Restaurantes da Vila Madalena sem água: “Na Copa, teria sido o caos”
Tempo de leitura: 2 minAviso diante do restaurante Les Delices de Maya. Um dos donos disse que a Sabesp informou tratar-se de situação de emergência, mas que nos últimos dias, segundo ele, a água vem sendo racionada e hoje foi cortada de vez
Fotos Michele Oliveira, que também colaborou na apuração
por Conceição Lemes
Durante a Copa do Mundo, o Brasil inteiro ficou conhecendo a Vila Madalena, reduto boêmio da cidade de São Paulo.
Paulistas e turistas de vários cantos do País e do mundo lotaram seus bares e restaurantes para torcer, comemorar, chorar as mágoas…
Porém, mal terminou a Copa para que esse bairro nobre da Zona Oeste da capital passasse a sofrer de um problema que há meses castiga a periferia da capital e a Região Metropolitana: a crise da água.
Desde o final da tarde dessa terça-feira 29, bares e restaurantes da Vila estão com a torneira seca.
“Foi de surpresa, nem deu para a gente se programar”, diz Wilson Araújo, gerente da Alternativa Casa do Natural. “Nós temos uma clientela fixa e hoje não servimos almoço; o pessoal bateu com a cara na porta. Não teremos jantar também.”
A Alternativa fica na Fradique Coutinho. Por dia, serve 200 almoços e 60 jantares. Apenas a lanchonete e o bazar estão funcionando. “Estamos no prejuízo, perdemos o faturamento de hoje”, lamenta Wilson.
Apoie o VIOMUNDO
Carro-pipa estacionado diante do São Cristóvão
O funcionamento do Bar São Cristóvão, eleito como o melhor boteco da cidade, também está afetado.
“Logo de manhã, alugamos um caminhão pipa. Custa R$ 450!, conta a gerente Patrícia de Abreu. “É só para encher as nossas caixas d’água e atender banheiros, principalmente.”
“Hoje é dia de feijoada, suja mais louça. Como não temos água, tivemos de alugar mais utensílios”, prossegue. “Reduzimos ainda alguns pratos.”
Patrícia tentou se informar na Sabesp sobre a falta d’água. Depois de muito esperar, o que conseguiu foi ouvir uma gravação, dizendo que problema se deve à “manutenção de emergência” e que a água retornará no final desta noite.
“Se isso tivesse acontecido durante a Copa, seria o caos, teríamos de fechar as portas”, assegura Patrícia.
Leia também:
Cerqueira César: Alckmin joga crise da água para após eleição?
Comentários
Adson
A vila Madalena é apenas uma amostra do “DESASTRE” que estar por vir, um professor que já foi funcionário da sabesp, desenhou um quadro mais “DANTESCO” da crise da agua no estado de São Paulo, não é somente a capital e os municípios visinhos que passarão por esse “DESASTRE”, mas outros municípios também, a situação está critica em outros reservatórios também, o do alto tiete está perigando, e lá não tem como utilizar o “VOLUME MORTO”, pois o gasto de dinheiro seria elevadíssimo e difícil de captar agua, só resta o Guarapiranga, e a população “REZAR” muito. esse “APAGÃO DA AGUA”, afetará fortemente a produção de hortifrúti, haverá elevação dos preços dos produtos, gerará inflação, desemprego em massa, e muitas empresas fecharão, muitas não mais abrirão, irão para outros estados, talvez assim, a população paulista e paulistana abram os olhos e “ENXOTEM OS TUCANOS E DEMOS DO PODER NO ESTADO”, ou então sofram por mais 30 anos, isso é, se conseguir “SOBREVIVER”.
samuel
Que caminhãozinho bonito!, senhora gerente do Bar são Cristovão, peça a todos os seus clientes que votem no “AI DE MIM” que vem a ser alkimim, eita caminhãozinho bonito, “AZULZINHO”, combinou com a cor do bar, R$ 450 por dia, esse bar tá “FATURANDO” horrores, cuidado com os fiscais do alkimim.
abolicionista
Vale lembrar que a Vila Madalena foi um dos bairros em que o PSDB mais recebeu votos na última eleição para prefeito. Quem sabe, na próxima, pensem duas vezes antes de darem seus votos aos tucanos.
Gilberto Santos
Não consigo entender o alckimin com esta intenção de voto. Eleitores paulistas acordem!
Francisco
Aguardo ansiosamente os mui doutos economistas de m&#%@ calcularem o impacto da paralisação das atividades e dos investimentos, por falta de água (infraestrutura…), no estado da União que movimenta 10% do PIB do país, no PIB nacional anual.
Ou seja: o Pibinho de Dilma é de Dilma ou de Alckmin?
PS. Aécio, sabia que água é infraestrutura? Pois é…
Roberto Locatelli
Olha o desastre: padarias e bares FECHAM por falta d’água:
http://t.co/0UazC4YykH
Roberto Locatelli
Em boa parte dos bairros a água é desligada às 22 h e só volta às 6 da manhã. Em cidades vizinhas, há bairros sem água há 15 dias. Em alguns lugares a água vem só algumas horas por dia. O desastre começou.
