Heloisa Villela, de Nova York: Juiz Moro, quem não dialoga, ouve gritos de protesto

Tempo de leitura: 3 min

Moro na Columbia 4

 por Heloisa Villela, de Nova York

Nessa segunda-feira (06/02), o juiz Sérgio Moro entrou e saiu de Nova York sem ser notado pela imprensa americana.

Ontem, ele subiu ao palco montado na biblioteca da Universidade de Columbia para começar a palestra sobre a Operação Lava Jato, o combate à corrupção e a política brasileira.

Ao se aproximar do microfone, foi imediatamente interrompido por uma mulher que estava na plateia.

Ela não estava sozinha na audiência ou nas convicções. Bastou ser retirada do recinto para que outra retomasse o protesto.

E a cena se repetiu. Cinco manifestantes foram afastados, um a um.

Todos inconformados com a parcialidade das investigações da Lava Jato, os vazamentos seletivos das denúncias e o processo de impeachment contra a presidenta eleita Dilma Rousseff.

Aos manifestantes, quase todos da organização Defende Democracy in Brazil, se juntaram alunos da New School, co-patrocinadora do evento, que propuseram incluir, pelo menos, uma voz discordante na mesa redonda, para que o debate fosse mais equilibrado.

Luiza Nassif, integrante do grupo da New School, disse que os estudantes conseguiram verba da faculdade para pagar passagem e estadia de um jurista para fazer o contraponto a Moro no debate.

Apoie o VIOMUNDO

A organização do evento, porém, não abriu a possibilidade de incluir mais uma pessoa no painel.

Gustavo Azenha, um dos quatro brasileiros responsáveis pela organização do seminário, disse que foi procurado pelos alunos da New School na última hora, quando o programa já estava pronto e fechado. “Até acrescentar uma cadeira aqui nesse palco seria difícil”, alegou.

Questionei-o:

— Mas se está claro que existem opiniões diferentes, que se manifestaram aqui dentro, não seria mais democrático incluir alguma voz distinta?

Ele retrucou:

— Nem todos os que estão na mesa pensam da mesma maneira.

Insisti:

— E qual deles tem críticas à operação?

Gustavo Azenha não respondeu, emudeceu.

Os alunos da New School redigiram uma carta aberta às duas instituições expressando “profunda preocupação e decepção”.

“Quando suas instituições dão voz ao Juiz Sérgio Moro, vocês dão legitimidade a um homem cujas ações e agenda pessoal violaram princípios básicos da Justiça internacional e jogaram o Brasil em um abismo político-econômico”.

Na palestra, Sérgio Moro admitiu que a Lava Jato criou instabilidade política no Brasil, mas disse acreditar que, no longo prazo, a operação tornará o País mais competitivo no mercado internacional, possibilitando maior atração de investimentos estrangeiros.

O seminário em Nova York contou com o apoio de vários centros da Columbia e da New School, além da Organização UMBRASIL.

Depois da palestra, Sergio Moro respondeu nove perguntas da plateia.

Sobre as acusações de parcialidade das investigações, disse que o apoio popular à Lava Jato mostra que o trabalho está no caminho certo.

Negou que o pai, já falecido, tivesse ligações com o PSDB.

E quando uma pessoa da plateia perguntou por que ainda não indiciou os senadores Aécio Neves e José Serra (PSDB), citados várias vezes em denúncias de corrupção, Moro respondeu: “não é da minha jurisdição”.

Quando um dos presentes fez referência à foto de Moro e Aécio sorrindo lado a lado, a plateia vaiou. E, no final do debate, aplaudiu Sergio Moro de pé.

Do lado de fora, nas escadarias de Columbia, a feminista, professora e doutora de Ciências Políticas e Sociais da New School, Nancy Fraser, se juntou aos protestos dos estudantes.

Disse que esperava ver outras vozes incluídas no debate, já que o encontro contou com o apoio financeiro da universidade na qual ela trabalha.

Fica a lição para os organizadores e o próprio juiz Sérgio Moro: quem não dialoga, ouve gritos.

 Veja também:

Em Nova York, manifestantes denunciam Moro como tendencioso; veja o vídeo

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Luiz Carlos P. Oliveira

GUIL: não, o Moro não está correto. Se ele ouviu uma denúncia nos depoimentos, de alguém que tem foro privilegiado, o que lhe cabe fazer? Lógico que é fazer a denúncia e encaminhá-la ao STF. Mas nem isso ele faz. E a frase requentada de “não é da minha jurisdição ou competência” só confirma o que ele é: golpista! E que está à serviço do Temer e a quadrilha que assaltou o poder. Contra fatos não existem argumentos. E ainda tem gente que o chama de “herói”. Quando ele for abandonado pelos quadrilheiros, será tarde para arrependimentos. Gente que “sabe demais” corre muitos perigos nesse Brasil varonil.

