“Veja desinforma seus leitores e tenta manipular a realidade”

Tempo de leitura: 3 min
Foto: Roberto Stcukert/PR

Foto: Roberto Stcukert/PR

NOTA À IMPRENSA

A reportagem de capa da revista Veja de hoje é mais um episódio de manipulação jornalística que marca a publicação nos últimos anos.

Depois de tentar interferir no resultado das eleições presidenciais, numa operação condenada pela Justiça eleitoral, Veja tenta enganar seus leitores ao insinuar que, em 2009, já se sabia dos desvios praticados pelo senhor Paulo Roberto Costa, diretor da Petrobras demitido em março de 2012 pelo governo da presidenta Dilma.

As práticas ilegais do senhor Paulo Roberto Costa só vieram a público em 2014, graças às investigações conduzidas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público.

Aos fatos:

Em 6 de novembro de 2014, Veja procurou a Secretaria de Imprensa da Presidência da República informando que iria publicar notícia, “baseada em provas factuais”, de que a então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, recebeu mensagem eletrônica do senhor Paulo Roberto Costa, então diretor da Petrobras, sobre irregularidades detectadas em 2009 pelo Tribunal de Contas da União nas obras da refinaria Abreu e Lima. O repórter indagava que medidas e providências foram adotadas diante do acórdão do TCU. A revista não enviou cópia do e-mail.

No dia 7 de novembro, a Secretaria de Imprensa da Presidência da República encaminhou a seguinte nota para a revista:

“Em 2009, a Casa Civil era responsável pela coordenação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Assim, relatórios e acórdãos do TCU relativos às obras deste programa eram sistematicamente enviados pelo próprio tribunal para conhecimento da Casa Civil.

Após receber do Congresso Nacional (em agosto de 2009), do TCU (em 29 de setembro de 2009) e da Petrobras (em 29 de setembro de 2009), as informações sobre eventuais problemas nas obras da refinaria Abreu e Lima, a Casa Civil tomou as seguintes medidas:

Apoie o VIOMUNDO

a. Encaminhamento da matéria à Controladoria Geral da União, em setembro de 2009, para as providências cabíveis;

b. Determinação para que o grupo de acompanhamento do PAC procedesse ao exame do relatório, em conjunto com o Ministério de Minas e Energia e a Petrobras;

c. Participação em reunião de trabalho entre representantes do TCU, Comissão Mista de Orçamento, Petrobras e MME, após a inclusão da determinação de suspensão das obras da refinaria Abreu e Lima no Orçamento de 2010, aprovado pelo Congresso.

Nesta reunião, realizada em 20 de janeiro de 2010, “houve consenso sobre a viabilidade da regularização das pendências identificadas pelo TCU” nas obras da refinaria Abreu e Lima (conforme razões de veto de 26 de janeiro de 2009). Foi decidido, também, o acompanhamento da solução destas pendências, por meio de reuniões regulares entre o MME, o TCU e a Petrobras.

A partir daí, o Presidente da República decidiu pelo veto da proposta de paralisação da obra, com base nos seguintes elementos:

1) a avaliação de que as pendências levantados pelo TCU seriam regularizáveis;

2) as informações prestadas em nota técnica do MME que evidencia os prejuízos decorrentes da paralisação; e

3) o pedido formal de veto por parte do então Governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Este veto foi apreciado pelo Congresso Nacional, sendo mantido.

A partir de 2011, o Congresso Nacional, reconhecendo os avanços no trabalho conjunto entre MME, Petrobras e TCU, não incluiu as obras da refinaria Abreu e Lima no conjunto daquelas que deveriam ser paralisadas.

E a partir de 2013, tendo em vista as providências tomadas pela Petrobras, o TCU modificou o seu posicionamento sobre a necessidade de paralisação das obras da refinaria Abreu e Lima”.

A inconsistência da reportagem de Veja é evidente. As pendências apontadas pelo TCU nas obras da refinaria Abreu e Lima já haviam sido comunicadas, em agosto, à Casa Civil pelo Congresso e foram repassadas ao órgão competente, a CGU.

Como fica evidente na nota, representantes do TCU, Comissão Mista de Orçamento do Congresso, Petrobras e do Ministério de Minas e Energia discutiram a solução das pendências e, posteriormente, o Congresso Nacional concordou com o prosseguimento das obras na refinaria.

Mais uma vez, Veja desinforma seus leitores e tenta manipular a realidade dos fatos. Mais uma vez, irá fracassar.

SECRETARIA DE IMPRENSA

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

PS do Viomundo: Merval Pereira, em sua famosa coluna em O Globo, deu o roteiro. Crime de responsabilidade. Dilma não teria tomado as providências necessárias contra a corrupção na Petrobras. A direita ainda não chegou lá, visto que a denúncia de Veja alcança Dilma ainda como ministra chefe da Casa Civil. Porém, o caminho que se busca é este: na impossibilidade do impeachment, sangramento. É neste contexto que se deve entender as nomeações conservadoras de Dilma para o ministério: uma tentativa de acalmar o Congresso, que se divide entre empresários, ruralistas e evangélicos, não necessariamente nesta ordem. Afinal, Merval deixou claro que a direita perdoará o PMDB, desde que este vote para afastar Dilma.

Leia também:

Empresário tucano: Sob Dilma, “nunca se roubou tão pouco”

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Reinaldo C. Filho

Se cometeu crime, tem que ser punido, simples e direto.

PT, PSDB, DEM, PSB, PPS, PTB, PMDB, PCdoB, PP, entre outras associações criminosas chamadas de partidos já cometeram crime, então, devem ser fechadas e ponto final, o que é certo é certo, não existe algo “meio certo”.

