O Ministério da Saúde adverte: McDonald’s é melhor que feijoada

Tempo de leitura: 4 min

carta publicada originalmente no site da Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos

Senhor Ministro Alexandre Rocha Santos Padilha, acabamos de tomar conhecimento do envolvimento do Ministério da Saúde em campanha publicitária da rede de lanchonetes da empresa McDonald’s no Brasil.

A nosso ver, este envolvimento não se coaduna com o histórico do Ministério da Saúde na promoção da segurança alimentar e nutricional da população brasileira e com a elogiável prioridade que sua gestão tem consignado para a promoção da alimentação saudável e para o controle das doenças crônicas não transmissíveis.

A campanha da rede McDonald’s, à semelhança de outras estratégias de marketing empregadas pela mesma empresa, é extremamente nociva, em particular para crianças e adolescentes, que são o público alvo daquela rede.

Estamos nos referindo especificamente ao uso nas lojas da rede McDonald’s de toalhas de bandeja que reproduzem, lado a lado, material educativo elaborado pelo Ministério da Saúde e publicidade dos produtos comercializados pela rede.

Como o senhor poderá facilmente verificar, em um dos lados da toalha há mensagens que exaltam a importância para a saúde da prática de atividade física, da ingestão de água, do sono, da proteção contra a exposição excessiva ao sol e da alimentação saudável. Junto a essas mensagens, são mostrados o símbolo da empresa e seu slogan ‘amo muito tudo isso’, o website e o Disque-Saúde do Ministério da Saúde e a referência ao Ministério como fonte das mensagens educativas.

No verso da toalha, há a reprodução do cardápio dos produtos oferecidos pela rede – sanduíches, batatas fritas, saladas, molhos, bebidas e sobremesas – com informações (em letras miúdas) sobre sua composição nutricional. Essas informações são encimadas pela frase ‘Veja aqui os componentes nutricionais da sua refeição’. Abaixo do cardápio, há um quadro com o título: ‘Veja algumas informações nutricionais interessantes’.

Neste quadro apresenta-se a composição nutricional do que, para a rede McDonald’s, seriam ‘outros alimentos do seu dia a dia’. Esses alimentos incluem ‘coxinha’, ‘empadinha’, ‘pastel’, ‘pizza’ e ‘feijoada tradicional’.

É ocioso notar que o objetivo dessa campanha da rede McDonald’s é associar o consumo dos produtos que ela comercializa a comportamentos saudáveis e a induzir o consumidor a pensar que esses produtos deveriam ou poderiam ser consumidos frequentemente (‘alimentos do dia a dia’) e a negar que eles pudessem ser menos saudáveis do que alimentos tradicionais da dieta brasileira.

Ainda mais ociosa é a constatação de que a inscrição dos símbolos do Ministério da Saúde no material publicitário da empresa legitima a campanha e aumenta em muito sua eficácia.

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Senhor Ministro, a própria composição nutricional do cardápio da rede Mcdonald’s, descrita nas toalhas, revela quão enganosa é esta campanha publicitária. Por exemplo, a ingestão de um Big Mac (que não é o maior dos sanduíches oferecidos no cardápio) acompanhada de uma porção média de batatas fritas, de um copo médio de refrigerante e de uma porção pequena do sorvete com calda da rede fornece dois terços do total de calorias que um adulto poderia consumir ao longo de todo o dia e praticamente todas as calorias diárias necessárias para uma criança.

Se a opção for pelo sanduíche Big Tasty e por porções grandes dos acompanhamentos e sobremesa, as calorias ingeridas em uma única refeição alcançam o limite superior estabelecido para um adulto em todas as refeições do dia. A situação fica ainda mais grave se o cálculo da composição nutricional envolver a ingestão de nutrientes que aumentam o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e outras graves doenças crônicas. Por exemplo, o consumo de um único Big Tasty corresponde, segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde adotadas pela ANVISA, a 63% de todo o sódio que o indivíduo poderia ingerir por dia e a 109% da ingestão diária máxima de gorduras saturadas.

Como certamente é do seu conhecimento, as pesquisas de orçamentos familiares do IBGE vêm mostrando que alimentos tradicionais e saudáveis da dieta brasileira, como a mistura arroz e feijão, vem sendo crescentemente substituídos por bebidas e alimentos ultra-processados, que são densamente calóricos e têm conteúdo excessivo de gordura saturada, açúcar e sódio como a imensa maioria dos produtos comercializados pela rede McDonald’s.

Senhor Ministro, essas mudanças no padrão alimentar da população brasileira colocam em risco importantes avanços obtidos pela Saúde Pública brasileira nas últimas décadas. O aumento epidêmico da obesidade é a expressão mais dramática das consequências do crescimento do consumo de alimentos ultra-processados. Na mais recente pesquisa do IBGE, realizada em 2008-2009 com a colaboração do Ministério da Saúde, constatou-se que apresentavam peso excessivo metade dos adultos brasileiros, um em cada cinco adolescentes e uma em cada três crianças de 5 a 9 anos de idade. Dados do sistema VIGITEL, operado pelo próprio Ministério da Saúde nas capitais de todos estados brasileiros e no Distrito Federal, indicam que, se nada for feito, em cerca de doze anos alcançaremos a situação calamitosa enfrentada pelos Estados Unidos, onde dois terços da população adulta têm excesso de peso.

Senhor Ministro, diante dos fatos brevemente relatados nesta carta e conhecedores do seu compromisso com a Saúde Pública, pedimos-lhe que ordene a imediata desvinculação das marcas, programas e imagem do Ministério da Saúde do Brasil da marca, produtos e campanhas da empresa McDonald’s.

