Post publicado originalmente com o título Fátima Oliveira: Oi submete cliente a tortura moral
Sob a mira do “navegador” e da tortura moral de ser cliente Oi
FÁTIMA OLIVEIRA, no jornal O Tempo
Desde 11 de junho estou sem acesso à internet e TV a cabo. No dia 13 fiquei sem TV, internet e telefone, que no ano passado emudeceu dias e dias por não-manutenção dos fios na rua, disse o técnico! Sou cliente de uma empresa sem dono, sem prepostos, sem responsáveis e que não se acanha da práxis de causar danos materiais e morais; e a maioria dos funcionários não fornece nomes completos (“é norma da empresa”). Quem não se identifica devidamente não está apto a lidar com o público e se vale da impessoalidade para nos desrespeitar.
Desde 12 de junho registrei mais de 50 protocolos da mesma queixa. Enviaram zilhões de “pulsos” e cinco “equipes técnicas” à minha casa. A primeira, cinco dias após a queixa! Trocou umas pecinhas do modem e desde então a internet volta, religiosamente, de meio-dia às 15h ou 16h e, quando some, as TVs enlouquecem como que por encanto! Nenhuma “pega” os canais e a imagem a que tenho direito. A “equipe técnica” boiou. Ao comunicar, ouvi que a “norma da empresa” era agendar a segunda visita para o dia disponível: 25 de junho! “O defeito é na rua”. Resolveriam naquela noite! Papo pra vaca dormir.
“Você não entendeu! O problema do dia 11 não foi solucionado! Entrei na espera da agenda da Oi de 11 a 16, daí a 25! Os técnicos boiaram! Como entrar na fila outra vez?” Suspiros de desdém… “Senhora, é o procedimento. Tem de entrar na disponibilidade da agenda. Não há outro! Ou continuará sem internet! Escolha! Se não tiver quem receba a equipe, pagará R$ 30! Acompanhe. Exija ver a peça nova e a velha!” É desaforo demais. Além de lesada pela Oi, devo fiscalizar sua equipe técnica!
O pior é a Oi autorizar entrar em minha casa gente em quem ela não confia. É um absurdo naturalizado e banalizado por quem deseja instalar um programa espião para vigiar sua clientela (“Navegador”, da Phorm), surrupiar e vender os dados obtidos – invasão de privacidade que não podemos permitir! “Cadê seu supervisor?”. A resposta padrão: “Não adianta falar com o supervisor; quem passa os problemas sou eu. Ele não atende cliente!”. Durante o dia, em geral, está em reunião e à noite em “outra operação”. Só falei com um supervisor três vezes e… nada!
Por mais de 20 vezes tentei cancelar o contrato, em vão! Enfim, no dia 29 consegui falar no “cancelamento do contrato”. O atendente, “todo ouvidos”, se disse incrédulo: “Desconheço cliente Oi que ficou tanto tempo sem internet”. Seeeeei! Fiz de conta que acreditei porque insisto em crer no ser humano e em outras operadoras o descaso é similar. Pediu um tempo para consultar a supervisora. Fui convencida de que no dia seguinte tudo seria resolvido, “embora a senhora esteja agendada para o dia 1º”. (Ô favorzão!).
Após 19 dias, formularam uma hipótese, a mesma chutada, por telefone, por um atendente na primeira semana: “Deve ser o cabo. É preciso trocá-lo”. Os demais diziam ser “intermitência” (com hora marcada?). “Vamos trocar o cabo”. Quando? “Espere dois a três dias!” Em 1º de julho, nova visita que, conforme o técnico, foi engano. Ele faria o diagnóstico que, pela nota de serviço, fora realizado no dia anterior. “Aguarde a troca do cabo”.
Trocaram o cabo no dia 3 e continuo desplugada! É incompetência técnica demais. A quem queixar, além do bispo? Há alguma autoridade que tenha coragem de dar um basta à atitude contumaz da Oi de tripudiar dos clientes? Os fatos atestam que uma empresa da dimensão da Oi possui igual incapacidade de resolutividade técnica.
Publicado em: 06.07.2010
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Acrescento mensagem que recebi do Gilberto Melo:
Caro Azenha,
O problema que a senhora Fátima está passando tornou-se coisa corriqueiro para clientes da Oi. Tenho um problema parecido, escuta só meu drama: infelizmente sou cliente Oi conta total (internet banda meio larga, fixo e dois celulares). Estava comprando uma passagem para a Espanha, quando ao preparar um cadastro na agência a atendente informou pendência no SPC, como?? Constava débito na OI. Mas pago todas as contas em dia!!
Aí foi aquela via crucis. Liguei inúmeras vezes e bota inúmeras nisso, e a/o atendente informava um débito mas não conseguia localizar qual a conta em atraso. Depois de um monte de reclamações fui ao juizado de Pequenas Causas e o funcionário nos orientou a abrir uma queixa por danos morais e solicitou uma indenização bem alta. Acreditei que quanto maior o valor pedido, maior seria o impacto na Oi. Puro engano, na primeira audiência, marcada para três meses depois, a advogada com uma funcionária “preposta” sentaram-se à nossa frente e disseram o seguinte: O senhor tem uma conta em aberto do mês julho de 2008.
Só que minha esposa tem todas as contas pagas e arquivadas. Abriu a pasta, retirou a conta e mostrou à funcionária. Elas cochicharam, a preposta pediu para sair da sala um instante e quando retornou disse que havia ocorrido um engano, que retiraria meu nome do SPC e ofereceu um cala a boca de 400 reais. O próprio mediador do juizado sugeriu um valor maior, mas as moças alegaram que este seria o teto.
Foi marcada uma segunda audiência para maio de 2011, mas não sei como, recebemos uma correspondência antecipando para o início de maio deste ano.
Mas vamos ao que interessa. Enquanto aguardávamos, prestando atenção na sala de espera, pude constatar o seguinte: havia catorze audiências de conciliação naquele dia, DOZE eram da Oi, uma da concessionária de energia (onde trabalho) e uma de uma loja de informática.
Nas primeiras três, os reclamantes aceitaram indenizações que variavam entre 400 e 600 reais. Quer dizer, mais que isso a Oi não paga, e você teria de ir a uma instância superior, os advogados não querem representar clientes contra a Oi, pois há consenso de que os valores pagos são irrisórios. Com isso, a Oi deita e rola, faz o que quer, pois é preferível pagar 500 reais a doze clientes por audiência, o que daria 132.000 por mês a mudar seu procedimento.
E onde entram a justiça e autoridades nisso? Se a justiça aplicasse multas bem maiores, que doessem no caixa, com certeza a Oi mudaria a maneira de agir e tratar seus clientes. Enquanto isso, a justiça faz de conta que defende direitos e a Oi vai muito bem obrigado. Essas empresas que surgiram após as privatizações não estão aqui para prestar serviço e sim dar lucro, muito lucro aos acionistas, e nós consumidores estamos órfãos, sem ter a quem reclamar, nem mesmo ao Bispo.
Gilberto Melo
Recife/PE
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Prezado Azenha
Sobre o caso da Oi
Meu nome é Walter Augusto Osorio Junior, telefone 86-88******, Teresina Piaui, CPF 48958******, Supervisor de Informatica da Justiça Federal no estado e durante dois anos fui vitima de mensagens não solicitadas enviadas em meu telefone que iam desde Quis premiado, a chat gay, procura de namoradas, promoções de revistas da editora abril etc…
Várias vezes, acredito que mais de 100 vezes, solicitei à Oi que o serviço fosse bloqueado e isso nunca aconteceu. Havia um hiato de 2 ou 3 dias após a reclamação e as mensagens voltavam.
Fiz duas reclamações à ANATEL e na primeira delas, em janeiro deste ano, o serviço foi bloqueado e fiquei sem receber mensagens por uns 2 meses. Em março elas voltaram em carga atômica.
Fiz reclamação novamente, desta vez pelo telefone, protocolo da chamada 3750412010-Protocolo ANATEL.
Isso às vésperas da semana santa. As mensagens continuaram e aí, com o perdao da expressão, literalmente em****cido, passei a pesquisar na internet e me vi obrigado a comprar um smartphone, ainda sem ter acabado de pagar o telefone anterior, porque descobri que o smartphone tinha alguns programinhas que bloqueavam as mensagens, gravavam chamadas telefônicas e outras pequenas filigranas.
Aliviei na quarta feira antes da semana santa quando, não obstante continuasse a receber mensagens, elas passaram a ser automaticamente descartadas pelo software que eu comprei para o telefone.
Qual não foi minha surpresa quando, no sábado de aleluia, 9 horas da manha, recebi a chamada da operadora que se identificou como Ana Paula, da Oi , telefone 2132****** , gravada pelo meu software do telefone e a qual eu te envio em anexo, apenas editando o número do meu telefone e meu local de trabalho, mas de resto transcrita na íntegra, para que você possa ver como esses cana**** da telefonia privatizada trabalham.
Ouça e pasme.
Segue o link da empresa mafi***, http://www.comperantime.com/pt/ sócia da Oi e das demais companhias de celulares. Não sei se você sabe mas essas mensagens esgotam os créditos de usuários pré-pagos, que não é o meu caso.
O mais espantoso e que após essa conversa (a da gravação) nunca mais eu recebi uma mensagem espúria da Oi e de seus asseclas.
Você tem minha total solidariedade em denunciar como esses vaga****** operam, e minha autorização para publicar a gravação que te envio, caso ache interessante.
Atenciosamente
Walter A. Osorio Junior
Tecnico Judiciario Federal
Teresina-PI
Clique abaixo para ouvir a gravação:
Comentários
Edilton
Prezados(as) Amigos(as),
Fui cliente da oi por mais de 20 anos, tinha TV a cabo, que a princípio era Way TV, a OI a comprou e ninguém me informou, só percebi quando deixei de receber as contas e fui reclamar. Lembro que em um mês de Dezembro ainda recebia faturas para pagar do mês de Outubro. No meu telefone fixo por várias vezes foram lançados pacotes de interurbano em minha conta sem nunca terem me comunicado com antecedência, por mais de três vezes entrei em contato com a OI para cancelar esses pacotes que eles lançavam a bel prazer em minha conta e não conto as vezes que as ligações caiam e o tempo que eu fica esperando. Por último eles lançaram em minha conta uma cobrança de Velox sendo que eu já tinha com eles internet a cabo que também fora vendida a OI pela Way TV, nessa ocasião recebi em minha conta cobrança indevida de Velox sendo que eu já tinha internet a cabo que pela qual também fui cobrado na mesma conta.
Primeiro cancelei a TV a Cabo, depois internet e em seguida levei o meu número para outra operadora.
