Requião diz que ANP comete crimes contra a soberania nacional

Tempo de leitura: < 1 min

sugerido pela Marcia Mendes de Almeida, no Facebook

Veja também:

“Nenhum país soberano, independente, leiloa petróleo já descoberto”

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Scan

O problema é que postergar os leilões traz um risco grande: imaginem se a corja tucanalha entreguista volta ao poder (toc, toc, toc!) com os campos de petróleo virgens ainda…
Serão entregues incontinenti para os irmãos (deles) do North. E de graça!
E daí? Como ficamos?
O Wikileaks já mostrou conversa de SSerra com as petroleiras na base do “…depois a gente muda tudo”.
E aí? vamos correr o risco?

Matheus

Concordo plenamente com o Requião. O petróleo é nosso, e o governo federal está cometendo um crime de lesa-pátria para satisfazer os lobbistas e o curto-prazismo eleitoreiro.

HenriqueD

Acho que os Sites Progressistas poderiam promover um grande debate de alcance nacional sobre esse assunto. Há opiniões vindas de gente nacionalista que divergem entre si. Creio que essa discussão que é da maior importância para o nosso pais precisaria ser aprofundada.

Eurico

Requião tem sido um grande apoiador de causas importantes. Como governador do Paraná deu todo o apoio ao Software Livre. Agora no entanto eu acho que está equivocado. Como já foi dito por muitos, o petróleo está lá embaixo de uma camada de 2000 metros de sais (só mesmo sendo geólogo, físico ou químico, para entender o comportamento físico químico destas substâncias). Trazê-lo para cima significa desafios tecnológicos, ambientais e financeiros incríveis. Por outro lado não é só o petróleo que interessa. Junto com sua exploração será dinamizada toda uma cadeia industrial brasileira, o suficiente para darmos um salto tecnológico. Vamos fazer isto agora ou vamos esperar 20-30 anos? Perguntem ao povo: vocês querem casa, saúde, educação agora ou preferem esperar para ficarmos milionários daqui 20 anos?

Bene

Não da para avaliar daqui de baixo, mas a verdade é que o povo não pode esperar, e eu não acho o a Dilma e nem o Pt entreguista…o petróleo esta lá em baixo, quem vai buscar ? Somos umas economia aberta…precisamos de parceiros isso de certa forma fortalece o pais e insere o Brasil no mercado internacional.
A Petrobras, com tdos os problemas , esta sendo bem melhor administradas que no tempo dos privatistas,da privataria tucana….a critica, em alto nível é necessária e bem vinda..
Parabéns ao Senador Requião, um republicano na essência…..já que não temos critica de alto nível, contamos e precisamos desse tipo de debate e adversário, isso so melhora…

Urbano

É que alguns ‘lobão’ nunca tiveram, pelo menos, uma fase de lobinho…

Fabio Passos

Requião foi didático: Leilão de petróleo já descoberto é um completo absurdo!

Esta riqueza deveria ser integralmente investida na saúde e educação da população carente.
Jamais poderia ser leiloada para os abutres fazerem lucro!

O PiG e os neoliberais que destruíram o Brasil aplaudem o governo.

Dilma assumiu compromisso contra o neoliberalismo e as privatizações.
Por que vira as costas a seus eleitores?

Julio Silveira

O que me assusta na politica brasileira são as metamorfoses ambulantes.

FrancoAtirador

.
.
LEI Nº 9.478, DE 6 DE AGOSTO DE 1997.

