O debate sobre a retração nas vendas de Natal

Tempo de leitura: 3 min

Acima, manchete de primeira página do Estadão. Abaixo, capa da Folha

Como os jornalões conseguiram estragar um Natal surpreendente

Por Luís Nassif, em seu blog, sugerido pelo Robson Moreno

sex, 27/12/2013 – 08:55 – Atualizado em 27/12/2013 – 11:16

Folha e Estadão esmeraram-se em tratar as vendas de Natal como um fracasso.

Manchete da Folha: “Comércio tem o pior resultado no Natal em 11 anos”.

Manchete do Estadão: “Com crédito contido e juros altos, vendas de Natal decepcionam”.

Ambos os jornais trabalham em cima de dados da Serasa Experian e da Alshop (a associação dos lojistas de shoppings).

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Vamos a alguns erros de manchetes e de análises.

1. Erro de manchete: Se em 2013 vendeu-se mais do que em 2012, como considerar que foi o pior resultado  em 11 anos?

2. A Serasa trabalha especificamente com pedidos de informação para crédito. Houve retração no crédito, mas a maior ferramenta de vendas têm sido o parcelamento (em até dez vezes) em cartões de crédito e de loja. Os jornalões trataram os dados da Serasa como se representassem o universo total de vendas.

3. As vendas em shoppings deixam de lado o comércio para classes C e D – justamente as que mais vêm crescendo. Mesmo assim, os jornalões trataram os dados como se representassem o todo.

4. A Alshop (associação dos lojistas) informou que as vendas cresceram 6% no Natal. O problema maior foi o aumento do número de lojas, que fez com que as lojas mais antigas permanecessem com o mesmo faturamento. Ora, o que expressa o mercado são as vendas totais. A distribuição entre lojas novas e antigas é problema setorial, que nada tem a ver com a conjuntura.

5. Os jornalões deixaram de lado o comércio eletrônico – que tem sido o principal competidor das lojas de shopping. Em 2013 os shoppings centers venderam R$ 138 bilhões, 8% a mais do que em 2012. O comércio eletrônico vendeu R$ 23 bilhões, ou 45% a mais do que em 2012. Somando a venda dos dois segmentos, saltou de R$ 151 bi em 2012 para R$ 161 bi em 2013, aumento de expressivos 12%.

6. Os jornais falam em “decepção”, porque a Alhosp esperava crescimento de 10% nas vendas de Natal e conseguiu-se “apenas” 6%. Esperar 10% de crescimento com uma economia rodando a 2% é erro clamoroso de análise. Mas, para os jornalões, o erro está na realidade, que não acompanhou os sonhos.

Se não houvesse essa politização descabida do noticiário econômico, as análises estariam em outra direção: a razão do consumo ainda não ter se acomodado mesmo com dinheiro mais caro, o crédito mais escasso, com a competição de Miami, com o PIB andando de lado etc. E suas implicações sobre as contas externas brasileiras. Estariam questionando também que raios de política monetária é esta, na qual aumenta-se a Selic para supostamente reduzir a demanda agregada, e ela continua crescendo.

Leia também:

Lassance: Enquete mostra que vem chumbo grosso em 2014 

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Messias Franca de Macedo

“O BRASIL QUE VEJO NÃO É O QUE ESTÁ NOS JORNAIS”

O país deixou de ser um lugar abandonado

Publicado em 30/12/2013 O Conversa Afiada reproduz texto de Fernando Brito, extraído do Tijolaço:

