Movimentos sociais contra projeto entreguista de Serra do pré-sal e da Petrobras
Tempo de leitura: 4 minSeis motivos que justificam a importância de manter a Petrobrás como operadora única na área do pré-sal. (rejeitando o entreguismo do projeto de lei PLS 131-2015 do Senador José Serra PSDB-SP)
1- Para avançar com soberania energética e ambiental: controlando a produção, garantido o abastecimento nacional, evitando a extração predatória, os riscos de acidentes e maiores custos econômicos no futuro.
A operação única pela Petrobrás no pré-sal brasileiro garante ao Estado nacional, que detém a maioria do capital votante da empresa, o planejamento da produção, escapando da armadilha da produção rápida e predatória, que compromete os reservatórios e trás inúmeros riscos ambientais como o ocorrido no acidente no campo de frade no litoral do Rio de Janeiro em novembro 2011 operado pela estadunidense Chevron.
O Petróleo por muitos anos será estratégico como energético (responsável por mais de 50% da matriz mundial) e como matéria prima (presente em mais de 3.000 produtos). Garantir, sua exploração e uso adequado na atualidade, e que não faltará este recurso para as futuras gerações de brasileiros é obrigação de todos.
São inúmeros os exemplos de nações que submeteram a produção a multinacionais que operam sobre a lógica meramente econômica e hoje se encontram em maus lençóis. As situações vividas por nossos vizinhos argentinos onde após a privatização exportaram petróleo a 04 dólares o barril e mais tarde tiveram que importar a mais de 100 dólares, ou da Indonésia, que exportou petróleo a 01 dólar o barril e hoje drena seus recursos pagando pelo mesmo barril de petróleo 60 dólares, são procedimentos que não devemos repetir em nosso país.
2- Para preservar e ampliar o conhecimento, bem que vale mais do que o dinheiro.
Ter a Petrobras como operadora única é essencial para garantir o domínio e a continuação do desenvolvimento tecnológico. O nível tecnológico atingido pelos trabalhadores da Petrobrás é fruto de muito trabalho e desenvolvimento científico. Ceder a condição de operadora única dificulta esta vantagem estratégica, expõe nossa capacidade de vanguarda a potenciais competidores e desperdiça oportunidades de aprendizado.
A Petrobras recebeu em maio de 2015 o prêmio da OTC (Offshore Technology Conference) considerado o Nobel da indústria petroleira. Este prêmio foi graças a nossa produção no pré-sal. Chegar a essa condição custou sangue, suor e lágrimas a gerações de brasileiros. As três coisas mais importantes para uma empresa de energia são: mercado, reservas e conhecimento tecnológico. O Brasil através da Petrobras detém os três sendo o conhecimento o mais difícil de ser alcançado.
Não temos nenhuma dúvida que a história vitoriosa da Petrobrás, e seu extraordinário potencial indica plena capacidade de ser a operadora única no pré-sal. Mesmo vivenciando dificuldades momentâneas em relação a sua capacidade financeira, fato que já esta sendo superado com uma política adequada de preços, a Petrobrás conseguiu em apenas 8 anos após a descoberta do pré-sal, uma produção de cerca de 800 mil barris por dia, fato inédito na indústria do petróleo.
Apoie o VIOMUNDO
3- Para garantir que o petróleo produzido e os royalties recolhidos sirvam aos interesses do povo brasileiro.
A operadora é responsável por medir o petróleo produzido e submeter a informação às instituições de controle e regulação.
A produção sobre as condições do pré-sal, a quilômetros de distancia da costa dificulta e muito a fiscalização. Seguramente a melhor forma de acompanhamento pelo povo, e por nossas instituições nacionais dessa importante questão é estar sob controle da Petrobrás. Ter a Petrobrás como operadora única, com o adequado controle público, é maior garantia na destinação dos Royalties para educação e para a saúde.
Além do mais, a propriedade do petróleo da às nações vantagens geopolíticas, na medida em que, o Estado pode administrar uma base natural rara, não renovável, desigualmente distribuído no planeta e sobretudo essencial para a sobrevivência a segurança e o bem estar de todos os Estados.
4- Para alavancar o desenvolvimento, com o conteúdo local, gerando mais e melhores empregos.
A Petrobrás como operadora única tem plenas condições de dirigir os empreendimentos. Incentivando de forma organizada o desenvolvimento da indústria de bens e serviços. Essa condição é essencial para a política industrial brasileira, maximizando o conteúdo local, em bases competitivas, e garantindo o desenvolvimento integrado a nível nacional.