30 de Maio de 2011

Carlos Augusto Monteiro

Professor Titular da Universidade de São Paulo e Membro da Academia Brasileira de Ciências

César Gomes Victora

Professor Emérito da Universidade Federal de Pelotas e membro da Academia Brasileira de Ciências

Malaquias Batista Filho

Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco e Membro do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA)

PS do Viomundo: Depois que o Ministério da Cultura “apresentou” o Disney on Ice, aparentemente às custas de renúncia fiscal, ou seja, de dinheiro público, nada mais nos espanta!

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Comentários

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Morvan

Bom dia.
Azenha e demais leitores, vejam a repercussão que está tendo este assunto:

"McDonald’s corta calorias e tenta fugir de rótulo de 'junk food'”
Fonte: IG, 27/07/2011 (http://economia.ig.com.br/empresas/mcdonalds+corta+calorias+e+tenta+fugir+de+rotulo+de+junk+food/n1597102173304.html).

:-)

Morvan, Usuário Linux #433640.

JOSE DANTAS

O que sugere o nobre cientista além da simples extinção do anúncio? Que não deixa de ter seu lado positivo, pelo fato de estar atingindo justamente aquele público viciado nos lanches rápidos.
Que o McDonald's após o anúncio do ministério da saúde colocasse em destaque a frase "sanduíches causam obesidade", como aquela outra que vemos nos maços de cigarros,

Dr. Rosinha:McDonald’s, parceiro da saúde? | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Leia aqui a carta de professores de Nutrição e Saúde Pública ao ministro da Saúde, Alexandre Pa…   […]

Pitagoras

Sem prejuízo de reconhecer as virtudes do povo americano e suas conquistas na ciência e na tecnologia, não há como negar que estamos, o resto do mundo, sufocados pela onipresença americana. Tome-se a TV por assinatura. Tirando-se os canais abertos nacionais, 99% dos outros são americanos, passando programas americanos, sempre sob o ponto de vista americano. Nem fazem questão de esconder a ideologia que permeia documentários, séries policiais, noticiários. A língua, sem prejuízo de ser uma língua fácil de aprender, é aprendida com mais afinco que a portuguesa. Em tudo nota-se a crescente incorporação de anglicismos. Uma loja qualquer, de moda por exemplo, se não tiver um nome em inglês ou em caricatura de inglês, não vai para frente.
Os noticiários da midia corporativa nacional são meras traduções das agências de notícias americanas. E por aí vai.
A colonização mental, a lavagem cerebral é tão avassaladora que hordas de mauricinhos e patricinhos trocam o sabor delicioso da rica culinária brasileira por uma comida-lixo com gosto de isopor, notadamente dessa excrescência cognominada de macdonalds.

Artur

O Governo estar metido em tudo dá nisso… agora bancamos publicidade de corporações.

    JOSE DANTAS

    "Tudo" oferece duas opções ao governo; se meter ou se omitir. As duas dão "baião" do mesmo jeito, a depender do interesse político..

Valdeci Elias

Minha mãe tem um revista "Pequenas Empresa Grandes Negocio", edição especial dedicada as mulhes, que tiveram sucesso nos negocios. Uma dessas mulheres, tem uma fazenda de criação de minhocas, e fornece com exclusividade a MacDonalds.
Ao ler os ingredientes de um Hamburguer da Mac Donalds, tem lá "carne bovina", e depois outro ingrediente "proteina de origem animal". Boi já não é um animal, por que descrimina-lo duas vezes ? Isso porque essa proteina não é de boi, nem de ave, nem de porco. Más a empresa não tem coragem de informar ao publico, oque ele está comendo. Na europa as pessoas comen minhoca sem problemas, más aqui no Brasil muita gente ia se recusar a comer.

    JOSE DANTAS

    Se o senhor fosse dono do McDonald"s colocaria uma mídia sobre a minhoca naquelas embalagens?
    Se a resposta sincera for não, criticar a atitude deles é pura hipocrisia.

Pedro

Paciência!!!! As crianças só comem Mc Donalds por que os pais as levam desde criancinha às lanchonetes!!! Paremos de transferir a responsabilidade pela educação de nossos filhos para o Estado! O Estado deve dizer se devo dar palmadas no meu filho? O Estado deve dizer se devo ensinar ao meu filho que ser homosexual ou ser hétero é a mesma coisa? O Estado é que deve dizer o que meu filho deve ou não comer? O Estado é que deve dizer quais programas de Tv meu filho deve assistir? Não!!! É na família, com os pais, que se aprende tudo isso!!! Pais preguiçosos e irresponsáveis, que não assumem o papel de dizer não aos seus fihos, é que precisam mudar o jeito de criar seus filhos!!!!

Marat

Merdonald´s não… isso não!!!!!!!!!!!!!!!!!

PEDRO

Presidenta Dilma, isto é da sua competência , cabe a senhora tomar providências, pois nós os brasileiros não elegemos ministros. Presidenta , a realidade já é obvia há muito tempo, o que é bom para o McDonalds émortal para a saúde publica. a propósito fique de olho nos seus ministros…..

operantelivre

McDano não disse que a propaganda mostra é uma coisa que no jargão técnico chama-se de "redução de danos". Para quem não sabe o que é isto, um bom exemplo foi do pioneiro Maluf com seu "estupra mas não mata". Então, o McDano só estupra, todos os dias,mas não disseram isto, e mata sim, lentamente como a desnutrição.
Esse Ministério da Saúde está doente, precisando de gente que não come McDano.
Comer McDano prejudica o juizo. Comer coxinha deve prejudicar outros órgãos, mas preserva a cultura.
Gente, depois que o Obama veio aqui está tudo muito estranho.
Só falta incluir o Mc na cesta básica e inaugurar um em cada escola com o Mickey de garçon.
Mas eu não desisto dos ideais básicos do PT. Não tomei porradas à toa nas passeatas da década de 70.