Cansei da impessoalidade, da falta de responsabilidade pelos serviços prestados e pelo desrespeito. Os responsáveis pelo atendimento falam como se fossem fitas gravadas e através do atendimento eletrônico é feito de tudo para que não falemos diretamente com os responsáveis pelo atendimento, no meu caso acabei indo diretamente a uma loja da OI, depois de inúmeras tentativas, lá eles te filtram e te atendem mal.
Depois de tudo, alguém da OI entrou em contato comigo e eu o indaguei que poderiam ter entrado em contato antes de tudo isso ter acontecido, ele respondeu alterando o tom de voz que a OI tem muitos clientes não podem entrar em contato com todos.
Márcia Lopes
Gente, o debate aqui no Blg do Azenha (VIOMUNDO), foi riquíssimo. Há muito o que aprender nos comentários, pois
são depoimentos que enceram muitas lições. Mas a principal delas é depois de fazer a primeira reclamação na operadora e se ela nao cumprir o prazo para resolver o problema e caso não o resolva, ou se você não concorda com o prazo dado pela peradora é preciso registrar queixa na ANATEL (fone 133). A ANATEL dá CINCO dias úteis pra operadora resolver o prblema, se não resolve a partir do 6o dia a operadora e multada diariamente só cessa depois que esolver o problema. Assim perde dinheiro. E isso elas não querem, então tratam logo de resolver o problema.
Jorge Zimbábue
Tudo isso é herança maldita da era FHC e seus asseclas. Privataria praticada no sistema Telebrás. Tínhamos uma telefonia de primeiro mundo, totalmente dominata tecnologicamente, exportávamos centrais CPA para o América do Sul, África, Oriente Médio, tínhamos um CPQD em Campinas de primeiro mundo, tudo entregue pelo maldito "Farol de Alexandria" e sua quadrilha! E hoje, tá pior. É o maior retrocesso político e econômico da história recente do país. É caso de polícia, são bandidos de branco que venderam o país sem entrar um único dólar no caixa do Tesouro! O BNDES financiou todos os "consórcios" com dinheiro público. Como é que eles os Demo-tucanos conseguiram apoio do congresso e do judiciário para tal deslate? Muita grana no bolso de muitos! Quem prende Daniel Dantas, o homem chave da privataria? Quem enquadra Gilmar "Dantas" do supremo? Só a Embratel valia 70 bi us dolares e foi doada por 1,8 e arrematada por 2,3 bi com o ágio sendo abatido no IR? Vai vc errar no IR prá ver o que acontece, mas eles podem. Por isso DILMA na cabeça. Cadeia prá eles. Um dia se fará Justiça em nome de milhares de pais de família que perderam seus empregos além daqueles que não suportaram o peso moral da demissão com mais de 20 anos de serviços prestados e se suicidaram!
Jo Rolex
A anatel é omissa, o caso em questão é uma prova. Se a anatel realmente estivesse direcionada à defesa dos interesses do usuário, teria solucionado o problema.
Quanto às multas quem garante que as operadoras não tenham disponíveis instrumentos de recursos e acabem não pagando nada?
As agências reguladoras foram criadas para autorizar aumentos de tarifas as demais atribuições são secundárias e maquiagens.
Luiz Antonio Fazza
CONTINUAÇÃO Contestei direto com a Oi mais de 10 vezes (tenho numero e data de cada protocolo), outras 4 ou 5 com a ANATEL e continuo sem resposta adequada, embora na última conta (julho) eu tenha recebido um crédito de R$119,81 (inferior ao valor cobrado indevidamente, próximo de 200 reais), porém na mesma conta foi "refaturado" um valor de R$19,50, ou seja, uma parte do que me foi creditado por cobrança indevida (R$119,81). Resumo: dão com uma das mãos, por reconhecimento da cobrança indevida, e refaturam com a outra mão, reincidindo no mesmo erro. Esta é a Oi!
Luiz Antonio Fazza
Sou cliente da Oi (oi conta total) residente em Juiz de Fora-MG. Em abril p.p. habilitei meu celular Oi para receber/fazer chamadas na Europa, onde estive de 20/04 a 07/05. Na Europa não consegui fazer uma única chamada para o Brasil, tanto que adquiri 2 cartões telefônicos que me permitiram efetuar chamadas para o Brasil. Entre cidades européias consegui efetuar algumas chamadas a partir do meu celular Oi. No retorno ao Brasil fui "presenteado" pela operadora com a cobrança de 6 chamadas internacionais da Europa para um numero INEXISTENTE na região de BH, mais outras 6 chamadas internacionais recebidas no meu celular Oi, se for possível acreditar, coincidentemente estas 6 últimas realizadas no mesmo dia, hora, minuto e segundo, com o mesmíssimo tempo de duração daquelas outras 6 do telefone inexistente.
Luiz
Há problema com o audio. Dura uns 20s.
Lucas Cardoso
O problema é: Esses atendentes são empregados da empresa. Eles não mandam. Eles não tem expertise no assunto. É provável que eles saibam menos que o Walter A. Osorio Junior que é um cliente informadíssimo, principalmente quando comparado à maioria.
A tal da Ana Paula provavelmente acabou a ligação e já ligou pra outra pessoa pra fazer outra coisa ou a mesma (ela deve até ganhar por ligação feita). Ela provavelmente não começou a próxima ligação abalada pela conversa com o Walter. Até porque ela deve ter uma conversa assim várias vezes por dia. E ela deve ganhar mal. Muito mal. E pode ser despedida a qualquer hora (emprego que não precisa de qualificação, como esse, tem uma fila de gente pra tomar o lugar dela).
O que eu tô querendo dizer é que essas pessoas são empregados. Eles não tem culpa. Brigar com eles não ajuda. (bem, serve pra extravasar, mas fora isso…). Bom seria se a gente arranjasse o telefone dos presidentes das empresas de celular.
Marcos
Milhões de brasileiros sofrem com este mesmo problema. Imaginem o que ocorre nas pequenas cidades. Presenciei uma vez em Pereiro, CE, um dia inteiro sem telefone. Ninguém conseguia falar com Hospital, Prefeitura ou Polícia. Ninguém recebia nem realizava chamadas. Isso foi em 2004, mas os problemas continuam a acontecer. Conheço um monte de gente que recebeu cobrança duplicada de ligações. É um verdadeiro absurdo. E nem a ANATEL, nem o Ministério das Comunicações, nem o Ministério da Justiça, nem o Ministério Público Federal fazem nada. Já há motivos de sobra para a cassação da concessão da Oi!
Luiz
O modelo de privatização adotado pelo Brasil no governo Tucano, permitiu ao FMI impor as famigeradas "Agências Controladoras". Para os profestas do neoliberalismo absoluto, seria um absurdo o Eestado controlar serviços operados por empresas privadas. Não importando que esses serviços fossem CENCESSÃO PÚBLICA. O resultado que temos hoje é um sistema onde GALINHAS TOMAM CONTA DAS RAPOSAS. Agências frágeis, sem estrutura e poder político para decidir contra algumas das maiores empresas do mundo.
Opala41
Porque ninguém comenta a respeito do loteamento político na Anatel, a ingerência causada pelo PT no órgão regulador e a falta de compromisso deste órgao com os consumidores? O viés petista cega as pessoas, que esquecem que o ESTADO é o responsável pela regulação e fiscalização. Tiveram OITO ANOS para melhorar isso e não fizeram e, pelo contrário, incentivaram a criação de uma grande empresa nacional com a união da Oi com a Brasil Telecom, que era uma empresa razoável.
Carlos
Seja claro em relação ao "loteamento político" da Anatel… Cite nomes, especifique quem foi indicado por quem ou por qual partido para qual cargo…
Lembra o nome e quem era o primeiro diretor-geral da ANP?
Não esqueça: existem leis, contratos,… coisas que não se muda da noite pro dia.
Marcelo de Matos
O problema nesse ramo de telefonia celular, bem como no de internet, TV a cabo e seguros é que há poucos concorrentes. Fica difícil para o consumidor descobrir qual é o menos ruim. Eu lido muito pouco com celular, mas, já tive problemas com seguradoras e empresas de internet/TV a cabo. Costumo adquirir aqueles pacotes de TV/internet banda larga que vêm com aquele número restrito de canais: o chamado “mini-básico”. Tem mais canal de TV pública que qualquer outra coisa. Na hora de mudar de operadora sempre dá briga: tem o problema da fidelidade por um ano e outras coisitas más. Já não posso me cadastrar com o meu CPF, tendo de usar o de minha filha. No ramo só há Net/Virtua e a TVA/A Jato. Quando recebo telefonema da concorrente oferecendo vantagens ignoro. Sei que cada mudança é uma briga. É mais fácil obter um divórcio que cancelar um cartão de crédito ou uma assinatura dessas.
Carlos
Ao Pamplona
Releia depoimentos aqui, pesquise comentários em posts anteriores sobre o mesmo tema, analise números dos Procons e você perceberá que as coisas não são tão simples assim.
Rogerio
Eu já tive todo tipo de problema com a OI. Certo dia perdi a paciência e entrei numa queda de braço com a OI e fiz a mesma a me devolver até os 11 centavos cobrados a mais.
O truque para fazer a OI ficar doida é o seguinte: toda vez que você faz uma reclamação pegue um protocolo, faça a reclamação em seguida na ANATEL. Daí a OI vai te ligar e falar qualquer coisa. (PEÇA O NUMERO DE PROTOCOLO DESSA CONVERSA TAMBÉM). Mesmo que ela não resolva seu problema ela vai lá na ANATEL dar baixa na sua reclamação alegando que o problema já foi solucionado. Dai você volta lá e abre novamente a queixa e faz a denuncia de que a OI está fechando protocolos sem resolver o problema. Relata a conversa e apresenta o protocolo que você solicitou. Você vai entrar numa queda de braço com a OI e a ANATEL. Talvez chegue um ponto em que tenha que abrir uma queixa na ANATEL contra a propria ANATEL. É… isso é possivel também. FAÇA!
VAI DEMORAR, MAS VOCÊ VAI CONSEGUIR RESOLVER SEU PROBLEMA. MAS O BOM DISSO TUDO É QUE DAI PRA FRENTE A OI NÃO VAI MAIS TE CAUSAR PROBLEMA. ACREDITE. Ela sabe onde aperta. Hoje a OI anda na linha comigo.
Analu
Fiz algo parecido, briguei muito por três longos meses, até com a Anatel, no final uma diretora da Oi veio aqui em casa para solucionar o problema e pedir desculpas pelo transtorno e até hoje nenhum problema com esta operadora. Às vezes só deixar um serviço não adianta, pois cairemos em outro que nos trará os mesmos problemas, temos que brigar por respeito e por nossos direitos. Se nos calarmos e aceitarmos tudo, nunca teremos mudanças. __Infelizmente o brasileiro é muito acomodado, prefere "engulir sapos" do que levantar e brigar. Necessária a mudança desta atitude para o bem comum.
