Marina sai menor de debate dominado por juros; Aécio em saia justa

Tempo de leitura: 3 min

dilma e aécio

No SBT, ambos avançaram

por Luiz Carlos Azenha

O fato de que os juros bancários e o papel dos banqueiros na economia brasileira dominaram boa parte das falas dos sete candidatos no debate do SBT fez com que a candidata socialista, Marina Silva (PSB), saísse dele menor.

O assunto foi tratado, direta ou indiretamente, pelos candidatos Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (PSOL), Levy Fidelix (PRTB) e Dilma Rousseff (PT).

Marina, que sempre surfou em sua origem humilde, desta vez teve o nome e o projeto político associados a juros e banqueiros.

Fidelix chegou a nomear duas pessoas próximas a Marina — o empresário Guilherme Leal, da Natura, e a educadora Maria Alice Setubal, a Neca, acionista do banco Itaú — como devedores de impostos à União.

Embora não o tenha feito de forma didática, Dilma criticou a proposta de Marina de dar autonomia ao Banco Central. No governo Dilma a decisão do Banco Central de aumentar ou não os juros é tomada depois de consultas ao mercado. Num eventual governo Marina, o BC teria autonomia para fazê-lo independentemente da população ou de seus representantes eleitos.

Eduardo Jorge teve a melhor apresentação individual no debate, considerando a coerência e a ênfase com que defendeu pontos polêmicos. Por exemplo, creditou a falta de apoio popular a duas de suas propostas — descriminalização das drogas e direito à interrupção da gravidez — à falta de coragem dos políticos de debater o assunto com a população. Explicou bem o domínio dos dez maiores bancos sobre a economia brasileira e prometeu reduzir os juros. Na mesma linha, Luciana Genro afirmou acreditar que Dilma, Marina e Aécio são irmãos siameses, ou seja, representam todos interesses de banqueiros.

O maior confronto se deu entre as candidatas que lideram as pesquisas, com Marina afirmando que Dilma fracassou na economia e esta sugerindo que Marina usa “frases de efeito e frases genéricas”, típicas de campanha eleitoral, mas não sabe governar.

Apoie o VIOMUNDO

Diferentemente do que aconteceu no debate da Band, no debate do SBT os jornalistas se destacaram por perguntas apropriadas, duras e pertinentes, com destaque para Fernando Rodrigues, Fernando Canzian e Kennedy Alencar.

Alencar, que sugeriu ao candidato do PRTB que ele liderava uma legenda de aluguel, foi chamado por Levy Fidelix de “língua de aluguel” e “língua de trapo”.

Fernando Rodrigues encaixou um direto no rosto do pastor Everaldo (PSC), ao revelar que o candidato já foi acusado de agressão por uma mulher com a qual se relacionou. Ao informar que foi absolvido, o defensor dos “valores da família” acabou admitindo que seu primeiro casamento não deu certo, que tinha mesmo namorado a acusadora mas que agora, sim, estava casado de maneira estável. Fernando Rodrigues, de forma sagaz, escolheu Aécio Neves para comentar o assunto — o jornalista Juca Kfouri, do UOL, informou em seu blog que o tucano teria cometido, em 2009, uma “covardia” com uma “acompanhante” num evento no Rio. Foi a saia justa da noite. Aécio mudou de assunto.

A frase de efeito que marcou o debate partiu de Luciana Genro, que perguntou a Marina: “Tu és mesmo a segunda via do PSDB?”. Luciana também questionou o fato de Marina ter mudado seu programa de governo, no trecho que defendia o casamento entre pessoas do mesmo sexo, por pressão do pastor Silas Malafaia, ao que a socialista disse que tinha sido um erro “da equipe” responsável pelo processo.

Aécio Neves aproveitou sua fala final, quando já não havia direito de resposta, para alfinetar Marina Silva e dizer que ele, sim, é uma alternativa segura de mudança.

No conjunto da obra, é opinião deste blog que Marina Silva saiu menor que entrou no debate, por dois motivos: entrou no rol dos que defendem os banqueiros e sofreu acusações de que muda de posição de acordo com o vento.

Além disso, perdeu o debate com Dilma quando ambas trataram do pré-sal, especialmente quando a presidente informou que em breve o Brasil será o segundo maior produtor mundial de energia eólica.

Tanto a presidente Dilma quanto Aécio Neves sairam maiores, com o tucano se apresentando melhor que Dilma no geral, embora tenha perdido para a presidente o confronto específico que ambos travaram — sobre investimentos federais em transporte público.

PS do Viomundo: O leitor Ricardo quer saber qual é a minha métrica. Certamente não é a moral, pois nunca me considerei Deus para julgar a moralidade alheia. É apenas e tão somente minha percepção como eleitor e telejornalista com alguma experiência nas costas. Eu sempre achei que as tendências eleitorais levam um tempo para se cristalizar. Nunca subestimei a capacidade do chamado “povão” de decidir. Seria condescendente fazê-lo. Em minha opinião, o eleitor pergunta: vai mudar para melhor ou para pior? Dilma ainda não conseguiu suscitar esta dúvida. Pode ser por incompetência, mas acho que é estratégia de deixar mais para perto da eleição. Pelo menos no SBT, acho que Aécio foi bem mais convincente que Marina como “candidato da mudança”.