Cadeia pra Dilma, pro Lula, pro Alckmin, pro Aécio, pro Maluf, pro Sarney, pro Serra, pro Kassab, FHC, etc.

Oras, enriquecimento ilícito num acordo assombroso Oi / Telemar que enriqueceu a família do Lula, enriquecimento ilícito do FHC nos desvios das privatizações, Kassab (ALIADO DA DILMA) que agrediu idoso que reclamava da péssima saúde, Sarney (ALIADO DO PSDB, LULA E DILMA) que já roubaram montanhas de dinheiro, Collor (ALIADO DO LULA E DA DILMA) que já até sofreu impeachment por confiscar a poupança, Maluf (ALIADO DO LULA, DILMA E PT EM GERAL) que é procurado pela Interpol, etc.

Os petistas não enxergam que em várias eleições municipais o PT se alia ao PSDB que tanto criticam? Lembrando que eu critico fervorosamente o PSDB por acreditar que não passa de outra porcaria de esquerda.

Os petistas acham coerente o mesmo PCdoB que aqui em São Paulo apoia a Dilma, difama ela em certas regiões do país em que estão aliados ao PSDB? Muitas vezes aliados até ao DEM (antigo PFL que eles julgavam terem sido torturado por eles?).

PSDB, PT e tudo o que se aliam a eles não passam de farinha do mesmo saco, mensalão, trensalão, máfia das ambulâncias, petrolão, dólar na cueca, OI, Friboi, amante do Lula, Eduardo Campos falecido com jatinho ilegal, etc.

Até o Zé Maria que eu considerava pelo menos um esquerdista coerente, se corrompeu se aliando ao PSOL que tem o Jean Wyllys que acha que deputados ganham muito pouco e que tem a Luciana Genro que usa verbas públicas para financiar cursinho particular.

Muito estranho isso, a coerência passa longe de um esquerdista (LEMBRANDO QUE CONSIDERO O PSDB UM LIXO DE ESQUERDA), francamente.

Maria Dilma

A V E J A é marginal conhecida.

Mas…. o comentarista da rádio e Tv digital, o que tem os tubos trocados, solta as fezes pra cima, e posa de bom moço,

hoje, disse ” o excesso de estado me aborrece, etc etc.eu tenho vontade de ser sueco por um dia”.

análise:
– Não entendo por que ele se sente aborrecido e cutucado pelo estado brasileiro: pois eu me aproximo 1 ((uma) vez ao ano de um órgão estatal, via contador, para entregar meu IR) Apenas.

– Ele deve mesmo ser sueco por um dia, verá que o sossego sueco é proporcionado pelo expandido estado sueco.

Obs. final. Não há inocentes atrás desses “bons moços”.

Luís CPPrudente

Governo Dilma tem que buscar uma comunicação direta com a população, além de acabar com a Bolsa Imprensa.

Dilma, corte logo a Bolsa Imprensa!

E que venha a Ley de Medios!

O Mar da Silva

Nessa toada a gente vai acabar como?

Dilma nomeia ultraconservadores para se livrar de um golpe.

Os avanços necessários e esperados vão ficar para depois.

Quando? Em 2018?

Lula voltaria e contra ele, além do mentirão, o petrolão.

A saída seria mais conservadorismo do governo? Mais bolsa imprensa?

É um beco sem saída.

Acabo de ler sobre a vitória do Evo na Bolívia e todos os êxitos do país, inclusive enfrentado os golpistas de Santa Cruz, nossa São Paulo.

Os movimentos sociais e a esquerda precisa encontra uma saída para o Brasil porque o PT não trará. E a direita é carta fora do baralho.

marco

Após ler a matéria,e alguns palpites e agregações colocdos à ela,me assusta ler que muitos pensam que ganhar eleição onde vige a sociedade de classes,é alguma coisa como CONQUISTA DE PODER.Ora,poder somente se consegue,aqui e alhures,onde as condições são semelhantes,com ARMAS.O que cabe aqui no Brasil,é tentar ir esgrimindo com o que se tem,ou seja,votos e mobilizações populares,dentro dos limites possíveis,já que tem-se que governar tmbém,com o Congresso Nacional,e a sociedade em que vivemos.Tentar se iludir com conquists eleitorais,como se fora conquistas de poder,e próprio de ESQUERDISMO BURRO,que levou muitos povos já libertos, voltarem ao que eram antes.O que cabe muitas vezes,é saber nõ,o Que Fazer?Sim,COMO FAZE-LO.E isto nõ se faz,com BRAVATAS PSEUDO AVANÇADAS!O santo,é de barro,devagar com o andor.

Washington Souza

Aproveito o momento para os amigos jornalistas dos Blogs sérios que sempre contribui com a honestidade, vocês que estão mais próximos do eu da Presidenta, ou seus assessores, que no meu caso, estou preste a ter um infarto! Porrrrr! Pergunte a eles, se não tem uma grande equipe de bons Advogados?! Não só a Presidenta, como, o PT e a BASE ALIADAE, tem que fazer igual a fotógrafo de Estrelas, cada movimento um FLASH! Portanto, cada notícia mentirosa um PROCESSO com indenização! Como também, usar o SISTEMA DE REDE NACIONAL, para pronunciamentos desmascarando.

Aproveitando: #DEVOLVE GIMAR!!!!!!!!

