O blogueiro Pettersen, do Espírito Santo, pede socorro

Tempo de leitura: 2 min

ALERTA VERMELHO: BLOGUEIRO MARCADO PARA MORRER PEDE SOCORRO

por Celso Lungaretti, no blog Náufrago da Utopia

“Chamo a sua atenção para a matéria Julio Cesar: delegado é acusado de formar milícia no ES Veja se pode me apoiar divulgando o caso, pois estou ameaçado de morte.”

Recebi este apelo do bravo guerreiro Antuérpio Pettersen Filho, que preside a Associação Brasileira de Defesa do Indivíduo e da Cidadania e edita o jornal eletrônico Grito Cidadão.

Veterano de muitas batalhas, o Pettersen é a última pessoa do mundo de quem possamos suspeitar de alarmismo. Afianço: a ameaça é séria e todos que puderem ajudar em algo, devem fazê-lo o quanto antes.

O motivo são as denúncias que ele vem fazendo contra Julio César Oliveira Silva, delegado de Polícia Civil que Pettersen acusa de ser remanescente do Esquadrão da Morte e continuar até hoje envolvido com o crise organizado.

Isto, aliás, se verificou também com seu extinto congênere paulista, desbaratado pelo promotor Hélio Bicudo. Inicialmente protegido pela ditadura militar, o bando do delegado Sérgio Paranhos Fleury perdeu o apoio da caserna quando Bicudo provou que nada tinha de justiceiro, apenas exterminando traficantes menores a soldo de um traficante maior, que queria eliminar a concorrência.

Eis a ficha do delegado Júlio Cesar, segundo o blogueiro:

Até outro dia ocupando o cargo de Chefia Geral de Polícia Civil, (…) o delegado de Polícia Civil Julio César Oliveira Silva [é] egresso de breve carreira na Polícia Federal, (…) membro atuante da proscrita Escuderia Le Cocq, banida por determinação do Ministério Público, ainda assim, ocupante do mais alto cargo na hierarquia da Polícia Civil capixaba, famoso por suas ligações com o submundo do crime… [Agora ocupa] o cargo de delegado titular da Divisão de Promoção Social da Polícia Civil, órgão que maneja licenças médicas e afere legalidade para o porte de arma dos policiais civis, (…) onde tem menos visibilidade, (…) no entanto, vem o Delegado usando das suas faculdades para promover seus interesses pessoais e escusos.

Por estar na mira de inimigos extremamente perigosos, Pettersen decidiu encaminhar “pedido de medidas protetivas de vida ao Ministério Público Federal, próprias do Programa de Proteção a Testemunhas, a fim de que sejam tolhidos os que compõem a gangue que parece ter assumido o controle da Polícia Civil capixaba”.

Apoie o VIOMUNDO

O alerta está lançado: nossa solidariedade talvez represente a diferença entre a vida e a morte para Pettersen!

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Antonio Castro

Petersen,
será que a continuidade da tortura e dos grupos de extermínio não constituiria alguns dos obstáculos principais à mudança das leis da anístia – quantas pessoas estão sendo torturadas neste momento por este Brasil afora?
A sua luta é uma continuidade da luta pela responsabilização dos torturadoresl

Entrevista com Pettersen Filho, blogueiro ameaçado por delegado remanascente do Esquadrão da Morte | Maria Frô

[…] e afiançadas por Celso Lungaretti em seu blog e reproduzidas em outros blogs como no Maria Frô e Viomundo mobilizaram as redes sociais para reverberá-las e assim sensibilizar as autoridades sobre a […]

Rogério Leonardo

Neste caso, em virtude da repercussão nacional do caso, a Polícia Federal poderia ser acionada, pois sua competência é garantida pelo artigo 144 , 1º , I , da Constituição Federal de 1988.

Além disso, na própria matéria está exposto que o blogueiro procurou o Ministério Público Federal para ingressar em um dos programas de proteção à testemunha.

Se ele sofrer um atentado já sabemos o responsável.

SILOÉ -RJ

Porque os blogueiros não se unem e fazem um tuitaço e pressão pelo email em cima desse delegado???
Ele pode ser miliciano mas é um só, se todos divulgarem o que ele faz ele não conseguirá reagir contra todos, não podemos nos acovardar, temos que usara nossa arma, a INTERNET.
Como diz a Geisa o terreno está minado, mas ele pisa nesse terreno também.

José Carlos Gondim

Não tenho por que duvidar do post, afinal tem o aval do Azenha que – pra mim – é sempre uma referência. Mesmo que os direitos humanos sejam aqui desconsiderados, estamos prontos para ajudar o blogueiro Pettersen, mas como? Vou compartilhar essa notícia no meu perfil do FB, quem sabe uma boa divulgação do caso possa dar uma força contra a corrupção e o arbítrio?

Geysa Guimarães

Tadinho, foi se meter em terreno minado. Não sei se qualquer proteção adiantará, caso ele continue à mão.
Eu, no lugar dele, bateria em retirada – do Estado. E tentaria viver incógnita.
Essa conversa de proteção policial não tem dado resultado nem para as mulheres agredidas, nem para os ambientalistas do Pará, para pessoa alguma. Convenhamos, não é tarefa fácil oferecer proteção total a qualquer cidadão. Ou vsc mesmo se cuida, ou bau-bau.

João PR

Cadê a Polícia Federal??
Precisamos pressionar a PF, o MP e o Ministério da Justiça para fazer algo a respeito!!

    Luciano Prado

    O caso é da competência da justiça comum, cuja apuração é da polícia civil e do ministério público estadual. Portanto, mesmo que quisessem a PF e MP Federal não têm competência para tal.
    Lamentável, mas é o fato.

Regina Braga

O que faz o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos? Se todas as acusações contra o delegado não são apuradas pela Corregedoria do Estado,coloquem a polícia federal em ação…Ou vamos esperar mais uma morte anunciada? De mortes anunciadas o país já cansou!!!!

Leonardo Câmara

É a coisa aqui é complicada, o respeito ao estado de direito não é um dos fortes locais, daí se percebe que a sociedade como um todo é dada a muita leniência com máfias. Aliás, até muito pouco tempo o estado era governado por mafiosos.

Alguns deles, inclusive, já andam tranquilamente nas ruas beneficiados por essas progressões de pena que a OAB vive enxertando na lei para benefício de seus associados.

Juiz manda matar juiz e fica solto ganhando seu salário numa boa. Presidente do tribunal de justiça é pego em esquema fraudulento por ação da polícia federal, presidente do TCU é condenado por crime de corrupção (e continua no cargo), e por ai vai…

Não precisa ser muito esperto para ver que esse monte de lojas que ficam abertas por anos sem movimento nenhum são apenas fachada para lavagem de dinheiro. Se fizerem uma auditoria séria nesses portos de Vitória e Vila Velha vai ser um tremendo barata voa. Tá na cara o descaminho e o contrabando.

Impunidade dá nisto…

Qual é o órgão federal que é preciso pressionar para que o Pettersen tenha a devida proteção? Vamos ajudar nisso.

Deixe seu comentário

Leia também