Leia também:

Priscila Silva: Candidato, esqueça minha família e cuide da sua. Grata

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urbano

A mudança é o maior bem do ser humano, pois sem ela, e até pela condição precária em que ainda vivemos aqui no orbe terrestre, certamente não se evolui. Agora, chamar de mudança o optar por uma czarina silva ou um aéreo never da vida, sinceramente… mas eu chamo isso de burrice, na melhor das hipóteses. Se não soubermos, pelo menos, escolher o nosso líder, não vamos pra canto nenhum. Aliás, até vamos… pra Mardek (que já existiu entre a Terra e Marte), quando ele se recompor.

    Urbano

    Corrigindo: Maldek.

abolicionista

Ainda acho que Marina é cavalo paraguaio, já está começando a cair e vai cair ainda mais. A direita vai se arrepender de não ter permanecido fiel a Aécio.

Vanessa Cabral

Olá, amigos!

Dando continuidade (por minha conta) às palavras de nossa querida Maria Luisa Luisa Medeiros (amiga em comum com muitos aqui) no intuito de somar esforços, também informando aos eleitores indecisos e, ainda, alertando àqueles da “Turma do Brax” que nos manteremos firmes, aí vai:

Ainda que sendo um Governo de centro-esquerda (acredito que mais de centro do que de esquerda) como o é o PT, ainda que não representando diversas das forças e movimentos sindicais e, ainda que mantendo alianças um tanto duvidosas, as gestões do Ex-Presidente Lula e da Presidente Dilma insuflaram e deram poder à classe trabalhadora como não se via desde a década de 60 (estes tempos não vivi, obviamente, mas os livros e os estudos humanísticos tem aí o seu valor), abriram as portas para uma gente que não existia, que era invisível perante os olhos da sociedade, e para muitos outros, mesmo com toda a força oposicionista impondo obstáculos em cima de obstáculos para que as mudanças efetivas ocorressem. Existe muito a se fazer? Existe muito o que melhorar? Sem sombra de dúvidas! E aqui, cabe dizer: não esperem que 12 anos de um governo progressista, consertem mais de 500 anos de exploração e de erros não só desastrosos, mas catastróficos dos setores conservadores com o nosso Brasil. Precisamos de mais tempo, e de mais tempo neste caminho que tem seguramente dado bons frutos, apesar do que maldiz a mídia nacional, sabidamente inescrupulosa.

A entrega da Petrobrás e dos nossos patrimônios e de tudo o que isso representa, a diminuição das articulações com o MERCOSUL, a estagnação do salário mínimo e das leis trabalhistas, a diminuição da geração de empregos, a redução do papel dos bancos públicos em prol de maior participação dos privados, uma política de juros altos, uma reafirmação do Estado Mínimo, o contínuo negligenciamento em torno das reformas intrínsecas a uma sociedade democrática (reforma política, tributária, agrária…), rejeição da participação ativa da sociedade civil na política, total desinteresse pela democratização e regulação econômica da mídia, a não revisão da Lei de Anistia e a não responsabilização dos militares torturadores da ditadura, o retrocesso nas conquistas dos diretos humanos (homossexualismo, divórcio, aborto…) e evidentemente um Estado falsamente laico como teríamos com a derrota do populismo?? NÃO!!!

Um Governo contra o povo, contra o desenvolvimento e contra o progresso NÃO ME REPRESENTA MESMO (para usar um bordão de que todos gostam)!!!

Nenhum de vocês nunca se perguntou o porquê de os conservadores neoliberais terem tanto horror e se esmerarem tanto em derrotar o PT? O próprio José Agripino, velho conhecido nosso do coronelismo potiguar e coordenador da campanha de Aécio Neves, declarou abertamente nestes dias que vale tudo (se referia à um possível apoio à Marina no segundo turno) contra um mal maior, que seria o PT. Por que estas pessoas com tanto dinheiro (nosso dinheiro), que nem de longe defendem os nossos interesses, têm tanto medo do PT?
Ou o porquê de os candidatos da direita não entrarem em detalhes de seus programas de governo durante os debates eleitorais e seguirem se equilibrando em um discurso demagógico? Se estes assumissem publicamente que suas gestões resultariam em desemprego e dependência, não teriam 0,1% das intenções de voto.

É por tudo isto e mais um monte que tenho votado e mantenho o meu voto no Partido dos Trabalhadores, e que publico e reproduzo textos, matérias e charges a favor do Governo e contra os setores reacionários. As minhas ações e intenções, com isto, não são a de meramente uma militância cega e descomprometida, são atos que acredito serem responsáveis por causar algum impacto (por menor que seja) no meu círculo de amigos e que também acredito poderem fazer estes mesmos amigos refletirem e tomarem a decisão que confiarem ser a mais acertada para toda a nação.