Vou endossar o que escreveu um colega aqui:
"McDonald's. Eu vomito muito tudo isto!"

waleria

O pior problema mesmo do MacDonalds no Brasil é seu dono – Arminio Fraga.

Os sanduiches de nada, as batatas de colesterol e os conteudos de isopor, são menos agressivos à saude – que o dono – Arminio Fraga.

José

Inacreditável que o Ministério da Saúde permita que sua marca seja associada a esse lixo vendido a peso de ouro para os futuros ocupantes de leitos de UTI.
Ministro, tenha dó, que tipo de médico é você? PAC da saúde não é isso não!! Pirou de vez ou entrou na sociedade dessa empresa de lixo alimentar junto com aquele ex-presidente pilantra do Banco Central?

Regina Braga

Parece que, o Ministro encontrou uma fórmula para acabar com os problemas da saúde…Eliminar o povo.Morreram de quê? Sei lá…acho que não se adptaram a carne moída???? E o hospital Sírio,tbém vai colocar as batatinhas para os doentes…rs.

Fabio_Passos

Olha só que legal:

A campanha pela "morte" de Ronald McDonalds
Enviado por luisnassif, sab, 21/05/2011 – 13:40 http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-campan

"
Médicos americanos exigem 'morte' de Ronald McDonald

Da France Presse

Centenas de médicos americanos participam de uma campanha para proibir a rede McDonald's de promover seus produtos entre as crianças e forçar a gigante do fast food a eliminar seu mascote, o palhaço Ronald McDonald.
"

    Bruno

    Isto é razoável, visto que em vários países – entre eles o Brasil – existe interesse (da própria indústria, em parcos casos, mas em especial de setores da saúde pública) em eliminar a publicidade voltada para crianças. Ao contrário de dizer que o McDonald's não pode pedir ao MS que PROVE que seus alimentos são menos nocivos à saúde do que uma coxinha ou uma feijoada.

nanda f.

Nossa! É impressao minha ou o texto nao tem nada a ver com o título??? Nao vi em qq trecho justificativa pra se afirmar q o Ministério da Saúde estaria fazendo qq tipo de parceria com o Mc Lixo… Ou seja, artigo extremamente esquisito, a pensar nos últimos escândalos infundados como a questao do suposto (e ignorantemente chamado) "livro q ensino errado". Absurdo! Até o fulano q vende cachorro-quente em uma barraquinha na esquina pode distribuir algum tipo de panfleto, citando trechos de alguma cartilha do MS! Aí vao dizer q o MS está incitando o povo a comer cachorro-quente na rua??? nao faz o menor sentido!!!

    Catarina

    Também não vejo porque o ministerio está sendo acusado, se não foram, aqui, dadas informações que levam a compreender que haja uma parceria entre o McDonalds e o Governo. O título de fato soa como uma distorção dos fatos.

    Leider_Lincoln

    "Parceria entre governo [Ministério da Saúde!] e o McDonald's não soa como uma daquelas parceriazinhas bem ordinárias, do tipo Caracu, onde é bastante evidente quem está entrando com a cara?

    beattrice

    Se a chancela do MS aparece em material de propaganda da rede, material que é absorvido junto com o plástico temperado com mostarda e ketch-up, faz sentido sim.

Lousan

mais do que pensar q mac donalds é saudavel, pagar quase R$ 20 por um kit sanduba mixuruca + batata gordurosa + gelo com refri é totalmente fora d série….

e não só de encantar crianças vivem as campanhas, também servem para q mta gente tire esse dinheiro do orçamento pra fazer d passeio/refeição familiar d fim d semana no shopping ao invés d um lazer mais cultural

falta cultura, falta lazer, falta incentivo, falta investimento, falta o social, falta tudo menos ajuda para q empresas assim continuem suas acoes

Ligeovanio

odeio MacDonald's food, mas nao acho que as comidas da rede Bob's, cujo anúncio encabeça essa página(coincidencia?) sejam mais saudáveis…dois pesos e duas medidas?

    Leider_Lincoln

    Seria se o Viomundo fosse um site do governo, pago com o dinheiro dos nossos impostos… O mal de exigir coerência é o pressuposto da inteligência, não é mesmo?

    Bruno

    Nem lá, nem cá. O Azenha vende o espaço, e a publicidade veiculada é automática, de acordo com seu histórico de visitas e o texto exibido na página. O Bob's aparece porque o Bob's se relaciona com palavras como Hambúrguer, McDonald's, etc. Na minha casa aparece muito sobre vinhos, viagens e transporte sobre trilhos, três assuntos que procuro com frequência na web.

monge scéptico

Os responsáveis pelos ministérios ái, deveriam suicidar-se ritualmente. Eu chuto o banquinho!
Depois de ouvir falar, e não acredito ainda, que agora é normal falar-se "pobrema" "framengo"
etc. Só pode ser uma conspiração mundial da USA/uk, para esculhambar a oitava economia do
mundo. Digam -me que tive um pesadelo de feijoada noturna e, isso não é verdade!

