Editorial do Wall Street Journal, em 18/05/2010
Ahmadinejad e Lula expõem a diplomacia infeliz de Obama
Que fiasco. Esta é a primeira palavra que veio à mente ao ver Mahmoud Ahmadinejad levantar seus braços ontem com os líderes da Turquia e do Brasil para celebrar o novo pacto atômico que instantanemamente tornou irrelevantes os 16 meses de “diplomacia” do presidente Obama. O acordo foi um golpe político de Teerã e possivelmente representa um coup de grace nas tentativas titubeantes do Ocidente de evitar que o Irã tenha a sua bomba nuclear.
Crédito total do debacle deve ser dado ao governo Obama e sua infeliz estratégia diplomática. Em outubro passado, nove meses depois de seu engajamento com Teerã, a Casa Branca inventou um plano para transferir parte do estoque de urânio do Irã para enriquecimento fora do país. Se o Ocidente não tinha como parar o programa do Irã, o pensamento era de que talvez este esquema pudesse adiá-lo. Os iranianos fizeram que não era com eles, em seguida se negaram a aceitar a oferta.
Mas o sr. Obama não aceita não como resposta de regimes bandidos e manteve a proposta na mesa. Quando finalmente os Estados Unidos pareciam prontos a ir ao Conselho de Segurança das Nações Unidas por mais sanções, os iranianos escolheram ontem aceitar o acordo em seus termos limitados e alistaram o Brasil e a Turquia como facilitadores e escudos políticos. “A diplomacia emergiu vitoriosa hoje”, declarou o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, usando o maior princípio da política externa do sr. Obama contra ele.
O embaraço duplo é que os Estados Unidos tinham encorajado a diplomacia de Lula como um passo para conseguir apoio dele para as sanções da ONU. O Brasil é atualmente um dos membros rotativos, não-permanentes, do Conselho de Segurança, e os Estados Unidos buscavam um voto unânime na ONU. Em vez disso, Lula usou a chance para triangular sua própria solução diplomática. Em seu primeiro jogo de poquer diplomático de alto calibre, a secretária de Estado Hillary Clinton está deixando a mesa vestida apenas em um barril.
Assim, em vez dos Estados Unidos e da Europa colocarem o Irã contra a parede nesta primavera, o sr. Ahmadinejad colocou o sr. Obama num canto. O desconforto dos Estados Unidos é óbvio. Numa declaração de ontem, a Casa Branca tentou “acolher as tentativas” da Turquia e do Brasil enquanto notava “os repetidos fracassos do Irã em cumprir seus compromissos”. A Casa Branca também tentou apontar as diferenças entre o pacto de ontem e os acordos originais de outubro sobre a transferência de urânio.
Boa sorte nessa tentativa com os chineses e russos, que agora estarão menos inclinados a concordar mesmo com sanções fracas. Tendo jogado um papel tão proeminente nas conversas de outubro passado com o Irã, os Estados Unidos não podem facilmente se dissociar de alguma coisa que segue as linhas gerais daquele desenho.
Sob os termos revelados ontem, o Irã disse que mandaria 1.200 quilos (2.646 libras) de urânio de baixo enriquecimento para a Turquia dentro de um mês e em não mais de um ano receberia 120 quilos enriquecidos em algum lugar fora do país. Isso faz ainda menos sentido que o acordo defeituoso de outubro. Nestes sete meses, o Irã acelerou suas atividades de enriquecimento. É estimado que seu estoque total chegou a 2.300 quilos de urânio, ante 1.500 quilos no outono passado, e seu objetivo de enriquecimento passou de 3,5% para 20%.
Apoie o VIOMUNDO
Se o Ocidente aceitar este acordo, o Irã terá permissão para continuar a enriquecer urânio em contravenção de resoluções prévias da ONU. Remover os 1.200 quilos vai deixar o Irã com um estoque de urânio suficiente para fazer a bomba, e se o urânio for enriquecido a 20% se torna tecnicamente mais fácil chegar a níveis de enriquecimento necessários para a bomba.
Na semana passada, diplomatas da Agência Internacional de Energia Atômica informaram que o Irã aumentou o número de centrífugas usadas para enriquecer urânio. De acordo com estimativas de agências de inteligência ocidentais, o Irã continua a comprar componentes-chave, como mecanismos-gatilho para bombas. Teerã diz que quer contruir novas usinas para enriquecimento de urânio. A CIA disse recentemente que o Irã triplicou seu estoque de urânio no ano passado e se moveu “em direção à autossuficiência em mísseis nucleares”. O acordo de ontem não terá impacto sobre essas atividades ilícitas.
O acordo, no entanto, tornará quase impossível acabar com o programa nuclear do Irã a não ser através de ação militar. As Nações Unidas são certamente uma rua sem saída. Depois de 16 meses de mãos estendidas e de não dar apoio à oposição democrática do Irã, o sr. Obama agora está diante de um Irã muito mais próximo da bomba e menos isolado diplomaticamente de que quando o presidente Bush deixou o cargo.
Israel terá de considerar seriamente suas opções militares. Tal confronto é muito mais provável graças ao double-cross diplomático de Tayyip Erdogan, da Turquia, de Lula, do Brasil, e especialmente graças a um presidente dos Estados Unidos cuja diplomacia foi bem sucedida acima de tudo em persuadir os estados-bandidos de que ele não tem a determinação necessária para enfrentar suas ambições destrutivas.
Comentários
felix
Em síntese, fica claro por que os EUA pressionam países como o Irã, Coreia do Norte e o Brasil para não desenvolverem tecnologia nuclear. Eles querem a eterna dependência dos mesmos da tecnologia do Primeiro Mundo. Demonizar os países que procuram desenvolvê-la é estratégia de dominação que países soberanos não devem aceitar jamais
felix
.