Fica a opção de refletir ou não aos que lerem…

13jos à todos também rsss

lulipe

Ainda bem que essa é uma opinião isolada, bem isolada…A Marina venceu mais um debate e nas próximas pesquisas já terá ultrapassado Dilma, a estratégia do PT é tentar tudo, tudo mesmo, vindo do partido já se pode imaginar do que são capazes, para não perder logo em 5 de outubro.. Para quem, já dava como certa a vitória no 1º turno, o que nunca acreditei, já que candidato à presidência do PT e vitória no 1º turno, são coisas excludentes, agoram estão no desespero para irem pelo menos para o 2º turno.Lá a lapada vai ser maior!!!

    abolicionista

    gente, o lulipe virou evangélico! é um milagre.

Tati

Marina como candidata muda de opinião da noite pro dia, imagina como Presidente? Não dá pra confiar. Aécio mantem seu discurso firme e forte, mostra previsibilidade e boas propostas, eu confio nele, eu vou de Aécio!!

Marat

Marina e Aécio são farinha do mesmo saco, defendem os mesmos interesses, e são financiados pelos mesmos capitalistas-entreguistas. No segundo turno, Marina oferece mundos e fundos ao Aécio (quem sabe algum ministério ligado a Aeroportos?) e os planos retrógrados e subservientes ao capitalismo internacional serão implementados, desde Washington, a capital do Império do IV Reich…

Marat

Azenha, pena que nestes debates, dos canais da burguesia decadente, não haja jornalistas autênticos e independentes… Como eu sinto falta de perguntas assim:
Candidata Marina, num eventual governo da Sra. seu chanceler tiraria os sapatos para funcionários de aeroportos estadunidenses?
Candidata Marina, seu governo será pautado pelas decisões do governo estadunidense?
Candidata Marina, se o Brasil for espionado pelo governo estadunidense, quais medidas a senhora adotará para retaliar?

Antony

Gostaria de saber o que está havendo com o Aécio. Parece perdido no meio disso tudo. Ainda assim voto nele.
Dizem que ele tem uma carta na manga. Vamos ver.

Clara Mendes

Bom,
Sou Mineira, funcionaria publica é por isto NÂO voto em Aecio, ninguem do meu trabalho vota, ninguem da minha familia vota, ninguem que eu conheço vota… Mineiro não vota em Aecio!
Estou farta da PresidANTA ANTA. Não voto em Dilma, que só ganhou as eleições porque Lula colocou ela debaixo de seus de seu suvaco rs rs rs. Verdade, esta mulher ganhou na sombra de Lula, eu ganharia também, voce ganharia, o padeiro da esquina ganharia, o pastor Everaldo, a Luciana… qualquer um ganharia!!
Mas, Dilma não é Lula. Votei em Lula apenas na primeira eleição, na reeleição não votei porque sou contra este governos falso assistencialista que compra voto do povão com as bolsas… bolsa familia, bolsa filho, bolsa escola, bolsa gas, bolsa motel. è tanta bolsa, tanta esmola que fabrica vagabundo. Verdade!! Meu marido tem uma microempresa e tem um funcionario dele que diz que o pai não trabalha com medo de perder as bolsas, porque se a renda da familia aumentar eles perdem… Ve se pode?!! Isto é ridiculo!! Dilma diz que irradicou a pobreza, né?!! Se não tem pobreza, corta as bolsas!! Ah corta!!Se cortar as bolsas esmola o povão causa um alvoroso!! Além disso, a presidANTA É ANTA!! Não sabe conversar, não sabe se espressar, se enrola muito, é arrogante, falsa, mentirosa! Teve todo este tempo para fazer melhorias, não fez!! Não vai fazer. A cada debate, cada vez que esta mulher abre a boca, perde votos.
Acho que tem que ter mudança sim… Voto em Marina! Claro que tenho duvidas, claro que posso me arrepender mas, ele por enquanto me convenceu, parece ser a melhor opção, acho mais inteligente que Dilma, mais correta, sensata. Tem uma estoria de vida imprecionante, os votos que conseguiu foi por merito proprio, nã porque estava debaixo do braço de alguem querido (como A presitANTA).
Voto porque acredito, não porque sou “maria vai com as outras” mas, quando pergunto ao meu ciclo de amizade, colegas e parentes em que eles vão votar, fico muito impressionada porque as pessoas mais inteligente, cultas e esclarecidas que conheço vota em Marina!! As pessoas que admiro por sua inteligencia, capacidade de raciocinio, interpretação e bom senso, todos vão votar em Marina.