Morvan

Boa tarde.
Toda a vez em que se misturam interesses capitalistas e Governo, alguém sai perdendo. E este alguém é a população, que, no caso brasileiro, já é bem mal-informada, sobre tudo. Enquanto isto, não esperemos uma "Ley de Medios". Não com este "Sinistério"…

Pelo menos o Mc Donalds pode alegar que ninguém faz um "Mc Merluza" melhor do que eles (lá na loja, eles, chamarão, pomposamente de Mc Fish, mas pode comer sem susto, é merluza).
Relações Perigosas (Governo e Capitalismo).

Morvan, Usuário Linux #433640.

fernandoeudonatelo

Olha, acho que o maior problema aí, não a própria rede de fast food/junk foods em si, mas a cultura alimentar do Centro-Sul que tem se tornado distorcida.

Ou seja, é o fato de nós vivermos para comer e não mais comermos para viver, cabe aí campanhas de conscientização em centros urbanos com stands de apresentação, ambientes de trabalho e escolas com palesteras e conscientização.

E as regiões, onde a dieta diária é baseada em carboidratos por falta de alimentos alternativos ?
Acredito que politicas públicas em saúde alimentar devem ser integradas a estratégias de produção rural e abastecimento, como alimentos orgânicos na merenda escolar (deveria ser tanto público quanto privada), instalação de plantas de processamento próxima dos mercados locais, com baixa adição de químicos pesados e ganho de escala da agroindústria.

Leonardo

O PT nao pode fazer como no chavismo e se arma com instrumentos para implantar o bolivarianismo rosa.

Como os dinossauros comunistas não podem fazer aqui, especialmente com a globo, o que o brutamontes golpista fez com a RCTV na venezuela, resolveu criar dificuldades para as emissoras (especialmente a globo).

É tudo uma estratégia para estrangular as TVs que dependem do mercado, não de estatais (tv traço) ou incautos fiéis (record).

    Leider_Lincoln

    Golpísta é o governo? Mas não foi justamente o presidente da RCTV que DEU um golpe de Estado, meu fio? Você está desinformado ou é só um mentiroso mesmo? E as emissoras acaso não usam uma concessão PÚBLICA? Ah, faça-me o favor!

    Bruno

    E não foi o Chávez que tentou dar um golpe de Estado antes de chegar ao poder, "meu fio"?

Leonardo

O Brasil ainda vai liberar a maconha e a cocaína e proibir o Mac Donalds.

Anotem…

    Aline C Pavia

    Seu amigo FHC defendeu a maconha a unhas e dentes no Fantástico de domingo. Parabéns.

    Bruno

    Qual a lógica que leva a crer que todo inimigo do Chavismo é "amigo" do FHC?

    Leider_Lincoln

    Olha, um importante tucano é defensor de uma e outro, consumidor da outra… Quer continuar a conversa?

    Bruno

    Sugiro que Aécio Neves anote tudo que você escreve sobre ele. Daria para sangrar sua conta bancária (gorda, como toda conta bancária de cabo eleitoral petista) por muito tempo por essas acusações sem provas. Ou, como prefere a Lei, calúnias.

Paulo

Eh Eh Eh! Tem gente que acredita que o Estado brasileiro é imune ao capital. Ética no ministro?!! Eu particularmente não acredito em duendes.

Ronaldo Cananéia

PS do Viomundo: Depois que o Ministério da Cultura “apresentou” o Disney on Ice, aparentemente às custas de renúncia fiscal, ou seja, de dinheiro público, nada mais nos espanta!

Pois eu acho que o governo do Brasil ainda vai fazer uma campanha sugerindo substituir o arroz e feijão pelo milho e soja transgênicos.

Aí eu não vou mais me espantar . . .

    Klaus

    Aonde você viu isso? Pesquisei e não achei, inclusive no D.O.U! Eu vi um patrocínio da BRASILPREV do Banco do Brasil!

Adriana

Já foram parceiros no combate a Dengue, pelo jeito estão se tornando amigos inseparáveis!!! Fala sério, o Ministério da Saúde não pode se prestar a esse papel. Isso é um absurdo, pois lógico que a rede faz um puta merchandising!!! E o governo se deixando usar!!! Ridículo!!!
http://topicos.estadao.com.br/fotos-sobre-donalds

antonio

é cada vez mais difícil faz críticas, que no mínimo deveriam ser pontos de reflexão, para a geração mc e coca-cola.

A Voz da Liberdade

Mas que palhaçada é essa!!! O dinheiro fala mais alto e Sr. o. Padilha se prestando a um papel deste.. Dilma, você precisa dar um tranpo nestes teus ministros, putz!!!!

Antonio Carlos

Padilha, Padilha, abre o olho Padilha!

diogojfaraujo

Absurdo o Ministério da Saúde envolver-se com algo tão escroto como o Mc, beleza, mas…

Tem um monte de nutricionistas em sites e revistas de saúde fazendo propaganda de suas receitas de suco de licopeno, clorofila, elixires desintoxicantes (???)… E quem sabe o mínimo sobre comida enxerga que é tão bizarro quanto o MCDonalds, que usa a ignorância alheia pra vender… Mesma coisa que a Universal faz pra roubar seus cristãos-ovelhas… As receitas desses sucos são oferecidas como substitutos de refeições… Não é, obviamente, a mesma coisa, mas mostra que na verdade ninguém está nem aí pra questão, na verdade…

Nas escolas, a coxinha é sim consumida diariamente por uma enxurrada de estudantes… Não vejo o CRN fazer qualquer campanha para que as cantinas ofereçam uma comida ou lanches de melhor qualidade… Seja nas públicas ou nas particulares… E isso é um problema talvez tão grande quanto o Mc ou o Burger King… Em muitas escolas sua opção para o lanche é um salgado frito, ou algo como Cheetos…

Abaixo o MCDonalds, mas abaixo a hipocrisia e o oportunismo… E a porcaria dos sucos milagrosos e suas nutricionistas anoréxicas…

    Bruno

    O McDonald's não se vende como elixir da vida e cura de todos os males. As revistas de dieta e suas sopas mágicas, sim. Nesse aspecto, o Mac é muito mais honesto que metade dos profissionais de saúde alimentar do Brasil.

gustavo

Tem que ser muito burro pra acha mac donalds saudável né.