DILMA: COMPARAR PARA MEDIR

Nunca me saiu da cabeça uma lição de Malba Tahan, lida na pré-adolescência. É quando Beremiz Samir, O Homem que Calculava, inicia o seu desafio de ensinar matemática à princesa Telassim, através de uma pesada cortina, sem poder vê-la ou ser visto. “Medir, senhora, é comparar”. Creio que Dilma, ontem, em sua fala em rede de TV, usou este sábio ensinamento. O que mais fica, em minha opinião, de sua fala, é isso. Assim como será esta a questão essencial em 2014. Para onde queremos para o Brasil vá? Ou se queremos que o Brasil volte. Nestes dias, talvez você tenha reparado, andei postando menos. Estava viajando e rodei um bom pedaço do Brasil, de carro. Brasília, Goiás, Mato Grosso, imensidões. Vi pouco abandono, vi obras por toda a parte. Há dez anos, fiz uma viagem semelhante. E só vi abandono. Eu julgo com meus olhos, como todas as pessoas. Vejo a minha linda Baía da Guanabara fervilhando de barcos e recordo de uma velha carcaça de navio, o “Toro”, que observei durante anos se desmanchar na boca do porto de Niterói. O Brasil que eu vejo não é o que está escrito nos jornais. É o que eu vejo e posso comparar com o que vi. E é talvez isso o essencial no debate eleitoral: comparar, para medir. Não dizer o quando se fez, porque sempre se terá feito pouco, neste país que precisa de tanto. Mas mostrar o que não se fez, quando precisávamos tanto. Ontem, ao chegar, li num muro uma pichação com o símbolo anarquista: “não vai ter Copa”. Deu vontade de encontrar o guri que fez aquilo. E conversar com ele sobre o Brasil que eu vivi, no qual ele não viveu com idade para lembrar. Do Brasil dos esqueletos, das ruínas, do mato crescendo em meio ao abandono. Do país que não tinha jeito, que não tinha saída, do “povo indolente”, no qual era “inferior” ser brasileiro. De como foi desgraçada uma juventude e,depois, a maturidade como as minhas, onde só tinha “não” para dizer. Queria dizer a ele que sempre fui um inconformado, um indócil, um contestador não porque gostasse, mas porque não havia em que acreditar, o que construir, para onde ir. De como era ruim viver num país onde só se podia amar a natureza e o passado. E não se podia crer em um futuro. Não quero acenar a ele com uma luz que ele não vê, porque não viu o breu. Sei que, como escreveu Lupicinio, há o perigo de deixar o céu por escuro e ir ao inferno à procura de luz. Vou encontrar este guri, durante a campanha, este ano. Porque é o que de melhor para dar a ele. O que vivi e trago nos olhos e na memória. Para que ele possa comparar e medir. Este país, pobre, carente, rico e abundante, ao mesmo tempo está mudando. Precisa e vai mudar mais ainda. Mas, desde que me entendo por gente, pela primeira vez, tem um rumo. E é ele que está em jogo.

FONTE: http://www.conversaafiada.com.br/economia/2013/12/30/o-brasil-que-vejo-nao-e-o-que-esta-escrito-nos-jornais/

Aroeira

A GOZAÇÃO DO PROFESSOR HARIOVALDO

Mais um Natal de pobreza e miséria no Brasil
by Professor Hariovaldo • 24 de dezembro de 2013

Então é Natal, mas nem parece, o espírito natalino, que do país anda ausente há mais de uma década, por aqui não influencia nada, dada a pobreza e a miséria que tomou conta da nação devido às ações comunizantes impetradas pelos bolchevistas usurpadores que só espalham o desalento por todos os lares brasileiros, sufocando qualquer grito natalino, visto que pregam o comunismo ateu e detestam a felicidade que o comércio e o consumo proporciona para as pessoas.

Cada vez mais pobres, as pessoas, vítimas de Lula e Dilma, querem ver esta época passar rápido, para não se lembrarem da bonança e da fartura dos tempos idos, antes da chegada dos bolchevistas ao poder. Pelas ruas e avenidas das cidades não se vê viv’almas comprando presentes ou ingredientes para a ceia, dada a falta de dinheiro ocasionada pelo desemprego recorde, os magazines e os hipermercados, vazios como nunca, estão às moscas, sem compradores para consumir seus parcos produtos, uma tristeza.

Com todo esse cenário desolador, resta nos desejar um feliz natal a essa gentalha sofrida e esperar sinceramente que ela tenha aprendido a nunca mais votar nesses candidatos petistas para que mais natais como esses não se repitam mais, e que possamos, num futuro breve, voltar a ter um verdadeiro natal, onde os todos os empregados e serviçais voltem a ganhar panetones e outros mimos natalinos dos homens de bem da nação. Amém.

henrique de oliveira

Depois desse ano desgraçado , onde formei minha filha , com baile e tudo ,comprei meu segundo carro zero (ta certo que é popular) dei um AP para minha filha em Londrina onde ela trabalha 6 meses depois de formada , alem de eu ea patroa financiar um outro carro (tambem popular) para ela , e agora essa desgraça de natal onde voce compra tudo que quer para a ceia e pro churrasco no dia seguinte regado a cerveja e vinhos com muitos amigos e parentes.
Não me lembro de ter feito isso nos anos dourados de fhc e psdb no poder.
Fico pensando se melhorar mais , vai ser uma festa.
Feliz 2014 e que continuemos com essas desgraças todas.

silvinho

Que mundo esses analisam habitam? Pois a gente sair pra comprar um veículo qualquer, o pagamento pode sair até a vista, mas a concessionária pede de 30 a 60 dias pra entregar o produto!

Embalado no clima natalino,a gente sair pra comprar um geladeira mais equipada pra presentar a mãe, e a vendedora alega que só pode entregar a encomenda dentro de 45 dias!

Dias desses saí pra comprar um forno elétrico mais “moderno”,mas só tinha o do mostruário, se quisesse levar naquele momento!

Aí,eu comentei com as vendedoras: os jornais só falam em queda de vendas, mas os estoques das grandes redes encontram-se praticamente zerados. Isso não tem nada haver com os comentaristas econômicos da Globo, meu Deus!