Joaquim

A como eu gostaria de ta la so para dar um soco nesse cinico sergergonha do Moro alias ta faltando isso nos soltar a porradas nesses golpistas Ladrões safados

L’Amie

O chavão é sempre o mesmo: O mhorror está limpando o Brasil. Pelo jeito é só a salinha de recepção, o resto nem aí pra isso. Aliás, o banheiro ( pmdb ) e vaso sanitário ( psdb ) continuam imundos. Fedem que nem rato morto. Ninguém quer entrar aí , é muito contaminado.

Nelson

“Na palestra, Sérgio Moro admitiu que a Lava Jato criou instabilidade política no Brasil, mas disse acreditar que, no longo prazo, a operação tornará o País mais competitivo no mercado internacional, possibilitando maior atração de investimentos estrangeiros”.

Então é assim. Para deixar o país “mais competitivo” é preciso destruir suas instituições, sua democracia , destruir os parâmetros de Justiça nele vigentes, desacreditá-lo perante grande parte do restante do mundo?

Mas a propaganda avassaladora do sistema capitalista não prega, a todo momento, que o sistema, o capitalismo, é sinônimo de democracia e de justiça?

Por que, então, é preciso levar o país à “instabilidade política” para torná-lo “mais competitivo” ou realmente capitalista, ao gosto dos neoliberais?

E pensar que há uma montoeira de gente acreditando que esse cara é um enviado divino que tem a missão de nos salvar da corrupção.

É pra já: “Pare o mundo que eu quero descer”.

Luiz Carlos

Claro que qualquer lugar do país é jurisdição de Moro, desde que investigue o PT ou pessoa ligada a este partido. Acontece que para investigar tucanos e os atuais governantes ele respeita a CF.

Messias Franca de Macedo

Cunha dá um nó em Moro. E diz que Temer era o árbitro de nomeações na Petrobras. Veja

Por eminente e impávido jornalista Fernando Brito
07/02/2017

(…)
E no final do post coloco o trecho que reputo mais importante, onde ele responsabiliza diretamente Michel Temer pela aprovação dos diretores da Petrobras que seriam os operadores do PMDB na empresa.
(…)
Impressionante como, apesar do asco que a figura do ex-presidente da Câmara, ele se expressa com muito mais segurança que seu inquisidor, Sérgio Moro, que fica, praticamente, naquilo que está noticiado na mídia.
(…)
Moro se baseava, volta e meia, em entrevistas dadas à imprensa, que Cunha rebarbava, com toda a razão jurídica, dizendo que estava ali para discutir depoimentos e não notícias que possam ter sido veiculadas apenas em parte.
O mais importante nem sequer mereceu perguntas ou aprofundamento: Cunha disse que Michel Temer foi o grande árbitro da nomeação de diretores da Petrobras.
É, no mínimo, estranho que numa instrução criminal isso não chame a atenção, nem do juiz, nem da imprensa.
A impressão que fica, mesmo com todo o nojo que se possa ter de uma figura como Eduardo Cunha, é que não há a menor preocupação de apurar a verdade, mas a de fazer apenas o papel de moralizador.
E, acima de tudo, como mesmo ainda não descendo aos fatos mais crus, Cunha faz questão de mostrar que Temer está em suas mãos, embora a mídia não o queira ver.

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.tijolaco.com.br/blog/cunha-da-um-no-em-moro-o-despreparo-e-gritante-tudo-se-move-delacao/#comment-347499

Messias Franca de Macedo

O (PEN)ÚLTIMO ESCÂNDALO DO SUPREMO PROJAC!

‘Décimo segundo ‘miniSTRO’ do STFede, MERDAL pereira acaba de antecipar o seguinte laudo médico:
“SIM, eduardo CUnha está acometido de aneurisma cerebral!”
E *o médico assistente – e responsável pela realização da tomografia do CUnha – diagnosticou:
“a causa do aneurisma do CUnha foi a pressão que o paciente sofreu durante a gestão à frente da Câmara dos Deputados!”
*gerson Cama(ar)rotti ‘O Arrotador da Máfia dos Marín(ho)’

NOTA FÚNEBRE:
o comunicado oficial do boletim médico foi levado à público agora há pouco na patifaria pra lá de surreal do tal ‘Jornal das Dez’ [RouboNews – perdão, ato falho -, GloboNews]