    Jack in the Box

    Não duvide…

Vanessa

Azenha, a Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos também enviou uma carta ao Ministro ontem. Segue o link para reprodução :http://regulacaoalimentos.blogspot.com/2011/05/carta-ao-ministro-de-estado-da-saude.html#links

FrancoAtirador

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McEscravo´s (superexploração e maus tratos a empregados adolescentes do MCDonald's)
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McDonald´s submete funcionários a maus tratos e superexploração

Nesta semana, nas bancas, o jornal Brasil de Fato traz uma grande reportagem sobre a superexploração e maus tratos que sofrem os jovens e adolescentes na maior rede fastfood do mundo.

Assédio moral, falta de comunicação de acidentes de trabalho, ausência de condições mínimas de conforto para os trabalhadores, extensão da jornada de trabalho além do permitido por lei e fornecimento de alimentação inadequada são algumas das irregularidades apontadas por trabalhadores da maior rede de fast food do mundo.

“Uma vez eu estava com uma bandeja cheia de lanches prontos para serem entregues e escorreguei. Quando ia caindo no chão, meu coordenador viu, segurou a bandeja, me deixou cair e disse: 'primeiro o rendimento, depois o funcionário'”, conta Kelly, que trabalhou na rede de restaurantes fast food McDonald´s por cinco meses.
“Lá você não pode ficar parado, se sentar leva bronca”, relata Lúcio, de 16 anos, que há 4 meses trabalha em uma das lojas da rede na cidade de São Paulo.

“Você não tem tempo nem para beber água direito”, completa José, de 17 anos. “Uma vez eu queimei a mão, falei para a fiscal e ela disse para eu continuar trabalhando”, lembra o adolescente.

Maria, de 16 anos, ainda afirma que, apesar da intensa jornada de trabalho nos restaurantes, recebe apenas R$ 2,38 por hora trabalhada.

Os relatos acima retratam o dia-a-dia dos funcionários do McDonald´s.

Somente no Brasil, o McDonald´s tem mais de 600 lojas e emprega 34 mil funcionários, em sua maioria jovens de 16 a 24 anos.

As relações de trabalho impostas pelo McDonald´s são objetos de estudo de muitos pesquisadores. Do mesmo modo, pelas irregularidades recorrentes, a rede de fast food é alvo de diversas denúncias ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e ações na Justiça do Trabalho.

Em São Paulo, o Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis e Restaurantes de São Paulo (Sinthoresp), ao longo dos anos, tem denunciado as más condições a que são submetidos os funcionários do McDonald´s.

Recentemente, resultou em uma punição ao McDonald´s uma denúncia feita há quinze anos pelo sindicato ao MPT da 2ª Região, em São Paulo.

Trata-se de um Termo de Ajuste que, além de exigir o cumprimento de adequações trabalhistas, estabelece o pagamento de uma multa de R$ 13,2 milhões.

Desse valor, a rede de fast food deve destinar R$ 11,7 milhões ao financiamento de publicidade contra o trabalho infantil e à divulgação dos direitos da criança e do adolescente durante os próximos nove anos.

Além disso, a rede deve doar R$ 1,5 milhão para o Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O compromisso foi firmado em outubro de 2010 e passou a valer em janeiro deste ano.

As investigações realizadas pelo MPT a partir da denúncia do Sinthoresp confirmaram as seguintes irregularidades: não emissão dos Comunicados de Acidente de Trabalho (CAT); falta de efetividade na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; licenças sanitárias e de funcionamento vencidas ou sem prazo de validade, prorrogação da jornada de trabalho além das duas horas extras diárias permitidas por lei, ausência do período mínimo de 11 horas de descanso entre duas jornadas e o cumprimento de toda a jornada de trabalho em pé, sem um local para repouso.

O MPT também apontou irregularidades na alimentação fornecida aos trabalhadores: apesar de oferecer um cardápio com variadas opções, o laudo da prefeitura de São Paulo

reprovou as refeições baseadas exclusivamente em produtos da própria empresa por não atender às necessidades nutricionais diárias.

A reportagem completa você lê na edição impressa do jornal Brasil de Fato, número 417.

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=1

    Bruno

    O McDonald's paga salários de acordo com o piso local (no caso de salário mínimo melhorado, como em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro), paga benefícios de acordo com a CLT, remunera horas extras de acordo com a CLT, dá férias de acordo com a CLT, dá treinamentos e, desde a recompra das franquias e a consolidação como administradora dos seus restaurantes, está entre as empresas que mais dão oportunidades de crescimento aos jovens que entram em funções simples como chapeiro ou caixa, muitos chegando a carreiras em distribuição e administração. Além disso, a maior parte de seus gerentes de loja começou na chapa. E, incrivelmente, o sítio do PCdoB dedica uma centena de linhas a críticas a seus métodos. Por que não critica o assédio moral e a humilhação aos funcionários da AmBev? Só porque ela é de origem nacional?

