Leandro Fortes: O nazijornalismo do CQC

Tempo de leitura: 2 min

 

"Dar um microfone a uma criança, ou usá-la como instrumento pérfido de manipulação, como fez o CQC com José Genoíno, não faz dela um repórter – e, provavelmente, não irá ajudá-la a construir um bom caráter. É um crime"

por Leandro Fortes, em CartaCapital

A violência do CQC contra o deputado José Genoíno alcançou, essa semana, um grau de bestialidade que não pode ser dimensionado à luz do humorismo, muito menos no campo do jornalismo. Isso porque o programa apresentado por Marcelo Tas, no comando de uma mesa onde se perfilam três patetas da tristeza a estrebuchar moralismos infantis, não é uma coisa nem outra.

Não é um programa de humor, porque as risadas que eventualmente desperta nos telespectadores não vem do conforto e da alegria da alma, mas dos demônios que cada um esconde em si, do esgoto de bílis negra por onde fluem preconceitos, ódios de classe e sentimentos incompatíveis com o conceito de vida social compartilhada.

Não é jornalismo, porque a missão do jornalista é decodificar o drama humano com nobreza e respeito ao próximo. É da nobre missão do jornalismo equilibrar os fatos de tal maneira que o cidadão comum possa interpretá-los por si só, sem a contaminação perversa da demência alheia, no caso do CQC, manipulada a partir dos interesses de quem vê na execração da política uma forma cínica de garantir audiência.

A utilização de uma criança para esse fim, com a aquiescência do próprio pai, revela o grau de insanidade que esse expediente encerra. O que se viu ali não foi apenas a atuação de um farsante travestido de jornalista a fazer graça com a desgraça alheia, mas a perpetuação de um crime contra a dignidade humana, um atentado aos direitos humanos que nos coloca, a todos, reféns de um processo de degradação social liderado por idiotas com um microfone na mão.

A inclusão de um “repórter-mirim” é, talvez, o elemento mais emblemático dessa circunstância, revelador do desrespeito ao ofício do jornalismo, embora seja um expediente comum na imprensa brasileira. Por razões de nicho e de mercado, diversos veículos de comunicação brasileiros têm lançado, ao longo do tempo, mão dessa baboseira imprestável, como se fosse possível a uma criança ser repórter, ainda que por brincadeira.

Jornalismo é uma profissão de uma vida toda, a começar da formação acadêmica, a ser percorrida com dificuldade e perseverança.

Não existem repórteres-mirins, como não existem médicos-mirins, advogados-mirins e engenheiros-mirins.

Apoie o VIOMUNDO

Jornalismo é uma profissão de uma vida toda, a começar da formação acadêmica, a ser percorrida com dificuldade e perseverança. Dar um microfone a uma criança, ou usá-la como instrumento pérfido de manipulação, como fez o CQC com José Genoíno, não faz dela um repórter – e, provavelmente, não irá ajudá-la a construir um bom caráter. É um crime e espero, sinceramente, que alguma medida judicial seja tomada a respeito.

Existem, sim, cretinos adultos.

E, a estes, dedico o meu desprezo e a minha repulsa, como cidadão e como jornalista.

Leia também:

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ernesto Goldstein

É muito difícil ler e avaliar umn texto de uma lauda? Ese dizem “jornalistas experimentados”… Qual é o problema? Está difícil classificar ideologicamente? Mobral, meu filho, Mobral…E um pouquinho de coragem também não faria mal….

giovani

mensaleiro condenado pelo STF e que ainda se acha no direito de integrar a comissão de constituição e justiça da câmara.

esse é o genoino.

e ainda se recusa a dar explicações à plateia.

genial, CQC, é assim que se afronta esses poderosos, como o Genoino, que mesmo condenado por corrupção pela mais alta Corte do Brasil, formada por juízes em grande maioria nomeados pelo PT, ainda se dá ao luxo de integrar importante comissão da Câmara.

genoino afronta os brasileiros. corrupto cara de pau

FrancoAtirador

.
.
Band diz que “CQC” faz humor e não vê problema ético em entrevista com Genoíno

Por Mauricio Stycer, em seu blog no UOL

Exibida no programa de segunda-feira (25), a entrevista do “CQC” com José Genoíno (PT-SP), feita por meio de um ator-mirim que mentiu e enganou o deputado, teve péssima repercussão, inclusive entre jornalistas da própria Band e na Cuatro Cabezas, a produtora do programa.

Procurada pelo blog, a emissora não viu qualquer problema ético na entrevista. Para a Band, o “CQC” é um programa de humor e como tal “corre o risco de desagradar algumas pessoas”.

Sem conseguir falar com Genoíno, o “CQC” levou de São Paulo para Brasília o menino João Pedro Carvalho e seu pai, Ricardo, com a função de bater à porta do gabinete. Com a biografia do deputado em mãos, João se disse fã dele e pediu um autógrafo. O pai disse ao deputado que era petista e, com uma câmara, filmou a troca de palavras.

O recurso a uma mentira para obter algumas palavras do deputado pegou muito mal dentro do jornalismo da Band. A emissora chegou a hesitar se levaria ao ar a “entrevista”. No ano passado, Ronald Rios conseguiu entrevistar a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) se fazendo passar por repórter de um canal universitário, mas a Band não permitiu que a reportagem fosse ao ar.

Proibidos de entrar no Senado, os repórteres do “CQC” foram autorizados a voltar à Câmara este ano. Dentro da produtora Cuatro Cabezas, a entrevista com Genoíno obtida mediante uma mentira é vista por alguns como um “tiro no pé” do programa. Pode abrir caminho para uma nova proibição.