    Rogério

    Clara, desculpe a intromissão mas pessoas “inteligentes” também podem não estar informadas o suficiente, veja as propostas da Marina e mesmo sem perguntar aos “inteligentes” perceberá que são impraticáveis ou equivocadas, por curiosidade assim como eu tive, pergunte à essa pessosa “inteligentes” o que elas acham do programa de governo da Marina, você se surpreenderá.Att.

    Cristina Diniz

    Clara por que será que todos que reclamam e falam mal do bolsa família, de alguma forma vive de verbas vindo do governo?? Não será egoísmo??
    E por favor a Marina mais inteligente que a Dilma??? Aff! Dilma pode ter ganho por coloa na imagen do Lula, mas Marina se faz encima dos mortos. Foi assim com Chico mende e agora com Eduardo Campo. A. Propósito? Por que ela não voou com Campos ? Para não encontrar com Alkimim e agora faz alianças como mesmo??? No mínimo suspeito.
    Leia o programa de governo dela com muita atenção. Ta lá entra no site dela por favor.
    Tenho a mais absoluta certeza que ela não governa nem um ano! Não consigo entender por que está se passado por boi de piranha do mercado, mídias e bancos.

Maria Thereza

Se Dilma tivesse um tempinho para responde cada vez que seu nome ou atos de seu governo fossem mencionados pelos outros “atacantes”, estes se preparariam melhor. O formato é muito amarrado.

Heitor

O PT está esquecendo do Nordeste nesta campanha. Precisa parar de fazer campanha em SP e viajar ao Nordeste. Em 2010 Dilma foi salva pelos Nordestinos. O quadro me surge muito parecido este ano. Dilma precisa ganhar com boa vantagem no Norte/Nordeste, mesmo perdendo pra Marina em SP e Brasília e mantendo-se à frente, por pouco, em Minas e Rio.

José Henrique

Acho que eu vi ontem outro debate, Azenha.
Pelas suas análises, quem se saiu melhor foi o Aécio.
O que eu vi e senti, foi uma Dilma prepotente, arrogante, ruim para encadear suas idéias, uma Marina segura, sem titubear nas respostas, mesmo as mais incisivas, e um Aécio posto pra escanteio pelas duas.
Luciana Genro e Eduardo Jorge coerentes e muito bem, apesar de acionados a miúde.
A Dilma se perde nas suas argumentações, gagueja, troca palavras e não consegue ser assertiva e encurralar seus adversários. Que diferença do Lula.
Vai ser difícil com a Dilma.

Jorge

O povo já decidiu é 40 é marina!!!!

Romanelli

Adoraria ver Eduardo Jorge defendendo a liberação das drogas

Ahh tá ..e o que faríamos com os nóias ?

Embora em tempos outros, será que podemos dizer que a liberação do cigarro e do álcool arrefeceram os estragos ? ..será mesmo que com todo este empenho, com os bilhões que gastamos em previdência, saúde, educação etc, será que podemos dizer que compensa ?

E mais, afora estas, TODAS as demais que se pedem são drogas ALIENATIVAS

Será mesmo que com a liberação não surgiriam outras ? ..e na legalização, será que deixaria de existir a criminalidade, a droga paralela, a corrupção ?

oras, faz favor..

Evidente que em verdade nossas cadeias deveriam, pela ordem estarem cheias de sequestradores, assassinos (traficantes), latrocidas e ladrões (corruptos, contrabandistas por ex) ..e NUNCA de viciados

mas a propósito, será que já temos cura e tratamento pros drogados que ousam ficar no barato ?

Aqui é o mesmo, é justo a sociedade facilitar a vida dos irresponsáveis pra depois ter que bancar seus efeitos ?

Não seria melhor continuarmos a educar e informar?

Vc mesmo Eduardo, vc pegaria um táxi, ônibus ou aviação, manteria um funcionário em atividade que exige concentração, se soubesse que ele esta fazendo uso da maconha ..esta que hoje não é igual aquela ..esta que hoje conta com uma concentração de substancias nocivas (*) muito mais potentes que as da década de 60 que vc plantava no quintal, hein ?

ahh faz favor ..

(*) hoje já se tem verificado o aumento substancial dos casos de distúrbios de paranoia, bipolaridade e câncer quando do consumo destas cepas mais turbinadas ..fora que só o Canadá já tem uma industria de US$ 7 bi/ano instalada, avida pra adentrar no BRASIL e explorar os nossos incautos consumidores.

Romanelli

SIM, eu adoraria que Eduardo Jorge viesse a publico debater sobre aborto.

Mas adoraria tb poder falar que temas como o ABORTO transcendem aspectos meramente ideológicos e/ou religiosos ..e sobre os que dizem respeito a saúde pública, penso que há outros aspectos relevantes que tb devem ser levados em consideração.

Hoje o que se cobra é pela CIDADANIA, e esta implicitamente cobre por direitos, e preza por deveres.