    FrancoAtirador

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    McDonald's fará venda avulsa de brinquedos a partir de dezembro

    MPF firmou termo de ajustamento de conduta com a rede de lanchonetes, tendo em vista reclamações de pais que são obrigados a adquirir o McLanche Feliz
    Em função de reclamações de pais que são obrigados a adquirir o McLanche Feliz quando seus filhos querem apenas o brinquedo que acompanha a refeição, o Ministério Público Federal em São Paulo firmou termo de ajustamento de conduta com o McDonald's para que a rede de lanchonetes passe a comercializar os brinquedos também separadamente.

    O termo estabelece um prazo de nove meses, a partir da assinatura do documento, para a implantação do novo sistema de venda dos brinquedos, ficando o McDonald's sujeito a multa no valor de R$ 100 mil, por dia, em caso de descumprimento. O prazo foi estabelecido em função de questões operacionais da empresa, como a necessidade de encomendar os brinquedos com uma antecedência mínima de seis meses, de renegociar contratos, de treinar empregados e de definir os aspectos fiscais envolvidos na nova operação.

    A comprovação do cumprimento do acordo será realizada pelo envio de cópia do material de divulgação das campanhas do McLanche Feliz, que incluirão a informação sobre a venda avulsa dos brinquedos, além de declaração do responsável legal pela empresa, confirmando o atendimento das exigências do termo.

    Humberto Eckhard
    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República no Estado de S. Paulo

    FrancoAtirador

    Extraído de: Ministério Público do Trabalho – 08 de Fevereiro de 2011

    MPT constata irregularidades e McDonald’s é multado em R$ 13,2 milhões

    Brasília (DF), 8/2/2011 – Após comprovar irregularidades, o Ministério Público do Trabalho atribuiu, em janeiro, ao McDonald’s multa de R$ 13,2 milhões. Do valor, que será pago pelos próximos nove anos, a rede de fast food deverá destinar R$ 11,7 milhões à promoção de campanhas publicitárias contra o trabalho infantil, e R$ 1,5 milhão à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), que com o dinheiro, fará a aquisição de equipamentos de reabilitação física.

    O MPT constatou ausência de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e da emissão de Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT), além de falta de vestuário e do fornecimento de alimentação inadequada aos funcionários.

    O estabelecimento mantinha, entre os funcionários de algumas de suas franquias, expediente que ultrapassava o limite legal de duas horas extras diárias, sem contar que os empregados não tinham descanso semanal previsto em lei. A Rede também é acusada de dificultar a sindicalização dos trabalhadores.

    A empresa é reincidente. Em 2008, o MPT e o McDonald’s firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no qual foram estabelecidos prazos para a adequação das condições de trabalho dos empregados da rede.

    http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2557688/mpt-

    FrancoAtirador

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    Jornada móvel e variável adotada pelo McDonald´s é ilegal

    quinta-feira, 3 de março de 2011

    Cláusula contratual que prevê jornada de trabalho móvel e variável deve ser invalidada, porque a atividade nessa condição é prejudicial ao trabalhador. Foi o que decidiu a Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho ao dar provimento a recurso do Ministério Público que ajuizou ação civil pública defendendo os direitos dos empregados do McDonald’s Comércio de Alimentos Ltda. A decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR) tinha sido contrária aos interesses dos empregados.
    A discussão gira em torno de uma cláusula nos contratos individuais de trabalho realizados entre “os empregados da empresa e suas franqueadas, que estabelece jornada de trabalho semanal móvel e variável não superior ao limite de 44 horas e inferior ao mínimo de oito horas, com o pagamento apenas das horas efetivamente trabalhadas”, informou a relatora do recurso do MPT na Oitava Turma, ministra Dora Maria da Costa.
    No recurso ao TST, o MPT insistiu na inviabilidade daquela jornada, alegando que sujeito ao arbítrio do empregador, o empregado não pode programar a sua vida profissional, familiar e social, pela falta de certeza do seu horário de trabalho e sua exata remuneração mensal. Sustentou ainda que a duração do trabalho é uma questão de ordem pública e não pode ser acertada entre empregado e empregador, nem norma coletiva, sob pena de violação a preceitos legais.
    Ao avaliar o recurso na Turma, a relatora concordou com a argumentação do MPT. Segundo ela, apesar de não haver nenhuma vedação expressa a esse tipo de contratação, a cláusula é prejudicial ao trabalhador, uma vez que o coloca à disposição do empregador, que pode desfrutar da sua mão de obra “quando bem entender, em qualquer horário do dia, pagando o mínimo possível para auferir maiores lucros”.
    Ainda a respeito da ilegalidade da referida jornada, a relatora manifestou que apesar de a empresa estar limitada a utilizar o serviço do empregado em 44 horas semanais, oito diárias, os empregados são dispensados nos períodos de menor movimento e convocados para trabalhar nos períodos de maior movimento, sem qualquer acréscimo nas despesas. Assim, o trabalhador acaba assumindo o risco do negócio, que é da empresa.
    Ao concluir, a relatora afirmou que é bom para ambas as partes que a jornada de trabalho estabelecida em contrato seja certa e determinada, uma vez que o contrário atende apenas a necessidades empresariais e assim afronta o princípio de proteção do trabalhador, assegurado no artigo 9º da CLT. Acrescentou ainda a relatora que as disposições legais relativas à duração do trabalho são de ordem de pública, como sustentou o MPT, e assim não podem ser negociadas, sob pena de nulidade do pacto individual ou coletivo. É o que estabelece os artigos 9º e 444 da CLT.
    Por maioria de votos, a Oitava Turma aprovou o voto da relatora que determinou à empresa não contratar e substituir a jornada móvel variável por “jornada fixa, em todas as suas lojas, obedecendo-se as previsões constitucionais e infraconstitucionais, inclusive quanto a possível trabalho extraordinário, garantindo, pelo menos, o pagamento do salário mínimo da categoria profissional, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho, independentemente do número de horas trabalhadas”. (RR-9891900-16.2005.5.09.0004)
    (Mário Correia)

