Puente Llaguno, o documentário que poucos viram no Brasil

Tempo de leitura: < 1 min

Muitos brasileiros já assistiram ao documentário A Revolução Não Será Televisionada, que trata do golpe midiático aplicado em Hugo Chávez, na Venezuela.

Mas pouca gente conhece Puente Llaguno, cuja primeira parte reproduzo acima.

Para ver as partes seguintes, é só ir ao meu canal no You Tube (A Revolução também está lá).

Trata-se de uma análise cuidadosa dos eventos midiáticos que levaram à deposição temporária do presidente venezuelano em 11 de abril de 2002.

A manipulação de uma imagem foi crucial para causar condenação mundial contra o governo chavista nas horas que antecederam o golpe.

De cima da Ponte Lllaguno, em Caracas, chavistas foram flagrados atirando.

A eles foi atribuído um “massacre” que causou comoção e indignação dentro e fora da Venezuela.

Mais tarde ficou provado que a imagem tinha sido manipulada para não mostrar que, na verdade, eles reagiam contra fogo de franco-atiradores postados em edifícios e de agentes da Polícia Metropolitana a serviço da oposição, que foram os verdadeiros responsáveis pela morte de 19 pessoas.

Não se trata, aqui, de comparar situações tão distintas quanto as da Venezuela em 2003 e do Brasil em 2010.

Apoie o VIOMUNDO

É apenas para demonstrar que o poder de desfazer as mentiras da mídia, mesmo para um governo, é limitado. E que muitas vezes a gente só vai descobrir lá na frente, passados muitos anos, o que de fato se passou em dado momento político ou eleitoral, quais forças atuaram, se houve ou não interferência estrangeira, subterrânea ou dissimulada. Serve de alerta.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jair de Souza: El País publica ficha falsa de Chávez « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Puente Llaguno: O documentário que poucos viram no Brasil […]

Helio Jacinto

Eu não conhecia a história completa,aqui relatada.
Me lembro do posicionamento da Globo e do Estadão favoráveis ao Golpe Militar,também lembro muito bem da pressa do Governo Norte Americano em reconhecer o Governo Golpista que havia prendido Chaves.
No Brasil,Arthur Virgílio,Serra,Alckmim,Demostenes Torres e Políticos da Direita em geral aplaudiam o Golpe.
O mesmo pessoal que vibrou com a queda de Chaves,hoje serra fileiras com Serra.

Baixada Carioca

Alguém disse que a mídia é o quarto poder. O filma "Mad City" discute o poder da mídia sobre a opinião pública e, ao que nos parece, ela é quem exercia de fato o poder. Talvez seja por isso que lutam diuturnamente contra a candidatura Dilma: querem retomar o poder.

    MARCELO GERGULL

    AVISO AOS NAVEGANTES

    JÁ NO PRIMEIRO TURNO, VÍ EM MINHA CIDADE A ""IMPARCIALIDADE" MONTADA. SOMOS GOVERNADOS HA MALDITOS 12 ANOS PELO PSDB. NA TOTAL IMPOSSIBILIDADE DE ALAVANCAR VOTOS PARA SERRA, O PV LOCAL E SOMENTE O PV,CONSEGUIU ESPALHAR SANTINHOS DA MARINA DENTRO DAS ESCOLAS.

    JÁ SERIA TRISTE, SE O PV LOCAL NÃO FOSSE TOCADO PELA SECRETÁRIA DE OBRAS ! ENGRAÇADO, QUE OS MUITOS FISCAIS DO PSDB NEM LIGAVAM PARA AS CENTENAS DE PANFLETOS DE MARINA, ESPALHADOS AO LADO DAS FILAS DE VOTAÇÃO

    QUE OS BRASILEIROS CUIDEM DESSA ELEIÇÃO, POIS ONDE HOUVER GOVERNO PSDB, HAVERÁ MONTAGEM DE CIRCO NO SEGUNDO TURNO

Almerindo

NUUUUSSSA… Aguentar o Vereza, E PIOR, SE DIZENDO ESPÍRITA é de matar, viu??!! O VERDADEIRO espírita deseja o bem para TODOS os povos, O PROGRESSO desses, e não as trevas, não a iniquidade.

