio aos oligarcas rurais do Sul. O PFL, portanto, era um partido de oligarcas rurais do norte-nordeste, orquestrado pelo seu ideólogo-mór, ACM.
A candidatura de FHC para a Presidência cai como um luva para o partido, haja vista que o PSDB consistia numa agremiação burguesa e provinciana, necessitando de tentáculos pelo Brasil, seja para as eleições ou para um eventual governo – além de que, FHC estava disposto a fazer alianças de uma maneira mais, por assim dizer, um tanto mais amplas do que, até mesmo, muitos dos correligionários. Deu no que deu, FHC venceu e venceu bem sob os auspícios da demagogia em cima do Plano do Real, ACM tornou-se vice-rei do norte-nordeste e senhor do Congresso e o ex-PFL passou a receber políticos fisiológicos e caciques regionais em sua fileira. Cresceu e cresceu muito, principalmente na eleição de 98, mas essa crescimento não era sustentável, ele apenas servia como porta de entrada de chefetes locais e até lideranças evangélicas no Governo FHC, bastou tudo dar errado no Segundo Mandato e o PFL começou a virar água.
Aí entra o Lulismo, acusado de promover políticas clientelistas no Nordeste: Muito embora pudesse ter desenvolvido programas mais profundos do que o Bolsa-Família, ele acabou rompendo com o clientelismo de verdade, do coronel pefelento dando dentaduras e sacos de farinha para seus descamisados, o que foi uma verdadeira bomba atômica nas políticas que davam sustentação ao esquema do PFL, o simbolismo maior foi a vitória do PT sobre o candidato de ACM em 2006. Logo depois, com a morte do seu ideólogo, mudou de nome para o histriônico "DEM" e foi só ladeira abaixo – a vitória de Kassab em São Paulo não poderia ser mais ilusória, afinal, o atual prefeito paulistano nunca passou de uma reles marionete de Serra no seu jogo de afirmação interna no PSDB, nada mais, a seu tempo, é evidente que seria descartado. Como a aliança entre PT e PMDB, o bom momento do governo Lula e seu alto prestígio no Nordeste, creio que o DEM não fique sequer com a quarta bancada no congresso. Uma fusão com o esquizofrênio PPS não poderia ser excluída, afinal, ambos devem sair muito menores dessas eleições.
Milton Hayek
Muito bom,Hugo!!!!!!!!!!!!!!!
Valmont
Concordo plenamente com a análise.
ALEX
Boa reconstituição da verdadeira histria dos DEMOS.
Renato Lira
Históia completa.
Valeu, Hugo.
cezar
Ou melhor que faça política também no Afeganistão para ser engolido vivo pelos Talebans.
cezar
Quero que o DEM se exploda e vá fazer política lá no Iraque!
Jairo_Beraldo
Não faça isso com os iraquianos…já sofrem demais com o que os EEUU fizeram com eles!
Engajarte
Bastou uns anos fora do poder federal e o partido da direita dura já está em extinção, deve ser por causa da consciência da sua militancia orgânica.
Mas o próprio Rodrigo Maia já havia diagnosticado, que seu partido é formado eminentemente por políticos de perfil de vereadores, seja no plano estadual ou federal, até no senado, assim, se não tiver a torneira aberta do estado passando por suas molhadas mãos, o DEMO deixa de ter significado.
LuizCarlosDias
O lider grandão do PFL (demo) agora é cesar Maia, que usa e abusa sua imagens nos programas do partido aqui no rio. Ate parece que Demo é so ele, nem o rebento filhinho dele aparece, coisa feia. Por isso ele ta fime como um postulante a ser eleito para seandor, ha´de cair, quanto mais grandão, melhor pra rir, do tombo. Dilma é LULA é lula é DILMA
Valmont
Perfeito! Acertou na mosca!
Os mercenários sanguessugas do DEMO estão morrendo à míngua!
DUDU
Esse partido , formado por figuras como borhausen, arruda, acmneto, aleluia, agripino maia, katia abreu, eráclito fortes, rodrigo maia, ´so consegue elamear a política brasileira.
Pergunto: o que , qual projeto, qual idéia, tiveram ou fizeram a não ser criticar o Governo Lula e bloquear pauta de votação de interesse da nação?
Esse tipo de gente é que envergonha o Brasil.
SERGIO RICARDO DIAS
Como diziam os antigos romanos: Terra sit levis tibi. Que a terra te seja leve, DEMO. Já vais tarde.
Valmont
Se a terra for leve, põe uma pedra bem pesada em cima, pra não levantar nunca mais!!!
Vade retro, DEMO!!!
italo
É o retrato do DEM, o único governador do partido ruiu por corrupção. Ou continua pendurado no PSDB que já dá sinais de que afundará com a parceria, ou troca o nome do partido pela 5º vez.
Luis Armidoro
Ué? mais um partido de direita? E o avatar do Partido Republicano (o ex-psdb) e seu filhote (o pps)?
Jairo_Beraldo
O futuro do DEM, é a catacumba!
Deixe seu comentário