RABUGENTO
Exatamente!
Tem que ter paciencia e reclamar mesmo.
ANATEL: tel 133. Reclame quantas vezes puder.
Maurício
Nossa Gente!….quanta perda de tempo.É fácil resolver isso, já comentei lá no Vermelho.Se a fornecedora não te atende e agora pior ainda….se a justiça não te atende mude de fornecedor.Pra que ir a justiça se a coisa funciona assim?Eu já saí da VIVO, da TIM e da Telefônica.Em todas as ocasiões eu fui pessoalmente cancelar os meus contratos.Viu….facinho facinho.
Carlos
Fgacinho, facinho mesmo é retornar aos sinais de fumaça, bater tambpres, pombo-correio,…
Márcia Lopes
Olá Maurício, até parece que todo mundo é burro e só você O INTELIGENTE! Não tem nada de facim, facim. Quando o cliente insiste em uma operadora e exige um serviço de qualidade está dizendo que é consciente: quer o melhor serviço pelo que paga que, aliás é o que reza o contrato entre as partes. Não há tantas operadoras no mercado que permite que ao ter um problema com uma é só trocar. No fundo, todas são complicadas, dão problemas, não tratam o cliente com respeito. O que a nossa consciêencia de consumidor nos diz é que a luta não é pelo troca-troca, mas por serviços de qualidade que nos dêm paz em todas as operadoras.
Rogerio
Acho que deveria ser feito mesmo uma queixa no Ministério Publico conta a OI e a ANATEL . Penso que a Polícia Federal já deveria ter sido acionada já que as informações dos usuários são repassados sim.
eli
Carissimos,
Em 2009 tinha uma conta OI-Velox ( fixo e Internet meia boca) e paralelamente tinha uma outra de celular.. Mudei para OI-Velox-celular por 10 meses (oi conta total 3 – 500 minutos para 2 cel) – só que não incluiram o meu celular e isso gerou uma conta alta do cel á parte – que fui obrigada a pagar. Posteriormente, em junho 2010, quando do termino do contrato. solicitei passar para oi conta total 4 – 1000 minutos para 3 cel), desta vez não só desconsideraram os descontos da conta total 3, como não implantaram a conta oi-total-4. E o que resultou, paguei uma conta enorme. Falar com a OI mil vezes, mas não adiantou nada.
José Ruiz
Não vai demorar muito para a GVT começar a esculhambar seus serviços também (já falam em internet de 10MB, mas só fornecem 3MB – no máximo). Logo, logo eles vão se tornar os únicos fornecedores no Brasil e sem concorrência fica difícil manter a qualidade. Mas hoje, a recomendação do colega está corretíssima. Não tem cabimento usar os serviços de Oi/Telemar, Telefônica ou coisa do gênero, tendo uma GVT por perto. A diferença é absurda. Mude imediatamente. A melhor resposta que o usuário pode dar a essas empresas é descartar (definitivamente, para toda a eternidade) os serviços que eles prestam. E se isso não for possível agora, tenha em mente que você só usa o serviço deles porque é obrigado.
Outra que está indo no mesmo caminho é a Sky, que simplesmente resolveu fazer propaganda (popups) na programação. Você está assistindo um filme (e paga caro prá isso) e os caras decidem colocar um banner na tela da sua TV (dentro do filme!)… assim, na maior cara de pau… para te obrigar a comprar o serviço HDTV… isso fora a propaganda normal (intervalos) que eu já acho errado (pagar para assistir propaganda?!). Eu já protocolei 2 reclamações na Anatel e recomendo todo mundo fazer o mesmo. E o dia que tiver um concorrente por perto (hoje eu só tenho Sky), dou um chute na b..da dos caras e cancelo o serviço. Essa é a única linguagem que eles entendem…
Eduardo Alex
O primeiro caso, se bem documentado, cabe uma ação na justiça que pode fazer a Oi pagar uma quantia significativa à cliente por danos morais e materiais. Eu, no lugar da pessoa lesada, não pensaria mais vezes. Pode ser um processo demorado, mas como disse, se ela tiver todas as provas necessárias quanto ao estorvo causado pela empresa, ganha.
Sabe o que deveria ser feito? Ações em massa contra a empresa. Se a grande maioria dos lesados tivesse disposição para avançar contra a Oi, das duas, uma: ou ela tomaria vergonha na cara e melhoraria seu serviço ou viveria a pagar indenizações e perder clientes.
Jorge Andrade
Eu não falo mais com atendentes de operadoras além de duas vezes. Na terceira vez já ligo para a ANATEL. É tiro certeiro, com cinco dias no máximo o problema se resolve num passe de mágica. Portanto, meu conselho é que nunca deixemd e protocolar a queixa também na ANATEL. Tudo bem que amulta que essas Ois da vida pagam é pequena, mas se muita gente fizer isso, vai doer no bolso do dono.
Como o Alex acho que Fátima Oliveira deveria entrar na Justiça com uma ação de danos morais e materiais contra a Oi. Com certeza ela tem todas as notas de serviço das Equipes Técnicas que foram passear em sua casa e nada resolveram de 11 de junho até o dia cinco de julho. São provas suficientes. Deve solicitar também da Oi uma cópia de todos os protocolos, que ela diz são mais de 50. Pode ser demorado, mas de certeza ela ganhará. Se pessoas como ela que têm voz, é articulista da página de opinião do maior jornal mineiro, não nos der tal exemplo, fica difícil das pessoas comuns enfrentarem a hiena que são essas operadoras. Bola pra frente Dra. Fátima Oliveira!
Carlos
"Se a justiça aplicasse multas bem maiores, que doessem no caixa, com certeza a Oi …"
Punições não apenas pra Pessoa Jurídica, mas especialmente para diretores executivos e integrantes do conselho de administração.
Felipe Machado
(ironia mode on) Punições também aos familiares dos executivos, diretores e integrantes do conselho de administração. (ironia mode off).
Rogerio
Se a justiça neste país fosse a justiça. SE a justiça neste país não fosse representada por essa juizada ociosa e vaidosa que temos no Brasil. Talvez ai sim, a coisa funcionasse de fato.
Carlos
Pra que o deboche, Felipe Machado?
Necessário, sim, que a lei venha a alcançar as pessoas físicas que decidem e também as que executam.
Punições podem começar mexendo no bolso e, se necessário, evoluir.
José Ruiz
Neste sentido tem um artigo muito interessante aqui: http://controleremoto.tv/blog/2009/08/as-putas-as…
Noe
O que a OI vem fazendo com pessoas menos esclarecidas chega a ser um acharque.A funcionária da minha casa, que ganha um salário mínimo mensal, após muito sacrifício, comprou no final do ano um computador para os filhos, ao passear pelo shopping foi convencida por uma vendedora da OI a comprar a internet móvel pois só iria pagar R$60,00/mes e teria 2 meses grátis, caiu no conto, no primeiro mês recebeu uma fatura de R$400,00, tudo não passou de propaganda enganosa, pois ao fazer o contrato a vendedora não esclareceu como funcionava direito o serviço.Ela está as volta na justiça para para ver se consegue reverter a situação.São todos mafiosos, deveriam ser investigados e aplicado sobre eles uma multa suficiente para eles sentirem o peso da justiça.
Beto Crispim – BH
Passei pelos mesmos problemas. Era cliente de uma operadora de TV a cabo e internet que foi "comprada" pela OI, que merda. quase fui a loucura. As contas não chegavam, interropminham o serviço, a internet caia o tempo todo. Tenho cantas enderaçadas a mim e qdo abria o envelpe, o cliente era oitro. iz mil reclamações, não resolveram e um belo dia apareceu um "técnico" para desligar tudo e recolher os aparelhos. A OI me colocou no "pau". entrei com uma ação no Procon e aguardo resposta. Mudei pra GVT, acabaram todos os problemas.
Michel
No início de dezembro de 2008, a Oi ofereceu-me uma “Oferta de Natal” para renovação da “Oi Velox Conta Total 2”. A oferta era para que eu pagasse o valor de R$ 109,30 de fevereiro até junho de 2009; a partir de julho o valor seria de R$ 174,30. Aceitei o negócio.
Em fevereiro de 2009, a fatura da Oi Paggo (cartão de crédito que, aliás, constitui venda casada) chegou com o valor acima do acordado, ou seja, R$ 174,30 em vez de R$ 109,30
Após estressantes tentativas de conseguir falar com um atendente, este recomendou que eu pagasse o valor integral acima do combinado, pois no mês seguinte seria descontado o valor de R$ 65,00 que paguei a mais.
Acontece que, no mês de março, a fatura chegou com o valor de R$ 109,30 – quando teria que ter vindo o valor de R$ 44,30, que é a diferença entre 109,30 e 65,00.
Reclamei novamente com a Oi. A atendente alegou que não houve tempo hábil para que a minha reclamação fosse repassada para o sistema, mas que no mês seguinte eu receberia a minha fatura com o devido desconto.
No mês de abril a fatura chegou com o valor de R$ 174,30. Ou seja: eles não só descumpriram o reembolso prometido como também ignoraram completamente o valor acordado na chamada “Oferta de Natal”.
No início de maio, surgiu outro problema – desta vez com Oi Velox.
A internet estava com sérios problemas de conexão e velocidade. Foi enviado um técnico à minha casa, que verificou meu equipamento. O técnico enfim recomendou que eu trocasse a fiação do telefone, pois ali poderia estar o problema. Fiz o que o técnico recomendou e nos dias posteriores o problema ficou ainda pior. Foram várias reclamações feitas à Oi Velox que, por fim, admitiu que o problema era da própria geradora do sinal. E não houve um único aviso prévio da Oi Velox de que o sistema entraria em manutenção, com interrupções na conexão com a internet.
Ainda no mês de maio, a conta de telefone chegou novamente com o valor de R$ 174,30.
Liguei novamente (com péssimo atendimento) para a Oi e fui informado que eu deveria ligar para a Paggo; liguei para a Paggo e eles disseram que a responsável pela geração da conta era a Oi. Acredite se quiser.
Após reclamação junto ao PROCON de Juiz de Fora, foi marcada uma audiência com o representante da Oi no dia 17/07/2009. Nesta audiência, a Oi reconheceu o erro dos valores cobrados acima do devido. Bonzinho que sou, resolvi aceitar apenas o valor do reembolso do dinheiro pago a mais, ou seja, o total de R$ 215,90. Foi emitido um documento pelo PROCON que, inclusive, estipulava a multa de 20% sobre o valor a ser restituído caso a Oi não cumprisse o prazo de 60 dias – a contar da data da audiência. Acontece que, nos dias subseqüentes, a Oi não apenas descumpriu o acordo como também continuou enviando suas contas acima do combinado.
