No Maranhão, juiz censura blog que denuncia juiz

Tempo de leitura: 2 min

Juiz censura jornalista no Maranhão, numa decisão proferida em dois minutos

via Leandro Fortes
 
O juiz Alexandre Lopes de Abreu, diretor do Fórum Sarney Costa em São Luís e respondendo pela 6ª Vara Cível, decidiu censurar o blog do jornalista Itevaldo Júnior, atendendo um pedido de liminar do juiz Nemias Nunes Carvalho, da 2ª Vara Cível da capital. A decisão de Alexandre Abreu determina que o jornalista retire imediatamente do blog www.itevaldo.com uma reportagem onde ele revela que o juiz Nemias Carvalho comprou uma fazenda de 101,19 hectares, de um acusado que o próprio magistrado revogara a prisão. A ré estava foragida quando da revogação da prisão, mas, em seguida, negociou a propriedade por R$ 5.ooo,00 às margens da BR-316. A decisão liminar foi proferida na última sexta-feira, dia 16. O juiz Alexandre Abreu decidiu em dois minutos, o deferimento, como comprova a movimentação processual disponível no site do Tribunal de Justiça do Maranhão:

“Às 14:00:48 – CONCLUSOS PARA DESPACHO / DECISÃO. sem informação.
Às 14:02:39 – CONCEDIDA A MEDIDA LIMINAR”.

Na decisão, o juiz da 6ª Vara Cível ordena que o jornalista retire imediatamente do blog a matéria “JUIZ NEMIAS CARVALHO: NOUTRA POLÊMICA”, publicada no último dia 12. O juiz determinou ainda que o blog “se abstenha de proceder a qualquer alusão ou referência ao nome do autor, até decisão final da causa”. Além de estipular uma multa diária de R$ 500,00, caso seja descumprida a decisão liminar. O jornalista cumpriu a determinação judicial, hoje, logo após ser notificado às 7h05 da manhã em sua residência. Ainda em sua decisão, o juiz afirma que “a dignidade da pessoa” é um “bem maior” que a “liberdade de manifestação”. Itevaldo Júnior afirmou que recorrerá da rápida decisão. “A celeridade dessa decisão é de fazer inveja ao velocista jamaicano Usaih Bolt”, ironizou o jornalista.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

9.12.10 « Eu já fui prejudicado por serviços públicos

[…] Panorama geral da censura virtual no brasil: Brasil é o campeão de pedidos de censura para o google. | Justiça determina retirada de conteúdo do blog A Nova Corja | Webtuga Alojamento pratica crime de Censura contra Blog Luso-Brasileiro | Repúdio a Tentativa de Censura a Blog em Nova Londrina (Paraná) | No Maranhão, juiz censura blog que denuncia juiz […]

10 anos de CMI – Alerta para CENSURA! | uniaocampocidadeefloresta

[…] contra Blog Luso-Brasileiro | Repúdio a Tentativa de Censura a Blog em Nova Londrina (Paraná) | No Maranhão, juiz censura blog que denuncia juiz No mês de abril o CMI começou a receber muitas reclamações de seus/suas usuários/as de que […]

Pitagoras

Por falar em Maranhão…confira em http://www.jornalpequeno.com.br/blog/raimundogarr

Família Sarney tem 113 anos de mandatos no MA
Publicado em 6 de agosto de 2010 por garrone

De uma coisa ninguém pode falar. A família Sarney tem serviço prestado ao Maranhão, como nenhuma outra no estado.

Somados os mandatos do pai, senador José Sarney, da filha, governadora Roseana Sarney e do filho, deputado federal Sarney Filho, dão 113 anos de abnegação.

113 anos de amor a causa, que resultaram em mais riquezas, desenvolvimento, educação, saúde e tudo o mais que singulariza o nosso estado como um dos mais pobres do País.

E isso sem somar os mandatos que já foram plenamente exercidos por Sarney Neto (dep. estadual), Alberico Filho (4 mandatos de deputado federal e um de prefeito de Barreirinhas), Ivan Sarney (vereador de São Luís ), Deco Soares (vereador por São Luís) e o genro, Carlos Filho, que tenta a reeleição para deputado estadual.

