A disputa pelo controle do PSDB

Tempo de leitura: 2 min

Serristas elevam tom e ameaçam boicotar convenção

PSDB paulista avalia que, do jeito que a cúpula está sendo moldada, fica pavimentada indicação de Aécio como candidato a presidente em 2014

23 de maio de 2011 | 23h 59

Julia Duailibi, de O Estado de S. Paulo

Diante da falta de acordo para a composição da Executiva Nacional do PSDB, aliados do ex-governador José Serra ameaçam boicotar a convenção do partido, no sábado, em Brasília. A disputa pelo controle da direção partidária evidencia o clima já acirrado entre os tucanos na tentativa de influenciar os rumos da sigla na eleição presidencial de 2014.

Nesta segunda-feira, 23, o presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), encontrou o governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, para discutir a composição da nova cúpula partidária. Depois, esteve com representantes da bancada paulista, na sede do PSDB na capital.

Tanto o governador quanto os parlamentares insistiram na indicação de Serra para a presidência do Instituto Teotônio Vilela (ITV). Num discurso uníssono, também pediram que o novo secretário-geral seja uma indicação da bancada paulista.

A presidência do ITV, no entanto, foi prometida ao ex-senador Tasso Jereissati (CE), apoiado pela maioria dos senadores e, em especial, por Aécio Neves (MG), que defende a reeleição do deputado Rodrigo de Castro (MG) para a secretaria-geral.

Guerra, que encontraria nesta segunda o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, não se comprometeu com as demandas e sinalizou só a necessidade de composição. Sem entrar em detalhes, elogiou o ex-governador Aberto Goldman, um dos cotados pelos paulistas para a secretaria-geral. “São os pleitos sobre os quais eu já tinha conhecimento”, disse Guerra, ao sair da reunião. “O que o governador Geraldo pedir o partido dará atenção.”

Questionado se a indicação de Tasso já estava consolidada, ironizou: “Nem a minha está”. Tucanos ameaçam questionar na Justiça a recondução de Guerra, caso seus pleitos não sejam acatados.

Apoie o VIOMUNDO

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Edgar Alves

O PSDB deveria trocar o tucano por um pato.
Onde eles governam o povo paga o pato.

    beattrice

    No estado de SP já pagamos uma "pataiada" sem tamanho.

    Carmem Leporace

    E o Rato é símbolo de quem?

    Aline C Pavia

    Quer mesmo que eu responda? Me vieram umas 3 ou 4 piadinhas infames para responder a vossa incongruência, mas o moderador provavelmente bloquearia. Deixo à sua livre e fértil imaginação.

    sergio pinto

    O símbolo está corretissimo. O tucano se apropria dos ninhos de outros pássaros, tem voô curto, faz caga..s uma atrás da outra e tem o bico maior do que a cabeça.

    O simbolo de pato deveria ser o da população do estado de São Paulo, isso sim.

José Ivan M Aquino

Prezado Azenha,
Contra as manipulações do PSDB e da imprensa golpísta sobre a polêmica do livro do MEC, favor divulgar:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_con

Atenciosamente, José Ivan Mayer de Aquino/Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida

Carmem Leporace

Vocês vão lançar quem para concorrer a prefeitura de São Paulo ano que vem??? Palocci ou Delúbio???

Vão arrebentar… com certeza…. dois pobres e amigões do povão…

Tchau tocadores de tuba…

    Aline C Pavia

    Vc usa o Bilhete Único da Marta? Ou só anda de SUV?

    Lazlo Kovacs

    Acho que o PT tem que fazer corpo mole na campanha e enfiar a tuba dos anos de eleição de Alck, Serra, Kassab e cia na boca do paulistano, no meio da enchente, num trânsito infernal.

dukrai

geraldinho opusdélico está psicodélico defendendo o Vampiro Brazileiro por conta da bancada urutucana paulista. quem cria cobra sabe dos riscos que corre.

domingos

Dos nomes citados na reportagem, quantos estarão no PSDB até 2014? Parece que quem perder deixa o partido rumo a outra estação.

Luís

Meio off-topic esse comentário que eu vou fazer, mas enfim…

Por falar em PSDB, aqui em Campinas a coisa está quente.

Teve um vereador do PSDB (Artur Orsi) que abriu uma comissão para o impeachment do prefeito, que é do PDT mas é aliado do Lula/Dilma. E conseguiu que essa comissão fosse criada.

O prefeito disse que não passa de um golpe político a criação dessa comissão. E creio que ele está certo. Afinal o PSDB (partido do vereador) está longe do Palácio dos Jequitibás a 15 anos e está doidinho para ganhar a prefeitura. E de preferência com o Carlos Sampaio, um burguesinho que só aparece em ano eleitoral e nunca fez nada pela cidade. E sem contar que, deste então, a EPTV (retransmissora da Globo aqui em Campinas), a Band Campinas e o Correio Popular (um jornal que circula aqui em campinas) não param de bater no prefeito.

É pessoal. Em alguns lugares, a campanha eleitoral de 2012 já começou.

Queria saber o que o pessoal que mora aqui pelas redondezas e que frequenta o site pensa de todo esse imbróglio. Será que eu tô viajando? :-P

    Aline C Pavia

    Sou de Campinas tb e só te digo uma coisa, amigo: "se gritar pega, ladrão"…

    Lazlo Kovacs

    O que me leva a entender o sentido dos comentários de Carmem(?): "Estamos roubando e não estamos nem aí".

Marcelo de Matos

Não há dúvida que essa queda de braço será vencida por Alckmin. Como Secretário de Desenvolvimento ele já tinha acesso à chave do cofre e controlava o PSDB paulista, ou, tinha o pião nas unhas, como se diz. Agora, como governador, ninguém o segura.

DUDU

Que se arrebentem!
A tucanalha vive de vaidade, de interessdes pessoais, de "quero-o-meu", sem nuuca se importar com o país.

Luis Armidoro

Quem são os serristas no psdb? Será que enchem um carrinho de supermercado?

Aninha

Ver o Tio Rei da Óia apanhar de seus próprios sobrinhos não tem preço! Tio Rei quis demonstrar cultura e citou Paulo Francis para pregar a proibição da maconha. Só tem um probleminha: Francis era radical defensor da LIBERAÇÃO de todas as drogas: http://migre.me/4CETF

    Klaus

    Sérios problemas de interpretação de texto, hein Aninha?

Deixe seu comentário

Leia também

Política

Manuel Domingos Neto: Questões correntes

Inquérito da PF, golpistas, comandantes militares, kids pretos, prisões, Múcio, Lula…

Política

Jeferson Miola: O CNPJ do golpe

Cumplicidade corporativa e institucional