CONFISSÕES TARDIAS
Por Leandro Fortes
Esses tais “Diários da Presidência” foram bolados para que Fernando Henrique Cardoso possa, ainda em vida, usar o espaço decrépito da velha mídia para se tentar se projetar como estadista – e não como o triste golpista cercado de reacionários em que se transformou.
Mas, apesar de os quatros livros anunciados se anunciarem, também, como lengalengas intermináveis sobre o cotidiano de FHC, alguma aventura há de se extrair das elucubrações do velho ex-presidente do PSDB.
A primeira delas, referente à confissão de que, em 1996, FHC soube dos esquemas de corrupção da Petrobras, mas nada fez, é extremamente emblemática.
Eu era repórter, à época, do saudoso Jornal do Brasil, cujo alinhamento com o governo era permanente, mas sutil. Diferentemente de O Globo, por exemplo, que só faltava detalhar as partes íntimas das autoridades federais, a fim de excitar os idólatras que lhes frequentavam as páginas. Padrão semelhante se espalhava por todas os demais veículos de comunicação, à exceção honrosa da CartaCapital – que, por isso mesmo, era mantida à distância de verbas oficiais de publicidade, porque é assim a “democracia” tucana.
Havia, portanto, uma blindagem geral em relação ao governo federal, tanta e de tal monta, que em um dos famosos grampos do BNDES, pelos quais foi possível entender como o PSDB montou o esquema criminoso de privatização de estatais, FHC mostrava-se assustado com tanto apoio.
Em uma das fitas dos grampos, o então ministro das Comunicações, Mendonça de Barros, diz a FHC:
“A imprensa está muito favorável, com editoriais”.
Apoie o VIOMUNDO
Do outro lado da linha, o presidente tucano responde, galhofeiro:
“Está demais, né? Estão exagerando, até”.
E bota exagero nisso. Nessa mesma época, a TV Globo mandou para o exílio europeu a jornalista Miriam Dutra, supostamente grávida de FHC, uma estratégia que iria deixar o presidente da República, até o último dia de seu segundo mandato, refém absoluto da família Marinho.
Mais tarde, o mundo ficaria sabendo que o filho da jornalista sequer era de Fernando Henrique.
O tucano fora vítima de uma fraude, um golpe da barriga ao contrário.
Mas é ainda confiante nessa blindagem, nesse descaramento editorial que se transferiu integralmente com os tucanos para a oposição, que FHC se dá ao desfrute de confessar absurdos como este, da Petrobras.
Sabe que, apesar de ter admitido um fato criminoso e moralmente inaceitável, terá o noticiário a seu lado, nem que seja por omissão.
Mas, dessa inusitada confissão, surge um questionamento moral e ético mais profundo.
Em abril, em nota amplamente divulgada na imprensa, FHC mostrou-se apoplético com declarações da presidenta Dilma Rousseff sobre, justamente, acusações de delatores da Operação Lava Jato dando conta da corrupção na Petrobras, durante os governos tucanos.
Exatamente o que, agora, Fernando Henrique confessa, em seus diários.
Assim escreveu FHC:
“Trata-se [a corrupção na Petrobras] de um processo sistemático que envolve os governos da presidente Dilma (que ademais foi presidente do Conselho de Administração da empresa e ministra de Minas e Energia) e do ex-presidente Lula. Foram eles ou seus representantes na Petrobras que nomearam os diretores da empresa ora acusados de, em conluio com empreiteiras e, no caso do PT, com o tesoureiro do partido, de desviar recursos em benefício próprio ou para cofres partidários”.
Ou seja, escreveu isso mesmo sabendo que os esquemas tinham sido iniciados no governo dele. E, ainda assim, nada fez.
Foi um covarde.
E, agora, ao revelar-se como tal, tornou-se um hipócrita.
Por isso, algo me diz que esses diários irão, muito em breve, para o lixo da História.
Como, de resto, o próprio FHC.