Em síntese, fica claro por que os EUA pressionam países como o Irã, Coreia do Norte e o Brasil para não desenvolverem tecnologia nuclear. Eles querem a eterna dependência dos mesmos da tecnologia do Primeiro Mundo. Demonizar os países que procuram desenvolvê-la é estratégia de dominação que países soberanos não devem aceitar jamais
Os únicos estados-bandidos terrorista citados nesse "artigo" são EUA e Israel
Marcelo Gonçalves
Lunáticos!!!!!! Esses caras adoram uma guerra. Por que será?
Horacio V. Duarte
Parece coisa de maluco. Os Americanos com poder de varrer o Iran do mapa umas 150 vezes estão preocupadissimos com o desequilíbrio provocado pela bomba iraniana.. que não existe! Pelo andar da carruagem parece que a não existente bomba iraniana é tão perigosa quanto as armas de destruição em massa do Iraque.
.
A suposta bomba iraniana não é ameaça nem para Israel, que já as possui, mas não aceita que os outros as tenham, pelo menos no discurso.
.
Acho que a melhor avaliação sobre a não existente bomba iraniana é de um jornalista israelense, que foi postada aqui. A suposta bomba do Iran tira a atenção do grande problema dos assentamentos, ou invasões, de Israel em território palestino. Caso venha a ser resolvido o problema da suposta bomba iraniana o problema palestino passa a ser o primeiro ponto de pauta, e esta acho que os EUA não seguram.
Horacio
Onésimo
Depois de Obama recebê-lo? Não sei se esse troço vale alguma coisa.
Quem merece o "nobel da paz com os gringos" é o FHCoisa que fez a festa com o cobre do povo brasileiro em busca dessa paz.
Se o coisa ou o sóerra estivesse no poder estaria engraxando a bota do Obama, no servilísmo escapachante que nós já conhecemos bem demais.
O Brasil agora tem dono.
Acabou-se o tempo da orgia com o cobre dos outros.
Quem quizer fazer farra que use o seu próprio cobre.
Tomudjin
Se considerarmos que o Estado de Israel não reconhece que tem a bomba atômica, que os EUA já jogaram duas bombas atômicas nas cabeças dos japoneses, e que o último merecedor do prêmio Nobel – inventor da bomba – foi o Obama, então, só nos resta lembrarmos de uma frase que há nun video que circula no Youtube:
"Quando voçê colonizar uma parte do mundo, não o deixe,
não o descolonize, até que tenha registrado instituições
que assegurem que a sociedade será regida por elas."
Apesar do apelo religioso do video, não devemos desconsiderar quais poderiam ser essas instituições mencionadas:
seria, talvez, o próprio prêmio nobel?
As Supremas Cortes,
As poderosas Universidades,
Religiões, talvez.
Sem contar a mídia, que é certamente a mais poderosa de todas essas instituições.
Enfim, há quem tenha criado Deus, apenas como forma de manipulação de uma sociedade que esporadicamente se questiona.
Deve também existir as que criaram Deus e que, mesmo assim, acreditam piamente que de fato ele não existe.
Hoje nós sabemos que a importância maior não está em apenas distribuirmos nossos pensamentos nos veículos da internet, mas sim, em não deixarmos que tudo se transforme em apenas mais um "utópico" tópico.
Onésimo
O jornalista não esconde sua intenção, de que lado da trincheira está. Ao estllo bate e sopra ironiza , deixa claro o que pensa da política externa de Obama, que demonstrou despreparo para lidar com a crise, despreparo também da Hilária clinton. Não convenceram. Já marcaram cursinho de teatro.
Os republicanos estão exultantes, os racistas soltando rojões, o povo confuso e constrangido ao ver o rei nu, o mundo pasmado vê o tio sam sem a máscara e confere:
-Ele é muito mais feio do que pensávamos.- Ele não tem amigos, só cúmplices.
-Quem tem um amigo desses não precisa de inimigos
Ficou claro que com os EEUU, em qualquer negociação, sempre foi e sempre será assim. Eles entram com o ferro enquanto os outros entram com o cobre. Birrento: É tudo meu! É tudo meu! É tudo meu! O mundo é meu!
André Frej
Como diria um velho amigo meu: "Israel possui o maior arsenal nuclear da Galáxia e não é signatário dos acordos de não proliferação de armas atômicas".
Urbano
Nem perderei meu latim, pois quando se trata dos intocáveis, nada passa.
Allan Erick
Os únicos estados-bandidos citados nesse "artigo" são EUA e Israel.
recifensexilado
lembrar quem jogou 2 bombas atomicas.
lembrar quem usou desfolhante e napalm.
lembrar quem nos ultimos 200 anos sempre esteve engajado em guerra de conquista.
alexandre melo
quero dizer que nao existe tratado de nao proliferacao nuclear,
o que existe é um ultimato ( tipo maos ao alto) dos que teem bombas
atomicas ,contra os que nao teem. ficaram perpetuamente
com a arma apontada para a cabeca dos mais fracos.
tomara que o brasil nunca precise de armas atomicas
pois os nossos entreguistas ja nos derrotaram.
Maria Dirce
O navio vai capitanear o Carrier Strike Group 10, que vai zarpar de Norfolk no próximo dia 21 de maio.
Segundo o site, fontes militares americanas disseram que o Pentágono planeja ter até agosto, de 4 a 5 navios-aeródromos na área.