Nossa sociedade é liberal ..aqui mulher não é obrigada a casar ..hoje elas tem inúmeras formas de prevenção anticoncepcionais ..hoje a SOCIEDADE implora pra que todos tomem consciência e cuidado com as DSTs..

De há muito que o nosso país DISTRIBUI DE GRAÇA pilula e camisinha ..já liberamos a educação sexual nas escolas e nos meios de comunicação..

Contemporaneamente, um dos temas mais latentes pra qq sociedade é o planejamento familiar ..o sexo consentido e consciente, PRAZEROSO, de GOZO, porém responsável.

Portanto, pra mim, NÃO tem o pq se retroagir ..pq facilitar ao invés de se EDUCAR e cobrar por RESPONSABILIDADE ? ..pq o Estado – a sociedade – tem que pagar mais esta conta de irresponsáveis ?

Não não, acho que as poucas mulheres que ainda não sabem, devem começar a saber que merecem respeito, que não podem se ver unicamente como objetos fugazes de prazer ..que não podem se admitir meramente como ESPERMATECAS ambulantes

Sinto muito, mas pela evolução intelectual, cultural e tecnológica que vivenciamos, o ABORTO é uma violência, um tema que ficou no passado longínquo.

Romanelli

Jesus Cristo, ter que ouvir Luciana Genro falar de juros e sistema financeiro ..acreditar em suas palavras ..é mais arriscado do que colocar CÉSIO 147 na boca, como fez aquela garotada ..ela só fala BESTEIRA gente !!

Culpar somente os bancos e o “juros alto” sem discriminá-los e descer a maiores detalhes (se pro ESTADO, se pra imóvel, investimento, máquina, veículo, consumo de bens fugazes, pra conta ESTOURADA etc etc)..

..sem falar por exemplo no seu custo e RISCO de captação, no risco de calote e na falta de instrumentos pra se reaver o que se emprestou, ou pra se executar as garantias e as dividas ?!

..sem tocar no custo dos tributos e no sistema jurídico que atrasa e encarece a execução, ou qq retomada da garantia (isso quando existe, pois quem aqui se atreveria a subir a Rocinha pra cobrar ?) garantia que leva 2, 3 anos no mínimo pra ocorrer (até pra carro que se deprecia 20% aa) ?!

..ou sem lembrarmos DA EXPECTATIVA INFLACIONÁRIA – eternamente indexada – que pode vir a corroer o poder da moeda, enfim, é um desserviço.

francamente, chega de INFANTILIDADE !! ..e não é só isso, penso que quem toma emprestado (inclusive o Estado ou o CUNHADÃO), tem que saber pq esta emprestando e se é necessário mesmo fazê-lo

..tem que saber que quem deve TEM QUE PAGAR ..de qual seria a relação custo versus o benefício do consumo antecipado ..ou isso, ou que se contenha e adie sua fúria perdulária (simples assim) e a inveja sobre as compras do vizinho ..que se acomode dentro do que sua renda presente é capaz de provê-lo.

e francamente, nos últimos anos, falar que pra linhas como investimento, compra de imóvel e até veículos, que o custo esta alto ?! ..falar como Luciana e Marina falaram que o juros de Dilma é mais alto que de THC e LULA ..oras vá !!!

..o que não se pode deixar de contar é que no juros NOMINAL sempre existe uma fração de inflação futura ..e que pra gente que toma dinheiro pra cobrir CONTA ESTOURADA ou pra comprar um liquidificador, convenhamos, aqui não podemos deixar de culpar o banco por precaver-se contra um péssimo administrador e poupador, não ?

sergio

A candidatura de Marina é um embuste, é o Plano B da direita conservadora.

FrancoAtirador

.
.
Coroné Agripino (DEM-RN)

Coordenador do Aério (PSDB)

aderiu à ‘Nova Política’

da MariNéca (PSBdoD*)
.
.

Valdecir

Ótimo.

Leo V

Vendo o debate de marcas de sabão em pó, quero dizer, dos presidenciáveis, ocorrido hoje, descubro que chegou o dia em que o candidato do PV está à esquerda do candidato do PT.

Gerson Carneiro

Marina é um conto de fodas.

pedro

Além de nao revelar para quem efetivamente prestou serviços dando palestras. Gostaria de indagar? Do que realmente a ex senadora entende de meio ambiente? Se algum candidato realmente quisesse desbancar a ex senadorea bastaria fazer uma pergunta chave sobre meio ambiente

FrancoAtirador

.
.
Bom Resumo…
.
.
Debate Uol e SBT:

Dilma Surpreende,
Marina se Enrola
e Aécio vira Nanico

Por Renato Rovai, na Revista Fórum

Dilma foi a sorteada para ser a primeira a fazer as perguntas nos dois blocos entre candidatos. Em ambos, escolheu Marina Silva.

A estratégia de Dilma foi a de explorar as contradições e inconsistências da candidata do PSB e do seu programa de governo.