Ozzy Gasosa

O Eduardo Guimarães lembra bem, como sempre, foi a parceria PIG/PSDBestas.
http://www.blogdacidadania.com.br/2013/12/com-fhc-midia-festejava-queda-de-2-nas-vendas-de-natal/

Francisco

Quando o distanciamento da realidade de um profissional de jornalismo o impede de ir a uma feira, a coisa ficou feia…

Minha mulher foi comprar azeitonas e teve momentos de quase desespero de tanta gente comprando queijos e vinhos (eu disse: queijos e vinhos…).

Não é só o volume é o tipo de consumo.

Abelardo

Com vocês a imprensa suja, moribunda e quase falida. Com vocês a imprensa, que se tornou totalmente desacreditada, pelas mentiras, pelos alarmismos,e pelas informações que não divulgam para não prejudicarem os partidos de direita cuja a bandeira suspeitamente defendem. Com vocês a imprensa mais imunda, a imprensa que carrega a mais grossa camada de sujeira em seu lombo com o objetivo de tentar impedir o sucesso de um governo vencedor. Esse governo vencedor, que apesar de também possuir os seus erros, vence por larga vantagem os governos anteriores em todas as comparações de itens positivos porque trabalha para o povo abrindo as portas das oportunidades que nenhum outro foi capaz de oferecer. A imprensa em geral sofre muito pelos premeditados crimes que essa imprensa suja e bandida pratica, quase todos os dias. Parece que nossas autoridades estão vendidas ou estão presas nas garras dessa imunda imprensa tal é o medo de se tomar alguma atitude. Vamos fiscalizar os fiscais e trocá-los juntamente com as autoridades nulas que infestam o governo federal. Abaixo os coniventes, os omissos e os parceiros dessa fétida e purulenta imprensa inescrupulosa.

Eduardo

Vamos aguardar as analises do “Sistema Globo de Distorções”. A seguir, vamos avaliar e esclarecer ao cidadão( eleitor) os erros. Quanta incompetência e desonestidade! Ainda bem que os competentes e honestos estão abandonando esse “Sistema PIG Nacional” que desavergonhadamente tenta enganar cidadãos, invés de exercer sua função.Êta mídia nojenta!

J Souza

Alguém pode me ajudar a achar a resposta da SECOM?

    J Souza

    Ah, esqueci… A verdadeira “SECOM” são os blogs progressistas! São estes que têm que defender o governo… Parabéns pela “política de ‘comunicação'”…

    Roberto Locatelli

    Rapá, essa expressão foi genial!!

    A verdadeira Secom são os blogs progressistas.

    Vou até remeter essa frase à Dilma via “Fale com a Presidenta”. Êpa, mas quem recebe as mensagens é o pessoal da Secom… Então, esquece.

M Cruz

Se fossem minimamente honestos e comprometidos com o verdadeiro jornalismo, as manchetes bem que poderiam ser assim: Em 11 anos, vendas de natal têm crescimento contínuo, embora em ritmo menor. Em seguida explicariam que os dados deste ano foram coletados somente da Serasa (e o que é a Serasa) e da Alshop.
O melhor da história é o contraponto de blogs sujos (Cidadania, Tijolaço) que provam que no tempo de FHC, a mídia FESTEJAVA QUEDA DE 2% nas vendas!

renato

ELES NÃO AMAM O BRASIL.
ELES querem gente trabalhando.
Eles querem afundar o país.
Eles querem educar o brasileiro de como gastar.
E não cuidam do próprio rabo.

Sr.Indignado

… e tem mais. Estive em Ciudad del Este no Paraguay. Faltaram muitos produtos, pois não imaginaram o poder de compra dos brasileiros. Felizmente, para eles, lá não acreditam na FSP, muito menos na globo.. kkkk

Urbano

É que esqueceram de dizer que a coisa está sendo ruim de verdade para jornal, revista, publicidade e credibilidade deles.

RicardãoCarioca

Só pediria que avisassem à turma do Bacen que, para todos aqueles que querem os smartphones e tablets de última geração, uma big TV de alta definição, um carro com design superior, uma casa para chamar de sua ou reformar a que tem, podem dobrar a taxa Selic que muitos não irão desistir de ver seus desejos atendidos. Esse povo com renda e emprego é fogo! Já deveriam ter se acostumado com isso! Essa é a minha resposta ao último parágrafo do excelente texto do Nassif.

RicardãoCarioca

É muita cara de pau e desonestidade intelectual se basear em consultas ao Serasa para concluir que as vendas de final de ano estão fracas!

Desconsideraram todas as vendas em dinheiro, pela Internet e demais vendas com cartões de crédito!

Leitor de PiG tem que ser muito burro para acreditar nessas reportagens.