Procurei um advogado e entrei na justiça. O advogado me orientou a fazer todos os pagamentos em forma de depósito judicial e no valor justo combinado. Assim foi feito. E a Oi pôs o meu nome para o SPC por falta de pagamento. Por decisão judicial, tiraram o meu nome do SPC. Dias depois, incluíram o meu nome no SERASA pelo mesmo motivo.
Hoje sei perfeitamente o que significa a expressão “danos morais”.
Até hoje aguardo decisão da justiça.
Luiz
Tudo que a Fátima disse lá em cima aconteceu comigo no mesmo período, só que o problema é que venderam para mim 2 megas e para entrar no ORKUT parece um fusquinha 68, ou seja: oferecem 2 megas de serviço e enviam menos de um terço. Volte TELEBRAs.
João
Como diria Mino Carta, até o mundo mineral sabe que a Oi nasceu quebrada!! Não colocaram nenhum tustão do bolso para comprá-la, e a dívida com o BNDES cresce exponencialmente.
O que a empresa faz então: tira lucro de tudo quanto é lugar, pois terão qeu devolvê-la ao Estado brasileiro (espero que o Carlos Jereisati seja processado e tenha que pagar os juros do dinheiro emprestado, ao menos).
Por isto, NÃO USO OI! USO GVT, QUE TEM UM SERVIÇO MELHOR E UM CALL CENTER QUE NÃO É TERCEIRIZADO!!!
Cadê a Anatel? Cadê a justiça? Pobre do consumidor brasileiro!
Mello
Recomendo a troca para a GVT.
Fiz a portabilidade, para nem falar com qualquer pessoa que fosse da OI.
Hoje tenho uma internet de 10 mega, pagando o mesmo valor da OI, que me dava 300 k
Pense num "cabra sastifeito"
Vera Pereira
GVT só serve para empresa, não para particular.
Vera Pereira
Acontece que no Rio de Janeiro a GVT só atua no setor de Grandes Empresas. Residencial, nadica de nada. De modo que aqui no Rio é a OI, ex-Telemar ou nada, quanto a telefone fixo. Banda larga, a opção é o NET/Virtua que consegue ser tres vezes pior que o OI/Velox. E a tal conta total da OI — fixo, celular, Velox — é uma trambicagem total. Assim, tenho celular Vivo, fixo e Velox Oi e, como o Velox exige, ainda por cima pago provedor Terra. Porque com a OI não tem essa de conexão com Internet sem provedor. Particularidades da Cidade Maravilhosa.
Mello
A minha GVT é particular, doméstica.
Andre V.
Tive inúmeros dos problemas relatados aqui. Aprendi que vc não deve hesitar em recorrer a anatel. Cinco dias não resolveu ? poe a anatel em cima. Sei que os atendentes não tem culpa, pois sao mal remunerados e mal treinados e dai eles desforam tratando os clientes como lixo. Aprendi a nao me irritar com eles e também nao me deixo intimidar.
Tem um ano que eu mudei pra GVT. Existem problemas técnicos, mas noto que os atendentes [ portanto a própria empresa ] tem o intuito genuíno de acertar. Dai eles reconhecem os erros e tentam conserta-los da melhor maneira possível.
Nas outras empresas NEM ISSO.
Vera Pereira
Ah, sim, recorri várias vezes à Anatel, que sempre resolveu meus problemas com telefonia, mas não com a NET TV. Dizem que a Anatel não tem alçada sobre serviços de TV a cabo. Pode?
Marcos C. Campos
Vamos ver quem a Presidenta Dilma vai mandar para as agências …
paulo
No dia 28 de outubro de 2010 aui em Belo Horizonte na Facukdade de Direito , Rua Alvares Cabral211 , andar terreo , centro , teremos uma audiência no juizado de pequenas causas contra essa empresa , desde já , ré na acão que movemos por conta desses mesmos problemas alegados por Fátima Oliveira e Gilberto Melo . Vou levar essa matéria como adicão e prova de meus argumentos .
Paulo
Fátima Oliveira
Caríssim@s,
São 20:12 A minha gratidão pela solidariedade de tod@s que aqui comentaram. Acabo de chegar em casa e… tantantantan… Internet e TV funcionado às mil maravilhas. A TV com a imagem um pouco borrada, mas prometeram voltar amanhã. Espero que voltem. Mas a navegação na net está excelente.
Segundo o meu filho, duas equipes técnicas aqui chegaram por volta de 18:00, quase ao mesmo tempo; e mais uma na rua! Havia algo “queimado”, que trocaram, em um post. E trocaram o modem, que desde a primeira queixa meu filho, que também falou com a atendente, disse que o “problema era no modem!”.
Fico a indagar a troco de que essa Oi se expõe tanto. E nos deixou ao léu desde o dia 11 de junho. Mesmo não entendendo nada dessas coisas, acho que passa de mesquinharia uma empresa esperar que a gente bote a boca no trombone, diga a Deus e ao mundo que ela é relapsa, para resolver uma merrequinha dessa de problema técnico.
laura
continuação
6. Privatizadas as telecomunicações por Fernando Henrique em meados de 1998, em 1999 o país tinha aproximadamente 14 telefones fixos para cada 100 habitantes, enquanto o sistema estatal da China tinha apenas aproximadamente 8 telefones para cada 100 habitantes, portanto, quase 80 por cento menos, e aprox. 8 celulares para cada 100 habitantes enquanto o sistema estatal da China tinha apenas 3 celulares por cada 100 habitantes, portanto, quase 150 por cento menos. A China tinha menos de 1 pessoa conectada na internet, enquanto o Brasil tinha 2 para cada 100 habitantes. Em 2009 o percentual de telefones fixos por 100 habitantes do Brasil aumentou em apenas 70% enquanto o do sistema estatal chinês já havia aumentado em quase 250%; o percentual de telefones celulares do Brasil cresceu em 1100% enquanto o da China cresceu 1400%, e enquanto o numero de pessoas conectadas à internet no Brasil cresceu em 400%, no sistema estatal chinês cresceu em 5.000%, sendo hoje a China o país do mundo que tem mais pessoas com telefones fixos, celulares e ligadas à internet, e a estatal chinesa China Mobile deslocou a norte-americana AT&T tornando-se a maior empresa telefônica do mundo.
7. Porém o mais importante para um país tão carente de recursos como o Brasil não é isso. O sistema estatal e integrado chinês oferece um dos serviços de telecomunicações mais baratos do mundo, enquanto o sistema privatizado e fragmentado que nos impuseram oferece um dos serviços mais caros do mundo!
8. Entretanto, não é preciso ir ao outro lado do mundo para demonstrar, comparativamente, os escândalos da nossa privataria. Desde que reestatizou sua maior empresa de telecomunicações em 2007, a nossa vizinha Venezuela não só baixou os preços dos serviços como aumentou a cobertura em todo o território nacional. Enquanto de 2007 a 2009 o número de telefones fixos para cada 100 habitantes do Brasil caiu (pois todo mundo quer fugir das taxas escorchantes!), na Venezuela cresceu em 30%, e enquanto no Brasil o numero de celulares para cada 100 habitantes cresceu de 30%, na Venezuela o crescimento foi de 300%. Os usuários de internet também aumentaram consideravelmente.
9. A Finlândia (servida pela estatal sueco-finlandesa Telia-Sonera) foi o primeiro país do mundo a consagrar por lei o direito à internet banda larga para todos os seus cidadãos. Marta Suplicy, na última campanha passada para prefeito, também propôs levar internet gratuita para todos os paulistanos, como o governo Lula já tem feito em várias cidades do Brasil, porém o tucanato ligado às telefônicas privadas repudiou a idéia.,
10. Recentemente, a então ministra Dilma Roussef, diante do persistente alto custo e baixa disseminação da internet de banda larga no território nacional, como conseqüência da privataria dos tucanos, determinou a reativação da Telebras para que ela finalmente leve internet barata e acessível a todos os cantos do Brasil, colocando-nos no nível dos países mais desenvolvidos. Vamos apoiar essa ação governamental em prol do desenvolvimento do Brasil!
P.S.: Os dados numéricos do texto acima foram obtidos da International Telecommunications Union, um órgão das Nações Unidas (www.itu.int).
laura
PARA REVERTER AS CONSEQUÊNCIAS DA PRIVATARIA NAS TELES, TELEBRAS JÁ!
1. Antes de ser privatizada por Fernando Henrique, a TELEBRAS já foi a empresa com maior número de acionistas no mundo, todos eles no Brasil. Hoje as ações das telefônicas em que ela foi fragmentada se concentram nas mãos de pouquíssimos donos, principalmente na Espanha e México, neste último país, nas mãos do homem mais rico do mundo (o mexicano Carlos Slim, privatizador da Telmex, dono da Embratel e outras).
2. Isto significa que os tucanos nos transformaram em colônia de empresas privadas de um dos países menos desenvolvidos em telecomunicações na Europa (Espanha) e do mais atrasado na América do Norte (México), bem abaixo de países de telecomunicações de cunho fortemente estatal, como Alemanha e França (Deutsche Telekom e France Telecom), sem falar na Suécia e Finlândia, países de telecomunicações majoritariamente estatais que se alternam como os melhores do mundo.
3. A privatização e desnacionalização das telecomunicações perpetrada pelo governo do PSDB constitui uma tremenda fonte de perdas para o Brasil, pois anualmente remetemos bilhões de dólares de lucros e dividendos para os sortudos proprietários estrangeiros (na Espanha se diz que a nossa Telefônica é uma fábrica de dinheiro).
4. A taxa fixa que se pagava pelo uso do telefone já de início foi brutalmente elevada, passando de módicos 3 reais para chegar hoje a mais de 40 reais (60 no caso de firmas), utilize você o telefone ou não. Isso já foi objeto de milhares de ações na justiça e dezenas de milhares de telefonemas para parlamentares, porém os parlamentares financiados pelas telefônicas jamais deixaram que o projeto de eliminação dessa taxa fixa sequer fosse votado.
5. E são também esses mesmos parlamentares financiados pelas telefônicas que fecham os olhos para o fato de que elas são as campeãs de reclamações no Procon. Já na Argentina, onde a força política empresarial não é tão grande, o governo dos Kirchner pelo menos conseguiu congelar as tarifas telefônicas por vários anos a fio.
luis david
Prezados Amigos,
Antes de mais nada, me solidarizo com o sofrimento de todos vocês!
Apesar de ser um bom cliente há mais de 10 anos(nunca atrasei uma fatura) também 'já comi o pão que o diabo amassou' com a minha Operadora de TV à cabo e banda larga(NET);já sofri demais realmente!