Na primeira pergunta, Dilma levantou uma série de propostas de Marina e apresentou o quanto isso custaria, perguntando de onde ela tiraria o dinheiro já que não pretende continuar o Pré-Sal.

Marina se atrapalhou na resposta e disse que cortaria os gastos públicos para poder fazer o que promete.
Mas não explicou como seriam esses cortes e nem onde seriam realizados.

Na segunda oportunidade que pôde fazer pergunta, Dilma também foi de Marina.
E foi direto ao ponto do Pré-Sal.

Disse que das 242 páginas do seu programa, Marina havia dedicado apenas uma linha a essa questão.

Marina de novo não deu uma resposta direta.

Tergiversou como pôde, mas depois disse que irá continuar a exploração, mas também olhando para o futuro e para outras fontes energéticas.

Dilma lhe disse que aquilo que ela menosprezava valia 1 trilhão de reais.

E Marina de novo não foi direta na resposta.

Aécio ficou boa parte do tempo olhando as duas debaterem.
E também observando Eduardo Jorge e Levy Fidelix,
cada um ao seu jeito, darem seus shows.

Quando tinha a palavra, Aécio tocava de lado e de forma burocrática.
Como se já houvesse desistido da candidatura e cumprisse apenas um papel ao qual não podia mais recusar.

Mesmo quando teve a chance de confrontar Dilma Roussef, saiu-se mal.

Tomou duas coelhadas da candidata do PT, que partiu para cima no seu jeito Mônica de ser.

Dilma disse que Aécio devia ter memória fraca por não se lembrar
dos investimentos do governo federal em Minas Gerais.

Outro momento interessante foi quando Luciana Genro
perguntou a Marina se ela era a segunda via do PSDB.

Marina quando confrontada faz caretas e começa a resposta irritada.

Não foi diferente dessa vez.

Ao invés de ser direta e dizer que não, voltou no tempo e começou a elogiar os governos anteriores, tentando dizer que não era radical como a candidata do PSOL, algo absolutamente desnecessário.

Na réplica, Luciana deu lhe um truco.

A psolista afirmou que não dava para conciliar o tempo todo e que Marina não iria governar para o povo, porque fazia acordo com banqueiros, usineiros e se submetia às pressões do Malafaia.

E aí, Marina mordeu a isca e voltou a culpar o revisor pelo volta atrás nas questões LGBT.

Marina não foi bem neste debate.
Teve um desempenho bem inferior ao anterior.

Inclusive porque seus adversários começaram não só a explorar suas contradições, como também a chamar a atenção para o fato de que ela não responde nada de forma objetiva.

Entenderam que o jeito Marina de discursar pode ser bom para um debate ou dois.
Mas que se bem explorado pode se tornar uma arma contra a candidata.

Por outro lado, Dilma saiu um pouco da camisa de força do marketing
e foi mais Dilma.
Isso fez com que melhorasse sua performance.
E mesmo dando suas costumeiras gaguejadas,
teve o melhor desempenho entre os três principais candidatos.

Até porque, Aécio virou um engravatadinho sem graça
no meio da disputa franca das candidatas mulheres.

Aliás, não se pode negar isso nem a Marina nem a Dilma.
Ambas não estão fugindo do confronto direto.
E isso tem deixado os debates dessa eleição presidencial
muito mais interessantes.

(http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2014/09/01/debate-uol-e-sbt-dilma-surpreende-marina-se-enrola-e-aecio-vira-nanico)
(http://abre.ai/resumo_debate_sbt)
.
.

Maria Izabel L Silva

Não tenho paciência para estes debates. É tudo muito formal, muito ensaiado, ninguém quer correr riscos. Os nanico se saem melhor por que não tem nada a perder. E os outros repetem o script. Deus do céu. É um tedio…

Angela

Azenha, acho que o melhor momento do debate foi quando Dilma falou da governabilidade, embora não tenha sido objetiva ao falar que o que Marina quer é governar sem a representatividade democrática. Mas afirmou que “os bons” quem escolhe é o povo. Essa é “a nova política”: a que o povo escolhe.

    Francisca

    acho que dizer que Aécio se saiu melhor é piada, ele apoia Marina e se esquiva do confronto, assim é muito fácil. Diferente de Dilma que tem que enfrentar todos contra ela. Ninguém tem compromisso a não ser Dilma, isso fica evidente.

    saulo

    Parabéns pela análise. Dilma 2014.

andre

A falta de nexo na estratégia de Aécio de preservar Marina e atacar Dilma
Email

por : Paulo Nogueira
As coisas estão complicadas para Aécio desde que o nome de Marina emergiu na corrida pela presidência.

Mas ele parece estar tornando-as ainda mais complicadas.

Marina vem roubando votos dele em doses brutais. Mas sua estratégia, como se viu no debate de hoje no SBT, é atacar Dilma com os velhos argumentos de sempre.

Marina tirou dele a condição de Anti-PT. E mesmo assim ele a preserva, como se tomado por um impulso irresistível contra o PT.