E jornalista de PiG deve ser muito covarde (se não concorda) ou tão desonesto quanto o patrão (se concorda) para não mudar de emprego ou profissão.

HELBERT FAGUNDES

BOA TARDE,

VERDADE A ECONOMIA TÁ DIMINUINDO INTERNAMENTE, MAS ESSA ANALISE DE COMPRAS E VENDAS DA MÍDIA É ERRADA. UM EXEMPLO É UM CONHECIDO MEU, QUE VAI VIAJAR PRA OS ESTADOS UNIDOS PARA COMPRAR TODA ROUPA DE SEU PRIMEIRO FILHO, SERIA MEIO ESTRANHO FALAR ISSO, MAS É UMA VERDADE. HOJE NOSSA ECONOMIA ESTA MAIS FORTE E SERÁ MAIS DAQUI 10 ANOS, ISSO SE DEVE UM PODER MAIOR DE COMPRA E MELHOR CONDIÇÃO DE VIDA. QUEM PENSARIA QUE UM FUNCIONÁRIO PÚBLICO A 15 ANOS ATRÁS IRIA U.S COMPRAR ROUPA P/ BEBE. ESSE CENÁRIO É O QUE SEGUIRA E OS EMPRESÁRIOS BRASILEIROS TERÃO QUE CHEGAR AS CLASSE “C” E “D” SE QUISER VENDER, POIS CRÉDITOS ESSE MESMO TEM, POIS AS CLASSE MÉDIA E MÉDIA ALTA É MIAMI, LONDRES E DEMAIS LUGARES NO MUNDO. PARA VER ISSO É SÓ OLHAR O NÚMERO DE COMPRAR VIA CARTÃO DE CRÉDITO DESSE VIAJANTES. E TAÍS IMPRENSA TEM QUE TER UMA INTERVENÇÃO DO GOVERNO NELAS, POIS SÓ FICAM ASSOMBRANDO O POVO COM MENTIRAS E INVERDADES SOBRE A ECONOMIA.

    Conceição Lemes

    Helbert, nós preferimos letras minúsculas. É norma do Viomundo. Tanto que já te alertamos quanto a isso. Se vc insistir nas maiúsculas, infelizmente teremos de rejeitar o teu comentário. Feliz Ano Novo. abs

Alberto Villela

No Vale do Paraíba:
Em São José, o CenterVale teve aumento de 57% de público no dia 24 e de 25% nas vendas. No dia 23, o shopping bateu recorde de lotação no estacionamento: 20% a mais do que no mesmo período do ano passado. Cerca de 25mil pessoas passaram pelo Colinas Shopping no dia 24.
Já o Vale Sul registrou a passagem de 110 mil pessoas apenas no dia 23. Outras 55 mil pessoas circularam pelo shopping na véspera do Natal e a estimativa é que de ao menos 40 mil pessoas passassem pelo local no dia de ontem.
O Shopping Faro, no centro da cidade, recebeu 56 mil pessoas nos dias 23 e 24 e vendeu 21% a mais do que em dezembro passado. Outras 20 mil eram esperadas ontem.
O Jacareí Shopping teve fluxo de 45 mil pessoas entre os dias 23 e 24 de dezembro, outras 18 mil deviam passar por lá ontem
O Buriti Shopping, em Guará, teve crescimento de 10% a 15% nas vendas, com relação a dezembro passado.

http://www.ovale.com.br/regiao/troca-de-presentes-mantem-shoppings-lotados-na-regi-o-1.482364

pedro – bahia

Pois bem: a população não está se ligando nas “tempestades” da mídia golpista. Vejam:

http://economia.ig.com.br/financas/2013-12-28/brasileiro-esta-mais-otimista-com-as-financas-em-2014-revela-pesquisa.html

Indio Tupi

Aqui do Alto Xingu, os índios transcrevem notícia divulgada pelo El País:

“”Economia

O Brasil pode se tornar a quinta economia do mundo em 2023
Previsão da consultoria britânica CEBR é de que o país supere Alemanha e Reino Unido dentro de dez anos, e que a China se torne a número 1 do planeta em 2028

A China pode superar União Europeia no comércio com a América Latina em 2016

Carla Jiménez São Paulo 27 DEZ 2013 – 14:29

Apesar dos sucessivos “pibinhos” brasileiros, o maior mercado da América Latina está destinado a crescer, e inclusive superar economias desenvolvidas, como Reino Unido e Alemanha, nos próximos anos. É o que prevê o Centro de Pesquisas Econômicas e de Negócios (CEBR, na sigla em inglês), consultoria britânica, que destaca que, em 2011, o Brasil já havia passado de sétima para sexta economia global, mas perdeu o posto em função do crescimento baixo e da desvalorização cambial.

