O dia em que o professor Dallari perdeu sua coluna na Folha

Tempo de leitura: 2 min

IMG_1908por Luiz Carlos Azenha

O professor Dalmo de Abreu Dallari foi o entrevistado de ontem no programa Contraponto, do Sindicato dos Bancários. Respondeu a perguntas de Eduardo Guimarães, Paulo Salvador, Kiko Nogueira, de internautas e deste blogueiro.

Impeachment? Não vai acontecer. Será barrado no STF, venha do Congresso ou do TSE, na opinião do jurista. A tendência teria ficado explícita no julgamento do financiamento privado de campanhas: a maioria da corte adere firmemente à Constituição. Para ser cassada, Dilma teria de ter cometido crime de responsabilidade durante o atual mandato. Além disso, frisou Dallari, não há um conjunto organizado de forças capaz de mobilizar a sociedade brasileira como em 1964, antes do golpe cívico-militar.

O professor escreveu um famoso artigo, publicado pela Folha em 2002, em que atacava a indicação de Gilmar Mendes para o STF, argumentando que o atual ministro atropelava a lei de acordo com suas conveniências políticas, enquanto advogado-geral da União no governo de Fernando Henrique Cardoso. Dallari disse que seus embates com Mendes começaram muito antes, quando Gilmar se colocava ao lado de latifundiários enquanto Dallari advogava em defesa de indígenas.

Sobre Gilmar, onipresente nas manchetes de jornais e emissoras de rádio e TV nos dias de hoje, Dallari recomenda: vamos deixá-lo falar sozinho, ele está em minoria, sua atuação política é inconsequente!

Dallari também contou um episódio saboroso sobre a coluna semanal que escrevia para a Folha de S. Paulo. Ele escrevia sobre temas genéricos, mas sempre em defesa dos direitos sociais. De repente, a coluna foi suspensa. Depois, ficou sabendo que tinha sido por intervenção direta do alemão naturalizado brasileiro Wolfgang Sauer, que presidiu a Volkswagen e a Anfavea, entidade representativa das montadoras. Sauer teria mandado um recado à direção da Folha: se Dallari continuar, a gente retira toda a publicidade. Dallari “caiu”.

Leia também:

PCO diz que possível cassação do partido no TSE é parte de ofensiva da direita

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Rossi

Sobre a saída Dallari da FSP: aquela história de rabo preso com o leitor, era cascata. O alemão da Volks é que segurava o rabo.

Nelson

Liberdade de expressão sob o sistema capitalista é isso. Simples assim.

Mark Twain

Este artigo é incrívelmente didático por demonstrar diversas coisas: A excelêcia do Professor Dallari, que alemães e norte americanos são farinha do mesmo saco e que a nossa imprensa é tão isenta quanto o capeta, tudo na mesma tacada.

Parabéns mais uma vez ao Azenha e sua equipe por salvarem o jornalismo.

FrancoAtirador

.
.
Íntegra da Entrevista com o Professor Iluminista e Iluminado Dalmo de Abreu Dallari:
.
(https://youtu.be/gjLJpl1BsaM)
.
(http://www.blogdacidadania.com.br/2015/09/deixa-o-gilmar-falando-sozinho-diz-professor-de-lewandoswki-e-rosa-weber)
.
.

FrancoAtirador

.
.
(http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial)
.
.

FrancoAtirador

.
.
Questões de Princípio do Caráter
.
Por ordem das Multinacionais de Veículos, o Frias afastou da Folha de S.Paulo
.
o Magnânimo Jurista Dalmo Dallari que continuou a Brilhante Carreira Jurídica
.
em Defesa dos Direitos Constitucionais d@s Cidadãos e Cidadãs Brasileir@s.
.
.
Por ordem dos Latifundiários do Mato Grosso, Fernando Henrique (PSDB)
.
trouxe Gilmar Mendes para dentro do Governo e depois o colocou no STF
.
para prosseguir na Defesa dos Interesses dos Grandes Proprietários de Terras.
.
.

Lukas

Nunca viu um jornalista de direita ser demitido de algum órgão de imprensa de esquerda.

Luiz Aldo

Esta mesma montadora, a mesma que teve afinidades com Hitler (embora, neste jaez, não estivesse sozinha!), foi pega recentemente fraudando controles de emissões de poluentes nos Estados Unidos. Já perdeu um quinto do valor das ações em poucos dias, e por mim, vai derreter rumo à obscuridade!

    Paulo ETV

    nêste caso,não vem ao caso……

    me dê um autoritário moralista(redundância pouca….)e já teremos um fraudador prontinho num futuro próximo

Deixe seu comentário

Leia também