Messias Franca de Macedo

… Ainda sobre a ‘PORCA-tarefa’ do DEMoTucano juizeco ‘mor(t)o’!…

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

As bizarrices sobre a campanha de Dilma

Escrito por ínclito e intrépido jornalista Miguel do Rosário

É surreal, digno de um Salvador Dali (ilustração acima). No afã de produzir factoides pró-golpe, a PF usou números de contabilidade das gráficas sem sequer se preocupar em separar pagamentos feitos pela campanha de Dilma de pagamentos feitos pela campanha do… PSDB.
Explico melhor: a mesma gráfica que prestou serviços à campanha de Dilma, também prestou serviços, no mesmo ano, para o PSDB. A PF pegou o faturamento da gráfica e acusou a… campanha de Dilma, sem sequer atentar para o fato de que o faturamento também incluía pagamentos feitos pelo PSDB.
É tão bizarro!
Destaco um trecho do texto divulgado pela assessoria jurídica da presidenta Dilma:
(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.ocafezinho.com/2017/02/07/as-bizarrices-sobre-campanha-de-dilma/

Sidnei Brito

Piada pronta do dia: “a operação tornará o País mais competitivo no mercado internacional, possibilitando maior atração de investimentos estrangeiros.”.
Não sei se foram exatamente as palavras de Moro, mas é possível: é a cara dele.
Ora, a Lava Jato está quebrando as empresas brasileiras, e os entreguistas que ascenderam ao governo brasileiro graças à Lava Jato estão aproveitando o ambiente de terra arrasada justamente para desnacionalizar a nossa economia.
Então é claro que vai aumentar o investimento estrangeiro. Inclusive por parte de empresas tão ou mais corruptas do que as destruídas por Moro. E ele, é claro, sabe disso.

FrancoAtirador

.
.
Dentre @s Jornalistas Brasileir@s, Correspondentes Internacionais, na Mídia,

Heloísa Villela é, há tempos, a Melhor Analista Política dos Estados Unidos.
.
.

Cláudio

moro (sic) é o sabujo-mor dos ianques mas do jeito que a coisa tá (de sabujice) é capaz de perder o posto . . .

Cláudio
13/01/2017 – 22h13
:
: * * * * 04:13 * * * * . : . Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabuj@s suj@s a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) d@s canalhas direitistas…
.
PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
.
. . .
AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
.
Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
.
Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo TEóRICO de 33,7 mil mensais;
.
Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
.
Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
.
Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salário integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
.
. . .
Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

::
SARTREANA
.
Maldita seja toda esperança
que faz continuar o mal
do bem que só se alcança
no viver sempre (des)igual
.
…………….………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
DE VERSOS
.
A dor de passar pelas pessoas
e depois deixá-las me consome:
Como viver tantas coisas boas
só para alimentar de saudades essa fome?…
.
É infinita essa fome de amar
e ser feliz fazendo outros felizes
Mas, um, como pluralizar
em frutos diversos as nossas raízes?…
.
………………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
NÓS
.
A tv me promete
o leite da moça,
o prazer em pó,
líquido,
instantâneo,
integral…
.
Que faremos de nossos olhos,
de nossas mãos?
.
………………………….……………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
CEM RIMAS
( para o PT e o PSTU )
.
A vida passa de graça
e fica ainda mais rica
nos olhos de esperança
que às mãos multiplicam
.
………………………………………..………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
KWY
.
.
P
…e
…….n
…………s
…………….o
…………………logo(S)
…………………………………..p
.
…………………………………..e
.
…………………………………..s