O USS Truman leva a Carrier Air Wing Three (Battle Axe), com 7 esquadrões: 4 de F/A-18 Super Hornet e F/A-18 Hornet, um de E-2 Hawkeye, o Electronic Attack Squadron 130 de guerra eletrônica e o Squadron 7 de helicópteros antissubmarino.
Outros quatro navios se juntarão ao Strike Group do Truman: cruzador USS Normandy e destróieres USS Winston S. Churchill, USS Oscar Austin e USS Ross.
O Truman Strike Group vem há quatro meses treinando para as missões no Golfo Pérsico e no Mediterrâneo.”
Claudio Kirsten
Boa noite, Maria Dirce.
Faltou relacionar as naves que serão afundadas para justificar o ataque israelo-americano ao Irã.
Essa cambada só sabe agir assim,
Um ataque ao Irã já está desenhado há muito tempo.
O Presidente Lula só atrapalhou seus planos.
Claudio Kirsten
Maria Dirce
Azenha copiei do blog do Nassif agora veja isso –
O site DEBKAfile informou que a administração Obama vai enviar o navio-aeródromo USS Harry S. Truman para reforçar as unidades já em operação no Mediterrâneo e no Golfo Pérsico.
pedro – bahia
Até hoje não vi justificativa para o Nobel da Paz concedido a Barak Obana. O jornal americano defende a invasão no Irá para que os EEUU tenham a quem vender suas armas. Está defendendo o "leite das crianças", incentivando a briga dos outros.
Boo
Cumé mesmo? Eu náo entendi. O sujeito que ganhou o prêmio Nobel da Paz, não quer paz, somente a guerra? Não entendi.
Jairo_Beraldo
Porque China e Rússia mudaram suas posições –
"E temos os coadjuvantes. A Rússia tem negócios com o Irã, mas passou a enxergá-los como rivais no mercado de gás para a Europa e mudou a sua posição sobre sanções. Antes, os russos controlavam o setor. Agora, os iranianos fizeram um acordo para construir um gasoduto através da Turquia. Desta forma, também dá para entender a posição dos turcos, que, além disso, buscam ampliar a sua posição no Oriente Médio. A China preferia o Irã intacto para continuar comprando petróleo, mas os EUA ofereceram vantagens em determinados pontos das relações econômicas com Pequim, que aceitou uma nova resolução. Israel também teme o Irã por motivos não muito diferentes dos EUA, assim como a França e a Inglaterra."
estadão/blog do Gustavo Chacra
Jairo_Beraldo
O motivo do Irã ter ódio dos estadunidenses –
"Os iranianos, especialmente os que estão no poder, guardam rancor dos americanos pela derrubada Mohammed Mossadegh, eleito democraticamente premiê iraniano nos anos 1950, derrubado do poder em golpe patrocinado pela CIA. Posteriormente, os EUA apoiaram a sanguinária ditadura do xá Reza Pahlevi. Atualmente, o regime de Teerã viu os EUA invadirem e matarem centenas de milhares de pessoas nos seus dois vizinhos – a oeste no Iraque, a leste, no Afeganistão. Obviamente, o Irã pretende ter a capacidade de desenvolver a bomba atômica para se defender."
estadão/Blog do Gustavo Chacra
Bonifa
A coisa vem mais de longe. Considerando que os americanos são os herdeiros dos ingleses, leia o artigo de um alemão chamado Karl Marx, publicado no New York Tribune (naquela época os EUA ainda eram sinônimo de liberdade): "A guerra dos ingleses contra a Pérsia". Procure na Internet.
Jairo_Beraldo
Talvez tenha aparecido a razão dos EEUU não aceitarem QUALQUER acordo com o Irã. Vejam-
"Até hoje, os americanos são traumatizados pela tomada da Embaixada em Teerã, quando eclodiu a Revolução Islâmica. Também ligam, apesar da falta de provas conclusivas, os iranianos aos atentados contra os marines e a Embaixada em Beirute, no início dos anos 1980. Estas imagens se consolidaram na cabeça da população americana. Sem falar que o judaísmo, nos EUA, com seus cerca de 6 milhões de seguidores, desfruta de enorme simpatia. E ninguém tolera Mahmoud Ahmadinejad questionando o Holocausto. Portanto, os EUA temem um Irã nuclear."
estadão/blog do Gustavo Chacra
Bonifa
Não é nada disso. O motivo é que o Irã quer pagamento em euros por seu petróleo e não mais em dólar. Além de o Irã ter descoberto a maior jazida de gás do mundo, e o combustível do futuro vai ser o gás e não o petróleo em sí. (lendo a imprensa brasileira não se sabe de nada.)
alexandre melo
sem falar que os judeus controlam duas mafias americanas
poderosas a RIAA recod industry association of america
associacaodas gravadoras,e a
MPAA movie and pictures association of america
associacao das filmadoras, duas mafias que secularmente empurram porcarias
da industria de entretenimento goela abaixo do mundo todo.
e influenciam muito ,por isto duas mafias que devem ser combatidas a todo custo.
Rogerio Silva
Estadunidenses são perigosos. Estão sempre jugando contra a paz mundial. Já detonaram duas bombas atomicas sobre duas cidades japonesas. Mataram jovens, adultos, crianças e velhos. E continuam matando até hoje através dos seus efeitos tardios.
Desenvolveram no napal. as armas quimicas. Ofereceram armas quimicas ao Iraque e depois com a desculpa de que o Iraque estava fabricando armas quimicas invadiram aquele pais. Saquearam 5 mil anos de historia, humilharam aquela nação.
Os estados unidos da america do norte são agrassivos, expancionistas, desonestos.
Confiar nos estadunidenses é apontar uma arma para dentro da propria boca e puxar o gatilho!