João Pedro Carvalho é ator profissional. O seu trabalho mais conhecido foi na novela “Avenida Brasil”, da Globo. Chegou a ser cotado para viver o personagem Batata, mas perdeu o papel para Bernardo Simões. Ganhou, em troca, o personagem Jerônimo, que teve muitas cenas na trama, junto com Nilo (José de Abreu).

Na tarde de quinta-feira (28), enviei as seguintes perguntas à emissora:

1. A Band aprova o procedimento utilizado pelo “CQC” para entrevistar Genoino?
2. O uso de um ator-mirim, que mentiu ao deputado, não fere as normas éticas da emissora?
3. Como a Band vê a repercussão negativa da entrevista?
4. Por que a Band vetou, em 2012, uma entrevista com Jaqueline Roriz, na qual o “CQC” também mentiu para a deputada, e não vetou esta com Genoino?

A reposta foi a seguinte:

“O CQC é um programa com o foco acentuado no humor, não pretende ofender o público e sim entretê-lo.
Mas, como toda atração que trabalha com esse gênero, corre o risco de desagradar algumas pessoas.”

http://mauriciostycer.blogosfera.uol.com.br/2013/03/29/band-diz-que-cqc-faz-humor-e-nao-ve-problema-etico-em-entrevista-com-genoino

Aline Godoi

O programa CQC de fato não tem uma definição correta,ou seja, não se sabe ao certo se é um programa jornalístico ou humorístico.Concordo que quase sempre eles extrapolam e acabam ferindo verbalmente os direitos humanos,tanto é que um dos integrantes(que hoje já não trabalha mais com eles)está em inúmeros casos de justiça pelo mesmo motivo.Pode-se dizer que o CQC tenta trabalhar temas jornalísticos,principalmente relacionados a política acoplado ao humor,porém eles acabam ultrapassando os limites se aproveitando de negligências alheias para fundamentar o programa.Mas por outro lado o CQC tem um papel fundamental na sociedade,pois apesar de suas manipulações e controvérsias,eles cumprem e resolvem assuntos que foram esquecidos ou que passaram despercebidos aos nossos olhos,denunciam o que foi colocado “de baixo dos panos”.Logo, o programa possui um conteúdo muito bom,mas precisa ter objetivos mais concretos definindo seus fundamentos,separando o humor do jornalismo,pois a mistura destes acaba rebaixando as duas profissões.

Pedro Carraro

Assisto e acompanho programas polêmicos de humor como CQC e Pânico.O problema está no quão polêmicos tais programas são. Esses apresentam matérias engraçadas e algumas beneficiadoras, outras, criticas e baixas até demais.Não é impossível “fazer graça” sem agredir o outro. E aquelas matérias que tem como objetivo questionar e procurar respostas diretamente, não tem necessidade alguma de usar recursos como aponta a reportagem acima. Um absurdo.

Hélio Pereira

Sera que os “Carecas do ABC” se inspiraram no Marcelo Tass ?

Clebe

O dia em que o CQC provou do próprio veneno.

http://altamiroborges.blogspot.com.br/2013/03/cqc-prova-do-proprio-veneno.html

sil

Sensacionalismo,programete de merda!

Maria Laura (ENSA)

Acho que tudo tem seu limite,por um lado concordo inteiramente sobre o programa CQC,as vezes o programa esquece que antes de qualquer coisa devemos respeitar as pessoas e muito menos usar crianças para fazer coisas erradas,com a desculpa de ser um “repórter mirim”,desvalorizando assim uma profissão séria que é o jornalismo e também ensinando valores errado para uma criança que ainda esta formando seus valores morais.Mas por outro lado o CQC muitas vezes faz um papel importante para a sociedade,cobrando coisas que muitas vezes são esquecidas e que políticos entre outras fazem de errado e as pessoas esquecem ou se conformam com o errado,ou seja,com isso podemos chegar a conclusão de que o programa é bom em alguns aspectos mas precisa de criar uma linha ente humor e respeito quando forem fazer qualquer matéria.

sebastiao

A origem da Band é ” Ademar de Barros “.Quem se lembra do famoso cofre do homem ? Não se esqueçam que o homem comprou a Radio Bandeirantes e deu de presente para o genro querido (João Saad).Isto explica alguma coisa ?

Paulo Cezar Soares

Companheiro Leandero Fortes. Parabéns pelo artigo. O brilhantismo e a objetividade de sempre. Minha solidariedade ao José Genoíno, que não merecia passar por isso. Nem ele, nem político algum. Programas semelhantes ao citado existem em outras emissoras. Infelizmente! Como não há ética por parte da direção das emissoras e, além disso, o afã do Ibope a qualquer custo, fatos lamentáveis como o narrado em tela, podem acontecer de novo, caso nenhuma autoridade tome as providências cabíveis. Pois no caso em questão, usaram até a inocência de uma criança. Até quando essas apelações vão ocorrer na televisão?

Maria Paula

O CQC e alguns chargistas não fazem humor e muito menos críticas, prestam desserviço a democracia, a ética e ao país.

maria do carmo

Parabens Leandro Fortes, solidariedade a Jose Genoino, usaram a crianca pau mandado dos adultos covardes, que com cilada cometem esse abominavel espetaculo. Ministerio Publico acordem, uma crianca no meio de uma gangue, esta se desencaminhando trabalhando para esse jornalismo de araque, grotesco ensinando a crianca a mentir afim de conseguir seus objetivos, igual aos pais que colocam os filhos pedindo esmolas ou vendendo quinqulharias nos farois enquanto esperam os resultados. OAB, juizado de menores funcionem, ou voces so agem com os pobres se e que agem.