Não é à toa que somos o que somos.

Os anos de (s) mando

Zé Sarney – dep. federal em 1954 (suplente, mas assumiu o mandato em 1956 – 2 anos), 58 e 62 dep. federal (8 anos); 1965, governador (4 anos), 1970, 1978 senador (16 anos); 1985, presidente da república (5 anos); 1990, 1998 e 2006 senador pela Amapá (24 anos). Apesar de os mandatos serem conseguidos no Amapá, foram todos usados para se fortalecer no Maranhão;

Total: 59 anos.

Sarney Filho – 1978, dep. estadual (4 anos); 1982, 1986, 1990, 1994, 1998, 2002 e 2006, dep. federal ( 28 anos);

Total: 32 anos

Roseana Sarney – 1990, dep. federal (4 anos); 1994, 1998 governadora (8 anos); 2002, senadora (8 anos); 2009 governadora (2 anos);

Total: 22 anos

    Não é a toa mesmo

    Anos de serviço não quer dizer que foi bom, pelo contrário. No caso dos Sarney, os anos são um DEsserviço ao Estado, que é um dos mais miseráveis, com maior taxa de analfabetismo e corrupção. O acúmulo de anos só demonstra quanto poder eles têm, o quanto estão com seus tentáculos presos nas instituições, vampirizando e corrompendo os órgãos públicos maranhenses cuja função é ser uma extensão do patrimônio privado da família.

    Não é a toa que são o que são.

Jairo_Beraldo

Isso acontece, porque os leitores da blogosfera, atacam seus colegas, travam brigas contra seus colegas. Muitos blogueiros, principalmente da esquerda, um pouco os de centro esquerda querem impor suas ideias, suas opiniões e se sentem desagradados quando questionados ou contrariados. Esquecem, que aqueles ali, que leem seus posts, e se leem, é porque estão do mesmo lado (falam muito de josias, noblat, azevedo, eu nem sei onde ficam seus sítios) , estão na verdade, é querendo contrapor, para que erros primários não sejam cometidos. É isso que enfraquece essa camada da blogosfera, e faz com que esses senhores magistrados, como o acima citado, façam o que querem. E também o PIG. Lutem, mas contra os algozes, não contra companheiros. Encham de e-mails a caixa eletronica destes. Agredir companheiros, e pior, a quem faz isso que coloquei anteriormente, é covardia e sacanagem.

Recruta Zero

A justiça brasileira melhoraria muito se o judiciário funcionasse com menos centralização de poder: decisões (inclusive sobre qualquer processo) tomadas apenas por colegiados (mínimo de 5 juizes, escolhidos por sorteio entre os disponíveis) e rotatividade através de mandato regional com tempo limitado (máximo de 2 anos) garantindo alternancia nas cadeiras disponíveis em cada região… Acho que cabe aí um projeto de lei de iniciativa popular….

Gerson Carneiro

E ainda que prevaleça a tese do juiz de que “a dignidade da pessoa” é um “bem maior” que a “liberdade de manifestação”, a dignidade do blogueiro foi atropelada pela liberdade de manifestação do juiz.

Gerson Carneiro

“a dignidade da pessoa” é um “bem maior” que a “liberdade de manifestação”.

Como se a liberdade de manifestação não integrasse a dignidade da pessoa.

Polengo

Eu não entendo pra que ter lei, seja ela qual for, se vem um juiz e faz a vontade dele imperar.
Ou melhor, eu não entendo porque juiz pode fazer a lei que quiser.

Pode me contar a história que quiserem, mas já vi muitas vezes a lei ser estuprada por conta das decisões de um único sujeito,

Pra quê, então, congresso, senado, sanção, votação…

    Ed.

