09/04/2011
Os brasileirinhos. Aqueles que partiram cedo demais desta vida. Aqueles para os quais deveríamos estar construindo uma sociedade de paz. Aqueles que deveriam ter escolas seguras, com professores bem formados e com bons salários, com computadores e bons espaços para arte e esporte.
Aqueles brasileirinhos que choram seus irmãos, seus colegas, sem entenderem bem por que acontecem coisas como essas, por que se usa impunemente armas para entrar nas escolas. Os brasileirinhos que ouviram falar que a educação é fundamental, que eles são o futuro do Brasil. Aqueles brasileirinhos que sonhavam em ser jogadores de futebol, engenheiros, artistas, presidentes da república.
Os brasileirinhos que se foram cedo demais, sem saber que se tenta construir um mundo melhor para eles, mas que o velho mundo pesa duramente sobre tudo e sobre todos. Principalmente sobre eles, sobre seus pais e suas mães, sobre seus colegas, seus professores e seus irmãos.
Aquelas mães e pais dos brasileirinhos, que faziam todo o esforço para tê-los acordados cedinho, com café com leite, pão e manteiga, uniforme e mochila, para chegarem a tempo na escola. Aquelas mães e pais dos brasileirinhos que faziam todo o esforço e o sacrifício para que eles pudessem ter o diploma profissional que eles não puderam ter.
Aqueles brasileirinhos que brincavam, estudavam, jogavam futebol, cantavam, sonhavam. Aqueles brasileirinhos que queriam ver a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Rio. Que queriam ver as favelas pacíficas, as escolas tranquilas, seus pais empregados, seus irmãos entrando na universidade.
Os brasileirinhos que se foram tão cedo. Que não puderam esperar pelo futuro que se supõe estamos construindo para eles. Que não tiveram oportunidade de se tornar jovens, adultos, de viver a plenitude da vida.
Os brasileirinhos que são a maioria da infância e da juventude do Brasil, mas não são centralmente contemplados pela mídia, discriminados e invisibilizados, salvo quando acontecem tragédias.
Enquanto todos nós não nos sentirmos brasileirinhos, com suas esperanças e suas fragilidades, com suas vontades e suas frustrações, seus sonhos e seus pesadelos, e lutarmos, junto com todos eles, brasileirinhos serão apenas os meninos pobres, despossuídos, carentes. Um Brasil para todos tem que ser, antes de tudo, um Brasil de todos os brasileirinhos.
Apoie o VIOMUNDO
Emir Sader, sociólogo e cientista, mestre em filosofia política e doutor em ciência política pela USP – Universidade de São Paulo.
Comentários
Miriam
http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,es…
Fernanda
O texto de Ana Flavia Ramos eh infinitamente melhor que esse. Ela tocou no "X" da questao, fazendo uma analise mais completa das reais causas da tragedia…
Ta aqui no blog do Azenha…Vale a pena ler…
http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/ana-flavi…
joenas
Nós brasileiros somos todos omissos,elegemos e não cobramos políticas direcionadas e efetivas.
Nossa sociedade está alienada.
Estamos assistindo o espetáculo do horror em tempo real, é show,é sensacional!
Pode matar no trânsito,se estiver embriagado,não se preocupe,não é obrigatório fazer teste do bafômetro.Afinal, por produzir provas contra sí.
Podemos cometer todo tipo de crime inclusive os mais hediondos,haverá sempre uma brexa lei.
Pode-se roubar dinheiro da saúde,da educação ,da merenda escolar,da segurança e de outras mil prioridades,que nada acontece. O Brasil é um território livre de punição.
Estes brasileirinhos se foram cedo de mais, isto é fato.
O Brasil está como sempre esteve… uma vergonha gigantesca e contínua!
helena catin
O Brasil para todos começa com uma faxina com soda cáustica no legislativo, executivo e judiciário do país, sem a qual nada de nada vai se resolver, primeira ação para um país de verdade: esses podreres tem que TEMER o povo, sem isso nada mudará…próxima tragédia, senha 171.171.171 sua vez!!
FrancoAtirador
.
.
Integrantes de grupos intolerantes são presos durante ato em defesa do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ).
A manifestação ocorreu no vão livre do Masp, na Avenida Paulista, em São Paulo, na manhã deste sábado (9).
A Polícia Militar identificou entre os simpatizantes de Bolsonaro oito envolvidos em outros atos racistas ou homofóbicos, integrantes dos grupos Ultradefesa, União Nacionalista e Carecas.
Alguns dos detidos usavam camisetas com a inscrição "skinhead", tatuados com símbolos nazistas, como o “SS”, que faz referência à polícia do nazismo, e “88″, indicações das iniciais "HH", de “Heil Hitler”.
.
.
Fonte: Rede Brasil Atual
José Manoel
Aqueles brasileirinhos não existem mais! O que existe é aquele brasileirinho que fica todo dia na frente do computador e da televisão vendo m……. pura nos canais (ou anais) abertos vendo baixarias e m……..! Depois reclama-se da a qualidade de nossa infância e juventude!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
beattrice
Os brasileirinhos agradecem se o MS fizer um mea culpa e repensar as políticas públicas voltadas para a área de saúde mental.
Mas o senhor padilha parece se inclinar a não faze-lo.
O_Brasileiro
A rede globo, escola de futilidades que fará 46 anos no próximo dia 26, tem sua responsabilidade sobre o ocaso da civilidade e sobre a alienação que a sociedade brasileira vive!
Leider_Lincoln
Eu fico com o texto do Flávio Gomes: http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2011/04/0…
Gustavo Pamplona
Sou mais o artigo da Adriana Araújo
http://noticias.r7.com/blogs/adriana-araujo/2011/…
Deixe seu comentário