Artur Henrique: Não vamos esperar que os “outros” façam o que temos de fazer « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Leandro Fortes: Nazijornalismo  […]

Carlos

Quem assiste CQC=Cérebros Que Cagam, fica com cabeça de camarão…

José BSB

Quero ver se esse pessoal do CQC é “macho” se bater em higienopólis e perguntar pro fhc se houve mensalão para aprovar a PEC da reeleição.
Ou então bater na porta da editora abril e questionar o Civitta sobre a relação veja-cachoeira.
Bem, em ambos os casos faltam colhões aos rapazes.

Rafa

CQC NA VERDADE QUER DIZER “COM QUE CARÁTER”. ISSO, AUSÊNCIA DE CARÁTER.

Gerson Carneiro

“Com um revólver na mão é um bicho feroz”, Bezerra da Silva.

“LIBERDADE RELATIVA: Marcelo Tas quer me processar”

http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2011/06/liberdade-relativa-marcelo-tas-quer-me.html

JOACIL DA SILVA CAMBUIM

Brilhante! Como Promotor de Justiça de São Paulo, espero que o Ministério Público instaure procedimento investigatório para apurar a conduta dos integrantes do referido programa. É inaceitável que a ânsia pelo sucesso e, por conseguinte, pelo dinheiro transforme profissionais da TV em condutores do preconceito, da intolerância e de tantos males para uma sociedade em formação. Pobres das crianças e jovens que assistem programas dessa espécie!

    Edno Lima

    É muito provincianismo alguém vir aqui se declarar integrante do MP, como se estivéssemos interessados na qualificação profissional de alguém.Fora do âmbito do MP, a opinião de um promotor (como o voto)tem o mesmo peso da opinião de um coveiro (profissão a qual muito respeito- não é fácil cavar um paralelepípedo com sete palmos de profundidade).Pobres das crianças e jovens brasileiros que assistem a condenados por crimes contra a Administração Pública exercerem mandatos e integrarem comissão de constituição e justiça.

Lafaiete de Souza Spínola

VEJA O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM Carta Capital!

This website is offline
No cached version is available
What’s wrong?
The most likely causes:
• The server is down for maintenance
• There may be a network problem
• The site may be experiencing excessive load Retry for a live version of the site

What’s CloudFlare?
This website uses CloudFlare in order to help keep it online when the server is down by serving cached copies of pages when they are unavailable. Unfortunately, a cached copy of the page you requested is not available, but you may be able to reach other cached pages on the site.

Uso o Norton Internet Seccurity.

Mensagem: Web Attack bloqueado.

Gravidade: Alto
Atividade: Foi bloqueada uma tentativa de intrusão de Nalphow dnsalias.com
Data: 28.03.13, 10:22:37
Computador que está atacando: Nalphow.dnsalias.com(31.193.195.164,80
URL invasor: Nalphow.dnsalias.com/news/
Descrição do tráfego: TCP, WWW-http

Tentei,novamente, ver Carta Capital e novo alerta do Norton:

Gravidade: alto
Atividade: Tentativa de intrusão.
Nome do alerta de IPS, Web Attack: Malicious Jar File Download 11
Computador que está atacando: Nalphow.dnsallas.com
URL invasor: Oracle.com-JAVA-Security

Fiz outras tentativas, às vezes abre algo, às vezes não.

Consegui abrir o artigo “Por que o Brasil não produz aço”, mas não abre os comentários.

Alguém mais teve essa experiência? Quem pode comentar?

    abolicionista

    Comigo também aconteceu algo parecido, eu consegui abrir a página da revista mas não consegui entrar na reportagem. Esquisitíssimo…

    Lafaiete de Souza Spínola

    Em 2012, passei uma semana sem conseguir abrir Carta Capital. Nessa época, usava o AVG FREE. Por isso, resolvi passar para o Internet Security.

    Estão lembrados que tive problemas, na semana passada, na transmissão de e-mails, ao enviar para parlamentares do PT?

    Creio que estão invadindo a mídia alternativa. As vezes visito A FOLHA, ÉPOCA, SONHÁTICOS, Leonardo Boff etc. Não encontro esse tipo de problema.

    Acredito que isso possa espantar leitores novos!

    FrancoAtirador

    .
    .
    Prezado Lafaiete.

    Tenta desinstalar o aplicativo Java SE.

    Seguidamente esse programa é o problema.

    Depois, se precisares, reinstala.
    .
    .

    Lafaiete de Souza Spínola

    O JAVA instalei por necessidade, recentemente, para usar um certificado da CEF.

    Tornei público, aqui, pois sinto que há uma conotação com a matéria do CQC.

    Quanto aos parlamentares do PT, não sei. Mas foi algo parecido!

    Hoje, à noite, entrei sem problemas em Carta Capital.

Pedro Rodrigues

Leandro, Parabéns pelo artigo, concordo plenamente com você, quando assisti o programa me deu nojo.

Mardones

Obrigado, ministro Bernardo!

Obrigado, presidenta Dilma!

Obrigado, senhores possuidores de mandato no Congresso Nacional pelo desserviço prestado ao Brasil!

Obrigado, “Mercado”, CNBB, ANJ, OAB, MP, AGU, STF e todas as siglas que constituem um Estado Antidemocrático de Direito!

Obrigado, pelo desnecessário.

Fernando José

E juventude nazista que vai oprimir o Marcos Feliciano em toda a sessão, obstruindo os trabalhos, é super democrática né??? hIPÓCRITAS!!!!!!!!!!!

    FrancoAtirador

    .
    .
    Lê o que um correligionário do Feliciano escreveu

    e observa bem quem é que é “nazista de raça pura”:

    “Pofressor Democratico Socilista (sic)

    Negros foram amaldiçoados por Deus, está na Bíblia, Marcos Feliciano apenas mencionou as citações das escrituras, por que isso incomoda tanto negros e os gays? Falar a verdade agora passou a ser crime?