    Secretaria de Comunicação Social
    Tribunal Superior do Trabalho

    http://relacoestrabalhistas.blogspot.com/2011/03/

mariazinha

A Mac Donalds poderia sumir do BRASIL que ninguém iria sentir falta. Assim tb a cocacola e outros produtos que yanques nos vendem. Podemos contribuir com um Mundo melhor tirando de circulação o dinheiro que serve ao terror e às guerras.

    Klaus

    A seguir um tipo de raciocínio existente na esquerda brasileira, ainda veremos a liberação da cocaína e a proibição da coca-cola.

    Aline C Pavia

    Assim como FHC defende a maconha em horário nobre da Globo no domingo. Acorde filho.

    Leonardo Câmara

    Não se iluda, esse daí seria mais difícil que Lázaro.

    Marcelo Fraga

    A seguir um tipo de raciocínio existente no PSDB, ainda veremos a liberação da maconha e a proibição das manifestações.

    Leider_Lincoln

    E aí Klaus, como bom mineiro, você entende de políticos que gostam de um pó, né? E como bom tucanófilo você sabe quem é o político que encabeça a lista dos defensores da Maconha, não sabe? Preciso dar nomes ou possopará, comentador?

Jorge Correa

Azenha

Devemos parabenizar os corajosos Doutores e engrossar a luta pelo consumo do nosso velho e bom feijão com arroz.

Os excessos de açucar em todos os doces, deveria já estar sendo objeto de regulação, pois já passou de crime há muito tempo.

A regulação da propaganda massificada de alimentos e bebidas é outro crime contra o povo brasileiro.

Quem paga a conta do INSS e do SUS é o contribuinte, basicamente, a imensa maioria porque rico não paga imposto, coloca como prejuízo da Pessoa Jurídica.

leo

Pelo texto, inferi que usam dados mo MS com fonte e não haveria uma parceria com ele.

Yes we créu !!!

McDonald's: vomito muito tudo isso.

Leonardo

Que tipo de idiota vai fazer sua dieta baseada em Mac Donalds?

Até onde eu sei, Mac Donalds é para se fazer lanches, nao substituir almoço, janta, café da manha.

Alguém que faz isso ou é um tremendo imbecil ou, no caso das crianças, as coitadas têm pai e mãe sem um pingo de condição de criar um filho.

    Bruno

    É uma opção muito rápida e adequadamente barata pra quem precisa se alimentar rapidamente, como funcionários de escritório em véspera de entrega de relatório. Mas sem dúvida, ninguém vai TANTO no McDonald's que só este hábito (sem se associar a milhares de outros vícios alimentares) cause algum dano à saúde. O que o McDonald's fez, em sua campanha, foi mostrar que o Diabo não é tão feio quanto o pintam, se comparado a outros bolos de óleo que são consumidos pelo brasileiro de classes baixa e média baixa com grande frequência, como a coxinha (que custa 49 centavos no Ragazzo) ou a feijuca (que aqui do lado do trabalho, na "Tia", sai 11 reais, coma quanto puder). E, pelo que eu entendi, não só não mentiu como teve auditoria do Ministério da Saúde sobre os dados utilizados. Qual o crime então? Ter sede nos EUA?

eraklito

Depois reclamam da imprensa golpista.
Tem que PARAR imediatamente de fazer publicidades nestas empresas nefastas.
Eu estou ficando de "saco cheio".

    Mário SF Alves

    Imprensa golpista ou encarnação pós-moderna do feitor de escavos…
    É… meu caro eraklito… GERENCIAR o capitalismo brasileiro não tá fácil, não! E, pelo visto, o Ministro da Saúde que o diga!

Felipe

O que significa "ocioso" nesse texto? No meu dicionário não há nenhuma acepção que se encaixe no uso feito por esses professores…

E, sem querer ser chato, o texto não mostrou em que ponto a rede americana está errada, já que comparou seus lanches ao que há de mais gorduroso na nossa dieta e chegou à conclusão (aparentemente verdadeira) de que se você vai se alimentar mal, o Big Mac é menos pior…

Deveria ser proibido usar dados verdadeiros sobre alimentos nacionais que também são altamente calóricos e estabelecer uma comparação sem mentir? Presumo que o conteúdo da propaganda, ao estabelecer tais comparações, seja verdadeiro. Os professores não apresentaram qualquer argumento que indicasse o contrário.

Eu pensei que ia encontrar algo mostrando que a feijoada é mais nutritiva ou que o Mac mente… fiquei um tanto frustrado por ser só um protesto meio no estilo rebelde sem causa (já que o Mac Donalds não comparou o seu lanche ao nosso arroz com feijão ou a uma salada de legumes). Quem se alimenta só de coxinhas deve estar mesmo pior do que quem se alimenta só com lanches da rede.

O que esses professores querem? Que o Ministério da Saúde pare de divulgar dados sobre alimentos, ou que seja proibido divulgar esses dados sem qualquer distorção em uma propaganda?