É um desrespeito TOTAL!
Nós consumidores desses serviços precisamos NOS UNIR E ENCONTRAR UMA MANEIRA DE DAR UM BASTA NESTES ABUSOS DAS OPERADORAS(por ex. criar uma associação de consumidores, entrar com uma ação coletiva via IDEC,etc).
Estou à disposição daqueles que quiserem juntar esforços para conseguirmos vencer esta verdadeira GUERRA!
Cordiais saudações a todos.
Fátima Oliveira
Luís David, conte comigo. Topo!
Angela M. Liuti
Li recentemente na internet informação que os donos da Oi foram oferecer ao presidente Lula um projeto de satélite em conjunto com o governo federal. Segundo a notícia, Lula ficou interessado na oferta e ressaltou o fato da empresa ser brasileira..Enviei o artigo ao email do Paulo henrique Amorim, porém não vi publicado. Espero sinceramente que o presidente seja alertado sobre a BROI, ter emprestado grana do BNDS , portanto está mais que na hora de ser estatizada.
Rodrigo Penna
A OI fez uma cobrança indevida em meu cartão de crédito em MARÇO DE 2009. Até hoje não me ressarciu… Já protocolei dezenas de reclamações na Anatel… E, a tortura a que a manchete se refere também é feita através de DEZENAS DE LIGAÇÕES, 30, 40 LIGAÇÕES QUE OS ATENDENTES FAZEM PARA SEU CELULAR. Até que você os atenda, mais uma vez, para não resolverem nada com as desculpas mais esfarrapadas possíveis.
Por mais que eu estivesse precisando, teria vergonha de trabalhar em um emprego assim, para enganar, chatear, incomodar e desrespeitar os outros, profissionalmente.
Allan Aguiar
Gustavo, solte fogos e comemore hoje mesmo, pois você ganhou na mega sena e não sabe. Sou da área de informática também, e estou na internet há 16 anos, e também nem existia o Google, já trabalhei com atendimento a domicílio por muitosss anos. Acredite, as operadoras não estão nem aí para o cliente, são anjos no pré-venda, e diabos no pós-venda. Não se iluda, o que nossos companheiros estão alegando, eu acredito e muito mais.
Já tive n reclamações e a mais forte foi quando minha conta vinha cerca de 300 a mais que eu gastava, e sempre fui muito controlado. Resultado? Perdi 6 meses da minha vida indo ao procon, ganhando causa e tendo que ir no outro mês reclamar, sempre, da mesma coisa.
E para cancelar? Gastei mais alguns meses para conseguir.
Posso afirmar que a menos pior é a GVT, ela está anos-luz a frente de QUALQUER operadora que "opera" aqui no Brasil.
Gerson Carneiro
Outro golpe: O locatário entrega o apartamento e solicita o desligamento da linha de telefone fixo. Uma semana depois o novo locatário solicita a ligação da linha que foi desligada. A prestadora de serviços informa que há problemas internos no prédio aonde está sendo solicitada a ligação (provavelmente de fiação) e obriga o locatário a contratar um serviço de reparos por pelo menos seis meses. A vítima sem saída contrata o tal serviço e só então a prestadora de serviços disponibiliza um técnico para efetuar a ligação dos dois fioszinhos que foram desconectados uma semana atrás.
Fui vítima desse golpe em 2005 e foi a última vez que me senti otário da Telefônica. Por sorte logo chegou um tal de Livre da Embratel, sem fio, entrega pelos Correios, com a linha disponibilizada em funcionamento. Dei um chute no trazeiro da golpista e nunca mais quis saber de nada dela.
Edison
Este comentário foi tão inutil quanto o atendimento das operadoras.
Daniel Campos
Ele considerou "inútil" porquê você colocou coisas que as pessoas obviamente verificaram. Ninguém viria aqui reclamar de atendimento prestado se o problema foi causado por falta de pagamento da conta. E as pessoas lêem os contratos como você também deve ter visto nos comentários, mas são contratos do tipo "ou aceita exatamente como está aí ou não têm serviço" e que depois são prato feito para abusos. Como exemplo, dizer em contrato que não consegue garantir a qualidade do serviço o tempo todo (o que é plausível) para então não fornecer serviço corretamente em 90% do tempo (o que o contrato cobre, mas qualquer um com bom-senso percebe que é abusivo). As operadoras se aproveitam do fato que a lei (e contratos) não têm bom-senso algum e de que o consumidor não têm escolha (propositalmente) na grande maioria dos casos.
Eu por exemplo posso dizer que "nunca tive problemas". Mas uso a GVT (que se importa mais com os clientes do que a Oi) e vivo em um bairro de maior padrão de uma capital, onde ou eles prestam um serviço melhor ou perdem clientes "caros" (clientes que compram planos caros e pagam sempre em dia)
Felipe Machado
Não existe, e jamais existirá, liberdade de expressão plena e irrestrita dentro do universo esquerdista…
Carlos
"Deixa para lá… vou ser VETADO"
Não foi, e agora?
Oi submete cliente a tortura moral « Substantivo Plural
[…] aqui […]
Luiz-AlphaPlus
Azenha,
O texto do meu blog fala de telefonia, mas cabe neste caso também: http://blig.ig.com.br/polemicasa/2010/05/21/dossi…
Se não quiser publicar o link, não tem problema, tá.
Abraços.
Thiago
Tive vários problemas com a Telefônica e seu speedy. Passei a ligar para a telefônica e chamá-la de tele-afônica para os atendentes.
Infelizmente, cada cliente é um entre milhões, portanto não significam nada para eles.
É a lógica do "representa pouco percentualmente". Não vale a pena investir para ter 100% de qualidade, porque é mais lucrativo ter 2, 3 ou 5% de clientes insatisfeitos, mas economizar com mão de obra, equipamento de qualidade, condições de trabalho, treinamento de funcionários, etc…
Quando eles prejudicam alguém como a Fátima, que tem acesso a meios de comunicação, esses problemas ganham repercussão, mas normalmente, os anônimos é que precisam se resignar.
Em SP, as privatizações deixaram a todos nós, reféns da Tele-afônica por muito tempo…
Advogado
Representei um cliente contra a OI no Juizado Especial Cível. Está com o telefone mudo desde fevereiro de 2010. Fez várias reclamações, protocolos e nada. A OI NUNCA foi até a residência tentar consertar a linha telefônica do cliente. Também não apresentou as gravações das conversas em Juízo.
O Juiz não quis julgar a ação, disse que precisava de perícia técnica para decidir. Mandou meu cliente pagar custas processuais da ação na vara cível…
Preciso dizer mais alguma coisa???
Depaula
Doutor, seja cidadão. Dê o nome do juiz, por favor. Caso não tenha coragem, o que é compreensível, porque é sua profissão, peça ao seu cliente que faça um comentário aqui pondo os pingos nos is. Sabe-se que um dos donos da Oi é o senador Tucano Tasso Jereissati, do PSDB-Ceará. A OI é dona da Velox e do canal de Internet Ig. Sabe-se que a Oi resultou de uma grande negociata tucana. Não podemos ficar sem chiar na mão dessa gente sem escrúpulos.
@uriafassina
Alguém já ouviu sobre essa história da tentativa da Telefonica de comprar a GVT? http://info.abril.com.br/noticias/mercado/anatel-…
e aqui: http://www.gizmodo.com.br/conteudo/made-brazil-te…
As notícias são velhas, do ano passado, mas é interessante ficar esperto nessa movimentação.
Apesar de eu já ter tido VÁRIOS problemas também com a GVT, posso dizer que é aquela com a qual estou menos insatisfeito. Aqui em Londrina, NET, SERCOMTEL e Oi são uma piada quando se fala de internet.
Os problemas com a GVT não foram poucos mas tenho conseguido resolve-los com muito saco e sucessivas ligações. Inclusive já consegui ser ressarcido algumas vezes. Esta semana estou cobrando o ressarcimento da assinatura do telefone referente aos últimos 6 meses, nos quais simplesmente NÃO recebemos ligações internacionais e feitas de NetFone. Foi a segunda vez que este problema aconteceu e na primeira vez, consegui ser ressarcido. Veremos agora.
Gerson Carneiro
Já ouvi. E se não estou enganado acho que em Sergipe já aconteceu isso. Amigos meus que moram lá já me disseram que passaram a ter problemas com o serviço de assinatura de TV. E não adianta pedir cancelamento porque não é atendido. Passa é muita raiva.
@uriafassina
Cara, não sei não, mas acho que a GVT não atual no nordeste. A matriz é de Curitiba e eles mal chegaram até SP.
Gerson Carneiro
Vou me cerificar, mas se mudar será apenas o nome da prestadora… mas a história é essa.
Gerson Carneiro
Já. Tenho um amigo que mora em Aracaju. Segundo ele era feliz e saltitante com os poucos canaiszinhos de tv que possuía há muito tempo dessa tal GVT. Um belo dia recebeu uma ligação da nova operadora (não tenho certeza no momento qual é) oferecendo a troca de plano e ofertando uma quantidade maior de canais como vantagem. Ele já de cabeça quente, pela insistência da nova operadora, aceitou. Resultado: os vários canais em sua maioria eram canais japoneses que só passavam seriados do Jaspion, Ultra-Man e Espectro-Man. E quando ele entrava em contato para cancelar e voltar ao plano anterior era informado que o plano anterior já não existia mais.
Ou seja, mais gooooolpe!
Carlos
Fosse estatal, os dirigentes da empresa seriam alvos de campanhas da mídia…
Carlos
Mais: parlamentares tucanos, udenistas e aliados estariam vociferando contra o governo e exigindo instalação de CPI…
Carlos
Será assim tão singelamente simples, Gustavo?
Marcelo Fraga
A cada dia que passa eu fico mais orgulhoso do Príncipe dos Sociólogos FHC e sua trupe.
Gerson Carneiro
A prestadora de serviços tem obrigação de fornecer um bom serviço, o que nem sempre ocorre, e nesse emaranhado de insatisfações até os atendentes são vítimas.
São obrigados a prestar informações padronizadas, muitas vezes a solução pode até estar em alcance, mas não são autorizados a executar. E muitas vezes também não resolvem porque não sabem ou porque a resolução depende de outros departamentos (que nem sempre se mostram eficientes). É uma situação terrível também para o atendente.
Pelo menos essa foi a situação que conheci há muito tempo atrás quando trabalhei em uma prestadora de serviços em São Paulo.
Em tempo: tenho ciência de que o cliente não pode ser penalizado em hipótese alguma.
Luís Alberto Furtado
ACHO QUE DESCOBRI!!!!