    A maldição lançada contra Cão: ‘Você e todos os seus descendentes serão eternamente amaldiçoados, e para diferenciá-los dos demais lhes darei a cor negra, a cor das trevas e do eterno pecado’.

    Marcos Feliciano não tem culpa de alguns negros se acharem iguais aos brancos, atualmente podem até ter direito iguais perante a lei dos humanos (mas as leis sempre mudam), o fato que incomoda é que os negros jamais estarão em condições de igualdade com os Brancos, nem mesmo perante o julgamento de Deus.

    Como mestiço é mais um fato a somar para eu só ter orgulho dos meus 50% de sangue Branco, reconheço e assumo que o desejo de todo mestiço é apurar a sua raça e a de seus descendentes, tentar se tornar cada vez mais Branco, evoluir e apurar a raça até conseguir se livrar dessa maldição!”

    (http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20130325001834AAvotOj)
    .
    .
    Vê-se bem que esse daí não é hipócrita,

    já que põe em prática tudo o que diz.
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Olha essa outra:

    Marco Feliciano diz que direitos das mulheres atingem a família

    Em entrevista para livro, deputado e pastor diz que reivindicações feministas estimulam o homossexualismo

    Agência O Globo

    RIO — As críticas do atual presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, Marco Feliciano (PSC-SP), avançam também em outra direção: o direito das mulheres. Em entrevista para o livro “Religiões e política; uma análise da atuação dos parlamentares evangélicos sobre direitos das mulheres e LGBTs no Brasil”, ao qual O GLOBO teve acesso, o deputado critica as reivindicações do movimento feminista e afirma ser contra as suas lutas porque elas podem conduzir a uma sociedade predominantemente homossexual.

    “Quando você estimula uma mulher a ter os mesmos direitos do homem, ela querendo trabalhar, a sua parcela como mãe começa a ficar anulada, e, para que ela não seja mãe, só há uma maneira que se conhece: ou ela não se casa, ou mantém um casamento, um relacionamento com uma pessoa do mesmo sexo, e que vão gozar dos prazeres de uma união e não vão ter filhos. Eu vejo de uma maneira sutil atingir a família; quando você estimula as pessoas a liberarem os seus instintos e conviverem com pessoas do mesmo sexo, você destrói a família, cria-se uma sociedade onde só tem homossexuais, você vê que essa sociedade tende a desaparecer porque ela não gera filhos”, diz ele na página 155, em declaração dada em junho de 2012.

    Para o pesquisador Paulo Victor Lopes Leite, do Instituto de Estudos da Religião (Iser), um dos autores do estudo, a posição de Feliciano não é exceção: reflete o pensamento majoritário defendido pelos integrantes da Frente Parlamentar Evangélica.

    — Constatamos que os parlamentares evangélicos trabalham com a ideia de pânico moral, que se manifesta sempre que qualquer atitude ou comportamento se mostra diferente do conceito de família patriarcal, com pai, mãe e filhos. É a ideia de pânico moral que faz com que rejeitem qualquer transformação natural da sociedade, como o casamento igualitário e a necessidade de se discutir a legalização do aborto — avalia.

    Para Hildete Pereira de Melo, professora da UFF e pesquisadora de relações de gênero e mercado de trabalho, as convicções do parlamentar são atrasadas porque não acompanham as necessidades da sociedade.

    — Ele é misógino e homofóbico. Desde a invenção da pílula anticoncepcional, os casais heterossexuais podem manter vida sexual ativa sem que a gravidez ocorra. Atribuir aos homossexuais a responsabilidade pela destruição da família é um delírio. A destruição tem como culpado o homem, que sai de casa e abandona os filhos quando o relacionamento termina. É preciso entender que os filhos são responsabilidade do casal, e não apenas da mulher — critica.

    http://oglobo.globo.com/pais/marco-feliciano-diz-que-direitos-das-mulheres-atingem-familia-7889259

    Mateus Paul

    Opa, uma coisa tem TUDO a ver com a outra, né camarada?!

    Além disso, em um exercício simples de lógica, me explique: os nazistas (manifestantes contra Feliciano) são aqueles que atacam o nazista (Feliciano)???

    Ficarei agradecido se conseguir me fazer entender.

    abolicionista

    É falácia sem tamanho comparar pessoas que participam de movimentos sociais e se manifestam contra um político a um programa de TV que utiliza seus recursos para perseguir um político. Pior ainda é comparar métodos de atuação completamente díspares: uns falam exatamente o que pensam e outro mente, tergiversa e perverte crianças para isso.Tampouco é preciso relembrar a atuação de Genoino em prol da democracia brasileira e das declarações do pastor Feliciano contra a mesma, que ferem o decoro parlamentar.

    Preto Velho

    Defender uma postura anti-cristã vindo de um pastor “cristão”. Ainda mais quando nesse livro sagrado que professam tanto acreditar está escrito que “Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.” Atos 10:34-35

    Acho que podemos conversar sobre hipocrisia.

Netto

Ok q usar uma criança como repórter é apelação, MAS…..e sobre o conteúdo da “reportagem”? Na da a declarar???

Gerson Carneiro

Marcelo Tas é hoje só o macaquinho de auditório do PSDB.

Enquanto José Genoíno era torturado no Araguaia, Marcelo Tas era só um aluno da EPCAR – Escola Preparatória de Cadetes do Ar.

RicardãoCarioca

E vocês ainda assistem TV aberta… ai ai…

Programa oposicionista para teletontos midiotas.