Eu tenho pavor daquele povo.
Claudio Kirsten
Rogério, boa noite.
Você esqueceu de citar a prática criminosa dos judeus e americanos de fabricar suas munições com o lixo atômico que teriam que dar um tratamento extremamente caro. Com isso, os palestinos e os iraquianos tem altíssimos índices de câncer, ocasionados por essa prática.
Claudio Kirsten
Leider_Lincoln
Aliás, Hitler, como Serra, era anti-tabagista convicto…
Jairo_Beraldo
Que convicção tem o Serra, Leider…a única que tenho certeza que ele tem, é de ser um vendilhão dos espólios públicos.
richard pereira
A tempo sou da opinião que a sigla ONU deveria ser mudada para ONUI (organização das nações unidas a ISRAEL) afinal quem manda nesta palhaçada é os ESTADOS UNIDOS , que depende do capital JUDEU para sobreviver, se os sionistas retirarem seu dinheiro dos U.S.A. o país quebra no outro dia.
Na real liquidaram com o IRAQUE, com mentiras sobre as armas de destruição em massa, agora vão dar um jeito de atacar o IRÂ , porque no ORIENTE MÉDIO potência só ISRAEL , que sobrevive graças a ajuda recebida dos ESTADOS UNIDOS.
Maior exemplo da inutilidade da ONU, é a causa PALESTINA
Os PALESTINOS vivem em dois campos de concentraçao , um a FAIXA DE GAZA , outro a CISJORDÃNIA POIS QUEM LÁ VIVE NÃO TEM O DIREITO DE IR E VIR, , DE TER A ÁGUA NECESSÁRIA PARA A SOBREVIVÊNCIA , direito a nada , e morrerm assassinados a tiros , de fuzil, canhões,
metralhadoras, helicópteros etc. tudo feito pelo exército JUDEU ,
Mas holocausto foi só o dos nazistas contra JUDEUS, de JUDEUS contra os PALESTINOS ,o mundo aplaude ou faz de conta que não vê, politicasinha hipócrita que felizmente daqui a alguns anos vai acabar, graças ao futuro predominio da CHINA e sabem porque ? NÃO EXISTE SIONISTA DE OLHO PUXADO .
richard pereira
j@iro, de sp
PARTE 2
E que história é essa dos "repetidos fracassos do Irã em cumprir seus compromissos”? Compromissos com quem? Só se forem compromissos de uma só mão, impostos pelos EEUU para que alguma infeliz nação terceiro-mundista os acolha e cumpra sem pestanejar, como o escravo que obedece sem discutir os caprichos de seu dono.
E a risível referência à "contravenção de resoluções prévias da ONU"? Pelo visto, para o diário nova-iorquino, "resoluções prévias de ONU" só podem ser contrariadas pelo império dos EEUU e por seu eterno coadjuvante, Israel.
Enfim, quanto às "ambições destrutivas": qual é a nação do Oriente Médio que não cessa, dia após dia, de aumentar exponencialmente seu arsenal nuclear?
Se você pensou em Israel, não ganha doce algum porque a pergunta era fácil demais.
Por favor, mantenham a grafia "EEUU". Recuso-me a escrever "EUA", tradução servil de "USA", de quem pretende que a América se limite ao território de Tio Sam.
j@iro, de sp
PARTE 1
A desfaçatez desse jornal que posa de democrático vem à tona sem disfarces quando se trata se discutir a questão do intervencismo dos EEUU e de sua sede de guerra, com o coadjuvante de sempre, o estado belicista de Israel.
Quem autoriza esse jornal a chamar o Irã de "estado-bandido"?
Nelson
A CIA disse que….. O governo dos EUA afirmou que….
A pergunta é uma só. Depois das armas de destruição em massa de Sadam Hussein, depois da explosão no golfo de Tonquin, depois de inúmeras outras armações e falseações perpetradas pelos governos estadunidenses, alguém ainda se atreve a acreditar no que vem lá do Sistema de Poder que domina o grande país do norte, grande mídia incluída?
Zarkus Bittencourt
YES, WE CAN TOO.
Zarkus Bittencourt
Eles falaram que o Iraque tinha armas de destruição em massa e depois que invadiram "perceberam" estavam errados. Tudo mentira para se apossar do petróleo deles.
Nós temos que parar de achar que o EUA estão certos em tudo. Eles são senhores da guerra. Como a colonização acabou, hoje o jeito é invasão.
O Brasileiro
No calor dos debates, as pessoas não percebem as cargas de preconceitos que surgem. Os judeus são bons em se colocar no papel de vítimas do preconceito, porque seus antepassados sofreram muito por causa deste. Mas quando se trata de reconhecer seus próprios preconceitos, mudam de assunto.
Então, vejamos.
Invadir um país: Israel pode, os EUA podem, a Rússia pode, a China pode. O resto do mundo não pode.
Ter bombas atômicas: Israel, Paquistão, França, EUA, Índia, Rússia e China podem. O resto do mundo não pode. ( A Inglaterra tem bomba atômica?)
Subsidiar seus produtos: os EUA e a Europa podem. O resto do mundo não pode.
O Lula e o resto do mundo estão certos quando dizem que a estrutura mundial está errada e precisa mudar!
Maria Dirce
o brasileiro
tem tb as explosões na palestina feitas por Israel com bombas com pregos se não matar aleja, aparecia, nas fotos as crianças todas cegas com o rosto deformado o horror, e depois esses judeus querem falar das maldades de Hittler.
Claudio Kirsten
O Brasileiro, boa noite.