Uma única vez, no debate, ele criticou Marina. Foi em suas considerações finais, nas quais apontou “contradições” no programa dela.

Detalhe: ele teve várias oportunidades de citar as supostas contradições. Não fez isso em nenhuma ocasião.

Para Marina, é a situação ideal.

O candidato que poderia teoricamente ameaçar sua posição de “novidade”, ou de representante das mudanças”, abdica de combatê-la.

Dilma claramente reagiu às novas circunstâncias. Passou a alvejar Marina. É o melhor movimento que poderia fazer. Aliás, o único.

Mas Aécio parece estar com a cabeça presa ao quadro anterior, em que o terceiro candidato era Eduardo Campos.

A atitude de Aécio só faz sentido se ele imaginar que Dilma pode ficar tão fraca que não passaria para o segundo turno.

É uma hipótese que, aparentemente, não faz sentido.

O PT tem uma base ampla o suficiente para conduzir Dilma pelo menos ao segundo turno.

E as pesquisas mostram que o candidato que realmente minguou, com a ascensão de Marina, foi Aécio.

Numa pesquisa nos primórdios da campanha, ele chegou a figurar com 24%. Nas últimas, já com Marina, ele escorregou para 15%, e com tendência de queda.

Parece, a esta altura, que não estão faltando apenas votos para Aécio.

Pode estar faltando também sagacidade.

    Vanessa

    Sua análise está perfeita, exceto pela conclusão de que falta sagacidade ao Aécio. Na verdade ele não bate em Marina, pois ambos candidatos representam o mesmo interesse capitalista, neoliberal. Neste momento o objetivo maior é tirar a Dilma. Por isso ele permanece batendo nela.

    Wildner Arcanjo

    Vanessa voce chegou no X da questao. Nao tem nada a ver com politico A ou B, partido C ou D, coligacao E ou F. Sao dois modelos politicos e sociais de deselvolvimento que estao se confrontando. Um, o dito populismo, como tanto alardeam a grande imprensa tupiniquim ( a reboque da imprensa estrangeira e das forcas ocultas) e o outro o neolibele, que ja conhecemos de carnavais anteriores (e por falar em carnaval, este trocadilho me lembrou a musica mucama do Cidade Negra). Os personagens deste jogo de xadrez estao cada vez mais distintos, as pecas pretas, as pecas brancas. Cabe agora a cada um escolher. Eu, como pobre que fui e ainda sou, fico com as pretas…

    PS. Meu teclado anda tendo chilique yankee, nada de acentos, por enquanto…

ricardo

Faltou definir o que significa sair maior ou menor neste caso. Se você fala em termos morais (ou moralistas) a métrica fica ao gosto do freguês. Mas se você pensa em termos político-eleitorais a métrica tem que se basear no nível das intenções de voto. No caso em questão, acredito que sua análise está errada. As pesquisas a serem divulgadas na quarta-feira devem servir como teste de sua hipótese.

    L@!r M@r+e5

    As pesquisas de quarta (considerando a hipótese remota de não terem suas margens de erro manipuladas) não vão refletir o resultado do debate de hoje.

    Luiz Carlos Azenha

    Nunca faço julgamentos morais. Nunca pretendi ser Deus. Não sei qual o impacto específico deste debate nas pesquisas. Qual foi a audiência? Não sabemos ainda. De qquer forma, acho que a tendencia é de estabilização do quadro, com algum avanço do Aécio, nas próximas pesquisas. A ver.

    FrancoAtirador

    .
    .
    set 1 2014 – 7:56pm
    TV FOCO

    Saiba como foi a audiência do “Debate SBT”

    Por Aloizio Júnior

    Na audiência, o debate
    começou com baixos índices.

    Mas, ao longo da exibição
    a atração elevou os números
    e fechou com média de 5.0 pontos
    com 6.9 de pico
    e 9.5% de participação,

    superando assim o primeiro debate
    das eleições 2014, realizado pela Band,
    que fechou com 2 pontos.

    Ainda no horário, a Globo liderou com 14.8
    contra 8.2 da Record e 3.1 da Bandeirantes.

    (http://otvfoco.com.br/audiencia/saiba-como-foi-a-audiencia-do-debate-sbt/#ixzz3C7Koic25)
    .
    .

    Luiz Carlos Azenha

    Boa audiência.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Audiência bem acima da que se esperava.

    Ótimo para Dilma que teve Bom Desempenho;

    Ruim para Marina que Não Soube se Explicar;

    E Péssimo para o Aécio que foi Muito Mal.