Bem feito para o Genoíno também. Quer cair de bom grado nas armadilhas do PiG… Toma!

    FrancoAtirador

    .
    .
    Prezado RC.

    Não há de atribuir culpa à vítima.

    O deputado foi pego numa emboscada preparada por Bandidos Midiáticos.

    Foi ofendido deliberadamente no próprio local de trabalho, a Câmara.

    E, como se não bastasse, usaram uma criança para ratificar as ofensas.
    .
    .

sebastiao

Se eu fosse o Genoino faria com esse idiota o que fez o grande Brizola com um tal de Davi Nasser.

Adilson

O CQC é lixo como o JN, o BBB e outras porcarias do gênero.

PS: Para uma pessoa sensata qual a situação é mais indecorosa: O ex-Presidente Lula viajar as custas de supostas empreiteiras? Como afirmou o PIG ou o sempre candidato do PSDB ser beneficiado por um Ministro do STF, como pode ser visto no link a seguir: http://www.idp.edu.br/imprensa/1565-jose-serra-e-jose-roberto-afonso-serao-palestrantes-no-encontro-do-grupo-de-pesquisa-sobre-a-reconstrucao-historica-da-constituinte

PS: Imagine o que os traíras da nação estariam falando e escrevendo se um Ministro do STF beneficiasse o ex-Presidente.

ricardo silveira

Totalmente de acordo com a crítica. O que esses imbecis que se dizem humoristas fazem não é jornalismo é agressão covarde, protegidos que são pela falta de regulação da mídia.

Isidoro Guedes

Leandro Fortes (de Carta Capital) disse tudo: o nazijornalismo do CQC só merece a nossa repulsa como cidadãos.

    Fabio Passos

    O cqc e seus “humoristas” sao repulsivos.
    Lixo feito para brucutus, preconceituosos, ignorantes em geral… tipos como jair bolsonaro devem gostar.

J Souza

Idiotices como essas desse programa de televisão é que me fizeram desistir da televisão e das redes sociais!

Bonifa

Setores da imprensa de todo o Brasil: locutores de rádio, humoristas de segunda categoria, jornalistas de nível médio que fazem o grande rumor, o grande barulho que toma ouvidos e visão do dia a dia dos brasileiros, estes são os verdadeiros formadores de opinião que militam centímetros a centímetros e estão perto do povo. Não é a Globo, exclusivamente, um elemento de intervensão superior, uma bomba nuclear. E até em Rondonia e no Piaui também, temos ouvido radialistas tão famosos quanto estúpidos, que consideram o julgamento do mensalão a maior maravilha do século e o Joaquim Barbosa, esta criatura no mínimo polêmica, consideram o maior herói brasileiro de todos os tempos. Isto, evidentemente, é a coroação de um trabalho paciente de desinformação e ataque ideológico, que nada tem a ver com ações radicais de extrema direita. É o fruto de um trabalho de pessoas e grupos conscientes, decididas e poderosas, que pretendem minar o projeto brasileiro de grande potencia emergente. Quem puder saber disso, o brasileiro que puder resistir, que saiba combater, que tente por todos os modos acabar com isso, pelo bem do seu país.

    Roberto Locatelli

    Esses “jornalistas” e “humoristas” não passam de uma nuvem de gafanhotos querendo destruir o Brasil.

Ozzy Gasosa

Cadê os “promotecos” da Vara da Infância e Juventude ?
Loucos por holofotes!
Não vão fazer nada dessa vez?

Fabio Passos

O pior e que nao e apenas uma questao de mau gosto e pessima formacao etica dos “humoristas” do cqc.
Ha 6% da populacao brasileira, infelizes adestrados pelo PiG, babando de preconceito e odio contra todos que lutaram pelos avancos sociais conquitados durante os governos Lula e Dilma.

Sao psicopatas… sem pudor de expor ao Brasil seu desvios graves de carater.
Resumindo: Sao leitores de veja fazendo “humor” para leitores de veja.

    Roberto Locatelli

    Essa definição de CQC foi perfeita: “sao leitores de veja fazendo ‘humor’ para leitores de veja.”

    Fabio Passos

    Nao ha como ter duvida, nao e?
    Boiando no esgoto: cqc e veja

tadeu

Donde vc não espera nada não vem nada. Estes programas de péssimo gosto são desprezíveis; Assisti umas poucas vezes , a muito, e imediatamente percebi a baixeza . Torpe, mal intencionados, irresponsáveis em colocar uma criança a mentir, enganar e simular. Lamentável. O humor brasileiro já teve melhores dias, Chico e Jô . Achoq cabe por parte do Dep. Genuino muma ação contra estes engraçadinhos. Fazer humor , humilhando as pessoas é fascismo. Sadismo. Safadeza. Todas as pessoas merecem respeito. Mesmo, não é o caso, qdo culpados. Abaixo a baixaria.

Nilson

Existem, sim, cretinos adultos.

E, a estes, dedico o meu desprezo e a minha repulsa, como cidadão e como jornalista.

E eu também como cidadão.

    Antonio Morais

    Eu também. Além de cretinos são mercenários.

Leonardo

Concordo em genero número e grau em relação a criança, mas ninguem se até ao fato de que ela só foi usada por o senhor José Genuino insiste em fingir que nada aconteceu.

Qualquer palavra dele não seria ao programa CQC, seria para a população brasileira, se o programa é tão mal intencionado em suas perguntas, dobre eles, inverta, use a inteligencia ao menos uma vez na vida.