Segundo dados do SINAVAL (Sindicato da Construção Naval) apesar da existência de inúmeras operadoras privadas e estrangeiras no Brasil apenas a Petrobras tem encomendas de navios e plataformas aos nossos estaleiros, portanto, a prática nos conduz a convicção, que sem a Petrobras, a política do conteúdo local tão importante para impulsionar o desenvolvimento nacional ficará só no papel.
A operação e a condução dos empreendimentos pela Petrobrás possibilitam que mais e melhores empregos sejam criados no Brasil. Este fator estimula o estudo, a pesquisa e o conhecimento, potencializando a inteligência local, garantindo as condições para o intercambio de experiência com o conhecimento produzido a nível mundial.
5- Para manter a integralidade da lei da Partilha.
A lei da Partilha 12.351/2010 aprovada pelo Congresso Nacional representou um salto de qualidade para a produção de Petróleo no Brasil. Esta lei possibilita a estruturação de uma grande nação alavancando o desenvolvimento nacional, garantindo soberania energética e dando destino social ao retorno econômico, resolvendo assim nossos ainda graves problemas sociais.
A Petrobras, como operadora única do Pré-Sal, é parte fundamental do modelo formulado na partilha para garantir esse tripé: soberania energética, desenvolvimento econômico e destinação social. Mudar esse ponto irá “desfigurar a Lei da Partilha” comprometendo a utilização adequada de um recurso que a natureza levou 150 milhões de anos para produzir.
6- Porque acreditamos no Brasil, na nossa potencialidade e na nossa capacidade.
A História da indústria do petróleo em nossa Pátria é cheia de desafios, que foram sendo superados um a um com perseverança, determinação e muito trabalho.
Superamos o desafio de encontrar o sonhado petróleo no Brasil. Superamos o desafio de desenvolver uma empresa e uma indústria potente e exemplar.
Superamos o desafio de sermos autossuficientes em petróleo. Superamos o desafio histórico, ao descobrir o pré-sal, que para o consumo nacional, temos petróleo para mais de 100 anos.
Confiamos plenamente no povo brasileiro, na capacidade de superarmos problemas que possam surgir.
A Petrobrás operadora única no pré-sal é mais uma conquista histórica. Manter esta conquista é um desafio de todos que lutam por um país justo, democrático e fraterno.
Rio de Janeiro, 15 de junho de 2015.
FUP Federação Única dos Petroleiros
CUT
MAB Movimento dos Atingidos por Barragens
Plataforma Operária e Camponesa para Energia
MST
Leia também:
DNA tucano do petista Delcídio Amaral fala mais alto sobre o pré-sal
Comentários
C.Paoliello
Governo grego resistirá às chantagens dos banqueiros:
http://www.esquerda.net/artigo/tsipras-europa-deve-deixar-de-dar-tiros-nos-pes/37407
Bonobo, Severino de Oliveira
La vem de novo o Zé Propina, o famoso Vampiro da Mooca, ou Zé Bolinha, querendo montar a banca de liquidação dos ativos nacionais lá em Brasília. De noooovo!!!
renato
Este senhor deveria ir preso, por pretender fazer isto.
É a mesma coisa que propor, a retirada do dinheiro da poupança para dar para os Gringos.
Ou estão querendo tapar o rombo do PSDB nos estados onde governam
Mas tem que ir para a cadeia..tem sim..
Messias Franca de Macedo
ATENÇÃO BRASIL!
MAIS UMA PROVA DO ENTREGUISMO DOS DEMoTUCANOS – E O CONLUIO COM O [Sérgio] ‘Tolo’!
Depoimento do deputado federal Jutahy Magalhães Junior – Operação Lava Jato
https://www.youtube.com/watch?v=k-fE3OmeqBg
Antonio – DF
Serra tucano, é 5a. coluna ianque e entreguista, esse pilantra devia era estar atrás das grades e não como senador da republica brasileira.
Como cidadão brasileiro, tenho vergonha de ter um político vagabundo como o Serra no senado federal.
Lafaiete de Souza Spínola
Galileu, no século XVI, com toda sua atuação genial na física e na matemática, fez uso de um telescópio por ele construído e utilizou suas experiências para robustecer as afirmações de Copérnico e outros que defendiam o Sistema Heliocêntrico. Por essa posição foi duramente censurado pelos poderosos da época.