…………………………………..o
.
……………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
B……………………………A
…I………………………I
…….S………………C
………..T………N
…………….Â
tele……………………..visão
.
.
tele……………………..vazão
.
.
tele……………………..vazio
.
………………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
ReXistência
.
Não deixe que aluguem o seu pensamento:
Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
.
Diga “NãO” à Rede Goebbels
……………………………………..………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
Globo
.
PATRÃO
PADRÃO
LADRÃO
……………………………………..………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
NEM PÃO: SÓ ESPETÁCULO (CHINFRIM)
.
O Grande Circo-Teatro BraZil-Zil-Zil-Zil
orgulhosamente apresenta
a mundialmente famosa farsa
“Democracia Representativa”.
Censura (Sistema de Classificação Indicativa): Espetáculo não indicado para menores de 04 em 04 ou de 02 até 18 ânus.
.:.
::
.:.
POEMA CONCRETO
.
O aço e o cimento conjugados
((pedra jo…g………a………………d………………………a)
nos olhos (de vidro))
no dia a dia da vida.
.
…………………………………….………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
CLIC
.
.
a……l…u…z
a…s…s…o…m…b…r…a
a….s………s….o….m….b….r….a….s
………………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
Poema de A a Z (POEMAZ)
.
Cantar contra
todo encanto
enquanto tudo
contar contra
……………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
C Í R C U L O
.
Palavra: fetiche
Palavra: fantoche
Palavra: feitiço
Palavra: fantasma
…………………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
CILADA ou COISAS
.
Palavra
falada,
calada
palavra
.
Palavra
calada,
falada
palavra
.
calada
palavra
falada
.
falada
palavra
calada
………………………………..…………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
M A T E R E A L I S M O
para o povo brasileiro (1989)
.
Até quando
morrer pela vida?…
Até quando
viver morrendo,
em vão,
por tudo
o que é não?…
…………………………………….……………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
outra “fábula moderna” ou “a modernidade revisitada”
( para o(s) poeta(s) inédito(s) e a humanidade )
.
musamada passeava pelos campos em alegria
quando confusa abelha pica-lhe o peito
pensando ser, talvez, uma outra flor que havia
desabrochado no ar, por algum mágico efeito
.
“Eu”, atento fauno, de plantão, todo insuspeito,
apressa-se em aliviar a dor que a crucia,
com muito remédio, da mesma abelha, de mel feito,
para uma das flores irmanadas em harmonia…
.
e menos de se esperar não seria
vir, de uma flor para outra flor,
ver o bálsamo para crua agonia:
.
por enquanto, de bom, o mel lambe-lhe a dor
e, lambendo sua nua forma, o mau desejo (se) alivia
(d)a profunda picada no peito que lhe deu Amor…
.
…………………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
rotina
( para o poeta Paulo Machado )
.
homem de rituais
modernos
modernamente
morro todos os dias
do mesmo jeito:
desfeito em contas e em cantos
mais nada
tudo menos
……………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
negócio
( para o poeta Rubervam Du Nascimento )
.
a morte industrializada
sob o rótulo “VIDA”
abastece em cada rês
a existência perdida
……………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
massa
.
a cidade cr…e………s……………………..c…………………………………………..e
e a gente
…………………desa

…………………par

…………………ec

…………………e
……………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
capitolismo
.
predadores à espreita
muito mais que esperto
tem-se que ser sempre vivo
.
preço da evolução
lei da sobrevivência
juras de (h)a-mor
juros e mais ou menos valia
.
antenas atentas
vigiam os espaços
(e o tempo)
da vida
mínima
nas promoções do dia-a(-)dia
.
é isto o que vinga:
a morte é hereditária…
.
…………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
foi ou é ou será
.
não o feito
nem a coisa por fazer
ou o imperfeito perfeito
:
o que me anima
é a magia lógica das possibilidades
……………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
RÉ – EVOLUÇÃO
.
O homem, animal racional,
trilhando seus caminhos,
trocou o bem pelo mal,
a florosa pelos espinhos.
.
O homem, em sua evolução,
tem corrido sem parar,
tem parado o coração,
tem deixado de amar.
.
O homem, senhor dos animais,
em seu constante progresso,
não sabe mais o que faz:
se continua ou inverte o processo…
.
……………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
ReXistência
.
Não deixe que aluguem o seu pensamento:
Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
.
Diga “NãO” à Rede Goebbels
……………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
::
Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.
.
“Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.
…………………..………………………………. (Joseph Pulitzer)
::
Se você não for cuidados@
.
“Se você não for cuidados@, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as [‘]pesso[nh]as[’] que estão oprimindo”.
…………………..………………………………. (Malcolm X)
::
(En la lucha de clases)
.
En la lucha de clases
Todas las armas son buenas
Piedras
Noches
Poemas
…………………..………………………………. (Paulo Leminski)
::
(Não é a beleza)
.
Não é a beleza
Mas sim a humanidade
O objetivo da literatura
………………………….………………………. (Salamah Mussa)
::
A existência precede a essência.
……………………………………..……………. (Jean-Paul Sartre)
::
.:.
* 1 * 2 * 13 * 4
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Marat

Vocês já repararam que sempre que paira alguma dúvida, ou mesmo quando há alguma acusação, alguma forte evidência contra tucanos, sempre há respostas-padrão na ponta das línguas?
“Não é minha jurisdição”, não vem ao caso etc.
Pode ter assassinato de prostitua de luxo, pode ter caso de ex-presidente namorando e pagando as despesas de jornalista da globo, pode ter helicóptero com 450 kg de cocaína, pode ter máfia da merenda, máfia do Metrô, incompetência na gestão dos transportes urbanos etc., etc., etc… Vivemos uma verdadeira máfia. Esse conluio PMDB-PSDB-judi$$$iário destruira o pouco que havia de nação. Preparem-se para dias nigérrimos!

    Guil

    O Moro esta correto, o Aécio é Senador e o Serra é Ministro de Estado, cabe ao STF indiciar e processar os dois!

Deixe seu comentário

Leia também