    Wilson D.REsende

    Leonardo, discordo de vc. O Genoino ja falou sobre o assunto,e o processo dele ainda tem recurso e o silencio deve imperar até que todos os recursos acabem! Se vc for pesquisar a vida do Genoino vera que ainda mora na mesma casa de antes de entrar na polica, seu patrimonio não cresceu. (como de muitos politicos que entram na politica por ideologia, dedicam sua vida à politica e esquecem de toca a vida pessoal, e a maioria destes politicios, que sao bem intencionados, terminam sem patrimonio). O que Fazem com Genoino é Pura tortura! No inicio assitia a este programa, mas o humor deles passou a ser denegrir as pessoas por eles ‘perseguidas”. Pena que nosso Judiciario é refem da midia, pois muitos estao na lama e se nao apoiarem a Midia, ariscam-se a terem suas mazelas na imprensa!

    Caracol

    Leonardo, imagine-se VOCÊ sendo entrevistado por essa coisa: você é um homem sério, dá uma entrevista séria, como você diz, usando a inteligência para dobrar eles e como você também diz, dirigida não ao CQC, mas sim ao povo brasileiro, com o objetivo de informá-lo e esclarecê-lo.

    Muito bem, Leonardo, palmas pra você.

    Aí nós vamos assistir o programa e vemos um Leonardo sério editado mancando enquanto anda, com “efeitos especiais” na cara tais como orelhas de burro, zurrando como um burro e outras genialidades “humorísticas”
    produzidas por aqueles energúmenos imbecís.

    Pra onde foi a seriedade do Leonardo?
    Hein? Hein?

Jorge

a tv bandeirantes, a band, tem uma política clara de agregar e difundir o pensamento de extrema direita do Brasil. Observem a emissora, esse programa é apenas um a mais em uma grade obscurantista.

alexandre de melo

a maioria dos jornalistas brasileirops tem a conciencia desta criança, fazem o que
um maior manda fazer, sao inocentes uteis nas maos de oligarcas da midia,
ou maus caracteres nas maos dos oligarcas .

    Fabio Passos

    Penso que este comportamento asqueroso dos “jornalistas” do cqc e fruto da “formacao” que receberam do PiG.
    E sabendo o que e o PiG… estes “humoristas” sao o legado que a ditadura da direita deixou para o Brasil.

Gerson Carneiro

A moral e os bons costumes não me permitem dizer o que faço no horário de exibição do CQC. Que pena.

    Caracol

    Bobagem, Gerson, pode dizer. Se na hora do CQC o que você faz é cocô, ora, você estará prduzindo algo melhor do que aquela merda. Pelo menos, ao contrário deles, não estarás incomodando alguém.

    Gerson Carneiro

    Hahaha… Caracol, você captou a mensagem.

    Meu propósito era provocar. Era estapear a hipocrisia.

    Criminalizam o aborto; a homossexualidade; o ateísmo; o “ptismo”; desdenham a pedofilia… e aplaudem essa agressão, esse escárnio, essa imoralidade do CQC.

Sandra

Não é programa humorístico, não é jornalismo. É bulliyng. Toda a concepção, o modo como ridicularizam as pessoas, é de um bullying. Tal qual eu vi ser praticado tantas e tantas vezes durante o período escolar. Estas pessoas parecem ter aprendido a praticá-lo na escola e saíram dela para continuar a fazer isso. A diferença é que é transmitido nacionalmente com concessão pública.

    Caracol

    Excelente comentário, Sandra. Muito pertinente e na mosca.

Evandro

O artigo 5º da Constituição de 88 que diz que “é inviolável a liberdade de consciência e de crença” e que “é livre a manifestação do pensamento e a liberdade de expressão”. Sendo assim, da mesma forma que políticos e demais autoridades que fazem uso do poder, se sentem no direito de massacrar o povo em todos os sentidos, surrupiando seus direitos e roubando-lhes a esperança de futuro, esses jovens jornalistas, têm o mesmo direito de expô-los ao ridículo.
Além de corajosos, eles demonstram uma forma alternativa de repúdio à anarquia que aí está. E estão dentro da lei. E de mais a mais, eles dão uma demonstração que jornalismo não é uma profissão de uma vida toda de acomodação e conformismo. As “corujas” que durmam com um barulho desses.

    francisco niterói

    Vc deveria ler as letras iniciais do curso mais basico de Direito Constitucional para que, talvez, eu disse talvez, perceba as incoerencias que vc falou.

    O teu comentario é fascista. E veja só, ainda citando a CF.

    Me responda somente uma pergunta: onde esta o direito de alguem expor outro ao ridiculo? Vc deveria se calar em homenagem ao silencio que é ouro.

    Sua conversa mole sobr politica é fascista pois somente a politica pode mudar um pais. E é pr isso que atacam os politicos, mas nao fazem reforma politica, nao aprovam financiamneto publico, por ex, que, alias, é atacado por aqueles que fazem o seu discurso. Nao aprovam lei sobre corrupcao ativa pois bobalhoes como vc acham que so o politico rouba dinheiro publico. O empresario sonegador é so o inteligente que nao merece ser exposto ao ridiculo pois os idiotas como vc so veem um lado. NINGUEM PODE SER EXPOSTO AO RIDICULO. ESTUDE O CPP ANTES DE FALAR TANTA MERDA.

    Lafaiete de Souza Spínola

    Ontem, eu fiz um comentário afirmando não ter o costume de ver programas tipo BBB, CQC e similares que os considero de baixo nível. Fiquei sabendo através da mídia alternativa.

    Perguntei: Eles sugerem o financiamento público exclusivo? Creio que são defensores do financiamento privado.

    Agora, tentei ler o artigo em Carta Capital. Muito estranho! Não abre!

    Roberto Locatelli

    Hitler e Goebbels assinariam embaixo desse seu comentário.