Naquela época se alguém conjecturasse que no Século XX surgiria a internet, talvez o assunto fosse tratado como heresia. Hoje, estamos vivendo a época da internet, mas artifícios mais refinados como REPLY, LIKE e UNFOLLOW UP e outros recursos são amplamente utilizados como meio de censura.
Bem, como sempre declarei, votei no Lula e na Dilma, contudo critico a falta de investimento na educação básica, na medida necessária, para que as mudanças estruturais possam acontecer.
Venho defendendo, mais enfaticamente, desde 2010, mas sinto a resistência de parte da classe média que se declara avançada. Talvez, sejam os efeitos das transformações no DNA, após a famosa “Carta ao Povo Brasileiro”.
Agora, nos deparamos com o fortalecimento das mesmas ideias que contribuíram para o suicídio do presidente Vargas. E um dos principais motivos foi a criação da Petrobras!
Continuo afirmando que precisamos de um projeto de nação justa e soberana, onde a educação básica é o alicerce:
https://www.facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/376383689185712
O Petróleo é nosso!
Bonobo, Severino de Oliveira
O petróleo é nosso!! E o dinheiro dos impostos também é nosso. Mas, se olharmos o orçamento, veremos que vai quase todo para os banqueiros.
Com o nosso rico dinheirinho indo na proporção de quase 50 % direto para as garras dos vampiros rentistas banqueiros, amigos daquele outro “Vampiro da Mooca”, como é que se faz para atender as outras demandas do orçamento, como educação e saúde?
“A dívida pública é um mega esquema de corrupção institucionalizado”
http://www.cartacapital.com.br/economia/201ca-divida-publica-e-um-mega-esquema-de-corrupcao-institucionalizado201d-9552.html
Romanelli
enviei um comentário que deve estar aguardando liberação ..não aparece na tela ..sumiu ..se localizarem,, poderiam liberar ?
.
grato
Romanelli
FATO – Estatismo não é socialismo ..e esta horrorosa lição esta difícil de ser assimilada pela esquerda de plantão
.
INFELIZMENTE as reformas não vieram ..hoje ainda somos um país de poucos pra poucos
.
“Nosso” Estado ainda é perdulário, corrupto, ineficiente, dominado por hordas de pelegos e pelo corporativismo mais bandido ..afinal, pra que se quer um Estado mais pró ativo ? e muitos esqueceram de se perguntar, ou nem sabem responder, pois fosse assim, a presidente não teria feito o que fez.
.
Queria que fosse diferente ..mas não é ..hoje mais de 50% dos dividendos da Petrobrás são enviados pra fora
.
Recentemente, num show de populismo IRRESPONSÁVEL, um mar de recursos que deveriam ser bem tratados, direcionados, foram torrados em projetos e assistencialismo que, quando muito, preservaram precariamente, mas jamais removeram nossos passivos.
.
US$ 70 bi pela emissão da Pré sal em 2010 sumiram ..US$ 4,5 bi foram dados de SUBSÍDIOS a outros país ,,DEZENAS de bilhões dados como incetivo pra industria automobilística ..mais de R$ 300 bi estão sendo gastos anualmente com juros PLACEBO ..US$ 50 bi foi o montante gasto a mais do que o planejado em investimentos da Petrobrás (e ninguém foi punido) ..a empresa acaba de reconhecer R$ 50 bi de perdas por ativos em seus resultados, sendo R$ 6 devido a maracutaias.
.
sim, queria que fosse diferente ..pra mim Estado deveria ser um agente indutor, reformador ..só que não
.
..queria que a empresa estivesse valendo 1/3 do que recentemente já foi (e isso sem reconhecer a inflação, pq senão esta em 1/4 do que era)
.
Afinal, a Petrobrás é de quem ? Dos funcionários, de governos, de pelegos ? do POVO ?! ahhh vá !!! ..convenhamos, pela tortuosidade do modelo ainda pagamos gasolina equivalente a país que não a tem, e nem que a transforma.
.
pois é ..e qual o melhor modelo ? ..usá-la como fonte transformadora ? com este Estado de coisas que temos ? Convenhamos, com ele já ficou provado que o tamanho do ralo equivale a um boeiro (lembre-se, agorinha mesmo juízes, promotores e procuradores passaram a ganhar R$ 2,9 mil/mês pra educarem seus filhos ..e o SM mil esta na faixa de 0,8 mil)
.
então ..uma verdade, NÃO adianta partilhar a pré sal sem antes sabermos o que saíra de lá ..e PIOR, bem pior, se não tivermos claramente a noção de onde devemos aplicar e quais os resultados que queremos, que nos COMPROMETEMOS a alcançar, com responsabilidade (e não com chute)
.