Leia também:
Procuradores da Lava Jato atentaram contra a soberania nacional
Comentários
s. Aral
Conheci Fernando Henique há muitos anos, fiz até campanha por ele. Porém me dá engulhos ve-lo participar de forma tão cinica do linchamento moral de presidente e ex presidente. Sem nenhum respeito a liturgia do cargo como gosta de dizer. O cinismo de suas colocações, assim como o de vários que preenchem esta pagina apenas para estimular a mentira escondendo os reais motivos. Da parte dele a inveja e a consciencia de que fez um péssimo governo, usurpou um plano economico de Ricupero, e idéias de Itamar Franco e se apropriou indevidamente de um legado temporariamente, deixando o pais com uma inflação na casa de dois dígitos , e com sua autonomia em perigo, ( quando privatizou as comunicações, abriu a brecha para a NSA e seus espiões,) Não temos controle sobre nossas informações. Anda de braço dado com Serra e a Chevron no ataque ao pre-sal. Ninguem recorda do naufragio da plataforma da petrobras, nem dos infidáveis vazamentos, que visavam desvalorizar para vender a Petrobrás ( ou seria PetroBRAX) que na epoca era presidida por um frances Reischstuhl , que era parente ou ligado a familia. Não me venham agora elogiar esta triste figura.
Bacellar
E a capa da Veja, que me cuentan? No mamen cabrones….
NOSSO MEDO
O texto do Leandro e totalmente partidario, carece de credibilidade, e coloca os apoiadores militantes do PT em situacao ridicula face a fragildade de argumentativa. Coerencia e isencao sao importantes e respeito aos contrarios tambem. A alusao ao suposto filho de FHC e uma covardia.
s. Aral
E covardia atacar os filhos e nora do Lula? È covardia atacar a moral de pessoas sem provas. E covardia a manipulação diária de manchetes? É covardia insinuar, criar ilações, fazer acusações ? E covardia homens como Agripino Maia e CUnha serem poupados? É covardia receber uma sentença onde o Juiz, diz que condena porque pode embora não tenha provas contrarias?
Ora faça-me o favor! Falar sobre um caso extraconjugal de FHC, apenas por falar, é o que mais uma certa imprensa faz. Mas me parece que o problema não é o caso extraconjugal, mas sim a forma como foi acobertado.
Por favor não desvie o assunto.
Luiz dos Santos
Sr. Aral,
Faca me o favor. Quem esta preso sem provas? A politica brasileira virou jogo de futebol. Sao uns bobos contra outros idiotas defendendo partidos corruptos. Todos.
Marcos Sestini
Confio no Governo FHC e assim com aprendi.na FGV. foi o governo que mais contribui com o social. Pois.os programas de bolsa escola datam de seu governo e foi também o que deu credibilidade no Brasil no exterior.
Hoje o rebaixado Brasil já nos envergonha por aqui nos mundos acadêmicos financiamento e social. Melhor dizer que sou de origem romena que brasileiro Tamanho o descrédito e mal.estar que gera a.minha.amada cidadania brasileira.
Se ele realmente.disse isto foi para.demonstrar a dificuldade que tem um presidente tem para tomar uma ação quando não consegue apoio das instituições brasileiras. Assim como vinha falando em defesa da presidente Dilma, o que torna coerente está acertiva.
O importante é entender o complexo Brasil.
A polícia federal com o apoio do MPF E JF. Conseguiu deflagrar uma.grande operação a favor do Brasil e alguns já estão até sendo punidos.
Sejamos brasileiros e andarmos.outra vez de.cabeça erguida pelo mundo
BRASIL!
Urbano
A lógica intuitiva vai bem além da modéstia posta… Contudo, já foi o bastante para mostrar perfeitamente que não somos os cretinos em último grau, popularmente conhecidos por coxinhas.
Dilma Coelho
Alguém precisa dizer a este senhor que está na hora dele ficar em casa, calar a bendita boca, ir passear de navio, uma viagem bem longa. Na verdade ele deveria estar preso, como isto não acontecerá, ele já comprou as pessoas certas… O que não dá mais é abrir as páginas dos blogs, jornais e dar de cara com ele. Por favor evitem ficar mostrando essas figuras nefastas…
Lukas
Para não ver o FHC você deveria fugir dos blogs “progressistas”, pois estes tem uma fixação doentia por ele, assim como o Lula e todo petista.
Daqui a 50 anos, se o PT estiver no poder (toc toc toc), qualquer problema que o país tiver ainda será culpa do FHC.
É um mantra petista.
Julio Silveira
Agora conta uma novidade a quem esteve sob o governo dele.
Mauricio Gomes
Não façam isso com pobre lixo, joguem essa múmia dentro da casa de um coxinha ou na sede do PSDBosta!
Deixe seu comentário