Não sou a favor de alimentos gordurosos e não defendo o consumo de porcarias. Seria muito melhor se as pessoas trocassem o Mac por restaurantes por quilo (invenção nacional rápida, mais barata e perfeitamente saudável que muitas vezes foi atacada covardemente pelo PIG em reporcagens sobre higiene).

    beattrice

    Porque o PiG quer mesmo fast food no melhor estilo Mc, KFC e outros que tais.

    Felipe

    É exatamente o que eu penso – e me causa estranhamento que nunca tenham reagido dessa forma contra aquelas idiotices de "homem bactéria" ou seja lá o que for.

    Bruno

    Pro inferno com o PIG! Pense com sua própria cabeça! O Felipe não mentiu em nada, mentiu? Isso é picuinha antiamericana. Tenho CERTEZA de que se fosse o Bob's, esse artigo não existiria.

Klaus

Assistam ao filme "Super Size Me", no Brasil," A dieta do palhaço". Para maiores informações sobre o filme: http://pt.wikipedia.org/wiki/Super_Size_Me

    Bruno

    Muito bom filme. Mostra que se você comer alimento de alto teor calórico e colesterólico e pouco valor nutricional 24 horas por dia, vai te fazer mal. Mas leva a crer que uma pessoa que coma duas, três refeições POR SEMANA no restaurante vai ter sérior problemas como o louco documentarista, o que é, em síntese, uma falácia.

    beattrice

    Na verdade o documentário comprime na linha de tempo o impacto dessa dieta em quem a consome ainda que duas ou tres vezes por semana. Não é uma falácia.

    Bruno

    Evidente que é. Para seu corpo, em especial para seu fígado, existe um abismo em ser inundado de gordura trans, óleos e amido duas, três vezes por semana e duas vezes por dia. Assim como uma pessoa que bebe duas, três vezes por semana tem muito menos chance de ter o fígado dissolvido pelo álcool em uma cirrose violenta do que quem bebe meio litro de pinga por dia.

    Repito, o filme é MUITO bom, mas passa a mensagem errada. O problema não é o McDonald's três vezes por semana, é um conjunto de refeições inadequadas (entre elas o McDonald's) duas, três vezes por dia. Aliás, os altos índices de obesidade nas camadas mais pobres do Brasil são culpa do McDonald's e seus "combos" de R$17, ou de uma cultura de alimentos altamente calóricos e de baixo valor nutricional que, coincidentemente ou não, são os mais acessíveis?

Luiz Rogerio

O slogan do MS poderia ser então o: "amo muito tudo isso"…

Tomudjin

Seja lá o que for, o que vem de lá é sempre muito bem recebido por aqui. Inclusive a epidemia da obesidade, que já é realidade comprovada nas balanças daquele País.
É como diz o dito: "metade da população mundial passa fome e a outra metade faz regime".

beattrice

Azenha
quando comecei a ler a matéria imediatamente me lembrei da AnnaON ICE de Amsterdam.
Reitero a observação feita há alguns meses, lamentavelmente este gabinete não dispõe sequer de 6 ministros adequados, para dizer o mínimo.
Quanto ao desastre que representa McDonald's et caterva para a saúde humana, aparentemente desastre ignorado pelo MS, sugiro o documentário premiado SUPERSIZE ME – A DIETA DO PALHAÇO
onde o palhaço pode ser o Ronald McDonald ou o consumidor, interpretação livre:
http://freedocumentaries.org/film.php?id=98

Rodrigo

Azenha
isso coloca em discussao tambem, o problema do financiamento privado a pesquisa cientifica.
Esse e um tema que gostaria de ver no seu blog , vc aborda varios temas que remetem a esse como a questao dos agrotoxicos , agora alimentos , as reportagens da Heloisa Vilela sobre o Deficti de atencao nos USA , acho que poderiamos ter um debate acerca de que papel o setor privado exerce hj na pesquisa Cientifica .

José do Vale Feitosa

Esta história não é nova. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) há muito recebe o apoio da rede MacDonald no Brasil, existe ação deles direto no Instituto, inclusive com influência em recursos financeiros para ajudarem o trabalho da instituição. É possível que isso resulte de um longo experimento com o INCA.

Durvaldisko

Por favor,não sejam tímidos,digam logo o que querem:fechar definitivamente o McDonald´s,bani-lo do território nacional,salgar os terrenos onde antes existiam suas lanchonetes,(pois seriam devidamente arrasadas) e colocar à premio a cabeça do próprio. Salvem a "empadinha que matou o guarda",o mocotó da Central do Brasil,e o popularíssimo "à quilo",conhecido como jardim das bactérias.Fico imaginando o esforço do professor Malaquias,tentando convencer seus conterrâneos às boas e saudáveis práticas da alimentação saudável,certamente Sisifo era brincadeira infantil perto do que enfrenta.
Avante,pois, Quixotes da saúde ,um exército de moinhos,vos espera!

    Marcelo Fraga

    Qualquer tentativa de regulamentação, de colocar as coisas nos eixos, é distorcida por vocês conservadores como medidas extremas.

    Repetem tanto esses clichês que acredito que acabam por acreditar neles.

    Marroni

    E as vírgulas ficam assim mesmo, sem calorias? Sugiro uma saladinha de rúcula com agrião e rabanetes.

Lazlo Kovacs

O finado Wesley Willis, o verdadeiro rockstar, num momento de rara inspiração, fez a clássica "Rock and Roll Mc Donalds". Antes de criticá-lo, façam uma pesquisa a respeito dele, please.

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Polengo

Inacreditável.

Esse mundo tem muita minhoca.

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