..ou isso, ou será mais do mesmo, independente do modelo que se adotar
Julio Silveira
Meu caro para tudo que você diz eu digo o seguinte, sendo do povo, sempre o povo poderá mudar a direção, o rumo das coisas. Basta que se consiga atingir um grau de maturidade que os façam distinguir quem está, de fato, a seu favor. A tese da democracia serve para isso. Entregando a um estado estrangeiro, (por que não se engane, a Chevron, ou qualquer outra multinacional, trabalham para estados estrangeiros, são extremamente ligadas a seus estados de origem) perde-se completamente a possibilidade do povo nancional interferir para ter algum beneficio, inclusive no futuro, tornando-se apenas vacas produtoras de riqueza, para gerar os principais beneficios nos estados e nas sedes desses grupos. Não fossem assim e seus estados não teriam força para lhes impor sanções, por eventuais interesses de negociarem com estados que pretendam sancionar. A tese da liberdade economica tão aventada pelos conceituadores culturais, já, aí, cai por terra. Esse papo usado pelos defensores do privatismo no Brasil nada tem de meritório, é feito por oportunistas que se valem de um ambiente pouco afeito a sensibilidade civica e patriotismo, onde o estado é maquiavelicamente desregrado para evitar responsabilizações sérias contra gente nesse nível. Visível nos conluios do publico com o privado. Que ao final servem para oportunizarem o melhor do mundos aos velhacos. Os mesmo vem desenvolvendo na cidadania essa cultura de forma osmótica, fazendo com que todos olhem o estado como tetas, sempre pensando em tirar proveito se valendo de suas estruturas para uso na conversão de benefícios exclusivos, sem qualquer sentimento de divida para com ele. E o povo é duplamente enganado, Primeiro quando são pegos com principios distorcidas, virando coisa cultural e segundo quando pagam para quem não desenvolve qualquer empatia consigo. Perde-se aí as garantias disso que você, ingenuamente eu acredito, divulga. De alguma forma, os grupos privados, daqui, agirão por interesse de sua minoria proprietária, e usarão o estado para isso, como em todo o mundo (com a diferença de que no mundo o estado ordena com competencia e cobra e bem a sua parte) é o povo que acabará pagando por todo esse exclusivismo. Mais, aqui existe um ingrediente extra, nesse caldo cultural rançoso que eu costumo atribuir o titulo de corrupção moral.
Adilson
Temos que nos organizar e tomar as ruas e realizar o panelaço contra os interesses desses derrotados tucanos ordinários e entreguistas, em prol do patrimônio público, não podemos deixar acontecer o que aconteceu com a Vale do Rio Doce.
Se deixarmos eles privatizam o Bolsa Família para o Walmart.
Helena/S.André SP
É isso aí, Adilson. Temos que ir às ruas para protestar contra esse verdadeiro roubo que estão querendo fazer com o nosso pré-sal.
cacau
É a cara do GARGAMEL, gente!
FrancoAtirador
.
.
EM APENAS 1 ANO, A PETROBRAS DOBROU
.
A PRODUÇÃO DE PETRÓLEO DO PRÉ-SAL.
.
.
Índice de Reposição de Reservas (IRR) foi de 105%:
.
Para cada 100 Barris Extraídos se acrescentaram
.
outros 105 às Reservas Provadas da Petrobrás.
.
.
FrancoAtirador
.
.
Maior Produção a Custos Mais Baixos:
.
O Pré-Sal é Cada Vez Mais Produtivo,
Exigindo Menos Recursos à Extração.
.
A Petrobras Produz Mais Petróleo
com Muito Menos Investimentos.
.
(http://superacao.hotsitespetrobras.com.br/desempenho.html)
.
.
Alô, Serra, até 2022!
.
.
FrancoAtirador
.
.
Petrobras perfura Poços no Pré-Sal em tempo cada vez menor
e obtém 100% de Sucesso Exploratório no Polo da Bacia de Santos
.
Com a experiência adquirida e a introdução de novas tecnologias,
foi reduzido o tempo médio de construção de poços de Petróleo.
.