Elias

Em primeiro lugar deve haver sempre o respeito, em segundo a tolerância e em terceiro a paciência. A paciência é o último estágio para suportar a maldade, as injúrias e as difamações assassinas. Não faz mais sentido o governo recorrer à Secretaria de Imprensa e emitir notas em resposta à Veja que já foi chamada pelo Tribunal Superior Eleitoral de revista panfletária, mais precisamente expressa pelo ministro Admar Gonzaga, do TSE: “…a ampla propagação da capa ou do seu conteúdo pode transformar a veiculação em verdadeiro panfletário de campanha, que, a toda evidência, desborda do direito/dever de informação e da liberdade de expressão”. Por isso, não me parece mais necessário respeitar uma publicação que trabalha com mentiras para tentar derrubar um governo ameaçado há anos por um morto chamado Roberto Civita. Os seguidores desse italiano que sempre defendeu o capital internacional que vão pra PQP e deixe o Brasil em paz. Aceite, a derrota ou façam como alguns babacas estão fazendo…digam adeus Brasil e sejam felizes com Tio Sam.

emerson57

O estrago para 2016 e para 2018 vai sendo causado pelo PIG. incansavelmente.
Notinhas do palácio tem a mesma importância de declarações de preso em flagrante quando afirmam: -não fui eu.
pergunto: Nesta edição da Zóia tem anúncios de entes públicos, Petrobras, Correios, Caixa, Banco do Brasil, etc?
Se a resposta for sim, nada mudou. Ou mudará.
A Próxima eleição JÁ esta perdida.

Washington Souza

Vamos mandar também a Veja e a GLOBOCOPE, tomar! Agora,” DEVOLVE GILMAR”!!!!!
Por! Que terrorismo é esse?! Ela use a O SISTEMA NACIONAL DE TELEVISÃO, é garantido pela Constituição, defender a Nação (a Veja, Globo e companhia, fazem apologia a uma guerra civil, para justificar um GOLPE), desmascare!
Eles não querem bosta de impeachment, é pano de fundo, o que os bandidos querem é retorno do Golpe!

Cláudio

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

****

*************.

* . . . . **** . . . . Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

observadora

Sabe qual e a realidade , nunca em tempo algum houve tantas pessoas estudando , se formando , trabalhando . Pessoas subindo na vida como agora . A verdade e que o antigo governo nunca fez nada para melhorar a vida do pobre . Afinal nao era do interesse deles que o povo melhorasse . Ate porque um povo informado , estudado e com dinheiro no bolso nao tem muito tempo para ficar em frente a uma tv ou lendo uma dessas revistinhas mentirosas . Imagina hoje qualquer informacao e interterimento temos na internet . Hoje temos voz para falar oque pensamos . Antes era facil nos manipular com tv e revistinhas . Mas agora o mundo esta MUITOO globalizado . Hoje o pobre tem condicoes de fazer uma faculdade e ser alguem . A realidade e que a elite esta com raiva por nao ter tanta mao de obra para trabalhar para eles . Como podem ter dito que nordestinos sao preguicosos . Se oque mas tem em sao paulo sao nordestinos trabalhando muuito , as vezes ate como escravos . E por coincidencia la e o psdb que manda a mais de 16 anos . Pig preconceituosos contra negros e nordestinos….

Jose Mario HRP

A Lava Jato começa a sair de seu leito original – as delações seletivas da PF do zé, dos delegados aecistas, e do queijo suíço em que se transforma a Vara do Dr Moro.

Era a Lava Jato para detonar a Dilma e eleger o Aécio Never.

Como disse o Procurador Janot, era tudo campanha eleitoral.

(Com a leniência do zé da Justiça.)

Com o andar da carruagem, a investigação chegou – por conta de Lei do Governo Dilma – aos corruptores e, pela primeira vez, há empreiteiros na cadeia.

O que devia acontecer desde o impeachment do Presidente Collor e toda a gestão tucana, de FHC ao trensalão de São Paulo.

Mas, não aconteceu.

Acontece agora.

A Lava Jato começa – começa ! – a alagar o Aécio, o Cerra e – enfim ! – o Governo Fernando Henrique, com a ilustre intervenção do “Baiano”.

A Lava Jato molha todo mundo.

Urbi et Orbe.

Até a Bláblá, porque, como se sabe, o Paulo Roberto Costa era assim com o Eduardo Campos e, breve, ele poderá esclarecer quem é o dono do jatinho em que a Blablá viajou cinco vezes, em campanha.

Está como o Mino Carta gosta: é tudo a mesma sopa.

Vamos ver ser se, ao quebrar o sigilo bancário do Vaccari, do PT, o PiG revelará a secreta essência do que o Rubens Valente – no inigualável “Operação Banqueiro” – denunciou: as artes do Vaccari para tornar possível a patranha da BrOi.

Vamos ver o Globo e a Fel-lha meter a mão no câncer da BrOi e da Satiagraha.

Vamos ver, amigo navegante !

Aí chegamos à medula.

Ao caráter estrutural da corrupção no Brasil.

Por causa, sobretudo, da desbragada participação das empresas no financiamento das campanhas.

O que, breve, o Supremo proibirá, diante da decisão por 6 a 1 de seu soberano plenário.

Do contrário, como demonstrou a Operação Mãos Limpas, na Itália, a Lava Jato pode ser, ao fim, o trampolim para que o Berlusconi fique vinte anos no poder, a rir, às gargalhadas, do Dr Moro.

Foi o que observou o Saul Leblon, em notável artigo, e adverte o Mino: Dr Moro, e a Satiagraha ?

Empresas na campanha?

Outros exemplos ?

Estão na Castelo de Areia e na Satiagraha.

E, sem elas, a Lava Jato será uma caricatura.

Um pastiche de Justiça.

A desmoralização da Lava Jato se fará, em primeiro plano, por sua seletividade.