Jereissati e Andrade serão donos da Oi
publicado em 17/01/2008 – 5:34 por Egídio Serpa
Andrade Gutierrez, La Fonte e a Fundação Atlântico (dos funcionários da Oi) criarão uma nova empresa que terá 51% da Telemar Participações, a controladora indireta da operadora de telecomunicações Oi (ex-Telemar). Na prática, isso quer dizer que os empresários Sérgio Andrade e Carlos Jereissati (foto) serão os novos donos da operadora, que tem hoje uma estrutura de controle bastante fragmentada, da qual fazem parte fundos de pensão, Citi, GP Investimentos e Opportunity. Segundo o Valor Econômico de hoje, 17, o BNDES, que dará empréstimo de US$ 1 bilhão para que os dois empresários comprem as participações dos sócios, terá um direito especial na nova organização societária da Oi. Se um dos sócios controladores quiser vender sua participação, terá de comunicar o banco.
Luís Alberto Furtado
Azenha, afinal, quem é dono da OI? É verdade que é um tucano de alta plumagem: o Tassso Jereissati? Por favor, quem souber, decline o nome do dito cujo. É demais não se saber o nome do salafrário que faz isso com sua clientela.
Ronald
Tive muitos problemas com a OI no ano passado e neste ano(2010) também!!! Desprezo pelo cliente é o máximo que esta empresa consegue fornecer ao consumidor.
ps: Já precisei levá-la à juizo por tentarem me tomar um número de telefone, venci!
Luís Alberto Furtado
SOBRE O PROGRAMA ESPIÃO DA Oi…
"A operadora Oi adotou um programa que rastreia tudo o que seus clientes de banda larga fazem na internet"
Por que isso é uma ameaça para nós – Autor: Bruno Ferrari e Camila Guimarães
Fonte: Revista Época http://www.carangola.com.br/portal/noticias/notic…
Leonidas de Souza
Não temos para onde correr, todas se caracterizam por pessimos serviços, não adianta tentam mudar de operadora.
Depois querem nos convencer que as privatizações foram um sucesso, só se for para quem comprou.
Esta mais que claro que vendem muito acima da sua capacidade de atendimento.
Tanto o atendimento, como as equipes "técnicas" são tercerizadas, essa praga que tomou conta do Brasil, pratica que só beneficiou as empresas, aviltando os salários e os direitos trabalhistas.
Eles ainda tem a cara-de-pau de fazer propagandas dizendo que vão fazer o que já deveriam ter feito, pelo contrato de privatização a muito tempo.
Acima de todo esse pessimo serviço, ainda pagamos a ANATEL e seus marajás.
Jairo_Beraldo
E a Net está me submetendo a uma tortura moral aqui…um absurdo! Acabei de ligar na ouvidoria da NET, e é o mesmo que ligar na central de atendimento. A ANATEL tem que ser mais séria no seu papel e punir os prestadores do serviço, e não os usúarios, como fazem. E ligar na ANATEL, e ligar para um muro de concreto, é a mesma coisa!
Ed Döer
Discordo, já resolvi e já vi gente resolvendo problemas com uma simples ligação para a ANATEL.
ANATEL normalmente vai para cima das operadoras.. e os caras te ligam com o rabo entre as pernas para resolver o problema, senão levam multa.
Jairo_Beraldo
Voce foi um felizardo Ed…eu nunca consigo. Deixei de ser assinante da Oi por isso, não conseguia. Fui pra NET Virtua e estou pagando pecados da mesma forma. Que sina!
Milton Maldonado Jr.
Se você mora em São Paulo, pode ser uma boa ir pessoalmente na sede da NET, na rua Verbo Divino. Pelo menos lá você é atendido por alguém de verdade, e não pelos zagueiros do call center. Já fiz isso duas vezes e saí com o problema resolvido. Dá um pouco mais de trabalho, mas funciona.
Não sei como fica no caso de outras cidades… reclamar para o bispo?
Abraço.
Jairo_Beraldo
Moro em Goiania, Milton. Dependo da central em São Paulo para resolver os problemas.
Fátima Oliveira
Ou a gente faz o propósito de exigir que nossos direitos sejam respeitados ou essas empresas acham que são donas do mundo. Todavia, estou para ser expulsa de casa porque os meus filhos acham que isso não adianta e que eu tenho mesmo é que mudar de operadora. Mas eu sou teimosa e tinhosa… Quero lhes ensinar outra lição, a da cidadania. Mas que é um calvário, é!
Fátima Oliveira
No relógio do meu computador são 12:02. A internet voltou, como faz desde o dia 16 de junho: pontualmente à 12:00.
Muita gente já mandou email e telefonou admirada porque eu insisto com a OI. Já mudei de operadora três vezes. Fui cliente da Net, há uns oito anos, que também não se importava com cliente. Mudei para a Way, que era ÓTIMA, até que ela foi vendida para a OI. Não escolhi a OI, fui no pacote da venda da Way. Desde que isso aconteceu tenho problemas de diferentes ordens. Até de conta cobrada o dobro do valor. Aconteceu duas vezes no ano passado. Tentei cancelar o contrato em março, quando caí no conto do atendente que fez um pacote para mim, em 23 de março, numa promoção pela metade do preço que eu pagava. Todavia NUNCA recebi a fatura no valor da promoção, é sempre com uns dez a vinte reais a mais! Ou seja, a OI, nem acordo cumpre! Então decidi fazer o que tenho coragem de fazer: peitar a OI. Tal como fiz com a FIAT, até que eles consertaram o meu carro. Lembram do Palio Celebration? Nunca mis deu problemas: é um excelente carro, mas levei quase quatro meses na peleja.
Jairo
Fátima,
Talvez não adiante nada, mas tenho um amigo que estava com um problema semelhante em outra operadora e registrou queixa na Anatel e, então, milagrosamente a sua situação foi resolvida.
Acho que não custa tentar.
Paulo 6-3-3
Eis a burocracia privada, ainda mais irritante, corrupta e incompetente que a burocracia estatal pós ditadura.
Adriano
Fátima,
Aqui em casa solicitei o serviço de telefone e de internet da Oi. Como eles ficaram mais de 20 dd sem vir instalar a internet, resolvi assinar outra operadora de internet e ficar apenas com o fixo, já que havia distribuído o número.
Fiquei 4 meses sem receber a fatura. Vieram valores altos, que eu desconhecia a natureza! Pedi várias vezes a segunda-via para saber de que serviço eles estavam tirando aquele valor. O engraçado é que nunca chegaram as segunda-vias, mas sempre chegam avisos de cobrança. Paguei todas as contas, para livrar o nome do SPC. Mas eis que na quinta passada chega a primeira fatura com a descrição dos serviços. Vi que eles estavam me cobrando R$ 50 por uma internet de 1mg que nunca usei.
Estou há 4 dias tentando contestar a cobrança indevida e não consigo: os telefonemas caem repetidas vezes; repetidas vezes.
Apenas ontem foram 17 ligações para a Oi. Somando todo o tempo que tentei falar com eles, foram mais de 3 horas.
O objetivo é para que eu desista da reclamação e aceite pagar, somados os meses, mais de 250 reais por um serviço de internet que eles nunca prestaram.
Toda vez que falamos com os atendentes, passamos por uma verdadeira humilhação.
É terrível tudo isso!
Se formos procurar a justiça, é mais tempo perdido, mais dinheiro jogado fora.
Terrível! Situação desoladora!
Marcelo Freitas
Não adianta muito mudar de operadora quando se tem consnci~encia que merecemos o serviço pelo qual pagamos. Como disse Fátima Oliveira "e em outras operadoras o descaso é similar". E é verdade. Essas empresas são uma ratoeiras armadas. Como se trata de interesses coletivos difusos, cabe ao Ministério Público tomar para si essa questão. É o esperado depois de um artigo tão firme e forte.
Elias São Paulo SP
Em 2009 a Oi / Brasil Telecom fechou o ano em 1º lugar no ranking de reclamações dos Procons de 20 estados, sem contar São Paulo. Ao ler o relato de Fátima Oliveira, acredito que em 2010 a Oi continua a decepcionar seus clientes. Pior que a decepção é o desrespeito. Em países onde a justiça funciona para todos, empresas desse naipe são multadas e condenadas a pagar altas indenizações.
voxetopinio
Ainda não assinamos a GVT aqui em casa por que, por seremos clientes antigos do Velox, a conta ainda nos favorece ao uso do Velox (por hora, pois isso pode mudar em breve). Além que a cada investida da GVT, nós ligamos pra Velox ameaçando trocar e exigindo uma contraproposta (razão simples: se a gvt que mal chegou pode prestar um serviço de melhor qualidade por menor preço, então a minha prestadora também pode e se ela quer continuar tendo minha pessoa como cliente ou faz uma condição mais condizente com a realidade ou tchau!). Nunca tive muuuitos problemas. Mas talvez isso se deva ao fato qeu desde que minha mãe começou a tratar com eles, e hoje eu faço esse serviço, nós nunca deixamos de assumir o posto do "ataque primeiro".
A primeira pergunta para o atendente é: Nome e matrícula por favor?
colorado
Por acaso a Oi é a mesma BrOi do lulismo de resultados? A alardeada fusão da Brasil Telecom (alguém se lembra do DD) e Oi.
Aquela que surgiu após "negociações" envolvendo o BNDES, fundos de pensão e a mão amiga do governo que mudou a legislação conforme os interesses de determinadas "famiglias"?
A tal da supertele que seria capaz de enfrentar as multinacionais?
A Oi é a empresa que pretende lançar o primeiro satélite nacional em parceria com o governo federal?
Ou será a empresa que em breve será vendida para alguém que contratar determinada "consultoria"?
Mickarj
Fátima,
O pior é que não temos opção. Acho que cada cliente tem uma experiencia maldita com esses prestadores de serviço.
Eu odeio todos eles, mas me resigno a conviver com o que me tortura menos e neste caso é o seu carrasco, a OI, se bem que só uso a velox e o celular já são o suficiente.
Eu quase morri com uma crise de úlcera nervosa por causa da NET, paguei quase um ano por um serviço que nunca funcionou, nesse periódo a cada tentativa de contato eu passava de atendente a atendente, repetia o mesmo discurso a cada um que me atendia e eram vários, dependendo do dia e da hora que eu ligava, esperava minutos a fio pelo atendimento, a ligação caia ou era derrubada de prpósito durante o atendimento, os técnicos nunca vinham nos dias e horários agendados, nunca conssegui falar com um supervisor, com um decisor então nem em sonho, estes são só alguns dos problemas, o meu despero veio quando resolvi reclamar com a ANATEL e o máximo que ela fez foi retansmitir o meu e-mail a NET, eu desabei.