Recomendo a leitura do livro "A indústria do Holocausto" Reflexões sobre a exploração do sofrimento dos judeus, de Norman G. Finkelstein. Eis um trecho:
Em anúncio de página inteira no New York Times, astros da indústria do holocausto como Elie Wiesel, o rabino Marvin Hier e Steven T. Katz condenaram a "negação do holocausto feita pela Síria". O texto investia contra o editorial de um jornal do governo Sírio que acusava Israel de "inventar histórias sobre o Holocausto" no intuito de receber mais dinheiro da Alemanha e de outros sistemas ocidentais". Lamentavelmente, a acusação da Síria é verdadeira.
Gilberto
Israel e USA, o eixo do mau!
Carlos
Ler / reler "Petróleo: A terceira guerra mundial", de Pierre Péan, com capítulo de Newton Carlos, editado em 1975 pela Paz & Terra.
antonio carlos
Ficou comprovado que apesar da imprensa golpista brasileira falar que o Lula fez um papelão, na verdade ele deu uma grande rasteira nos americanos…
Logo me vem a cabeça a frase do almirante japones quando atacou Pearl Habour: Acordamos um gigante….
Tem a impressão de quem em breve Israel fará um ataque contra as usinas iranianas e o irã vai ter que ficar pianinho pq tem um exército americano ao norte e outro ao sul do país…
E guerra por guerra, com diz um amigo meu: "Tá no inferno? abraça o capeta".
antonio rodrigues
Não sera tão facil assim. Porque tem combatentes nas costas do "exercito americano ao norte e ao sul". Tem combatente disposto a morrer em NY, Londres, Paris e em todos os cantos. Tem combatente que em tal situação pode derrubar governos da Arabia Saudita, Egito. O petroleo do Irã vai fazer falta para muita gente. A Europa esta pegando fogo. Sera algo bem caotico. Espero estar apenas viajando na maionese.
Tweets that mention Wall Street Journal prega ataque de Israel ao Irã | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com
[…] This post was mentioned on Twitter by Cristiane S Carvalho and Cristiane S Carvalho, Leandro Arndt. Leandro Arndt said: O artigo do Wall Street Journal pregando guerra contra o #Irã: "#ONU é beco sem saída" http://ow.ly/1NH1i #imperialismo #EUA […]
jorge
Uns escrotos, cuja racionalidade ainda repousa no velho oeste…E com mania de omitir a história.
Marcelo Fraga
Parecem um bando de velhas gritando Bomba! Bomba! Salve-se quem puder!
No fundo só querem o petróleo para continuar a alimentar seus ridículos V8.
Querem também uma (outra) nação satélite para afirmar seu poderio militar.
E ainda têm a cara-de-pau de dizer que o princípio da política externa de Obama é a diplomacia…
Leonidas de Souza
Vão ter que arranjar uma saída honrosa para os EUA, provavelmente irão aprovar novas sanções ao Irã, só que bem mais suaves do que originalmente pretendido.
Uma derrota humilhante para os EUA, iria alavancar o desejo de Israel de atacar o Irã sem consultar ninguém ou com a omissão dos EUA.
dvorak
Com a omissão, não, caro Leonardo,com o apoio total e irrestrito.Não seja tolinho!!!
ehehehehehehehe
Leider_Lincoln
Mas um país que deve até os fundilhos para a China, vizinha do Irã, pode dar apoio total e irrestrito a alguém, dvorak? E você acha mesmo que um país que fi8ngiu que nem conhecia a Geórgia, quando esta foi trucidada pela ´Rússia em umas poucas horas e que retirou sua ideia de escudo anti-mísseis da Europa com o rabinho entre as pernas, tem coragem para isso? Ou, de forma que você entenda: sem dinheiro e sem coragem, como dar apoio total e irrestrito, dvorak?
hehehehehe
Supertramp68
Voce devia ser comediante. A China só é o que é graças aos EUA, que transferiram suas industrias para lá (atras de mão de obra barata e ficar livre das industrias poluentes) e compram horrores da China. Se colocarem barreiras comerciais, a China sucumbe. Quem vai comprar a produção chinesa? Nós?
patrick
Robert Murdoch está conseguindo destruir, com sucesso, o Wall Street Journal.
Leider_Lincoln
Assim como o filho alegre, o filho com sotaque e os filhos sem diploma têm também conseguido destruir os meios de comunicação que dirigem…
Henrique
Tomar o americano como parâmetro é no mínimo hipócrita e, também, é compactuar com, pelo menos estas duas abomináveis aberrações da humanidade:
1. A invasão do Iraque, definitivamente comprovada que foi por causa do petróleo, onde a perigosa sociedade americana não se manifestou em nada, nem na votação do 2º mandato do Bush.
2. Pretexto para a guerra: já foi dito nos jornais americanos que o ex- vice-presidente dos EUA, Dick Cheney, estava em busca de um pretexto para declarar guerra contra o Irã. Tal fato foi confirmado pelo físico norte-americano Jonathan Tennenbaum. Esta é a próxima guerra que teremos em pouco tempo.
…
Prá quem gosta de uma sociedade apodrecida, é um prato cheio!
Maria Dirce
henrique tem um texto hoje no Nassif que fala que navios de guerra sairão dia 21 agora para o golfo pérsico e tem navio alemão tb junto.Obama vai enviar o navio-aeródromo USS Harry S. Truman para reforçar as unidades já em operação no Mediterrâneo e no Golfo Pérsico.
O navio vai capitanear o Carrier Strike Group 10, que vai zarpar de Norfolk no próximo dia 21 de maio.
Quando chegar na área de operações, o USS Harry S. Truman se somará a outro navio-aeródromo que está no local, o USS Dwight D. Eisenhower, que reforça a pressão diplomática com Teerã.