Uma espécie de “eugenia política”.

Se mandar para cadeia só os pretos, os pobres, as p… – e os petistas !

Será a consolidação do Ancien Régime em que se sustentam as estruturas desmoralizadas de um aparelho Judiciário impenetrável.

Revirar pedra e pedra está nas mãos do Supremo Tribunal Federal.

Fabio Serapião escreveu para a Carta Capital dessa semana uma notável reportagem: “Juízo final ?”.

O título contém esse ceticismo que só o Supremo pode desfazer.

Por que o Supremo, de novo ?

Serapião revela que dorme na gaveta do sereno Ministro Luís Roberto Barroso um Recurso Especial para retomar a Operação Castelo de Areia.

A Castelo de Areia, como se sabe, é a que desnuda a ligação orgânica, estrutural de empreiteiras – Camargo Correia, de novo – com os tucanos de São Paulo.

Da mesma forma, adormece na gaveta do Ministro Fux a RE 680967 que legitima a Satiagraha – a Operação que desnuda as sinistras ligações dos protagonistas da Privataria Tucana com a fundaçao da BrOi – a tal da patranha.

(BrOi foi a operação no BNDES que deu a Brasil Telecom à Oi Com o dinheiro do FAT, o BNDES conferiu um “bônus de saída” (quá, quá, quá !) de US$ 1 bilhão a “brilhante banqueiro”, na qualificação de seu patrono, Fernando Henrique Cardoso. Foi FHC quem “deu” a Brasil Telecom ao “brilhante” naquela famosa operação conhecida como “se der m”…)

O Juiz Moro, que militou na desmontagem – inútil – do Banestado, sabe de quem se trata …)

A Castelo de Areia foi interrompida no Superior Tribunal de Justiça, porque uma denúncia – depois confirmada por investigação da PF – foi uma “anônima”.

O STJ, então, considerou que se tratava de uma “maçã podre” que contaminou toda a árvore (regada pelos empreiteiros, para fazer a torta de maçã do breakfast tucanos de São Paulo …)

“Denúncia anônima” serve para prender pedófilo mas, não, para prender tucano de São Paulo.

Viva o Brasil !

A Satiagraha foi interrompida provisoriamente por dois HCs Canguru até hoje não se sabe bem por quê.

(Sobre a matéria, clique aqui para ver vídeo incriminador que a Globo censurou.)

Provavelmente, porque os HCs tivessem a propriedade de beatificar o “brilhante” banqueiro.

Os Ministros Barroso e Fux estão diante de monumental responsabilidade.

Desmoralizar a Lava Jato – ou salvá-la.

Legitimá-la.

Em tempo: o ansioso blogueiro pegou um taxi nessa manhã de sábado 22/11. O motorista, idoso, que oferece o Estadão aos passageiros, perguntou:

– O senhor que é jornalista. Dá para acreditar nesse cara que disse no Estadão que começou a roubar na Petrobras no tempo do Fernando Henrique ?

– Se o senhor não acreditar nele, não pode acreditar nos que dizem que roubaram no tempo do Lula…

Em tempo2: A excelente reportagem de Serapião revela que, por um “descuido” – as aspas são dele, Serapião – do então Procurador Geral, Antonio Fernando de Souza, a relação de Daniel Dantas com Marcos Valério não constou da denúncia oferecida ao STF e, por isso, o doleiro Youssef pode operar, livre e ativo, com o Banco Rural. Lamentável descuido !

Em tempo3: depois de oferecer a denúncia, conhecida como “Ali Babá e os 40 ladrões”, o descuidado Souza integrou a equipe dos 1001 advogados de Daniel Dantas.

Paulo Henrique Amorim

FrancoAtirador

.
.
São Paulo, terça-feira, 24 de setembro de 2002
Folha de S.Paulo

PARANÁ

Diabo vira personagem em disputa

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

A disputa ao governo do Paraná entre Alvaro Dias (PDT, hoje PSDB) e Roberto Requião (PMDB) acabou ganhando um personagem inusitado em campanhas eleitorais: o Diabo.

A autenticidade de uma gravação em vídeo, onde o candidato peemedebista aparece afirmando que “subiria ao palanque até com o Diabo”, virou um embate judicial entre as duas candidaturas.

No horário de TV dos candidatos a deputado,

o presidente do PPB (hoje PP),

José Janene, aliado de [Alvaro] Dias,

iniciou a disputa, ao lançar áudio com voz atribuída a Requião,
em que este afirmava que “sem abrir mãos dos meus conceitos,
faria aliança até com o demônio”. “Subo no palanque com o Diabo.”

Em seu horário eleitoral, Requião atacou Janene,
“um homem possuído pelo Diabo”,
e disse que a fita era forjada.

Janene então apresentou um vídeo.

No sábado, Requião trouxe depoimento do perito Ari Ferreira Fontana apontando falsificação.

“Foi um trabalho feito como nos desenhos animados, com imagens se sobrepondo
para dar uma impressão de veracidade à falsificação”, afirma Fontana.

Além disso, Requião foi à Justiça.

Antônio Silveira Brasil Filho, da assessoria jurídica

da coligação Vote 12 [PPB/PDT/PTB/PTN/PRP/PTdoB],

disse que hoje será mostrado um laudo do foneticista

Ricardo Molina

comprovando a autenticidade do material.

(http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2409200231.htm)
.
.