    Tanto que o COMETA G.A.F.E.*, Globo à frente,

    optou, nas manchetes, por despolitizar o Debate,

    preferindo destacar a Farra nas Redes Sociais,

    que estão contribuindo com maior participação,

    pois os tuiteiros descobriram que as Eleições

    podem render piadas homéricas na Internet…
    .
    .

pimenta

DESESPERO – Aécio pode desistir do Planalto e assumir candidatura a governador
Informação é do coordenador de redes sociais do PSDB em Minas Gerais

A entrada em cena de Marina Silva, candidata do PSB à Presidência da República no lugar de Eduardo Campos, mexeu com o cenário eleitoral e já começa a reorientar as estratégias das campanhas adversárias. O senador Aécio Neves (PSDB), deslocado para o terceiro lugar pela ex-ministra do Meio Ambiente, pode ser, no entanto, o primeiro a adotar uma estratégia de alto risco político.

Segundo informações de bastidor apuradas pelo repórter Gerson Camarotti e publicadas em seu blog no G1, Aécio adotaria uma posição pragmática diante da queda na pesquisa nacional e das dificuldades de seu candidato em Minas, Pimenta da Veiga, 14 pontos percentuais atrás de Fernando Pimentel, nome do PT ao governo. Aécio teria de optar pelo pragmatismo e “mergulhar um período em terras mineiras”.

Segundo um cacique tucano teria dito a Camarotti, o partido teria chegado à conclusão de que “é preciso manter o espaço em Minas”. Para isso, poderia lançar mão de uma operação de alto risco: Aécio desistiria da candidatura à Presidência e assumiria a missão de impedir que os tucanos percam a máquina em Minas Gerais, de R$ 75 bilhões e 17 mil cargos comissionados.

Essa hipótese ganhou as ruas nesta sexta-feira, 29, por meio do coordenador de redes sociais do PSDB em Minas, Pedro Brandão Guadalupe. Em postagem no Facebook, Pedro Brandão diz que, “se Marina passar muito Aécio, ele sai, apoia ela, ganha no primeiro turno, e vira Governador de Minas Gerais (sic)”. Ele reconhece que não seria a melhor opção, mas garante que “já está certo o cheque-mate a qualquer momento no PT (sic)”.
– See more at: http://pocos10.com.br/?p=13173#sthash.2fbTIgEy.dpuf

Mariana

A Dilma não olha pra câmera, não fala pra o telespectador. Não sei como ela não consegue ver isso, nem o João Santana.

Não consegue ser sucinta, raciocinar rápido e cortar o candidato e conduzir a fala para aquilo que o eleitor precisa entender. Deveria ter explicado as contradições das políticas da Marina sobre a autonomia do BC, e a incompatibilidade de o estado conduzir a poltica social. Nem todos sabe no que e autonomi do BC e ela, como presidente, não explicou isso ao. Povo.

    Maria Izabel L Silva

    Mariana. Me foi dito que,segundo etiqueta da TV, você deve olhar pra pessoa com quem esta dialogando. É deselegante ignorar o interlocutor presente e dialogar com a câmera. Você deve ser muito jovem para lembrar do pito que Jô Soares passou em Fernando Collor, em 1989. O Collor respondia as perguntas direto para a câmera. Ai o Jô se irritou e disparou uma repreensão, no meio da entrevista, pedindo ao Collor que olhasse pra ele, entrevistador. Foi hilário …

    Roberto

    Discordo. Pode até ser deselegante, mas o que conta nessa hora são os votos e não a elegância. E, falar que Jô Soares fez isso ou aquilo é mais irrelevante ainda.

Lukas

Humm…parece-me que os petistas preferem um segundo turno contra Aécio.

A conferir.

    L@!r M@r+e5

    Não é bem isso… o problema é que, se deixar para tentar desconstruir Marina no segundo turno, pode ser que não dê tempo e a candidatura naufraga. O objetivo é expor Marina agora e já tirar, se possível 10 pontos dela. Vão conseguir? O tempo dirá.

Roberto

Para os mais esclarecidos pode até ser que Marina ficou encurralada pela discussão dos juros, mas o povão não sabe nada disso e não tivemos um Lula pra falar a lingua deles. Dilma foi mal novamente.
Faltou dizer claramente, na lingua do povo, que quem está atrás de Marina Silva são os mesmos que destruíram o Brasil, Lara Resende, Gianetti da Fonseca, Neca Setúbal. É preciso dizer isso claramente!
Como a Dilma foi deixar a bola pingando pra Marina ao perguntar sobre o pré-sal?? O povão não entende disso!! O povão sabe, pela mídia, aquilo que a Marina espertamente falou: Que a Petrobrás está envolta em problemas!
Ora Dilma, voce está pedindo pra perder!
Saia da defensiva! Vá pro ataque! fale aquilo que o povo entende!

    Ricardo Rodrigues

    Perfeito Roberto.

    Cida Menezes

    Concordo plenamente com você Roberto. Principalmente porque muitos jovens são Marina e não entendem muitas das especificidades e siglas que Dilma diz. Dilma tem que falar para o povo em geral, precisa ir urgente para o ataque e desmascarar essa nova política de Marina que de nova não tem nada.

Deixe seu comentário

Leia também