    Preto Velho

    Então, Evandro, suponhamos: Se você comete alguma contravenção penal, eu souber e emitir vários panfletos na sua cidade falando sobre o assunto, você não poderá me processar ou coisa do tipo, certo?

Yarus

“Fervoroso militante petista”. A quem os CQC quer enganar?

FrancoAtirador

.
.
Esses Bandidos de Mídia praticam o crime de forma deliberada e premeditada.

Mas essas práticas só se tornam possíveis e são levadas à exibição na TV,

porque os empresários da Mídia Bandida, que os contratam, endossam-nas.

O pai do menino, então, não tem a menor ideia do mal que causou ao próprio filho.
.
.
Primeiro ofendem publicamente, diretamente e pessoalmente a honra de um parlamentar,

no pleno exercício do mandato legitimamente conquistado pelo voto popular,

e depois fazem ilações ao presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

Mas é precisamente porque esses exemplos de bandidagem midiática ficam impunes

que o Feliciano está lá, que o Bolsonaro está lá, que maus-carácteres estão lá.

Afinal de contas, o que essas merdas pensam que são Direitos Humanos ?
.
.
Em relação às responsabilidades civil e criminal, ficam questões a serem respondidas:

Algum diretor da empresa de TV do Grupo Bandeirantes ou do programa CQC,

ou, enfim, alguém responsável pela programação, ou mesmo o pai da criança

pediu autorização à Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude

para que o menor de idade participasse desse episódio sórdido e mordaz?

Ao menos o Conselho Tutelar foi consultado ou, no mínimo, comunicado do fato ?

(http://www.mp.sp.gov.br/portal/page/portal/home/interna/infancia_juventude)

    FrancoAtirador

    .
    .
    As crianças têm que ser protegidas da cafajestice do CQC

    Por Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo

    A gangue pseudocômica faz um garoto mentir, enganar e torturar psicologicamente José Genoíno.

    Alguns meses atrás, a gangue do CQC já descera à lama ao abordar José Genoíno de maneira cafajeste logo depois do trauma de uma absurda decisão da justiça que decretou prisão para ele.

    Agora, a gangue conseguiu descer ainda mais.

    Ao longo de um interminável, odioso filme de sete minutos os pseudo-humoristas submeteram Genoíno sessão de violência que degrada não quem a sofreu, mas quem a fez – os mentecaptos sorridentes liderados por Marcelo Tas.

    O que eles fizeram não é nem comédia e nem jornalismo: é simplesmente um caso de polícia.

    Um repórter-palhaço ficou ‘trollando’ desvairadamente Genoíno, em Brasília, em busca de uma “entrevista”, aspas.

    Louvo aqui o autocontrole de Genoíno, porque pouca gente é capaz de suportar uma provocação tão baixa pelo que pareceu uma eternidade.

    Depois, a gangue colocou um garoto pré-adolescente num papel que em algum momento haverá de envergonhá-lo, se ele tiver decência básica.

    O menino enganou Genoíno.
    Se fez passar por admirador para entrar na sala de Genoíno e extrair algumas palavras.

    Depois, em seguimento às mentiras que o fizeram contar, o garoto disse a Genoíno que seu tio estava fora da sala, esperando para cumprimentá-lo.

    O tio era um dos integrantes da gangue.

    Genoíno saiu da sala e deu de cara com o tio de mentira. E isso foi comemorado como um triunfo pela gangue.

    Se há algum comitê de proteção à infância que funcione no Brasil, ele tem que cobrar satisfações de quem fez o garoto se submeter a uma infâmia dessa natureza. Dificilmente ele terá outra aula tão completa de canalhice.

    Em poucos minutos, o menino foi obrigado a agir como um pequeno trapaceiro desprezível.

    O risco é que ele cresça e se torne um adulto tão asqueroso como Marcelo Tas e os integrantes da gangue.

    (http://diariodocentrodomundo.com.br/as-criancas-tem-que-ser-protegidas-da-cafagestice-do-cqc)

    FrancoAtirador

    .
    .
    LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990

    Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

    Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

    Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

    Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

    Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

    Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

    Art. 18. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

    (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069Compilado.htm)

Valcir Barsanulfo

As pessoas de bem e que gostam da prática da ética e do respeito, devem efetivamente boicotar os produtos do patrocinador, a imagem da empresa está ligada a esta prática inescrupulosa de jornalismo. Jornalismo?

JORGE

Leandro

Parabéns pela decência. Incrível como a permissividade, a indignidade e a exploração midiática das pessoas e das massas mais inocentes não alcançam LIMITES.

Que o NOSSO CONGRESSO NACIONAL (PODER POLÍTICO) se mire na INGLATERRA.

Um abraço

sergio cihgral

Texto coerente e exato.
PORÉM, jamais concede legitimidade a um condenado pelo STF que foi eleito com votos atribuídos a outrem candidados, de exercer cargo público e mandato – exceto em um “estado de exceção”. (Cihgral)

renato

Se fosse um pai negro que mandasse o filho catar carvão, o direitos humanos
e as leis retirariam do pai a criança.
Mas criança pode, desde que seja de olhos azuis e branca, ou negro para servir de chacota.
Onde esta o Ministério Publico,para tirar esta criança do convívio nefasto destes país.
Para eles Genuíno é criminoso, então sabiam que estavam mandando o filho entrevistar um criminoso.
Ou não é criminoso, e isto lhes dá a tranquilidade para faze-lo.
Manda prender o pai e a mãe.
Este programa como outros não prestam, e a casa do POVO, onde eles parasitam, não é para servir a industria da comédia.
Os Senhores Jornalistas deveriam, separar seu joio e seu Trigo, precisam de credibilidade.
Precisam ser sagrados com sua profissão, retirar de uma casa sagrada, aquilo que deva ser notícia que engrandeça, defenda, enobreça, cuide, sejam os olhos da nação.
Não está latrina, que os programas de comédia a transformam, ganham dinheiro com o cenário montado pelo povo, nem isto gastam, e ganham com certeza benécias do governo.
Isto não é liberdade, isto é vagabundice.
Não assistam esta porcaria.