@Luisk2017

COMENTARISTAS E COLUNISTAS DOS JORNALÕES: seu “cuidado” com as “petroempreiteiras” é enternecedor (saiba o porquê)

1) Cantanhede, Gaspari, Azevedo, Merdal, Leitão e cia: coitados, até para atacarem o PT são obrigados a citarem as mega empreiteiras. Mas, o fazem com muito cuidado. No geral, quase não fazem. As menções à Camargo Correa, Odebrecht, OAS e Queiroz Galvão são sempre delicadas. Nunca são citadas como corruptoras. Quase sempre se ataca um diretor secundário, um gerente… A “instituição” é sempre preservada.

2) O Gaspari vocifera contra a Mendes Junior. Risível. A Mendes Jr é a prima pobre da família. Está muito abaixo no ranking das “megas”.

3) Isso acontece porque o “time” de “calunistas” acima faz muitas “palestras” para as fundações, institutos e – diretamente – às petroempreiteiras. Tudo isso com remunerações bem polpudas. É claro que as “megas” não querem sorver o “profundo” conhecimento raso dessa gente, Quer mantê-las sob o guarda chuvas.

4) O ano de 2015 será magro em palestras.

Fabio Passos

O PiG/psdb insiste no golpe.
A quarta derrota seguida e a volta de Lula em 2018 deixou a direita inconformada… e espumando de ódio.

AlexRio

A Veja conseguiu ser desprezada até por jornalistas de publicações conservadoras norte-americanas:

– “Acabei de ler a história da Veja alegando que Lula e Dilma sabiam do esquema da Petrobras. Não cita nenhuma evidência, e a testemunha em delação premiada não diz como sabe disso”. — Alex Cuadros, Bloomberg

-“Isso é clássico da Veja, que publica calúnias e opiniões como se fossem fatos. Uma revista tóxica com uma linha editorial que passa bem longe do jornalismo.” — Jon Lee Anderson, revista New Yorker

FrancoAtirador

.
.
Curiosidade

O que teria dito o Engenheiro PEDRO BARUSCO FILHO ao TRIBUNAL MARÍTIMO

quando prestou depoimento em 20/04/2001 às 14h30min no PROCESSO Nº 19489/2001

relativo ao INQUÉRITO ADMINISTRATIVO instaurado na DELEGACIA DA CAPITANIA DOS PORTOS EM MACAÉ

para apurar a explosão, seguida de incêndio e naufrágio, da PLATAFORMA PETROBRÁS (P-36),

ocorrida no dia 15/03/2001, na Bacia de Campos, no estado do Rio de Janeiro?

Volume 01 / Folha 31:

“NOTIFICAÇÃO

O Capitão-de-Fragata ADOLFO BARROS DA SILVA JUNIOR
Encarregado do Inquérito Administrativo, a fim de apurar
sobre a explosão, seguida de incêndio,
ocorrida a bordo da Plataforma Petrobras (P-36),
pela presente notifica o Sr.
PEDRO JOSÉ BARUSCO FILHO,
que deverá comparecer à Diretoria de Portos e Costas,
no dia 20 de abril de 2001, às 14:30 horas…
Sendo facultado fazer-se acompanhar ou não de advogado.”

(http://www19.senado.gov.br/sdleg-getter/public/getDocument?docverid=aba22e83-af02-4811-8851-b06e6e666087;1.0)
.
.
Detalhes

TRAGÉDIA DA PLATAFORMA P-36 ocorrida em 2001 no Governo do PSDB:

MORTOS E FERIDOS
(http://www19.senado.gov.br/sdleg-getter/public/getDocument?docverid=ba8176c4-d762-4356-ad55-6344497be9ff;1.0)

CONTESTAÇÕES D@S ACUSAD@S
(http://www19.senado.gov.br/sdleg-getter/public/getDocument?docverid=51f149e8-38e7-4b70-9fd0-f65c8f13f9e2;1.0)

REPRESENTAÇÃO TCU Secex/GO
TC-003.007/2001-3

Ementa: Representação oferecida pela Secretaria de Controle Externo de Goiás – Secex/GO.
Apuração de causas e responsabilidades relativas ao acidente com Plataforma de Exploração de Petróleo P-36 da Petrobras.
Procedência Parcial.
Determinações.
Ciência às Comissões de Fiscalização e Controle
e de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

R E L A T Ó R I O
Adoto como Relatório a instrução da 1ª Secretaria de Controle Externo, às fls. 165-174, in verbis:

“Trata-se de representação oriunda da Secex/GO, para apurar as causas e responsabilidades relativas ao acidente com a plataforma de exploração de petróleo P-36, da Petrobras, encaminhada à 1ª. Secex por Despacho do então Ministro José Antônio Barreto de Macedo (fl. 13).

Íntegra em:

(http://www.jusbrasil.com.br/diarios/241085/pg-218-secao-3-diario-oficial-da-uniao-dou-de-25-10-2002)
.
.
(http://abre.ai/psdb_plataforma-petrobras_p-36_tribunal-maritimo_processo-19489-2001)
.
.

Edu

Dilma tenta com esse movimento “acalmar” o “mercado” (financeiro é claro) que é o outro eixo que tenta emplacar a “tese” do impeachment. Acho difícil neutralizar a reação pela via da negociação, mas parece ser essa a estratégia da presidência. Vai ser muito difícil evitar o golpe defendedo-se nas cordas sem desferir golpes nos adversários. Mesmo tendo ganhado as eleições o Governo continua na defensiva, permitindo que o cerco mediático, político e do setor financeiro preparem e executem o golpe fatal. Dilma e o PT parecem estar esperando Godot.

    Edu

    E o golpe não virá dos quartéis como a 50 anos atrás, mas pela via legal do Judiciário e do Congresso e será anunciada em estado de êxtase pelos vários Lacerdas da imprensa, ou seja, mais ou menos atores e as mesmas forças sociais que tramaram, impulsionaram e executaram o anterior.