Em novo relatório divulgado ontem, a CEBR prevê que o ganho de produtividade na agricultura e os resultados com a retomada da Rodada Doha devem beneficiar o Brasil, que em 2023 será a quinta economia do mundo, deixando para atrás ingleses e britânicos. Até lá, o Produto Interno Bruto (PIB) verde amarelo passará dos atuais 2,2 trilhões de dólares para 3,7 trilhões de dólares.

Outros países emergentes também vão se mexer no tabuleiro econômico global, como a Índia, que deve saltar da décima primeira posição, com um PIB de 1,7 trilhão de dólares hoje, para quarto lugar, com um PIB de 4,1 trilhões de dólares, beneficiada pelo crescimento demográfico.

A China, por sua vez, manterá o ritmo de expansão, segundo a CEBR, tornando-se a economia número 1 do planeta em 2028, superando os Estados Unidos, quando o PIB chinês será quatro vezes maior que o atual, chegando aos 33,5 trilhões de dólares. Nesse ano, a Índia também vai subir mais uma posição no ranking, ultrapassando o Japão, tornando-se a terceira maior economia do mundo. As otimistas projeções para os países em desenvolvimento da CEBR apontam que o Brasil alcançará um PIB de 5,1 trilhões de dólares em 2028.””

    José X.

    —-
    Previsão da consultoria britânica CEBR é de que o país supere Alemanha e Reino Unido dentro de dez anos,
    —-

    Dependendo da fonte, Brasil já passou Reino Unido e França.

    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_GDP_%28PPP%29

    De maneira geral, o sexto lugar está empatado entre Rússia, Brasil, Reino Unido e França. Acho que Reino Unido e França não tem gás pra acompanhar Brasil e Rússia. Superar a Alemanha, no entanto, vai ser difícil para Brasil e Rússia.

    José X.

    Índia, que deve saltar da décima primeira posição, com um PIB de 1,7 trilhão de dólares hoje, para quarto lugar,

    Vixi, esse estudo é furado…

    Pelas fontes da Wikipedia (FMI, Banco Mundial e CIA World Factbook) a Índia já é o terceiro PIB do mundo, só atrás de EUA e China, e à frente de Japão.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Ambos estão próximos da realidade.

    A diferença está na metodologia:

    PIB Nominal (http://migre.me/hcgRR)

    ou Paridade do Poder de Compra.
    .
    .

Roberto Locatelli

Pois é, esse foi o pior Natal em 11 anos, exceto pelo crescimento nas vendas.

Mais detalhes:

– Vendas na internet CRESCERAM 41% em 2013.
http://migre.me/hbNDj

– Vendas em shoppings CRESCERAM 5% em 2013.
http://migre.me/hbNC3

– Vendas em lojas de rua CRESCERAM… ? Os dados estão sendo coletados. Em Porto Alegre, por exemplo, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul contabilizou AUMENTO REAL DE VENDAS (descontada a inflação) de 8,54%.
http://migre.me/hbNPr

Em São Paulo, a famosa rua 25 de Março esteve praticamente deserta:

Enquanto isso, na Europa…

    Cibele

    Roberto, eles não têm limites, né? Não sei nem o que comentar. Lá no Edu tem uma matéria mostrando como trataram a questão no governo FH. Inacreditável.

    Roberto Locatelli

    Verdade, Cibele. Em 2001, a folha disse que a queda nas vendas era, na verdade, um sucesso! – http://migre.me/hcuHn – O Fernando Brito, do Tijolaço, conseguiu recuperar a capa do jornal estampando essa manchete: http://migre.me/hcuJM

    Portanto, mesmo quem não gosta do PT deve votar em Dilma pois, se o nobre senador Menino do Rio ou a Marina Itaú estivessem no governo, ocorreria o seguinte:
    1) a carcomídia esconderia todos os fracassos do governo;
    2) o ministério público engavetaria todas as denúncias de corrupção (vide o propinoduto do metrô/CPTM);
    3) a polícia federal trataria de afastar suspeitas de envolvimento de políticos do governo com tráfico de drogas (como fez no caso do helicóptero);
    4) a justiça sentaria em cima dos processos contra membros do governo (como faz hoje com o mensalão tucano) até que eles caducassem por decurso de prazo.

    renato

    Roberto, sempre atento…
    Parabens e feliz ano NOVO…

    Roberto Locatelli

    Renato, Feliz Ano Novo.

    Seu nome significa “renascido”. Então, que você entre em 2014 com energia renascida e renovada!!

Lívia

Seria muito bom q isso tivesse acontecido … o coadjuvante passaria a ser o papai Noel e não Jesus !

marcos augusto

Além dos argumentos aduzidos neste bem fundamentado desmentido à Falha e ao combalido Estadão, tem mais: como explicar que teria havido menos compras se o índice de desemprego caiu o nível de salários aumentou? Me poupem, por favor!