Conseguir o cancelamento do serviço foi um exercicio de humilhação e súplica, que nem quando o meu pai estava a beira da morte me lembro de ter práticado igual em uma igreja, sem exageros, posso te garantir.
tim, claro fui orientado por quem viu meu sofrimento a nem cogitar.
Eu acho que quando morrer eu vou pro Céu, porque voce acredita que depois de tudo isso, ainda sentia pena quem trabalha no atendimento de uma Empresa desse tipo, porque eu percebia em alguns poucos, vontade emme ajudar de verdade, mas não tinham como.
Eu as vezes acho que sou de outro planeta.
carlini do linux
aqui em bh só tenho elogios à banda larga da gvt e à net 3g da tim.
Daniel Neto
Onde moro a Oi nem disponibilidade de porta tem. A atendente queria porque queria vender linha de telefone, eles aqui passam de porta em porta igual caixeiro-viajante. Banda larga? Nada…
Contratei a Vivo 3G não por ser simpatizante, longe disso, mas porque a própria Oi não tem cobertura, conheço pessoas que tem Claro e nao recomendam nem de graça e a Tim não alcança. GVT por aqui? Talvez em 2020…
Druida
Não consigo imaginar algo mais diabólico que essa privataria das teles engendrada pelo incontido "desejo de vender" do reinado tucano. Largaram-nos à mercê de quatro monstros monopólicos em capitanias predefinidas, e não dá sequer para dizer que é culpa de estrangeiro que veio aqui fazer dinheiro fácil às nossas custas (hoje sustentamos a Espanha — aliás, pela Telefónica e pela maldita mania de torturar touros em público, espero que não ganhe a Copa).
Os quatro monstros viraram três, um capenga pela inépcia de empresários parasíticos nacionais conjuminados com estatais que ganharam o presente do século (eu diria, dos dois séculos!). Outro cuja função única é fazer dinheiro para a matriz estrangeira. Nesse meio tempo entra em cena um terceiro oportunista, mexicano a comprar o rescaldo de nossos satélites dessoberanizados por FHC e seus sócios e absorver o terceiro monstro monopólico, a TV por assinatura dos Marinhos. Nós, os consumidores de seus serviços (serviços?) não fazemos mais que a obrigação de seguir seus esdrúxulos caprichos — é a ética de seus conselhos diretores. Já pensaram, não podemos sequer escolher os canais que NÃO queremos ver (somos obrigados a engolir a TV do Partido Republicano, a Fox News, se quisermos o resto, e por aí vai), quanto mais os que queremos?
Já pensaram um movimento nacional para depositar nossos pagamentos (esses, sim, temos que fazer religiosamente, ou cairão sobre nós o corte do péssimo serviço e o registro fascista no Serasa) em juizo até que esses monopólios do mal tomem juizo e entendam que são CONCESSÕES PÚBLICAS, pelas barbas do profeta?
Jorge Santos
As operadoras cobram caro por serviços tão ruins através de contratos unilaterais. Sea coisa está ruim para a pessoa física, imagine você a situção de uma empresa que depende de conexão com a internet para tocar ses negócios?
Se apenas compilarmos a lista de reclamações da Anatel, surge insumos suficientes para iniciar a implementação do Programa Nacional de Banda Larga do governo federal.
PNBL neles!
barbara
Fátima, fiquei 1 ano nessa batalha com a Oi, até terminar o prazo da "fidelidade". Tentei fazer o cancelamento por n vezes, mas náo consegui. Dei uma banana pra eles, contratei a GVT, e simplesmente passei a ignorar as cobranças da Oi. Deu certo, cancelaram meu contrato, e pararam de me encher o saco. Não hesite, não ha nada pior que a Oi.
Flávio
Todas as queixas que fiz até hoje no site da Anatel foram prontamente resolvidas pelas empresas. Recomendo que, a qualquer problema, nem entre em contato com a empresa, vá direto no site da Anatel, opção "Fale conosco" e, depois, "Atendimento eletrônico".
Vera Pereira
Flávio, logo se vê que vc nunca ligou para a Anatel. Para fazer queixa na Anatel é preciso ter o número de protocolo da reclamação registrada na empresa. Então tem de registrar queixa na operadora antes.
Renata
Já vi acontecer coisa parecida com a Net, na casa do meu namorado. Várias equipes, troca-troca e nada de funcionar. Até que um técnico admitiu que o problema era o modem e que eles tinham levado o modem anterior (que era bom) e instalado um modem de menor qualidade, quando reativaram a conta, e que dava esses problemas. Então instalou um modem melhor e nunca mais aconteceu isso. Ah sim, e pediu pra não contar pra ninguém, claro.
Eu já tive problemas com a Velox também, um problema bem parecido. Até que depois de muitas reclamações o atendente disse que o sinal não chegava mais aqui! Fiquei muito tempo sem internet, até instalarem novamente.
Enfim, as histórias são muitas e o descaso é grande. Acho que a gente precisa de uma cultura de denúncias e processos, pra que as empresas passem a respeitar seus clientes e oferecer serviços de qualidade.
alyson
Sou morador de Fortaleza e tive problema parecido com a Oi entre o mês de maio e junho. Foram duas semanas de telefone mudo e internet sem funcionar. Ligava para reclamar e me pediam 24hs para o conserto, passado o prazo de 24hs era de praxe dizer que tinham mais 24hs para o conserto, problema é que passado esse tempo de 48hs seu problema é automaticamente riscado da listinha da Oi de problemas a resolver e lá se vai mais reclamação e anotação de novos números de protocolo – foram mais de 40. Conseguia acesso a internet de uma lan house perto de casa, mas não demorou muito e cheguei lá pela amanhã e fui ouvindo as falas do dono do lugar ao telefone reclamando por seu estabelecimento está sem internet – me vi falando com alguma operadora fantasma da oi -, o cara passou vários dias sem internet e se desistisse do "acordo" com a oi teria que pagar uma multa indecente. Não há lei que nos proteja.
laura
A Oi é péssima. Assinei um plano básico de telefone comum. Tomei essa decisão para ter um telefone residencial com chamads locais mais baratas que um celular e baratear interurbanos a partir de Natal, RN. Pois, para minha surpresa, descobri que minha conta viera altissima no fim do mes. Por que?
Porque interurbanos pelo Oi fixo custam MAIS, muito MAIS que de um celular. Mais do que o dobro. Pode?
Nunca mais usei aquele telefone. Agora pago essa droga até poder me livrar dela. Em Natal as pessoas tem dois, tres celulares, para aproveitarem as ofertas entre empresas( só ligar para TIM) ou só ligar pala Claro. Muito louco. Francamente, deve ter um geito destas coisas serem melhores para o consumidor. Prefiria telefone do estado, mas um estado que funcionasse.
Hoje em dia telefones e net são dos meus maiores custos.
Isso não é normal não.
@uriafassina
O acompanhamento do consumo da cota mensal de dados da Oi internet "3G" é uma piada, uma ratoeira armada que pega até hard users e gente que já se ferrou outras vezes com pega-troxas parecidos. Não deve ser muito diferente em outras operadoras, acompanhem o que aconteceu comigo:
Sou cliente de um plano de 1MB/s com 10GB de limite mensal, contratado em janeiro, no último dia daquela "mega promoção" 3G da Oi. A compra foi linda e tranqüilíssima, o vendedor disse que eu poderia acompanhar on line o consumo da minha cota.
Em casa constatei que a Oi não oferece nem sugere nenhum software para monitorar o tráfego da internet e te dizer quanto você já gastou no mês. Bobinhos eles né?. Instalei um por minha própria conta, pois o 'acompanhamento on line' do qual o vendedor se referia era na verdade ATRAZADO dois dias.
Certo dia o programa monitor que instalei enlouqueceu e, pelo que pareceu, eu havia "estourado" os 10GB de limite. Era madrugada, achei melhor ir dormir. Liguei no dia seguinte para consultar o meu real consumo da cota. Consegui o consumo de DOIS DIAS ATRAZ, assim como no site. Simplemente um absurdo para quem precisa acompanhar o consumo em um plano limitado. Recebi da atendente um "é o tempo normal de atualização do sistema, não há tecnologia para que o Sr. possa acompanhar o consumo em tempo real". Fico ofendido quando alguém insulta minha inteligência. Quando fazem isso usando ainda de má fé, fico realmente puto.
Disfarçando um ódio insano, respondi "Ok, eu entendendo. Apenas acompanhe o meu raciocínio":
— É correto eu dizer que eu posso navegar na internet de dentro uma piscina com a internet 3G da Oi?
— Dentro da piscina Sr.?
— É, boiando com o computador no colo, tomando sol na piscina, na praia, etc.
— Sim Sr. é correto, o senhor pode estar em qualquer lugar. O 3G da Oi é um dos melhores do mundo.
— Ok, então existe tecnologia para isso, certo?
— Existe.
— Então existe tecnologia pra eu usar meu computador de dentro de uma piscina mas não para eu acompanhar o meu consumo?
— Existe, mas 2 dias é o tempo padrão Sr.
— Ok. Então me explique pq há tecnologia para que os créditos do meu celular pré-pago sejam debitados no mesmo segundo em que eu termino uma chamada mas não há tecnologia para que eu saiba quanto estou gastando de internet em tempo real?. Eu posso assistir um filme HD que está hospedado em um servidor na Hungria, mas não posso saber quanto eu consumi?
— O Sr. pode acompanhar o seu consumo no site da Oi, com sua senha pessoal, eu não tenho acesso a estas informações.
— Mas só acesso o consumo acumulado até dois dias atrás!
— É o tempo padrão senhor.
Deve ter um cartaz lá no telecentro dizendo que "Não há interesse financeiro" = "Não há tecnologia".
As vezes penso que até mesmo se o próprio Dalai Lama em pessoa ligar para um tele atendimento brasileiro, vai terminar puto, estressado, doente e mandando todo mundo a merda. E o que acontece sempre: me sinto um total palhaço. Um idiota completo.
Gerson Carneiro
No caso do Dalai Lama aguarde um momento que eu vou estar verificando.
Zugumba
eu sei como é isso. Quando a GVT chegou aqui em Recife pedi portabilidade imediatamente. o Atendimento é infinitamente melhor. Quando a Oi me ligou pra me fazer contra proposta foi um dos dias mais prazerosos da minha vida dizer "NÃO!". Pra vcs verem o efeito que uma mínima concorrência faz..
Polengo
Vai ver, é cupa do fuso horário.
Ou então, é porque saturno entrou em conjunção com urano, e isso afeta a rede no seu quarteirão.
Guanabara
(cont.)
Agora, não duvidem destas vendedora e atendente que citei acima virem a ser promovidas a cargos de chefia, pela sua lealdade e comprometimento para com os resutados da empresa.