    Edu

    ou como diz o editorial da FSP de hoje “comprar tempo com os mercados”

Francisco

Eu não posso ligar para o que a Veja faça ou diga.

Dilma, que deveria, não liga, pois não a processa.

Porque eu deveria?

A mim me cabe, na próxima eleição, votar em alguém que se importe com esse tipo de coisa que a Veja faz, porque são coisas que me incomodam..

Errei meu voto.

Edgar Rocha

Honra lavada com sangue indígena, gay, nordestino, trabalhador rural, negro, etc. etc. Batem de lá e estendem a mão pra receber o cargo. FDPutisse pura. Conseguirão adiar o ocaso do governo, mas não os retrocessos. Quero ver quanto tempo esta estratégia vai durar. E, quando acabar, acho que não vão ter apoio de ninguém. A não ser que endireitem de vez.

JOSE CARLOS DE CAMARGO

Azenha: não bastasse os Governos Petistas (Lula e Dilma) terem sido apátiticos, frouxos, omissos e covardes no relacionamento com a Mídia,temos agora a omissão dos blogueiros Pró-Petistas,que ao invés de criticar veementemente a Apatia e Covardia Presidencial (vale para Lula e Dilma), procuram esconder ou transferir para a Mídia os problemas enfrentados pelo Governo Central! Tudo isso que está acontecendo é fruto dessa omissão dos Presidentes Lula e, principalmente, Dilma, ambos procurando afagar a Mídia, principalmente a Presidenta. Ora, sentindo a fraqueza, apatia e frouxidão governamentais, a Mídia, via Grupo O Globo, FSP e Revista Veja, não faz outra coisa a não ser malhar e execrar os Go- vernos Petistas! Todo dia, quando não toda semana, uma saraivada de notí-
cias lesivas ao Governo Federal aparece na Mídia! E como o Governo reage?
Tal qual a Avestruz africana, que enterra a cabeça no chão, esperando a /
onda passar! Sei não, mas o futuro não é nada promissor a esse apático
(Des)Govêrno! A propósito, isso tudo aconteceu com Getúlio, e principal-
com Jango Goulart, com os resultados já conhecidos! Quem viver, VERÁ!

Alexandro Rodrigues

Depois de Kátia Abreu na Agricultura, que Dilma chame os ruralistas para as ruas para defendê-la! Pra rua por Dilma, como eu fui nas eleições, eu não irei mais. Que essa traíra se torne a segunda presidente impedida da história do país!

    leopoldo

    Pura hipocrisia daqueles que pedem impeachment!! O que mudou neste país após o impeachment de Collor? Após o impedimento, panos quentes sobre os escândalos, e muito tempo depois, inocentado pelo STF.

Sta. Catarina

Alguém próximo à presidente DILMA poderia falar a ela que o governo federal precisa se manifestar a respeito desse tsunami de denúncias falsas?

Como eleitor do PT, fico decepcionado com a falta de ação do governo federal e do partido contra essa mídia porca que diariamente denigre a todos nós. FAÇAM ALGUMA COISA.

    SERGIO CARLOS FRANCISCO

    Perfeito, concordo. O governo parece paralisado. Acho q falta uma boa equipe. Estaria o PT sem bons quadros?!

Leo V

Gostaria de saber daqueles que criticavam e achincalhavam a Marina por um herdeira do Itaú a apoiar, se o problema era o Itaú, e se o Bradesco está ok, se é um banco de esquerda.

Claro que nao me surpreende um executivo de banco como ministro da fazendo. Mas para a hipocrisia puritana eleitoral, agora é hora de se explicarem.

    renato

    Não é ministro da fazenda.
    Quem disse foi participes da VEJA.

    Abolicionista

    Leo, eu estou furioso com a apatia da Dilma, mas não a ponto de comprar discurso da direita. O problema na candidatura de Marina era ela propor a “independência do Banco Central”. Era isso que Neca Setúbal representava. A discussão era essa. Quanto à indicação de Kátia Abreu, trata-se de constatar que Dilma, aconselhada por Lula, traiu sua base eleitoral. Não é um aceno à direita pela governabilidade, é traição de quem não acredita nas ideias da esquerda e quer manipular a energia dos movimentos sociais para se manter no poder.

    Leo V

    aboliconista,

    me reportei aos governistas e aqueles que ficaram desancando a Marina por causa da herdeira do Itaú. E nisso o Viomundo fez coro.

    Então agora é hora de dizerem o que acham de um diretor do Bradesco como Ministro da Fazenda. Não acho surpresa e nem falo mal disso porque não nutro ilusões em relação a governos.
    Mas aqueles que usaram o apoio da Setúbal à Marina para fazer parecer que a Dilma era a a Nossa Senhora Imaculada em relação a banqueiros, está na hora de dizerem algo.

Ricardo Sousa

Tudo que as porcarias que a Veja publica semanalmente , é merecido para o PT e a presidente, que nada fazem contra essa revista.
É de dar nojo a falta de pulso do PT e da presidente contra esse revista que pratica crime semanalmente e nunca é punida ou sequer processada.
Notinha a imprensa, não apaga o estrago que se faz essas reportagens.

FrancoAtirador

.
.
MENTIRÃO II: FALTA APENAS O DOMÍNIO DO FATO

Analogicamente, a Banda Podre já tem em Mãos

o Valério, a Rabello, o Pizzolatto e o Delúbio,

todos Encaixadinhos nos Respectivos ‘Núcleos’.