Fabio Passos

Na falta absoluta de propostas para o Brasil… só resta o desespero.
Não há sombra de dúvida: O PiG trata seus leitores como imbecis.

    renato

    Pior, tenta induzi-los ao erro…
    Como o DIABO, pai da mentira…..
    E de direita também..

Jorge

Onde neste artigo e comentários entram as vendas/compras feitas pela internet. O pais esta mudando e cada vez mais utilizando a internet para efetuar compras.

Carlos Roberto

Folha de forma esculhambada manipula a noticia na mesma proporção que manipula pesquisa eleitoral, vender fumaça para seus leitores é a maior façanha da Folha.
Aliás, a população sabe de seu poder econômico e comenta nos bares da vida como a economia afeta seus bolsos e já se ligaram nas mentiras do noticiário.

Julio Silveira

A mídia corporativa é bipolar.
Nunca sabemos o que ela dirá, apesar de sabermos sim o que ela pretende.
Não existe qualquer preocupação com coerência, mas sabemos o pano de fundo para suas expressões ambíguas.
Hora quer tudo que leva a esses resultados, hora critica os resultados se esquecendo que combateu para tê-lo. Esse distanciamento inconsequente e interessante e revelador, pode ser um caso crônico de indecisão falar que defende interesses populares, mas não conseguir se inserir neles, dizer gostar de povo, mas não conseguir conviver com ele, sentindo seu cheiro.
A mídia corporativa não é das cidades, não é dos estados, não é do Brasil, por estes entes são a cidadania que os compõe, sequer acredito que sejam do mundo por que parecem gostar de sangue da humanidade, já que apoiam os grandes causadores de estragos humanos para poucos beneficiários. Acredito mesmo que essas mídias sejam é extraterrestres.

Zemedeiros

Não tenho hábito de lêr jornais ou revistas, os blogs já me informam com mais precisão, desistí da mídia tradicional por motivo óbvio, não acredito no que publicam. A mídia brasileira tanto mentiu e manipulou que acabou no que é, sem credibilidade e em decadência.

Dinis

É, o desespero bateu pra valer no PIG!

Rafles Ramos

Os jornalões, revistões e televisões também tiveram redução nas vendas e audiência, enquanto o povinho deita e rola nas redes.

Eles estão tecnologicamente defasados, bem como em suas análises.

Marcilio Serrano

Senhores,

Trabalho como fornecedor para o mercado de Shopping e particularmente não dou importãncia a esta instituição, sempre que queremos informações mais consistentes sobre o Setor buscamos como referência a ABRASCE.

Sem falar que abertura de novos Shoppings pelo Brasil nos úlrimos anos tem sido avassalador. Eu particularmente vejo que existe um processo de canibalização no setor com Shoppings muito próximos e interferindo no faturamento do vizinho (diluição de público).

Uma das gigantes no Setor já sinalizou que a prioridade em 2014 será incorporações e expansões e não mais construções.

Abaixo nota da ABRASCE – Basta consultar o Site.

VENDAS EM SHOPPING CENTERS É 10% MAIOR EM AGOSTO
Em agosto de 2013, as vendas em shopping centers apresentaram alta de 10,33% frente ao mesmo mês do ano anterior.

O Monitoramento de Mercado realizado pela TNS por encomenda da Abrasce, produz os indicadores de variação em shopping centers que permitem acompanhar o comportamento da indústria no País, investigando os valores totais e por metro quadrado de vendas e alugueis, além da vacância, inadimplência e fluxo de veículos.

A pesquisa foi iniciada em 1999 medindo as variações de 5 grandes grupos: “Lojas Âncora”, “Megalojas”, “Conveniência/ Serviços”, “Lazer/ Entretenimento” e “Lojas Satélites” que era detalhada em 4 subcategorias: “Artigos Lar”, “Alimentação”, “Artigos Diversos”, “Vestuário”.

Em 2012 as lojas satélites ganharam mais 5 subcategorias “Calçados”, “Telefonia”, “Óticas”, “Perfumaria” e “Joias”, formato utilizado atualmente.

Para realizar este estudo a Abrasce conta com a participação voluntária de aproximadamente 70 shoppings que respondem um questionário on-line. Os dados são recebidos e consolidados pela TNS. O resultado da pesquisa é mensalmente publicado na área restrita do site da Abrasce e fica disponível para consulta de nossos associados.

Periodicidade: Mensal

Abrangência geográfica: Brasil e Unidades da Federação

03/10/2013

Carlos N Mendes

Ah, a mídia oposicionista está em plena campanha eleitoral. Ontem assisti a retrospectiva globo 2013. Se eu tivesse chegado do interior da Papua Nova Guiné depois de um ano de ausência, acharia que Dilma é o pior presidente que já tivemos. Vaias, inflação, protestos, mensalão, tudo muito bem colocado e pouco explicado. A sensação é subjetiva, mas considerem – quem vota objetivamente?