Anita

Nessa linha recomento também o documentário "4th World War" ou A Quarta Guerra Mundial… com revelações sinistras sobre o poder

Joãozinho

Essa noite eu tive um sonho, ou melhor um pesadelo, No pesadelo o PIG, detonava o Serra, pipocava mesmo, e o JN em edição extraordinária dizia a todo momento que tinha sido o PT, e eles lançavam o Aécio como substituto do Serra e ganhavam as eleições. Eu acordei com o coração disparado de tanto terror só de ter tido ese pesadêlo. Mas vendo esses vídeos agora e de ver tantas mentiras e armações que o PIG faz, nada é impossível em se tratando do PIG. ALERTA TOTAL ALERTA TOTAL ALERTA TOTAL – O FHC já reuniu com empresarios norte-americanos e garantiu que estarão de volta ao poder. ALERTA TOTAL ALERTA TOTAL – câmeras man filmando tudo, inclusive as andanças do Serra. O GOLPE PODE SER FATAL.- a sede de poder deles não tem limites. pode ser que tenha sido só um pesadelo, mas….ficar alerta e alertar não custa nada né.

will

eu vi toda essa história na época que vc postou, azenha. inclusive a contraprova de todo esse episódio da ponte, perplexo!
serviu para tornar minha suspeita em convicção dos males da imprensa.
a "revolução" foi algo inacreditável que a oposição e o pig de lá fizeram. e ainda acham ruim…

Lili

Estou começando a ficar com medo de novo. Tomara que chegue logo 1º de novembro.

Marcio H Silva

Pelo que andei lendo nos Blogs, creio que a campanha da Dilma, além de muitas coisas, tem que focar em supervisionar as seções eleitorais no dia da eleição a fim de inibir falcatruas. Com as intenções de votos distantes de 12% a 15% todo cuidado é pouco.

Lícia Maria Cota

Olá companheiros,

O Azenha tem razão! devemos refletir e ver o que é que estão impondo ao povo brasileiro. o que não é imposição, mas é real é a mudança na vida de todos nós, pois nosso poder de compra, tanto a vista qto. a prazo aumentou, e muito. A educação, com novas escolas técnicas e universidades, e graças a Deus e ao LULA, nossa mesa está muito mais farta. Até dia 31, com a vitória do 13.

francisco.latorre

..

onze de setembro. história como encenação.

[youtube zZhaP1DQnMU&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=zZhaP1DQnMU&feature=related youtube]

a arquitetura da destruição.

..

outras duas partes aqui.. http://bit.ly/anrcbr

..

francisco.latorre

interferência estrangeira.

dilma é do brasil.

serra?.. é deles.

calabar silvério.

..

só tem dois partidos na américa do sul.

o da sulamerica e o da norteamerika.

dilma é sulamerica.

serra é norteamerika.

..

Hudson Luiz

Serra ganha prorrogação do seu horário eleitoral

A edição do Jornal Nacional de ontem (quarta-feira, 20/10/2010) foi prorrogação do programa eleitoral de José Serra.

Sem nenhum pudor o casal de âncoras William Bonner e Fátima Bernardes entrou em cena, emendados ao fim do programa eleitoral de José Serra, para a segunda parte do telejornal mais assistido pela família brasileira levando ao ar matéria sobre uma agressão que o presidenciável tucano teria sofrido por parte de manifestantes petistas no bairro de Campo Grande, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, isto após intensa hostilidade também sofrida por Serra e seus acompanhantes.

Continue lendo:
http://www.dissolvendo-no-ar.blogspot.com

    Baixada Carioca

    Esse novo quadro do tucano acontece de segunda a sábado com o aval da dona cureau.

Yacov

Muito boa idéia, ChanceLer. Si liga PT!!! Façam exatamente isso que vai ser uma paulada na molera do ÇErRa e dos PIGs, ou seja, matarão dois coelhos com uma só cajadada. Mostrem primeiro a bolinha de papel "assassina", atingindo o cabeção do ÇerRA, depois a encenação na mídia e por fim, a culpabilização esdrúxula do PT. E falem assim: 'tá vendo porque não é bom tretar com esses malas??? Porque depois, eles posam de vítima na grande mídia e ainda nos culpam por sua violência auto-inflingida, sem contar que a violência de seus militantes e seguranças também é devidamente escondida. E aí poderia mostrar umas imagens dos seguranças do ÇErRA rasgando bandeiras do PT na mesma ocasião e enfrentando os mosquiteiros da FUNASA que ele demitiu quando foi ministro, causando desemprego e surto de Dengue no RIO..