Relatei a saga da internet a ANATEL, a pobre atendente nitidamente não entendeu a minha reclamação. Disse que ia enviar a queixa a empresa e que esta entraria em contato comigo em 5 dias. To esperando tem mais de 10…
Resultado: estou (até o momento) preso num contrato de 12 meses, entupido de cláusulas que permitem a empresa fazer o que bem entender, inclusive não fornecer o serviço contratado (que é o que vem acontecendo, pois quase não tenho acesso banda larga e as inúmeras falhas de conexão fazem os sites serem acessados repetidas vezes, aumentando a quantidade de dados trafegados por redundância de informações), e eu ter que pagar por isso, mesmo que insatisfeito com o serviço! Na melhor das hipóteses vão dizer que posso sair se pagar a multa rescisória. Já, eles, se não fornecem o serviço, não estão rescindindo contrato, pois há a cláusula que lhes permite fazer isso. E se eu fico sem pagar a mensalidade? O que acontece? Alguma lei me protege ou os louros vão todos para o Slim, que nem aqui está? Lei brasileira protege cidadão mexicano em detrimento a cidadão brasileiro?
Em tempo: salve Sérgio Mota!
Guanabara
A Claro acabou de me ligar, consertando a fatura e pedindo desculpas pelo ocorrido. Ligação que só ocorreu a partir da reclamação feita na ANATEL.
Obg, Azenha e equipe!
Paulo J. Grando
Suo Paulo Grando, moro em Fpolis e sou professor.
Caros amigos, a maioria descontentes. Também sou um deles. Por causa da OI e antes da BRT jurei não utilizar mais telefone fixo, celular e internet e olha que tinha dois pós pago mais internet, fixo e outros penduricalhos. Optei por ficar mudo para não me submeter, estou como jacaré, boiando, mas não me dobro Já fazem cerca de seis meses que pelos menos o celular não uso, e mais não senti falta deles. Quanto a rede, necessito para meu trabalho, sou professor universitário, mas não dou meus parcos rendimentos para empresas que colocam na sua missão lucrar para atender o interesse apenas dos investidores. Primeiro que prestem serviço, senão vão… Uso, banda larga com antena telada e funciona bem ao custo de R$ 30,00 por 1 mega. Sugiro que começamos a pensar em uma campanha para que seja feita uma pesquisa para que prestadoras de serviço na forma de empresas públicas sejam criadas para concorrem com as empresas privadas. Está na hora de começarmos a agir, pois estou com saudades das antigas dinossauros, que a mala vendida e safada do Roberto Campos ofendia. QUE TAL O BLOG ABRIR ESTE DEBATE SOBRE QUEM QUER SER CONSUMIDOR DE SERVIÇOS QUE SEJAM OFERECIDOS POR EMPRESAS ESTATAIS?
Paulo Jonas Grando – Florianópolis
Professor desconte com todas as burocracias privadas (oligopólicas e monopólicas) e algumas públicas na área de segurança e justiça.
Carlos
Aguardemos a reativação da Telebrás, Grando, com implantação do PNBL.
Guanabara
Meu problema é com a Claro. Sou cliente da empresa há mais de 5 anos e infelizmente caí no golpe da "internet banda larga móvel". Já começa pela pergunta insana de "quantos gigabytes o senhor trafega por mês". Me senti como se me perguntassem quantas batatas fritas exatamente eu como por mês quando vou a uma lanchonete. Escolhi o plano de 1 Giga. Como todo vendedor bem amestrado, na hora da venda tudo são flores. A vendedora da loja me disse que "eu teria acesso a quantidade de dados trafegados por mim durante o mês no site da Claro", que eu receberia um SMS quando atingisse 80% da cota, e outro SMS quando atingisse 100% da cota, e que poderia aumentar para um plano de cota maior sem multas, mas que não poderia diminuir de cota mensal (ou seja, mudança em benefício da empresa "pode"), e que a conta já estaria em débito automático, conforme minha antiga conta de celular. Ainda perguntei se não teria que pagar a primeira no banco, e ela disse que não! Como viajo muito, recebi uma conta no valor esdrúxulo de 2,58 e não paguei no suposto vencimento e que ainda me cobraram multa e juros por não ter pago "mesmo a culpa não sendo minha", conforme falou mais uma atendente.
Na prática, não tenho acesso a quanto usei no mês, recebi um SMS de 80% de uso com 20 dias de vigência, não recebi o de 100%, e a conta que, promocionalmente, deveria vir em 35 reais, veio em 170 reais!!! Mais do que o dobro do valor do preço normal!!!
Aí, agora, na hora da verdade, pela Claro, a culpa é minha, porque assinei um contrato que diz que pode vir a ser enviado apenas um SMS no mês. E que se foi enviado o SMS de 80%, eu estava devidamente informado. O callcenter não tem a informação de quantos dados trafeguei, o site da Claro não tem, nem eu tenho!!!!!! Então, como vendem algo que tem limitação de consumo sem que você possa efetivamente saber o quanto consumiu? A outra bem amestrada atendente defendeu a empresa com unhas e dentes. Botou toda a culpa em mim, não recuou nem um milímetro, mesmo eu sendo um "heavy user" de celular na mesma empresa. O fato da vendedora ter mentido discaradamente para mim no ato da venda foi simplesmente ignorado pela atendente do callcenter.
Sem falar no lixo de qualidade de conexão, que a própria atendente admitiu nem sempre ser 3G (a maior parte das vezes em que me conecto aparece a sigla EDGE que, de acordo com ela, é de 2G, mais lenta que a antiga conexão discada de 56kb), sem contar com as inúmeras vezes em que simplesmente não há conexão (aproveito e aviso que acesso sempre do mesmo lugar, local em que em raros momentos há boa qualidade, que deveria ser contínua). Quando reclamei disso, mais uma vez a atendente disse que assinei um contrato que diz que isso pode vir a acontecer. Agora, o que se espera de uma cláusula dessas nesse tipo de contrato é de que seja uma EXCEÇÃO, e não uma regra. Quando ligo para reclamar da internet, muitas vezes nem sou atendido. Ou o callcenter dá sinal de ocupado ou a ligação cai quando chego ao atendente (após uma considerável espera, obviamente).
O ponto é: cansei de dar dinheiro fácil pro Slim a partir de um contrato escrito com má fé. Para complementar, no final, ainda quando contratando esse inferno de mentiras da internet 3G da Claro, ainda levei um novo celular devido ao meu plano, e solicitei o desbloqueio. A atendente da loja disse que teria que aguardar o código ser enviado pela Nokia, que levaria 5 dias uteis, e que depois disso poderia pegar ou no callcenter ou na própria loja caso eu não recebesse. Passaram-se 2 semanas e nada. Fui na loja ver o que tinha ocorrido, SURPRESA! Não havia sido solicitado nenhum código de desbloqueio para o meu telefone. Mais uma mentira da vendedora, certamente devidamente orientada pela alta cúpula da empresa.
(cont.)
Gunnar
Fátima,
O bonequinho Falcon, grande PinOicchio, só tem marketing a oferecer.
A Oi está quebrada; moral e financeiramente. Se você tem outra opção em sua localidade, não pode ser pior. Mude e não sobrecarregue suas coronárias com esses incompetentes!
Moro em Recife, praticamente monopólio da Oi em banda larga (a GVT só lança seus cabos em bairros de altíssima densidade $$$) e sofro pagando R$70 por espantosos 300 Kbps.
Mas não é culpa só da Oi; acenda uma vela preta também para a ANATEL e para o grande mentor privatele FHC.
Você e eu podemos pagar e daremos um jeito.
Agora imagine o efeito dessa indigência tecnológica na vida das pessoas, especialmente os estudantes, em lugares mais afastados e pobres.
Zugumba
qual bairro vc mora? a GVT já ta chegando até em paulista.
Felipe Machado
É isso que dá lotear a ANATEL para petistas e outros macomunados. A ANATEL funcionava na época do FHC, gostem vocês ou não.
Aliás, não esqueçamos que uma lei foi CRIADA pelo governo Lula para permitir a fusão BRTURBO/OI.
Carlos
Funcionava, é?
Aguardemos depoimentos/comentários de quem acompanhou os fatos desde a instalação da Anatel.
Qual o número da lei e quando entrou em vigor? Projeto original de quem? Quanto tempo de tramitação no Congresso?
Felipe Machado
Marcelo,
Onde estão as suas contestações?? Em vez de me atacar (como de costume), você poderia discutir as minhas afirmações.
Carlos,
Em outubro de 2008 a ANATEL aprovou um novo texto alterando o Plano Geral de Outorgas (fato notório e público), que disciplina as concessões da telefonia fixa local e de longa distância nacional e internacional.
O texto foi encaminhado ao presidente pelo Ministério das Comunicações e publicado no Diário Oficial no mês de novembro de 2008 (teria que procurar o decreto no site do planalto).
O único objetivo na alteração do PGO foi permitir a fusão Brasil Telecom/Oi, tendo em vista que com essa alteração um grupo de telefonia poderia deter concessionárias em mais de uma região do país, o que era proibido no plano anterior, que estava em vigor desde 1998.
Cito o Estadão:
"Contando com o aval do governo, a transação envolveu mudança de legislação e um grande aporte de dinheiro público. No total, os bancos entraram com um financiamento de R$ 6,8 bilhões, em um negócio estimado em R$ 12,5 bilhões. Foram R$ 2,5 bilhões do BNDES e outros R$ 4,3 bilhões do Banco do Brasil. Além disso, há também o investimento dos fundos de pensão de estatais (Previ, Petros e Funcef), que, segundo estimativas, chega a R$ 3 bilhões."
"Apesar de todo o dinheiro público envolvido, os detentores da maior parte das ações da nova empresa são grupo privados: a Andrade Gutierrez, de Sérgio Andrade, e a La Fonte, de Carlos Jereissati."
Se você tem interesse, faça uma rápida procura no google.
http://www.estadao.com.br/economia/not_eco295353,…
http://idgnow.uol.com.br/telecom/2008/10/17/anate…
Não vamos esquecer que, antes disso (2005), a OI investiu R$ 5 milhões na Gamecorp, empresa que tinha entre seus sócios Fábio Luis Lula da Silva, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva….
Carlos
Desconheço detalhes e minúcias dos fatos citados (s)uponho que outros foram omitido)s, de maneira que deixo para que outros respondam, se considerarem necessário.
Marcelo Fraga
Acho que você errou de blog. Aqui não é o Noblat ou o Reinaldo Azevedo onde as suas asneiras são aceitas sem contestação. Aqui argumento de que petista comunista comedor de criancinha é o culpado não cola.
flavio cunha
Ainda existe acéfalo que defenda FHC.
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