Quais as causas do desastre iminente? Os técnicos alertaram Alckmin NO ANO DE 2009 sobre o estado crítico do sistema. E Alckmin NÃO FEZ NADA, não porque seja preguiçoso ou relapso, mas porque a prioridade dele é o lucro dos “investidores” da Sabesp. A companhia tem ações na Bolsa de Nova York (!!!) e a ideologia do “estado mínimo” fez com que Alckmin NÃO INVESTISSE em novos mananciais, em interligações, em infraestrutura.
Boa parte da canalização da Sabesp tem quase 100 anos de idade. Se a água deixar de circular, haverá desmoronamentos, entupimentos com terra e pedras, ou seja, o sistema terá que ser reconstruído quase do zero.
Recomendo que esses comerciantes fechem seu comércio e abram empresas de caminhões-pipa.
Luís Carlos
Com todo esse racionamento e falta de água Alckmim teria 50% das intenções de voto, segundo IBOPE/GLOBO. Dá para acreditar? Ou seria a resistência desesperada pela “última fronteira”?
Roberto Locatelli
Dá pra desconfiar desse índice. Os mesmos institutos dão 30% para Dilma no estado de SP.
Mardones Ferreira
Realmente, se fosse durante a Copa a imprensa amiga do PSDB teria decretado o caos nacional pela incompetência da Dilma e do PT.
E se o Aécioporto fosse numa propriedade de um tataravô – portanto um Dilmaporto – o PIG estaria inundado de pedidos de CPI do Álvaro Dias. Até o Gilmar Dantas MEntes seria convocado para dar entrevista sobre a improbidade.
Mas como todo esse caos criminoso é culpa dos bicudos, a conversa muda de rumo. O PIG trata da falta de água de São Paulo como se fosse problema de São Pedro. E como se o Aécio fosse ressuscitar o Collor antes do impeachment.
É a nossa press-tituta em ação desde sempre.
sergio m pinto
Tem alguma razão os que acreditam que o aidimim deva ganhar a eleição, para ter que cuidar do problema da falta de água? Penso que não. Se ele ganhar a eleição, a mídia nativa vai continuar tentando isentá-lo do problema e achar um culpado e nicas de pitibiriba de solução, a não ser os caminhões pipa.
Além disso, água é apenas mais um problema, muito grave por sinal. E outros problemas que temos, tipo educação, saúde, transportes (trensalão) e segurança? Continua tudo na mesma?
Leo V
Ah se fosse o PT. Era manchete todo santo dia.
Em termos de competência para gerir o desenvolvimento capitalista o PT é incomparavelmente melhor. O PSDB só rapina, depreda. E faz isso por que os rastro de destruição que deixa a mídia joga pra baixo do tapete.
O que impressiona a todos é que isso não cai na conta política do governo do estado. Algo realmente impressionante. Algo que começa a afetar a cidade até em termos econômicos.
Julio Silveira
São Paulo imita o Brasil na era FHC. Ufa! felizmente o Brasil não é São Paulo.
ariadne jacques
A natureza tem mandado recados para São Paulo e não é de hoje. Eu também estou torcendo para que o Padilha não seja eleito. Há claros indícios que a natureza vai emitir a fatura contra toda a devastação de florestas, mudança do curso de rios, construção de megacidades insustentáveis etc. Deixa o o Geraldo Alckmin ser reeleito no primeiro turno, para o bem de todos. Imagina alguém ter a infelicidade de ser eleito para gerenciar a produção no deserto.
anac
Não deveria mas penso igual e do jeito que o paulista é coxinha, manipulado pelo PiG, a culpa vai ser do PT que assumiria em 2015, esquecendo dos mais de 20 anos que o PSDB esteve no poder e NADA fez para evitar a crise.
francisco niterói
E o alckmin perigando ganhar no primeiro turno.
Eu, por outro lado, estou torcendo pro padilha nao ganhar pois a partir de 1o. de janeiro a midia iria na cara dura dizer que ele era o culpado.
A bem da verdade, que o alckmin se reeleja e administre a m#rda que esta vindo. Talvez os paulistas se convençam que a midia é a grande culpada, ao lado dos tucanos,obvio.
Desejo isso pois fico estarrecido com o povo de SP que ainda vota neste cara. Eu, aqui do RJ, fico com o coracao cortado vejo as fotos das represas de SP. E vi recentemente um paulistano classe media falando de racionamento…. mas de energia.
Vao ser alienados assim no SAARA.
anac
Quem pariu (PSDB) a crise que a embale e resolva o problema. SP que se arvora em locomotiva do Brasil sem água por pura incompetência tucana que está no poder há mais de 20 anos. Os eleitores paulistas dos tucanos merecem. Muitas empresas vão literalmente quebrar sendo obrigadas a desempregar. VERDADEIRO CAOS!
Julio Silveira
A natureza manda recados a São Paulo, sobre sua parte, a natureza, do governo do estado, mas eles se recusam em enxergar. Típicas vitimas da síndrome de Estocolmo, os que não bebem, e os que bebem aceitam até volume morto.
Deixe seu comentário