Dispõe sobre a política energética nacional, as atividades relativas ao monopólio do petróleo,
institui o Conselho Nacional de Política Energética
e a Agência Nacional do Petróleo e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

(…)

Brasília, 6 de agosto de 1997; 176º da Independência e 109º da República.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
Iris Rezende
Raimundo Brito
Luiz Carlos Bresser Pereira

(http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9478.htm)

luiz pinheiro

De fato, falar é fácil. Os leilões foram inscritos na Constituição durante o governo FHC, ao lado da quebra do monopólio da Petrobras. Para prospectar e explorar petróleo, só com leilão. A menos que mude a Constituição de novo, mas não há maioria suficiente (60% da Cãmara e do Senado). O governo Lula conseguiu, a muito custo, substituir a concessão pela partilha, que já foi um grande avanço, e ainda teve que enfrentar todo o problema da divisão dos royalties. Acabar com a leilão, Lula nem tentou, porque sabia que não conseguiria os votos no Congresso. Quanto às parcerias na exploração de petróleo já descoberto, é preciso ter em conta que a exploração lá no fundo do pré-sal exige grande investimento, e a Petrobras vive aí suas dificuldades. É uma empresa muito forte, muito bem administrada, mas o desafio seria demasiado. Além disso, a Petrobras tem que abastecer o mercado interno com combustíveis a preços acessívei, para garantir o controle da inflação e as bases para o desenvolvimento sustentado da economia. Então, a Petrobras precisa sim de parcerias para explorar o petróleo já descoberto. O importante é que ela vai ter no mínimo 30% de cada empreendimento no pré-sal, e vai estar na cabeça, no comando administrativo de todos os consórcios. Grandes multis americanas e inglesas já caíram fora. Vamos ter a chinesa, a francesa, a espanhola, mais algumas outras. O Brasil precisa expandir a produção de petróleo, precisa também construir refinarias, o que está fazendo com dificuldades. É bom lembrar que a Pedevesa furou com a Petrobras, que teve que bancar a Abreu e Lima sozinha. Não fosse esse calote, teria melhor condição financeira para investir mais na exploração do campo de Libra. Mas as parcerias de todo modo seriam e são necessárias, funcionam no mundo inteiro, não dá para imaginar que a Petrobras possa bancar tudo sozinha – embora tenha tecnologia suficiente, conforme explicou a Graça Foster. Mas, além da tecnologia, tem a questão financeira. Com certeza a exploração de Libra andaria mais devagar se fosse a Petrobras sozinha. Enquanto isso, nós continuamos importando derivados. Precisamos produzir mais petroleo e aumentar a capacidade de refino, tudo ao mesmo tempo. A economia brasileira pode esperar?

Apavorado por Vírus e Bactérias

É preciso tornar suas palavras em ações. O Governo Federal está jogando no lixo o petróleo que pode mudar a vida dos brasileiros, ao se ajoelhar aos interesses internacionais, principalmente norte americanos, ávidos por petróleo que não é seu. Temos que brecar esse leilão.

Jayme Vasconcellos Soares

Requião, um Senador íntegro, e que encerra todos os predicados para ser o nosso candidato à Presidência da República, para 2014!

Jayme Vasconcellos Soares

Mais uma vez admirável o seu pronunciamento sobre a doação do nosso petróleo ao capital estrangeiro: neste caso , a entrega do Pré-sal, uma jazida importantíssima para a soberania nacional, e que o governo da Presidência Dilma está oferecendo, de bandeja, às multinacionais, que nada fizeram para a sua descoberta. O que mais me admira é o PT e o PCdoB, partidos que se declaram de esquerda, e de conteúdo político nacionalista estarem defendendo este nefasto Projeto de desnacionalização de nosso petróleo! O governo Dilma está se mostrando traidor de nossa Nação!

Antonio

O ministro das Minas e Energias, ministro Lobão é do partido dele está e eufórico com o leilão de libra.

marco

O senador Requião,de largos serviçoes prestados ao país,as vezes me faz lembrar,talvez por ser do mesmo estado,o CATÃO DOS PINHAIS.

    Ednaldo

    O verdadeiro Catão vc quis dizer…

lukas

Requião é muito bom de discurso. Como dizia o Tite,”fala muito, fala muito”.

Deixe seu comentário

Leia também