Instituto Brasil-Palestina envia carta aos ministros do STF e STJ sobre convite da Conib para visitarem Israel; íntegra
Tempo de leitura: 2 minPor Conceição Lemes
Em 17 de janeiro, a jornalista Malu Gaspar publicou em primeira mão em seu blog em O Globo (os negritos são nossos):
“A Confederação Israelita do Brasil (Conib) convidou magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para uma viagem de cinco dias a Israel na próxima semana com o objetivo de “visitar e registrar diretamente os resultados” dos ataques do grupo terrorista Hamas contra o país.
(…)
A viagem, se concretizada, ocorreria pouco mais de uma semana após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciar que o Brasil apoiará uma ação movida pela África do Sul na Corte Internacional de Justiça, tribunal ligado à ONU, que acusa Israel de cometer “genocídio” contra palestinos na Faixa de Gaza em meio ao conflito que se arrasta há mais de cem dias.
Os juízes embarcariam em duas datas, nos próximos dias 20 e 23, rumo a Tel Aviv. Além da Conib, o convite também é feito em nome da StandWithUs, que se define como uma “instituição educacional sobre Israel sem fins lucrativos”.
O presidente da entidade, o médico Claudio Lottenberg, disse à equipe do blog que a caravana acontecerá, de fato, na próxima semana.
***
Pois na quinta-feira, 18/01, o Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal) enviou uma carta a todos os ministros do STF e do STJ com considerações sobre o convite feito pela Conib e a StandWithBrasil para visitarem Israel.
Apoie o VIOMUNDO
Nela, o instituto observa que as duas entidades apoiam os crimes de Israel em Gaza.
Também que “não apenas praticam a apologia de crimes, glorificam os crimes da ocupação israelense, mas também são conhecidos por espalhar notícias falsas e ódio contra o povo palestino”.
O Ibraspal pondera aos magistrados que o aceite do convite pode ter repercussões negativas.
E, caso aceitem o convite, solicita que ouçam os dois lados e que visitem as prisões israelenses onde há mais de 11 mil prisioneiros palestinos.
Desse total, cerca de 6 mil foram sequestrados a partir de 7 de outubro de 2023, inclusive mulheres, crianças e pessoas doentes.
Comentários
Israel Just da Rocha Pita
Cuidado cortes brasileiras, vão fazer um roteiro só do que vão lhes mostrar e pedir os vossos parecer.
Façam uma visita independente e olhem tanto em Israel e e na faixa de Gaza e na Palestina, e depois tirem suas honestas opiniões.
Deixe seu comentário