    Epa! Os militares usaram (ou foram usados) este enfoque pra "melar" tudo. Fizeram "barata voa" com as instituições…
    Minha, sua, nossa indignação é semelhante. Mas que fique com o juíz.!
    Quando falamos "Judiciário", entendo referirmo-nos a uma palavra que sintetize os muitos Gilmares e quetais, certo?
    Mas tem também os De Sanctis, os Joaquins…
    Não vamos fechar o Legislativo ou o Judiciário porque a maioria é pilantra.
    Vamos tirar os pilantras. Dizimá-los, na menos lenta das soluções que encontrarmos…Sem "atalhos"…
    O último levou décadas, ainda deixa marcas e não resolveu … estamos começando de novo…

    Fernando

    Ed. vc esta corretíssimo, o problema esta em nosso sistema judiciário, que é um convite a corrupção, não só financeira, mas de vaidades, de amizades, etc…
    Para mim, nosso sistema judiciário foi copiado de países monárquicos aristocráticos, ou seja, privilegia as classes dominantes.
    Como pode um pais se dizer democrata, suas leis são votadas e aprovadas democraticamente mas sua aplicação é ditatorial, ou seja, uma única pessoa dá a interpretação que lhe convêm.

Pitagoras

Os poderes no maranhão estão promiscuamente imbricados, sob a batuta do maestro sarney e seus acólitos. Quer pesquisar sobre corrução em alto estilo e espraiada horizontal e verticalmente? vá para aquele estado.

Ed.

CNJ? A quem recorrer? Se são fatos registrados em processo público, (sem sigilo de justiça) e cartórios de documentos, o juiz feriu gravemente, em 2 minutos, o direito de informação de fato comprovados!
Ou sofre de ejaculação precoce?…
Como diz Chico Buarque…"chame o ladrão, chame o ladrão!"…
Fez em 2 minutos o que Gilmar lez em 48 horas.
O próximo será num piscar de olhos!
Donde se conclui que … nossa justiça está melhorando a olhos vistos!…

Pitagoras

O judiciário (minúscula mesmo) mais lento do país dá a decisão mais rápida do mundo. Hahaha…
E o CNJ onde está? Ou o CNJ reforma esse antro de picaretas irresponsabilizáveis ou esse podre poder acaba com o país. Ou já acabou?

Maria Thereza

Concordo com o Rafael. Já está amis do que na hora de começar a ter um olhar mais crítico sobre o nosso judiciário, em todas as instãncias.

Guanabara

Queria ver se a reportagem tivesse saído no Globo.

    macmania

    imagina se o Globo (Estado do Maranhão ou Mirante, que o valha) dava uma história como essa!

rafael

A corrupção no judiciário não é privilégio do povo maranhense.
O judiciário é tão corrupto quanto os demais poderes, o problema é que eles são poderosos, dão a palavra final.
Quem sabe um dia as pessoas percam o medo e comecem a revelar a verdadeira face dos togados.
E o pior, além de te silenciar ainda podem te mandar pra cadeia.
Dá-lhe Kafka!

O Brasileiro

E ainda dizem que o judiciário é lento…
Pelo visto não conhecem o judiciário do Maranhão (quando julga em "causa própria")… hehehehehe

mucio

Esse Juiz mostra a quantas anda a PODRIDÃO da JUSTIÇA CEGA DE UM OLHO no Maranhão e no Brasil.

O Brasileiro

Valeu a pena! Antes da censura ninguém sabia que o juiz fazia tais negócios. Agora todo mundo sabe!

    Ed.

    Verdade, propaganda indesejada… vai tomar uma invertida do patrão…

Gerson Carneiro

Juiz, poooooooode.

Carlos

O juiz deve ser um aprendiz de Gilmar Dantas, e seus HC de 48 horas. Mas, parece, suplantou o mestre, pois foram necessários apenas 10 minutos para a liminar. Legal… E o CNJ não vai se manifestar? Falo CNJ por entender que o judiciario no Maranhão não será imparcial no citado caso.

Maria A.M.Branco

Tenho que admitir que no meu estado isso é comum, me sinto envergonhada, no mínimo esse juiz deve ser comparsa dos Sarneys.

Paulo Nolasco

Quando digo que as coisas no Maranhão são diferentes…………………

Deixe seu comentário

Leia também