Mc_SimplesAssim
Não há mais saída para o capitalismo senão a guerra.
Mas como diria o Garrincha, faltou combinar com os russos…e com os chineses.
José Eduardo Camargo
Típica retórica de guerra. Mas o que se esperar de um jornal decadente? A propósito, o único "estado bandido" no mundo hoje de que fala esse jornalista de aluguel são os Estados Unidos! Essa tara estadounidense pelo Irã nada tem a haver com segurança. Ou seja, parafraseando, "é o petróleo, estúpido!".
Supertramp68
Lula, o carpinteiro do universo, tá querendo mostrar que o pobrezinho do Ahmadnejad é bonzinho, só é mau compreendido. Poxa, ninguem quis dialogar com ele. Vamos dar um tempo pro Irã. Afinal todos tem direito a um programa nuclear, não tem? O hlocausto nunca existiu, o 11 de Setembro tambem não. isso é implicancia de sionistas.
Na Real, Lula tá brincando com fogo, tá rifando nosso rabo, expondo-o na vitrine e ainda pagaremos o preço dessa fanfarronice.
Patricio
Poxa, Supertamp 68. Como você é bem informado, né? Agora falando sério, só para desanuviar sua mente: há uma comunidade judaica no Irã, que se considera iraniana, conserva suas tradições, lá vivem em tranquilidade; Israel impediu a entrada de um judeu (Noam Chomsky) em territórios que não são seus (Jordânia); o Holocausto segue sendo a desculpa mais esfarrapada para os israelenses continuarem a cometer toda sorte de arbritrariedades, inclusive cometendo crimes iguais aos da Alemanha nazista; quanto a rifar o rabo de vocês, você não foi muito claro. Que você levar seu quipá para bater um papinho com aqueles judeus ortodoxos, que não concordam sequer com a criação do estado de israel? Pra terminar, lembre-se: Lula é o presidente do Brasil. Um dos homens mais respeitados no mundo, com exceção óbvia de Israel. Respeite-o e estará respeitando aos brasileiros.
Leider_Lincoln
E desde quando lixo entende de respeito, Patrício? Esse pessoalzinho do Projeto Anne Frank é dose. Preferia quando mandavam o Rodolfo…
Supertramp68
Esquerda rancorosa hein lady?
J.Leal
Faço meus, os escritos de Santayana:
"Digam o que disserem os quislings domésticos, o Brasil ganhou o respeito do mundo ao buscar a paz no Oriente Médio. Se contribuirmos para evitar o conflito, nosso será o mérito; se não houver o êxito, fica, na História, o testemunho de um esforço destemido e honrado – e não menos meritório".
Para quem desconhece, "quisling": Colaboracionista, pessoa que ajuda as forças inimigas/invasoras de seu país.
alcir rosa nunes
Camarada, em que mundo vc viveu ate hoje? Por acaso estas chegando de Marte? Por acaso tens 2 anos de idade? Que coisa feia dizer besteira deste tipo. Pra que se expor a um ridiculo tao grande? Por acaso resumiste este texto da veja? Prefiro acreditar que estas brincando conosco.
Bayardo Brizolla
O Brasil fez o que deveria ser feito no campo diplomático, mas terá de arcar com a arrogância e truculência sempre ativa dos Estados Unidos e seus aliados(capachos),pois estes só entendem a ameaça velada e não o diálogo, bem como também, já se mostraram capazes de inventar qualquer pretexto ( como o pretexto sobre armas químicas no Iraque) para fazerem sanções, ou mesmo atacar o Irã. A imprensa ligada aos países aliados(capachos) dos Estados Unidos, continuam vendendo, como também a reacionária imprensa brasileira, a idéia da construção pelo Irã de um a bomba atômica, alimentando a pretensão de alguns países (EUA, Israel, Grã Bretanha…) de invadirem o Irã, como fizeram com o Iraque, onde não foi encontrada nenhuma arma química, apenas esta desculpa foi usada para expansão imperialista, e para uma tomada de posicionamento estratégico, no que tange a geopolítica daquela região e os interesses específicos de Israel. Devemos tomar cuidado com estas colocações hecatômbicas da mídia, a manipulação popular, pois estas colocações podem nos levar a guerras sem fim, em nome de algo que nem se sabe verdadeiro, muito pelo contrário, a história nos mostra no caso do Iraque, a grande invenção e as falsas argumentações sobre a existência de armas químicas, as quais nunca foram achadas (sabiam desde o início da invasão ao Iraque, que não haviam armas químicas), tudo isso com o único intuito de controlar e impor sua doutrina e seu poder, como fica claro nas intenções dos Estados Unidos e seus aliados(capachos) em relação ao Irã ou a qualquer um que se ache necessário ( Coréia do Norte, Cuba, Venezuela …).
Bayardo Brizolla
Talvez seja dificil para você entender, mas quem sabe consiga ler algo que não seja a midia alienadora, e abra a cabeça para a realidade. Aprenda:
Alienação é a condição psico-sociológica de perda da identidade individual ou coletiva decorrente de uma situação global de falta de autonomia. Encerra portanto uma dimensão objetiva — a realidade alienante — e a uma dimensão subjetiva — o sentimento do sujeito privado de algo que lhe é próprio.
Fala-se de alienação para designar o estado mental da pessoa cuja ligação com o mundo circundante está enfraquecida. Em antropologia, a alienação é o estado de um povo forçado a abandonar seus valores culturais para assumir os do colonizador. Em sociologia e comunicação, discute-se a alienação que a publicidade e os meios de comunicação suscitam, dirigindo a vontade das massas, criando necessidades de consumo artificiais e desviando o interesse das pessoas para atividades passivas e não participativas.