Falta só um Domínio do Fato pr@ Dirceuzinh@.
.
.
MENTIRÃO I: DENÚNCIA AO JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS

“a) núcleo central: José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoíno e Sílvio Pereira;

b) núcleo operacional e financeiro, a cargo do esquema publicitário:
Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Rogério Tolentino, Simone Vasconcelos e Geiza Dias; e

c) núcleo operacional e financeiro: José Augusto Dumont (falecido),
a cargo da alta direção do Banco Rural:
Vice-Presidente, José Roberto Salgado, Vice-Presidente Operacional, Ayanna Tenório,
Vice-Presidente, Vinícius Samarane, Diretor Estatutário e Kátia Rabello, Presidente.”

(http://download.uol.com.br/fernandorodrigues/mensalao.pdf)
.
.
(http://www.jornalggn.com.br/tag/blogs/gilmar-mendes)
.
.

FrancoAtirador

.
.
Nota da Assessoria de Imprensa do Ministro do TSE/STF Gilmar Mendes

21 de novembro de 2014, 15h12
ConJur

ELEIÇÕES 2014

Gilmar Mendes pede
que técnicos da Receita, TCU e BC
analisem contas do PT

Por Pedro Canário

O ministro Gilmar Mendes (foto: s.conjur.com.br/img/b/ministro-gilmar-mendes-140920121.jpeg),
vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral [TSE],
vai ter ajuda do Banco Central, da Receita Federal e do Tribunal de Contas da União

na análise da prestação de contas do PT nas eleições de 2014.

Em despacho da quinta-feira (20/11) ele requereu técnicos dos órgãos para assessorá-lo na análise dos documentos encaminhados pelo partido ao tribunal.

O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli,
já autorizou a solicitação dos funcionários,
que devem ser cedidos em breve.

A solicitação indica que o ministro pretende ser minucioso
na análise dos documentos enviados ao TSE pelo comitê financeiro do PT.

Ninguém condena a atitude do ministro,
mas quem sabe como são feitas as prestações de contas partidárias
e como funciona o financiamento das campanhas garante que “quem procura acha”.

Só a distribuição da prestação de contas do PT
ao ministro Gilmar Mendes
já causou preocupação aos dirigentes do partido.

Originalmente, a prestação havia caído com o ministro Henrique Neves,
um dos advogados que compõem o TSE.

Mas o mandato dele terminou
e a presidente Dilma Rousseff não o reconduziu a tempo.

Por conta dessa demora o minstro [SIC] Toffoli
devolveu as prestações de contas do PT à Secretaria Judiciária
para que fossem redistribuídas.
E elas caíram no gabinete do ministro Gilmar.

O Ministério Público Eleitoral chegou a contestar a distribuição,
alegando que ela deveria ter sido feita para um ministro
“da mesma categoria” de Henrique Neves.
Ou seja, para um dos advogados da corte.

O TSE é composto por sete ministros titulares,
todos emprestados: três do Supremo Tribunal Federal,
dois do Superior Tribunal de Justiça
e dois advogados indicados pelo presidente da República.

Mas o ministro Gilmar, “considerando a exiguidade dos prazos
para análise das prestações de contas
e a peculiar dinâmica de seu trâmite”,
decidiu despachar no caso mesmo assim.

Durante esta semana, esteve com o presidente do Banco Central,
Alexandre Tombini, para tratar dos pormenores
do envio de técnicos do banco ao TSE para assessoria.

A análise da prestação de contas deve estar pronta
até o dia 11 de dezembro, por regra regimental.

(http://www.conjur.com.br/2014-nov-21/gilmar-mendes-receita-tcu-bc-analisem-contas-pt)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    PEDIDO DE PROCURADOR DO TCU CONFLITA COM DECISÃO DO JUIZ MORO
    .
    .
    Procurador de Contas junto ao TCU
    pede que empreiteiras da Lava Jato
    sejam declaradas inidôneas

    21/11/2014 17h56 – Atualizado em 22/11/2014 às 12h28
    Folha de S.Paulo

    RUBENS VALENTE
    AGUIRRE TALENTO
    GABRIEL MASCARENHAS
    DE BRASÍLIA

    O procurador de Contas junto ao TCU (Tribunal de Contas da União) Júlio Marcelo de Oliveira requereu nesta sexta-feira (21) ao Tribunal
    a declaração de inidoneidade de oito das principais empresas de construção civil
    do país, em decorrência das investigações da Operação Lava Jato.

    Na prática, a declaração impediria as empresas de licitar ou contratar
    com órgãos da administração pública federal por um prazo de até cinco anos.

    O pedido, endereçado ao ministro Augusto Sherman [do TCU],
    responsável pelos casos no tribunal relativos à Petrobras,
    pretende que a estatal petroleira
    abra um procedimento administrativo interno,
    num prazo máximo de 30 dias,
    para declarar inidôneas as empreiteiras
    Queiroz Galvão,
    Mendes Júnior Trading e Engenharia,
    Engevix Engenharia,
    Iesa Engenharia,
    Galvão Engenharia,
    Grupo Camargo Corrêa,
    UTC Engenharia e
    Grupo OAS.

    A representação também solicita “a recomposição aos cofres da Petrobras
    dos valores pagos indevidamente aos envolvidos”
    e a “repactuação dos contratos para eliminar sobrepreço
    e corrigir os valores contratados para preços de mercado”.

    Segundo o procurador, sobre as “empreiteiras e seus dirigentes,
    há provas significativas” no bojo da Operação Lava Jato,
    que tramita em Curitiba (PR) para investigar supostos desvios de recursos
    da Petrobras e pagamentos a agentes públicos em troca de contratos.