Na área de Lula/Iracema Sul, a Construção do Poço 8-LL-38D-RJS,
com profundidade de 5.450 metros do nível do mar ao reservatório,
levou 92 dias – um tempo recorde – economizando US$ 25 milhões.
.
A Petrobras obteve 100% de Sucesso Exploratório no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos
ou seja, encontrou petróleo em todas as perfurações realizadas nessa área, em 2014.
.
(http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/areas-de-atuacao/exploracao-e-producao-de-petroleo-e-gas/pre-sal)
.
.
Messias Franca de Macedo
[… Ainda sobre ratos &$ Tucanos!]
ONDE ESTÁ O LADRÃO
A tentativa de liquidar antecipadamente a candidatura de Lula em 2018 tem proporcionado momentos hilários. O instituto criado pelo petista é “acusado” de receber dinheiro da empreiteira Camargo Corrêa. Aí surge uma reportagem de anos atrás, da revista “Época”, descrevendo como FHC arrumou seu futuro ainda no governo, passando o chapéu num jantar no Alvorada com figuras carimbadas do PIB nacional.
Duas questões. A primeira: a qual político influente a Camargo Corrêa e outras empreiteiras não doaram dinheiro neste país?
A segunda: você conhece algum ex-presidente, mesmo fracassado, que não cobra por palestras após o fim do mandato?
Por jornalista Ricardo Mello
Jornal Folha de São Paulo
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/222792-estupro-constitucional.shtml
Marat
A turma da extrema direita fascistoide capacho do Tio Sam está com toda a vontade de se arreganhar para o Grande Irmão do Norte… PT enfraquecido e nas mãos do fanático religioso… Os movimentos sociais, e os demais movimentos de esquerda têm de se unir e evitar a tragédia. A (nossa) tragédia é muito bem detalhada no diabólico “sorriso” da figurinha acima estampada… Vade retro!!!
Julio Silveira
Sinceramente, gostaria de saber o por que da compulsão de alguns nativos por entregar o patrimônio nacional para países estrangeiros. Gente sem nenhum prurido moral que não pestaneja movido sabe-se lá por que motivação torpe encoberta por falsos argumentos de ser do interesse pátrio. É difícil entender, será que fizeram lavagem cerebral, hipnose? por que um sujeito normal dormir com a consciência tranquila depois de praticar tal vilania, e coisa para alguém com problema de rejeição a própria cidadania, não é coisa de um cidadão normal que ama sua pátria.
Jose
É simples. Os tucanos são sócios dos extrangeiros nesse negócio, e por isso teriam participação nos lucros dos extrangeiros com a entrega do pré-sal. Só que isso é escondido do público.
Helena/S.André SP
Tenho certeza, Julio, que quem quer entregar o nosso pré-sal vai ganhar muita grana com isso.
Vicente
Ué, o governo não está concedendo ferrovias, aeroportos, portos e estradas? Que problema tem de acabar com esse famigerado modelo de partilha e conceder o Pré-Sal para quem oferecer as melhores condições?
Bonobo, Severino de Oliveira
Eu acho que é simples banditismo simples e acabado inato, ou adquirido.
Paulo
Nesta foto Serra (ou Ladeira-Abaixo) mostra seus dedos com o “V”, de VENDIDO (LESA-PÁTRIA).
João Batista
Devia ser proibido colocar foto do Serra nos artigos.. mesmo que se esteja falando dele… Assusta demais a gente, sô! Olha que trem esquisito é esse sujeito!!! Parece um monstrinho terrorista caído direto de um planeta dominador tentando parecer simpático aos terráqueos!
Julio Silveira
Sinceramente, gostaria de saber o por que da compulsão de alguns nativos por entregar o patrimônio nacional para países estrangeiros. Gente sem nenhum prurido moral que não pestaneja movido sabe-se lá por que motivação torpe encoberta por falsos argumentos de ser do interesse pátrio. É difícil entender, será que fizeram lavagem cerebral, hipnose? por que um sujeito normal dormir com a consciência tranquila depois de praticar tal vilania, e coisa para que não é um cidadão normal que ama sua pátria.
Bonobo, Severino de Oliveira
O Joseph Stiglitz explica com uma simples equação:
“Privatization = Briberization”
“Step One is Privatization – which Stiglitz said could more accurately be called, ‘Briberization.’ ”
http://www.gregpalast.com/the-globalizer-who-came-in-from-the-cold/
Deixe seu comentário