Julio Silveira
Brother, you is so was assimilated by U.S.A., that uses up to one nick English, therefore says that what you speak has vitiates of origin. (I used the translator on-line to order this message to you, why as well as my president I understand that inside or it are of my country must exist instruments specialized in translation, as well as I find that made you it)
Carlos
Entendeu, "Supertramp68 "?
O Brasileiro
O WSJ não reflete o pensamento de muitos americanos, que são contra as guerras desnecessárias dos EUA. (Se usassem esse dinheiro para lutar contra os terroristas teria resultados muito melhores! E ainda sobraria muito para tirar a economia americana do buraco!).
Mas o WSJ fala muitas verdades nesse texto.
Se Obama não queria a paz, porque seu governo fingiu durante meses que poderia aceitar um acordo?
Também parece acertar quando diz que o titubeamento do governo de Obama tem fortalecido diplomaticamente o Irã.
Outra. O WSJ se coloca como um conselheiro do estado de Israel, distante milhares de quilômetros. O que nos faz perguntar, qual a ligação entre essas duas entidades?
Onésimo
A CIA está envolvida na maioria dos ataques terroristas, inclusive das torres gêmeas.
Gerson Carneiro
"…a secretária de Estado Hillary Clinton está deixando a mesa vestida apenas em um barril."
Não sem antes Obama cantar para ela:
"Que loucura, que loucura
Você me corta tanto
Que parece a censura
Que loucura, que loucura
Eu já tentei de tudo
Já fiz o que pude
Mas não dá pra engolir a sua atitude
É dessa vez você foi longe demais
Ridícula! Ridícula! Ridícula! Ridícula!
Eu hoje acordei
E achei um bilhete
Preso com um alfinete
"Tchau boçal talvez no Natal
Ou no Ano Novo eu pinte de novo
Aliás você não sabe o que quer
E eu sou apenas uma mulher"
E daí, e daí, e daí, e daí
Ridícula!
Ah! Baby como você foi
Ridícula!
Ah! Só Deus sabe como eu tentei
Ridícula!…"
Ridícula – Blitz – Composição: Evandro Mesquita – Ricardo Barreto
Maria Dirce
Esqueci de falar que para uma 3 mundial falta pouco.Israel sendo instigado pelos yanques,bombardeiam Irã afeganistão faz fronteiras tem bomba atômica não suportam yanques afegãos estão asilados milhares deles por conta da guerra no Irã ,esta tudo pronto para a bomba explodir, e dessa vez o Lula vai ser o culpado, e Bush não vai estar na cena penteando o cabelo e se maquiando , como foi no Iraque,e Obama a direita americana acha na hora uma forma de enfraquece-lo e tira-lo do trono.è o cenário que os yanques adoram mísseis voando nos céus!!!!!!
Daniel
Lula culpado? Por acaso vai ser ele que vai apertar o botão? Só pra ilustrar a sua lógica, o Lula é então culpado pelos assassinatos e assaultos cometidos em Amsterdã, Joanesburgo ou Jerusalém, já que ele não mandou a Polícia Federal brasileira lá pra investigar os crimes. Santa hipérbole Batman!
Maria Dirce
Daniel essa é uma visão do pig, pq tudo lula é culpado.israel atacando Irã foi Lula que instigou para o veto a sanção, é tudo que americanos e Israelenses não querem.Acho que não existe pessoa que ame mais o presidente do que eu.O grande Estadista Lula, que em todos os jornais do mundo falam dele com respeito.
Leider_Lincoln
Isso é verdade, seus comentários o demonstram. Ocorre que em ambiente repleto de trols (eles são atraídos por posts sobre Israel e pesquisas eleitorais, já repararam?) os ânimos ficam exaltados…
Onésimo
Voce tem razão.
É duro vê-lo ser vítima de tanta injustiça, mas…
Até hoje os judeus esperam seu Messias.
Ninguém é profeta em sua própria terra.
Na antiga Judéia haviam os doutores da lei mosaica que não queriam mudanças.
Aquí temos os PigDemoTucanalhas.
Cleverton Silva
Caramba! Lula vai passar pra história como o culpado por provocar a 3ª Guerra Mundial??? Que imaginação, hein? Maria Dirce, os cães de guerra estão na América do Norte, desesperados porque Lula e outros líderes de países emergentes estão redefinindo a geopolítica mundial. Você parece mais preocupada com a saída de Obama do que com os êxitos de Lula, que se orgulha e nos orgulha ao nos representar.
Maria Dirce
Bem feito para a ONU para os Russos ,para alemanha para a frança, dizer que são ruas sem saidas, ou seja não resolvem nada.Que desmoralização para a ONU hein? até Obama foi desclassificado como presidente , dizendo que ele não tem diplomacia nenhuma.O bicho pegou Lula olha o que vc fez com a ONU mesmo vetando o Irã.I have a dream virou pesadelo e agora Obama?????
claudio
Tá dada a linha pro PiG nacional esculhambar o acordo do Lula.
E eles não acham que a defesa do interesse nacional estadounidense vai interessar ao Zé da Esquina.
Isso é mais uma senha do processo de Hondurização que eles tão preparando pra nós.
Vamo botar as barbas de molho.
mila
Os senhores da guerra so pensam naquilo….
Fernando Frota
A CIA tem mandato da ONU para dizer com veracidade o que se passa com o Irã?
Maria Dirce
Fernando, a CIA tem a mesma veracidade qdo dizia do Iraque sobre as armas químicas.
Fernando Frota
Wall Street pertence a Israel.
Gerson Pompeu
É… terroristas são os outros.