    “A cada instante somos surpreendidos
    pela extensão, magnitude e gravidades dos fatos
    relacionados a esta Operação Lava Jato”,
    escreveu o procurador.
    Ele atacou a ideia de que a proibição de novos contratos
    dessas empreiteiras possa prejudicar o desenvolvimento do país.

    “Afirmar que a declaração de inidoneidade pode parar o país
    e que não haveria mais empresas hábeis a realizar as necessárias obras públicas
    é puro exercício de terrorismo.
    (…)
    Um mercado maduro e com tantos ‘players’ qualificados,
    como é o mercado de obras civis no Brasil,
    tem toda a condição de rapidamente se reestruturar
    e realizar as obras que eventualmente sejam paralisadas”,
    escreveu Júlio Marcelo.

    “Todas [as empresas] devem estar sujeitas às mesmas leis,
    seguir as mesmas regras. Não podemos aceitar a existência, no Brasil,
    de empresas ‘grandes demais para serem punidas’ no Brasil”,
    afirmou o procurador em sua representação.

    Na semana passada, o vice-presidente da República Michel Temer (PMDB-SP)
    defendeu a continuidade das obras em todo o país das empresas sob investigação,
    para que não fossem prejudicados empregos e projetos do governo em andamento.

    O presidente do TCU, Augusto Nardes, também defendeu na semana passada
    uma repactuação de contratos de forma a não paralisar as atividades das empreiteiras
    .
    .
    JUIZ BARBOSEANO MORO NEGA BLOQUEIO DE ATIVOS DE 7 EMPREITEIRAS,

    EM MONTANTE NÃO INFERIOR A 10% DOS 59,5 BILHÕES DE REAIS

    CORRESPONDENTES AOS CONTRATOS FIRMADOS COM A PETROBRAS,

    REQUERIDO NA AÇÃO JUDICIAL PELO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL.

    18/11/2014 17:13
    Carta Capital

    Esquema na Petrobras existe “há pelo menos 15 anos”, diz MPF

    Em parecer que pede o bloqueio dos bens das empreiteiras,
    Ministério Público Federal afirma que a estatal
    é alvo de corrupção há mais de uma década

    Por Fabio Serapião

    No parecer em que pede à Justiça Federal do Paraná o bloqueio dos bens
    das empreiteiras alvo da fase “Juízo Final” da Operação Lava Jato,
    o Ministério Público Federal afirma que o esquema criminoso investigado
    atua na estatal ao menos desde 1999.

    Subscrito pelo procurador regional Carlos Fernando dos Santos Lima e pelos procuradores Roberson Henrique Pozzobon e Diogo Castor de Mattos,
    o pedido é um dos tópicos da peça de 98 páginas em que o MPF resume
    as provas e indícios contra as empreiteiras produzidos pela Polícia Federal.

    Na página 97, afirmam os procuradores:

    “Muito embora não seja possível dimensionar o valor total do dano é possível afirmar que o esquema criminoso atuava há pelo menos 15 anos na Petrobras, pelo que a medida proposta (sequestro patrimonial das empresas) ora intentada não se mostra excessiva”.

    De acordo com o MPF, as empreiteiras a terem no mínimo 10% de seus ativos bloqueados
    firmaram juntas ao menos 59,5 bilhões de reais em contratos com a Petrobras.

    O juiz Sergio Moro negou o pedido de bloqueio dos ativos das empresas, temendo a quebra das companhias.

    Argumenta o juiz:

    “Considerando a magnitude dos crimes e o tempo pelo qual se estenderam,
    não há condições de bloquear de imediato 5% ou 10% do montante dos contratos
    celebrados com a Petrobras ou mesmo sobre estimado ganho ilícito da empresa,
    sob pena de imediatos problemas de liquidez e de possível quebra das empresas,
    sendo de se lembrar que tratam-se das maiores empreiteiras do país
    e ainda envolvidas em diversas obras públicas espalhadas no território nacional,
    com o que a medida teria impactos significativos também para terceiros.”

    Embora tenha negado o pleito do MPF, Moro concordou em bloquear valores
    em nome de 17 investigados, sendo o limite máximo para bloqueio
    de 20 milhões de reais para cada alvo.

    No documento em que pede o bloqueio das contas de Camargo Corrêa,
    OAS, Mendes Junior, Engevix, Queiroz Galvão, Iesa Óleo e Gás e Galvão Engenharia,
    os procuradores também detalham como atuavam cada uma das empresas
    em conluio com o doleiro Alberto Youssef.

    Abaixo as empresas e quanto o MPF pedia que fosse bloqueado:

    Camargo Corrêa – R$ 6,1 bilhões + US$ 17,17 milhões
    OAS – R$ 10 bilhões + US$ 8,4 milhões
    Mendes Junior – R$ 3,1 bilhões
    Engevix – R$ 4,1 bilhões
    Queiroz Galvão – R$ 8,9 bilhões + US$ 233,7 milhões
    Galvão Engenharia – R$ 7,6 bilhões + US$ 5,6 milhões
    Iesa Óleo e Gás – R$ 4,5 bilhões

    http://www.cartacapital.com.br/politica/esquema-na-petrobras-existe-ha-pelo-menos-15-anos-diz-mpf-1377.html/corrupcao-na-petrobras/@@images/02e125b1-2350-41c5-8e77-02b82b72dfa6.jpeg

    http://www.cartacapital.com.br/politica/esquema-na-petrobras-existe-ha-pelo-menos-15-anos-diz-mpf-1377.html
    .
    .

Deixe seu comentário

Leia também