Rodrigo Leme

O repórter-mirim é usado -goste ou não – ha meses. Mas só agora incomodou. Engraçado, né? Essa paixão por contraventor….

    Mariac

    Eu não assisto.Se você assiste por que não denunciou? Então vc é cúmplice…

    abolicionista

    Parece que a maioria do pessoal que lê o Viomundo não assiste a esse programa, diferentemente de você que, pelo visto, não perde um. Eu, pessoalmente, acho o programa desprezível, como quase tudo o que passa na TV. Sobre “paixão por contraventor”, não tenho vergonha nenhuma de expressar minha admiração contra quem era chamado de “contraventor” durante a ditadura, alguém que suportou a prisão e a tortura para trazer um pouco de democracia ao país. Um pouco de respeito, por favor, canalhice tem limite.

Denise

CQC ou QPP ( Que Porcaria de Programa) um programa da direita feito para a direita.

    Leonardo

    Denise de direita eles não são, só estão lá para caçar audiencia e sensacionalismo, custe oque custar.

    Roberto Locatelli

    O que define a posição política de uma pessoa ou um grupo é o resultado daquilo que essa pessoa ou esse grupo fazem. Membros do CQC são de extrema-direita. São os “camisas pretas” de Mussolini.

    berenice

    Concordo com o Locatelli. A posição do Tas é de extrema-direita. Ele é tendencioso, parcial, manipula as informações e tem prazer em oprimir, difamar aqueles com quem ele discorda. Como bom liberal, tem aparência de moderno e progressista, mas vomita covardias e conservadorismo. Uma figura bestial..
    Ótimo texto do Leandro Fortes.

    Ronaldo Silva

    Vc se engana quando afirma que eles não são de direita, são sim e com ordens dos patrões ainda por cima, o próprio Tas é o queridinho das aberturas festivas do DEM, poderia lhe dar mais exemplos mas o tempo é curto….

Marco A+

Seria conveniente conhecer a opinião do patrocinador, já que a marca da empresa está associada ao caráter(!) editorial do programa.

    francisco niterói

    Marco

    Mais interessante ainda seria um boicote a patrocinadores desta M*RDA.

    Como nao assisto, vc saberia me apontar quais sao?

    Deveriamos inundar a site destas empresas com protesto ao seu apoio a este lixo.

    Mariac

    Use o controle remoto…

    Marco A+

    Não faço ideia de quais sejam.
    Divulgou-se que foram consultados, quando da demissão de um dos membros da grotesca trupe.

    Sem regulamentação que reprima essa selvageria, estratégia alternativa seria identificar/associar anunciantes que financiam essa modalidade de “jornalismo”.

    Abraço

    francisco niterói

    Mariac

    Me desculpe, mas vc esta REDONDAMENTE ENGANADA.

    Ha muitos casos em que a sociedade, no lugar de ficar passivamente aceitando qq coisa, boicota os patrocinadores de lixo. Acredite que isto tem funcionado e muito em paises com democracia mais consolidada, alem de possuir, obviamente, regulacao de midia.

    Analise outra coisa: a TV é uma concessao publica que deve ser explorada de acordo com o interesse publico, com criterios culturais, informativos, etc. Se for so mudar de canal quando estes requisitos nao forem atendidos, estarei compactuando com concessao driblando requisitos constitucionais.

    Agora indo mais alem, e se tivermos, por ex, sete concessoes de tv aberta e as sete descumprirem os requisitos constitucionais, o que o cidadao fara? Mudar pra qual canal?

Fabio Passos

O cqc causa asco.
Felizmente ha cada vez menos tolos acompanhando este lixo.

Toda a solidariedade a Jose Genoino que foi covardemente atacado… e tambem ao garoto que foi adestrado a mentir.

    Leandro Ebert

    O que me causa asco é um condenado por corrupção ativa exercer um cargo público livremente e integrar comissão de justiça no país. Ah, também me causa asco quem se solidariza com este tipo de criminoso.

    Franklin Alencar

    Caro Leandro!

    Suas declarações evidenciam que você se alimentou de informações superficiais e distorcidas.
    Acho que poderia ampliar a sua percepção sobre estas questões, lendo fontes mais diversificadas de informação.
    Sua visão atual mostra-se incompleta, generalizante, e maniqueísta.
    Além do mais, não se pode conquistar o respeito quando se pratica ou se compactua com o desrespeito em quaisquer de suas formas.

Aline C Pavia

CQC, Pânico e Zorra Total, entre outros, são puros manuais de bullying ao vivo. Vemos nas escolas, nas faculdades, nos trotes de vestibulares e nas “baladas” o “resultado” desse tipo de “humor”.

Sagarana

Eu gosto do CQC!

    FrancoAtirador


    (http://esquerdopata.blogspot.com.br)

    Rodrigo Leme

    Lei de Goodwin!

    abolicionista

    Comentário mais debilóide, impossível, os trolls estão regredindo à primeira infância.

Patrick Mariano: Frase de jornalista/humorista do CQC é digna de torturador « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Leandro Fortes: O nazijornalismo do CQC […]

Maria Luiza Tonelli: Presidenta, crie corvos e eles bicarão teus olhos « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Leandro Fortes: O nazijornalismo do CQC […]

Deixe seu comentário

Leia também