Fabio_Passos
Vá mentir assim lá nos quintos dos infernos!
"estados-bandidos" com "intenções destrutivas"… são os eua e israel!
Até criança sabe disso.
Estes facínoras pensam que o mundo esqueceu das mentiras descaradas que os eua usaram para invadir, destruir e cometer um genocídio no Iraque.
zanuja
e no Afeganistão, já que quem atacou as torres gemeas foram os arábaes da Arábia Saudita. Os supostos terroristas nasceram numa nação "democrática" amiga dos EU. Pq os EUA não invadem a Arabia Saudida terra do Osama Bin Laden? Alguém sabe?
Zanuja
fabiana
os eua veem a democracia de forma pragmatica. chega a ser ridiculo ver os americanos falando sobre a liberdade individual no ira quando esse pais eh o mesmo que apoia ditaduras como na arabia saudita! e vale lembrar que quem fortaleceu os talibas e ajudou a "criar" o osama foi justamente os eua na epoca da expulsao dos sovieticos do afeganistao… eua, a maior contradiçao!!!
Christian Schulz
Cadê a camisa de força?
Julio Silveira
É a terceira guerra em curso.
Os Americanos querem por que querem o Petroleo do Irã.
Israel, ninguem me engana é mais um estado Americano, que funciona com alguma independencia por que poloiticamente isso interessa aos Yankes, para manobrar melhor no Oriente Médio, e ser mais palatavel para seus parceiros arabes, sem que lhes cause culpa por essas parcerias.
Mas na verdade, o que eles querem de fato e controlar esse grande exportador, fazendo isso terão o dominio de todo o ciclo e estrutura do comercio mundial.
Seria um golpe contra a China, a Russia, todo o Oriente Médio, inclusive contra os proprios reinos hoje aliados, que perderiam a possibilidade de ação independete, sendo forçados a rezar obrigatóriamente na cartilha de seus senhores. Senão, o dedo estaria ali, no gatilho.
Vivemos um periodo de chantagem internacional, quando ao final a qualquer momento milhares de vidas humanas podem ser descartadas, como se nada fossem, nada representassem, por simples interesse de afirmação de ponto de vista e demonstração de força.
Edison
Assim como erraram ao dizer que deu tango no acordo, erram novamente "jogo de poquer diplomático de alto calibre"
Lula joga truco! E está com gato, copa, e ja fez a primeira.
Valmont
"A CIA disse recentemente que o Irã triplicou seu estoque de urânio no ano passado e se moveu 'em direção à autossuficiência em mísseis nucleares'. O acordo de ontem não terá impacto sobre essas atividades ilícitas."
Se é ilícito possuir mísseis nucleares, o que se diz dos EUA que tem mais de cinco mil desses dispositivos prontos para disparar?
A prepotência desses caras é revoltante!
Quem os elegeu xerifes do mundo?
Afrontam a ONU ("uma rua sem saída"!!!), afrontam todas as nações do mundo e ainda contam com o apoio dos fdp europeus!!!
Guilherme
A CIA informa que foi aprovado nos EEUU um aporte de U$ 150.000.000 para o desenvolvimento de novos armamentos nucleares. Esta previsão foi anunciada pelo terrorista Obama no seu anuncio das novas diretrizes militares do seu país.
antonio carlos
Essa é a mesma CIA que afirmou que o Iraque tinha armas de destruição em massa….
Zé Tavares
Será que o jornal vai publicar a foto da madame Hillary vestida com o barril ??
Aguardo ansiosamente.
alaor
Agora eu sei de onde o Estadão recebe suas diretrizes editoriais.
Jairo_Beraldo
É o PIG americano, "colonia" dos judeus!
Lucas Cardoso
Não necessariamente isso é culpa dos judeus. O editorial do Wall Street Journal, ao contrário de seus artigos, alguns muito bons, sempre teve um viés neocon de extrema-direita.
Jairo_Beraldo
Não ligar neocon com judeu, é muito boa!
Jade
Jairo voce está mostrando o dentes?
Jairo_Beraldo
Claro que não Jade…eu estou feio mesmo…mas já fui melhor!Afinal, 48 anos nas costas, acaba com a lata!
Carlos
Não é por aí, Jairo.
Jairo_Beraldo
É daí para mais, Carlos!
Supertramp68
O espirito de Hitler sobrevive.
wag
Demorô, o nome de Hitler não escapa de uma discussão!!
Leider_Lincoln
É o cômico Reductio ad Hitlerum:http://pt.wikipedia.org/wiki/Reductio_ad_Hitlerum… É duro ser ridículo e não saber…
Scan
Excelente Leider! Não conhecia o termo, mas muito, muito apropriado!
Jairo_Beraldo
Claro wag…temos um "clone" dele aqui, querendo ser presidente…
Marcelo Fraga
Agora criticar o judaismo é o mesmo que exterminar? Não se pode falar deles só porque sofreram aquele genocídio horrível? Não confunda as coisas para não baixar o nível.
Scan
Exato! Só que agora em Tel-Aviv, e com outros alvos para o genocídio…
Mas não adianta… Voce não vai entender. Leia a Veja que está de bom tamanho para "sua" formação de opinião…
Jesus disse (e eu nem sou fã dele, mas era um excelente frasista): "Não vá o sapateiro além do sapato". Leia a Veja, meu filho…é a parte que te cabe da informação.
Maria Dirce
Jairo é isso mesmo o lobby dos judeus americanos é fortíssimo,
Waldo
"doublecross" diplomático??
Então o Rupert Murdoch acha que Turquia, Brasil e Irã trapacearam os EUA?
Que peninha…
Deixe seu comentário