Laura

A gente tambem mudou o foco das compras.Comprei muita coisa chinesa, em lojas de produtos baratos, pois tem muita coisa boa para presentes. A gente economiza no TIPO de produto. Uma questão a discutir e a INVASÃO chinesa e a desindustrializacao no Brasil.

Gerson Carneiro

Foi o pior Natal para os vendedores de jornal.

Na verdade, para os vendedores de jornal, esse Natal foi pior que o do ano passado e melhor que o do ano que vem.

FrancoAtirador

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A Serasa pertence ao Grupo Experian,

Corporação Privada Irlandesa

que opera no mundo inteiro:

EXPERIAN PLC é uma empresa multinacional de gestão de informações e bancos de dados com operação em 44 países.

A companhia tem sua sede corporativa em Dublin (Irlanda) e operacional em Nottingham (Reino Unido da Grã-Bretanha), Costa Mesa (Califórnia, EUA) e São Paulo (Brasil).

Esta cotada na Bolsa de Valores de Londres e faz parte do índice FTSE 100.
Fornece informações sobre análise de crédito e consumo.

No Brasil, o grupo Experian comprou a Serasa, maior empresa do ramo, por 1,2 bilhão de dólares em 2007.

(http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u307203.shtml)
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Experian)


(http://www.experianplc.com)
(http://www.serasaexperian.com.br/quem-somos/institucional/diretoria)

João Carlos Rizolli

Puxa! Depois de ler as manchetes dos dois jornalões fiquei revoltado e aguardando que alguma voz mais autorizada (ao menos que a minha, bem claro), se manifestasse sobre o absurdo nelas retratado. Que bom que a resposta tenha vindo sob a pena do L. NASSIF, esse grande Jornalista (o “J” maiúsculo é merecido) Brasileiro (e o “B”, também; em contraposição aos “jornalistas” estrangeirófilos entreguistas).Esse pessoal sempre torceu, e agora, como nunca, torce deslavadamente, para que o centro de compras dos brasileiros seja Maiami.

Marat

O PIG, talvez comandado pelo Tio Sam ou outro tubarão capitalista selvagem, está cada vez se esmerando mais no quesito sofisma, ou a síndrome do copo cheio pela metade…

Elias

Comparar a análise de Luis Nassif, às análises dos jornalões e da TV Globo, é ver Nassif como um tecido fino, para a alta costura, e os jornalões e a TV Globo como um saco roto, todo esgarçado.

FrancoAtirador

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Natal paradisíaco para a Mídia Empresarial

é nas Ilhas Virgens Britânicas e em Caimã.
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Postado por ‘anac’ em comentário aqui no Viomundo:

Sonegação de impostos

Ricos brasileiros têm 4ª maior fortuna do mundo em paraísos fiscais

“Instituições como Bank of America, Goldman Sachs,
JP Morgan e Citibank oferecem serviço de remessa”
(John Christensen, diretor Tax Justice Network)

Os super-ricos brasileiros detêm o equivalente a um terço do Produto Interno Bruto, a soma de todas as riquezas produzidas do País em um ano, em contas em paraísos fiscais, livres de tributação.

Trata-se da quarta maior quantia do mundo depositada nesta modalidade de conta bancária.

A informação foi revelada no domingo, dia 28, por um estudo inédito, que pela primeira vez chegou a valores depositados nas chamadas contas offshore, sobre as quais as autoridades tributárias dos países não têm como cobrar impostos.

O documento The price of offshore revisited, escrito por James Henry, ex-economista-chefe da consultoria McKinsey, e encomendado pela Tax Justice Network, mostra que os super-ricos brasileiros somaram até 2010 cerca de US$520 bilhões (ou mais de R$1 trilhão) em paraísos fiscais.

O estudo cruzou dados do Banco de Compensações Internacionais, do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial e de governos nacionais para chegar a valores considerados pelo autor.

Em 2010, o Produto Interno Bruto Brasileiro somou cerca de R$3,6 trilhões.

“Enorme buraco negro”
O relatório destaca o impacto sobre as economias dos 139 países mais desenvolvidos da movimentação de dinheiro enviado a paraísos fiscais.

Henry estima que, desde os anos de 1970 até 2010, os cidadãos mais ricos desses 139 países aumentaram de US$7,3 trilhões para US$9,3 trilhões a “riqueza offshore não registrada” para fins de tributação.

A riqueza privada offshore representa “um enorme buraco negro na economia mundial”, disse o autor do estudo.

Na América Latina, chama a atenção o fato de, além do Brasil, países como México, Argentina e Venezuela aparecerem entre os 20 que mais enviaram recursos a paraísos fiscais.

John Christensen, diretor da Tax Justice Network, organização que combate os paraísos fiscais e que encomendou o estudo, afirmou à BBC Brasil que países exportadores de riquezas minerais seguem um padrão.