"O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na gLOBo é um braZil para TOLOS"

Carlos J. R. Araújo

A elite venezuelana é e sempre foi pior do que a brasileira. É altamente preconceituosa, discriminatória, elitista e, de certa forma, parasita. Difere da brasileira apenas por que a arrogância e a pretensão de gozar com exclusividade dos favores governamentais são maiores do que as da elite brasileira. Lá e cá elas querem o mesmo e o de sempre em todos os lugares:: privilégios políticos fiscais e financeiros, sinecuras, mesuras e distinções sociais, exclusividade do ensino universitário e, mais que tudo, que o pobre "fique no seu lugar" – na miséria.

Nestes dez anos, Chavez fez o que a elite nunca fez ou permitiu fazer, principalmente diminuindo o número de pobres e miseráveis. É uma ofensa para a elite venezuelana. E é uma pena que Chavez não seja um Fidel e mande a elite venezuelana para Miami. De preferência, de barco, e o Caribe que tome conta dela.

blogdacoroa

E o desemprego, cadê?
http://blogdacoroa.wordpress.com/2010/10/21/e-o-d

mariazinha

Pois então, meu querido Azenha, hoje, vivemos momentos parecidos, nessas eleições brasileiras? Tem muita gente achando que estamos prestes a sofrer um golpe de proporção incalculável, muito pior; espero que os brasileiros consigam rechaçar o golpe que a oposição prepara junto das forças da direita dos buches/sionistas. A única solução para os brasileiros é dar a D. DILMA votos tantos, tantos ,mesmo com as urnas eleitorais viciadas pelos traidores, não consigam mudar o resultado a favor dela. http://grupobeatrice.blogspot.com/2010/10/mas-afi
AVANTE, brasileiros!

Aracy_

Excelente indicação, obrigada. Já vi as duas primeiras partes do documentário e pretendo assisti-lo até o fim.
A ambição pelo poder realmente não tem limites. Receio que enfrentemos nos próximos dias uma distorção de fatos e imagens pela mídia comercial capaz de superar nossas piores experiências passadas.

Luiz Fernando

Moro em Brasília, no ônibus uma eleitora que ainda acredita naquelas mentiras iniciais da campanha do Serra, falou que a Dilma é autoritária, – o PSDB, está tentando colar isso na Dilma – mas o Serra vai privatizar tudo, parece que ela estava com medo de votar na Dilma, o PT tem que chamar todos os eleitores a votar com amor, sem medo de ser feliz. Azenha nunca vi uma publicação de um comentário meu.

Jair de Souza

Azenha, muito obrigado por ter divulgado este documentário que, como eu dizia ontem num comentário sobre a tentativa do PSDB de tirar proveito do tumulto em Campo Grande, é uma aula sobre até que ponto a sordidez da mídia corporativa pode chegar. Penso que se trata de um documentário de fundamental importância para alertar a todas do que se pode esperar dos setores defensores do grande capital quando eles se sentem desesperados. Novamente, obrigado.

tiagob4

Para corroborar com o que você diz vale lembrar a chamada carta Brandi que o Lacerda forjou contra o governo de Getulio. Quantos demorou para ser desmintida? E que estragos causo?

progrock1000

Olá Azenha:

Sugiro a você e seus leitores que assistam também ao excelente "War on Democracy".

    chanceLer

    O mais patético é que o candidato quando é atingido pela bolinha de papel na parte posterior da careca, está com os dois braços erguidos com os dedos em sinal de "V". O impacto do insignificante objeto que pesava em torno de dois quilos (segundo o índio, seu vice)sequer o fez mudar de postura, revelando que o contato não o afetou em nada.
    Essas imagens deveriam ser usadas pela campanha da DILMA para provar o quanto os tucanos tentam enganar o povão com o auxílio da mídia. É um ótimo material de campanha.
    Decerto que o SBT vai tentar interditar sua utilização.
    Já vejo no programa da DILMA, a candidata, inicialmente, conclamando a militância a atos pacíficos, condenando a violência e, depois, o locutor narrando a cena, reprovando a farsa e finalizando: é assim que o candidato tucano tenta enganar o povo! Imagine o que eles não fazem no anonimato e na ausência de imagens!
    Pode-se também dá um tapa com luva de pelica no PIG: Se Serra ludibria a imprensa, imagine o que ele não é capaz de fazer!

Deixe seu comentário

Leia também