Segundo ele, elites locais vêm sendo abordadas há décadas por bancos, principalmente norte-americanos, para enviarem seus recursos ao exterior.

“Instituições como Bank of America, Goldman Sachs, JP Morgan e Citibank vêm oferecendo este serviço.
Como o governo norte-americano não compartilha informações tributárias, fica muito difícil para estes países chegar aos donos destas contas e taxar os recursos”, afirma.

“Isso aumentou muito nos anos de 1970, durante as ditaduras”, observa.

Quem envia
Segundo o diretor da Tax Justice Network, além dos acionistas de empresas dos setores exportadores de minerais (mineração e petróleo), os segmentos farmacêutico, de comunicações [!!!] e de transportes estão entre os que mais remetem recursos para paraísos fiscais.

“As elites fazem muito barulho sobre os impostos cobrados delas, mas não gostam de pagar impostos”, afirma Christensen.

“No caso do Brasil, quando vejo os ricos brasileiros reclamando de impostos, só posso crer que estejam brincando.
Porque eles remetem dinheiro para paraísos fiscais há muito tempo.”

(http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/07/120722_ricos_evasao_brasil_rp.shtml)
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Leia também:

>’Super-ricos’ têm US$ 21 trilhões escondidos em paraísos fiscais
(http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/07/120722_ricos_evasao_rp.shtml)

>Demanda local impulsiona mercado imobiliário de alto luxo no Brasil
(http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/02/120202_mercado_imobiliario_ricos_brasil_julia_rw.shtml)

>Lista de cem mais ricos da Grã-Bretanha tem 2 brasileiros
(http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/04/120429_ricos_sunday_times_brasileiros_rw.shtml)
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    FrancoAtirador


FrancoAtirador

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HUMOR

Como transformar 5% de crescimento de vendas em crise

Por Luís Nassif, no GGN

As vendas em Shoppings Centers aumentaram 5% em 2013, segundo a associação do setor, próximo aos 6% de crescimento em 2012.

Foram abertas novas lojas e, portanto, as vendas distribuídas entre mais lojas.

Mesmo com o aparecimento de novas lojas, o faturamento das lojas antigas ficou estável.

Ou seja, a expansão do consumo foi suficiente para garantir a entrada de novas lojas sem afetar o faturamento das anteriores.

Abaixo, a manchete do G1 ressaltando o crescimento das vendas totais.

Em seguida, da UOL, anunciando o pior Natal em cinco anos, com base na seguinte declaração:
“Esse foi o pior Natal em cinco anos.
Se não fosse o crescimento orgânico dos shoppings e as expansões, não teria havido crescimento nenhum”, diz Nabil Sahyoun, presidente da Alshop.

Ou seja, se o faturamento não tivesse aumentado
e os shoppings não tivessem crescido,
não teria havido crescimento algum. [!!!]

Durma-se com essa qualidade de informação.

(http://jornalggn.com.br/noticia/como-transformar-5-de-crescimento-de-vendas-em-crise)
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    FrancoAtirador

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    Rio Grande do Sul

    Vendas de Natal em Porto Alegre cresceram 8,54% em 2013

    A média geral de cidades do Rio Grande do Sul
    com mais de 100 mil habitantes foi de 8,08%
    mais vendas do que no ano passado

    Em cidades com menos de 25 mil habitantes,
    o crescimento das vendas foi de 10,47%

    EcoFinanças

    As vendas de presentes de Natal em Porto Alegre cresceram 8,54% em 2013, na comparação com o ano anterior.

    A pesquisa divulgada nesta sexta-feira (27) pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) mostra ainda que a média geral dos municípios gaúchos com mais de 100 mil habitantes foi de 8,08%.

    A taxa é bem maior que a prevista pela FCDL-RS antes do feriado.

    Em cidades com menos de 25 mil habitantes, o crescimento das vendas foi de 10,47%.

    Alvorada foi a cidade que apresentou maior alta em relação ao ano anterior, de 18,33%.

    (http://www.ecofinancas.com/noticias/vendas-natal-porto-alegre-cresceram-8-54-2013)
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    FrancoAtirador

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    Belo Horizonte/MG

    Shoppings registram alta de até 20% nas vendas de Natal
    Fluxo de consumidores chegou a aumentar 22% na Capital

    Andréa Rocha – Diário do Comércio

    Confirmando o movimento percebido na primeira semana de dezembro, e contrariando as piores expectativas [SIC] diante dos indicadores econômicos, neste Natal os shoppings de Belo Horizonte registraram aumentos de 2% a 22% no fluxo de pessoas e de 9% a 20% nas vendas em relação ao ano passado.

    (http://www.diariodocomercio.com.br/noticia.php?id=128001)
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    Cibele

    Muito obrigada por suas informações, Franco, muito legal seu trabalho. SÓ RINDO MUITO!!!

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